é a grande chance de que você já tenha ouvido falar no de um Meyer há também grandes chances de você já tenha ouvido falar no cor e Ok então excelência guitarristas de estilos bem diferentes seus nomes de alto impacto no universo da guitarra atual em uma conversa entre eles John Mayer jeans álcool I Walk I watch you play what have you ever need your love you and Shake your love 12 piercing You And Your River Plate Dark Sonic Heroes of making the most of the art of which more players Grace Finding What very Straight Story
and Home Play your Rider and chat With My Words and House tracks a conversa acontece no podcast do qual o homem chamado onda outra marca de uma hora 25 minutos e 20 segundos do episódio Mayer skin e essa frase em especial me chamou atenção dentro e tanta coisa interessante discutida no episódio tanto porque eu me sinto pessoalmente conectado a ideia quanto porque ela se Rami em uma conversa a respeito de aprender a tocar guitarra isso é sempre interessante discutir um jeito de interpretar o que o melhor falou é encontrar uma maneira de tocar guitarra aqui
nos favoreça explore em especial aquilo que fisicamente na gente pode facilitar o direcionar o processo é considerar a somatória corpo mais guitarra em uma dimensão mais fundamental da consciência corporal do ponto de vista de um professor de um instrumento tem a ver com não ensinar todos os alunos do mesmo jeito não aplica o mesmo template para todo mundo não só porque todos nós temos heranças socioculturais diferente sementes diferentes também claro mas também porque nós temos corpos diferentes e o ponto de vista de um aluno pode ser um exercício de auto-observação é usar uma referência externa
como Guia Mais calibrar a experiência também com base na nossa própria natureza física e entender que isso nos direciona à resultados técnicos e consequentemente musicais diferentes daqueles de outras pessoas e isso pode ser uma vantagem pode ser uma coisa a nosso favor sendo mais específico tem a ver com testar maneira diferente a usar uma coisa na guitarra variações de como segurar a palheta altura da guitarra posicionamento dos braços as mãos pegadas dos bens tipos de braços tipo de equipamento tipo de som e comparar os resultados tudo isso considerando a história do desenvolvimento técnico e pedagógico
do nosso instrumento mais prestando atenção também ao que o nosso próprio corpo nos comunica ao que nos é singular na intenção de se encontrar a solução com a melhor razão entre resultado do esforço para a realização daquilo que você quer fazer com ele tá eu vou dizer se o de novo para ficar bem marcado para ficar bem claro tudo isso prestando atenção também ao que o nosso próprio corpo nos comunicar e customizando a experiência de aprender a tocar guitarra a nossa própria natureza mas observação importante número um faça isso sem pressa sem conclusões imediatas porque
se experimentou uma abordagem por 10 minutos e não pareceu fácil e portanto se concluir precipitadamente que aquilo não funciona emitir isso seja paciente porque técnica leva tempo e aquilo que eventualmente pode trazer os melhores resultados pode não parecer natural a observação importante E com isso não quero dizer toque de qualquer jeito espere o seu corpo naturalmente te ensinar como proceder na base da tentativa e erro porque se levaria séculos na maioria das vezes existe já um conjunto de orientações técnicas desenvolvidas para aprimorar a Performance em instrumentos Especialmente quando se trata de um instrumento com o
histórico mais longo de ensino sistematizado e o melhor a se fazer é segui-la seguir as orientações em vez de tentar Reinventar todos os movimentos do zero porém mesmo com orientações detalhadas quando elas existem a sempre o ajuste individual da técnica ao corpo copos diferentes tem limites diferentes corpos diferentes se apropriam da técnica de maneiras diferentes e consequentemente tocam guitarra de maneiras diferentes e sobre essa premissa uma possível leitura daquela fala do meio é de que no mínimo a gente pode se desobrigar de ter que solucionar os problemas técnicos ou musicais que a gente encontra da
mesma maneira que os nossos heróis da guitarra o fazem ou fizeram que a gente os resolva sempre que possível mas o mesmo jeito Por exemplo na situação hipotética de que o Paul Gilbert o Angus Young fossem incumbidos de tocar o mesmo trecho ele sem dúvida ajustar Leiam as abordagens técnicas necessárias à realização da passagem aquilo que os seus corpos individualmente são melhor capazes de fazer e tô Kalil esse trecho cada um a seu modo não só porque ele tem identidades artísticas diferentes mas também porque são estruturas físicas bem discreta sendo o Paul Gilbert um cara
com mais de 1,90 de altura próximos longos mãos grandes e uma buzzangle um cara com menos de 1 e 60 mãos e alcance vem menores essa seria uma diferença física entre eles dentro uma imensidão de outros que em maioria nem seriam visualmente perceptível seriam da Ordem do funcionamento do corpo tá realização mais ou menos eficiente dos movimentos da capacidade maior ou menor de coordenação para cada pequeno gesto e do nível de aprimoramento disso tudo aliás falando no palco Gilberto curiosidade pode ser interessante observar como o hitchcocks resolvia as passagens complicadas no mês também quando ele
entrou na e no lugar do Rio porque Precisava tocar o seu Gilberto a recomposto esse tipo de foco no corpo parece muito mais perceptível e naturalizado no caso de atletas por exemplo porque esportes tem um componente físico evidentemente muito forte e para usar mais uma vez o elemento da estatura é fácil perceber que alguém com menos de 1 e 60 de altura teria chances reduzidas de sucesso do basquete profissional e que alguém com mais de um e noventa provavelmente não seria um bom encaixe no hipismo os dois atletas poderiam Claro praticar ambos os esportes Mas
não seria uma surpresa que os resultados fossem bem diferentes provavelmente bem inferiores a gente colocasse em um atleta na modalidade do outro isso é tão claro nos esportes porque não estender a conversa também a prática dos instrumentos musicais que da mesma maneira tem um componente físico forte e tá não é esporte não costuma haver medalhas não há critérios físicos para se juntar ao time dos guitarristas mais se usa o corpo para tocar então esse precisa ser levado em consideração quando se pratica porque implica em facilidade diferentes de pessoas diferente com essas diferentes dentro das possibilidades
do instrumento talvez menos extremas do que um exemplo dos esportes mas ainda bem consideráveis a prática de música erudita e o nosso uma presença maior tanto de consciência corporal em geral quanto da ciência de que frequentemente as estruturas físicas de cada um pedem soluções customizadas para execução de um mesmo repertório no violão um exemplo básico disso é o formato e resistência das unhas de cada um pessoas com unhas naturalmente mais frágeis precisam adaptar sua técnica a essa circunstância isso tem uma implicação resultado musical é um fator físico que entra na conta no caso dos cantores
a relação da própria fisiologia com a música É Bem Clara também as pessoas têm a estrutura vocal que tem e a nesse espectro amplo ou Estreito que elas precisam atuar com técnica Claro se amplia o alcance vocal mas ainda se está circunscrito ao teu corpo pré-determina então muito do que o Joe Cocker cantava não era acessível ao Johnny Cash e vice-versa não sem ajuste da tonalidade dos arranjos etc e bom paciência a pô a flexibilizar nesses casos Eu já falei antes no canal sobre como explorar as nossas próprias idiossincrasias pode ser um bom negócio e
como se procura a identidade EA fala do meio é só misturar as próprias características físicas como se toca traz o elemento a mais sobre a busca por autenticidade artística por conta da correlação com a questão de diversidade física e mental diversidade de natureza de quem toca aliança me lembro de ouvir também o Steve Vai falando sobre como ele aborda as próprias facilidades e dificuldades na guitarra e e sem irmãos campo.net do pesquisados foi de graça Magrinho H strattner Williams e não volta mais wiccans ignorada em Pauta pegue mais itens de level abatimento we have anything
is a reflection of well we walked Essa maneira de pensar que me leva Por exemplo a tocar noventa porcento do tempo sem palheta O que é sem dúvida uma técnica menos Ortodoxa na guitarra eu encontrei uma facilidade resolvi abrir a sala resolvi explorar as portas que a sair Deus em trazer a minha abre e onde isso me leva naturalmente Implica também e me disse preocupar de até que dizer ar o mundo técnico da guitarra aí também de ter que cobrir todo tipo de repertório era algo que eu sentia como necessário quando era mais novo investir
em dominar todas as técnicas tocar todo tipo de coisa especialmente durante a minha experiência em ambiente acadêmico eu jovem sentia como uma certa desonra perceber que havia repertório inacessível para mim ver que eu tinha um ponto máximo de velocidade ou de destreza ou de compreensão musical que estivesse a quem de músicas que outras pessoas eram capazes de tocar bem eu carregava no e se era possível para alguém também haveria de ser possível para mim porque se por um lado pode ser uma ideia ingênua é por outro gerou efeitos muito positivos em mim porque me levou
a testar e a Expandir os meus limites foi um período de muito crescimento dolorido mas é muito crescimento porém como parte do experiência não entender isso muito bem naquela época me levou a gastar Absurdos de tempo e energia perseguindo objetivos pouco alinhados com as minhas tendências naturais ao tocar por outro lado ainda eu não teria sido capaz de entender melhor os meus pontos fortes e fracos sem passar por essas experiências de modo que eu não tô reclamando Tomara que essas falas do 6 e também do Steve Vai E essas elaborações todas trago a vocês o
estímulo que me trazem que mais pessoas se autorizem assim direcionar uma relação mais pessoal com música com guitarra com Arte tem se sentir inferior ou inadequado por não tocar como a maioria das pessoas justamente porque ninguém aparece aqui neste planeta com as mesmas cartas mas não a vida é menos binária do que parece é bom lembrar disso e que você chegou aqui e quer continuar assistindo o seu primeiro eu falo sobre a questão do desenvolvimento de um estilo pessoal militar por hoje é isso e me contem nos comentários esses Qual é a relação de vocês
com essas coisas tá bom e a gente se vê no próximo vídeo então tchau