quando se fala da missa parte por parte por que que você falou com tanta segurança eu tenho de mente falou muito na paróquia falava muito sobre ISS eu falo isso é mais de 20 anos né olha só eu fiz 40 anos domingo passado H há pelo menos 20 anos eu explico a missa em onde eu vou você consegue fazer em 5 minutos depende vamos lá vamos tentar vamos vamos lá sem citar B 16 porque aí também seria demais n 5 minutos fique à vontade vai lá para o pessoal eu acho muito interessante essas reflexões da
missa parte por parte que às vezes as pessoas têm uma visão meio equivocada de cada parte da missa né começando pelo sinal da cruz vamos lá é a primeira coisa que eu diria pras pessoas né você tem que o básico a missa na verdade ela tem dois tem quatro partes mas tem dois eixos né que liturgia da palavra liturgia eucarística e ritos iniciais ritos finais gravitam em torno disso né É Para não começar bruscamente não terminar Claro tem o seu valor não é isso que está em questão Então a primeira coisa que tem que reter
é que a missa de fato ela começa de forma trinitária recordando então o mistério trinitário mistério Pascal e o nosso batismo Porque então no início da missa está de alguma forma na memória do batismo você começa em nome do pai do filho do Espírito Santo você foi batizado em nome do Espírito Santo o padre quando diz em nome do pai ele tá dizendo que ele está fazendo aquilo não por força própria mas numa autoridade ele foi constituído Depois dessa saudação trinitária Pascal batismal né Depois desse início vem uma saudação Paulina a graça ao Senhor Jesus
Cristo amor do pai a comunhão Espírito Santo estejam sempre convosco então mais uma vez pode ver que é um desdobramento eh dessa saudação trinitária Claro cada um ali expondo a missão de cada pessoa da Trindade depois da saudação do padre vem o ato penitencial e é uma coisa muito interessante se você pegar o ato penitencial confesso ele é da sua taça vou colocar uma água diferente por favor se você pegar o ato penitencial Na verdade o confiteor Né o confesso a Deus eh ele é um tribunal eu sempre digo que é só você pensar no
julgamento do é o João Grilo do João Gril no alto da compadecido obrigadoo doano que é sempre isso você confessa Deus todo poderoso e a voz irmãos então é uma confissão pública isso mesmo a Virgem Maria os anjos e santos Então é aquela imagem que eu confesso tem é de você diante de um tribunal Divino que você vai vai se confessar di de Deus implorar misericórdia quando você termina né você mas veja que é um tribunal que o juiz é misericordioso Então você tem certeza do Perdão desde que você esteja contrito claro então depois da
absolvição vem o kiri que não faz parte do at penitencial Olha só o kiri não é ato penitencial Originalmente ele não foi tanto que tem um teólogo chamado teodor nitzer que disse que era a tragédia do kiri entrar no ato penitencial porque o kiri ele é um misto de lamento com louvor isso tanto que o kiri tá mais ligado ao Glória do que a penitencial porque quando nó ele sempre diz assim ó que no kiri você começa a levantar a cabeça porque não confesso Você tá contrito no kiri você começa a olhar pro senhor que
é Piedade então kiri não é só um pedido de Piedade é uma confissão de louvor porque você tá dizendo que o senhor é Piedade você só pede perdão para quem tem capacidade de perdoar então você eles que você vai levantando a cabeça tirando o olhar do chão e olhando para Cristo que ele é o quiri quiri Cristo quiri ele né senhor Cristo senhor você tá olhando pro rosto de Jesus e daí quando você termina eh olhando pro rosto de Jesus Daí você diz glória a Deus nas Alturas e paz na terra os homens por ele
Amado se você perceber não é um hino trinitário é outro hino cristológico Senhor Deus rei dos céus Deus Pai todo poderoso nós louvamos senhor Jesus Cristo filho unigênito Senhor Deus Cordeiro de Deus Filho de Deus Pai vós que tirades o pecado do mundo ó a gente acabou de falar né É impedido perdão tende piedade de nós vós que tir só vós sois o santo só vós o senhor só vós o Senhor Jesus Cristo então é um início muito cristológico você tá olhando para Jesus sim quando você percorreu esse caminho Começa trinitário Depois vamos dizer afunila
um pouco para esse olhar um pouco mais detido em Jesus você chega no momento da coleta a função da coleta a gente sempre diz que é coletar intenções mas no início ele tinha um outro sentido porque antigamente não tinha esses ritos iniciais então quando por exemplo o Papa chegava na cátedra a primeira coisa que ele fazia era Oremos porque o você pode perceber que tem três orações menores na missa e as três concluem procissões a coleta a oração sobre as oferendas e a comunhão são orações de fim de procissão porque você sempre no fim da
processão você coleta os ânimos as atenções então a oração da coleta era a primeira oração que fazia daquelas pessoas uma assembleia hum Então na verdade você transforma aquelas pessoas num coração e numa só alma e daí com isso você coleta as intenções quando você senta para começar a liturgia da palavra só para lembrar a oração da coleta é o Oremos é o primeiro Oremos para quem não conhece o primeiro Oremos primeir curtinho é olha agora vamos ver o que para achar dessa água é boa doce é zero açúcar viu n eu como tomo eu tomo
café sem açúcar daí parece mais mais forte mas tá ótimo tá bom e perceba uma coisa que quando começa a liturgia da palavra Se você pegar a descrição de Justino lá do ano 155 que está no catecismo da Igreja Católica inclusive você vai perceber V que ali nós começamos aquele percurso de ouvir a lei os profetas o apóstolo e Cristo no evangelho e o Salmo aparece aí com e o Salmo qual é a função dele O Salmo é a nossa resposta à palavra de Deus mas ele é palavra de Deus então Deus vem tanto em
Socorro da nossa fraqueza e aí eu não posso deixar de estar bem 16 que ele disse que is tem uma forma que o espírito vem em Socorro da nossa fraqueza e a liturgia Porque Nós não sabemos nem o que pedir nem como pedir então ele nos dá os textos litúrgicos inspirados então tanto que a nossa resposta à palavra de Deus na liturgia é a palavra de Deus o Salmo veja como ele vai nos socorrendo Então quando você vai chegando perto do Evangelho ouvir aquele e o evangelho ele é performático então não é só uma leitura
de uma coisa do passado é aquela hoje se cumpriu a escritura isso no evangelho você tem essa presença do evento de Cristo né você tem esse hoje né sendo renovado então é Cristo diretamente que fala então a gente veja nós estamos estamos ouvindo esse encadeamento de lei profetas o apóstolo Até que a gente escuta aquele que é o mediador e a plenitude da Revelação Então você escuta o evangelho que é uma realidade viva uma palavra viva tanto que quando a gente Saúda a palavra de Deus a gente Saúda Cristo sim palavra do senhor uhum veja
palavra do senhor palavra de salvação se a gente pegar isso em latim nós estamos falando de Cristo verbo um domine glória a tib crist o tempo todo pode ver que é muito crist o tempo nós estamos falando saudando Jesus saudando Jesus porque a lógica da liturgia é ao pai por Cristo no espírito ao pai por Cristo no espírito quando chega o credo o credo é mais uma vez a presença do batismo dentro da missa sempre digo que eu sempre brinco que o credo vem depois da homilia para que o padre não fale besteira porque se
ele falar uma besteira o credo desmente logo depois né Então veja bem se ele falar besteira o caba levanta e di em Deus vai paddo poderoso que maravilha eu já fui numa missa que o padre um dia de São Pedro de São Paulo negou o primado de Pedro interceção dos Santos negou na missa de São Pedro e São Paulo aconteceu meu Deus do céu e ainda Mudou as palavras da Consagração você imagina que eu não terminei muito feliz essa missa e daí logo engraçado né Depois da escritura vem o credo que é o Dogma é
o símbolo então ele já resolve tudo ali se tema al com ele é a fé ordenada é a fé sistematizada aquilo que a gente escutou como anúncio puro vamos dizer assim original logo vem o credo que lembra minha fé batismal fui batizado em nome do pai do filho e do Espírito Santo veja aqui sim a raiz tá lá já no sinal da cruz e ao mesmo tempo eu vamos dizer assim estou professando aquilo que me faz pertencer à aquela Assembleia porque o credo o símbolo é um fragmento da Fé comum quando termina o símbolo eu
faço a primeira participação nós vamos assim na oração do você sabe que a oração dos fiéis era a primeira coisa que os catecúmenos participavam depois de serem batizados Olha porque logo depois da oração dos fiéis vem oração do presidente que oração eucarística é então ali pode ver que tem até uma duplicata de oração pelo Papa tudo então essa oração do cés uma oração dos batizados embora seja o padre a presidi-la terminou a oração a liturgia começa a liturgia eucarística que tem que é o desdobramento dos quatro verbos porque a gente diz que Jesus tomou o
pão em suas mãos deu Graças Partiu e deu Aqui está a explicação dos quatro momentos da eu da liturgia eucarística tomou o Ofertório sim né deu Graças oração eucarística partiu Cordeiro deu comunhão então no Ofertório aí que o nome correto vamos dizer não é que correto o nome segundo Missal atual é apresentação dos dons certo ali você agradece o pão e o vinho como frutos da terra e do trabalho humano Paulo VI que pediu para falar do trabalho Porque ele disse que a o pão e o vinho são frutos da natureza mas eles passaram por
um processo de trabalhoo então o que você então assim nós recebemos de Deus trabalhamos e devolvemos para Deus Para quê Para que logo em seguida na Eucaristia ele nos devolva de novo Sim Para quê Para que no fim nós nos apresentemos como oferta para Deus então depois do Ofertório começa a liturgia a oração eucarística primeiro o padre nos convida para louvor diálogo invitatório o senhor esteja convosco corações ao alto bem 16 fazem uma pergunta maravilhosa não consigo falar sem citá-lo Ah fica à vontade Ele disse que eu amo pode arar nó Como di lá no
quadado a gente diz assim ó corações ao alto bem 16 Mas será que nosso coração porque a gente diz o nosso coração está em Deus eu sempre Bringo nas formações que eu dou mentira a gente tá pensando no boleto na comida que tem que fazer na conta que tem que pagar no problema não sei o qu e a gente diz e o nosso coração está em Deus quem dera R vai dizer que todo o nosso movimento na liturgia devia ser um surs um corda tentar elev o coração para Deus mas o padre nos convida e
diz eh demos graças ao Senhor ele tá convidando a fazer Eucaristia e a gente diz é nosso dever e nossa salvação daí o padre continua com isso na verdade o pai o nosso dever e salvação é digno E justo dar-vos Graças sempre em todo lugar aí vem o prefácio no prefácio a gente canta as maravilhas que Deus operou não se faz Eucaristia Ação de Graças que é Memorial também sem fazer memória do que Deus fez quando nós terminamos nós unimos a Assembleia do céu porque o nosso louvor é imperfeito então tanto que eu tem um
verbo que é usado às vezes no Missal que diz associando-os aos seus louvores eu disse que a gente puxa os Anjos Santos como sócio e quando é que você precisa de um sócio só tem dois motivos você ter um sócio ou ele tem o dinheiro que você não tem ou ele tem habilidade que você não tem se você não precisa de nenhuma das duas coisas você não precisa de um sócio Então os santos os anjos são aqueles que cantam eternamente diante de Deus nós ensaiamos uma vez por semana e olhe lá pra missa então a
gente se une ao louvor daqueles que perenemente estão diante de Deus então depois nos associar aos santos a gente diz que Deus é santo santo santo logo depois vem a primeira invocação do Espírito Santo que chama-se epiclese sobre os dons o padre continua com as nossas palavras tomando o que a gente disse na verdade ó pai vós sois santos santos e não é ele Santo só ele é fonte de toda a santidade e se ele é fonte de toda a santidade ele pode santificar as oferendas epicé sobre os dons então a gente pede que o
pão e o vinho se tornem o corpo e o sangue de Jesus o logo depois éem um relato institucional no qual o padre a gente sempre acha que o padre tá falando pra gente mas sim mas o Taborda e outros e liturgista como giraldo italiano diz claramente que o relato da instituição tem uma finalidade lembrar Deus você dis assim mas lembrar Deus lembrar Deus no seguinte sentido eh recordar a Deus é por que nós fazemos aquilo Porque nós não fazemos porque nós queremos não é agora eu vou Celebrar O Memorial de Jesus nós estamos fazendo
Estamos fazendo aquilo por obediência a um mandado Jesus tanto que assim ó na noite quem ser entregue tomou o pão no fim da ceia tomou o cálice como é que ele Jesus termina Fazer isto em memória de mim então nós fazemos aquilo não por nossa força por nosso medo mas como obediência um mandato quando terminou isso nós fazemos uma aclamação Memorial anunciamos senhor a vossa morte proclamamos a vossa ressurreição vinde Senhor Jesus nós Já começamos a fazer memória porque a parte que vem depois chama-se Memorial anamnese nós fazemos memória do quê paixão celebrando pois ao
pai o memorial da vossa paixão morte e ressurreição tanto que a tradução anterior falava em memória agora fala em Memorial porque o memorial em termos bíblicos é algo que aconteceu no passado mas que os seus efeitos ainda se sentem no presente então celebrando a sua memória nós oferecemos então é anamnese e oblação ao celebrar a memória a gente oferece quando a gente faz isso logo em seguida nós pedimos pela segunda vez o Espírito Santo a gente pede que o espírito venha sobre nós ao comungarmos porque a gente pede o espírito santo duas vezes na missa
na primeira para que o pão e o vinho se torne o corpo de Jesus e depois a gente pede que ao comungarmos nós o corpo e o sangue nós nos tornemos o corpo de Jesus que é a igreja por isso que vem depois três intercessões que falam da igreja a gente acabou de pedir pra gente ser igreja corpo de Cristo a gente fala da igreja que está no neste mundo Peregrina a igreja que está no purgatório pesente e a igreja que está no céu Triunfante a gente diz eu quero caminhar em comun com o Papa
eu quero que as almas do purgatório Vamos pro céu mas eu também quero pro céu dai-nos o convívio dos eleitos daí quando a igreja toda tá representada ao redor do Altar A gente pode fazer o louvor final por Cristo com Cristo e em Veja por Cristo ao pai no espírito e a gente assina com Amém terminando isso começa o pai nosso que é uma oração o rio da comunhão começa o Pai Nosso porque todo prefácio começa com Pai Nosso com pai e o Pai Nosso é oração dominical tanto que o pão nosso de cada dia
em grego é epios esse os os a a Igreja Primitiva interpretava esse pão de nosso de cada dia como Eucaristia que é o pão do Futuro sim daí termina livrai-nos de todos os males depois que a gente quando a gente começa livrai-nos de todos os males dnos hoje a vossa paz Essa oração ela é uma oração pela paz no mundo entre as nações depois vem senhor Jesus Cristo diesse a vossos Apóstolos Eu vos deixo a paz não lhei os nossos pecados mas a fé que anima a vossa igreja é uma oração pela paz na igreja
da igreja depois vem a paz do Senhor esteja convosco Lembrando que paz era um dos nomes da Eucaristia no início quando nós terminamos de pedir a paz nós rezamos o cordeiro que termina como Cordeiro Deus tirar do pecado do mundo tem perdão Cordeiro no final Cordeiro de Deus daos a paz dai-nos a paz o tema da Paz atravessa toda a Eucaristia terminou mas acabamos de chamar Deus de Cordeiro Cristo de Cordeiro o padre diz Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo aparecem duas figuras do novo testamento na hora da comunhão João
Batista nos mostrando que Jesus é o cordeiro e o Centurião dizendo que nós não somos dignos de que ele entre na nossa morada e depois vem a comunhão que consuma tudo isso porque o objetivo de tudo isso é a comunhão é a nossa é um encontro com Cristo quando termina a procissão o padre pede o qu na oração que os frutos do que os sacramentos frutifiquem em nós que eles não é como uma semente que cai em terra boa então que os dons os sacramentos frutifique em nós depois de tudo isso só cabe terminar a
missa o padre nos abençoa como começou e nos despede ide em paz paz nós acabamos de receber o que na Eucaristia a paz a [Música] [Música] paz