eu não entendo eu não entendo as coisas que passam pelo mundo inteiro as pessoas que vão e vem com milhões de pensamentos eu nunca vou conseguir entender as coisas que passam pela cabeça do ser humano neste mundo inteiro eu vou me perder bom só [Aplausos] [Música] provocações Até que parece que deixou de ser provocações porque a gente só traz gente fantástica maravilhosa aqui mas a gente tenta provocar ou então as pessoas mesmos provocarem nós temos hoje em provocações o que que vocês querem que eu fa é um gênio maravilhoso um vanguardista da música brasileira ele
tem sabe quantos anos de carreira 35 38 40 sabe quantos de ostracismo 18 20 mas um dia aí é o Brasil não chegou o Camões chegou não chegou pedres Cabral não chegou Vasco da Gama chegou um americano a gente só recebe as coisas R dos Americanos Esse aí foi bom chamado David Burn ele é líder dos Talking Heads Ele olhou para essa pessoa que está aqui na minha frente e disse este cara é um gênio aí o Brasil então se curvou e disse meu Deus Puxa vida esse cara é um gênio ele é além de
operário da música Além de anarquista além de ser um mais ácido dos baianos ele é Tom Zé Rapaz esse negócio de David barne provocou cada é esse e e esse David barne é um é um apóstata herge imagina o Panteão brasileiro todo quase já cristalizado ele vem trazer uma figura nova para que tá quebrando concreto bota essa criatura ou não bota o americano tem autoridade ou não tem para falar essas coisas o panteon já todo e eh e o o concreto quase eh consumados né Isso foi durante muito tempo foi um grande problema depois agora
aliás no começo da vida Nós entramos no bonde da música já de uma maneira eu e o grupo baiano entramos já de uma maneira Inconveniente para quedando no Bond outras pessas pessoas dizendo que é isso quem são esses e tal então David barn acabou de acirrar Essa maneira violenta de mexer com a paz Nacional né e sorte que não é taleban que podiam explodir essa sua estátua que ele fez né tozé você acha que você é um gênio não um gênio não eu sou um japonês gênio senta assim aquela inspiração baixa ele faz uma canção
pessoas cantam milhões de vezes os japoneses entram na no cursinho Universitário nos primeiros dias estão lá desajeitados eh pouco hábeis no fim do ano passam às vezes até com alguma distinção mas isso a custo de um trabalho de um suor muito grande é isso que eu faço eu trabalho em música eh me submeto a um suor bastante dedicado de 12 14 horas de trabalho por dia e cada vez que eu boto uma pequena frase musical na rua isso teve eh 40 horas de parto 60 horas de banho 80 horas de lapidação então eu não tenho
nada de gênio Olha eu sempre fico preocupado com essa palavra gênio porque se nós somos gênio que é Shakespeare manda um e-mail dizendo que esse programa di falei Não é nada disso esse programa não é nada meus Am Não é nada esse programa gên é Shakespeare começa a pular agora o seguinte sabe que você tá falando coisas desculpe mas você tá falando coisas de um grande poeta que eu AM amava chamado João Cabral de Melo Neto ele dizia não eu trabalho diariamente eu pego um verso eu coloco Esse verso na gaveta deixo se meses tiro
e vejo se ele serve pro poema que eu estou fazendo eu sou um trabalhador eu não acredito nada em que cai a luz tal tal tal então você tem um grande colega ao lado João Cabral de Melo net é eu me lembro que ele comentando da da presença dele na Espanha e tal uma vez disse assim mas tem uma hora que eu tenho que dar como Pronto né tem que ter Aliás o Jorge benem podia aprender um pouco isso né para saber terminar a tentão tem Caetano veloo Gilberto Gil Ton Zé Falam até em tor
quatro Neto pai do tropicalismo meu Deus do céu quantos pais teve o tropicalismo Não agora você sozinho você é o pai do pós tropicalismo tem uma diferença entre uma coisa e outra não sei realmente essa região esse espólio que é muito visado muito confortador que dá muitos benefícios a quem Dele eh tem pedaços ou divisões Esse spo eu não gosto de me meter não é agora você sabe que outro dia você sabe que tem umas 10 12 pessoas que assistem esse programa essas 10 12 pessoas sempre falam assim poxa eles passam aqui sa vem gente
velha velha gente que a gente nunca ouviu falar e aí tava se referindo a gente que nunca ouviu falar assim assim o diretor José Renato garino carta Paulo Herculano Júlio medalha e certamente agora que você vai fazer 65 séculos é verd que você responderia a essa pessoa bom eh várias tribos das pessoas mais eh influentes culturalmente no Brasil são desconhecidas desse objeto aqui chamado televisão essa coisa que mostra a cara várias tribos a tribo dos homens de rádio e veja que o rádio aqui em São Paulo teve uma escola maravilhosa nos anos 40 nos anos
50 mas a tradição dos homens de rádio dos desconhecidos homens de rádio aqui de São Paulo é uma pleiade de pessoas tão maravilhosas e você pode trazer todos eles aqui que ninguém conhecerá então isso é comum são digamos assim tem um livro Aliás o livro A melhor coisa do O livro é o título esses populares tão desconhecidos sobre o rádio né ah me diz uma coisa depois de criar o tropicalismo sobreviver tantos anos assim digamos essa essa palavra aí você precisa explicar melhor ostracismo dentro do seu próprio pravis você ficou absolutamente esquecido você teve que
ser descoberto pelos Estados você viajava O que que você fazia bom eu vivi de 73 quando eu fiz o disco todos os olhos aquele que tem o cu na capa que foi a ideia do dcio pinatar até 90 quando David barne lançou o disco americano eu vivi da classe Universitária Paulista que ela é muito numerosa pode até ter o poder de barganha de fazer a complexão de um artista e todo mundo me ligava simplesmente do próprio da e me contratava pessoalmente e eu fazia aqui na cidade o show ou então no interior tdo nessa imensa
rede de universidades que tem em São Paulo É com Vicente Barreta meu lado naquela Brasília velha quer dizer o estrac ismo na mídia não na na sua profissão não no seu trabalho é seria seria ingratidão minha falar num ostracismo Total ostracismo na grande mídia então a ingratidão é da mídia não seria ingratidão minha porque eu estava naquele momento fazendo uma coisa que a mídia não sabia como tratar vamos ter paciência Deixa de ser bonzinho ão Zé eles te perseguiram e te maltrataram sejao Não não eu nunca fui perseguido nunca me nunca fui vítima de nenhuma
multinacional e veja bem que no Brasil a queixa parece que já vem até com prerrogativas estética quem se queixa parece que já tá falando até com uma certa até próximo do belo até próximo de plotino de sei lá quem meu Deus do céu pois é porque plotino se preocupou tanto com esse tipo de Belo que depois o romantismo adotou não é eh e o belo é o começo do terrível desculpe o belo é o começo do terrível não isso aí é filosofia alta para mim tem que ser mais rast não Você é alto isso é
rilk vai agora queria saber o seguinte você tentou esbofetear o Chico boarte porque ele cantava mal ou Caetano porque você não gostava dele não ao contrário mas pelo menos você abriu os olhos isso já foi uma bela provocação Tá bom eu nunca tive menor desentendimento com essas pessoas não mas você odiava né sim desculpe aí tem uma coisa humana que tá metido nisso você odeia todo mundo que faz sucesso Você odeia o sucesso dos outros é humano isso eu não quero tirar de mim você tá você tá falando você tem inveja você tá falando você
tá falando da barbárie humana ISO não eu tô falando de mim eu sou a barbárie humana eu tenho inveja e ódio de quem faz sucesso quando eu começo a fazer sucesso também que eu começo a ficar entre eles eu começo a diminuir minha minha Natureza Selvagem né começa a poder conviver com os outros a poder dividir o espaço com os outros agora uma coisa é você sentir suas manifestações selvagens outra coisa é você tentar discorrer isso em linguagem saudável e tentar enganar com isso isso aí já é o próprio fascismo né claro é fácil o
fascismo né É muito fácil di uma coisa tão Zé como é que você vê essa essa evolução ou involução brasileira em cultura e educação olha rapaz eh é uma terra que nasceu Zé Celso gosta de dizer que a a literatura brasileira tem dois veios principais um pessimista e e e e botando para baixo que é o Machado de Assis um otimista e botando para cima que é o clites da Cunha ora a gente já começa eh nossa pequena vida de 500 anos com pessoas como essas né e depois começa uma pleia de de de de
de de de pessoas maravilhosas você outro dia voltou da Europa dizendo que o português era a língua do do isolamento eu me lembro disso uma vez que você voltou da Europa o português é a língua do isolamento e realmente o que é que adianta tem os grandes escritores do mundo aqui como Rosa como Euclides Como Machado como até até os desprezados que a esquerda do Rio Grande do Sul botou para fora como dionélio Machado até os desprezados como Graciliano Ramos é aquele poder de concisão que frase é essa a esquerda botou para lá fora sim
a esquerda sempre gosta de ter onde é que está o homem aí o homem foi Érico Veríssimo aí dionélio Machado que tava por ali foi mas a esquerda não gostava do Érico também Ah bom mas não gostava mas adotou ele comoé você é considerado você é considerado um grande homem de esquerda no país eu é mas as esquerdas me suportam como suportaram Fernando Santana porque não tem jeito Traduza isso Traduza isso o seguinte a esquerda gosta de dizer Aquilo que espera que a aquilo que o público já vai gostar e eu acho que para poder
ser verdadeiramente de esquerda tem que descobrir coisas que a princíp o público pode até não gostar isso é você eu sou assim por exemplo o Color tentava descobrir o que o povo queria col não é não é figura de nenhum de nenhuma Play de nada é uma pessoa um aproveitador uma pessoa que a juventude a omia toda essa imitação dos Americanos que elegem presidentes bonitos e o fato de ser Lula seu seu seu competidor naquela hora que todas as coisas nacionais se juntaram contra Lula né que Aliás o Color disse muito bem depois você eu
não tenho nenhum compromisso com vocês meu único compromisso era derrotar Lula né que isso foi até engraç não não der não só derrotar Lula derrotar Lula o cinema o teatro Uma Geração derrotou tu