[Música] vais encontrar o mundo disse-me meu pai à porta do Ateneu coragem para a luta esse é o início de O Ateneu de Raul Pompeia obra da qual nós vamos falar hoje e eu sou elissa professora de literatura mas antes de falar dessa tão importante obra inscreva-se em nosso canal e Ative o Sininho para receber as novidades [Aplausos] O Ateneu de Raul Pompeia foi publicado no ano de 1888 uma data muito importante pra história do Brasil por vários motivos fim da escravidão República economia né modificando passando por efervescência e por essa razão essa obra está
contextualizada por essa data está contextualizada no que chamamos de Realismo brasileiro mas justamente por esse espírito de época tão agitado tão inquieto né passando por uma por uma transição importante eh nós não podemos dizer que o Ateneu de ra Pompeia é apenas uma obra realista porque ela também apresenta elementos da estética naturalista outra corrente literária importante que dialogou que emprestou muitas características se aproximou muito do Realismo Mas além disso há apontamentos estético estéticos para elementos que viriam só no século XX como uma certa dose de Impressionismo de expressionismo um certo olhar subjetivo dentro da obra
a partir do ponto de vista de algumas personagens mas ao pensar a estética realista na literatura brasileira um dos pontos mais importantes que nós temos foi o movimento de denúncia de crítica de evidenciar mesmo expor as as mazelas as misérias sociais de como a condição humana é hipócrita com uma certa dose de pessimismo como se não Esperasse nada de muito bom da humanidade e de certo modo esses traços aparecem nessa obra de Raul Pompeia entretanto não é só isso que se destaca nessa obra não só esses essas características evidentes do fim do século na transição
de século XIX para 20 mas há também um ponto muito importante que alguns críticos observam e pontuam que é uma um um uma quase né uma espécie de parcialmente caráter autobiográfico que a sobra tem é como se essa obra parcialmente tivesse um pé na autobiografia porque no final das contas na sua infância o Raul pompé também estudou num colégio interno muito tradicional do Rio de Janeiro uma das primeiras coisas importantes a se observar no enredo na estrutura de O Ateneu é que nós temos um narrador personagem um narrador personagem protagonista é o Sérgio só que
o Sérgio já é um homem adulto que recupera suas Memórias de infância de quando ele tinha 11 anos de idade e foi matriculado no colégio no colégio Ateneu no Ateneu eh e ele vai narrar suas Memórias de Infância né do que Ele viveu ali dessa pré-adolescência do que Ele viveu ali naquele lugar era um colégio extremamente rígido e é por isso que a leitura do trecho Inicial que eu fiz no começo desse vídeo da fala que o pai dirige ao seu filho Sérgio né coragem para a luta revela a rigidez desse Colégio mas não uma
simples rigidez colegial não uma simples rigidez pedagógica Mas o colégio Ateneu é um microcosmo ele é uma alegoria do mundo uma alegoria da sociedade o que o Sérgio vai vivenciar ali é em menor medida equivalente simbolicamente ao que uma pessoa vive no mundo essa selva que o mundo e que a sociedade são o Sérgio que é o nosso narrador personagem e protagonista é uma criança que passa por uma mudança muito abrupta muito forte violenta na vida porque no primeiro momento é uma criança mimada super protegida pela mãe ele até fala no início que ele tinha
um cabelos longos e cacheados parecendo cabelo de anjo lindo aqueles caios que a mãe protegia e ele vai estudar nessa escola cuja rigidez disciplina são dilacerantes e ele precisa encarar agora esse mundo que é uma selva como se fosse realmente um local onde ele seria atacado ameaçado por leões o tempo todo ele a primeira coisa inclusive que ele registra é que ele tem que cortar os cabelos e assim talvez guardar pelo menos uma mecha pra mãe além do séo nós temos algumas algumas outras personagens importantes como o Dr aristarco que é o grande dono e
o diretor do Ateneu né o diretor desse Colégio austero rígido sisudo fechado muito sério até Na aparência fica muito Evidente né os cabelos todos brancos o bigode o corte do cabelo e as as roupas que ele veste revelam muito bem caracterizam muito bem essa personalidade que é ao mesmo tempo muito rígido muito rigoroso mas também muito vaidoso muito preocupado consigo mesmo tem a sua imagem na mais alta conta defende o papel do mestre né como lugar de pai cujo respeito tem que exacerbar todos os limites já estabelecidos em outras relações além do aristarco nós temos
outras duas personagens que merecem registro que são a dona ima aí esposa de aristarco e a Ângela uma funcionária da escola duas mulheres muito bonitas pela descrição que o Sérgio faz e por serem duas mulheres belas num cenário onde só há meninos onde só há homens elas mexem muito com o Imaginário das Crianças desses meninos principalmente no que diz respeito à erotização e sexualização da figura delas tudo que diz respeito a essa sexualização a essa erotização está muito ligado mais à estética naturalista do que a estética realista de fato porque o naturalismo entendia o ser
humano como um animal instintivo a ser estudado e dentre esses os vários temas importantes que essa obra explora e possibilita e de forma tão inesgotável aparece justamente um dos temas mais polêmicos imagine nos dias de hoje um tema polêmico como esse Imagine como seria então no século XIX que é o tema da homosexualidade porque dentro da escola quando o Sérgio entra ele percebe que existe uma relação entre os meninos de protegido e protetor aliás o seu primeiro colega com quem ele trava o primeiro contato que é o Rabelo esclarece isso para ele diz Para Ele
para Ele nunca aceitar se tornar um protegido Porque a partir do momento que ele se tornasse protegido ele teria que praticar ações femininas para conseguir pagar o preço Ao protetor ou seja essa proteção recebida não era gratuita não era de graça o prç a ser pago era um Alto Preço além de microcosmo do mundo da sociedade e do modo como O Ateneu é pintado ele lembra também muito uma prisão parece muito um cárcere em que as relações são estabelecidas de forma muito hierárquica muito violenta mas no meio de tudo isso surgem alguns colegas que são
muito notáveis que são importantes para o desdobramento da narrativa um deles que Eu mencionei já foi o Rabelo que é o primeiro a orientar como funciona a estrutura do Ateneu para o Sérgio Mas o outro personagem importante ao Franco com quem inclusive o Sérgio num determinado momento da narrativa se une mas é um personagem considerado pária ele é o par do Ateneu como o par da sociedade ele é o bode expiatório sobre ele recai todas as desgraças que acontecem dentro do Ateneu ele é tem uma personalidade muito difícil um temperamento muito forte briga com todos
os colegas mas ele é aquele que recebe os castigos mais Dolorosos mais pesados os castigos físicos mais humilhantes e Dolorosos outro colega importante é o Sanchez é um rapaz muito mais velho do que o do que o Sérgio e ele é dentro da obra O que que chamamos de o primeiro protetor protetor entre aspas mesmo porque o o Sérgio com ele acaba tendo essa relação quase que feminina o Sanchez num determinado momento faz uma investida física eh com o Sérgio e o Sérgio se incomoda acaba se afastando o que gera ciúmes no Sanchez outro personagem
importante que não é bem um amigo né não é bem um colega mas tá ali no Ateneu é o Barbalho o Barbalho é aquele é a recepção mais hostil e violenta que é feita ao Sérgio é o que afronta o Sérgio diretamente ele seria o valent na história do Sérgio na história desse nosso protagonista ele faz com o nosso protagonista O que hoje nós chamamos de bullying outro colega que merece registro é o Bento Alves que é o segundo protetor do Sérgio e a relação afetiva sentimental com ele é mais terna é mais calorosa mais
cheia de de afeição do que com o Sanchez só que eles acabam rompendo também mas é ele quem a princípio provoca o maior cum Sanches e nós temos também um outro colega que é digno de registro que é o egbert ele tem origem inglesa mas ele estuda ali no Ateneu e ele é o último o terceiro do nosso querido narrador protagonista e a relação que há entre os dois é mais próximo de um romance idealizado de um romance com carga sentimental com carga romântica de fato outras coisas no enredo outros elementos nesse enredo merecem destaque
merecem atenção dentre vários Mas precisamos selecionar alguns para que não fique uma simples leitura da obra mas mais um comentário à obra eh o o há um momento em que o Sérgio tenta se aproximar da religião ele tenta ser mais fervoroso religiosamente mas ele acaba abandonando isso acaba não atendendo as necessidades dele o que corresponde muito bem também a uma visão realista né a essa estética realista que olha para essas possibilidades de Redenção com muito pessimismo com muito ceticismo Porque no final das contas a religião não redime o Ségio e não redime mais ninguém nem
o Franco a quem é imposto o castigo de ficar ajoelhado o tempo todo com muita devoção fazendo suas preces suas orações e ele tá cada vez mais cheio de ódio de rancor e com desejo de Vingança dentro de si é outro elemento que vale a pena mencionar no enredo é o episódio da goiabada a goiabada era um doce muito muito caro importante pros meninos né um momento muito muito feliz para eles apreciar esse doce mas sorrateiramente silenciosamente a as goiabadas passam a vir agora com sabor de banana Então na verdade não é mais mais goiabada
mais bananada Os doces são feitos de banana e isso gera um um um malestar um estado de comoção Entre esses meninos entre esses alunos que eles realmente se voltam contra as autoridades do colégio se voltam contra o diretor o aristarco e esse episódio revela duas coisas muito importante primeiro é o espírito coletivo e revolucionário desses meninos porque eles conseguem se juntar e conseguem provocar uma grande mobilização eles percebem isso e por outro lado esse episódio revela a ganância revela a ambição o desejo apenas comercial de aristarco porque na verdade ele substitui o doce de goiaba
por doce de banana porque o doce de banana é mais barato fica mais em conta e ele tem menos gasto com o colégio e depois de fazer toda essa recuperação pela memória né um caráter bem memorialista esse romance tem esse esse traço memorialista eh o nosso narrador já homem feito muito mais cético muito mais pertencente ao a seu espírito de época encerra essa recuperação de uma saudade de uma maneira até relativamente amarga se o livro começa de forma amarga assustadora diante do que vem adiante ele também termina de uma maneira que não nos dá muito
alento né que não dá muito muito Acalanto não dá muita acolhimento ao leitor aqui suspendo a crônica das saudades saudades verdadeiramente puras recorda saudades talvez se ponderarmos que o tempo é a ocasião passageira dos fatos mas Sobretudo o funeral para sempre das horas o título Ateneu faz referência a esse colégio o colégio não é o protagonista da obra quem é o protagonista é o Sérgio mas O Ateneu é uma figura importante como um ator uma força atuante dentro da obra assim como acontece em outras obras do Realismo naturalismo é o caso do Cortiço do aluiz
Azevedo e a falência de Júlia Lopes de Almeida que são obras que giram em torno de espaços ou de acontecimentos importantes as personagens acabam não tendo autonomia se sobressaindo em relação a isso mas estão submetidas a esses tempo e espaço Mas por outro lado eh como eu tinha falado no início é uma obra que tem elementos do Realismo tem elementos do naturalismo mas também tem elementos de um Impressionismo de antecipa um certo Impressionismo principalmente por enfatizar muito a subjetividade desse narrador personagem o Sérgio em boa parte da obra vai deixar muito claro que ele tá
ele tá explicitando o ponto de vista dele o modo grotesco ou singelo como ele enxerga as personagens e enxerga a as situações tanto é que O Ateneu tem como subtítulo crônica das Saudades ou crônica de saudades crônica é é é um gênero narrativo que remete a uma história contada de uma maneira mais livre mas que recupera o passado e ao recuperar esse passado nós temos então um caráter memorialista porque ele precisa mobilizar a sua memória para relembrar dos fatos da sua infância dos seus 11 anos de idade no colégio Ateneu e tudo isso passa pelo
filtro da introspecção da subjetividade dele embora não seja um romance profundamente psicológico introspectivo mas é inegável que a perspec do Sérgio Criança e do Sérgio agora adulto Relembrando seus fatos da infância ficam bem evidentes na obra como uma grande obra do da segunda metade do século XIX O Ateneu traz duras críticas à sociedade A partir dessa alegoria que é estabelecida né dessa expressão do da do Ateneu como uma expressão alegórica da sociedade como microcosmo da sociedade mas também nós temos críticas às instituições monárquicas eh tanto há um momento um episódio em que o filho do
aristarco se recusa a beijar a mão da princesa porque é Republicano e o aristarco fica completamente contrariado e envergonhado dessa atitude do filho mas há também uma crítica visão mercadológica da educação porque o próprio aristarco dono e diretor da Escola ele não tem uma visão amorosa uma visão moral uma visão eh Redentora pedagógica da educação ele tem uma visão comercial ele trata a escola a educação como negócio Ele tá pensando no dinheiro Há momentos em que alunos praticam certos erros certos equívocos e fica evidente para nós ou Evidente na conclusão do Sérgio que ele não
expulsou o aluno porque ele não queria perder aquela mensalidade que ele não queria perder aquele dinheiro outra coisa importante que a obra traz é é eh desvelar né trazer o cenário da iniciação afetiva da iniciação amorosa e da iniciação sexual na vida do Adolescente e o que a gente tem aqui então no final das contas é um rito de passagem esse rito de passagem um ritual de mudança da adolescência para a vida adulta aliás ainda pensando nessas relações homoafetivas estabelecidas no enredo nós percebemos uma gradação o Sérgio passa por três protetores três figuras três amigos
muito próximos e do primeiro pro último nós temos uma gradação em que o primeiro sai de um lugar considerado mais carnal mais baixo mais baixo corporal da Necessidade física até se encaminhar para uma relação mais idealizada mais próxima do Sublime algo que esteja mais próximo até de uma concepção mais neoplatônica digamos assim das importantes correntes da época nós podemos perceber uma presença de um certo Darwinismo de um Darwinismo Social eh o Darwinismo dizia que o mais vitorioso não é aquele que é mais forte mas o mais vitorioso é aquele que se adapta melhor ao local
e é isso que acontece com o Sérgio o Sérgio consegue se adaptar bem e termina até com memórias para poder narrar depois essa história o mesmo já não acontece com Franco que fica sempre T tentando lutar contra o sistema estabelecido e ele sucumbe ainda na figura do Franco Nós temos também a presença a reflexão sobre uma outra corrente da época que é o determinismo o determinismo dizia que o homem é fruto do meio é o meio quem molda o sujeito e num determinado momento da narrativa fica entendido que o Franco é tão rancoroso tão vingativo
e amargo porque ele é maltratado naquele espaço então aquele ambiente aquele Espaço Faz dele daquele daquele temperamento com aquele caráter com aquela personalidade Há também um reforço aqui a estética realista embora ela não ela não fecha a obra ela não encerra a obra mas ao trazer uma visão pessimista da sociedade uma visão pessimistas das relações sociais das aglomerações sociais a gente tem uma tendência um certo toque dessa corrente a questão do naturalismo que eu havia mencionado anteriormente reforço aqui que é a sexualização do ser humano ou pelo menos abordagem do ser humano de forma animalizada
dando ênfase aos seus aspectos mais instintivos e o sexual é um deles há também a presença de um Impressionismo na obra ao termos fatos e acontecimentos situações narradas por uma perspectiva subjetiva pela perspectiva do narrador personagem o o que no final das contas só reforça o fato de que essa obra trabalha com essa esse jogo entre microcosmo e macrocosmo O Ateneu o enredo a obra versus a vida o mundo a sociedade a realidade bem pessoal esse aqui foi um que não pretende esgotar a obra O Ateneu Mas permite possibilita diálogos mais sobre essa obra eu
espero que vocês tenham gostado curtam compartilhem Se quiserem saber um pouco mais acesse os links na descrição acompanhe-nos também nas redes sociais no podcast eu vou ficando por aqui eu agradeço a atenção até a [Música] próxima