é a carta de judas ou mais precisamente ajudar de acordo com pronúncia do seu nome tanto em grego como em hebraico judas foi um dos quatro irmãos de jesus mencionados nos relatos do evangelho nenhum dos irmãos seguir jesus como o messias antes da sua morte mas depois eles ouviram vivo dentre os mortos e então se tornaram seus discípulos todos esses irmãos de jesus eventualmente se tornaram líderes das primeiras comunidades cristãs judaicas e judas era conhecido como o professor itinerante e missionário isso nos dá o fundamento para entender o propósito da sua carta não sabemos a
qual comunidade específica da igreja ele escreveu mas provavelmente era composto principalmente de judeus messiânicos seu estilo de escrita demonstra um conhecimento profundo das escrituras hebraicas antigo testamento assim como de outras literaturas judaicas populares judas teve conhecimento de uma crise enfrentada por essa igreja isso nos ajuda a entender o conceito da carta começa com palavras de responsabilidade seguida por uma longa advertência e acusação contra mestres corruptos que influenciaram essa em bom então judas termina dando instruções sobre o que essa igreja deveria fazer todas começa a dando essa igreja a responsabilidade de lutar pela verdadeira fé cristã
ele disse que seu plano era escrever um livro mais longo que explorasse nossa salvação compartilhada através do messias mas esse projeto afirma ele foi atrasado quando ouviu as notícias urgentes sobre essa igreja então ele compôs essa carta muito elaborada mas muito curta frutas não começa por como eles devem lutar pela fé em vez disso ele primeiro explica o porquê é por causa dos mestres corruptos que se infiltraram nessa igreja e não é o ensino deles que ele é o veja mas o seu modo de vida seu comprometimento moral é o que nos diz que eles
têm uma teologia ruim primeiro de tudo eles distorcem a graça de deus como uma licença para pecar eles acham que como estão perdoados e tem o espírito de deus eles podem fazer o que quiserem especialmente quando se trata de dinheiro e sexo e assim diz judas ele está em jesus ao rejeitar sua autoridade os seus ensinos e judas quer que essa igreja saiba que oi tá surpreendido com o surgimento desses mestres ele faz a transição para uma advertência mais longa para ficarem longe deles ele primeiro oferece dois conjuntos de três exemplos do antigo testamento o
primeiro trio é sobre pessoas rebeldes que no passado receberam a justiça divina então os israelitas que se rebelaram contra deus no deserto conseguiram o que queriam e morreram no meio do nada então ele conta uma história sobre os anjos que são presos por rebelião até enfrentar e a justiça de deus ele está se referindo a interpretação da história em gênesis 6 oferecida no livro popular judaico de primeiro enoque onde os filhos de deus são interpretados como se referindo aos anjos que se rebelaram contra deus então fizeram sexo com mulheres e foram julgados de acordo judas
liga essa história é o seu terceiro exemplo sobre a ruína de seu domínio gomorra em gênesis onde homens violentos tentaram fazer sexo com anjos ambas as histórias são sobre a rebelião contra a ordem de deus que levou imoralidade sexual e é precisamente disso que os mestres corruptos são culpados depois disso judas traz um exemplo extra o texto judaico popular chamado testamento de moisés como enoque ele não fazia parte das escrituras do antigo testamento e foi uma recontagem criativa dos últimos dias e palavras de moisés baseado em deuteronômio na seção citada por judas moisés morreu e
a um anjo bom miguel que refuta as acusações do diabo contra moisés mas ele decide deixar o julgamento final somente para deus agora essas histórias podem parecer estranhas para você mas para o povo judeu que cresceu com essa literatura as advertências de judas fazem muito sentido o comportamento desses mestres corruptos tem raízes antigas rebelião contra a autoridade de deus e moralidade sexual rejeitando os mensageiros de deus isso se conecta ao segundo trio de exemplos eles são todos sobre rebeldes que passaram a corromper outras pessoas começando com caim que assassinou o seu irmão e depois construiu
a cidade onde a violência reinava balaão o feiticeiro não conseguiu amaldiçoar israel e assim os atraiu para a idolatria ea corrupção sexual e depois cortar o levita é uma rebelião contra moisés que terminou em desastre para os outros judas conclui o segundo trio com uma enxurrada de imagens do antigo testamento para descrever os mestres eles são como os pastores egoístas ezequiel como as nuvens sem chuva de provérbios ou como as ondas de causa isaías a alta absorção deles contradiz a afirmação de que seguem a jesus eles criam causa onde quer que vão judas conclusão sua
advertência citando duas outras advertências uma antiga e outra recente a primeira vem novamente do livro popular de primeiro enoque que afirmava a conter as visões da antiga figura de enoque do livro de gênesis agora o que é fascinante é que essas citações de judas do capítulo de abertura de inox se tão cerca de meia dúzia de mensagem do antigo testamento sobre o último dia da justiça do senhor sobre-humana judas então combina uma antiga advertência de enoque com uma mais recente dos apóstolos pedro joão paulo todos previram que mestres corruptos sugeriam editor seriam as boas novas
de jesus e eles mesmos estavam ecoando adver o grau de jesus sobre a mesma coisa e assim essa igreja não precisa mais de convencimento alguém tem que parar esses mestres então judas passa para a incumbência final ele começa com a linha de abertura sobre a luta pela fé e mostra como fazê-lo um conjunto muito legal de metáforas ele descreve a comunidade de jesus como um novo templo de deus e assim eles devem construir as suas vidas sobre o alicerce da fé santíssima que se refere a mensagem central de boas-novas sobre a vida morte e ressurreição
de jesus pelos nossos pecados a igreja deve-se construir sobre esse alicerce através da dedicação a oração e uma devoção ao amor a deus através da obediência ea integridade desse é difícil será mantida ficando em alerta para o retorno de jesus para trazer a sua justiça e a sua misericórdia e ao fazer isso ajudar se é um mutualmente a permanecer fiéis judas então concluir louvando o deus que protegerá o seu povo e os impedir a dica ir muito longe de sua graça essa curta carta o que é poderosa é intrigante para muitos leitores modernos que se
perguntam porque ele cita textos que hoje não são considerados parte da bíblia hebraica como o primeiro enoque o testamento de moisés é importante lembrar que a cultura judaica nessa época estava imersa em textos religiosos jesus na sua família todos os primeiros cristãos judeus cresceram lendo a bíblia hebraica junto com muitos livros posteriores que foram baseados em inspirados pelas escrituras e sabemos que houve debate antigos sobre si alguns desses livros posteriores deveriam ou não ser vistos como parte das escrituras mas independentemente disso eles ainda são importantes um livro não precisa estar na bíblia para transmitir uma
mensagem importante ao povo de deus e assim temos muitos textos judaicos desse período eles são conhecidos hoje como as coleções dos apócrifos também chamados de livros deuterocanônicos assim como os pseudepígrafos todos esses foram preservados e lidos nas comunidades judaica e cristã e foram a respeito isso não significa que eles foram originalmente concebidos como parte da bíblia hebraica mas fazem parte da tradição bíblica e assim judas sabendo que seus leitores valorizavam as palavras de primeira enoque utilizou as para comunicar a sua mensagem que é essa a graça de deus através de jesus exige uma resposta que
afeta toda a vida não apenas o entendimento intelectual observe que judas não criticam se concentra na teologia do mestre mas não seu modo de vida imoral que nega jesus e assim judas aplica aqui o que jesus disse a seus discípulos se você realmente me ama então você obedecer aos meus ensinos para os cristãos o modo como você vive é o indicador mais confiável daquilo que você realmente acredita é disso que trata a carta de judas