Como dizia o o Edward Thompson o direito importa e por isso nós importamos com tudo isso isso o direito tanto importa que as emendas estão foram truncadas lá trancadas e este que vos fala trabalhará nesse caso também está trabalhando Olha eu nem sabia eu juro eu juro que eu não sabia portanto conheço bem essa maté achar que é formação de quadrilha mas eu juro que eu não sabia eu sabia não sabia Professor lenio dará um parecer sobre o cara exatamente Então essa esse é um bom exemplo isso nómos aqui para que desce mentira Reinaldo Isto
é a prova de que a resposta pro próprio valfrido né isso que eu brinco com como como você de fato esse meu otimismo metodológico eu chamo inventei esse negócio de otimismo metodológico que é o modo de dizer é como se isso pudesse dá certo e às vezes dá exatamente e às vezes dá Eis aí olha o que que se fez por exemplo quando você achava tudo perdido eh a suspeição do moro coisa assim agora se foi e tal e lá estávamos nós tentando fazer o constrangimento epistemológico que que é o constrangimento epistemológico e é assim
ó tem um autor alemão chamado bern ritters morreu há pouco tempo morreu velhinho enfim e um dos autores mais premiados da Alemanha ele escreveu um livro chamado uma interpreta vários eh a revolução silenciosa secreta ele mostra como a os tribunais fazem uma fagocitose comendo o direito que é o problema do ativismo que ele denuncia lá imagina se ele morasse aqui né vou citar é quando a meba faz assim abraça exatamente porp aí e aí ele tem um outro livro chamado eh uma interpretação ilimitada ele faz uma crítica ele faz uma história desde o nazismo para
cá a implementação do do Hitler ele diz assim sabe por que os nazistas chegaram ao poder desse modo porque não foram limitados a interpretação dos juízes e promotores não foi devidamente limitada como a palavra eh unren pode ser traduzida por não constrangido não contido contido eu construí uma interpretação eh eh ilimitada eu transformei em constrangimento epistemológico Uhum E o que que a gente fez todos os dias etc com com trocando figurinha com com entre nós com com com o Reinaldo e tudo sobre a questão do valor do direito todo o tempo e a primeira vez
que eu encontrei que o o o o o Reinaldo foi antes de encontrar o valfrido a gente falava sobre o valor da Constituição inclusive quando a gente entrou numa Maré contra todos com antipatic com relação aos embargos a gente dizia olha não sou eu Isso é um problema você tem que se brigar com a constituição não brigue com os textos ISO isso e assim então e eh nós fizemos isso Veja a a presunção da Inocência 3 anos de batalha 3 anos de de luta para conseguir fazer isso quantas ações outras já por exemplo a dpf
que está lá que que eu também atuei na 919 que ainda não foi julgada mas é sobre a delação sobre a a a a a a a delação a colaboração tentando regrar a delação para que ela não ocorra mais como foi feito Nos Tempos da lava-jato tá lá no Supremo Tribunal enfim escrevendo toda semana é o modo de fazer constrangimentos é o modo de torcer para que tipo assim né o eh eh eh é como se isso fosse dar certo um dia né tem um tem uma coisa meio do eh lembrando o livro do caminho
tem uma coisa meio do mito de sío Mas é isso mesmo mas ninguém falou pro sío falar assim não não tenta mais faz o seguinte fica lá embaixo com a pedra que tá tudo certo acabou para né não acontece que e esse eterno subir com a pedra ainda que às vezes a gente sinta que a coisa volta isso produz coisa isso produz conhecimento o dia seguinte produz mudança porque e eh eh eu vou fazer uma um uma corruptela né você não se banha na mesma água do Rio duas vezes você não rola a mesma pedra
duas vezes exatamente at o alto sempre será outra pedra e você será outro cara é a nós inventamos não o rio deraco mas a pedra deaco a pedra derá exatamente se fôssemos repórter já estaríamos mostrando uma pedra uma pedra nós inventamos a pedra de herac aí sobe com a p uma vez uma vez o fantástico foi ensinar filosofia isso vai me deixar super bem com o jornalista uma vez o fantástico foi ensinar jornalismo foi filosofia e foi ensinar o mito da caverna Ô B fácil adivinha onde foi a professora dentro da caverna na caverna dentro
da caverna Evidente Mas aí o ponto seguinte a janela por onde ela via sombras era o qu era uma frest isto aí vem depois brincando J mais ou menos isso Heráclito Heráclito Ah o rio del filósofo do movimento e de onde ela fez de cima de um caminhão do caminhão do movimento movo cer Claro entendeu mas nem foi pro Rio né Não porque eu acho que o rio era muito caudaloso Então essas coisas isomórficas né Essa tentativa de isomorfia que Aliás o o adé e eh o edn o adé faz isso bem mas eu fiz
um texto mostrando que há 25 anos atrás eu escrevi dizendo isso a partir da filosofia etc etc que essa tentativa omorfia eraa um modo de encurtamento da linguagem porque eu estudava Swift esses outros caras que é hoje o que esses tempos pós-modernos eu chamo isso de Pablo Marcela do mundo aliás tem um menino a minha mulher tem um menino que faz genialmente na internet essa história vê se você lembra o nome dele essa história do do assim e aí eu o jornalismo aí nós telefonamos para ele é isso isso mostra o telefone fica nessa nessa
nessa coisa amalucada Claro o grande problema é se for uma festa de sexo e fica mas enfim aí fica difícil né fica difícil mas então e é essa essas essa P mar Marcial iação é o é o é o atalho de sentido né que hoje o o o analfabetos sempre existiram mas nunca tinha um orgulho disso hoje o o o analfabeto o tanto funcional como outro ele tem orgulho de nada saber é uma coisa impressionante onde nós chegamos Então hoje nós temos essa essa essa história do dos atalhos de sentido que é o encurtamento e
e e e e o modo como nós vamos que nós estamos indo paradoxalmente vai chegar o momento que o cara do swift estava certo vão acabar com a linguagem eu chamo isso de paradoxo do queijo suíço o melhor queijo é o queijo suíço o queijo suíço tem furos portanto quanto mais furos melhor o queijo queijo e quanto mais furos menos queijo menos queijo Portanto o queijo ideal é é o não queijo a linguagem ideal é o zeramento total como o grande filósofo contemporâneo de então 1748 do nosso Jonathan Swift né o cara mais irônico do
mundo já começa com os gigantes entrando que é a Inglaterra enfim cada coisa e ele e ele faz uma crítica ao Ministério Público absolutamente genial cada vez que eu que eu que eu que eu releio Swift que eu dou pros meus alunos isso pro Swift não é que o Guliver estava dormindo e houve um gritedo Oh céus o castelo está pegando fogo e a rainha sozinha no castelo todos fugiram os ratos abandonaram o o castelo e os e o Guliver só tinha um baldez inho que era um dedal ele não mesmo o castelo ele não
conseguiria o que que ele faz urina sobre o castelo a rainha fica encantada com tudo aquilo e se salva e todos dizem Ó grande salvador o promotor de justiça de Então faz uma denúncia e a pena era de morte urinar em prédio público processou o Guliver por aquilo coisa não e é é é é é é o tempo só se repete como fraudes né Essas coisas Tod que a gente vê isso cotidiano né Tem gente que é processada por baldes de água porque não seria por uriná e essas coisas então veja como a literatura é
uma coisa tão Sublime né ela chega antes né o Shakespeare por exemplo Putz e no Swift a modesta proposta para resolver o problema da fome na Irlanda que era comer as crianças que até brinco isso hoje no Brasil ou daria um processo por eh pedofilia ou então por por por eh canibalismo né Eh porque não se entenderia a ironia né claro Esse é um outro problema que nós aliás é um cuidado que nós todos temos que tomar isto eu comecei eu tenho eu sei que não parece mas eu tenho 63 anos olha não vocês não
precisam dizer que não parece eu sei que não mas eu não parece não parece obrigado gente que demora também né Eu hein a gente ensaiou aqui foi um sinal que disse vamos errados comigo mas eu come escrever num tempo e que a ironia era normal normal não era politicamente incorreta não e mais era compreendida hoje elogiável a ironia esquece eu até brinco assim se fosse Verde muita gente ia comer ISO entende como drible no futebol também passou a ser proibido pode não pode driblar mais não pode dar olé não pode Daré não pode fazer não
pode fazer embaixadinha é criminoso não pode fazer embaixadinha lembra Edilson punido porque fez embaixadinha mas como não posso fazer embaixadinha mas embaixadinha é a glória do Futebol Eu não sei jogar bola eu sou cego não consigo jogar ele foi quase jogador mas se eu fosse eu ia fazer embaixadinha cara o quê Por que que eu não posso fazer embaixadinha antigamente ironia era condição de possibilidade de um bom texto o sarcasmo era uma questão de compreensão né e e porque os grandes livros se foi p falamos dele aqui vocês imaginaram o machado sem ironia o o
o volta o volta sem ironia quando faz a crítica Aos néscios aos pastó foros e os ló entendeu que são hoje palavrões né que são os Patetas enfim eh eu já escrevi um texto escaneava o roussea porque achava que o rouso se levava muito a sério exatamente para com isso de ser tão L Ai meu Deus vamos salvar a humanidade pô não ex vamos brincar um pouco eu escrevi o outro dia a uma epistemologia dos néscios aí eu boto desde o primeiro néscio que surgiu os primeiros críticos dos néscios né como que Platão e toda
essa gente não gostava de de de néscios e como o os necios hoje se comportam né os neon éos eles não eles se orgulham de não saber nada etc e não fazem a barra que a entre significante e significado tem uma barra então nós temos o o o uma espécie de psicopatia linguística que é o sujeito que não faz a barra tu diz bomba ele se atira no chão não era só uma notícia você entre o significante e o significado tem uma barra isso coloca você no mundo homem e e Houve um tempo em que
os sábios poderiam de algum modo ter ambição de alguma arrogância hoje não hoje a arrogância dos idiotas você Se sabe fala assim desculpa mas não é isso não ol Não é bem assim não fica magoado comigo hein mas não é isso quase pedindo desculpa pro imbecil que é o que eu o imbecil acha que é você você contestar a imbecilidade dele é ofensivo Claro e se tem hoje não é não é assim Claro que sim se você tem que entender isso é tem imbecil e respeitar o imbecil respeitar o imbecil tal e você que e
você que eventualmente sabe fala não ó não é Que Eu queiro aparecer sabe não tô querendo te humilhar não se arrogante não mas desculpa mas não é que é o o o o o fofo o cara olha para você faler tá achando que é o quê que sabe o qu é exatamente não mas como eu não tô achando nada o o o só porque você fez doutorado etc acha que pode falar sobre esse assunto é exatamente por isso enfim em tese sim em tese sim né então o o eu e é é um tempos de
eu chamo de tempos de bulemia comunicacional e anorexia informacional nós não aceitamos nada não temos apetite informações se não comunicamos e quando a gente recebe por acaso a gente vomita imediatamente e porque somos e b bulímicos anoréxicos não temos apetite por nada por quê E e bulímicos aí vem uma questão o o tiot que era um conservador poeta e tem uma frase que que explica digamos assim toda essa essa esse crescimento digamos assim tem uma equação que não fecha ou fecha todo mundo o digamos assim o Brasil é o lugar em que mais tem smartphones
smartphones então todo mundo tem as informações do mundo na palma da mão e ou seja qualquer idiota tem todas as informações Num Clique mas se isso é verdadeiro Por que que aumenta o número de imbecis Por quê o Elliot explicava isso isso que não existia internet nada disso porque informação não é conhecimento conhecimento não é saber e saber não é sabedoria ele diz o que fizeram com o conhecimento que lhe foi dado etc que fizeram por porque a informação é algo que é tipo e aeroporto ninguém mora lá a informação vem e passa o conhecimento
é o nosso papel o papel do professor o papel do de alguém que tem um pouco de Sabedoria ou ele ele é de Transform minimamente qualquer informação em conhecimento que esse tem um grau de perenidade a informação ela é instantânea ela passa por isso que a a era que nós vivemos as pessoas não querem e vídeos de mais de 30 segundos e ainda aceleram para 1,5 do mas o que que aconteceu velocidade de reprodução isto o que que aconteceu agora traz isso pro direito o direito que que que que que se faz o direito e
criou uma um um certo Imaginário e as redes sociais multiplicaram isso que é a tese da simplificação a pergunta que eu faço e tenho feito é o seguinte e olhando assim né tip eh eh lembro antigamente o cara chamava a câmara assim disse assim olha aqui aliás Essa é sua câmara você pode chamar aí diz assim você se operaria com um médico que tivesse estudado num livro chamado operação cardíaca simplificada Mas por que que no direito as pessoas aceitam é porque o próprio direito não se valoriza eu fico imaginando a cena o sujeito está recebendo
anestesia vai ser operado e o cara assim começa aquele efeito da anestesia ele vira a cabeça e vi a biblioteca do médico e o médico tem assim a operação do cérebro mastigada operação cardíaca resumida e tal e ele não olha o drama e ele não consegue dizer eu não quero mais ser operado e aquele slow motion etc mas no direito Isso acabou sendo uma coisa absolutamente normal existe os Coach para ensinar a ler os resumos acredite se quiser sim agora por que que nós chegamos a esse ponto Punto