e aí oi oi tudo bem meus caros é um prazer estar aqui com vocês para este novo vídeo e hoje vamos conversar a respeito de um romance que é aí venerado por muita gente que muitos inclusive acham que é uma das obras mais importantes da literatura brasileira romance romance sempre requisitado a as aulas de literatura nos vestibulares e em grande parte dos cursos de letras eu vou falar com vocês a respeito do romance o cortiço do aluísio azevedo é mas antes antes de começar quero fazer aqui um convite se você gosta de literatura se você
gosta de escrever mas se você se sente ligado de alguma forma ao mundo da literatura venha participar do meu canal no telegram nós já somos lá mais de 20 mil pessoas e ali no telegram eu público aulas diárias a respeito de todos os temas relacionados a escrita ea literatura vocês sabem que o integral é muito parecido com o whatsapp né mas com algumas funções bem melhor bem melhor e eu vou deixar o link para o canal do tergan aqui embaixo na descrição do vídeo certo muito bem muito bem é mas vamos vamos falar do curso
é importante antes de tudo observar algumas datas vejam que o cortiço ele é publicado em 1890 agora vamos lembrar de um romance esse sim realmente central na nossa literatura que é o memórias póstumas de brás cubas do grande machado de assis vocês lembram vocês lembram a data em que esse romance foi publicado mas certamente não só primeiro e surge no formato de folhetim em 1880 e depois no ano seguinte 81 surge no formato de livro ou seja esse romance incrível do machado o que é uma revira-volta não só no estilo do próprio machado mas na
nossa literatura este romance nasceu dez anos antes do cortiço e o que que essas datas mostram planos tenha um pouco de paciência eu já vou explicar o que que ela significa vamos antes falar aí é das características do cortiço e pra entender esse romance de aluísio azevedo é preciso não perder de vista a proposta estética do naturalismo a escola literária na cujos principais representantes aqui no brasil são o o júlio ribeiro domingos olímpio o inglês de souza é o adolfo caminha e o aluísio azevedo e para alguns estudiosos da época desses escritores e estudiosos que
também eram defensores do naturalismo essa escola literária era assim a solução ideal e definitiva para o problema da arte eles diziam isso porque porque segundo eles a estética não pode existir sem a fisiologia que é na medicina na dizendo aí de forma bem geral a fisiologia é o estudo do funcionamento do corpo humano oi porque que eles diziam isso é porque segundos naturalistas a literatura precisa repetir o que é fisiologia faz na medicina precisa expor explicar as leis que regem a vida dos organismos ou seja parece pessoal as emoções os sentimentos todas as os comportamentos
do ser humano todas as nossas reações são regidas são condicionadas pela fisiologia é como seres dissessem que quem entendeu o ser humano só precisa entender a sua biologia na dama então se é assim nada mais natural para ele que a literatura também obedeça a fisiologia é claro que isso é uma estupidez sem tamanho a estupidez e achar o que é fisiologia é a solução ideal e definitiva para a literatura ea claro que isso só podia descambar no que se tornou o naturalismo uma tentativa de mostrar os seres humanos com escravos na biologia escravos dos caracteres
hereditários escravos do meio social e também claro da natureza ou seja o naturalismo na verdade é uma forma de determinismo a é um monismo extremamente vulgar pretensamente científico que só conseguia ver os defeitos a defeitos mentais físicos morais e de todas as pessoas que só conseguia enxergar os aspectos patológicos os aspectos doentias do indivíduo editor da rede e é muito bem o eugenio gomes é o crítico literário brasileiro o baiano infelizmente esquecido hoje entre nós os naturalistas transformaram o mundo num vasto nos o cópia a não basta o hospital onde só havia de interessante o
lado orbido ou supostamente inferno dos seres e das coisas inanimadas tudo isso todos os aspectos da vida eram vistos como organismos trabalhados por agentes infecciosos agentes traiçoeiros que provocavam uma decomposição infalível a mais de composição física e moral oi ea claro e uma literatura e segue princípios desse tipo a que segue aí de forma cega e absoluta uma seu do fisiologia a e pseudo fisiologia por quê porque só consegue enxergar a exceção só consegue enxergar o desvio a doença a depravação física e moral é claro que uma literatura assim só vai conseguir ter uma visão
extremamente parcial do seguro ou como disse muito bem a lúcia miguel-pereira outra crítica literária que nós precisamos voltar a ler o naturalismo especialmente no romance o cortiço apresenta uma completa inaptidão para alcançar o âmago o centro da alma humana ou seja fica só a superfície do cérebro então no caso do cortiço o que é que essa estética produz o que é que você encontra lá nesse roma encontra um narrador e só consegue mostrar degradação e promiscuidade o narrador que acha aqui degradação e promiscuidade são características inevitáveis de todas as classes sociais de todas as pessoas
sem quaisquer distinções o narrador do cortiço acha que a humanidade inteira chafurda na lama moral ele acredita que não a honestidade ou comportamento digno nos seres humanos e que o mundo mundo do qual o cortiço é é um espelho o não passa de um viveiro de larvas sensuais aliás viveiro de larva sensuais qual é uma das imagens mais batidas mais repetidas no romance e se o mundo todo é assim ah se o mundo inteiro é um viveiro de armas sensuais então nenhuma atitude honesta boa sincera ou amorosa é possível aliás o romance inteiro é assim
não há amor unindo as pessoas mas só paixão desenfreada desejo carnal a paixão sempre doentia uma uma paixão que sempre degrada pessoa e uma paixão que nasce quase sempre de um desejo animalesco bestial ó e esses sentimentos marcados em sempre pelo desvio pela doença e pela degradação eles sempre se sobrepõe são sempre mais fortes do que a capacidade do homem ser racional ser racional para o aluísio azevedo é uma condição impossível de se alcançar então os personagens são sempre motivados pelos piores vícios no os piores é o caso por exemplo do comerciante miranda o português
que no início é rival do protagonista é o joão romão e da esposa do miranda também a estela que é apresentada como uma adúltera profissional o próprio desejo que une os dois só encontra motivação numa repugnância multa né e aí ela se excita porque a manter relações sexuais com seu marido faz com que eles se se a kanalhas em uns aos olhos e quanto ao miranda o que que ele diz bom ele disse que fazer sexo com a sua esposa adúltera ou é a mesma coisa que se embebedar de uma prostituta treinada na dizer ele
na ciência do gozo venéreo mais tarde inclusive ele confessa para um amigo que ele miranda se serve da esposa da estela como quem serve de uma escarradeira esse tipo de morbidez que une o miranda e a estela essa amor me diz mordidas como contamina tudo novo e contamina de forma exagerada e convincente falsa o aluísio azevedo transforma a o pântano em que os personagens enlouquece se prostitui se entregam a todos os bichos sempre se desmoraliza ninguém ninguém não tem um o único personagem e tem alguma algum tipo de bondade que seja íntegro o que pretendo
atingir alguma visto mas até lá coitada da da pombinha no princípio tão inocente com ela logo começa a acumular no seu coração de donzela diz o narrador todo conjunto daquelas paixões e daqueles ressentimentos às vezes mais sexy do que a evaporação de uma maneiro em dias de grande calor então assim até mesmo gestos mais simples se torna grotesco o ato de se alimentar parede e tem lá o capítulo em que o velho libório que chorava misérias né eternamente enquanto isso ficava lá escondendo o dinheiro nas garrafas debaixo da cama ou ir embora é convidado para
jantar no cômodo onde mora a rita baiana oi como é que ele come é engole tudo sem mastigar empurrando os bocados na boca com os dedos ele se agarra no prato e fica enfiando comida nos bolsos lá fazer tudo que ele não podia meter para dentro do corpo ele esconde nos bolsos essa cena como muitas e muitas e muitas outras revela uma das principais características do aluísio azevedo esse uso da hipérbole largar em fazer mais um uso exagerado fazer o excesso a exageração contamina toda na barriga dos sonhos com certeza do joão romão passando lá
pelas dimensões fantásticas daquela pedreira até o crescimento das imensurado incontrolável do curso qualquer atitude ou sentimento alcança paroxismo nesse oma uma narrativa repleta de imagens preciosas repito de imagens exageradas que o aloísio azevedo usa numa tentativa de exagerando tentar comprovar as ideias determinismos defeito bom então nenhum romance vocês vão encontrar essa essa escrita escrita descontrolada e só sabe falar em larvas e para o cria um lodo que só sabe falar em fedores de todos os tipos lá e também e luxúrias de body olha a imaginação da luiza azevedo quando se trata de sexo bom não
conhece nenhum nenhum refinamento nenhuma such a cena em que o jerônimo e a rita baiana calculam por exemplo bom é exemplar em termos de exagero e de lubricidade e quando a gente pensa que o autor já ofereceu toda a sua lista de bobagem toda a sua lista de vícios a ele ele consegue ele consegue piorar ainda mais a coisa na verdade a cruz azevedo não conhece limite e não conhece limites porque porque o seu objetivo não é não é escreveu uma história mas é na verdade comprovar tese e teses claro natural então leiam por exemplo
lá no capítulo 10 as longas páginas dedicadas a inveja que o joão romão 160 do mirante dois parágrafos resumiu muito bem o que o autor pretende dizer mas ele não consegue se sinta e ele vai repetir vai repetir essa forma se vocês forem no capítulo 11 quando ele relata lá na forma de um ritual iniciático a primeira menstruação da pombinha olá é um trecho lido mal escrito em que não bastasse lá as nítidas influências mais de um romantismo o luso o romantismo bolorento a gente vê claramente o alto preço que o aluísio azevedo pagou por
seguir de maneira pega a escola naturalista é claro que uma escrita assim também apresenta as piores generalizações os piores sentimentos depreciativos são a rita baiana por exemplo ela é volúvel como toda a mestiça dizer o julgamento que o autor repete várias vezes isso é naturalismo quer dizer se você é mestiço com você é doente oi e a doença ataca todos sem exceção a escrava bertoleza se sente feliz porque o que prefere viver como português porque por diz o narrador que ela não quer se sujeitar aos negros direcionado a então procura um homem que seja de
uma raça superior a sua hora e seu romance também está repleto de ideias racistas então vejam a vejam lá como é que ele descreve a florinda a filha da lavadeira marciana que é que o narrador diz bom nisso que ela tem os olhos luxuriosos de uma marca e o que é que o autor fala dos italianos que moram no cortiço a parte que eles ocupam no curtisha mais suja ali todos os dias se forma uma esterqueira de cascas de melancia e laranja a e os italianos diz o narrador são macumbu na ruidosa e porca de
amor e como é que o autor mostra a decadência lado do jerônimo que é um português né o jerônimo que abandona a família para viver com a rita baiana que é que o narrador disse disse que ele se abrasileirou para sempre e o que que essa brasilera axé abrasileirada e se tornar preguiçoso é ser amigo das extravagance cê dos abusos é ser luxurioso e ciumento se a brasileira é perder de vez o espírito da economia e da ordem é perder a esperança de enriquecer e se entregar a uma única felicidade que possuir a mulata rita
baiana e ser possuído por ela o ou seja chá para acelerar é de cai assim é um amontoado de preconceito de bobagens à tarde e de expressões grosseiras que ficam assim repetindo incansavelmente no de larvas e esterco se multiplicam em todos os lugares e o cortiço se transforma num ser vivo a insaciável resto disso corações batidas mas vai ser na descrição da pedreira que o autor vai exercitar aí a outra figura de linguagem que ele adora rh para o zootopia bom então a pedreira vai adquirindo características humanas ela pode inclusive contemplar os trabalhadores com desprezo
ela pode se mostrar imperturbado ou de uma noite de lua cheia ela pode surgir como um monstro iluminado na sua voz é a repetição destes recursos somada a repugnância de grande parte das figuras ouriço realmente cansa em fascia in faz tia porque porque revelam uma psicologia simplista que abusa do chapões naturalistas abusa de fórmulas barais o que é para o aluísio azevedo o mundo está condenado ao embotamento a permissividade a loucura e aos instintos mais abjetos mas aí vocês me pergunto o que é que se salva romance então veja apesar de todos esses problemas o
romance tem cenas boas bem bem bem escritas mas se você ler por exemplo o longo início do capítulo 3 em que me acorda né a 5 horas da manhã e se você descontar aqui ali os problemas que eu apontei você vai encontrar uma composição sólida com boas características realistas e o narrador consegue captar os movimentos na a mistura e afazeres daquela comunidade e também o cheiro as cores os barulhos as características de cada pessoal depois lá no capítulo 6 uma boa cena é o retorno da rita baiana ao cortiço né é ali alguns parágrafos persuasivos
fotográfico em que cada morador reage lá de acordo com as suas idiossincrasias no capítulo 8 vejam como o aloísio sabe descrever com bom humor a briga da da leocádia com o marido e no capítulo 7 tem a dança da rita baiana e possui trechos que até que dia que ele brada sensualidade o aloísio se mostra hábil lá para o verde movimentos como no capítulo 10 quando acontece a briga entre o jerônimo e o firmo esses e outros trechos só nos fazem lastimar que o aluísio azevedo tem submetido com tanto empenho ao romance distância porque isso
fez com que restringisse a sua história a falsos condicionamento o romance de ouvido assim ao cortiço mas um cortiço fazer um microcosmo que é regido só pelas leis naturais ou seja é um microcosmo que naufraga nos estereótipos e na completa ausência de livre-arbítrio o que poderia ser uma obra sensível de profunda análise social e humana se transformou aí um romancinho a média mas eu quero voltar ao início ao início do vídeo e quero explicar a porque as duas datas do lançamento do memórias póstumas de brás cubas em 1881 ea do lançamento do cortiço dez anos
depois porque essas datas são importantes vejam só o romance de machado dez anos antes do curso já era a obra de um gênio e o memórias póstumas de brás cubas foi um verdadeiro salto mortal que machado deu com grande coragem para romper definitivamente com o tipo de literatura que ele produzia antes muito bem passaram-se dez anos e o que acontece surge romance de bang tão mal escrito e mostra não só o apego cego dele as fórmulas do emílio zola as mostra também não era um bom leitor do machado infeliz ben 10 anos depois do memórias
póstumas quando machado já tá lá acho que terminando de escrever quincas borba o aloísio ainda só consegui só sabia engatinhar na niterói agora vejam vejam só que interessante né uma outra data e em 878 ou seja 12 anos antes do cortiço ser publicado o machado já fazia críticas severas ao naturalismo vejam por exemplo que ele escreve a respeito do romance o crime do padre amaro do eça de queirós é só vocês darem a crítica que ele escreveu o romance o primo basílio também é do ar além de mostrar como o essa também copia o emily
solar o machado critica o naturalismo o que ele chama de realismo exagerado ele chama de realismo implacável tão exagerado que há soluções desses escritores levam o texto para a obscuridade fazer o romance diesel machado a se transforma numa reprodução fotográfica e serviu das coisas mínimas das coisas ignore um texto em que o uso e o corte ou seja tudo que ainda sente envio bom tudo é tratado com carinho minucioso e relacionado com uma exatidão de inventário completa o machado ou seja dez anos antes do cortiço subir o machado já escrevia uma crítica perfeita ao estilo
e as escolhas estéticas o joão luiz azevedo fazer um escritor que infelizmente o aloysio não conseguiu superar esses problemas e que como diz muito bem o hortomaria capô esgotou rapidamente as suas possibilidades é isso mensagem olha um bom final de semana e tudo de bom para vocês