Resgate do Primogênito | Aula 14 - As Primogênitas | DESAFIO 365 | #50

500 views2744 WordsCopy TextShare
Adeildo Silva
Video Transcript:
Ora, muito bem, vamos lá, vamos lá! Mais uma aula e essa aula vai ser espetacular. Sabe por quê?
Porque eu vou falar de um assunto extremamente importante: eu vou falar das primogênitas. Muito bem, eu tenho falado sobre o resgate da primogenitura, né? Mas alguns têm me perguntado: "pastor, isso é só para homem ou também é para mulher?
" Porque no Antigo Testamento só se fala para homem resgatar o primogênito, tanto de homem quanto de animais. Depois nós vamos ler mais para frente os textos, mas deixa eu ir conversando com você e deixar você aqui também um pouco curioso com essa situação, não é verdade? Mas olha que interessante: as primogênitas também são válidas para resgatar.
No Antigo Testamento, como eu já disse, falava só dos homens; as mulheres não tinham direito no lado sacerdotal. Com o tempo, algumas mulheres se destacaram bastante, como Débora, que foi juíza, e também nós temos Raquel, que não era primogênita, mas era uma pastora. Depois, temos Ruth, que se destacou muito na Bíblia; tem um livro com o nome dela.
Ester fez total diferença para o povo judeu; se não entra na guerra, o povo estaria em situações muito complicadas. Então, há muitas mulheres que fizeram um trabalho espetacular. E no Novo Testamento, o ministério de Jesus começa com as mulheres, porque quando Jesus aparece, elas vão servir a Jesus.
Jesus aparece para elas e manda avisar para os discípulos e para Pedro. Então, ou seja, as mulheres têm um papel muito importante dentro do ministério. O tempo da Graça em Gálatas diz assim: "Que não há judeu, não há grego, não há mais escravo, não há fêmea: todos são um em Cristo.
" Então, a graça é arrochada para um lado, mas também aliviou o outro. A graça nos deu liberdade para muitos assuntos, mas, em outros, apertou muito mais. Na verdade, a graça não anula a Lei, e nem a Lei anula a graça.
Não existe lei sem graça, e não existe graça sem lei; os dois estão juntos, né? Então, a pessoa diz: "Ah, não, Jesus resolveu tudo, não precisa mais, porque agora estamos no tempo da Graça. " Mas a graça não lhe tira a sua responsabilidade.
Estou repetindo isso e vou falar novamente: os rituais acabaram, mas os princípios permanecem. Não é porque estamos no tempo da Graça que não temos as nossas responsabilidades. Então, eu quero falar para você que a primogênita também pode ser resgatada.
Uma vez que somos tudo em Cristo, se você falar para mim que alguém disse que as primogênitas não podem ser resgatadas, que só os homens podem, então elas também não podem ser pastoras, não podem ser bispas, não podem ser apóstolas, não podem exercer nenhum cargo, nem pregar. Elas podem, na verdade. Paulo orientou sobre isso na carta aos Coríntios, que a mulher deveria ficar calada.
Bem, a igreja de Coríntios não estava muito organizada e ele acabou deixando essa palavra, mas algumas pessoas pegam isso firme e levam isso igual está escrito na letra da Bíblia. E não condeno você, você que tem a sua opinião, mas eu não fui chamado para condenar e nem para ter nenhum obstáculo. A Bíblia diz que importa que o evangelho seja pregado.
Você acredita que na época de Paulo, pregava-se até por inveja? E Paulo disse: "não importa, desde que seja pregado. " Ninguém vai ficar inocente, então, se Deus não levantar um homem e levantar uma mulher para pregar, glória a Deus, que o evangelho está sendo feito entre nós.
Tem muitas mulheres fazendo algo extraordinário. Meu Deus, nosso Deus não é injusto e vai levantar muitas mulheres que vão fazer a diferença. E nós já vemos vários relatos de nosso ministério, muitas mulheres trabalhando e, graças a Deus, têm tido sucesso na vida.
Agora, o que eu quero falar para você é que você pode sim fazer o resgate da primogenitura, porque as primogênitas também são importantes. Eu quero falar para você de seis primogênitas; poderia pegar outras, mas quero falar dessas seis primogênitas da Bíblia, para que possamos entender o que estou dizendo. Então, a primeira primogênita que eu quero falar é a filha de Ló.
Lembra quando ele saiu da sua cidade, de Sodoma? Eles ficaram nas montanhas, então a Bíblia vai dizer que a primogênita deitou com o pai e, no outro dia, entrou a segunda filha, a irmã mais nova. Por que até nesse ato a primogênita foi a primeira?
Porque os primogênitos tinham direito. Então, ela falou: "Não, eu vou deitar hoje com meu pai, eu sou a primogênita e vou mostrar o caminho. " E ali nasceram os amonitas e os moabitas.
Então, ela tinha um direito, primeiro a sentar à mesa, que significa estar na frente, um posicionamento: ela tinha a porção dupla. Então, essa primogênita de Ló acabou trazendo um grande estrago. E aí os comentários dizem o seguinte sobre Jó.
Ele sabia que tinha mais gente, mas as filhas, como foram, como nasceram em Sodoma, viveram talvez em Sodoma e talvez pensaram. E foi o que ela disse: "Talvez não tenha mais ninguém, eu vou trazer de volta a humanidade para a Terra. " Quanto à verdade, se ela não tivesse nascido em Sodoma, tivesse vindo já com Ló, sabe que ela foi muito pequena para ir a Sodoma.
Então, em alguns dias em que ela diz que pensou, pelo que está escrito na Bíblia, ela não disse: "Não, o mundo acabou, foi tudo destruído, não tem mais ninguém na Terra, só sobrou nós. " Então, eu vou deitar com meu pai, eu vou continuar, porque a responsabilidade do primogênito também é essa, de continuar a geração patriarcal. E ela faz o princípio certo com a pessoa errada; princípio certo com a pessoa errada.
Queria continuar a linhagem patriarcal, então estamos aí falando da primogênita de Ló. Depois, nós tivemos uma outra primogênita que é a primogênita de Labão. Quando Jacó chega, ele trabalha sete anos para casar com Raquel, mas na noite do casamento ele é entregue à sua filha mais velha.
Ele disse: "Não foi para essa que eu trabalhei! Eu trabalhei foi para Raquel. " Ele disse: "Mas aqui não se casa a mais nova primeiro, porque quem tem o direito da primogenitura tem o direito de casar primeiro.
Tem direito de acessar as primeiras bênçãos. " Então, nota-se que a bênção de Deus, mesmo ela não tendo direito, ninguém passou na frente dela; ela era primogênita. Então, lembre-se, mulher: você tem uma primogenitura e tem direito de posição dupla.
E também tem a filha de Jetro, que era a mulher de Moisés. Então, ele vai casar também com uma primogênita. Ela tinha direito de casar primeiro.
Depois, tem uma outra filha aqui que é interessante, que era a filha de Calebe, mas não aquele Calebe amigo de Josué. O Calebe que era pai de Acácia, que era outra menina. Ele tinha uma filha chamada Cássia, e não era esse Calebe; é o Calebe, filho de Calebe.
O nome da mulher era Azuba. Eles tiveram uma filha que fizeram um nome nessa filha, "Gerute", que significa "timidez". Mas olha que, nesse documentário que eu achei, ela significa timidez; muitas primogênitas são tímidas.
Mas na genealogia judaica, destaca-se como cabeça da família geralmente o primeiro homem a nascer. Entretanto, Gerute foi a primogênita do casal e recebeu uma menção de honra. Então você estuda sobre essa menina chamada Gerute; ela recebeu a honra como cabeça da família que inicia, que vai caminhar.
Agora vou falar só de mais uma primogênita que já está no Novo Testamento, que é a filha de Jairo. Na verdade, era unigênita; ele só tinha uma filha e essa menina foi resgatada por um sacrifício. Tem um livro que eu escrevi, "O Reencontro de Jairo, 12 Anos Depois", e tudo pelo eu cheguei à conclusão, depois de bastante estudo, que aquela mulher de fluxo de sangue era a mulher de Jairo.
Como assim? Você tem que ler o livro para compreender, mas só para entender: no dia que nasceu uma menina, começou o fluxo de sangue; por isso tinha 12 anos de fluxo e a menina tinha 12 anos. Então, quando Jairo encosta na frente, ela encosta atrás.
São as duas histórias que se encontram. Não tem nenhuma outra história igual essa, porque Jairo era um sacerdote e tinha que se prostrar. A mulher se postou atrás só, porque naquele dia já jogou tudo fora o seu ministério.
Porque qualquer pessoa que adorasse outro Deus ou adorasse um ser que não fosse Deus Todo-Poderoso era excomungada, era apedrejada, era morta; era uma lei que estava de Deus. Mas naquele dia, a Bíblia diz que Jairo se prostrou; ele adorou. E aí pediu socorro para Jesus.
A mãe também estava atrás, tocou em Jesus e ela deu a própria vida para restaurar a filha. Por isso que Jesus chama ela de "filha". Eu sei que é só uma pincelada para você entender, mas naquele dia Jairo, por se lançar para resgatar sua primogênita, ele abriu mão do trabalho, abriu mão do ministério, abriu mão de tudo e resgatou sua filha.
Ao resgatar sua filha de volta, também resgatou o casamento. Parou o ministério. Então, você compreende que o pai está fazendo de tudo para resgatar uma primogênita.
E agora, por último, para eu fechar esse assunto sobre as primogênitas, que é um assunto muito até polêmico no meio de muitas pessoas, mas é muito claro no meio do povo judaico que é a primogênita de Jefté. Jefté tem uma filha e ele vai entrar numa guerra. Os anciãos da cidade vêm e dizem: "Vamos entrar conosco na guerra.
" Ele disse: "Eu entro contigo na guerra se eu for depois o chefe de vocês, se eu mandar. " Ele disse: "Tudo bem, você será o príncipe; você será aquilo que vai comandar entre nós. " Agora, olha que interessante que Jefté faz um voto e o voto é o seguinte: "Se o Senhor for comigo e eu ganhar essa guerra, quando eu voltar, o primeiro que vier de encontro comigo eu oferecerei em holocausto.
" Essa foi a proposta. A Bíblia diz que ele foi, ele ganhou e quando ele volta, a filha vai recebê-lo, dançando e cheia de alegria, e corre. E ele então cai em desespero, porque tinha feito um voto que aquela pessoa, ou aquilo que viesse ao encontro dele, ele sacrificaria ao Senhor.
E ele jamais imaginou que a filha dele viria. Então ele começa a ficar desesperado e a filha entende a gravidade do assunto e disse: "Pai, pai, cumpra o que o Senhor falou. Só quero te fazer um pedido: deixa eu ir por dois meses.
" Está escrito em Juízes, capítulo de número 11, versículo de número 37: "Disse mais a seu pai: concede-me isso, deixa por dois meses para que eu vá e desça os montes e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras. " Ele concedeu, dizendo: "Vá. " E ela deixou ir por dois meses.
Então ela se foi com as suas companheiras e chorou a virgindade pelos montes. E depois que termina os dois meses, agora vem um versículo chave: "Ao fim de dois meses, tornou ela ao seu pai, o qual fez segundo o voto que tinha proferido. " Então, aqui, no hebraico, esse aqui é "Facebook".
O voto. Que tinha proferido, esse proferido é fez literalmente aquilo que tinha falado que ia fazer. Então, ele fez, ele sacrificou a filha.
E aí, no comentário interessante que eu vi, é que o Rabino expressa da seguinte forma: que poderia ter resolvido a situação de uma outra forma, como ele teria que ter só se humilhado e ido até um sacerdote, apresentado um Cordeiro, confessado o voto precipitado e resgatado a filha. Mas ele não faz isso. Se você olhar os comentários judaicos, ele vai defender essa tese, que já que ele não resgatou a filha porque não tinha um sacerdote, ou ele não se apresentou a um sacerdote, a um Levita, para resgatar a filha dele.
Deixa eu dizer algo muito interessante: nós precisamos entender que, muitas vezes, nós queremos fazer as coisas das nossas maneiras; nós não queremos fazer das maneiras de Deus. Pastor, mas como é que ele ia resgatar essa menina? Como que Abraão resgatou Isaque?
Isaque também estava condenado à morte, mas o que aconteceu? Um Cordeiro morreu no lugar dele. Tem filhas que não casaram, primogênitas que não casaram, que estão como a filha de Jefté: só não estão mortas por fora, mas estão por dentro.
Por que você não coloca uma oferta para resgatar? Você vai fazer igual Jefté, deixar elas morrerem também? Ah, é responsabilidade tua, não é responsabilidade delas.
As primogênitas, muitas vezes, têm dificuldade de ter filhos, são tímidas, não têm tão bom trabalho e muitas vezes são motivos de brincadeiras. A vida financeira é uma luta tremenda, um passo para frente, outro para trás. Muitas vezes, até violentadas, e as pessoas falam que não é para fazer uma oferta de resgate da primogenitura.
Deixa eu dizer algo para você: toda pessoa de sucesso tem que ter um bruxo do lado ou um profeta. Para quê? Para comer o sacrifício dele.
Se você não tem um Levita, se você não tem um sacerdote, aonde você coloca uma oferta para ele resgatar para você a glória, resgatar para você o que tem direito, você vai passar por dificuldades. Olha que interessante: eu vou ler um texto para você que está em Juízes. Capítulo 17, havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era Levita e morava ali.
Este homem partiu da cidade de Belém de Judá para ficar aonde melhor lhe aparecesse. Ou seja, esse moço era de Belém, saiu da tribo, e sendo Levita, falou: "Assim, eu quero um bom lugar". Esse homem partiu para ficar num lugar que fosse bom.
Seguindo seu caminho, chegou na região montanhosa de Efraim, na casa de Mica. Olha, você vê o texto, se você quer acompanhar, tá em Juízes 17, versículo 7. Eu disse Juízes 17:7.
Perguntou Mica: "De onde vem? " Ele respondeu: "Sou Levita de Belém de Judá, vou ficar aonde melhor me parecer. " Então disse Mica: "Fica comigo, sê por mim pai e sacerdote, e cada ano eu te darei 10 ciclos de prata, vestuário e sustento.
" E o Levita entrou e consentiu em ficar com ele. O moço lhe foi como um dos seus filhos; consagrou Mica o moço Levita e o passou a ser sacerdote e ficou em casa de Mica. Então disse Mica: "Sei que agora o Senhor me fará bem, portanto, eu tenho Levita por sacerdote.
" Levita, entendeu? Não, né? Quem é o seu sacerdote?
Quem senta na sua mesa e come? Ele falou: "Fica comigo, eu te pago salário, e te dou roupa só para você ficar na minha casa, porque se você ficar na minha casa e eu te der roupa e eu te der comida, a vida para mim vai bem. " Então Jefté precisava de um sacerdote para resgatar a filha.
Você precisa de um sacerdote para resgatar a sua filha, teus filhos. Cristo resgatou para salvação. Estou falando de prosperidade e vida longa.
De novo, nós precisamos entender algo: o mundo espiritual trabalha por códigos. O mundo espiritual trabalha por princípios. E quando eu pego uma oferta, levo até um sacerdote e digo para ele: "Ore por minha filha, ore para o meu filho, resgata a primogenitura dela", tudo muda.
Então, eu quero dar um conselho para você, que é primogênito: pode fazer o resgate da primogenitura, pode resgatar aquilo que está preso no mundo espiritual. Seja bem-sucedido, tenha sucesso; se você é casada, seja bem no seu casamento, com seus filhos, com a sua casa. Se não é, tenha um bom casamento cheio da presença de Deus.
Ah, pastor, a Bíblia nem tá mandando assim no Antigo Testamento fazer para a mulher. Pois é, muitos homens que Deus mandou, ele não fez. Por isso é que Deus abençoa muitas mulheres que muitas vezes fazem o que nem mandou.
E Jesus disse: "O servo que faz só o que seu senhor manda é servo inútil. " Agora imagina: Deus não mandou as primogênitas fazer e elas estão fazendo. Você acha que Deus vai responder para você, filha?
Pastor, pai, você não erra de levar uma oferta ao sacerdote em favor da tua família, tá? Nunca erra; só acrescenta bênçãos para elas. Deus abençoe e vamos para a próxima aula.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com