oi oi cafeinado a porta de entrada para muita gente no cinema são os curtas-metragens sabia o curta-metragem ele é um filme que costuma ser mais barato para produzir e mais fácil também e por isso dá para montar um bom portfólio com eles ver esse vídeo que eu vou explicar como é a estrutura de um roteiro de curta-metragem para quem não me conhece eu sou a Nati eu sou escritor e roteirista e sejam bem-vindos ao que tá um café eu já tenho um roteiro de alguns curtas-metragens aí nas costas né algumas coisas idos outros não mas
na faculdade a gente é incentivado a fazer pelo menos quatro curtas-metragens não roteiro em si Mas eu sempre escrever o roteiro para tentar produzir né que a gente tem que sair em tempo o curta-metragem é um filme de até 20 minutos sendo legal não passar dos 15 para poder ser mais aceito aí em festivais em concursos pensando o quê em cada página do roteiro conta como um minuto de tela um roteiro de curta-metragem não deve passar lá das suas 20 páginas Oi gente claro que se tiver muitos diálogos talvez passe um pouquinho né mas você
tem tanto diálogo assim uma coisa pode não estar muito certinha ali que você não deve embasar toda a sua narrativa em dialogou narração né Lembrando que o cinema curta metade no longa-metragem ele é uma mídia audiovisual Então imagina é muito importante a imagem passa muita coisa e ela não deve ser redundante com a sala eu acho que o meu maior roteiro de curta deu 25 páginas mas tinha 7 elétrons e como eu coloquei quebra de página acabou que cada Eletro em era uma página nova né então ficava uma página com uma linha escrita Então se
você for contar 25 - sete das 18 levando isso em conta você tem que pensar numa alternativa que caiba em 20 minutos no é a estrutura ela vai ser muito parecida com conto se o longa-metragem está para um romance O curta-metragem está para o conto e eu tenho um vídeo eu vou deixar até ali em casa aqui que fala da estrutura do conto eu acho que pode ajudar muito quem tá escrevendo roteiros de curta-metragem o curta-metragem pode ter início meio e fim com uma narrativa clássica pode sim pode ter um final aberto pode sim pode
não ter uma narrativa clássica pode sim pode ser tipo experimental Pode sim essa é a grande graça do curta-metragem você pode fazer o que você quiser você pode pegar diversas referências de curta-metragem no canal Porta curtas no canal no YouTube né o site porta curtas eu vou deixar o link dele aqui na descrição aqui nesse vídeo eu vou falar do curta-metragem de uma narrativa clássica de acordo com a divisão entre exato O que é onde Quem tá iniciando deve começar é o que eu acho fazer o beabá para depois experimentar as coisas mais diferentes se
vocês quiserem um vídeo sobre curta-metragem experimental deixa aqui nos comentários que eu também preparo um vídeo bem legal para vocês o primeiro ato o ato de incitação né do conflito de apresentação incitação do conflito ele tem que ser bem curto ele tem que ter no máximo 3 minutos Como eu vou mostrar tudo que eu preciso mostrar no início de uma história em três minutos utilizando o máximo da linguagem audiovisual em um curta-metragem tudo deve estar conversando muito bem né só fotografia direção para que esta apresentação seja dada rapidamente para o espectador por isso é muito
importante que você conheça os símbolos que já estão né marcados me consciente coletivo para utilizar deles por exemplo se você quer mostrar que o seu personagem e tem uma conexão muito forte com os pais e aí o conflito que vai dar início a essa história são os pais morreram em um acidente Você pode começar a cena com um abraço em família de sufocado E aí você mostra diversos porta-retratos de muitas comemorações em família sempre esses três né o personagem com os pais e ali muitos sorrisos muitas coisas e ir para um som que vai nos
remeter a um acidente de avião de carro é aí aí vai a criatividade rolar e o som que vai trazer esse conflito então em menos de dois minutos dá para fazer essa cena dá para escrever essa cena e você apresentou tanto os personagens quando o conflito Inicial E aí a próxima cena já é o personagem principal abrindo a porta do quarto dos pais e vendo a cama né o quarto todo e pronto a gente já sabe que o que vai tá ligando ali o tema principal do negócio é o luto o segundo ato vai durar
ali né entre os seus 3 a 10 minutos e vai ser a reação como o seu personagem principal vai reagir a este conflito como não conta a gente não vai ter com uma curva dramática de altos e baixos a gente não tem tempo para isso a gente vai ter uma curva simples né com o álcool embaixo Mas solução ou às vezes até uma linha reta se a gente tiver falando de uma tragédia o seu personagem reagiu né ao conflito Inicial então isso quer dizer que isso tu levou ele algum lugar mostrar este lugar né de
um de tudo combinou vai ser o início de um terceiro ato vai ser o segundo ponto de virada E aí como a vida desse personagem vai seguir a partir daí e vai ser um terceiro ato e ele vai ter lá no máximo seus dois minutos Naty e se eu quiser um final em aberto Então você consegue trazer esse terceiro a tem até 30 segundos e E é claro que para você fazer tudo isso que eu falei aqui a sua Gama de personagens têm que ser bem pequena né no máximo do máximo três personagens mais principais
ali e eu que tipo 154 anos Isso se você tiver dinheiro né para produção para pagar todos esses atores se não corta personagem e cortar personagem cortar cena cortar diálogo Isso é uma constante na vida de um roteirista de curta-metragem por isso você diretor produtor mantenha contato com o seu roteirista se possível peça inclusive para ele ir durante as filmagens né Por masha de curta-metragem vai durar no máximo do máximo 15 dias 20 dias então é possível sim você pedir para loteria está aí loja obra que pagando a diária dele mas para ele tá lá
pa e nem pense em mudar alguma coisa do roteiro tem perguntar antes para o roteirista ele é quem vai saber como mudar da melhor maneira que você precisa sem danificar narrativa imagina se você corta a cena que era Justamente a apresentação do conflito não dá né então assim chama o motorista e para os iniciantes e até para os mais velhinhos de produção deixa de lado as megalomaníacos que que isso quer dizer tipo sem sermedicall explodindo sem pulo de paraquedas vamos manter o básico porque é justamente isso curta-metragem é um gênero barato o curta-metragem tem esse
sentido de ser mais barato de ser mais fácil para produção e aproveite disso sabe você consegue criar muitas histórias incríveis sem precisar o maníaco eu espero que vocês tenham gostado desse vídeo que tenha ajudado vocês se ficou com qualquer dúvida deixa aqui nos comentários eu vou responder todo mundo que ficar com dúvida City ajudou deixa seu curtir aqui nesse vídeo e também a intenção aqui no canal e a gente se vê na próxima que é [Música]