Modernidade líquida, de Zygmunt Bauman

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salve salve pessoal bom dia boa tarde boa noite meu nome é dona e Cortella de stingle aqui do canal lista de livros e hoje nos falaremos sobre a obra modernidade líquida de alma [Música] antes da sequência aqui se você puder quiser curte esse vídeo se inscreva no canal Ative o Sininho isso é muito importante para propagação do lista de livros aqui pelo YouTube Não deixe de fazer não porque vai ter muito mais coisa por aí ainda eu já tratei um pouquinho sobre a vida do zigubal Mano no vídeo sobre o livro capitalismo parasitar eu vou
deixar aqui nos cards assim a gente já pode chegar propriamente falando do livro e do conceito de modernidade líquida aliás é muito interessante porque várias vezes na nossa vida nós vamos nos deparar com casa em que as pessoas citam determinadas autores e sem ter luz lido entendeu sem conhecer propriamente o trabalho qual foi o pensamento desenvolvido então isso acaba gerando uma série de inconsistências né podemos citar vários casos desses tais como assim já que eu sou por exemplo muitas vezes o trabalho do João Jackson é conhecido por aquele famoso né que o homem é bom
a sociedade é que o corrompe bem quando a gente usa o trabalho de Jackson eu vou deixar aqui embaixo no box de informações não são três selecionados do livro modernidade líquida que eu recomendo bastante mas também alguns do Russel que são muito muito interessantes recomendo demais e você vai observar que o pensamento muito mais complexo do que propriamente essa frase né que o homem é bom a sociedade corrompe isso pode aparentar essa frase acaba ficando simplória ante o pensamento do Russo outro caso muito famoso né que o shampoo Sartre ele tem uma peça de teatro
e lá pelas tantas um personagem diz assim olha o inferno são os outros né e é interessante porque várias e várias vezes na minha vida eu vi como se este fosse o pensamento do Jean Paul Sartre Eu vi até crítica e livro dizendo isso né quando na verdade não tem nada a ver nada a ver mesmo né você tem que dissociar quando o autor tá escrevendo no livro de ficção de um livro de não ficção né Inclusive a própria ideia de liberdade no Sartre por exemplo no livro serio nada é uma ideia que é diamedralmente
oposta aquela que ele vai expor na trilogia os caminhos da Liberdade né porque nessa trilogia da Liberdade o personagem principal matchê né ele tem um conceito de liberdade que não tem nada a ver quando o sapo filósofo né vou deixar aqui embaixo também os três selecionados desses livros do Sartre bem como de uma biografia sobre ele escrita pelo grande se tiver uma mesários o outro exemplo muita gente vai dizer assim ah mas o socialismo é ruim como é que seria equivocado todo mundo ganhar o mesmo salário então se a pessoa se esforça se a pessoa
sabe corre atrás se a pessoa empenhada ela vai ganhar a mesma coisa daquela pessoa que tá sabe levando a vida deixando a vida me levar a vida leva eu não tô nem aí para nada isso não poderia dar certo aí você pode contrapor bem em qual obra Marx Angels ou Lenny eles vão defender a ideia de que a pessoa ganha o mesmo estritamente o mesmo salário independentemente da função que faz da forma que faz Qual é a obra você não vai encontrar pessoa que tá na verdade ela tá projetando uma ideia na cabeça dela e
tá querendo fazer com que esses autores se adequem a ela e não o inverso né então querendo saber o que esses autores efetivamente defenderam para depois estabelecer uma crítica outro caso muito famoso da na área ela escreveu um conjunto de artigos que depois foram pensados em gerar um livro né chamado Einstein em Jerusalém um retrato sobre a granalidade do mal e é interessante porque esse ágio né a do Fátima Ele foi preso aqui na Argentina foi levado para Israel foi julgado lá e o subtítulo né um retrato sobre a banalidade do mal ele vai expor
ela expõe isso na obra dela que vamos descer um sujeito muito burocrático entendeu ele era ninguém né o sujeito que pessoalmente jamais mataria outra pessoa mas ele tava ali na máquina de guerra né na máquina de moer gente nazista Então por conta disso ele empurrou muitos e muitos muitos judeus para a morte né Ele trabalha pelo trabalho burocrata dele contribuiu para isso então parece que a ideia do livro Eu já vi esse livro ser citado mil vezes como se vamos dizer assim o escrito do livro tivesse como foco Esse aspecto né de ser apenas mais
um burocratas apenas mesmo uma pessoa comum que volta para casa que tem ali sua família e seus filhos mas como não tá no serviço tá praticando uma série de barbaridade tapando os olhos para aquilo que está fazendo mas na verdade o livro não é esse então mais mais variados assuntos são tratados no livro e Esse aspecto dessa banalidade do mal eu acho que ela passa assim de leve mas de levíssimo mesmo e muitas pessoas que não leram a obra aceitam recorrentemente se focando neste subtítulo e vários exemplos porque porque eu sei que muito bom ele
foi um autor que começou a trabalhar com o conceito de pós-modernidade e ele foi trabalhando mas é um conceito que sempre entrou dele sobre crítica acontece que como muitas pessoas acabam fazendo a mesma coisa ou seja não leem um autor e acabam citando sem ler o que ele foi ficando cada vez mais incomodado porque parecia é que ele era um apolojeta da pós-modernidade quando na verdade Era exatamente o inverso Ele sempre foi um crítico Então até por isso espremido por essa circunstâncias ele cria um novo conceito que é o de modernidade líquida que aí a
pessoa já né quando vai avaliar não ele já tá entrando estabelecendo criticando determinado estado atual de coisas né ele não está defendendo Muito ao contrário e assim os debates Como começou essa questão de pós-modernidade que aquilo tem um dormem portanto vai chamar de modernidade líquida eu já tenho um vídeo aqui no canal caso a origem da pós-modernidade escrito pelo Perry Anderson eu não vou fazer uma pro balanço de como começou e tal origem a história porque isso já está lá eu recomendo bastante um vídeo muito muito legal também então a gente já pode se focar
propriamente naquilo que é o conceito do Bauman né de modernidade líquida é um conceito que já estava de certa maneira exposto dos mais variados por exemplo no livro pós-moderna do David harvem ele trata assim da questão das coisas hoje serem enfermeiras serem voláteis e o Bauman ele foi se aproveitando que várias e várias autores foram dizendo e ele vão dizer assim conceituou de maneira mais peremptória de maneira mais definitiva após uma eternidade como um momento histórico da nossa vida em que tudo é muito fluido tudo é efêmero tudo volátil as coisas não tem a estabilidade
de outrora sabe antigamente as coisas eram mais sólidas mais duradouras mais estáveis isso vale para os relacionamentos isso vale para os empregos isso vale para as relações de amizade ou seja parece que tudo na vida anteriormente tinha uma duração maior sabe começava a ser um casamento não aquele casamento ia durar pra vida inteira mesmo que se sofresse mesmo que passasse por algum tipo de dificuldades é que eu não tô falando que aqueles casos tenebrosos não de agressões de traições de desrespeitos de abusos de ausências não eu tô falando assim num conceito normal um relacionamento normal
Antigamente você já esperava assim que o amor ia ter te suportar pobreza o cansaço o desgaste do relacionamento é bom dizer assim o fato de Deus Filhos acabarem sugando muita energia né aquela energia que era primariamente de despedida apenas para com um casal na medida em que nasce os filhos e seus pais vão dizer cuidar e adequadamente dos filhos vai ter que ser prioritariamente dedicada a eles né Isso é inevitável né então assim só depois você conseguiu cuidar dos seus filhos você vai poder dar uma atenção ao cônjuge e você vai tendo lidar com doenças
desgaste natural da relação o fato de você depois de ter estabelecido um relacionamento você vai encontrar pessoas mais bonitas que o seu cônjuge mais inteligentes que seu cônjuge e mais bonitas e mais inteligentes que seu cônjuges né E claro de parte né é só você o seu cônjuge vai encontrar com essas pessoas também então são uma série de tormentos que sempre aconteceram é todos os relacionamentos ao longo da história estiveram problemas de várias ordens não é à toa né que lá durante o tratamento lá na igreja católica você fala né você faz a promessa né
de estar contigo na alegria e na tristeza na saúde na doença na riqueza e na pobreza porque já se espera que ao longo da vida de um casal venham muitos tormento mas se eu esperava né A diferença é que quando esse vento bate nesse olho né o que que acontece né o que acontece nos dias de hoje qual é a diferença em relação ao outrora Porque hoje vamos dizer assim tudo desmorona e antigamente aquilo permanecia estável a respeito dos lenhados vamos dizer assim a respeito das ranhuras naquela estrutura é isso que nós vamos deslindar aqui
né até porque né vamos dizer assim imaginar que um casal não tenha problemas né É só se esse casal não se Manteve ao longo do tempo né existem vários e vários filmes eventualmente até acabou de maneira trágica que aí sim o casal não teve problema mas não teve problema porque porque não deu nem tempo né então por exemplo né o Leonardo DiCaprio é Kate winstone fizeram aquele filme que fez muito muito sucesso no final dos anos 90 que foi o Titanic na verdade um belo filme mesmo E aquele casal não teve né maior dificuldade não
teve problemas emocionar de maiores olhos porque rapidamente acontece o que acontece lá com um dos personagens né e é muito interessante porque muitos anos depois a Kate Winslet e o Leonardo DiCaprio eles estrelaram um filme chamado foi apenas um sonho que eu recomendo imensamente imensamente mesmo porque é muito interessante porque ali mostra a vida de um casal mas um casal real até um filme baseado em um livro esse livro não tive oportunidade de ler e vai mostrando as agulhas e Desventuras de sofrimento e o diretor ele foi muito clarividente quando convidou o Leonardo DiCaprio a
Kate Winslet Porque para mim a minha sensação é o seguinte e se aquele personagem lá não tivesse tido aquele trágico no filme Titanic o que aconteceria porque depois viriam os problemas né até então era aventura amor essa loja e tal e depois E aí o mundo real e a vida cotidiana então assim eu acho que aquele foi apenas um sonho a história da vida real mesmo né as agulhas as Desventuras desmaiados é aquilo que qualquer tipo qualquer casal vai ter de passar e inevitavelmente e se quisesse manter enquanto casal vai ter que se acostumar com
isso né porque imaginar que vai ser uma relação perfeita é um absurdo inclusive muito bom ele vai mostrar aqui e vamos dizer assim nessa sociedade pós-moderna nesse mundo líquido como ele afirma as pessoas regularmente Estão comprando coisas compra aquilo compra isso e tem aquela Euforia e tem aquela satisfação sabe pontual aquela coisa que você comprou aí teve aquela alegria e tal e isso é muito bem evidenciado nas crianças né quando elas ganham um brinquedo Mas ficam eufóricas elas ficam com aquela alegria ficou com aquela felicidade mas aquilo vai passando né rapidamente vai passando vai passando
vai passando passa uma semana duas três quando passa um mês ela já deixou aquele brinquedo junto com os outros né já tá sabe ignorando já não tá brincando mais com aquilo e já está na espera na expectativa de outro brinquedo onde ela vai ter aquela Euforia de novo né e bom ele faz essa analogia que é bom dizer assim não é modernidade líquida na medida em que tudo se compra tudo se compra então você pode comprar isso pode comprar aquilo você vai levando essa mercadorização para todas as esferas da sua vida querendo esse Euforia volátil
momentânea que dura um tempo muito reduzido em todas as esferas de sua vida e ele vai destacar aqui no mundo dos consumidores a quantidade de oferta de produtos a quantidade assim abundante que ele é oferecida Ela jamais poderá ser exaurida né são muitas coisas que você é bombardeada todo momento de tal maneira que esses objetivos sedutores expostas a você ele parece que são é infinitos né eles são abundantes demais e assim na medida em que você vai sendo vai ser ofertado aquilo vai ser ofertado mas eu falei tudo aquilo parece que você nunca vai dar
cabo de dar vamos dizer assim de consumir aquilo que vai te trazer efetivamente felicidade né porque tudo tá sendo exposto a todo momento quando você diga onde você faça uma compra muito grande você foi comprar sei lá um carro mas mesmo quando você for gastar a fortuna que custa um carro você vai sair da concessionária sabendo que você não escolheu o carro mais possante você não escolheu o carro com mais equipamentos você não escolheu o carro maior ou mais bonito e quando você colocou aquele carro na calçada ele já é um carro usado aí ou
seja aquela satisfação ela é muito volátil ela é muito efêmera e ele vai dizer assim você vai fazer uma metáfora que sabe parece que você tá correndo em busca de uma linha de chegada quando você vincula sua felicidade aos meus materiais parece que você tá correndo atrás de uma maneira de chegada que sempre está se distanciando e por isso você jamais vai ter um pulmão grande o suficiente para poder acompanhá-la né porque você não chega nela nunca né porque sempre Novos Produtos sempre outros mercadorias sempre é uma série de desejo um bombardeio dos mais variados
tipos de remédio de viagem de equipamentos eletrônicos de automóveis de motos Enfim tudo que você imaginar vai ter disponível para você no mercado para que você possa vamos dizer assim da vazão a essa Euforia infantil como descrevia aqui de ter essa sensação é um prazerosa essa sensação de felicidade quando você tá ganhando algo novo mas que rapidamente vai se tornar apenas mais um dos produtos que você já possui é interessante que ele vai fazer a seguinte analogia né que tudo numa sociedade de consumo É uma questão de escolha exceto a compulsão da escolha né Isso
me lembrou demais o escrito do Sartre no livro serio nada quando ele afirma que o ser humano é tão livre que está condenado a ser livre né ou seja na sociedade pós-moderna nessa modernidade líquida como bauma descreve a todo momento a gente é bombardear tá todo momento ele vai estar escolhendo alguma coisa se não é isso é aquilo se não é aquilo lá e mesmo quando você não consegue comprar você queria você quis escolher você fez essa escolha e eventualmente ora não te atendeu agora você não conseguiu alcançá-la Mas você tá sempre em busca da
próxima em busca da próxima e ele faz um balanço assim sobre isso que eu acho muito interessante eu falei aqui há muitas áreas que precisamos ser mais competentes e cada uma delas requer uma compra vamos compras pelas habilidades necessárias a nosso sustento e pelos meios de convencer nós possíveis empregadores de que as temos Vamos às compras pelo tipo de imagem que gostaríamos de vestir e por modos de fazer com que os outros acreditem que somos o que vestimos vamos às compras por maneiras de fazer novos amigos que queremos e de nos desfazer dos que não
mais queremos Vamos às compras pelos modos de atrair a atenção e de nos escondermos do escrutínio vamos as compras pelos meios de extrair mais satisfação do amor e pelos meios de evitar Nossa dependência do parceiro amado ou amante Vamos às compras pelos modos de obter o amor do Amado e o modo menos Custoso de acabar com uma união quando o amor desapareceu e a relação deixou de agradar vamos as compras pelo melhor meio de poupar dinheiro para o futuro incerto e o modo mais conveniente de gastar dinheiro antes de ganhá-lo Vamos às compras pelos Recursos
para fazer mais rápido que temos que fazer e por coisas para fazer a fim de encher o tempo estão disponível Vamos às compras pelas comidas mais deliciosas e pela dieta mais eficaz para eliminar as consequências de comê-las Vamos às compras pelos mais poderosos sistemas de som e as melhores pílulas contra dor de cabeça a lista de compras não tem fim porém por mais longa que seja a lista a opção de não ir às compras não figura nela e aí ele vai citar uma altura aqui no gênero Mc ebook ele vai dizer o seguinte que parecem
no capitalismo não foram os bens que foram entregue as pessoas né na verdade as pessoas é que foram entregue as coisas as pessoas Foram entregue aos bens e as compras assim né o consumismo ele acabou dando forma e significado a vida das pessoas né então são os valores são os afetos não somos relacionamentos são aquilo que você compra aquilo que você usa o flui aquilo que você goza quando tem dinheiro suficiente para usufruir das benéficas do mercado e aliás essa ideia nessa crítica de que o capitalismo não entregou bem às vezes as pessoas e sim
as pessoas aos bens ela não é diferente do Macro objetivo como dizer assim do Karl Marx né cujo grande morte vamos dizer assim é do mar sociedade na qual o todo trabalho não fosse mais importante do que o sujeito histórico que produziu Esse era o seu grande fito né e o zigo muito Bauman vai destacar que nessa sociedade vamos dizer assim tantos pobres quantos ricos eles estão sujeitos ao longo desse ao mesmo grau de Fascínio ao mesmo grau de sedução esses produtos múltiplos produtos viagens eletroeletrônicos celular carro sabe tudo tudo que é bombardeado aos pobres
é os ricos mas só um deles vai poder usufruir então uma grande quantidade de pessoas vai gerar ansiedade vai gerar frustração vai gerar indignação porque sabe esses produtos essas tentações sedutoras todas as pessoas querem consumi-los né uma quantidade muito pequena que vai conseguir efetivamente usufruir deles de modo que eu consigo muito bom vai afirmar assim que quanto mais as pessoas ricas têm liberdade tem possibilidades Mas a vida vai parecer insuportável para as pessoas pobres porque elas vão poder ver isso tudo e não vão poder usufruir não vou poder gozar isso naturalmente vai gerar uma frustração
enorme outro aspecto ele vai destacar aqui é que o a dentro da satisfação perdeu seu Fascínio ele já citou aqui em algumas obras dele a ideia né A minha concepção muito mas muita equivocada do Max Weber e A Ética Protestante o Espírito do Capitalismo né na qual os protestantes eles ficariam lá ganhando dinheiro trabalhando duro trabalhando firmes e poupando começava sabe a se conter não gastava ficava ali economizando economizando economizando que aí por conta disso depois de acumular depois de muito sofrimento conseguiria acumular um tanto aí sim eles iam usufruir aí sim eles iriam gozar
já fez uma crítica dessa ideia patética aqui no vídeo sobre o livro O Mundo capital recomendo bastante que assisto né mas é verdade sim que ao longo do tempo muitas pessoas passava por frustrações tentava ali economizar de alguma coisa cortava aqui cortava ali para depois exercer o prazer pela qual elas estavam lutando né depois elas iriam gozar mas hoje com esse tempo vamos dizer assim de cartão de crédito tá completamente defasado né primeiro você vai usufruir primeiro você vai gozar primeiro você vai aproveitar e depois você vai pagar né Você sabe sei lá quando né
vai pescar além das igrejas em algum momento Vai tentar vai ter que lidar com aquilo ali mas hoje ele fala isso o adiamento da satisfação perdeu seu Fascínio isso vale para tudo não é só para as compras não porque quando você compra um objeto quando você pega ali aquele objeto ele já tem que te atender naquele momento né E ele fala que isso vai digamos sendo espalhado para todas as esferas da vida né então quando você compra o produto você espera uma satisfação imediata dele mas você também espera essa satisfação imediata do relacionamento que você
tem do emprego que você tem e assim você vai espalhando isso para todas as esferas da vida mas isso não é possível né Isso vai gerar algum tipo de dificuldade vai ter um essa barreira aí em transporível então o que você faz descarta essa pessoa como se ela fosse um produto e vai atrás de outra que supostamente não vai ter aquele defeito e quando você conhece essa nova pessoa é a mesma coisa quando você conhece aquele novo produto aquela criança que tá ali brincando com aquele brinquedo novo sabe não naquele momento daquela Euforia daquela novidade
ele é muito bom mas rapidamente esse produto Vai se mostrar que ele é igual aos outros né ele vai se desgastando ai não então você faz troca de novo então você vai levando vamos dizer assim essa mercadorização né você vai levando essa coisa da do consumismo para todas as esferas da vida é isso que acontece modernidade líquida ele vai dar um exemplo que é muito preciso né dos Mecânicos dos dias de hoje os mecânicos já não sabem mais como Cada peça do carro funciona é quando antigamente não tinha que saber tinha que desmontar tinha que
entender o seu funcionamento hoje não uma peça quebrou ele vai pegar aquela peça vai trocar por outra é tão simples quanto isso né Essa peça deu problema sabe se lá como que ela funciona eu só vou trocar então assim por que que ele gastaria tempo porque ele teria esforço porque ele teria reparar aquilo ali não é o melhor é trocar logo joga fora e pega outra e ele fala é isso que acaba acontecendo mesmo nos relacionamentos afetivos mesmo com seres humanos você começou a ter um desgaste começou a ter um problema Por que que eu
vou passar raiva por que que eu tenho que me irritar com essa pessoa porque eu tenho que me esforçar para atendê-la não deixa para lá entendeu ela não tá me atendendo eu vou partir pra outra pra próxima vou trocar a peça e quando eu for para aquela outra que vai dar problema novamente aí eu troco de novo e assim vai indo é isso que acontece nos relacionamentos não é modernidade líquida então assim Nesse contexto histórico é projetar objetivos distantes sacrificar um pouco o interesse privado em prol do Cole sacrificar o presente em nome de uma
felicidade futura não parece ser uma proposição atraente nem mesmo razoável né Qualquer oportunidade que não for aproveitada aqui agora é uma oportunidade perdida né lembra até aquela famosa frase do bigor Fernandes meio picante né que fala que transa adiado e transa perdida então é mais ou menos nem a transa né eu mudei aqui para ficar um pouquinho mais a menos ele fala que a modernidade líquida mais ou menos isso né você tem que aproveitar aqui agora se não aproveitou se digamos assim você teve um desgaste no seu serviço você teve um desgaste no seu relacionamento
você já tá passando uma raiva que você não deveria passar você tem que ter aquela Euforia aquela satisfação como se fosse daquela pessoa que tá comprando o produto novo acha um momento começou desagradar sabe Deixa para lá eu não quero mais aquilo não dá pra mim eu já vou pra outra então assim parece na modernidade líquido que os compromissos de hoje eles são obstáculos para oportunidades de amanhã por isso se esse compromissos forem mais leves Mais superficiais acho que essas palavras são muito importantes tem muito leves muito superficiais menor o risco de prejuízo essa leveza
essa superficialidade elas utilizam a modernidade líquida né e é por isso que nessa sociedade as pessoas não vão derramar muitas lágrimas né quando tão se desembaraçando de qualquer coisa que está atrapalhando os movimentos delas né Elas raramente né as pessoas raramente vão refletir que vão dizer assim nos relacionamentos não dá para fazer igual com aquele exemplo que ele deu que você apenas troca uma peça não é assim no relacionamento não é assim como uma pessoa né você para criar laços sólidos duradouros estavas requer muito esforço é que é uma dedicação muito grande você não troca
de amigo com essa maneira você não cria um relacionamento em que você conheça a pessoa que você tenha confiança nela dessa maneira é quando você troca de um lado troca de outro relacionamento depois eu estou no emprego depois eu tô em outro isso gera uma fragilidade emocional patente né os irmãos vai destacar né que os laços humanos eles não são como peças de automóveis né eles raramente vem prontos ele você requer um esforço reclama dedicação né eles tendem a deteriorar tendem a se desintegrar se você não dá eles ou afeto cuidados necessários e por isso
que a gente observa na nossa sociedade de pós-moderna né nessa modernidade líquida e enf conhecimento e a decomposição dos laços humanos das Comunidades das parcerias etc então aquele tipo de compromisso antigo né até que a morte nos separe né ele agora mudou né o compromisso assim enquanto durar a satisfação são compromissos temporais sabe sou compromisso que por concepção são transitórios né e dessa maneira eles são passíveis assim de rompimentos unilaterais né A partir do momento que desagradou um descontos por exemplo a jantar mas me satisfazendo tô dando tchau siga seu caminho você e o meu
né Como diz a música né overnal baby blue em outros termos na modernidade líquida Laços e parcerias tendem a ser tratados e visto como coisas vamos dizer assim destinadas a serem consumidas e não produzidas e não construídas né O que é muito diferente de você construir algo do que você consumir algo esses laços Eles serão todos submetidos como dizem assim ao escrutínio de um objeto de consumo que tem que te dar aquela satisfação ali imediata de quando você está abrindo pacote do presente então né aquela ideia que a gente tem aqui no início do vídeo
né na riqueza e na pobreza na saúde na doença Isso acabou né muito mas é muito ao contrário mesmo ele tem que te dar satisfação tem que ser uma satisfação imediata e se você não atendeu nesses termos você tá na hora de descartar são assim que são elegidos os relacionamentos na modernidade líquida então isso aí essa ideia de construir de fazer sacrifício de se esforçar sabe de ter de CD de lidar com contraditório isso sabe parece que não está muito adequado com a sociedade atual que a gente vive na qual você quer como se fosse
assim um relacionamento fosse um produto para o consumo que você quer se satisfazer com aquilo ali e Se esse relacionamento não tá dessas formas você vai entrar com pedindo esse divórcio em nome dos direitos do consumidor né que eu não tô sendo atendido nos meus desejos né não há motivo nenhum para você ficar com um produto envelhecido o produto que já tem o melhor no mercado né você tem que descartar e ir para o próximo Isso é o que acontece na modernidade líquida e isso naturalmente vai gerar uma série de problemas psíquicos né porque quando
você Exige uma sociedade dessa maneira relacionamentos dessa maneira parceria dessa maneira a amizade dessa maneira empregos dessa maneira vamos dizer o seguinte hum um pequeno problema o problema que seria cotidiano ele pode causar o rompimento dessa parceria né desacordo triviais se torna um conflitos amargos né pequenos atritos são compreendidos como sinais de uma incompatibilidade reparável sabe não vai ter jeito vou ter que terminar com essa pessoa né quando na verdade às vezes eram coisas que dava para lidar dava para saber sabe equacionar aquilo ali outros tempos equacionaria e o pior na medida em que você
já começa um relacionamento sabendo que a qualquer momento você pode terminar isso se torna meio que uma profecia Auto realizável se eu sei que esse relacionamento são efêmeros se eu sei que esse relacionamento são voláteis eles acabam se tornando volattes mesmo porque eu sei que a qualquer momento eu posso sair dele e eu sei que meu cônjuge também pode sair então por que que eu vou continuar insistindo porque que eu vou continuar me esforçando porque eu vou me dedicar eu acabo me deixando para lá vou seguir novos horizontes né vou seguir novos caminhos né e
isso vai trazer uma série de consequências extremamente lesivas para o psicológico em todas as pessoas há uma quantidade enorme de pessoas sendo tratadas por psicólogo psicanalistas por psiquiatras etc para aquele monte de pessoas que precisava ir nem consegue pelos mais variados dos motivos fazer o tratamento que precisava né por isso vai gerar uma série de consequência né Por exemplo uma insegurança enorme né e as pessoas inseguras elas são altamente irritáveis e tendem a ser muito intolerantes contra qualquer óbice né contra o seu desejo né o seu desejo imediato que pode eventualmente não está sendo exercido
naquele momento que ela desejaria né e na medida em que algum momento você vai ser contrariado né ou seja sempre haverá um vamos dizer assim um espaço aberto para intolerância né E é claro né a intolerância ela pode ser exercida contra os mais variados alvos né ele nem senta aqui a gente pode citar é contra Imigrantes contra negros contra comunistas contra judeus contra homossexuais qualquer alvo né Você pode é aquilo ali que tá impedindo de eu ter toda a minha felicidade de eu poder ter aquilo que eu gostaria eu poder comprar aquilo tem alguém me
roubando tem alguém me levando tem alguém pegando minha esposa tem alguém pegando meu emprego tem alguém pegando meu dinheiro alguém tá me roubando você fica com essa intolerância que isso é decorrente de toda uma sociedade ele gira maneira toda uma sociedade pós-moderna que é assim tão mal e porcamente estruturada e outra coisa que ele vai destacar né que o consumismo o consumo de uma atividade eminentemente individual mesmo quando ela é feita na presença de outras pessoas né você tende a ter essa satisfação de maneira individual você vai ver um filme muito bem você viu um
filme com outra pessoa mas a satisfação foi só sua porque aquela pessoa do lado inclusive ela pode até nem ter gostado do filme né vocês dois podem até eventualmente gostar mas a sua satisfação individual você pode bater com outras pessoas mas vai ser uma multidão de uns é uma multidão de agregados Eles não estão construindo algo coletivamente o consumo é algo individual mesmo quando exercido junto a outras pessoas isso é muito muito antagônico né ele vai ele vai expor né em relação a cooperação que sempre caracterizou a espécie humana né porque a cooperação ela transforma
esforços coletivos e esforço produtivos enquanto o consumo é uma atividade individual por Excelência e é muito interessante né porque quando ele fala essa ideia de você ir trocando né Você tem um relacionamento você tem uma frustração você troca tem um relacionamento aquela pessoa começou a envelhecer ela tem esse defeito tem aquilo eu me lembrei enquanto eu li esse livro né de uma música muito bonita né do Humberto Gessinger chamado segura onda Dorian Gray né e ele cita lá alguns versos para a esposa dele achei muito legais né que fala assim cada vez que ela está
cada vez mais velha e cada vez mais bela cada vez mais linda agora mais ainda vou deixar aqui no box de informações Eu recomendo a música bem bonita outra coisa aqui que convencer tá sobre o livro Aliás nem está aqui no livro né que ele já começou um pouquinho na frente mas a gente explica aqui é que no período antecedente a modernidade vamos dizer assim se uma pessoa tivesse um emprego vamos dizer que esse sujeito era agricultor o filho dele seria agricultor o neto dele seria agricultor e assim iria né se a pessoa fosse um
curtidor de couro o filho seria custidor de couro o neto cuidou de cor se a pessoa fosse comerciante fosse um cachorro viajante e era assim você tem dia sempre a seguir o emprego do seu pai enquanto que hoje não Você tem liberdade aí você pode a modernidade se caracteriza por isso né você não segue necessariamente as tradições aquilo que era designado para você você cria seu próprio caminho e vamos dizer assim o auge da engenharia social guiada pela ordem sendo a modernidade com o fordismo que era uma estruturação muito complexa muito refinada muito bem executada
digamos assim um determinada pessoa vai trabalhar no projeto determinada pessoa na execução aquela pessoa já vai vender com tudo muito meticulosamente organizado com sabe com um processo de início meio e fim uma organização científica do trabalho isso foi tão poderoso né isso deu tal grau de organização tal grau de produtividade Que bom dizer assim não caracterizou só o sistema capitalista né ele vai destacar aqui o Vlad Millenium é o grande comunismo é um dos maiores intelectuais não maior intelectual da história né Talvez a pessoa mais completa da história né que tenha conseguido conjugar né A
Teoria a prática né ou seja práxis ele tinha uma imensa admiração pelo fordismo O único problema para para o Lane né para Os Comunistas soviéticos era o fato de ao fim ao cabo né no fordismo nos países capitalistas aquele lucro ele se dedicado ao capitalista enquanto que lá na União Soviética eles queriam aquela organização científica do trabalho mas em benefício dos trabalhadores ou seja uma maior produtividade iria esperar os produtos que eles estavam produzindo para uma quantidade muito maior de pessoas muito maior de cidadãos soviéticos então aquilo era um objetivo muito muito buscado por eles
né Isso não está escrito só aqui no livro do Baumann né várias obras a gente conhece essa informação por exemplo na biografia do bucari uma biografia política escrita por Stephen curry ele vai escrever isso como o Os Comunistas na época eles queriam copiar o que o fordismo fez né eles queriam implementar exatamente aquelas medidas lá no União Soviética também para benefício daquele povo para o benefício do seu cidadãos e muito Bauman vai descrever né que o fordismo era alto consciência dessa modernidade pesada sólida estável né volumosa imóvel enraizada né evidentemente sólida né era modernidade sólida
é tanto né que em certo momento o Henry Ford ele dobrou o salário dos trabalhadores que trabalhava lá pra ele na época ele deu uma desculpa que ele queria que os trabalhadores tivessem a condições de comprar o carro que eles mesmo produziam né Eu escutei essa história várias vezes eu até acreditava nela mas aqui em dois momentos aqui do livro ele vai dizer que isso não era verdade a questão é aqueles trabalhadores eles acabavam saindo da empresa porque o salário que o salário na Ford não era muito bom isso gerava uma série de transtornos para
o Ford porque aqueles trabalhadores ele tinham eles tinham um grau de especialização então ele não podia perder esses trabalhadores para ficar essa mão de obra estável essa mão de obra efêmera que ficasse um pouco lá então ele dobrou o salário passou a pagar um salário bem razoável para que os trabalhadores se mantivessem ali isso caracterizou aquele tempo histórico Ou seja a pessoa entrava naquela empresa ela tinha uma perspectiva ela tinha um projeto de crescimento ela esperava passar a vida inteira dentro daquela empresa enquanto que hoje isso vamos dizer assim é quase um Delírio né a
pessoa sabe que tá entrando naquela empresa fica ali um pouquinho depois tá ali na verdade muitas vezes até no setor de serviço não dita analógico um dia tá em outro podia estar parecendo um serviço outro dia tá fazendo outra coisa as coisas são muito mais voláteis não tem uma perspectiva né e construindo uma sociedade dessa maneira né vamos dizer assim a pouca chance de que a lealdade o compromisso muito eles Brota e assim raízem né então ao contrário desses tempos pregressos né de depender da história muito de longo prazo Muito ao contrário hoje em dia
parece que você tá no seu emprego é como se fosse um acampamento que você tá indo você tá ali fica ali um pouquinho depois você tá em aí você tava naquele trampo tá indo para outro sabe nada estável nada é duradouro nada é perene Como era na modernidade do fordismo né é uma modernidade sólida vamos dizer assim então é de líquido ela gera esses laços fracos né uma espécie de Capitalismo leve um capitalismo fluido desengajado Marcado Assim pelo enfraquecimento dos laços que uniam até então o capital e o trabalho a despesas divergência que existem entre
um e outro então se o bom vai descrever que até entre o capital e o trabalho houve uma migração né passaram do casamento que existia lá no fordismo para o viver junto né E essa transitoriedade de viver juntos vai acarretar uma série de consequências também porque assim essa ideia né vamos dizer quando você entrava na empresa Então você tinha aquela perspectiva você tinha um plano tinha um projeto e hoje você tá aqui você tá ali tudo insatisfeito não não tem uma perspectiva muito grande e isso gera problema específicos de várias ordens possibilita desencadeamentos unilaterais eram
tudo satisfeito indo embora tchau não quero mais saber não conheço mais ninguém ali não tem mais contato com ninguém não vou conhecer a família de uma pessoa que trabalha comigo porque sabe eu tô aqui hoje amanhã eu tô lá hoje eu tô acolá e mesmo que eu encontrei essa pessoa aqui que tipo de laço é esse que eu tô formando porque né não fiquei nem um ano naquele serviço já estou em outro aí eu saí trabalhei aqui trabalhei acolá gostei de Como você consegue formar uma amizade duradouro uma amizade sólida uma amizade estável isso não
acaba não sendo possível né Eu li outros dois livros que tratam muito bem desse assunto né eu vou deixar os três selecionados deles aqui no box de informações um é uma nova razão do mundo do Pierre dar dois Christian naval e o outro é o neoliberalismo como gestão de Sofrimento psíquico inclusive já tem vídeo aqui no canal se não couber aqui nos casos eles estarão aqui no box de informações Eu recomendo bastante é um vídeo bem bem legal mesmo e assim mesmo parece que aqui no Brasil existe um contraponto a essa coisa dessa fluidez né
que é o feudalismo público né ele não cita isso como exemplo mas me parece que esse é um objetivo de tantas pessoas né e profissionalismo público justamente porque você sai dessa fluidez você tem ali aquele seu salário pode ser o maior salário Mas ele tem ali um salário ele tá garantido ele tá todo mês você conhece as pessoas eu me lembro de uma conversa que eu tive com minha avó materna Muito muitos anos eu era criança ainda e uma vez ela falou uma coisa eu nunca esqueci e ela tava coberta de razão ela disse ela
me disse o seguinte que quando você trabalha no lugar e você passa mais de 10 anos naquele lugar Você conhece muito bem as pessoas e você já sabe o que são o que elas são o que elas fazem os seus limites aquilo que você pode pedir aquilo que você não pode e elas também sabem de você ela fala nesse momento já era vamos dizer assim pessoalmente mesmo que o trabalho tenha esse número de dificuldades e tal isso normais mas pessoalmente você sabe onde você está Você sabe quais são as dificuldades Você sabe quem é aquelas
pessoas são e isso gera de certa maneira Uma tranquilidade emocional e é muito interessante porque o trabalho há mais de 10 anos no mesmo local e eu sinto isso com aquelas pessoas já me acostumei a elas e elas já se acostumaram a mim cada um com seus defeitos suas virtudes e tal mas a gente gera certo após Igualmente e isso não é muito comum na modernidade líquida Existem certas exceções certas pessoas conseguem ficar mais no emprego e tal e vão ter Vamos descer essa estabilidade emocional maior Mas isso não é o comum na nossa sociedade
nem aqui no Brasil nem em outros países há uma frase Logo no início do Man comunista escrito por Marcos e engels dizendo que tudo que é sólido desmancha no ar é isso que fez a modernidade burguesa né Essa frase acabou virando título de um livro do macho alberman e é um livro muito famoso aliás eu nem gostei tanto achei bom assim mas não achei tão tão legal assim com outras pessoas quanto outras pessoas e o balde dialoga com esse com essa ideia com esse conceito também explorado pelo macho alberman e o Zig mutualman vai destacar
que duas características fazem vamos dizer assim a nossa situação ou a nossa modernidade ela é diferente da antecedente quais seja a primeira é o colapso gradual da ideia de que vamos dizer assim a gente tinha um objetivo a gente tinha um caminho nós estavamos melhorando nós iríamos chegar em algum lugar a ver com uma espécie de tela sabe parecia que a gente ia chegar e ter terminado vamos dizer assim num pote de ouro ao fim do arco-íris né Se você pegar desde os Iluminista né Olha quando a religião sair daqui quando a religião tirar essas
amarras de cima de nós a gente vai conseguir evoluir o conhecimento a sociedade vai ficar muito melhor e depois vieram várias e várias ideias né as chamadas meta narrativas né já citei no vídeo sobre o livro do perriense as origens da pós-modernidade tá aqui no box de informações já passou pelos cards o critério bastante que deu uma olhada lá porque é bem importante e ele fala assim que essa modernidade a gente não espera muita coisa né a modernidade atual as pessoas não estão nessa busca coletiva por algo achando que vão fazer uma melhoria que a
sociedade vai melhorar para todo mundo não as buscas são mais individuais mais efêmeras mais voláteis vai ser assim é como se todo mundo tivesse seguindo seu próprio caminho né não há um interesse coletivo guiando algo e nem parece que a gente vai alcançar algo né no máximo alguma pessoa pode alcançar mas enquanto sociedade a gente não tá indo pra lugar nenhum então isso dá nesses dois termos né primeiro perder essa conceituação nesse objetivo a gente tá indo a gente tá caminhando a gente vai melhorar enquanto sociedade e o segundo aspecto é que esse caminhar vamos
dizer assim ele te dar de maneira individual ele se dá de maneira privatizada as pessoas acabam tendo muita desconfiança em todas as estruturas que são coletivas E mesmo quando exercem essas estruturas coletivas elas vão virar vão dizer assim espécie de multidão de uns então a pessoa vai na igreja então o que que ela pede na igreja melhoria para ela né ela quer o melhor emprego ela quer que a saúde da família dela se beneficia ela tá ali preocupada vamos dizer assim de exercer uma estrutura coletiva ou seja vou ali um prol da minha comunidade em
prol do meu bairro em prol do meu estado em prol do meu país não não no máximo em prol das suas famílias naquele núcleo mais próximo então se deixa de ter assim o foco né Então essa modernidade ela deixa de ter um foco assim numa sociedade mais justa Mas e quando mais razoável e passa a ser focado nos direitos humanos ou seja naqueles direitos individuais de exercício individual e não mais coletivo como outrora e ele vai destacar assim que outrora na modernidade assim havia um risco muito grande né parecia assim que havia um peso uma
possibilidade de que o estado ali o e essa estruturas coletivas elas acabasse dominando individual então havia aqueles livros como 1984 de Jorge ou a Revolução dos Bichos né Às vezes acontece muita gente que ler esses livros e se julgam os próprios cientistas políticos né como se esses próprios livros não tivessem problemas e tem não são poucos né mas muito bem então ele vai dizer assim que esse temor esse medo estruturas coletivas acabarem Sufocando a individualidade sendo que acontece hoje exatamente o inverso as estruturas coletivas de decisão as estruturas coletivas de poder elas foram por si
sufocadas por essa privatização do espaço público né com essa elevação do mercado a enésima potência vamos dizer assim né e o mercado tomou conta de tudo e sacrificou o estado sacrificou as estruturas coletivas e a esfera pública ela foi colonizada pela esfera privada porque acaba consucando né a autonomia do ser humano né Porque hoje a gente tem uma autonomia Mas é uma autonomia ele vai destacar de Julho e não de fato Ou seja uma autonomia formal mas não é uma autonomia real o mercado toriu o nosso autonomia então assim ele vai afirmar que o poder
político ele perdeu a sua potência pressura essa sua potência opressiva a criança ele Poderia gerar uma ditadura e tal Perdeu mesmo mas ele também perdeu nesse processo a sua potência capacitora né essa potência de jogar as coisas pra frente induzir por exemplo no estado de bem-estar social induzia cultura induziu e o desenvolvimento induziu uma nova ordem de coisas ou seja o poder político ele foi sacrificado ele foi esterilizado nesse processo então ele vai destacar que a verdadeira libertação ela requer mais da esfera pública mais do poder público e não menos é esfera pública na verdade
hoje que depende desesperadamente de uma defesa contra o invasor privado e mesmo que pareça paradoxal é justamente essa defesa do poder público e vai poder proporcionar o exercício da sua liberdade individual de maneira mais plena e na modernidade líquida ele vai destacar né poucas derrotas são definitivas mas poucas vitórias são definitivas também ou seja você perdeu o emprego mas também né Já vou para outro Ah meu relacionamento acabou meu casamento acabou ah mas também né aquela pessoa ele casou três vezes aquela casou quatro tem gente que até famosa que se separa no meio da lua
de mel e assim as coisas vão indo né nada parece ser muito Irreversível porém né ele vai destacar né aquilo que a gente já comentou aqui né está e inacabado estar incompleto é por outro lado também um prato cheio para ansiedade né você também nunca conseguiu você nunca vai mas parece conseguir uma coisa já tem que conseguir outra Ah o idioma assim eu queria eu conseguia aquele emprego não agora eu quero subir naquele emprego mas aí eu já fiquei ali um pouquinho mas já tem que sair para aí eu consegui encontrar eu tava sozinha Ou
tava sozinho eu queria que arrumar um cônjuge a conseguir encontrar uma pessoa mas aquela pessoa não tá atendendo Então eu tenho que me separar e agora sabe você também parece que nunca chegou lá né tá sempre correndo né É como lá na Alice no País das Maravilhas do país dos espelhos Não lembro qual dos dois livros mas quando a rainha leva a Alice para correr né ela tem que correr correr Correr mas o mundo tá correndo embaixo dos pés dela ou você já tem que correr muito apenas para ficar no mesmo lugar essa sensação isso
gera uma ansiedade sugere uma frustração sugere uma fadiga né Isso me lembrou outra música né uma música muito bonitinha de uma banda pouco conhecida Mas é uma boa porque foi muito legal chamada Casca Dura Eu tive um CD dela tem o CD dela na verdade há muito tempo chamado Bogari e a última música do disco que se chama adeus solidão né então escrito ali dialogando com a solidão né eu vou deixar aqui embaixo é muito legal assim né ele fala agora deu solidão né o nome da música né porque ele arrumou um relacionamento né mas
no meio da música ele fala Deus solidão até mais eu lembro muito isso que ele tá falando aqui agora e assim essa ausência de perspectiva de longo prazo num emprego num relacionamento tudo né fato de a gente viver no eterno presente nessa vamos dizer enorme dificuldade que as pessoas têm até de criar grandes planos de fazer perspectivas como é que eu vou estabelecer um plano vamos dizer assim para cinco anos 10 anos 15 anos para frente eu não sei direito o que vai acontecer na semana que vem ou no mês que vem é ou seja
o fato de o presente ser muito volátil muito fluido muito importante isso vai gerar uma série de consequências ele escreve aqui uma coisa que eu acho que convencer tá porque é muito interessante a única novidade aqui é que o que importa é a ancoragem do indivíduo em seu próprio presente e para muitos dos contemporâneos talvez a maioria sua ancoragem no presente é da melhor das hipóteses instável e muitas vezes prima pela ausência vivemos num mundo de flexibilidade Universal sobre condições de incerteza aguda e sempre perspectiva que penetra todos os aspectos da vida individual tanto as
fontes da Sobrevivência quantas parcerias do amor e do interesse comum os parâmetros da identidade profissional e da cultural os modos de apresentação do eu em público e os padrões de saúde e aptidão valores a serem perseguidos e o modo de persegui-los São poucos os portos seguros da fé que se situam a grandes intervalos e a maior parte do tempo a fé flutua sem Âncora buscando em vão enseados protegidas das tempestades todos aprendemos as nossas próprias custos que mesmo os planos mais cuidadosos e elaborados tem a desagradável tendência de frustrar-se e produzir resultados muito distantes do
esperado que nós em gente se esforços de por ordem nas coisas frequentemente resultam em mais caos desordem e confusão e que nosso trabalho para eliminar o acidente e a contingência é pouco mais que um jogo de azar e esse trecho assim é quase que um resumo da modernidade líquido que a gente vive e aqui no início do vídeo tratendo naquele momento quando falava do emprego né então assim se você era um curtidor de couro seu filho seria seu neto seria eu te disse olha a partir do momento que você não precisa seguir aquilo que seu
pai designou aquilo que seu pai era a sua responsabilidade ela aumentou uma né maneira estratosférica também porém vamos essa liberdade que você tem de seguir ela não é uma liberdade plena porque vamos dizer assim você não vai conseguir fazer exatamente aquilo que você quer por mais esforçado por mais talentoso Por mais que você corra atrás né você vai pode perguntar para qualquer pessoa O que que você queria ser quando você era criança ou isso quando você era adolescente E por que que você não é Ou seja você tem uma liberdade formal mas ela não é
uma liberdade real e essa distância entre a liberdade formal e a liberdade real ela deve ser uma um desejo uma espécie de objetiva que isso toda a sociedade deve ter é um objetivo coletivo né porque individualmente Ah você vai encontrar aquela pessoa lá ela conseguiu ser aquilo que ela queria vamos ter que ela queria ser médico ou aquela outra queria passar no concurso público aquela que queria ser assim aquela que queria ser assado mas essas são exceções que confirmam a regra é o que é uma espécie de pirâmide a sociedade né é capitalista após uma
ideia ela é uma espécie de pirâmide Então aquelas pessoas que estão no topo só estão no topo que elas estão montadas em cima de uma base enorme né ele não pensa que todo mundo vai fazer aquilo que ele quer isso é um Delírio né Não dá para todo mundo ser rico não né só existem ricos porque existe uma imensa maioria de pobres para Su esses Rios né porque ninguém é rico com fruto do próprio trabalho né Óbvio que não você só é Rigo quando você explora o trabalho alheio E assim a sociedade né pós-moderna Essa
modernidade líquida ela acaba responsabilizando as pessoas de maneira vamos dizer assim hipertrofiada né então assim se a pessoa ficou doente porque ela não comeu direito se a pessoa está desempregada porque ela não se esforçou ou se a pessoa não consegue vamos dizer assim um emprego melhor ficar não consegue influenciar as pessoas ela não sabe se liderar Ela poderia ter sabe uma voz mais bonita Ela poderia ou seja tá todo momento a culpa responsabilidade ela é jogada de maneira individual Porém isso é muito limitado né porque vamos dizer o seguinte Digamos que você entre no mercado
de trabalho que tenha várias opções você consiga ali ter algumas alternativas na sua frente Você vai eu vou trabalhar aqui vou trabalhar ali eu posso fazer isso posso fazer aquilo é muito diferente quando você chega no mercado de trabalho e não tem vaga nenhuma sabe a pessoa está se formando ele na turma dele que ele se formou vamos dizer se foi lá Engenharia Química vamos dizer E aí nenhuma daquelas pessoas conseguem emprego em lugar nenhum Ou seja você como perceber que não é só o fato de você se esforçar não é só o fato de
você correr atrás você tem que ter um conjunto de oportunidade E aí sim nesse conjunto de oportunidades você pode conseguir avançar com seu esforço do seu remetente empenho etc etc então assim na modernidade líquida isso é muito cruel né O que você joga o peso das consequências que recaíram sobre as pessoas como se elas fossem as únicas responsáveis por aquilo que aconteceu com elas como se não houvesse em fortunes no destino como se você não tivesse por exemplo crescido em determinada família que pode ter te ajudado mas ela pode ter te atrapalhado ou fazer você
ter estudado numa escola melhor ou numa escola pior o fato de você ter nascido com mais talento ele tem gente que nasce com mais talento Isso é verdade também aí tem gente tem facilidade para desenhar tem outras pessoas não tem facilidade para fazer conta e tudo tem facilidade para cantar cada um Segue Seu Caminho né e a média vamos dizer assim uma professora de biologia que dizia isso né que a média dos seres humanos ela é igual se tem uma pessoa que tem um talento muito grande uma coisa que tá faltando na outra entendeu é
uma lei de compensações universais né E quando assim a pessoa é mediana tudo ela tende a não ser destacar em nada né Isso vai a maior série de distorções possíveis né então vamos dizer assim um jogador de futebol pô ele joga futebol bem legal para condicionado dele isso é compatível com o quê né Precisa esse mesmo sujeito estivesse nascido 200 anos atrás ele seria o quê o que ajudaria esse talento para o futebol que ele tem o mesmo quando a pessoa eventualmente ela nasce com talento muito grande vamos dizer assim talvez você que tá indo
escutando tivesse talento sei lá para rock no gelo né mas você nasceu no Brasil né então aqui né esqueça você não vai você não vai conseguir exercer esse talento então assim você é responsabilizar as pessoas única exclusivamente para aquilo que aconteceu com elas é uma visão muito limitada né É lógico que as pessoas têm responsabilidade sim mas não é só delas não é uma é uma responsabilidade duplice né é uma responsabilidade compartilhada entre pessoas subjetividade e aquilo que a sociedade proporciona ela e essa vamos dizer assim Liberdade né me pareceu assim né uma espécie de
pesadelo existencialismo se realizando né Eu não tenho lá muito concordância né com os inscritos do safra que eu já citei aqui seria nada não e assim ele vai dizer que atender as pessoas acabaram se acabarem se responsabilizando demasiadamente de maneira até inadequada de maneira injusta né até Cruel isso vai gerar problemas psíquicos diversos né porque você viveu o tempo todo com a possibilidade de olhar para si mesmo se julgar um fracasso olhar para si mesmo e se considerar sabe não derrotado tendo assim a chance de se ver com desprezo né se reprovar enquanto pessoa isso
é um peso muito grande são um fato muito grande para carregar né então a pessoa eventualmente se esforçou eventualmente correu atrás e tal e aquilo não foi suficiente né então ela vai entender a olhar para ela e vai tentar buscar em si mesmo problemas que são da sociedade como um todo e eventualmente mesmo quando vai olhar para a sociedade Isso vai acontecer muito com políticos de direita que eles vão conseguir manipular aquilo que é um problema da sociedade como um todo e canalizá-lo para algo muito específico ignorando a complexidade daquilo conquistar lidando né então por
exemplo a gente vai dizer não o problema do Brasil é a corrupção o cara pálida acorda a corrupção é um problema é um problema grave mas ele não tá nem entre os cinco maiores do Brasil se você pensa isso vai querer muito atrasado só que até aí você tem que melhorar e não ia melhorar pouco não você tá muito muito atrasado isso é só um exemplo né precisar mais outros entendeu E aqui que ele fala né a necessidade de você transformar esse indivíduo cidadão Esse é cidadão vamos dizer assim de Julho e cidadão de fato
Ou seja você aproximar essa questão da liberdade e o exercício da Cidadania de maneira formal para maneira real de maneira concreta ele fala que é esse momento histórico que demanda vamos dizer assim uma atuação da política com P maiúsculo né Ou seja que faça essa intermediação entre aquilo que é coletivo e aquilo que é individual ou seja a decorrência do esvaziamento do espaço público isso trouxe consequências muito lesivas e nós precisamos vamos dizer assim resetar essa política que vai conseguir pegar esses múltiplos problemas individuais e transformar em políticas públicas e dar cabo deles porque hoje
na verdade não é o público que está tentando colonizar o privado exatamente o inverso o privado está colonizando está privatizando Espaço público alegando uma série de consequências extremamente negativas e ele cita aqui um autor né O Cornélio castores e ele fala assim que a sociedade atual Essa sociedade pós-moderna capitalista ela é uma sociedade que vão dizer assim deixou de se questionar ela deixou até de por conta disso de ter de se validade ter de se justificar que parece assim não alternativa possível é como que se estivesse aí é obrigatório é eterno a gente não pode
mudar ela não tem que se justificar e sim muito menos provar que aquilo que ela tá firmando é verdadeiro que essa sociedade posta dessa maneira é a melhor que a gente tem e aqui vou agregar né para mim tá muito longe de ser melhor que a gente poderia ter mas passa muito longe mesmo ele vai bater com bastante vigor também na questão do desengajamento ou seja de as pessoas como dizer assim não estarem dispostas a sacrificar mesmo que momentaneamente algum tipo de interesse individual em prol do bem coletivo né e é interessante porque isso acontece
até mesmo naquelas estruturas que seriam em tese para a coletividade de lutas que seriam pelo coletivo né eu vou fazer uma parte aqui que isso não tá bem no livro mas acho que convencer né porque eventualmente você já deve ter visto aí alguém fala assim descansa militante né ironizando como se fosse militante da internet quando na verdade né 99.9 99% dos casos não é um militante que tá ali fazendo esse tipo de coisa né é um lacrador né a distância entre o militante e um lacrador é a mesma distância que existe entre o céu e
a terra né para começar um militante ele participa de uma estrutura coletiva que projeta que deseja construir algo né e o lacrador de internet não ele quer destruir algo né então por exemplo para um militante não importa muito de quem partiu uma ideia quem falou isso quem falou aquilo mesmo que evento Claro eventualmente não é coisa que existam liderança no movimento dele ele sabe que é a ideia que se incorpora é a ideia que vai ser no qualificada as várias e várias camadas tinha uma ideia vão ser nenhum debate numa Assembleia uma discussão ridícula com
outras pessoas e tal ou seja aquela ideia quando chega a ser fumar chega a ser aprovado seja você chega a ser votada ela é uma ideia de todo o mundo não é uma ideia individual é quando que vão descer lacração não interessa é muito a ideia em si muito menos a construção Muito ao contrário interessa destruir interessa mostrar que é você O interesse é uma performance interessa que no lugar de fala eu posso falar você não você não quer construir nada eu participe de estrutura coletiva nenhuma Deus me livre de você participar de algo que
você tenha que subordinar as suas decisões individuais a uma estrutura coletiva ou seja Parece até que vamos dizer assim essa modernidade líquida ela vamos ver se encima exclui mesmo dentro da esquerda né E aí vai levando esse lado vamos dizer assim do espetáculo do teatro da performance daquela pessoa que ela quer se destacar não é ideia não é a coletividade não é o objetivo do movimento que está sendo posto em regra não eu vou pegar assim um exemplo logo do nosso melhor movimento social que a gente tem o MST ele tem lá a figura do
João Pedro stedral a figura histórica Mas você observa que os mais baratos cães eles têm eles são como são divididos tem ali suas lideranças debates e tal o que interessa é o mesmo ter o que interessa é a reforma agrária não interessa aquela pessoa não interessa o lugar de fala de ninguém ali não interessa é que você faça né porque se Execute propriamente a reforma agrária porque ali não é performance né teatro não então ele é um movimento social de verdade é Diferentemente de outros né que ele vai buscar lugar de fala protagonismo né a
apropriação lacração é o fim do mundo né se é a pós-modernidade né ou líquida dentro da esquerda isso aí não dá em nada né e aqui a gente observa propriamente né porque no primeiro caso como é o caso do MST o que interessa é uma luta coletiva construída de maneira sólida construída coletivamente com vista um objetivo Diferentemente do outro que a pessoa quer aparecer ela quer se destacar ela quer fazer a performance ela quer aparecer não interessa a causa normalmente ela nem quer construir nada ela só quer mostrar eu sou o melhor que você eu
falo melhor com você Essa Ideia sua tá errada né Isso é muito comum lá na rede social do Twitter né eu nem tenho essa desgraça não porque não me cabe né porque eu acho aquilo pavoroso né todas as vezes que eu vejo de base que pega os resistores de discussões falo meu Deus do céu é um Delírio né e isso me parece muito claro muito muito muito é um exemplo muito notório né da modernidade líquida ele é bom dizer assim me excluindo pra dentro da esquerda e sempre lega péssimos resultados péssimas outra aspecto ele vai
destacar aqui é que existe na modernidade líquida um desejamento até com a produção Ou seja a produção de bens materiais porque a gente citou aqui no início do vídeo fordismo e tal e hoje os grandes produtores eles vão dizer o seguinte a gente não produz um bem material a gente produz uma ideia né Ou seja eu não preciso nem produzir naquele país para produzir antigamente vão dizer assim tinha uma fábrica lá nos Estados Unidos não passe para o México né E aí a gente pode pensar assim não então isso foi positivo para os mexicanos porque
antes era aquela fábrica era nos Estados Unidos ela migrou para o México eu já citei aqui no vídeo A Era do Capitão improdutivo se não couber aqui nos carros estará aqui no box de informações e mesmo se não e mesmo se tiver no caso estará no box de informações também de qualquer maneira porque isso não acontece porque quando esse emprego migrou ele saiu dos Estados Unidos e foi para o México por exemplo ele era um bom emprego nos Estados Unidos mas quando ele chegou no México ele se tornou um emprego degradado porque o salário que
eles vão pagar lá é muito menor vai ter direito trabalhista nenhum eles vão assim explorar como se fosse ali um trabalho escravo né ou seja perdeu o trabalhador estadunidense que tinha ali um plano emprego e um trabalhador mexicano não ganhou Quem foi beneficiário nessa história foi só o capital e esse desencadeamento ele foi levando até o ponto por exemplo a Nike disse que produz uma ideia produz um tênis novo produz uma ideia né então não participa mais do processo de fabricação do tênis ela terceiriza tudo nela só o processo primeiroizado vamos dizer assim é o
processo de design do tênis e daí depois ele é totalmente terceirizado lá nos confins da Rasa pagando centavos de dólar por hora trabalhada e ela no máximo fiscaliza vamos dizer ah não tá ok essa fábrica tá produzindo aqui mas quem contratou de que forma quanto que pagou de salário você trabalha escravo ou não tá nem aí tá cagando isso é muito bem exposto no livro Sem logo a tirania das vacas e um planeta vendido da naublema deixar os três selecionados desse livro também aqui no box de informações é um livro de lado dos primórdios do
blog lá do ano 2007 e é interessante né que esse fato esse desde encaixamento com a produção algumas pessoas né os teóricos aí os propagadores e tal do neoliberalismo nessa sociedade sociedade eles dizem não isso é o futuro isso é bom para nós então a gente vai se focar e tal mas hoje em dia quando Eles olham para trás eles observam até mesmo as potências capitalistas elas observem aquelas erraram a China cresce cada vez mais ela se tornou um grande Parque Industrial do mundo e por exemplo quando houve né o couve 19 né quando o
auge pandemia os países não conseguiam mais produzir máscara enquanto nenhum mais produzir macas coisas simples que todos os grandes países produziam inclusive o Brasil inclusive Estados Unidos eles não já não produziam mais e no momento do aperto Cadê não tinha né porque a China tava tentando atender ao seu próprio mercado interno eles estavam precisando também então assim isso implica em riscos estratégicos isso deixou de gerar muitos empregos em cima maior qualidade e hoje vários e vários países se ressentem e observam isso foi muito equivocado inclusive aqui no Brasil que se desindustrializou amargamente não que o
processo de industrialização do Brasil tenha sido tão salutar quanto foi de outros países isso é muito característico dos países dependentes né Isso já foi bem exposto aqui por meio acho que agora não tenho certeza que não vai caber nos Card não mas eu deixo aqui embaixo o vídeo sobre os três selecionados do vídeo dialética da Independência e outros inscritos do Rui Mauro Marine isso eu spoiler lá de maneira mais didática mas de qualquer maneira a desindustrialização ela é extremamente legível para todos os países do mundo e o segundo plano ele vai destacar o seguinte cara
desintegração social ou seja ele não é conveniente da modernidade líquida o capitão Não aprecia que você participa de maneira efetiva em estruturas coletivas de decisão nada de participar de um partido político nada de participar de movimento comunitário sabe você vai na igreja não você pode até ir mas você tem que ir lá como um indivíduo unilateralizado né ou seja o indivíduo que está indo lá na multidão de uns Como já citei aqui no vídeo para que assim o Né o capital ele possa exercer suas vontades sem restrições né pode fazer a Razia que ele quiser
que ele não vai encontrar nenhum escolho nenhum tipo de óvice para ele exercer a sua voragem né o capital na modernidade líquida ele requer que as pessoas estejam atomizadas dissociadas sem estruturas coletivas que possam suportá-las que possam orientá-las com as quais ela possa aprender etc e dizem muito boa alma vai afirmar já destaquei aqui na dificuldade hoje das pessoas vamos dizer assim coligir todas as suas dificuldades em prol de uma causa comum Porque sempre você vai falar na causa como ah não não tem tempo Ah não não dá para mim Ah não eu tô ocupada
não eu tô cansado né então ficam muitas pessoas lutando pela mesma coisa mas lutando de maneira individual como que descem assim alcançar os seus objetivos né É no fim é uma estratégia um tanto quanto tacanha né para não dizer imbecil mesmo mas esse mas esse comentário é meu não é do Baú mano que ele utiliza uma linguagem mais qualificada de qualquer maneira ele vai destacar né que as demandas das pessoas hoje elas até podem ser postas lado a lado mas elas não se fundem elas não conseguem formar uma totalidade que é maior do que a
soma das partes isso é muito em falso para a sociedade e isso no fim das contas Pode vamos dizer assim acabar transformando as pessoas em pessoas indiferentes né o barman vai citar aqui que o indivíduo Na verdade ele é o pior adversário do cidadão é porque o indivíduo Ele só tem causas individuais Ele só tem Sabe aquele foco em si mesmo ele é alto centrado enquanto cidadão ele tem aquela reflexão de que ele participa de uma estrutura coletiva que essa estrutura coletiva precisa estar bem para que ele também possa ir bem enquanto o indivíduo ele
é cético ou no mínimo Prudente a causa comum ou bem comum e etc Ele acha que sozinho ele vai chegar lá né mas você não sabe chegar aonde né então vai destacar que o outro lado da individualização de uma corrosão lenta desintegração da Cidadania para o indivíduo né para ser Solitário parece que o interesse geral não é mais do que um Sindicato de egoísmo sabe e sempre vamos dizer assim né esse Sindicato de egoísmo ele vai ter aquele medo do vizinho né que você vai observar a sociedade da qual você participa como inimiga de si
mesmo né você é o mundo lá fora o mundo na rua lá fora eles são isso lá fora eles são aquilo e acaba ignorando né que tem uma pessoa lá fora olhando para você também Possivelmente da mesma maneira te vendo como o sujeito perigoso também te vendo como aproveitador também te vendo como corrupto também né e assim essas pessoas que têm Essa visão individual da da Ordem Social né No fim eventualmente elas até vão se unir em algumas comunidades mas não são a sua comunidades vamos ver se de Multidões de um muitas vezes são comunidades
que vão dizer assim são estruturadas sobre o ódio serão estruturadas sobre a desigualdade Ou seja eu vou ficar aqui muito bem nesse condomínio que só tem gente rica né então a gente vamos gradear vamos colocar tudo porque aqui eu tô entre iguais né eles são muito iguais na minha na minha faixa de renda isso é muito iguais na cor preciso dizer nem qual né que é vão ser muito iguais na religião né porque lá não vai ter os não Pentecostais são pessoas normalmente mas Humildes etc etc e assim essas pessoas ainda vão conseguir estruturar sociedades
Ou micro sociedade na qual na verdade explodindo né Elas são apartando a maior parte do mundo inclusive muito bom vai destacar uma coisa que realmente muito muito interessante e você consegue observar com atilada e a visão do autor ele fala que não só o público é colonizado pelo interesse privado mas que o espaço público ele acaba sendo colonizado também por discussões sobre a vida privada de figuras públicas né E então assim você ainda nesse negócio das confusões aquela pessoa Ah não sei quem ficou com você e quem então a pessoa trai outra pessoa então a
pessoa teve filho de não sei quem é então a pessoa tá namorando então a pessoa não tá mais então assim ao invés de você é focar no debate público sobre aquilo que você quer o crescimento individual ou mesmo artístico né quero conhecer uma nova música Quero conhecer um novo filme eu quero não você tá ali focado não sei quem é aquela fofoca isso que ele é aquilo e sempre querendo ele encontrar um segredo né Quanto mais segredo melhor quanto melhor for aquela será aquela coisa que você descobriu você viu você ficou sabendo sabe uma coisa
pequena sabe tacanha uma coisa sabe desprezível até né porque nesse momento e e e Por conseguinte nesse momento as questões públicas em si elas vão diminuindo espaço para debaixo delas né e assim na modernidade líquido ele vai destacar parece que o espaço público é uma espécie de tela gigante onde são projetadas sem cessar as aflições privadas que nem por conta disso elas vão deixar de ser privadas e nem Por conseguinte vão adquirir propriedades coletivas nesse vamos nesse processo de projeção E aí então parece assim com o espaço público ele se integrada né ele se torna
o espaço onde se faz confissões privadas confissões íntimas Ninguém ganha nada com isso né Eu acho que isso já foi muito muito bem exposto no livro A Sociedade do espetáculo do glid-boa deixa que os três selecionados desse livro que aliás é fantástico é um livro Espetacular e não achou que ele já comentou sobre isso também no livro hacker para o feijão americano vou deixar os três selecionados aqui embaixo também e assim fazendo a parte interessante né porque a muito mais acompanha assim individualmente aqui no Brasil é o Vladimir safátilli o professor Valdemir Safari que é
um grande grande intelectual né e assim eu vejo que já vi várias e várias palestras dele aulas dele quando ele estava disponibilizando na época da pandemia Então você sempre acompanhava com muito Rigor ali periano concordando concordando e tal e assim é muito interessante porque até por conta eu acho dele né A forma como ele se posiciona ninguém eu nunca vi fazer nenhum tipo de pergunta pessoal né ele sempre debater ideia ele sempre debatendo conceito você não tá fazendo análise então assim eu não faço a menor ideia menor ideia desse ele é casado se ele é
homossexual ele não quero saber se não me interessa em nada a vida de ninguém me interessa em nada quero saber eu quero me informar Quero crescer quero me divertir mas eu quero me divertir quando for me divertir é que eu entretenimento de fofoca da vida de quem quer que seja entendeu então assim eu acho que dá pra ser diferente né se o vladim safado você se posiciona dessa maneira porque os outros tem que ah sabe isso acontece aquelas pessoas sabe apaixonadas pelas próprias palavras vai contar história pessoal né toda aquela pessoa Ah eu me dediquei
eu tô assim né claro né você se dedicou né cara pai dos outros que estão aí pegando o ônibus todo dia dia após dia não se dedicaram não se esforçaram não né Ele é muito interessante né porque algumas coisas que o zigo muito bom fala assim é muito muito muito legal a forma como ele foi assim Presidente né A forma como ele falou aqui das entrevistas que depois ele tava falando lá da outra né alguma coisa assim mas hoje mais assim os podcast né aquela coisa aquela Sabe aquele jeito alto centrados e tal ficar observando
as histórias as outras pessoas a forma as pessoas que veem Essas entrevistas a forma como ela a própria vamos dizer assim faz a associação entre aquilo que as pessoas estão dizendo e as suas próprias vidas né existem outras coisas assim que ele acertou Mas acertou demais né uma delas é o seguinte ele fala que algumas pessoas são conhecidas porque são conhecidas né ele citam sujeito mas eu acho que Daniel burstin acho que é assim se soletra que afirma que uma celebridade é uma pessoa que é muito conhecida por ser muito conhecida né é um livro
que vende bem porque ele está vendendo bem né muitas vezes ele vai lá fica naquele na faixa lá dos elementos mais vendidos aí a pessoa olha olha esse é o livro está sendo mais vendido então comprar para ver ele acaba sendo né ele entra nem querendo uma espécie de ciclo né uma coisa empurra outra e a pessoa de Fato né se torna mais famosa o livro se torna mais vendido né então ele afirma abre aspas olha que coisa interessante a autoridade amplia o número de seguidores mas no mundo de fins incertos e cronicamente subdeterminados é
o número de seguidores que faz que é a autoridade que ele escreveu isso meus amigos antes das redes sociais né Muito interessante né então assim nessa modernidade líquida né onde o que impera é fuga é evitação é desse compromisso ainda o espaço público ele é privatizado e deixa de desempenhar o antigo papel de encontro né entre as demandas individuais entre as demandas privadas da coletividade e as questões públicas por si e isso de fato é muito comum né o fato de as pessoas terem demandas excessivamente individuais então por exemplo eu fiz mestrado sobre a teologia
da prosperidade né hoje até tô trabalhando para desenvolver um livro sobre né aumentar o trabalho porque não Coube tudo lá que eu queria expor então assim eu fico imaginando que quando você tem lá um membro da Teologia da prosperidade mesmo dessas igrejas né o postais as demandas deles são sempre individuais então por exemplo se ligamos que ele more ele num bairro que alaga ele vai lá fazer aquelas promessas dar o dinheiro lá para ele para igreja supor que assim Deus vai ajudar e tal enfim tem aquela coisa bem recorrente né então qual é a demanda
dele é que aquela rua pare de lagar que aquela comunidade é consiga melhorar que faça uma obra ali não essa não a demanda dele é que ele sai daquela rua ali ele não morre mais naquele bairro que ela ele consiga um emprego melhor não é uma estrutura coletiva e o benefício coletivo que resolve o problema é sempre eu sempre buscas individuais até brinco né no mestrado né que se fosse né com a ideia da Teologia da prosperidade não seria o povo judeu que migraria lá do Egito que me migraria do Egito para Israel não seria
uma outra família individualmente que ia fazer isso ele só tem esse foco sempre individual então por exemplo se o trabalhador é mal remunerado o que que eles querem então eles querem virar patrão é uma luta coletiva porque todo mundo tem um salário mais justo mais econom e mais razoável não muito ao contrário eles querem se tornar os exploradores outro assunto vai tá aqui no livro modernidade líquida é o fato de que a liberdade ela chega na nossa sociedade vinculada a Total impotência Ou seja eu posso reclamar de tudo mas não posso mudar efetivamente nada Ou
seja a liberdade chega quando ela não faz mais nenhuma diferença aliás no livro As palavras de Saramago né do próprio Saramago desde três selecionado também tem umas frases maravilhosas lá ele critica Exatamente isso né que na falsa democracia atual né as pessoas vivem na sociedade democrática Mas elas vivem vamos dizer assim sem capacidade de mudar essa própria sociedade e pior antes é instituições ditas democráticas das quais as pessoas não podem nem chegar perto né a gente pode citar aqui Banco Central é Organização das Nações Unidas o acde ou é a lá para o pessoal da
Europa né europeia e lá com os burocratas de Bruxelas aquele dia com tantas etc ou seja é mais uma vez uma liberdade de Júri mas não é uma liberdade de fato não é uma liberdade e efetiva não é uma liberdade real de mudar efetivamente a ordem das coisas é ser mais de uma das características da modernidade líquida ou outra coisa que ele destaca aqui são os espaços vazios que existem vamos dizer assim tá falando da cidade a gente pode até vamos dizer assim é majorar o raciocínio dele né Ele fala o seguinte dá um exemplo
até muito muito legal assim ele tava num país num estudo da Europa e nem cita Qual país e ele fala que uma pessoa foi buscá-lo no aeroporto e e ela falou com ele olha vai demorar muito pra gente chegar lá onde é o seu hotel e de fato ele falou que foi uma ida desgastante com muito trânsito muito engarrafamento ele demorou cerca de duas horas para passar por esse trajeto muito lento muito pesado né chegou lá cansado ele foi lá fez as palestras que ele tinha que fazer naquele país e quando ele estava retornando né
a mesma pessoa falou não te levo né de novo aí ele falou não não precisa e tal foi muito cansativo e tal pode deixar que eu que eu vou sozinho então essa pessoa tinha pegado o carro dela e feito aquele trajeto então quando ele foi voltar ele pegou um táxi ele falou que esse trajeto que ele gastou duas horas para fazer acompanhado dessa pessoa ele taxista fez em cerca de 10 minutos mas ele passou estaticista por rua que aquela mulher não jogou nem perto ela foi pegando as vias principais e esse taxista não entrou na
Casa Vieira aqueles loca com aquelas crianças solta na rua sem sem camisa aquela coisa meio solta sabe aquela coisa que a gente aqui no Brasil já tá vamos dizer assim bem acostumado que aqueles bairros bem mais Humildes assim e já foi foi foi foi foi foi e o cara 10 minutos ele chegou lá e ele falou assim isso é um exemplo Evidente daquilo que é um espaço vazio ou seja as pessoas elas têm uma projeção mental daquilo vamos dizer da parte que é útil da cidade aquela parte que pode ser utilizada Porque existe uma espécie
de vamos ver se empate obscura a parte que é perigosa aquela parte que você não deve ir aquela parte aquelas pessoas sabem que fracassaram aquela página da cidade que vamos dizer assim ela é ignóbio né e é lógico que assim como mais rica é a pessoa mais ela vai imaginar que vamos dizer assim existem esses espaços vazios ou seja Onde Não Mora Ninguém onde ninguém importa sabe hoje ela vai ignorar completamente né Então essas pessoas vão vão dizer assim vão ignorar certas partes da cidade né Para que outras para elas façam sentido para que outras
brirem né enquanto essas outras ficam descendo escuridão né e é interessante né que dá perspectiva dos Estados Unidos os europeus né a África a América Latina a Ásia Oceania elas possuem espaço vazios né isso ele não consegue observar não ele europeu né os aspectos muito interessante que ele destaca aqui é quando vamos dizer assim a divergência ela se desdobra na desconfiança vou ler um trecho aqui que é muito bonito a capacidade de conviver com a diferença Sem falar na capacidade de gostar dessa vida e beneficiasse dela não é fácil de adquirir e não se faz
sozinha essa capacidade é uma arte que como toda a arte requer estudo e exercício a incapacidade de enfrentar a pluralidade de seres humanos e a ambivalência de todas as decisões classificatórias ao contrário se auto perpetuam e reforçam quanto mais eficazes a tendência a homogeneidade e o esforço para eliminar a diferença tanto mais difícil sentir-se a vontade em presença de estranhos tanto mais ameaçadora diferença e tanto mais intensa a ansiedade que ela gera o projeto de esconder-se do impacto enervante da Multi vocalidade Urbana nos abrigos da conformidade monotonia e repetitividade comunitárias é um projeto que se
auto alimenta mas que está fadada a derrota isso aqui lembra muito aquela a questão dos condomínios ricos que eu já citei aqui ou seja você quer se fechar no espaço onde tem os seus iguais e lá fora tá o perigo tá o risco tá o divergente né a gente tá aqui fechado a gente tá aqui protegido coloquei o pé para fora da rua meu Deus do céu né dali em diante eu tô na selva né e é uma parte que ele complementa o raciocínio muito interessante também a perplexidade se torna um ciclo vicioso Como a
arte dele negociar interesse comum e Um Destino compartilhado vem caindo e desuso raramente é praticada está meio esquecida ou nunca foi propriamente aprendida como a ideia do bem comum é vista com suspensão como ameaçadora Nebulosa Confusa a busca da segurança numa identidade comum e não em função de interesse compartilhados é médico Como o modo mais sensato eficaz e lucrativo de proceder e essa preocupações foi a identidade a defesa contra manchas nela tornam a ideia de interesses comuns e mais ainda interesse comuns negociados tanto mais incrível e fantasiosa tornando ao mesmo tempo Improvável o surgimento da
capacidade e da vontade de em busca desses interesses comuns como resume sharonzukin ninguém mais sabe falar com ninguém e aqui ele vai destacar né que nessa modernidade líquida seguindo aí essa trajetória né que tudo foi privatizado então a segurança foi privatizada o lazer foi privatizado antes e no lazer na praça não então agora você tem um lazer dentro do seu condomínio você ir no lazer na rua com os colegas você vai brincar dentro onde tem aquela galerinha ali igual porque na outra lá você tinha uma pessoa diferente de cor diferente de trajetória diferente etc as
pessoas vão tentando se juntar em comunidade que elas sejam mais homogêneas possíveis né Isso é uma característica notória da modernidade líquida né então ele vai complementar né aquela ideia de não fale com estranhos né que a gente diz normalmente com as crianças para não falarem coisas estranhas parece que isso foi levado até para a vida adulta né Não fale com uma pessoa que é minimamente diferente com de você né e outro aspecto inclusive ele mudava destaca aqui são os países que queiram o nome dele assim aplicar e nem dizem essa expressão Mas é isso mais
ou menos que ele tá querendo dizer ainda políticas vão dizer assim do Estado de bem-estar social ele falou se esse país eles estão agindo quando isso de maneira vamos dizer assim subordinada né então o que vai acontecer uma enorme pressão Econômica Contra esse país né eles vão ter sua moeda vamos dizer assim especulada as ações das empresas desse país vão cair ele vai ser sabe é criticado na imprensa ele vai ter vai sofrer uma série de ataque de ataque especulativos ninguém dá empréstimo se você tem um empréstimo cobra juros mais altos ou seja tenta não
comprar os produtos dele tem que tentar boicotar os produtos deles ou seja haverá por parte do mercado uma forte reação contra esse país para que eles vão dizer assim se pode De Joelhos né para que ele não faça de maneira nenhuma um estado de bem-estar social para que proteja o cidadãos etc não esse país tem que ser liquidado ele tem que ser posto de joelhos e a primeira pressão Econômica vai se precisar de uma intervenção militar também ela vem também claro com aqueles mais variados pretexto Liberdade etc é como me lembrou até aquele meme né
seu país precisa de liberdade né e assim fazendo um balanço final aqui nessa longa análise né bem o livro modernidade líquida É impressionante como ele é um livro atual sendo que ele foi escrito em 1999 né Ou seja a internet estava começando ali dando seus primeiros passos né e basicamente tudo que ele afirma aqui continuamos de maneira perene nem havia tantas redes sociais na época né basicamente elas estavam ali nos seus primórdios e parece que ele está descrevendo o mundo atual mesmo né é um livro que de fato não se desatualizou então assim isso acontece
em vários livros do zigmootball né como é a sequência de ativos eventualmente os temas são recorrentes nos seres eles ficam um pouquinho repetitivos né então por exemplo a informação que ele dá aqui que o Henry Ford ele dobrou o salários não porque ele queria trabalhadores comprasse seus carros mas sempre que eles queriam ele ele queria fixar os trabalhadores na foge na fábrica né porque eles não pedissem conta não fosse para outros empregos e tal ele afirma duas vezes isso no livro né Ou seja é eventualmente fica um pouquinho repetitivo né às vezes ele volta ao
assunto às vezes dá uma abordagem um pouquinho diferente faz parte da abordagem acaba sendo semelhante Então isso é comum do Livro do Mal e acontece aqui também eu acho assim que um dos problemas do livro aquele não consegue abstrair de fazer uma análise focada nos países ricos né então assim o habitante de um país rico fazendo essa análise né Eu já destaquei até em outro vídeo e vou deixar aqui embaixo esses três selecionados do livro História e consciência de classe do Jorge lucatti e de fato esse livro ele mostra que a posição de classe que
você ocupa ela pode contribuir para toldar a sua visão ou para jogar luz né Eu acho que assim o fato dele Ele veio um país rico eventualmente ele acaba olhando o mundo de certa perspectiva que não é bem a nós o último capítulo chamado comunidade eu achei por exemplo um debate que entende pouquinho é bem a nossa realidade acha a realidade dos países latir americanos e existe também um pós-passo sobre sociologia que é um debate mais teórico assim ele defendendo né a classe dele sociólogo né outro aspecto que é muito comum assim muito mal eu
acho que até por isso ele faz tanto sucesso é porque vamos dizer assim ele interpreta a realidade ele mostra como é a realidade é mas ele não tenta transformá-la ele não faz propriamente uma crítica lembra muito a estratégia da psicanálise né os psicanalistas eles tentam voltar e vai ter acontecido determinada coisa no seu passado que justifica porque você está fazendo isso Eles apenas mostram essa coisa né e a partir do momento que você entendeu isso você agora se você vai conseguir mudar então parece que ele faz a mesma coisa que o baú não avança na
crítica ele mostra o problema e para aí isso lembra muito a famosíssima tese 11 sobre o foil abate que aqui no Brasil foi lançado por exemplo dentre outros materiais ela foi lançado a pensada ao livro A ideologia alemã do Marx e Enzo deixa aqui embaixo também gostaria de selecionados E lá o Max escreve que os filósofos se limitaram a interpretaram o mundo mas o que interessa é transformar o mundo e de qualquer maneira assim essa frase do Mac mais ou menos eu concordo com ela porque assim você tem que interpretar também porque se você não
interpretou corretamente até na hora de transformar você pode fazer uma transformação equivocada né Você pode transformar pra Pior né então assim eu acho que o livro do zíper muito mal não só esse mas todos que eu já tive oportunidade de ler eles fazem belas interpretações mas param aí tipo assim o livro que já deu o primeiro passo interpretar a realidade não é tarefa fácil ele contribui muito é um livro que tem cheiro de novo vamos dizer assim é da nossa sociedade atual você sente que tudo que ele tá escrevendo basicamente tá acontecendo aqui as diferenças
maiores assim são como eu já destaquei aqui o fato dele viver em um país rico então tem sim suas diferenças em relação a nossa sociedade de um país mais humilde um país periférico mas centralmente sim ele consegue interpretar muito bem a modernidade líquida pós-modernidade que seja lá como você venha a designar Eu acho assim que ele não avança tanto na crítica porque se ele avançasse também eles não seria um autor tão lido né porque o zigo muito Bauman Ele sempre foi socialista ele sempre deixou muito claro que ele era um socialista convicto mas ele isso
fica restrito né no livro aqui ele a gente citou isso nenhuma vez é então ele omite a informação e por conta disso ele acaba sendo um autônomo desse mais lido né porque isso fica vamos dizer assim ele não fica tão amargo né porque várias pessoas acabaria não lendo se soubessem que ele eram socialista aliás muitas pessoas ligam muito mal e ficam sem saber que ele é um socialista né é diferente por exemplo de um autor como se estivesse mesário né que se posicionar de maneira dura de maneira firme de maneira convicta não só fazendo a
crítica e análise do sistema capitalista mas propondo mudanças que exigiriam uma nova sociedade o baú não ele para ali vamos ver se ele um pouquinho acanhado vamos dizer assim agora falando aqui sobre a edição das ar né eu achei assim eles são tem alguns problemas sabe a capa eu achei meio molenga as folhas aqui eu vou tentar mostrar não sei se vai ficar claro a folha tem uma diagramação agradável agora a cor dela é uma curva vamos dizer assim que lembra aqueles livros mais antigos é uma cor um pouquinho mais escura o papel pólen né
o papel muito famoso de boa qualidade mas lembra aqueles livros um pouquinho mais antigos porque é um pólen um pouquinho mais escuro lembrando até um papel reciclado assim mas a leitura é agradável essa cor não atrapalho não só a gente só chama atenção porque é um pouquinho diferente né mas ela é uma leitura agradável e muito melhor do que página Branca por exemplo de toda maneira assim em relação a capa eu não gostei muito achei muito molenga e eu achei que há uma quantidade de erros de português em excesso especialmente levando em conta que é
uma nova edição especialmente se levando enquanto que é um livro que vendeu centenas de milhares de cópias então achava que a área aí né companhia das Letras poderia dar uma olhadinha com maior a curasse né para esse livro até as correções para eles lá eu sempre mando né quando eu leio livro eu anoto o que tá errado e mando para os editores para eles corrigirem em impressões futuras estudo modo né a companhia das Letras né hoje vem você usar né ela tem bastante crédito comigo né porque quando veio as eleições de 2022 ela se posicionou
ela não ficou passando pano para leitor fascista para leitor apoiador de genocídio não é muito né olha só acompanhando as letras teve uma grandeza muito maior que um monte de BookTube por aí que para não desagradar seguidor fascista que pode dizer não desagradar seguidor apoiador de genocida fora os próprios YouTubers que apoiam eles também que elas exigem por aí né então eles ficaram quietos né veja bem a companhia das Letras se posicionou a favor da eleição de Lula e contra bolsonaro e um monte de Youtube ficou quieto realmente assim é um parasitismo é uma corrupção
moral é uma postura sabe tão mercenária tão cada velha que da noite até dizer né então assim haverá um monte de canais por aí que vai ter sabe dizer se compadre né vão ficar por aí passando pra fascista genocida né esse canal aqui não cara esse aqui é diferente e dando aqui um veredito final sobre a obra da unidade líquida ele vamos dizer assim para mim ficou entre muito bom e excelente e lá no blog Eu sempre jogo para cima né quando eu tô na dúvida jogo para cima mas ele ficou assim bem na divisória
mesmo né como eu achei ele melhor do que alguns livros dos índios muito bom que já tinha colocado como muito bom eu acabei jogando para excelente mas por exemplo eu citei aqui a sociedade do espetáculo do que DeBoa e eu esse livro A Sociedade do espetáculo é melhor do que esse aqui de qualquer maneira eu recomendo bastante bastante a leitura porque uma leitura leve uma leitura fluida ele trata de temas de espinhosos com facilidade você ler rapidamente o livro ele sabe você tem vontade de continuar seguindo e sendo um livro de sociologia isso não é
fácil né porque são temas eventualmente ingratos são temas eventualmente em falsos e tem um bom ele tem uma sabe uma fluidez mesmo na escrita muito muito interessante você gosta muito fácil dos livros dele porque ele escreve muito bem então eu recomendo a todos modernidade líquida mas naturalmente o meu veredito foi apenas singela opinião eu gostaria de saber a sua Você conhece o livro modernidade líquida Você conhece outra obra do desenvolvimento da Alma concordou com a ão com a esposa aqui comenta a vontade aqui embaixo é isso um forte abraço beijo no coração e até a
próxima tchau [Música]
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