Barbara Heliodora - Shakespeare e o Teatro Elizabetano (versão integral)

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Liana Leao UFPR
Barbara Heliodora fala sobre as origens do teatro de Shakespeare.
Video Transcript:
palco elizabetano e o teatro todo é um fenômeno muito específico do período elizabetano na Inglaterra é diferente de tudo que havia antes tudo que veio veio depois mas não foi uma coisa arbitrária foi o resultado de um longo processo no século X tinha começado na Suíça a ideia de de dramatizar a Bíblia e então com a ressurreição que foi a primeira coisa fez muito sucesso aos poucos todos os episódios da Bíblia foram sendo dramatizados no século X a igreja se deu conta que se fizesse Aquelas mesmas dramatizações na língua local de cada um daquelas países
ou Nações ou tribos que estavam tinha muito mais reação ainda porque além de est Encantados com a ação eles iam compreender o que estava sendo feito então Vamos admitir que na Inglaterra que já estava cristianizada também por volta do século XI para o século XI começaram aparecer essas peças já em inglês então Acontece uma coisa muito interessante porque o o o diálogo vai aumentando a ação vai aumentando e começa a fazer Santo sucesso que sai da igreja a princípio vai só para o pátio da igreja mas depois por volta do século XI por aí início
do século X sai da igreja vai para para mãos das guildas porque ficou tão Popular que já era teatro de maneira que a igreja se afastou no continente europeu foram irmandades religiosas que passaram a fazer esses espetáculos mas na Inglaterra Os espetáculos foram paraas corporações de ofício que eram todas de homens então assim como os monges continuaram a ser representadas pelos monges e na Inglaterra em vez das grandes paixões como aconteceu na França apareceram que vieram a ser chamados ciclos cada guilda fazia um episódio e restam hoje quatro episódios sendo que o principal de York
que tem mais de 40 Episódios Então a gente vai vendo Gênese a expulsão de Adão vem por aí ca Abel ver tudo isso até o juízo final aí no meio da apresentação dessas episódios religiosos apareceram alguns que queriam ser atores gostavam mesmo de representar e acabam saindo das suas guildas para formar pequenos grupos naquele princípio eram mambembes ambulantes Então a primeira coisa que aconteceu aí é que eles tinham que onde se apresentar porque não era mais ligado à igreja então eles acabaram usando A Carrocinha que já as guildas tinham aproveitado para apresentar cada Episódio e
elas entravam em fila na cidade e apresentava cada um em vários pontos vinha a outra a segunda vinha outra terceira e assim aí eles passaram a usar essa carroça como transporte com lugar para morar às vezes certamente como camarim e como o palco eles tinham representava na parte de cima às vezes ou na parte de baixo as duas vezes às vezes cois e acabaram descobrindo qual era o melhor lugar para apresentar e o que eles apresentavam já não eram as peças religiosas foi assim que eles tiveram que procurar autores porque eles iam de Aldeia em
Aldeia e para fazer mais de um dia tinha que ter mais de uma peça era uma noite cada uma e olha lá de maneira que então onde é que eles descobriram que o lugar mais conveniente eram o pátio da maior hospedaria do lugar acontece que essas hospedarias geralmente eram construídas como quadriláteros com um portão só aqui porque quem estava viajando entrava pelo portão deixava a carruagem a carroça ou que fosse no pátio que fechava a porta de noite ficava protegido e nesse quadrilátero havia janelas para fora e janelas para dentro Então os atores entravam pelo
portão com a sua carroça e o que faziam encostavam a carroça na parede oposta ao portão aqui e ali eles faziam o palco ali é que eles representavam e todo mundo pagava sua entrada quando entrava pelo portão e ficava em pé em volta em volta daquele palco improvisado com isso eles foram evoluindo evoluindo evoluindo e se apresentavam em em nas tavernas em Londres paltos da tavernas em Londres até que quando chegou no século X século 16 eles acharam que Londres já comportava um lugar que fosse especificamente destinado ao teatro e em 1576 um senhor chamado
James burb que é tinha sido carpinteiro e abandonado a carpetaria para ser para pro Teatro arrendou por 21 anos um terreno do Sr giles Allen esse terreno era fora das paredes da cidade de Londres para não ficar sujeito aos preconceitos Morais da administração Municipal então fora disso ele construiu o primeiro teato que tinha um nome simples de The Theater não havia outro aquele era o The de maneira que então em 1576 o burb construiu o primeiro teatro o filho dele veio a ser o maior ator do período de sh em que Shakespeare escreveu então o
que que houve de mudança da da pátio da hospedaria para o Teatro eles mantiveram a ideia do quadrado mas se havia um portão de entrada na parede oposta não havia só aquele aquele palco projetado dentro da estrutura do do do edifício ficou uma outra área de representar que era chamada o palco interior onde Olha a Julieta não tem que parecer que tá morta para ela não ter que levantar fingindo de morta havia uma cortina que podia ela levantar e sair da cama Depois é muito muito constrangedor morto levantar e sair né Então eles inventaram esse
palco interior e como havia dois de arquibancada em torno desse Pátio Central havia também o palco superior o palco superior servia para representar as muralhas de uma cidade como no Henrique o o o prefeito de harfleur diz não podemos mais defender tá lá em cima servia também para vários autores quando eles queriam um tom mais elev na cena eles faziam se passar lá em cima mais incrível é que 20 anos depois de aparecer o primeiro teatro em 1596 um senhor chamado William Shakespeare olhou e disse assim vou fazer uma coisa diferente e faz uma cena
de amor no qual ela está lá em cima Julieta e o Romeu está aqui embaixo eles não se tocam não se chegam perto durante a cena do balcão da Julieta foi ele o primeiro a ter essa ideia de usar fazer uma cena de amor entre o balcão e o palco exterior na realidade uma pequena parte do palco exterior que era um pouco maior do que a carroça eles ampliaram o espaço era coberto mas não podia ser todo porque se fosse todo Quem estava no segundo andar da plateia não ia ver o palco então havia essa
pequena havia o palco interior palco superior e o palco exterior e onde havia o palco interior havia uma porta de cada lado que eram as duas entradas principais para o palco e eles aproveitaram da antiga ideia da carroça um teatro totalmente de Convenções porque quando apresentavam a Bíblia el estavam ali quer dizer ele estava aqui contava uma história tinha ia paraa outra ponta da Carroça tava em outra cidade então o público estava muito acostumado a ver situar imaginar o visual pela palavra O que é uma das grandes riquezas da da surgia da da época mas
é o resultado de se aceitar As convenções você diz que está na Itália tá na Itália você diz que tá na Inglaterra tá na Inglaterra de maneira que esse palco era completamente neutro o que era uma grande vantagem dava uma liberdade de criação Aos aos aos autores que podiam fazer o que quisesse então usava o palco interior quer dizer esse Palco Foi o produto de um longo processo não foi uma coisa arbitrariamente imaginada e eles realmente tem uma grande vantagem que tem a arena de proximidade com o público mas tem uma vantagem sobre a Arena
que é proteger as costas do ator pelo menos em um lado foi nesse palco para esse palco é que foi criada a dramaturgia elizabetana As convenções que nasceram de toda essa tradição que veio antes e é por isso é que a dramaturgia elizabetana usando esse palco pode ser tão flexível para permitir a ação como acontece nas peças de Shakespeare mas não foi só o pau que foi necessário para poder apresentar aparecer a dramaturgia elizabetana primeiro lugar a língua a língua inglesa o o o inglês moderno data de 1500 e aí as mudanças que foram acontecendo
no país muito importante foi a separação da igreja inglesa da de Roma pelo Henrique vi em 1532 mais ou menos o que levou a uma liberdade de pensamento que não é não não há se você está totalmente dominado pelo pensamento católico você ah o o eles tiveram muito mais liberdade de discutir assuntos de vida e morte de crença de coisa porque não eram presos a à doutrina católica a língua foi desenvolvendo já por altura de 1550 você já encontra poemas poetas maravilhosos de inglês e os ingleses ficaram absolutamente fascinados de ver o que a língua
deles podia dizer aparecem as séries de sonetos famosas Enfim uma opção de muita poesia muita poesia que era muito apreciada então Ó a língua inglesa com com esses poetas permitiu é que vai permitir o aparecimento do teatro o teatro é uma forma tardia de arte em todo lugar desde a Grécia Como di o o Homero é três quro séculos antes do teatro o teatro é tardio na Grécia é tardio em Roma é tardio Então vai ser vai é tardio já havia épico havia poesia havia to agora até aparecer o teatro é sempre demora mas então
o que acontece é o seguinte os atores quer dizer os membros dos velhos guildas corporações difíceis que resolveram ser atores abandonavam o seu ofício para ser atores e a idade média que era alucinadamente classificatória você tinha um você era sapateiro porque seu pai era sapateiro porque seu avô era sapateiro seu filho vai ser sapateiro essa imobilidade que é o que vai desaparecer com a Renascença Mas então tudo era catalogado tudo tinha sua guilda mas não havia o Ofício de ator Então esses primeiros atores que viraram mames e foram fazendo passaram a ser homens sem mestre
homens sem amo e podiam ser presos por volta do século X final do século X século XV os esse esses atores descobriram uma solução você arranja o Nobre para ser patrono da sua companhia então você eram os homens do fulano de tal e com isso não ia pra cadeia só não eram ser preso porque não eram mais homens sem amo el esse esse Nobre não dava nada para eles a não ser no dia em que eles ia na casa deles ele resolvia chamá-los para representar aí ele dava um dinheiro e geralmente dava umas roupas para
dinheiro paraas roupas etc mas de qualquer maneira quando eles saíram e ficaram memb foram proibidos de apresentar os textos religiosos que tinham sido forte do teatro até então mas eu queria chamar a atenção do que foi importante o desenvolvimento mesmo enquanto era um teatro religioso tem um exame exemplo fundamental que é o a visita dos Reis Magos havia uma peça do século XI chamada pastores então o que que acontecia era só aquilo os pastores diziam a igreja tá aí a estrela chegou vamos ver o menino Jesus vi o menino Jesus acabou a peça quando chega
no século X a peça chamada pastores contava a seguinte história naquela Carrocinha est Havia três pastores que estavam conversando entre eles se queixando muito que eram mal pagos que passavam fome enfim já com grandes reivindicações sociais e aí aparecia um outro um novo pastor aí os três diz assim cuidado com ele porque ele é um ladrão ele chega e rouba é horrível o outro chega e e Ah tudo bem aí os outros diz assim Ah nós vamos dormir eu quer aproveitar o fogo Ah que não quer dormir aqui perto não eu sei que vocês não
gostam de mim eu vou dormir lá longe quando Eles dormem ele vem e rouba um carneiro e leva pra casa tudo isso em cima de uma Carrocinha leva pra casa a mulher diz você é louco eles vão dizer que você é ladrão vamos saber logo e disse não eu disse que você tem um filho por ano que sofre muito com isso que eu já não sei mais fazer de tanto filho a gente embrulha ele e põe no berço não dá outra os outros vem tá embrulhado o Carneiro no bercinho ela diz ah eu sofri muito
no parto eu não sei que não sei que lá mas quando tudo certo Um dos pastores diz assim eu queria dar um beijo no menino aí ele luta muito para não dar ele é muito nariz muito esquisito Ah que Quando ele nasceu não sei o qu mas acabam descobrindo que que é o carneiro pegam ele o o castigo dele é ser jogado para cima por um leçol e quando acaba ele se juntam vem a estas de Belém e vão ver o menino Jesus e levam presentes pro menino Jesus os presentes são maravilhosos é um passarinho
que tem uma e uma uma bola de tênis maneira que é uma coisa mais incrível e com isso quer dizer nisso foi transformado o que era só olha a estrela maneira que é uma coisa já houve um desenvolvimento muito grande quando passa fora da igreja eles têm que inventar enredos e a forma uma forma de transição foi a moralidade que aí era um grandes princípios Morais a princípio elas eram religiosas mas depois vão sendo grandes tratados Morais Essas eram muito mais complicadas e eram apresentadas não na carrocinha mas em lugares fixos existe resta o o
desenho da apresentação de uma delas maneira que a gente vê como era a a a a o público ficava em volta e havia diferentes palcos para eles passarem de um lugar para outro e tinha uma coisa ótima como era sobre a salvação da humanidade havia um ator que ficava deitadinho debaixo da cama onde esse personagem chamado humanidade estava morrendo então ele morre a uma luta pela salvação da alma entre os demônios e os anjos e finalmente quando ele morre o que tava embaixo da cama levanta e sai é a alma dele indo pro céu Man
que vê que é muito teatral de qualquer maneira mas o caso é que ah com o desenvolvimento da poesia a linguagem das peças medievais era muito pé quebrado então a necessidade de se fazer um outro teatro apareceu por quê porque também a sociedade estava evoluindo com a separação da igreja o Henrique VII enobreceu uma porção de Comerciantes ricos protestantes para equilibrar o voto com os Lordes católicos maneira que de repente um grande número de pessoas e todo uma todo mundo aquela soci todo mundo passou a querer caprichar na roupa na casa na apreciação das Artes
e tudo porque quem sabe um dia desse eu faço alguma coisa sou enobrecido então com a educação se espalhou muito mais alfabetização etc de repente aquele teatro de verso de pé quebrado não satisfazia mais agora na França a tradição medieval foi totalmente cortada e o teatro só vai aparecer segundo as regras da Renascença chamados princípios aristotélicos de lugar Tom enfim o limitação Total mas o Teatro Popular era tinha público que aconteceu em dois lugares na Espanha e na Inglaterra a coisa tem que tomar ter que aproveitar o que vinha para fazer um novo teatro o
que aconteceu para o advento do chamado chato elizabetano no final do século X é que foram juntados elementos do teatro tradicional com elementos do teatro Romano que eles estudavam no colégio não só na universidade mesmo no grammar School estudavam plauto Terêncio e ceneca então o teatro elizabetano vai conseguir ligar do teatro Romano a ideia de uma ação de cinco atos e não de um um episódio separadinho para cada coisa a ideia de um grande protagonista a ideia de beleza literária no no coiso quer dizer e a ação ligando a ação desde uma ação que ligava
a peça do princípio ao fim do Teatro Popular eles tiram ação no palco porque tanto na Grécia quanto em Roma as coisas acontecem lá fora e são comentadas no palco mas eu estava ele estava acostumado a ver a Bíblia inteira no palco então eles tiraram do teatro tradicional essa ideia de tudo acontecer em cena mas eram Convenções entrava entram dois exércitos são três de cada lado o público sabia que aquilo er um três exércitos e acontece essa coisa interessante como o teatro veio dos monges dentro da igreja dos vários ofícios guildas de ofício que eram
só homens no teatro elizabetano só vai haver atores não há atrizes mas aideia era seguinte se eu sou um inglês eu digo que sou italiano eu digo que Vivi no tempo não sei quando ou se eu sou dinamarquês ou se eu sou francês então se eu digo que eu sou mulher é uma uma das muitas Convenções daquele teatro e o que eles faziam é por isso que as peças de Shakespeare tem tão poucos personagens femininos é porque eles não tinham atrizes eram os aprendizes antes de mudar a voz que faziam os papéis femininos Julieta tem
14 anos todas as protagonistas das comédias são muito jovens a desdemona do hotel é muito jovem a a a Ofélia é muito jovem tem que ser porque era ess ah não ser papéis de composição grandes papéis cômicos com a ama da Julieta ou papéis de mulheres muito fortes com a Lady macbeth com a volumia do do do Coriolano quer dizer mas que você tem uma dramaturgia que vai nascer dessa junção do do que influência de Roma com o O Popular o catalisador o que permitiu essa junção foi a poesia então o início do teatro chamado
elizabetano se dá no inverno de 1587 para 88 aparece o que são chamados University seria o que os talentos universitários er rapazes que tinham estudado na universidade mas todos eles eram de classe média modesta então eles devem ter visto teatro tradicional na infância em casa e eles é que conseguiram misturar as coisas Thomas Kid Christopher marlow Robert Green John Lil lodge Esses são os principais que fizeram e eles não tinham nada que mandasse eles desapareceram e com aquela poesia eles criaram com uma liberdade tremenda e a única regra paraa criação era o seguinte põe no
palco funcionou pode não funcionou não pode mas era só isso desde que conseguisse fazer funcional do palco tudo assassinato morte não sei eles evitavam morrer em cena porque é botar o cadáver cend levantar Então o que acontece o Hamlet arrasta para fora o cadáver do do polonus o o faaf leva o cadáver do hotp Mas sempre há um truque teatral para isso nãoé só levantar e sair que fica muito feio mas o caso é que eles criaram com tanta liberdade que eles inventaram uma porção de gêneros o Robert Green escreveu comédias romântica que não existia
antes aparece peça crônica que conta história de Reis Sei que e os dois principais dessa turma são Christopher marlow e o Thomas Kid o marlow foi um poeta extraordinário então ele não tem o mesmo talento teatral de Shakespeare mas a poesia dele é mais do que envolvente é maravilhosa e o Thomas Kid que não é tão grande quanto poeta mas em compensação é muito bom do ponto de vista teatral escreve a tragédia espanhola the spanish tragedy que na realidade é a matriz de onde vai sair o Hamlet Mas eles escreveram nos mais variados gêneros porque
cada um tinha Total Liberdade para fazer o que queria o Marlon para ele o er ele fazia o grandes protagonistas é o o tamerlão é o Fausto que sonha com o poder do conhecimento o tamerlão é o poder militar não é isso e ele Ah bom é uma ele escreve sobre o Eduardo I que foi um rei extremamente conflito fascinante então o o teatro de repente engrenou e o público apoiou essa nova forma teatral e foi muito popular muito popular e foi isso é que criou o que se chama o teatro elizabetano que é de
Uma grande liberdade formal tem sempre muita poesia e muita ação e realmente Ah o que nós conhecemos hoje aqui a gente fala muito de Shakespeare mas restam ainda cerca de 600 peças dos vários autores elizabetanos é um teatro muito rico de maneira que isso é o que vai que tem a gente tem que pensar quando fala de Shakespeare
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