o Hip Hop é Talvez um movimento cultural que envolve música dança e estilo de vida que mais se destacou nos últimos 40 anos nascido nos centros urbanos de uma Nova York em crise o hip-hop É hoje um dos setores da indústria cultural mais rentável de todos os tempos e é por essa importância e função social que hoje contaremos a história desse movimento das ruas do Bronx ao Ápice dos streams da música acompanhe com a gente como hip hop transformou o mundo em que vivemos Fala galera Joel paviotti aqui do canal iconografia da história estou mais
um dia com vocês aqui mais um vídeo especial de longa duração em que nós des chavos nós contamos uma história aí com o máximo de detalhes que nós conseguimos pesquisar ao longo dos dias e essa história é uma história que eu quero contar há muito tempo que é a história do hip hop que ajudou a formar meu caráter minha vida tal e acho que é a vida de muitas pessoas que nos seguem aqui também então é muito importante para mim esse tema eu me sinto muito honrado de poder falar do hip hop com vocês vocês
vão ver imagens interessantíssimas vídeos interessantes a gente fez uma pesquisa muito bem aprofundada com toda a nossa equipe aqui eu sei que não é o tema que vocês mais gostam que o tema que vocês mais gostam é criminos e criminalidade mas a gente tem que diversificar os nossos temas também então nós pedimos que vocês assistam deem uma oportunidade pro vídeo certo porque foi uma pesquisa muito bem feita e a gente vai tentar fazer o melhor possível nesse material para que vocês possam compreender a formação desse enfim desse movimento cultural muito importante no mundo contemporâneo né
nesse nessa indústria cultural que nós temos então três coisas que eu preciso pedir para vocês antes de entrar no vídeo que eu sempre peço aqui é importantíssimo deixa seu like se inscreve no canal e ativa o Sininho para receber as notificações de novos vídeos que nós lançamos praticamente todos os dias nunca se esqueça de deixar o seu like e fazer a inscrição porque ao fazer essas duas coisas vocês ajudam muito o nosso canal crescer e o algoritmo entender que vocês estão querendo assistir o nosso vídeo de forma racional E aí ele vai cada vez mais
recomendar vídeos do nosso canal para vocês e o que a gente pode fazer aqui é continuar produzindo bastante certo então vamos pro especial nosso senta na cadeira aí segura firme que a gente vai fazer uma viagem pela história do hip hop Edu por favor querido roda a vinheta galera esse é um tema que há muito tempo a gente quer trazer aqui para vocês mas é um tema também que a gente necessitava de muita referência e muito estudo mas hoje vai segura aí na cadeira que o vídeo tá recheado de conhecimento e boas informações Eu sei
que você vai sair daqui muito mais enriquecido do que chegou o Hip Hop pessoal ajudou a fumar o meu caráter Como eu disse para vocês na introdução em qualquer quebrada do Brasil ele é um movimento muito importante de conscientização das pessoas e isso por si só já é algo extremamente importante e merece um vídeo no nosso canal todo mundo aqui com certeza absoluta Já viu ou viu ou teve experiência com o movimento cultural hip hop em algum momento da própria vida para falar sobre a história do hip hop vamos usar como principal referencial teórico porque
aqui a gente faz divulgação Científica nós não tiramos as nossas informações do nada então a gente sempre usa ali livros das ciências humanas publicados falseados e e aprovados pelos pares nas melhores práticas acadêmicas de metodologia científica o livro que a gente vai usar é o barulho de preto tá da Trícia Rose uma grande autora que fala sobre a história do hip hop o impacto desse movimento cultural no mundo contemporâneo esse trabalho foi publicado em 1994 essa obra é resultado de uma pesquisa de doutorado que ela fez na qual ela compromete a fazer uma análise das
condições sociológicas que tornaram possíveis o surgimento e a acensão do hip-hop tanto no que diz respeito a sua estética Ou seja a forma como nós enxergamos ele quanto suas políticas raciais e sexuais e como elas influenciaram no nosso mundo né porque o movimento hiip ele é influenciado por várias práticas políticas e ele influenciou várias práticas políticas e a política é uma ação de poder no mundo real então entendendo ela a gente consegue entender como foi essa ação do hip h hop também como ele modificou e transformou as coisas na obra dela ela discute a significação
social do rap e do hip hop nos Estados Unidos e contribui para a criação de um campo de pesquisa chamado estudos do hip hop de tão importante que esse movimento se tornou e ela começa o trabalho dela falando sobre o rap Tá talvez o principal elemento do hip hop o fio condutor de todo o resto a trilha sonora do movimento tá o rap é o elemento mais conhecido do hip hop ticia Rose a autor do livro que a gente tá usando mostra que o rap um dos elementos principais né que a gente tá falando se
tornou uma música que permitiu a juventude negra dos guetos se fazer ouvir e contestar narrativas hegemônicas sobre racismo violência policial e desigualdades sociais A autora mostra como esse gênero musical se popularizou entre a comunidade Negra ao mesmo tempo em que ele foi estigmatizado e criminalizado e desvalorizado por grande parte das Mídias e da classe política as pessoas achavam que quem fazia hip hop era Marginal Quem fazia rap era Marginal que era o ritmo de Marginal que era um ritmo de bandido e o hip hop foi passando por todas essas fases e derrubando cada um desses
discursos que em muitos lugares ainda existe dito aqui a obra que nós usamos vamos falar um pouco da história do hip hop para compreender o surgimento do movimento nos Estados Unidos né e enfim D os desdobramentos que a gente precisa pro vídeo e é importante então fazer a contextualização desse processo histórico já que NS somos um canal de história aqui esse é o nosso principal mot além de explicar sociologicamente o Hip Hop a gente tem que explicar historicamente como ele se constituiu Em que momento no tempo e no espaço esse barato surge como que ele
é parido né bom de acordo com a at Rose do livro que a gente tá usando o Hip Hop surge durante o colapso da desindustrialização que marca os Estados Unidos no final da década de 1960 o Hip Hop nasce no bairro do Bronx em Nova York buscando uma modificação da realidade de pobreza e opressão que marcava aquele lugar e vocês vão ver que era bastante pobreza e opressão mesmo o Bronx Galera Era um dos bairros mais pobres não só de Nova York Mas de todos os Estados Unidos mas também era um caldeirão cultural pois ali
existiam Emigrantes de muitos países diferentes e muitas pessoas negras na época já muito conhecidas por produzirem músicas de qualidade e obviamente por ser oprimida por todo o sistema racista norte--americano a gente tem um vídeo aqui contando a história do racismo nos Estados Unidos o negro então a gente parte a gente percebe que muitos negros eles acabaram se refugiando em bairos só de negros com a maioria negros né E aí virou um caldeirão cultural porque esses negros Conseguiram fazer muita coisa inclusive na área musical como o jazz e tal tá bom galera nos anos 60 e
70 nos Estados Unidos foi a época em que o país viviu um momento de pós-industrialização isso que a gente tá falando para vocês esse é o contexto é um contexto de pós-industrialização ou seja desindustrialização de algumas partes da indústria a maior parte da mão deobra nessa época nos anos 6070 tinha sido substituída por máquinas e a construção de fábricas e grandes Avenidas eram prioridades do governo ou seja o posto fixo de trabalho estava desaparecendo até mais ou menos os anos 60 quando você ia construir por exemplo uma fábrica ou um um um prédio você fazia
parte de uma Indústria a maioria da da da da mão deobra da indústria eram de pessoas depois os Estados Unidos começou a investir muito nos anos 50 e 60 na industrialização por máquinas e máquinas que faziam inclusive o tampo do ser humano máquinas que emulam o tampo do ser humano e as máquinas foram sendo colocadas na construção civil também então não precisava mais de 10 homens para carregar tijolos o gindat fazia esse tipo de trampo não precisava mais de homens para bater massa a bitorneira fazia esse tipo de trampo então muita gente foi ficando desempregado
e o posto fixo de trabalho ele foi desaparecendo pessoal que que é o posto fixo de tr que já desaparece nos anos 70 começa a desaparecer nos anos 70 nos Estados Unidos Sabe aquele trampo que os seus pais e avós tinham que o cara entrava na firma com 18 anos e saía com 65 ela falava assim ah meu pai trabalha na Chevrolet aí ele ficava na Chevrolet desde os 18 anos 70 anos até se aposentar então nos Estados Unidos esse processo de posto fixo de trabalho ele começa a chegar a fim nos anos 70 e
vai atravessar todos os anos 80 e 90 com uma máquina fazendo o serviço que era executado por dezenas de homens muitos Operários se viram desempregados e a falta de qualificação e de estudo dificultava uma nova locação profissional pois esses trabalhadores não sabiam operar maquinários e tinham dificuldades de lidar com a nova tecnologia e o governo fez pouco dos caras também não fez nenhum projeto porque os caras aprendessem isso as taxas de desempregos no Bronx pessoal cresceram muito a construção de uma via expressa no bairro fez com que Imóveis fosse desapropriados das dificuldades da população pobre
e negra se tornassem ainda maiores num período de desindustrialização e desemprego a camada mais pobre da população e mais oprimida que seria os negros e os latinos na época eles se Ferram mais ainda né O bairro do Bronx não tinham condições mínimas de infraestrutura lazer escola ou minimamente trabalho e alguns especuladores safados pilantras para vender os imóveis para prefeitura né começaram a botar fogo nos Imóveis dos que os pobres moravam esse período chama é chamado de período dos incêndios criminosos nos bairros pobres dos Estados Unidos principalmente de Nova York porque esses incêndios fazia o quê
fazia o preço baixar o preço das casas baixar e facilitava a venda pra prefeitura ou a venda para outras pessoas para montarem ali prédios de luxo enfim darem um jeito de esputar essa população dos lugares esses incêndios criminosos foram muito bem mostrados naquela série chamada the get down que muitos de vocês certamente conhecem e já ouviram falar galera com todos esses boos com todos esses problemas a desigualdade social e a discriminação racial se tornaram ainda maiores cresceram bastante e consequentemente houve um aumento da criminalidade bom o comércio ilegal de substâncias aumentou na região os confrontos
entre gangs se acentuaram e a disputa por comida moradia e condições mínimas de dignidade e sobrevivência se tornaram ainda maior é aquela história né pessoal Onde existe vácuo de poder estatal outras organizações e formas de viver Muitas delas Foras da Lei tomam conta do lugar na verdade nem é essa palavra Onde existe vácuo de poder porque nunca existe váo de poder ele é automaticamente substituído por outras instituições Nesse contexto de extrema desigualdade o jovens começaram a organizar festas tocando e dançando nas ruas do Bronx não tinha muito o que fazer não tinha perspectiva não tinha
estudo não tinha emprego não tinha trabalho o negócio era tentar fazer um lazer de alguma forma e aí que nasce o o Hip [Música] [Música] Hop ha [Música] galera o termo hip hop que a gente foi atrás Foi estabelecido por volta de 1968 pelo negro americano com a cendência jamaicana Africa bambata inspirado na forma de dançar mais popular da época saltar hop movimentando os quadris hip bem que uma onomatopeia porque emula o barulho que eles acham que houve quando acontece isso é muito estranho né porque os americanos eles TM uma uma pegada de identificação são
de sons diferentes da nossa né é coisa de linguagem até debati esse quadr esses dias ats a nossa roteirista aqui amig nossa mas enfim não vamos entrar nisso Essa é a versão do afric bombata que é considerado um dos Pais do hip hop vou falar um pouquinho dele agora também né Porque é importante falar dele tá a biografia desse esse cara que considerar um dos Pais do hip hop tá vamos apresentar ele agora o nome de registro dele né do África bambata era lance Taylor Ele nasceu no Bronx mas cultivava as raízes jamaicanas ele chegou
a fazer parte de uma gang chamada Black Spiders mas ele acabou se desiludindo com a violência dentro desses grupos e resolveu adentrar pro mundo da música buscando reconhecimento foi a melhor coisa que ele fez para ele e pra humanidade essas danças que deram origem ao nome hip hop tinham forte influência ancestral Africana e o surgimento do hip-hop foi influenciada também pelas lutas do movimento afro-americano pelos direitos civis inspirando-se nesse movimento para questionar posições socioeconômicas na sociedade norte-americana e suma galera a existência por exemplo dos panteras negras e de outros movimentos que criaram narrativas para a
luta contra a opressão do negro ajudou a constituir as primeiras bases das letras do Rap por exemplo e temas para grafites movimentos coreografias tá então influenciou bastante esses movimentos de lutas antirracistas as primeiras rimas sempre faziam referências a heróis negros e a situações de injustiças historicamente denunciadas pelo movimento negro vendo rapaziada como é importante o movimento da sociedade civil não fica só na luta de confronto mas vai pra parte cultural também para convencer as pessoas essas lutas do movimento negro foi o combustível maravilhoso para que o movimento hip hop nascesse e ganhasse espaço [Música] try
but they can't spell The Name they want to H but they got no G when they get they All up the and do but Man Check It Out can't be about remember make The Ed you the choat when you homear from [Música] bom galera além do Africa bambata outro nome importante na criação do hip hop que a gente não pode deixar de falar aqui de jeito nenhum é o jamaicano Clive campb mais conhecido como cool herk tá cool herk herk era DJ e produtor e foi um dos principais organizadores de festas conhecidas como Black Block
Paris que originaram o Hip Hop ck também ficou com conhecido também né como pai do Ricky P hop quando ele se mudou da Jamaica pros Estados Unidos passou a tocar Soul e funk em suas festas que eram um gêneros da música negra mais popularizados na época Aliás não era apenas em festa né o HK popularizou um bagulho que é muito importante que foi muito importante inclusive pra popularização do hip hop nas ruas que era sound system tá o HK tinha uma sound system que que era uma sound system presta atenção porque isso é importante era
um furgão com uma penca de caixa de som onde parava e tocava o hag esse sound system deram uma flexibilidade para que a música de herk conseguisse chegar a vários lugares do Bronx e de Nova York Afinal a música estava dentro de um veículo e o veículo transita ele roda e o som faz isso também é muito interessante no Maranhão quem é do Maranhão aí vai saber o que eu tô falando na época surgiu lá as radiolas que os caras colocavam uma série de caixas de som atrás do carro ou de um caminhãozinho ou mesmo
montavam as caixas na rua e começavam a tocar uma regueira E aí e São Luís por exemplo capital do Maranhão virou a ilha do amor e do reg muito da hora hein quem for para São Luís do Maranhão vai pegar uma regueira lá para dançar coladinha com a mina que você vai gostar para caramba e uma hora a gente se compromete de contar a história do reg no Maranhão que eu acho muito legal mas entender a função do sound system né Depois de encher as festas herk começou a aprimorar as suas técnicas e a separar
as partes instrumentais dos discos chamadas de break mudando de um Break para outro rapidamente Então tinha dois discos na picap que é o instrumento fundamental do rap e mudava um disco para o outro ou tocava os dois criando o que a gente chama de sample foi o herk também ó como é que o herk é importante que criou o nome dos dançarinos de break dance chamando os caras de Big Boys e as mulheres de big girls tava formado ali mais um elemento do hip hop mas tarde a gente vai falar só dos elementos ao falar
sobre esse contexto histórico do surgimento do hip hop a Trícia Rose a autora que nós estamos usando lembra que foram os DJs que iniciaram as festas de ruas espont conectando toca discos e caixas de som personalizados e improvisados às Fontes públicas de luz e ressignificaram o uso das vias centrais criaram centros comunitários ao ar livre nos bairros onde não havia nada olha que interessante os cara eles começaram a fazer som na rua e criaram bailes na rua que resignificando aquele espaço onde era o espaço de confronto entre gangs o espaço que as pessoas iam para
martírio né para lamentar o desemprego na rua os caras transformam em shows em um motor do movimento hip hop e é muito interessante essa esse apontamento da socióloga neste momento é do negócio porque era um bagulho que já dá para você perceber que era extremamente Popular Quando começa nos bairros ali [Música] o Hip Hop nasce então para dar voz à tensões e contradições que marcam o Nova York naquele contexto e que o número de pessoas que viviam à margem da sociedade era cada vez maior as festas organizadas na rua por herk e África bambata e
outr os caras que faziam contra ponta a violência e a miséria marcavam muito a realidade do Bronx e modificaram a realidade Daquele bairro o jovens passaram a se desafiar na dança na música nas pinturas e nos muros buscando as melhores performances e treinando para se superarem cada vez mais então virou uma atividade mesmo desafios a luta armada das gangs a violência desmedida foi gradativamente sendo substituída por festas e que havia competições de performance batalha de rimas seja ela sei lá na dança picapes ou no flow mesmo né que é o falado pra autora do livro
que a gente tá usando o Hip Hop É impulsionado também pelas tradições afrodiaspóricas estando diretamente ligado a práticas culturais negras e que que é afrodiaspórico acho que é um conceito importante aqui para dizer para vocês que é um conceito muito usado pelos movimentos negros do mundo e pelas ciências que estudam né como foi essa o o ressurgimento não mas a reorganização de culturas negras depois que aconteceu as diásporas por conta da escravidão e tal a diáspora é a separação de um povo né quando um povo ele enfim ele acaba se separando e boa parte vai
para um lugar pro outro e tal o afrodiaspórico é Como cham o movimento de dispersão de negros africanos pelo mundo muito disso o fruto da escravidão é o fenômeno que estuda como essas culturas se encontraram e foram ressignificadas nas roupas músicas e hábitos sabendo como o hip-hop surgiu agora vamos entender o que ele é como ele funciona e do que é feito então vamos entrar nas entranhas aí no movimento hip hop Bom vamos lá galera o Hip Hop se caracteriza pela junção de quatro elementos artísticos o break dance conhecido como uma dança quebrada e robótica
lagartixa na par S muito ruim mano Quem me conhece sabe que quando eu Chap o globo eu começo com a lagartixa na parede ó lá esse bagulho é muito louco era bom nisso aí hoje eu já não sou mais não ten mais tanta flexibilidade ter medo de travar o primeiro elemento é a dança o Break né o Dj que é um instrumentista que executa o som com toca discos conhecido como pickups elemento fundamental tá para criar o ritmo o Mc que seria o mestre de cerimônias que junto com o DJ compõe o rap que é
a abreviação de Hitman and poetry que seignifica ritmo e poesia música que nasce dentro desse contexto e importante Carro Chefe do hip hop com essão os elementos temos também o quarto elemento que seria o grafite que passa a ilustrar paredes e murais e deixar marcas dessa cultura por toda a cidade imortalizada é a arte imortalizada nos muros no metrô e tal não podemos deixar de lembrar também pessoal que o Hip Hop vai construir também um jeito específico de se vestir de falar e de se comportar o bagulho vai entrar e tudo tudo muda a sociedade
muda é mudada né é transformada pelo desenvolvimento da cultura hip-hop Principalmente as sociedades urbanas né cosmopolitas como Nova Yorque São Paulo e tal as letras de rap pessoal se tornaram espaço para denunciar as condições caras dos afro-americanos e latinos e o que eles viviam nos Estados Unidos e isso mano é o som o som chega o som ressoa tá ligado isso é muito louco não há paredes não há polícia não há aparato repressivo que segure o som tá ligado Por isso que eu acho muito louco inclusive as estações de metrô se tornaram lugar onde os
grafiteiros deixavam as suas mensagens e registravam os seus pedidos de Socorro e as suas reivindicações porque o metrô é o lugar que todo mundo acaba passando a partir de me de 1970 o grafite vai ganhando cada vez mais complexidade inclusive estilos temas formatos técnicas individuais e várias outras coisas começam a marcar a produção de grafiteiros e a identidade deles deixando suas marcas por toda a cidade até nos bairros mais ricos o Hip Hop foi se consolidando como movimento contra a exclusão dentro da sociedade norte-americana então Os caras começaram a identificar que dando força para aquele
movimento tava dando uma força também pela luta contra a exclusão né a população negra vivia uma exclusão Econômica Educacional social e racial e o hip-hop se tornou um espaço de protesto contra essa exclusão e uma forma de externalizar as reivindicações desse grupo de excluídos e chegar para mais pessoas lembre-se é um movimento ele se movimenta e movimenta as pessoas eu acho que isso é o mais importante de entender no hip hop dessa forma o movimento foi ultrapassando muitas fronteiras e se tornando fortemente presente nas periferias de diferentes cidades do mundo parece que onde o Hip
Hop chegava ele roubava a atenção dos jovens pobres e excluídos E os caras tinham uma identificação quase que na hora assim quase que momentânea né quase que na hora assim com o movimento pelo menos no ocidente da América Latina né pessoal as condições de exclusão do mundo contemporâneo são muito parecidas muita coisa tinha a ver com a desindustrialização dos países os baixos salários desemprego estrutural né É tinha muito a ver com a América Latina isso também bom de acordo com o antropólogo Spence Pimentel numa obra que nós consultamos aqui que a gente vai indicar para
vocês o livro vermelho do Hip Hop Não importa o lugar onde os conflitos sociais e raciais aconteçam o Hip Hop consegue dialogar com essa opressão porque elas são parecidas como os problemas estruturais eles não são só exclusividade de Nova York obviamente que qualquer grande cidade onde o bagulho chegue as pessoas conseguem identificar pelo menos no ocidente e na América Latina nos Estados Unidos galera os primeiros grupos de artistas que se destacaram no cenário do hip-hop foram Grand Master Flash and the Furious five Africa bambata and the sou sou Sonic Force Sugar Hill gang kurts blown
e Ron DMC galera perdoem a pronúncia muitas vezes eu não sei fazer mas vocês estão entendendo o que eu tô falando mas o movimento tem um momento simbólico bastante importante tá causado por uma das falhas que o estado sempre teve que é considerado o grande blackout de 1977 mesmo com esses grupos já existindo o Hip Hop ganhando força e fôlego esse blackout de 1960 e 77 é importantíssimo para entender o Hip hw Pega a visão do blackout de 1977 que realmente é o Estopim que muitos caras dizem que expandiu o Hip hck no dia 13
para 14 de julho de 1977 uma sobrecarga no sistema de energia da cidade de Nova York causou Um Apagão No início da noite Um Apagão daqueles pesados mesmo que a cidade inteira ficou no escuro a falta de energia dentou a madrugada e as consequências sociais desse acidente mudaram para sempre a história dos Estados Unidos e a história musical e cultural do mundo em meados doss anos 70 o hip hop Já ganhava bastante terreno né ficando cada vez mais mais conhecido entre os habitantes das áreas mais pobres da cidade de Nova York principalmente Principalmente lá do
Bronx inclusive onde a gente tá falando nasceu barato mesmo com o crescimento do movimento havia uma dificuldade enorme em difundir o noh para popularizar e massificar a produção ligada ao estilo essas dificuldades decorria do seguinte dinheiro para comprar aparelhagem porque você pode dançar você pode grafitar não gasta muito mas para ter uma picap para criar um show para você conseguir popularizar o barato essa aparelhagem Tinha um custo caro e não era todo mundo que tinha dinheiro para comprar inclusive pouca gente tinha para montar uma picap levar o som para outros lugares era preciso desembolar uma
grana considerável como o país passava por uma estagnação e a população do Bronx era uma das mais pobres do dos Estados Unidos né a taxa de desemprego era altíssima principalmente os negros poucos DJs dominavam a arte podi realizar os famosos bailes ou podia treinar e virar DJ né porque tinha acesso à picap quando ocorreu o apagão de 1977 a população protagonizou uma das maiores ondas de saque a lojas da história do país entre os itens mais levados pelas pessoas adivinho estavam aparelhos de som discos de vinil e pickups estima-se que 1/3 do estoque de eletrônicos
ligados à produção e reprodução da música foram levados durante as 12 horas que durou o distúrbio após aquele dia 14 de julho de 1977 em todo canto de Nova York podia se encontrar pickups e aparelhagens de som o que garantiu e popularizou o gênero e aumentou significativamente a quantidade de Criadores de conteúdo ligados ao hip hop e principalmente do rap que sempre foi o fil condutor do movimento atualmente qualquer livro sério sobre a história do movimento cultural considera que o apagão de 1977 ele foi um ponto crucial pra história do desenvolvimento do hip hop no
mundo antes do episódio relatado acima alguns nomes já eram bastante con cdos tá como Africa bombata o The Son Sonic o Africa bombata the Son Sonic Force Grand Master Flash the f f mas a proliferação de DJs depois do apagão foi no Otávio histórica segundo o Grand Master C tá um dos nomes mais conhecidos da época os saques fizeram surgir 1000 novos DJs mas veja bem pessoal o movimento Não surgiu por conta dos saques esses saques não representam o movimento mas obviamente contribuiu para Distribuição e acesso a bens necessários para fazer uma festa e popularizar
o barato mas hip hop seria imparável mesmo sem esse apagão eu tô deixando isso claro que esses saques não representa o movimento porque meu Deus do céu muitas vezes você vai em outra plataforma e outra rede social eu já fiz uma publicação em texto sobre esse lance do Blackout 1977 aí sempre aparece um idiota um xarope um cara que não produz nada não produz nada só vem enchu saco e interditar fala dos outros o cara vem atormentar a cabeça então você tá falando que o Hip Hop nasceu por causa de bandido por causa de roubo
por causa de saque não cidadão Não seu idiota eu não estou falando isso eu estou falando que os próprios caras que fundaram o Hip Hop disseram que isso foi um Marco Independente se foi legal ou ilegal a gente tem que contar isso tá para de encher o saco de atormentar a cabeça dos outros vai produzir alguma coisa que presta no mundo na sua vida vai Vai lavar a louça da sua casa saí da casa da sua mãe na década de 1980 o Hip Hop ganhou mais visibilidade e reconhecimento com surgimento da MTV que passou a
exibir videoclipes de rap e sua programação levando barato até a classe média e as classes com maior poder de consumo Além disso o Hip Hop se misturou com outros gêneros musicais como o rock o pop e o r que eles eram muito ligados Inclusive ampliando o seu público e criando novas sonoridades enfim novos lugares para chegar nessa época os principais artistas do Rap eram os Beast Boys LL coj Public anemy NW a Sting Peppa Mc Hammer Desculpa se eu falei algum nome errado aí na década de 1990 o Hip Hop era um fenômeno Mundial diversas
músicas figuravam entre as paradas de sucesso e o rap passou a dividir em duas vertentes se dividir em duas vertentes né o Gangstar rap e o rap alternativa vamos explicar um pouquinho para vocês o que que é o Gangstar rap e o o rap alternativo tá lá nos Estados Unidos nó a gente não chegou no Brasil ainda vai chegar daqui a pouco fica aí o Gangstar rap pessoal era marcado por letras mais violentas e realistas retratando o cotidiano dos getos e das ruas tinha uns rappers meio sisudos assim que criaram uma estética de poder que
transparecia nas capas dos álbuns como se os caras fossem Gangster mesmo mafiosos vamos analisar por exemplo aqui ó eu dou põe na tela aí o álbum do Bon o bon eu escutei bastante na minha adolescência Velho era muito louco o bon é um dos grupos que marcaram a minha adolescência tá minha Juventude os caras metiam os tirro de 12 no meio da música Os caras tav clec clec pum pum e aí a galera ia pra loucura velho veja essa capa do do disco do bom é uma capa escura e os caras estão sempre de ternos
sisudos emulando uma estética de gang de um grupo perigoso que vai ali ferir com as armas né da música do Flow da do rap e eu acho que não não não precisava colocar armas não é perigoso por conta das Armas era o uso da estética da Periferia da estética do negro que era uma estética que a assustava os preconceituosos os racistas que aquele nego que enfrenta levanta a cabeça e fala não eu tô aqui eu vou meter o louco E aí cara é era esse jeito que esses rap gangsters se expressavam né fazia essa emulação
uma emulação do Poder das ruas esse tipo de estilo vai influenciar bastante o Brasil bom no Rap alternativo as letras eram mais alegres e descontraídas as roupas mais coloridas mas não deixava de passar visão da realidade do que rolava nas ruas o rap alternativo é também bastante marcado por letras conscientes e críticas tá como Gangster Mas tem uma estética diferente Beleza os principais representantes do Gangster rap são o tupak sakur o notor Big [ __ ] marcaram uma grande rivalidade entre a costa leste e a costa oeste dos Estados Unidos que acabou chegando a fim
com o falecimento dos dois artistas além dele se destacam Dr Dre Snoop Dog S cube e tá e uma galera o rap alternativo teve como principais expoentes a tribe Ked Quest the La Soul The Roots Outcast e Lauren Hill quanto ao rap alternativo podemos citar também nomes como como M Death t quelly the fugs é olha a foto do The fugs aí ó que a gente vai colocar PR vocês como é bem diferente do do Bon PR vocês terem uma noção the fugs aí é mais colorida capa mais clara o cara a cara dos caras
não é tão sisuda da mina vejam e percebam como é diferente Bom a partir da década de 2000 o Hip Hop incorporou novos elementos sonoros e visuais e nomes de artistas como emine jayz Ky West fifit Cent le Wayne Drake qu Lamar Nick Minas Beyonce Rana também passar a fazer parte deste movimento com esses artistas o Hip Hop chega ao mundo dos grandes shows e das mídias digitais e conquista um público cada vez maior e mais variado virando um dos maiores estilos do mundo no mercado do hip hop hoje é bilionario dá muito dinheiro vale
destacar também aqui galera muito rapidamente os movimentos e conflitos idos entre o movimento da costa leste e da Costa Oeste dos Estados Unidos formados por rappers de Nova York e da Califórnia não vamos entrar muito nisso tá pois a gente já explorou esse tema no nosso vídeo sobre o Tupac e a gente tem um vídeo que ainda não gravou do Tupac versus notorios Big que a gente tá devendo para vocês roteiro tá pronto só falta colocar para rodar aliás galera agora a gente vai pro hip hop no Brasil mas antes de entrar no hip hop
no Brasil que é um outro Capítulo do nosso vídeo especial Vamos pedir para você vocês que considerem entrar com a gente no apoia-se e nos ajudar com assinatura mental a partir de R 2 essa ajuda nos permite trabalhar com temas mais delicados que ninguém aqui no YouTube acaba trabalhando sobretudo temas relacionados ao Crime marginalidade e Segurança Pública que simplesmente não monetiza tem restrições de monetização E aí a gente acaba fazendo porque vocês que a nossa comunidade demanda isso com a po vocês terão acesso a materiais especiais e exclusivos como que vamos oferecer para vocês agora
eu Joel e o Fernandão vamos preparar uma coletânia com várias imagens históricas do hip hop imagens icônicas de como e onde o negócio nasceu o estilo os grupos fotografias muito interessantes para vocês verem com a nossa cadoria tá por isso considera nos ajudar a continuar nosso trabalho sem necessariamente depender apenas da monetização do canal enfim é é uma forma que a gente pede para vocês de ajuda para conseguir manter o nosso trabalho o nosso canal Então essa coleta de fotos vai ficar pras pessoas que nos ajudam no apoiam-se a partir de r$ 2 tá uma
assinatura mensal todo mês aí debita r$ 2 pode ajudar a gente com 10 e tal todo o apoiador no nosso canal seja ele financeiro ou não é muito importante pro nosso trabalho e vocês podem deixar um pic pra gente com QR Code na tela também dito isso vamos embora para tentar estudar o hip hop no Brasil em nosso país tá que é uma parte bastante interessante para mim porque ajudou muito a formar o meu caráter o que eu sou como homem e a me constituir depois desse breve Panorama na história do hip hop dos Estados
Unidos que eu espero que vocês tenham gostado e entendido vamos passar a falar sobre a chegada desse movimento ao Brasil e sobre os rumos que ele tomou aqui o Hip Hop chegou ao Brasil no início dos anos de 1980 trazido por grupos de Break Dance que se reuniam na Galeria 24 de Maio e na estação de metrô São Bento dentro de São Paulo esses grupos ouviam as músicas americanas e criavam seus próprios passos e coreografias no sistema de antropofagia que é o que o Brasil sempre fez que é o quê você pegar o que é
internacional você engole aquilo e você transforma aquilo em características brasileiras você absorve aquilo e transforma aquela situação isso sempre aconteceu no Brasil e começou a acontecer na estação ent Então os primeiros at trazer o Hip Hop pro Brasil a divulgar ises foram os B Boys eles esses caras foram o primeiro a ter contato com o Hip Hop e enfim tentar popularizar eles em São Paulo e aí a gente precisa citar o nome de um monstro na história do hip hop brasileiro o Pernambucano Nelson Triunfo grande Nelson o Nelson tru veio para São Paulo nas ondas
migratórias e foi o mais importante n nesse primeiro momento sendo considerado o pai do hip hop brasileiro do Break brasileiro Delson Triunfo simplesmente pegou um aparelho de som foi na estação São Bento na época uma das mais populares do metrô de São Paulo e lá começou a dançar com um pequeno grupo e foi contagiando a todo mundo parabéns viu Nelson em pouco tempo o local já estava lotado de jovens da Periferia ali né bem em frente ao metrô que tem como objetivo né mercadologicamente ligar a cidade muita gente aprendeu e respirou os primeiros Ares do
hip hop com Nelson Triunfo né Nelson tu é o cara irmão se alguém conhecer ele aí por favor mostra esse vídeo principalmente essa parte para ele você você pode não saber Nelson Mas você foi importante demais pra minha vida viu mano pra vida das pessoas que estavam perto de mim a gente encou um vídeo aí do Nelson dançando um pouco mais agora mais contemporâneo né não daquela época aquela época a gente tem imagens Vamos colocar para vocês aí na tela Edu Coloca aí n dançando n brisa demais Man um abraço noção além do Break o
rap começa a conquistar o seu espaço no país os primeiros rappers brasileiros foram muito influenciados pelo funk e pelo sou que já eram produzidos aqui além de corporar elementos do regg e do querido samba ó como é que o Brasil é louco né mano a gente vai juntando um monte de pedade de coisa em São Paulo existia as festas Black da Chic Show um grupo que organizava eventos muito famoso que praticamente apresentou a música Negra para o brasileiro Principalmente ao Paulista que depois vai fazer aí o Paulistano vai ser a linha de frente do hip
hop no Brasil aliás tem um documentário muito bom para entender como a música os bailes Black ajudaram a estruturar o movimento negro do Brasil e do hip hop esse documentário galera chama o negro da Senzala ao sou eu indico também fortemente para vocês olha só a gente passa várias referências né é um belo documentário para vocês se aprofundarem tem na íntegra tá no YouTube com a popularização dos B Boys os dançarinos e o som sendo tocado nos bailes o rap passa a ganhar força na periferia de São Paulo e a ser o instrumento de denúncia
das injustiças sociais Nesse contexto galera Começam a surgir nomes como Taí dj1 Racionais Mc Planet hamp Gabriel Pensador mvbill e muitos outros não só daqui mas de outros lugares no Brasil o rap também representa a voz dos excluídos marcando um grito de resistência daqueles que vivem à margem da sociedade São Paulo era o centro econômico e de favelização do país no centro Urbano quase do tamanho de nov Nova York só que com muito mais pobreza e desigualdade por estar localizado num país pobre era realmente o berço fértil para o desenvolvimento do hip hop quando ele
chegou aqui em terras brasileiras há uma divergência sobre qual foi a primeira música de rap lançada no Brasil uma parte diz que foi o Fausto fsit um famoso músico carioca mas outra parte diz e crava que foi o cantor Pepeu com a música nomes de meninas quero ver se você sabe Cica nome de meninas [ __ ] a música do pepu é muito louca que reivindica que foi o Pepeu que gravou a primeira música diz que realmente o Pepeu era inserido no movimento hip hop que nasceu no momento O Fausto por mais que ele tenha
gravado a música Katia flava né Ele era mais do mundo da MPB do pop rock e realmente Katia flava tem o flow que é a música do fusto fus mas depois vocês escutam aí mas o Pepeu é bem apegado e bem por dentro do movimento hip hop que nascia ele veio do Miolo mesmo mas o primeiro disco de hip hop reconhecido pelos historiadores como coletânia né de hip hop que estava rolando no país foi o Hip Hop cultura de rua lançado em 1988 pela gravadora Eldorado aliás uma curiosidade interessante o disco foi produzido por dois
roqueiros o nazi e o André Jung do Ira o grupo Ira de pop rock isso porque na época a galera da Periferia que fazia hip hop não tinha ainda os meios de produzir os discos nesse disco né nesse álbum fomos apresentados at Taí de dj1 que são Mestres históricos e a outros grupos como código 13 Mc Jack que participaram do álbum mas não são tão conhecidos assim até hoje daí pra frente o movimento hip hop vai viver o que chamamos de era de ouro que foi o início dos anos 90 até próximo de 2010 aí
duas décadas de época de ouro daí pra frente galera nós fizemos história do Hip Hop Não só aqui no Brasil mas fora daqui fizemos história mesmo com gente bastante conhecida e respeitada nesse meio por exemplo os dois grafiteiros irmãos Otávio Pandolfo e Gustavo Pandolfo conhecidos nacionalmente e internacionalmente como os gêmeos rapaziada a obra dos gêmeos é um bagulho impressionante tio além deles os grupos de dança se multiplicaram exponencialmente principalmente São Paulo queero o berço e ressonância do hip hop nacional galera berço mesmo e outros estados e localidades o Hip Hop também entrou muito forte viu
rapaziada deixa inclusive aí nos comentários o nome dos grupos e da área de vocês aí o nome enfim Como que foi a história do hip hop na área de vocês aí em todos os estados brasileiros a gente tá fal falando de São Paulo porque foi onde teve a maior ressonância se fosse o fun a gente estaria falando do Rio de Janeiro obviamente como não dá para tratar de tudo a gente precisa fazer um recorte tá outra forma importante de divulgação da história do hip hop brasileiro foi a revista Pode crer lá no nosso material do
AP tem várias Caps Mas tem uma muito histórica aqui que a gente vai falar para vocês e mostrar que é o Manu Brown em frente a uma lousa como se ele estivesse passando a imagem de um professor ensinando outros jovens como ele e isso o Brau e outros fizeram mesmo tá o Ed Rock o k J é o Ice Blue a galera do riz e todos os outros grupos de rap muito fos importantes galera como eu já citei na década de 1990 o rap brasileiro se consolidou e passou a ter mais reconhecimento e visibilidade e
não tem como falar de todos os discos aqui então escolhemos o que para mim é o mais impactante deles o sobrevivendo no inferno do Racionais MCs o lançamento do álbum sobrevivendo no inferno do Racionais em 1997 foi um Marco no raper brasileira no hip hop do nosso país e mundial Inclusive eu uso dizer Lembro até hoje do meu padasto chegando com al em casa ele Tava chapado e comprou de um cara sei lá onde de repente o disco caiu do caminhão eu nem sabia o que era Racionais mas quando eu coloquei aquele no aparelho meu
Deus do céu eu vi aqueles caras naquela capa preto e branco naquele Tom mais cpia os cara tudo de preto PMA pad de Mano bagulho escrito apoiado por mais de 50 Ô era pô aquele disco que era um negócio sin nro ainda é eu vi com os meus próprios olhos o impacto do lançamento desse Disc nas periferias irmão aquilo virou uma espécie de Manual de Sobrevivência a galera sabia as músicas de core as ilhas dos discos né se incorporaram na linguagem das pessoas e no estilo das pessoas Esse álbum ele abalou para sempre a história
da música brasileira da música brasileira não só do Rap chegando a incrível marca de 1,5 milhões de discos originais vendidos fora pirataria aí que foi muito forte também as f tinas cassete que os caras gravavam de um lugar pro outro na periferia Os caras chegaram a fazer consórcio para comprar o disco todo mundo entrava com dinheiro comprava o disco e ficava a semana na casa de cada um pra obra rodar os cara metia som do carro e aparecia tocando diário do detento dia 3 de outubro o diário do detento no bagulho sinistro Racionais Capítulo 4
Versículo 3 acabou virando uma parada que depois foi cobrado até nos vestibulares a letra da música Aquele introdução do primo preta acabou levando para muitas pessoas que não conheciam a luta antiracista do Brasil é desigualdade social e foi usado até para pelo discurso pela promulgação das cotas bagulho é sinistro rapaziada essa obra marcou para sempre a vida dos jovens negros pobres e periféricos fazendo com que eles se sentissem representados pela música do grupo como se criasse uma identidade de quebrada quebrada quebrada e cara de quebrada cara de quebrada em qualquer lugar o Racionais tinha como
local o sul de São Paulo região do campal redondo e jardi Angela esse local era mais violento que Medelin k que vivia um conflito armado naquele período ali naquela aquela violência toda da zona sul de São Paulo daquela região pobre brotou esse disco falando sobre a Dura realidade da Periferia e o cotidiano violento que caracterizava essa realidade os integrantes dos Racionais passaram a representar a voz de uma parcela esquecida da população e a fazer com que essa voz chegasse em outras esferas sociais explicitando o que acontecia com o negro nas periferias os inúmeras execuções cismas
violência policial e as desigualdades tão presentes no nosso Brasil sobrevivendo no inferno desafiou o sistema foi um Marco na história abrindo portas para muitos outros artistas que foram influenciados pelo grupo e que construíram a sua carreira no cenário do hip hop nacional com certeza foi o disco que eu mais escutei na vida aí a gente tem outros nomes que foram surgindo Marcelo D2 Sabotagem rap rud Emicida [ __ ] Gin di DJ Jamaica RZ Gog DJ Marquinhos Face da Morte Realidade Cruel aliás um abraço pro Ed pro aliado G aí nossos amigos eles são aqui
da quebrada parceiro noso gente fina demais a gente sempre tá com os caras aí tomando a cerveja no boteco que eles têm aí eles foram nomes que marcaram muito esse período e se a gente esqueceu de falar de alguns grupos pô e fica aí detentos no Rap expressão ativa a galera tem muita gente tá ligado zona proibida hipo zo x [ __ ] é muita gente Desculpa aí se a gente esqueci algum nome mas é muita gente mesmo depois assiste o vídeo sobre o sabotagem que tem no nosso canal aí eu vou deixar no Card
para vocês bom também vou deixar registrado aqui O importante trabalho da 105 FM uma rádio que tinha programação específica para divulgar o Hip Hop era chamado de espaço rap os caras conseguiram lançar uma série de CDs conhecidos como Espaço Rap que pegava a nata do Rap Nacional e colocava no CDs os caras popularizaram muita gente galera através das fitinhas cassetes muita gente gravou músicas que tocavam ali o sistema negro aqui de campinas tal eu lembro até hoje que eu viciei na música do Dr mcis uma das primeiras a estourar a bolha do hip hop e
ela entrar em todas as rádios do Brasil era assim tic-tac o tempo vai passando e a gente aqui sentado no banquinho conversando muito louco Man era música de Chaveco tinha uma parte da hora demais que o cara falava assim o tempo é não para o tempo nunca vai parar a não ser que seu relógio velho venha se quebrar Quem mandou você comprar no Paraguai vai na frente que a gente vai atrás muito louco desculpa galera hip hop mexe demais comigo rap mais ainda velho eu tinha vários CDs várias fitas acompanhei muita coisa e muita gente
nessa época é um vídeo que mexe demais comigo com o meu coração tá ligado aliás eu vou deixar uma menção importante aqui tá que nos materiais sobre hip hop no Brasil sempre é esquecida eu vou deixar aqui registrado é a importância da Gil 10 a instituição da mulher negra que fez um trabalho muito importante para formar a nata do rap brasileiro dos anos 90 muitos desses garotos que fizeram o rapper garotos negros né pretos e pardos que nem estariam vivos se não aprendessem a andar nas ruas de forma certinho e a gele 10 esse Instituto
teve uma preocupação muito grande de ensinar Esses moleques do Rap a conviver a viver ali sem perder a vida o grupo foi liderado pela histórica Sueli Carneiro Sueli ti amo querida Sueli carneiro é uma personagem que o Brasil inteiro tem que conhecer irmão joga no Google aí Sueli Carneiro nem tenho competência para fazer um vídeo sobre ela ela desenvolveu um projeto chamado projeto rapper esse projeto juntou gente como mano braus x Ed Rock e outras tantas pessoas que fizeram parte do Rap Nacional do hip hop basicamente formou os caras a Sueli carneiro e a Solimar
carneiro e outras mulheres negras que tocavam o projeto e ensinavam os alunos sociologia e formas deles evitarem perder a vida num ambiente tão hostil para o favelado como era São Paulo dos anos 90 Sabe aquela coisa de você falar para moleque assim ó você tem potencial mas você precisa se manter vivo anda sempre com RG não responde Polícia Vem aqui a gente vai formar os grupos vocês vão aprender a fazer vocês vão dançar que vocês vão ter um espaço fechado para poder fazer isso sem ser reprimido pelo aparato policial é isso que essa mulherada fez
então fica minha menção honrosa a gele 10 e essas mulheres que fizeram Esse trabalho de Formação com esses caras no projeto rappers não foram formados só DJs mestres de cerimônias e grafiteiros ali foram formados políticos que levaram a palta do hip hop pra frente que ajudaram a constituir um espaço legítimo para esse movimento tem um um papo no podcast mano a mano que é aquele podcast do Mano Brow que faz muito sucesso na plataforma do lado aqui de áudio que inclusive nessa plataforma de áudio aí a gente tem todos os vídeos vários vídeos que a
gente faz em especial aí vai para essa plataforma também tá então tem o podcast mano a mano e tem um tem um desses episódios que é um episódio antológico velho histórico Vocês precisam assistir que a entrevista com a Sueli carneiro e ela dá até bronca do Brau viu mano é uma mulher muito sábia e foram essas mulheres que ajudaram a construir o rap nacional eu indco que vocês depois colem lá e Ouçam você ainda não ouviram esse podcast que a Sueli Carneiro faz com o Brown Ela é uma das lideranças do movimento negro muito famoso
muito importante tá e muitas vezes Essas mulheres são esquecidas quando os caras estão fazendo vídeo para falar sobre hip hop e eu fiz questão de falar para elas aliás um abraço pra minha amiga Jaqueline Santos hoje para mim uma das maiores especialistas em cultura hip hop do Brasil sem mais Professor Don Camp tem um livro que eu indico muito para vocês chamado entre o gatilho e a tempestade que é o livro sobre a história do Racionais e o impacto do Racionais Enfim no Brasil e no mundo eu indico muito que vocês Leiam esse livro e
tenham ele como livro de cabeceira que é bastante importante para vocês entenderem principalmente quem gosta do rip b bom galera vamos lá a partir da década de 2000 também no Brasil o rap elevado para grandes festivais e para plataformas digitais e artistas como Rashid Projota Flora Matos Carol conk JN gesida Freud Tribo da Periferia alind da quebrada vão ganhando espaço e esses mais atuais e eles vão entrando em outras áreas importantes como classe média classe média alta conseguindo aí um diálogo uma interlocução com a academia e realmente influenciando muitas pessoas eu como professor de escola
pública Trabalhei muitos anos vi como rap e hip hop são importantes demais pra educação desses moleques no Brasil você pode considerar Brasil um país desigual muitas vezes ruim muitas vezes a nossa juventude que falta de orientação mas se o Hip rop seria muito pior no Brasil o rap se torna Marco da representatividade do povo negro periférico como se fosse um criador de identidade e o hip hop se torna uma importante arma de denúncia nas desigualdades que marcam esse triste país esse brasilzão né a música Negro Drama por exemplo do Racionais composta de 2002 pro disco
Nada como um dia após o outro disco classicão também se torna uma espécie de hino da negritude na quebrada galera Vocês já viram gringo reagindo ao nego drama eu vou deixar uns uns dois links aí de de Gringo reagindo a nego drama embaixo para vocês mano é sinistro o bagulho fala com o negro nos Estados Unidos absurdamente até muitas vezes o cara sem entender o que o o Brown e o Ed Rock estão falando ali o klj o Ice Blue o cara tá sacando que o bagulho é uma música sinistra de protesto falando das paradas
Pô mano uma negra uma criança nos braços solitária na floresta de concreto e aço irmão você quer uma descrição maior do que é uma mulher periférica com um filho criando um filho dentro da favela Periferia Dent num cidade como São Paulo mano rapaz túmulo sangue sirenes choros e velas você é louco velho isso aí é é muito forte é muito pesado cara é muito ragem é muito pesado e Nego Drama também é um clássico da música do Rap da música brasileira e uma de suas entrevistas mano Brau afirmou que o rap é uma brecha no
sistema uma brecha que denuncia racismo violência policial desigualdade opressão e todas as mazelas que marcam a vida daqueles que vivem à margem da sociedade né hoje galera o mundo do hip hop no Brasil rende muito dinheiro não só no Brasil no mundo tá mas muito dinheiro mesmo hoje o Hip Hop representa 25% das receitas da Indústria Musical no mundo titil é um universo de dinheiro Produções artísticas que cresce muito todos os dias é o mundo de elementos que se espalham e se espalharam por toda a indústria cultural e hoje está Praticamente em todos os lugares
e essa galera foi a história do hip hop se deixamos coisas de lado com certeza nós deixamos muitas coisas de lado não dá para para abordar tudo infelizmente nos desculpem tá realmente é muita coisa para falar temos que fazer certos records mas eu acho que o mais grosso o entendimento o necessário pro entendimento da função da importância do hip hop pro Brasil e pro mundo eu acho que já conseguiu ser passado para vocês nesse vídeo aqui certo e eu espero bastante que vocês tenham gostado deixa aí suas críticas construtivas os seus comentários que vocês quiserem
falar vamos debater vamos trocar ideias ideia vou est aí no chat com vocês nos comentários certo deixa seu like se inscreve no canal ativa o Sininho a gente precisa dessas três coisas um vídeo especial desse acho que deve dar uma hora aí eu perto disso é um vídeo que dá muito trabalho para fazer foram semanas pesquisando foram livros que nós consumimos Lógico que isso ajuda muito no nosso conhecimento mas também ajuda a levar o conhecimento para vocês e isso tem um custo né Tem um preço Então se puder nos ajude num ap se puder nos
ajude num pix Mas o mais importante é você ter continuado com a gente até que compartil você Compartilhar esse vídeo se inscrever no canal ativar o Sininho e mais do que isso deixa o likezinho lá pro algoritmo entender que a gente tem uma comunidade coisa que vocês gostam das coisas que a gente faz no nosso trabalho porque aí a gente cresce cada vez mais e melhor e vocês vão ter cada vez mais conteúdo forte abraço fui valeu até uma próxima