Caminhos da Reportagem | Tesouros do Norte

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TV Brasil
Com sete estados a região Norte representa cerca de 45% do território nacional. Uma área coberta por...
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[Música] bem vindos a região norte com sete estados ela representa 45% do território nacional nessa área vastíssima coberta por rios e florestas há muitos patrimônios históricos e culturais que a maioria dos brasileiros ainda nem conhece patrimônios imateriais com as artes dos saberes indígenas com a celebração religiosa que atrai milhares de fiéis patrimônios materiais com as construções grandiosas que pretendiam dar um ar europeu a manaus e belém no início do século 20 paisagens naturais como encontro das águas ou até mesmo lembrar a epopéia histórica de cândido rondon o patrono das comunicações onde chico mendes o defensor
da floresta as iniciativas para se consertar e as dificuldades para se preservar a história da região são os temas do caminho da reportagem de hoje [Música] inaugurado no revellion de 1896 o teatro amazonas é até hoje o orgulho de manaus a construção custou dois milhões de dólares uma soma astronômica para o século 19 na época a cidade tinha 40 mil habitantes ea casa de ópera tinha 700 assentos nós temos um bom gosto nós estamos afinados com que está em voga na europa então era uma projeção dessa elite né no início do século após a sua
inauguração é ele claramente tem um público mais restrito não é até porque as pessoas classes desfavorecidas elas estavam afastadas nesse centro de manaus passou de tapera a paris dos trópicos nesse período uma das primeiras cidades que teve nos a eletrobrás aeel foi manaus justamente por isso a terceira que teve bom genético da américa latina a primeira universidade 1909 estava em manaus de direito ea segunda agência do banco do brasil em manaus as ruas foram pavimentadas sistema de esgoto construídas depois se apresentar no teatro amazonas em manaus as companhias líricas e um para belém às margens
da baía do guajará a capital paranaense será a porta de entrada e saída dos navios estrangeiros na bacia amazônica a cidade já tinha sua própria casa de ópera do theatro da paz inaugurado em 1878 e crescia a olhos vistos o tendo igualmente reivindicar o título de pares na américa o prefeito da época prefeito antônio lemos vai fazer uma grande reforma urbana e cujos moldes necessidade paris que era o molde é de uma cidade desenvolvida naquele período como é que nós observamos isso na paisagem mas rush boulevard boulevard castilho frança grandes avenidas arborizadas as praças oscot
e coretos também questão não é essa as praças a própria também arquitetura do ar novo vôo é que vai estar presente nesse momento também a entrada da presença do ferro né que têm a ver um pouco também 4s vezes a construção dos mercados mercado de ferro né de peixe eo mercado de ferro também de carne que está lá no velho p então só um exemplo desse período ea uma transformação na cidade uma modificação do quadro urbano é uma modernização entre aspas é uma modernização no sentido de seguir um modelo de cidade eram péssimas francesas a
bela época na belle époque amazônica como todo esse progresso chegou um dos lugares mais remotos do brasil ainda no século 19 para responder a essa pergunta é preciso navegar pelas águas do igarapé tarumã mirim no afluente do rio negro até chegar ao museu do seringal uma vila cenográfica no meio da floresta da guerra borracha a borracha é o ouro do brasil foi às através da borracha que o brasil cresceu desenvolveu apóia o país desenvolveu através da borracha isso daqui a não ser pela de borracha que é isso que era exportar e é esse cara exportada
por estrangeiros a fala entusiasmada do antigo seringueiro remete a um tempo que não volta mais a extração do látex a cura da borracha a riqueza do coronel ea escravidão curte vida do trabalhador da floresta seu jaime é claro não pegou o auge do ciclo da borracha entre 1870 em 1912 mas passou pelas mesmas privações de seu pai em seu avô eu comecei com oito anos de idade ajudando meu pai e meu irmão acompanhando meu pai meu irmão que era um adulto né então eu eu arranjei conversei com oito anos ajudando mas com dez anos e
assume a responsabilidade não ser em dinheiro de verdade eu saí sozinho duas horas da madrugada no meio da selva com a chinesa wuhan da árvore chora o látex no potinho por três ou quatro horas seringueiro experiente conseguia sangrar até 200 troncos e sua ronda matinal naquela época ninguém trabalhava para ganhar dinheiro nem se falar nem contra quem a ganhar enquanto ganhava enquanto não ganhar né só era o seguinte por que você trabalhava troca de energia e alimentação é pega material de trabalho pegar minha café açúcar 0 a 0 está bom as coisas que você precisava
né o dinheiro que não existia para o seringueiro jogava como látex para o coronel do seringal para os barões da borracha exportadores sediados em manaus e em belém o pessoal fala é que uma tonelada de borracha para o coronel equivale a um quilo de ouro todos os seringueiros tinham perto de seu rancho em uma cabana para defumar a borracha é hoje em dia eu não ia ter que ontem tem desde que fica tão fechado de fumaça eo cheiro vê na área que fica agoniada né quando eu terminei de filmar logo ela nos primeiro e ela
fica branco aí quando você pára de fumar 18 bem e ela fica me amar é lá no próprio que lhe escorre toda a água e rangers com 10 dia 15 dia greve correu toda a água começa a ficar preta ainda vai na linha 3 que o perfil pretendido a operação levavam menos três horas e exige até 1.500 movimentos de mãos e braços cada pele de borracha tinha 50 quilos ea cada ano as indústrias norte americanas e européias precisavam de quantidades maiores do miraculoso composto brasileiro enquanto os portugueses a que lhe explicar vos estou querendo explorar
e ganhar dinheiro em cima dos trabalhadores os ingleses vieram da e pesquisar ue estudarão em 1876 o explorador inglês recolher os 70 mil sementes dentro da selva amazônica com a ajuda dos vizinhos e as levou contrabandeadas para o reino unido menos de 40 anos depois os britânicos tinham ultrapassado brasil a produção da borracha de cultivo sobrepujou a borracha nativa da amazônia em 1914 eles nunca passaram pela cabeça deles que malásia e ultrapassar a quantidade de borracha que nós tínhamos lá fizeram as plantações nas províncias da inglaterra malásia singapura ceilão indonésia sri lanka a decadência da
borracha na retirada dos investimentos e se importava entender por que a borracha ela não representou o desenvolvimento na região ficou concentrado pouco dinheiro que que vai circular da economia da borracha concentrou em algumas cidades como belém um pouco em manaus então com a retirada dos veículos investimento a uma retirada então portanto de dinheiro circulante inclusive o investimento na cidade o vale amazônico nunca mais se recuperou da biopirataria inglesa mas até hoje o centro histórico de manaus mostra a opulência do ciclo da borracha nas ruínas que sopraram uma das grandes construções ecléticas como o mercado adolpho
lisboa mercado pela questão da sobrevivência é da própria vida é animada da cidade ele se manteve praticamente sempre ainda que agora essa versão ela não corresponde exatamente ao mercado original que nós tivemos muitas décadas desde 1883 que já é quando inaugura o primeiro grande mercado e que vai até 1900 com algumas reformas esse mercado está voltado para o rio como a própria cidade como foi o crescimento do lugar desenvolvendo nab às margens do rio negro se relacionando com ligará pés e assim se relacionava a sua população tombado pelo instituto do patrimônio histórico e artístico nacional
o iphan em 1987 um mercado ficou fechado entre 2006 e 2013 para reformas com recursos do programa monumenta do ministério da cultura e também da prefeitura de manaus foram investidos 17 milhões de reais e ficou sete anos fechado o mercado uma vez que seria uma restauração na verdade de uma reforma e ao reabrir ele modificou muito quando volta a identidade não é mais a mesma então isso infelizmente aconteceu ele se transformou completamente eu diria que é uma vitrine um tanto fria sem aquela efervescência que até me incomodava que eu era obrigado a ver com o
mercado várias vezes na semana quando criança o feirante tem saudade do velho mercado hoje mais conservado porém com menos compradores o mercado está muito competitivo muita gente agora venha quando chegar uma pista difícil mercado grande era 13 mercado que existe aqui em manaus mercado - tia feira em lugar nenhum é educado nem supermercado então a gente só trabalhava aqui direto e dava muita muita gente onde foi parar a efervescência do mercadão bem ao lado na feira municipal manaus moderna onde mais de 700 permissionários vendem todo tipo de peixe em 1927 o escritor modernista mário de
andrade visitou as duas grandes cidades da região norte foi taxativo para ele o mercado de manaus era bem menos interessante e muito menos rico de belém tombado pelo iphan em 1977 o mercado de ferro também passou por uma longa restauração e de 2010 e 2015 melhorou bastante pra gente não pode aceitar a formar um único que está aqui na en9 né ora era de concreto agora tá ficou melhor além do mercado de ferro é ao lado na feira do ver-o-peso que se pode ver a identidade do pará em frutas da região farinha de todos os
tipos de comidas típicas ervas medicinais sabores e aromas encantam morador local e surpreendem o visitante afinal quais os ingredientes que estão no banho de cheiro da dona coló agarradinho carrapatinho faz querer que não me que corre atrás de mim buscar longe corre atrás de mim é bom e sol que os erros têm suas reservas as erveiras são figuras tradicionais na feira do ver-o-peso anos esperam por uma reforma há ali um projecto previsto pela prefeitura de belém mas que ainda está longe de sair do papel e aqui e disseram que eu fazer a nossa e até
agora nada nós conversamos com ratos com barata quando chove molha toda nossas coisas o plástico jatahi android é assim ó aqui nós já remendando para não molhar nossas coisas belém tem todo o seu centro histórico tombado pelo iphan desde 2012 ao longo dos bairros cidade velha e campina a mais 2800 edificações que na teoria estão protegidas na prática só alguns casarões centenários passaram por processo de conservação e restauro em belém nós temos atuação muito forte da sociedade civil em defesa do património cultural então você tem muitas associações muito muitos cidadãos que que estão aí vigilantes
é fazendo denúncias constantes é cobrando a atuação dos poderes públicos em relação à preservação do patrimônio cultural tanto do patrimônio material quanto do patrimônio imaterial também manter uma casa antiga e caro aqui você ela tem que estar sempre sendo é em reparos você sempre está olhando porque são telhas e para manter tudo sempre está olhando sempre está vigiando olhando se não têm que ensinam bem fortes que a maioria todas essas casas são todas tendo muita madeira dentro vânia sabe o que diz a proprietária de um casarão datado de 1914 na campanha local que já foi
à área nobre de belém hoje o bairro de ruas estreitas localizado próximo ao theatro da paz tenta recuperar a boa fama dos áureos tempos da borracha muitas dessas casas agora ela estão com você elas estão fechadas elas estão em ruínas porque também temos um problema sério de que como é uma coisa muito cara a questão que você tente de incentivo para cuidar dessas casa em termos do poder público é muito pouco é muito reduzido o nosso centro histórico ele é composto de cerca de 7 mil unidades habitacionais em dessas cerca de 1.700 som imóveis históricos
e nós somos os fiscais supervisores de toda essa área para que a gente possa estar sempre junto com cada um proprietário que já me refiro aos imóveis privados candidata essa atenção ao proprietário falei que consegue o seu bem do nosso património histórico seja sempre enaltecido nós inclusive disponibilizamos a esse proprietário isenção do iptu para quê e como incentivo eles possam manter sempre em bom estado cada um dos seus dos seus prédios fgc não está ligada muita a conservação do património se você tse novo nenhuma modificação a exerçam em cima do iptu tá ela é de
100% se ela já tiver alguma modificação a inversão começa a e reduzindo brasil nós temos uma invenção aqui de 70% nós temos um centro histórico que que tem um momento sobre posto entre o tombamento federal e o tombamento municipal e além disso existe alguns bens tombados é isoladamente pelo governo do estado então a depender da área que o cidadão vai fazer sua intervenção ele muitas vezes precisa pedir três autorizações os nossos prédios tanto particulares como ligado ao estado né eles têm instalações elétricas precários né então durante os últimos anos vários casarões pegaram fogo então exige
né uma maior fiscalização não é de quem está cuidando desse prédio muitas vezes a gente imagina que a maior parte dos danos é causada por aquelas intervenções é não autorizadas ou as intervenções que são feitas de qualquer maneira mas na verdade um dos grandes problemas que a gente encontra hoje é a falta de uso de muitos desses imóveis o palacete construído pelo comendador antônio josé de pinho no final do século 19 é a prova da riqueza dos barões da borracha aqui foram realizadas muitas festas estar aos mas a alegria acabou quando a atividade extrativista e
entrou em decadência os herdeiros do comendador então venderam o palácio para a prefeitura de belém por vários anos do palacete pinho ficou abandonado até que entre 2003 e 2011 uma ampla reforma que custou três milhões e oitocentos mil reais revitalizou todo o espaço porém como não foi encontrado uma finalidade para o palácio ele ficou abandonado o tempo está passando ea conservação só vai piorando o grande erro foi que não não ter dado usa o palacete em poucos meses ficou aberto somente a visitações e logo começou a ter problema pela falta de manutenção muita coisa foi
se deteriorando pouco a pouco e hoje já necessita de um novo projeto de restauro e isso nós estamos trabalhando no momento a intenção é que o palacete vem a ser sede da fundação cultural do município de belém quanto custará a nova intervenção no palacete um estímulo assim 6 milhões de reais vindo de um financiamento do banco do brasil para se chegar até o recurso é preciso apresentar projetos de restauro e é nesse ponto que as prefeituras e terrão a conservação do orçamento finalístico do iphan é impossível a gente está conta das demandas do patrimônio cultural
do brasil até porque as prefeituras quase todas estão absolutamente falidas os seus recursos só são suficientes para pagar a folha mas não tem dinheiro para investimento então na área de patrimônio esses municípios eles se socorrem com esse programa do governo federal que é um programa que vem dando respostas a essas cidades que são patrimônios mundiais mas também a outras cidades históricas importantes o sentimento ao mesmo tempo né e alegria por perceber sua importância histórica mas ao mesmo tempo de tristeza é porque precisa de recursos não é para manter é esse seu histórico preservado preciso haver
uma conscientização da população [Música] manaus é a sétima cidade mais populosa do país com mais de 2 milhões de habitantes a modernidade o progresso caminho na capital do amazonas exigindo medidas urgentes de proteção ao patrimônio está acontecendo em manaus ele de imediato ele quer ficar no centro histório ele quer encontro das águas e ele quer ir ao teatro amazonas se tiver 48 horas é isso que ele vai fazer o visitante quer ver de perto os mais de dez quilômetros em que as águas escuras e transparentes do rio negro ocorrem ao lado das águas turvas e
barrentas do rio solimões em 2010 o raro fenômeno do encontro das águas foi tombado pelo iphan o património cultural natural com vistas a preservar toda essa chamada moldura paisagística e permite a observação do fenômeno do rio para terra e da terra para o rio é que o iphan é tombou a área e na sequência a elaborou normativas que regulamentem essa vamos a instalação de empreendimentos no local quem terceira minimamente nessa harmonização que a gente te ozu fundamento federal veio justamente quando o governo do amazonas pretendia construir o porto das lajes um terminal com um atracadouro
para navios de carga a dois quilômetros e meio do fenômeno das águas qual o risco que um porto pode colocar no encontro de águas o porto de manaus ele está acima da justiça antes do rio o encontro das águas está depois aquele porto já funciona há mais de cem anos se houver um desafio aqui o vazamento de óleo tudo ele vai colocar em risco por exemplo o encontro das águas ou a passar de quetta nas bordas desses rios eu acho que tem formas de convivência é uma questão de projeto né inclusive a gente já está
revendo tudo isso porque está no supremo o julgamento do processo de tombamento da do porto dá o encontro das águas e o iphan já fez uma manifestação dizendo quais são todos os pontos que precisam ser trabalhado para a preservação do patrimônio mas também o desenvolvimento é e geração de emprego e renda que as cidades precisam para os indígenas os rios negro e solimões são como as diversas etnias ela sempre se encontram mas nunca se misturam é claro que há fatores científicos para explicar isso a velocidade densidade temperatura diferentes mas um dos dois rios nunca misturo
em suas águas o cartão postal mais famoso de manaus e inclusive já inspirou a calçada mais famosa do 1 o calçamento do largo são sebastião em manaus representa o encontro das águas as pedras brancas são rio solimões as pretas são rio negro você deve estar pensando que já viu essa disposição de calçamento lá no rio de janeiro em copacabana acontece que aqui elas foram assentadas primeiro em 1901 os cariocas gostaram tanto que copiaram a ideia em 1922 em manaus além do largo são sebastião está bastante preservado as praças da matriz dom pedro 2º e tem
leio aranha passarão por obras de requalificação 11 recursos que vieram de uma linha do programa de aceleração do crescimento voltada exclusivamente para cidades históricas o total do repasse federal para a prefeitura de manaus é de 34 milhões de reais o programa do ministério da cultura investirá um bilhão e 600 milhões de reais divididos por 44 cidades tombadas pelo iphan a restauração do outrora charmoso pavilhão universal um chalé de ferro adaptado em 1912 está na lista das obras do pac ele funcionava como loja da funai ea última função dele é que era uma loja de recepção
ao turista que eu acho que cairia muito bem se funcionasse e era isso que deveria voltar a ser é de ferro fundido tem toda uma técnica um pouco diferente do que não é convencional aqui na cidade pra fazer esse restaurante perto dali um quarteirão inteiro em ruína e chama a atenção de qualquer um que passa pela região portuária de manaus não era uma área dinâmica e movimentada na primeira década do século 20 com várias empresas inclusive a boots on line alguns bancos a primeira chance à agência do banco do brasil o tribunal de contas a
companhia de eletricidade de manaus o que eles fizeram foi arrasar completamente quase que destruiu o interior inteiro pra fazer uma nova construção deixando somente a casca por um shopping popular e à obra foi embargada pelo iphan com razão o empreendedor ele tinha a intenção e tem até onde sei de instalar um shopping center no local mas o projeto anterior ele não previa o resgate ea valorização dos principais elementos que se pretende a destacar no conjunto prefeitura tem estudos de trazer algum uso para lá porque a gente não pode deixar daquele jeito daqui a pouco às
próprias embaixadas tomou revitalizar sai caro e depende de um bom projeto e demora muito tempo insatisfeito com tantos prédios em ruínas no centro de manaus em um professor resolveu agir por conta própria e saiu iluminando esses locais abandonados muita gente tem medo da noite no centro quando na verdade é o contrário o centro da cidade tem muito mais coisa apresentado durante a noite do que durante o dia os prédios em ruínas ficam iluminados por algumas horas a cada dia 11 porém o foco na conservação do património e se fica ligado por muitos dias a gente
já sabe que esteve uma vez já teve uma ressonância porque alguns algumas algumas vezes nós fomos proibidos de fazer em determinados lugares então para sermos proibido é que alguém disse qual era a intenção do projeto então isso a gente bem interessante o proíbe pra gente também é bom se vai restaurar ou não mas pelo menos ele já passou a ser a pauta do dia [Música] restaurar é com o paulo henrique é presidente de uma oscip organização da sociedade civil de interesse público ele decidiu fazer o caminho inverso na maioria dos empresários está investindo na valorização
do centro histórico de manaus o centro da cidade foi esvaziado com a zona franca de manaus as famílias mas com maior posse que morava nessa região todas se afastado formal em baixo moderno mais qualquer coisa esses bairros atraíram então a população que nós temos hoje a população de baixa renda o instituto criou um projeto social que nós temos que denominamos caminhos do frei porque está na rua frei josé dos inocentes e lá criamos várias ações várias frentes de trabalho ou seja fazendo com que a família que mora nesse espaço entenda o que é o projeto
participe disso aí e tem as suas vantagens são capacitações com cursos aulas nas mais variadas possíveis uma rua inteira foi revitalizada com recursos privados dois casarões alugados e inteiramente restaurado pelo instituto hoje servem à comunidade de um igarapé próximo chegamos bem na hora da aula de balé todos os professores do projeto são voluntários ele começou com um projeto social onde nós percebemos uma demanda e uma necessidade da região em relação à arts ea própria comunidade e gostaria de ter recebido essa é só esse contato parte do projeto caminhos do frei beneficia crianças e jovens que
moram no centro histórico alcançam 130 família ao mesmo tempo atrás vida a uma região abandonada são pessoas engajadas que entendem o valor do centro histórico de qualquer cidade é que isso está no centro histórico é onde a cidade nasceu fala da sua história do seu passado do seu presente o que ela vai ser no futuro então era um centro abandonado e esquecido hoje relembrava atividade tocantins a cidadezinha a mais de 200 quilômetros de palmas fundada no século 18 tem apenas 9 mil moradores é tão tranquila que ainda se joga bola na praça ou se conversa
descontraído na frente de um casarão na atividade a cidade mais antiga do estado e eles não sabiam nada cheguei na escola e perguntava o tocantins ninguém sabia é errado tá pra resolver está ainda o auge de inatividade coincidiu com um ciclo do ouro na região a corrida pelo metal fez com que o pequeno arraial chegasse abrigar 40 mil escravos trabalhando na mineração é que antigamente na rua da feira pessoal antes de da pavimentação pessoal depois de uma chuva grossa pessoal contra bauru na rua hoje não mais porque a chave com foi mexido muito né as
ruas de natividade podem ter ou mas sou muito católica centro história todo tombado foi restaurado entre 2005 e 2009 com recursos do programa monumenta do ministério da cultura e beneficiou hits das cidades financiado pelo banco interamericano de desenvolvimento o programa monumenta que abrangeu tanto os espaços públicos edifícios públicos e os imóveis privados inclusive fundos de imóveis privados foi um projeto-piloto né houve uma mudança na paisagem do ponto de vista da conservação mudou porque a comunidade começou a valorizar o que antes se chamava de casa velha essa casa velha né hoje não já aprender falar que
é fato [Música] curiosamente maior compostável de natividade é mantido incluindo a igreja de nossa senhora do rosário dos pretos uma obra grandiosa paralisada pelos negros libertos em 1817 onde curso da mineração começaram a ficar escasso com a a diminuição da produção de ouro e com o surgimento de uma nova economia que seria pecuária então a dedicação outro tipo de economia é ouvir a a estagnação na então paralisaram a construção a preocupação não foi só com as construções históricas o projeto organizou os artesãos locais era preciso valorizar a tradicional técnica da ourivesaria em fio de ouro
estado dos portugueses a gente tenta muito e quer manter essa tradição e repassar aqui a gente não tem esse intuito de querer guardar só pra cá a gente aprende a professora e repassa o [Música] porto velho rondônia o apito que se escuta não vem das locomotivas abandonadas no pátio da estrada de ferro e sim dos barcos que partem do rio madeira é que sente uma saudável quando o s3 saída que o trem de passageiro quando chega ali pelo que em nada aquele apito gostoso isso é lembrança que fica dentro da imagem do nosso máximo entre
1907 e 1912 engenheiros norte-americanos e muita mão de obra nacional se uniram para vencer a natureza e os trechos de cachoeiras e corredeiras do rio madeira para construir uma ferrovia de porto velho a cidade de guajará mirim na fronteira com a bolívia é madeira mamoré é construída no auge do que nós chamamos primeiro ciclo da borracha o interessante é observar o seguinte 1902 quando se inaugura a madeira mamoré você é tem já o início da queda dos preços da borracha e depois da queda de borracha a função da da madeira mamoré basta ser muito a
função social mesmo de fixar população as pesadas locomotivas da madeira mamoré funcionaram por 60 anos de 1912 a 1972 a opção brasileira de investir em rodovias foi um golpe muito duro nos antigos ferroviários em todo o mundo segundo o pão da vida os três subíndices vazio sem mais nem passageiro nem carga vários fatores então é permitir a gente compreender esse abandono das ferrovias não é só da madeira mamoré não no brasil todas as rodovias como as ferrovias foram erradicada o pátio da estrada de ferro virou patrimônio histórico reconhecido pelo iphan em 2008 o tombamento aumentou
a expectativa de que algo fosse feito no local dez anos se passaram e só agora o projeto tomou forma ora sair do papel a gestão hoje dado parte estrada de ferro madeira mamoré está sob a responsabilidade da prefeitura municipal que por sua vez projetou um projeto muito bacana é de revitalização desse espaço que vai ser custeado pela santo antônio a esperança da população de porto velho em ver revitalizado pátio da estrada de ferro madeira mamoré passa obrigatoriamente pela usina hidrelétrica de santo antônio que fica bem no rio madeira é dali que vão ver os recursos
para transformar essa área no pólo de lazer de cultura e até gastronômico onde bares e restaurantes vão ocupar os antigos galpões da ferrovia recursos da contrapartida da compensação da santo antônio energia no recurso próprio da prefeitura de porto velho então dá um total de 32 milhões do touril do que o prefeito tem 9 milhões de recurso próprio da prefeitura de porto velho ea usina 23 milhões [Música] andamos como 18 e já cansado de tanto esperar de tanta promessa só promete entrar ano e sai ano ea gente aqui naquela aquela ansiedade de com queijo vazio 1
a frente como companheiro falou pelo menos até o santo antônio que esse trem ea jazz daqui até lá como turista né porque é uma grande satisfação pra gente ver isso aqui revitalizado e esse trem correndo pelo menos um pequeno trecho de oito quilômetros hoje essa ferrovia ela não está completa existe um trecho que foi levado pelas enchentes nem tão mais ou menos aproximadamente mil metros que não existe mas não é nada que não possa ser reconstruído nesse projeto de restauração revitalização não engloba isso por enquanto mas engloba a a duas máquinas a voltar ao funcionamento
e os trilhos até uma proximidade aqui no bairro próximo bairro triângulo então o trem vai funcionar só até o bairro triângulo voltar posteriormente a gente vai buscar meios para que ele volte a funcionar até grande então andar [Música] a usina hidrelétrica de santo antônio a quinta maior do país precisa executar a revitalização para ter sua licença ambiental renovada pelo ibama a prefeitura de porto velho anunciou que as obras começaram em março de 2019 com a conclusão prevista em 18 meses é esperar para ver que isso faz parte da vida da cidade foi isso que formou
a cidade então faz parte da história das pessoas das famílias dos aportes avoid os pais nas viagens que se fazia o fim isso é a vida de porto velho dando a minha vida para deixar recostar de novo e chamou esse carinho eu tenho meu coração espero ainda ouviu que deixará o motivo [Música] ah [Música] o ambientalista líder sindical ativista político chico mendes queria a criação de reservas extrativistas para que os seringueiros pudessem trabalhar livremente nós primeiro nunca brigamos para ter retorno pois tem propriedades e de proprietários de terra e não é o que nós queremos
é que a terra seja da união que se viu do fruto para aprender premiado internacionalmente chico mendes passou ecoar sua voz ea levar sua luta para além dos seringais de xapuri a pequena cidade onde vivia suas idéias despertavam a ira dos patrões os seringais listas [Música] em 22 de dezembro de 1988 e chico mendes saía de sua casa para tomar banho no quintal quando foi alvejado por matadores a mando dos fazendeiros da região bastante à tv telefone quem o sofá assisti-lo pads os livros a máquina de escrever remington o dominó que jogava horas antes do
assassinato e as marcas de sangue na madeira permanecem na casinha humilde de chico mendes que se tornou o primeiro patrimônio tombado no acre em 2011 a amazônia é muito forte com relação à questão do meio ambiente ah ah ah o património natural e o esforço das pessoas que se vivem nesse espaço geográfico e respeitam a floresta e vivem de forma extrativista mas com respeito a algo que a floresta oferece a riqueza delas em impacta lá o chico mendes é um símbolo internacional da luta pela preservação do meio ambiente e isso é um patrimônio brasileiro foi
nem foi desaparecendo porque não tinha mais condições para um crescimento que hoje é muita mensagem não cometam também site vai dar telegrafista está pipocando aqui né é toda hora aí não tem condições de concorrer têm acompanhar o desenvolvimento aí foi desaparecendo estudo dessas bicho já foi a mensagem é é criptografada esses bichinhos são os telégrafos em porto velho seus valdo encontrou duas dessas preciosidades ainda funcionando uma distração para quem por tantos anos trabalhou com esse transmissor de mensagens por meio do código morse isso aqui se você fosse na estrada de ferro e o trem 10
problema conseguir porque você chegava até o frio o corpo estava uma corrente lançar um filme lá é que ele está preparado para a escola estar lá em e da urss dizendo local a cidade que estava o nome da acta lo em 1907 incumbido pelo presidente afonso pena para estabelecer a comunicação telegráfica em cuiabá no mato grosso ea localidade de santo antônio do madeira onde hoje é o estado de rondônia o tenente coronel cândido rondon aceitou a missão de desbravar florestas e caminhar entre aldeias indígenas por longos oito anos levando fios e cabos aqui você vê
o com grande brasileiro foi marechal rondon nessa conquista a fixação da comunicação nessa região que isso era isolado rondon teve uma missão de que as pessoas que residiam que estavam aqui poder se comunicar com o restante do brasil essa é uma réplica de uma estação telegráfica instalada pela comissão rondon no interior do brasil entre 1907 e 1915 hoje existem apenas duas em vilhena e ji-paraná municípios de rondônia todas as outras que foram construídas somente com madeira deixaram de existir com o tempo a epopéia de mais de 1.400 quilômetros da comissão rondon foi homenageada com um
tombamento pelo iphan das duas estações que resistiram ao tempo a maioria das cidades que temos aqui dentro do estado de rondônia foi devido aos postos telegráfica de rondon do show as pessoas chegavam ao redor para poder comercializar para poder vender mercadorias animais e aí foi crescendo se tornar um vilarejo e e hoje em cidades em janeiro de 1915 oito anos após o início da jornada o trabalho de rondon chegar ao fim quando foi inaugurada a linha já era obsoleta a nova tecnologia utilizada era o telégrafo sem fio via rádio inventado pelo italiano marconi quando o
rondon termina o é chega aqui para estender o telégrafo aaa até rio branco você já tem um telégrafo sem fio à madeira mamoré tinha um telégrafo sem fio da empresa marcones é então no valor nada foi o dinheiro jogado fora não não foi não foi porque a missão rondon o mais importante dela me foi o telegraph o mais importante era foram os estudos que se fizeram ao longo do trajeto de extensão desses elétrons estudo sobre as populações indígenas mineralogia botânica zoologia hidrografia e tudo que você pode imaginar a preservação do património ajuda o brasil a
se conhecer melhor mas ainda há alguns mistérios os geoglifos do acre intrigam os arqueólogos quem fez isso enormes desenhos geométricos escavados em baixo relevo próximo a rio branco existe circus este quadrado existe retângulos e totó no existido estruturas isoladas só um ciclo dois círculos um quadrado com um ciclo dentro acreditamos que seriam é para as cerimônias para rituais lugares de encontro os geoglifos foram vistos pela primeira vez em 1977 quando aumentou o desmatamento para a criação de gado na floresta e com sobrevôo de um avião sobre o rio branco hoje já são mais de 600
geoglifos catalogados no acre estima se que foram feitos há mais de mil anos por numerosos grupos indígenas que viviam em uma sociedade complexa capaz de causar impacto sobre o ambiente devido ã é a gente encontrar muita cerâmica isso se torna um sítio arqueológico e também não é coisa da natureza porque são estruturas perfeitas e isso foi o homem que fez o homem pré colombiano que fez então o processo de tombamento vai fazer com que o iphan ele notifique o proprietário é sobre a existência deste arqueológico então ele vai definir critérios para o uso do local
é claro que que se for tombar todas as estruturas do estado vai ficar paralisado só que o iphan ele vai estabelecer alguns critérios para que a pessoa possa utilizar se continuar utilizando a sua terra por exemplo pode continuar utilizando gados e desde que não seja julgado concentrado em confinamento ele pode ele pode ficar utilizando toda sua área desde que não denuncia strunin descaracterize um dia alguém a idéia de que a amazônia era uma paisagem intocada perde força a cada geoglifo encontrado e principalmente quando se conhece a colecção arqueológica etnográfica do museu emílio goeldi em belém
é a prova de que civilizações indígenas já estavam pela região há milhares de anos são as primeiras ocupações na amazônia os primeiros vestígios de ocupação humana na região amazônica há 12 mil anos no caso do da serra dos carajás 11 mil anos na favela da pedra pintada no baixo amazonas nós temos as primeiras cerâmicas encontradas no continente sul americano a cerâmica de taperinha datadas em torno de 76 mil anos atrás são as primeiras encontradas as preciosidades não ficam expostas ao público que visita o museu entrar na reserva técnica somente com autorização por escrito são várias
as precauções para se preservar o primeiro bem tombado pelo iphan no estado do pará principalmente depois do incêndio que devorou todo o acervo do museu nacional no rio de janeiro demanda uma estrutura uma infraestrutura adequada com controle ambiental clima temperatura demanda medidas de segurança contra incêndio por exemplo aqui no museu de nós temos 150 anos de história salvaguardada e as ações de salvaguarda elas acontecem no dia-a-dia naquele cuidado que os técnicos devem ter para com o acervo no gerenciamento das informações é um trabalho de formiguinha que acontece no cotidiano da instituição para que mais pessoas
conheçam as cerâmicas que contam a evolução das diversas etnias da amazônia artesãos da vila de icoaraci fazem réplicas das peças o protocolo para acesso aos originais é bastante complicado demorado por conta da própria seguranças das idéias desses originais já as réplicas servem à sociedade podem ir para as escolas as escolas podem vir conhecer manusear então é um é uma forma bem interessante encontrada com essa parceria entre os artesãos de coraci e a curadoria do museu emílio goeldi tomar sítios e peças arqueológicas é fundamental para a história indígena mas como se poderia preservar a cultura e
os saberes nas práticas garantir que uma tradição passa de geração para geração foi só a partir do ano 2000 que o iphan passou a registrar o patrimônio imaterial brasileiro [Música] achei justo dos tombamentos aqui no amazonas elas coincidem com a história do iphan que a tem 81 anos né e que na sua criação tinha como um patrimônio os sítios arqueológicos os monumentos os prédios históricos a partir de um certo momento o iphan ampliou seu entendimento de patrimônio cultural e isso tem ocorrido aqui também no amazonas esses saberes e fazeres eles compõem o o ocenário e
de um rico patrimônio cultural amazonense quer um exemplo há séculos os mais de vinte povos indígenas que vivem às margens do rio negro nos municípios de são gabriel santa isabel e barcelos desenvolver um sistema agrícola que permite plantar diversos tipos de mandioca o ano inteiro sem exaurir o solo em 2010 esse conhecimento foi registrado no livro dos saberes é muito importante preservar os diversos tipos de mandioca se um tipo se distingue por uma praga ou por uma doença tem outra e eles é lá no rio negro é tem uma prática o manejo da mandioca que
lhes permitiu preservar 150 tipos diferentes de variedades diferentes de mandioca em seu patrimônio um patrimônio inestimável diferente do aipim que encontramos no supermercado os índios plantam mandioca brava que contém lina marina um composto tóxico é isso que é tão fantástica como é que eles conseguiram transformar 11 a lima um tubérculo um produto tóxico e um produto que é comestível isso daí exige uma química muito elaborada seja precisa ralar exprimi tirará o cianeto que essa esse líquido e depois fervê serviu-se aneto horas e horas é e há a própria massa foi está bom é ela é
torrada e esquentada no forno e com isso consegue tirar a toxidade [Música] cuidar do meu corpo um peixe nossa nazaré aqui e que vale é o preenchido o do padre cícero anunciar o círio de nazaré que reúne mais de 2 milhões de pessoas no segundo final de semana de outubro em belém é um patrimônio cultural da humanidade declarado pela unesco a primeira procissão ocorreu em 1793 porém a história da imagem da virgem de nazaré no pará já tem mais de 300 anos tem a ver obviamente com o processo de conquista que os portugueses desenvolveram no
brasil de um modo geral eles é fundo em um tipo de experimento experiência do catolicismo muito a ver com a devoção muito a ver com a vinculação direta com o santos a própria difusão do círio como patrimônio cultural brasileiro que as pessoas conheçam sírio e quanto à manifestação do patrimônio cultural brasileiro é talvez necessite simpatizar ainda mais mas a gente acredita que existe um grande envolvimento das instituições dos poderes públicos aqui no estado do pará é em prol desse patrimônio [Música] desde 2014 o carimbó ritmo típico do pará é um patrimônio cultural brasileiro para entender
melhor o que isso significa manda a tradição que se vá até marapanim município litorâneo a 140 quilômetros de belém logo na entrada uma homenagem ao mestre lucindo uma espécie de herói local e marapanim eu é o caso de existe mais grupo de carimbó som 46 grupo de carimbó que existe no município de marapanim pensamos todos nós que tenha vindo de de quilombolas fugido de suas terras do maranhão fazendo aquele som do maranhão que não é o carbon carimbó dele vou disso mas não é o carimbó carimbó depois miscigenou com os negros negros são os quilombolas
o o os índios que os índios habitava essa região todo todo né eu o banco português da época como toda a tradição ela foi sendo modificada com o passar do tempo que minha mãe que já sabia meu pai da sabá família toda sábado ea gente criança já começou a dançar carimbó também era o único carimbó que investir num ano era 25 de dezembro nos 4 mm se não era ficam agora que tem todo dia toda a noite todo o mês inteiro pode pecar em bonecos em marapanim o carimbó tradicional chamado de pau e corda é
tido como o mais próximo das origens do ritmo e dançando no quintal otan boa se dá o batuque do carimbó a corda é o banjo mais a flauta mas aplaude o terceiro instrumento seria flauta os acompanhamentos uma rima maraca sobretudo nas comunidades no interior é o carimbó comunitário eae é da vila da pequena vila e ele é da comunidade ribeirinha ele é da comunidade pesqueira da comunidade de agricultores com o passar do tempo o carimbo foi transformado pela indústria cultural em belém mestre pinduca se orgulha em dizer que revolucionou o ritmo para desespero dos turistas
aquilo na mídia não carimbó que nós temos vindo a decair a essência da raiz da sorte do seu som original o piloto é um camarada que ficou muito carinho mas esse carimbo foi tombado se eu trombei com carimbó do pará um patrimônio cultural brasileiro tem que mostrar o verdadeiro tabu foi roubado porque lá na infância explica do carimbó raiz embora mineiros anos maraca flauta sax clarineta de embaúba de bambu aí não tem lá um baixo e uma guitarra não tem nada disse assim a sua obrigação eu só vou guardar nisso aí [Música] a constituição diz
que a proteção do patrimônio cultural brasileiro é dever de todos da união dos estados e dos municípios mas principalmente da população [Música] mas meio e fã a ajudar nessa preservação nesta dessas culturas e dessas práticas tradicionais porque valoriza o que permitiu a todas essas comunidades chegaram os nossos vila não existe um povo hoje tem uma história tem um passado então isso só vai ser lembrado só vai ser conhecido pelas futuras gerações se a gente preservar isso hoje [Música]
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