Robert Adams - Problemas Não Existem

958.2k views2319 WordsCopy TextShare
Corvo Seco
Citações e trechos do livro “The Collected Works” de Robert Adams. Discípulo de Sri Ramana Maharshi...
Video Transcript:
“Para quem existem as dificuldades?  Elas também são imaginárias. Dificuldade e prazer, existem apenas em relação ao ego”.
Ramana  Maharshi. A turbulência, o caos que parece   estar neste mundo, não é a verdade. Não é a Realidade.
É algo que vem e vai. Isto também deve passar. Mas seu Centro é Deus, Consciência, Realidade Absoluta, Brahman.
Essa é a paz que existe. Ficamos tão enredados no mundo. Achamos  que as coisas são reais.
Tudo nos incomoda. Ficamos com raiva. Ficamos  chateados.
Mas a verdade é que você não é maya. Você é a Realidade Absoluta.  Você é a Consciência.
Você é o Ser. Saiba quem você é e acorde. Desperte e seja livre.
Não se apegue ao que seu corpo está  passando. Mantenha sua mente acima disso, mantenha sua cabeça no céu e seus pés no chão. Quero lhe contar um segredo.
Não há problemas. Nunca houve problemas, não há problemas hoje, e nunca haverá problemas. “Problemas”, significa que o mundo não  está girando como você deseja.
Mas, na verdade, não há problemas. Tudo está se desenrolando como deveria. Tudo está certo.
Você deve se esquecer de si mesmo e  expandir sua consciência até se tornar o universo inteiro. A Realidade por  trás do Universo é pura Consciência. Não tem problemas.
E você, é Aquilo. Se você tem Jnana (o Conhecimento -  Consciência da Verdade), está em paz consigo mesmo e com o mundo, pois toda a felicidade que existe, toda a alegria que existe, toda a paz que existe, todo o amor que existe, são nomes para Jnana. Portanto, na medida em que você desperta, nessa medida você descobre que tudo está bem, onde quer que você esteja.
Todas as soluções, toda a sabedoria,  toda a felicidade e bem-aventurança que você tem procurado, está dentro de você. Mergulhe no centro do seu Coração. Sente-se em silêncio.
Tudo vai cuidar de si mesmo. O segredo da paz de espírito é não se  identificar com outra coisa, senão o seu verdadeiro Eu. E então, Problemas Não Existem. 
Robert Adams. “Se você se identificar com o corpo, verá o mundo  ao seu redor, mas se você se identificar com a essência divina, tudo também  será divino”. Ramana Maharshi.
Pare de se identificar com seu corpo  e mente! Não pense que você é tão importante a ponto de ter que superar um  problema. Isso é o que você faz quando pensa que tem um problema a superar. 
Isso faz você se sentir importante. “Tenho que resolver esse problema,  tenho que superar essa situação”. Como se ‘eu’ fosse alguém importante. 
‘Eu’ não existe. Se ‘eu’ não existe, também não existe o seu problema. Seu problema existe porque você acredita no seu 'eu'.
Quando você percebe que ‘eu’ não existe, tudo desaparece. É isso que quero dizer quando às  vezes digo a vocês: “Não há problemas, nunca houve problemas e nunca haverá problemas”. Mas assim que você começar a pensar, surgirão problemas.
Não tente mudar nada. Seja você  mesmo. Trabalhe em você mesmo.
Comece a ver as coisas sob uma nova luz.  Veja sua situação de forma diferente. Não existem coisas ruins, não existem  coisas boas.
Mas o pensamento o torna assim. Pare de pensar nos extremos,  bons e maus, certos e errados. Em vez disso, olhe para si mesmo.
Fique centrado. Veja-se como um Ser Divino, um Ser Infinito,  totalmente livre. Lembre-se sempre, no fundo de seu coração, de que tudo está bem e de que tudo está se desenrolando como deveria.
Não há erros em qualquer lugar. O que parece estar errado é simplesmente sua  própria falsa imaginação. Isso é tudo.
Vivemos em um universo de Brahman, de Realidade Absoluta, onde há perfeição, vida perfeita, êxtase perfeito, Ser perfeito. Essa perfeição não sabe nada sobre certo e errado, bom e mau, feliz e triste. Ele conhece apenas a si mesmo como Perfeição.
E você, é Aquilo. O lugar onde você está neste momento  é o lugar certo. Esse é o começo.
Pare de querer ser alguém diferente.  Pare de querer mudar sua vida. Você está no lugar certo,  agora, exatamente como você é.
A pessoa sábia, não procura mudar nada. Apenas a Realidade existe e você é Ela. Apenas a Consciência existe e você é Ela.
Apenas o Amor existe e você é Ele. Se você apenas percebesse quem você é,  você seria a pessoa mais feliz que já existiu, e falo sobre uma felicidade  completa, uma felicidade imutável. Uma coisa dessas existes?
Sim, existe. Paz imutável. Amor imutável.
Mas você escolheu se identificar com  Maya (a ilusão), com a irrealidade, e por isso você acha que sofre. Você acredita  que sua vida não é o que deveria ser. Você se compara aos outros. 
Você quer fazer mudanças. Como você deve saber a essa altura, quando você faz essas mudanças elas duram pouco, e então você volta ao que era antes. Para a maioria das pessoas, para ser feliz  deve haver uma pessoa, lugar ou coisa envolvida em sua felicidade.
Na verdadeira  felicidade, não há coisas envolvidas. É um estado natural. Você vai  permanecer nesse estado para sempre.
Sempre há felicidade. Sempre  há paz. Sempre há amor.
Não é algo que você precisa adquirir. É a sua verdadeira natureza. A verdade é que você nunca pode sofrer.
Não há nada neste universo que possa fazer você sofrer. Se você está sofrendo, é a sua mente que está lhe dizendo coisas, sobre alguém, ou sobre algo, ou sobre algum lugar, ou sobre alguma doença e é por isso que você sofre. Você se permitiu pensar.
Você está  acreditando em seus pensamentos. Seus pensamentos o controlam  completamente, absolutamente. O segredo é aquietar  a mente.
Sua verdadeira natureza é a autorrealização. Quando a mente está quieta, você apenas retorna à sua natureza real, ao que você sempre foi. Realmente, a única coisa que você  precisa fazer é aquietar sua mente.
É apenas no silêncio que a  verdade suprema chega até você. Quando a mente está subjugada,  há apenas paz eterna. Sempre que você pensa, você  impede a realidade de fluir.
Sempre que sua mente está quieta, calma, tranquila como um lago imóvel, você reflete sua própria divindade. E você se torna puro, feliz, e  todos os seus problemas desaparecem. Quando sua mente está quieta,  você encontra felicidade.
Seu trabalho é relaxar, ter calma, estar em paz. Comece a passar mais tempo mergulhando  dentro de si mesmo, observando, testemunhando Quando os pensamentos  surgirem, simplesmente pergunte a si mesmo: “Para quem vêm esses pensamentos? Para mim.
Eu os vejo. Quem sou eu? Qual é a fonte do  eu?
Ao fazer isso, meu amigo, posso assegurar-lhe que uma mudança maravilhosa acontecerá em sua vida, mais cedo ou mais tarde, e você se tornará livre. Você aprende, portanto, a segurar  seus pensamentos, praticando a autoinvestigação (Atma-Vichara), ou  observando seus pensamentos, tornando-se a testemunha de seus pensamentos,  observando a si mesmo pensando. Os pensamentos não têm poder.
Eles  parecem ter poder. Você deu a eles o poder. Você mesmo deu poder aos seus  pensamentos por acreditar neles, por adorá-los, por fazer o que eles mandam.
Mas a pessoa sábia para, pensa, olha para dentro e pergunta: “Para quem vêm esses pensamentos? De onde vêm? ”.
Descubra e você vai perceber que eles  nunca existiram. É uma ilusão de ótica. Assim como a corda e a cobra de que  você já ouviu falar.
Você pensa que uma corda é uma cobra porque está  escuro e você não pode ver, mas depois de descobrir a verdade, que é apenas uma corda, você nunca mais será enganado. Você nunca mais terá medo. Portanto, o pensamento é como a corda e a cobra.
Eles não têm poder, mas você teme seus pensamentos, portanto, você lhes dá poder. Uma vez que você percebe que eles são não-entidades, eles não são nada, então você se torna você mesmo e está livre. Tudo está bem.
Abandone todo o fingimento. Abandone todas as suas feridas. Abandone a autopiedade.
Não sinta pena de si mesmo por que está em uma posição e em uma situação na qual não gosta, isso apenas o mantém lá por mais tempo. Largue tudo, deixe ir. Desperte, seja livre.
A liberdade é a sua verdadeira natureza.  Você sempre foi assim, mas está permitindo que os pensamentos  encubram essa liberdade. Você está permitindo que seus pensamentos  lhe digam algo mais.
E você está preso no mundo dos sonhos,  acreditando que é o mundo real. Não interfira. Não lute.
Simplesmente  observe. Não reaja. Você ficará bem.
Perceba sua natureza divina, e não  permita que seus problemas o afetem. Compreenda que você não é o seu problema. Você não é o corpo.
Você não  é os pensamentos ou a mente. E comece controlando seus pensamentos.  Não permita que seus pensamentos se tornem maiores do que você.
Seu trabalho é observar, assistir, ver o que está acontecendo e não reagir a nada do que está acontecendo. A pessoa sábia, realmente não busca  mudar nada. Elas se tornam quietas.
Elas têm paciência. Elas trabalham  sobre si mesmas. Elas observam seus pensamentos, suas ações e se veem  ficando com raiva, observam-se entrando em depressão, observam-se ficando  com ciúmes, inveja e todo o resto.
Aos poucos elas percebem, “Isso não sou eu. Isso é hipnose, é uma mentira”. Elas não reagem ao condicionamento.
Quanto mais elas não reagem às condições, mais elas se tornam livres. Elas não se importam com que os outros  estão fazendo. Não se comparam a ninguém.
Não competem com ninguém. Simplesmente tomam conta de si mesmas. Atentas a si mesmas.
Elas veem a confusão mental. Elas não correm por aí gritando: “Eu sou a Realidade Absoluta. Eu  sou Deus.
Eu sou a Consciência”. Ao invés disso, elas veem de onde estão  vindo e deixam todos os demais em paz. Pode ser gradual no começo.
Você  nota que as coisas que geralmente te incomodavam não te incomodam mais. Você nota que as pessoas com as quais você convive, os conflitos que tinham, eles param, porque você parou. Não há mais tentativas de compensar nada.
Não há mais tentativa de vencer nada. Não há mais tentativa de achar o livro  certo, o professor certo ou a coisa certa. Você se mantém centrado.
Você se mantém livre. Quando algo aparece, seja bom ou  mau, você simplesmente pergunta: “Para quem isso está vindo? ”.
E você ri, porque você se separou de  sua mente-corpo e começou a perceber que sua mente-corpo vai passar  pela experiência, mas não você. O que está acontecendo está acontecendo  ao 'eu', ao ego, não com você. Nada pode acontecer com você.
Pois  sua verdadeira natureza é Brahman, Realidade Absoluta, pura Consciência. Então, não há nada com o que se preocupar. Nada a temer.
Nada pode lhe perturbar. Nada pode lhe machucar. Você percebe que qualquer coisa que alguém faça ao seu corpo, fisicamente, ou com palavras, ou de outra maneira, não pode jamais, jamais lhe machucar, porque você não é seu corpo.
Como dizia Ramana Maharshi: "Pode a mente, fixa em seu estado original, possuir sentido do ego ou ter qualquer problema a resolver? " Não importa o que alguém lhe diga, não  importa o que você veja com seus olhos, nada pode lhe afetar, porque você não é sua mente. Isso é só o começo.
Conforme você  avança, sua mente e seu corpo caem. Não significa que você morre. Significa  que eles se tornam menos e menos importantes pra você, e você  não se identifica mais com eles.
Você sabe, e sente, e experimenta, que  você não existe como seu corpo ou sua mente. Você existe como Realidade  absoluta, como Consciência. Você pode primeiro sentir isso levemente,  mas você notará que quanto maior a sensação, maior a felicidade.
Você  estará começando a se fundir na Consciência. Você está começando a sentir a Realidade. O mundo segue em frente, as pessoas  fazem o que sempre fazem, e ainda assim você vê tudo diferente.
Você não  vê mais o mundo que costumava ver. É como ler uma revista. As imagens na revista estão na sua frente, mas você não é a revista nem as imagens.
Quem você é ainda pode ser um mistério. Lembre-se, enquanto você puder expressar algo, não é isso. Na realidade final não há nada como  o conhecemos, como o concebemos.
Contanto que você seja capaz  de expressá-lo, é falso. Enquanto você puder pensar sobre isso,  isso não existe. A Realidade é silêncio, não palavras.
Portanto, você não sai por aí dizendo a  todo mundo: “Eu sou a pura Realidade”, ou “Eu sou a Consciência”.  Você se mantém em silêncio. Pelos seus frutos os conhecereis.
Você se torna uma luz num mundo de escuridão. As pessoas automaticamente cercam você e se sentem bem ao seu redor. Você encontrou a paz.
Sempre foi você. Na verdade, você não encontrou nada. Você simplesmente se tornou você mesmo.
O Universo é seu amigo. Está do  seu lado, não há nada contra você. A única coisa contra você são seus pensamentos.
Se você aprender a aquietar  sua mente, não terá problemas. O único fardo que você já teve em  sua vida foi sua própria mente. E você sabe, a mente não é nada.
A mente é apenas um monte de pensamentos. Pensamentos sobre o passado e o futuro,  isso é tudo que uma mente é. Mas, o Coração, é um centro de quietude,  de tranquilidade e de Paz Absoluta.
Entregue sua mente ao seu  Coração e você o sentirá. No fundo do seu coração, saiba que tudo está bem. Entenda que o Universo é seu amigo e nunca pode machucá-lo.
É o substrato de toda existência, que é amor! Quando você desenvolve uma consciência amorosa, não pode haver problemas. O amor cuida de tudo.
Amor é o mesmo que Consciência Absoluta, inteligência pura ou o poder de Deus. Quando você tem amor suficiente dentro de si, realmente não há problemas. Os problemas só surgem quando você  acredita que está separado e sem amor.
Ame tudo, porque tudo faz parte do Eu.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com