JEREMY BENTHAM E O PRINCÍPIO DA UTILIDADE

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Parabólica
Jeremy Bentham e o Princípio da Utilidade. Canal de lives: http://twitch.tv/parabolicaonline Link ...
Video Transcript:
Oi e aí gente tudo bem sejam bem-vindos a mais um vídeo aqui do parabólica eu sou Pedro redor Professor aqui do parabólica E hoje é o vídeo que filosofia importante vai ter uma questão sobre o filósofo Vocês já viram no título ela também ideia No final a gente vai fazer uma questão dele aí que é o Diana me bem a Bom vamos lá deixa eu só avisar uma coisa importante para vocês eu tomei a 3ª dose da vacina eu achei que não fosse da reação e deu reação e reação pesadíssima tá reação foi tá sendo
pesado então se eu tô suando suando suando suando e tô meio que indisposto mas não queria deixar de fazer esse vídeo tava programado aqui para vocês dá para fazer então eu vim aqui gravar para vocês por mais que eu fique mais lento Tá bom então já se inscreve no canal se ainda não for inscrito curte esse vídeo para ajudar o canal a crescer mas tem um monte de coisa aqui e também não deixa eu me seguir nas redes sociais porque pelas redes sociais Eu já falei qual que seria o tema dessa bom né inclusive no
Instagram eu tenho colocado já os nossos resumos inclusive de filósofos Eu sei que vocês acham filosofia muito difícil fazer para o Enem e nos vestibulares e de fato Ou é eu acho também um pouco é difícil então acho que eu tô aqui para tentar ajudá-los usei tem novidades aí pela frente né além do do vermelho batom a gente vai falar mais focou sobre história da sexualidade a gente vai fazer aqueles vídeos que eu tenho saudade de fazer disso tudo de obra de pegar uma obra do autor e destrinchar a fundo mas aí eu sempre passo
para vocês daquela maneira didática que vocês conhecem muito bem a com os textos Eu pretendo até de fazer usar esses textos para vocês sabe o que que vem por aí um dos filósofos que as pessoas que vai ser dificuldade a gente tem até um vídeo antigo aqui só que ele tá muito Raso Na minha opinião Então a gente vai fazer um estudo de óleo pode demorar um pouco mais um vídeo certamente mas de forma bem didática que é um rendeu eu sei que muita gente falou assim poxa régua É difícil Nossa que não sei das
plantas Então vamos fazer e a fenômeno fenomenologia do Espírito a gente vai fazer aí um estudo de obra sua vez quer marcar toalinha para mim ver falou que tá tendo ainda mais fecha janela e e acende a luz led led aí fica assim mesmo vamos falar sobre fenomenologia do Espírito sim tá bom então vamos falar de dinheiro me Benta a é o filósofo do século 18 e do século 19 Então já entenda o dinheiro metade tá ali dentro do conceito que a gente vai chamar de iluminismo que a gente Às vezes acho que os iluministas
são só the unlock the Lock até antes né para vocês terem noção ele é século 17 e tal mas deu um ok vou até já Jackson sou eu montei esse aqui E ainda tem outros tem um dinheiro entre outros mas a Uber então é também um filósofo do Iluminismo Mas ele tem aí as suas ideias próprias certamente tá então e ele se propõe a fazer um sistema que a gente vai vir aqui hoje de filosofia moral significa que a proposta do benton é pensar numa filosofia que vai ou pensar num sistema moral que quando a
gente fala de moral já está a sociedade que vai para todos é aquele conceito que a gente vê muito por exemplo em que a gente não vai falar que eu tô falando que Benta é igual cantinho é isso tá só quando que a gente fala de ética o valor individual e quanto a moral é o valor que tem que ser Universal quando ele fala aumenta a gente tá falando de moral ele tá pensa se propondo alguma coisa para universalidade para a sociedade entendeu então é basicamente isso que a gente vai ver hoje bom aí a
gente entra de fato numa obra Inclusive eu quero até falar isso aqui para vocês eu tô aqui com a obra do Benta que é aqui até aqui ó a introdution of the principles of morals and legislation Nossa agora foi péssimo né aí todos os princípios da Moral e da legislação tá bom tá aqui para vocês eu tenho essa obra aqui no meu Kindle e eu tô tava lendo ela né é nova continuar lendo que eu não fiz ainda todos os detalhes porque é muito lento de ler porque eu só achei ela em inglês para Kindle
bom então a leitura entando mão pelo menos o que você quer acontecendo entende alguma coisa fica muito complexo filosofia lei filosofia inglês é bem mais complicado você vai na tradução próprio do Kindle para quem quiser se aprofundar mais que essa é a principal obra do Beta é para você que quer por exemplo é legal falar isso para vocês porque vá profissionais você tem um livro assim que consegue dar um Panorama Geral de filosofia eu tenho essa aqui que é um recebido que eu já falei para vocês eu falei acho que não Instagram né ou foi
aqui no café de alérgico Kel São 50 grandes filósofos da Grécia Antiga ao século 20 essa obra que 50 grandes filósofos da Grécia Antiga ao século 20 ele te dá um Panorama de alguns filósofos dos mais importantes eu acho que faltam alguns tá E aí você tem ali algumas páginas falando de cada filósofo para ver se consigo mostrar eu acho que a o a luz não vai permitir mas começa a Milena tava aqui você manda next in mês Pitágoras era a gente tem tudo isso aqui tá dizer não Sócrates Demócrito Platão Aristóteles depois ele vai
chegar fala de rede eu inclusive você tem algumas páginas para cada ficou só para te dar uma introdução que eu acho que é bem interessante é legal você não vai saber tudo sobre o filósofo aqui mas isso aqui pode aguçar a curiosidade de saber pelo menos o básico de qual linha pertence esse filósofo termina no século 20 com a filosofia contemporânea com deu Paul Sartre aqui que você precisa ter mais vídeo aqui dos aqui no canal bom é E aí no final você vai pode ver qual que é a relação desse filósofo com outros filósofos
e o final de cada filósofo você participo Leia também você entender a ou aí eu te passo uma pequena uma coisa Bíblia bibliografia sobre você quer saber mais sobre este filósofo tal entendeu então achei legal para quem tiver curiosidade é da editora contexto a gente tem uma parceria não é um bom a polícia aqui tá eu só tô falando Eu uso as obras que eu recebo da contexto são utilizadas por mim e bom mas eu recebi um recebido de fato tá É porque eu tô falando isso também para encaixar aqui porque o dia da minha
Benta ele tem uma relação com outros filósofos contemporâneos ver sua época como James mill mas o mais famoso que assim de sentiu que a gente vai ter vídeo aqui inclusive já tem uma obra um pouco mais aprofundada sobre o conceito aí que a gente vai trabalhar em Benta é o filho do games 1000 que é o Stuart mill inclusive me sorte meu foi bem utilizado no meu tempo de graduação sabe a gente tinha que aprender bastante sobre isso porque mil a nós veio desde Ricardo então a gente tinha todo mundo estudo ali sobre tá é
que pegava também muito mais vezes pela economia né a gente não tem vídeo específico aqui sobre sobre Adam Smith e David Ricardo por exemplo até pretendo mas não nossa playlist de sociologia eu fiz uma história rápida do capitalismo Eu tenho um determinado acho que eu 2º Cap eu falo sobre a diferença fundamental entre o oralismo e o David Ricardo sabe sobre a questão de mercadoria trabalho mercadoria produz lucro né enfim é tanto o Bento conto James depois o Stuart mill eles vão ser filósofos aí e vão trabalhar com uma ideia do princípio do utilitarismo E
aí que é interessante aí que vocês têm que pegar tá E é muito simples utilitarismo gente é uma uma filosofia pragmática que que eu quero dizer com pragmatismo no pragmatismo direta é o seguinte eu vou colocar aqui para vocês para vocês entenderem de forma bem tranquila ações boas segundo Beta ações boas visão felicidade em ações mas e olha só são ações boas aquelas que visam a felicidade e são ações Mas aquelas que visam o oposto da felicidade tudo que é o contrário da Felicidade então em linhas Gerais entenda o utilitarismo como uma filosofia pragmática que
direta objetivos que a gente tá falando de pragmatismo tá ou é bom ou é ruim cuidado com uma clínica eles não é manifesto que a gente tá falando tá mas assim direto ele tá pensando assim as suas boas felicidade ações massa oposto da Felicidade quem que vai aprofundar muito isso vai ser o Stuart mill e eu pretendo trazer mais para frente aí quem sabe o vídeo sobre Stuart mill para vocês tá bom É aqui que a gente tem que explorar essa que essa Esse princípio da utilidade em dormir Beta por quê Porque ele percebe ao
longo de sua vida que toda ação que você faz Visa a felicidade de certa forma sua felicidade individual mesmo que você prejudique outras pessoas você está vivo a sua felicidade individual certo então ele preferiu o meio que substituiu o conceito de busca por felicidade simples felicidade o dia do ambiente ao longo da sua vida ele entendeu o que ele prefere utilizar o princípio da utilidade como o princípio o princípio da maior felicidade então ele aumenta essa ideia da felicidade porque ele também vai falar de sociedade não é só individual porque ele falou assim ó todo
mundo vai buscar sua felicidade Então vamos pensar no princípio da maior felicidade é sua maior felicidade só pode ser de todos Tá bom vou E aí comenta ele fala para gente que o comportamento humano é isso que a gente tá falando na verdade que comportamento humano ele ele é governado pela dor e pelo prazer quem sabe então são dois opostos sentir dor mas não sei que você fala assim eu sempre trazer na tua não é o caso aqui tá eu começo a viajar demais mas o nosso comportamento humano é governado velador e pelo prazer e
que cada um música o seu prazer individual é o que a gente já falou que busca a sua felicidade individual certo e aí a ideia que ele quer trazer que aquelas que vocês já entenderam isso é a ideia é moral que essa felicidade se torne para todos por isso o princípio da maior felicidade que essa felicidade se torna para todos e para todas E aí a obra eu mostrei para vocês agora obra né mostrei aqui ó no meu meu maravilhoso e inglês a introdução do princípio da Moral e da legislação certo se vocês querem que
eu ia de novo inglês aí tudo puxando Thriller principals of morals and legislation tá a ideia Olha só como é que chama o livro dele introdução aos princípios da Moral e da legislação e ele está falando de legislação amor ao valor que tem que ser para todos mas legislação então aí ele já está falando de tentar definir a felicidade em forma de lei que a legislação ou as nossas leis busquem a felicidade de todos e todas compreenderam Então essa é a base essa ideia de que o prazer seja maior do que a dor mas também
que isso seja colocado em forma de lei a tu não é obrigado ser não é é obrigado ter mais prazer do que dor não é isso é que a legislação deve funcionar o deve ser construída através da busca pela felicidade e tem uma ambulância passando ali fora e o polícia algo menos aí então A ideia é essa E aí ó olha só o conceito que ele utiliza na obra ele falou assim que essa legislação deve tentar fornecer felicidade para todos e todas cujo objetivo olha só é criar a fábrica da Felicidade pelas mãos da Razão
afinal de contas ele é iluminista e da Lei Olha só objetivo é criar a fábrica da Felicidade a fábrica que constroem infelicidade é o que vai construir vai continuar prosperando essa felicidade pelas mãos da razão só que daí você construir lei isso que faça o bem de todos e todas compreenderam e aí ele entra já numa parte que a gente vai conhecer do dinheiro na mesa que além de ser pragmático direto é a busca pela felicidade também é sistemático ele quer definir se encontra um sistema tá esse aqui é definir se encontra sistema então é
a lei ela deve proporções de acordo com como que a sociedade está tendo tem mais prazer do que feliz do que dor ou tem mais dor do que prazer então essa lei tem que ser regulada ela tem que funcionar de acordo com como que eu como tá essa sociedade compreenderam e aí ele vem com outro princípio é o principal produtor da conjunção dos deveres interesses é de acordo com os interesses da sociedade essa lei vai que você construindo mas sempre visando que é melhor ter é preciso ter mais prazer te dou É melhor ter preciso
ter felicidade do que a falta né a cidade a mas mas só quando a gente fala de lei a gente lembra de punição Pois é ele não nega a punição só que a punição para ele ela só deve ser aplicada nessa sociedade quando for para minimizar a dor e maximizar a felicidade ou maximizar o prazer todos Não fala Ah então por exemplo se você chegar lá você tem uma população carcerária no país ali não é prazer ali é dor pois é pois é mas ele falou assim mas é tem que minimizar a dor maximizar o
prazer se você tem que pensar num sistema onde é para depois posteriormente aí você tem uma maximização do prazer ter você pune Inclusive a inclusive e deixar só explicar para vocês o Guilherme Benta é a ele é o inclusive o grande nome aí Aqui do sistema panóptico que é o que ficou vai trabalhar olha só que interessante só não me engano ele né que eu vou aí e daqui mas é ele mesmo sistema panóptico é criação dele você sabe o que que é um sistema panóptico né gente ó peraí ele era um jurista tá Oi
e o quê que é eu vou explicar para vocês o que que o sistema panóptico E é exatamente a que aquele sistema carcerário prisional onde você tem uma torre no meio que vigia todas as células é um sistema circular que é o que o cocô faz dessas Suas críticas em vigiar e punir ele trabalha muito ele faz um distanciamento total do sistema fonológico e além do que ele pega esse sistema para nós que transforma Leva ele para para a sociedade né para tentar entender você me pagar hoje em câmeras de vigilância na rua na própria
escola né que interessante você pensar nisso tá bom E como que funciona na prática mesmo para os legisladores poderem olhar para ver se é preciso Como que você vai buscar mais felicidade e tal é através de cálculos tá por isso que ele é ele é sistemático o dia do evento a ele fala assim que é preciso ter né existem prioridades que definem cálculos para você ver se tem mais prazer o dor ou se tem mais do que prazer parabenização para de funcionar em cima disso então ele define e umas prioridades onde os legisladores devem ficar
de olho são sete prioridades como Olha só intensidade duração certeza proximidade fecundidade pureza e extensão aos legisladores a sociedade aqueles que olham pela sociedade precisa ficar de olho nesse sete pontos para ver a analisar para ver se esta sociedade está vivendo mais dor ou prazer ou mais prazer do que dor Então olha lá são a a intensidade duração certeza proximidade fecundidade por existem são Você tem todo um sistema para poder avaliar médio para poder avaliar se a sociedade sociedade tá sendo intensa em qual sentido o palco a intensidade da dor nessa sociedade por aí vai
você vai vendo e por fim pelos próprios contemporâneos Lembrando que Deus ilumine sobretudo recebeu bastante crítica viu e eu explico porque ele recebeu bastante crítica Nossa questão do Enem próximo aí que a gente vai fazer daqui a pouco inclusive sobre tem que pegar um pouquinho disso porque quando ele fala de dor e prazer a questão moral ele e ele não se dirigiu à religião como era comum Cruzeiro de outros iluministas o próprio vou ter que fazer a crítica da religião e tal ele não se dirigiu a religião para poder colocar na balança esse negócio de
dor e prazer de busca felicidade ou não ele não fez a tantas críticas assim a igreja não fez tantas críticas assim a religião não conceito de moral essa moral da religião porque para o próprio Benta quando você é também Tenta né quando você tem uma sociedade essa questão moral que tá tendo mais dor do que prazer por exemplo segundo meta que é que foi um erro de cálculo Você joga na mão dos legisladores erraram cálculo Então tá tendo as ações da legislação das leis elas estão não estão funcionando porque houve um erro de cálculo para
avaliar se tinha mais do que prazer então meio que é muito difícil falar em sentar e igreja disso mas não é o maior debate do dia da pimenta compreendeu então ele foi criticado por quê luminescence usei fazer o várias críticas a religião certo e para vocês que estão na tela Benta foi cobrado algumas vezes no ENEM tá não foi isso essa não essa aqui foi a última vez que ele foi cobrado não quer dizer que é o autor que está no radar do Enem e de outro vestibulares também vamos lá ler a moralidade Benta exortava
não é uma questão de agradar a Deus muito menos de fidelidade a regras abstratas a moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade mesmo que ele faz os cálculos possível neste muro ao decidir o que fazer deveríamos portanto perguntar qual o curso de Conduta promoveria maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados nova questão de agradar a Deus ou de regras abstratas Ned não é no AD A ideia é você olhar para ver se tem mais felicidade ou menos felicidade é isso aí vem você vai buscar a questão da moralidade
e os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma com o que a fundamentação científica de viés positivista B convenção social de orientação normativa ce transgressão comportamental religiosa e de racionalidade de caráter pragmático e é inclinação de natureza passional para pensar isso o que que a gente falou hoje sobre dinheiro meta e responda à questão para mim eu já falo alternativa correta é a alternativa d de dado e o que que nós vemos inventa de falar que é você buscar mais felicidade é Preciso olhar para ver se tem menos felicidade ou a
infelicidade EA lei tem que seguir uma conduta tem que seguir de acordo com isso ele tá falando de ser racional olhar para Essa sociedade de forma racional afinal de contas Iluminista e de cada até pragmático objetivo tá com menos felicidade vamos buscar mas felicidade então alternativa correta de não tem outra certo a essa é uma questão se extensão que se você não sabe da teoria do utilitarismo de Benta não dá fazer vão ver o que que as outras são erradas que eu sei que vocês adoram fundamentação a fundamentação científica de positivismo gente vem depois seria
anacronismo aqui a b a né que vem depois é porque o conte ele ele né ele pega o século 19 tal mas enfim B convenção social de orientação normativa é o conceito conversou social que ficou muito alto aqui para gente né de fazer uma convenção social de pensar a sociedade todo mundo pensando sociedade para financiar tenta fazer ações normativas e tal A sei diz assim transgressão comportamental religiosa está transgredindo comportamentalmente a religião de forma religiosa não é isso também e aí fala as inclinação de natureza passional ele nenhum momento falou que é passional tá não
tá falando de natureza passional não é o debate de falar de natureza passional a questão é que a uma racionalidade de pensar racionalmente no shopping de forma pragmática e pensar de forma objetiva espero que vocês tenham gostado Espero que você tenha curtido deixa aí nos comentários dá uma curtida acho que é muito importante que você faz e não é só porque eu tô doente fiz o vídeo que ajuda a gente a crescer mesmo tá bom É você quiser também calma só tá doente tá gravando vídeo aqui amo vocês é de todo o coração do mundo
todo coração do mundo de verdade grande beijo fui
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