[Música] Olá a todas e todos sou o professor João Gabriel de sociologia aqui do Canal Brasil Escola o tema da aula de hoje é o que é identidade cultural vamos aqui tentar fazer todo um caminhar em respeito desse conceito as várias áreas que tratam ele e alguns autores mas antes de começar a minha aula eu quero te convidar a se inscrever aqui no nosso canal e deixar o Sininho ativado para receber nossas notificações não se esqueça também de acessar sempre os links que estão na descrição aqui para você aprofundar sobre essa aula que eu vou
te dar [Música] agora é isso aí pessoal hoje o tema O que é identidade cultural esse tema é um tema muito importante ao mesmo tempo ele é muito falado na área da sociologia nas outras áreas do conhecimento também é muito tratado né mas a primeira indagação que eu vou colocar aqui no início da aula nem é a respeito do que é identidade cultural mesmo é da gente pensar como que as identidades culturais por exemplo elas são afetadas pela globalização a gente tem por exemplo uma sociedade hoje toda interconectada com espaços muito mais fluidos do que
em outras épocas nós temos um nível de tecnologia tão grande né que possibilita contatos intercomunicação de maneira muito rápida e é diante dessas questões que nós podemos pensar será que a identidade cultural ela mantém ainda as questões relativas à suas raízes né suas raízes históricas eh podemos falar de homogeneização cultural numa época como a nossa onde as coisas são tão rápidas e mudam né às vezes muito mais rápido do que permanecem essas indagações é o que nós vamos tentar mostrar durante a aula um ponto básico eh desse primeiro momento é nós nos perguntarmos O que
é identidade cultural é simples Se nós formos definir identidade cultural nós poderíamos colocar como sentimento de pertencimento que um indivíduo um grupo Tem Diante de uma sociedade simples né o conceito ele não tem tanto segredo assim mas é evidente que ele foi tr AD com vários outros autores né com diferenças com análises distintas mas pensar nesse aspecto é pensar o seguinte Por que identidade por que que essa palavra o que que ela significa o termo identidade ele tem uma ligação muito Direta com a noção de reconhecimento de se identificar Portanto vamos fazer uma análise rápida
assim apenas um paralelo se eu pego uma identidade né o documento de identidade ele serve para quê para me identificar então ali ele vai ter aquilo que está relacionado ao que eu sou então identidade cultural tá relacionado ao que nós nos constituímos por isso essa ideia de indivíduo né Grupo Ah pertencimento tudo que tá envolvido nesse conceito certo o conceito de identidade toda vez que ele é tratado eh ele sempre remonta a uma noção de identidade de Cultura Por que cultura cultura nós já vimos aqui em várias outras aulas né Inclusive eu posso até indicar
vocês aqui acessar minhas aulas de Cultura aqui no canal tá é uma boa indicação nessas aulas nós vamos entender Cultura como conjunto de símbolos como conjunto de elementos que um povo troca né E que ao mesmo tempo cria essa noção de pertencimento por isso que identidade cultural São conceitos né que estão relacionados na sociologia para tratar como que um determinado grupo social se identifica com o outro o eu e o outro quando se pensa nesse aspecto acho que é fundamental nós notarmos eh como que a identidade cultural tá relacionada a questões raciais questões identitárias questões
étnicas e principalmente como que historicamente o o grupo tem uma ligação em um certo espaço local vou dar um exemplo antes de começar aqui a entrar no no na ideia de hibridismo que nós vamos falar muito sobre o Brasil quando nós Pensamos a respeito de uma identidade cultural vamos imaginar que uma família que mora por exemplo sei lá numa residência numa área rural fica ali anos e tem um reconhecimento no lugar então tudo que envolve o sentimento tudo que envolve o local tudo que envolve o espaço e as relações entreos indivíduos fazem parte desse grande
né acho que desse grande complexo chamamos que chamamos de identidade cultural Portanto o reconhecimento de um grupo está associado à sua cultura podemos falar isso de comunidades indígenas podemos falar isso inclusive de populações urbanas podemos falar ISO de qualquer grupo que tenha contato com um determinado espaço e ter uma noção de permanência por isso que quando se vai falar muito de identidade cultural lembra-se muito do conceito de nação né a expressão nação ela tá muito associado a um grupo que tem um sentimento comum que tem uma noção de pertencimento que pode estar vinculado no pertencimento
um território ou não Por que um não vamos no caso dos povos palestinos a Palestina por exemplo é um povo tem um sentimento de nação tem uma ligação com o território mas é um povo que não tem estado reconhecido internacionalmente e é justamente Nessas questões que envolvem problemas políticos né de povos que T uma identidade cultural tem uma ligação de nacionalidade mas não possuem por exemplo um território delimitado ou ainda como que se quer dizer soberano né que teria soberania em certos espaços daí todo o conflito étnico entre povos israelitas e povos palestinos para pensar
a identidade cultural não dá né não podemos nunca esquecer da noção de hibridismo o conceito e a palavra híbrido é trabalhado no sentido de alguma coisa que é misturado que não é puro que não é autóctone então o que que nós queremos dizer que hibridismo tá associado por exemplo a núcleos e misturas de valores culturais o Brasil é um exemplo fundamental acho que assim uma questão exemplar ao Brasil mesmo porque porque quando se pensa em cultura brasileira Não não é possível falar de uma cultura que seja única ou que seja ao mesmo tempo genérica homogênea
né ah no Brasil dá para você falar de valores culturais extremamente misturados se tentássemos definir o que é o ser brasileiro não daria para dar uma definição única se fosse seria no mínimo um povo híbrido híbrido porque é um povo misturado quer ver um bom exemplo uma das primeiras religiões e que se tem no Brasil é a umbanda e a umbanda nasceu no século XX Ah mas Como assim são as primeiras fundadas no Brasil é umbanda nós não estamos falando por exemplo do cristianismo que ele não tem origem no Brasil né ele não veio daqui
a umbanda mesmo ela mistura valores sincréticos tem um sincretismo mistura de valores culturais com Candomblé com elementos do kardecismo espírita com elementos inclusive do próprio cristianismo católico e que ao misturar né se transforma em uma cultura nova alguma coisa híbrida que é vinculada a esse sincretismo como é que se fala de uma identidade cultural nesse caso tá se falando na verdade de mistura de valores povos que vão misturar elementos culturais e formar um novo complexo cultural a festa e a lavagem do Senhor Do Bom Fim inclusive imagem que aparece aqui na tela para vocês é
um excelente exemplo é uma festividade que ocorre né festividade religiosa que ocorre na cidade de Salvador no começo do mês de Janeiro na segunda semana e é uma festividade que mostra muito esse lado esse lado de mistura de uma identidade cultural que pertence né à comunidade Brasileira de modo amplo e Mais especificamente ao povo da Bahia você que tá assistindo a aula aí deve ter se perguntado mas e aí que autor que eu vou usar ou alguns até se perguntaram E aí não vai falar do st Hall não Pois é não tem como fugir dele
né ST Hall é sem dúvida um dos autores mais importantes que se tem no tema das identidades culturais na das suas obras mais importantes né uma obra inclusive que foi eu diria um divisor de águas ao pensar né o sujeito na modernidade o stur hall foi trabalhar o que que é o homem né ah diante das relações interculturais e principalmente no mundo ocidental lembrando só stu H foi um jamaicano eh inclusive britânico também porque viveu grande parte da vida dele né na Inglaterra e ele produziu a ideia de que o homem na modernidade ele pode
ser separado com três grandes identidades a primeira identidade é o que ele chamou de sujeito Iluminista o sujeito Iluminista estaria associado a um homem que está ligado a uma paradigma da Razão uma noção de universalidade um modelo europeu de sujeito identitário então criado determinados padrões de comportamento baseados nesse olhar europeu Iluminista racionalista típico né do século X Pro XIX do século XIX até as eras da segunda guerra mundial uma noção de muito otimismo de pertencimento a essas identidades de das crenças dos valores da ciência mas principalmente a ideia de reconhecimento do eu e do outro
a noção de que pertencemos a uma mesma Comunidade Internacional ele vai chamar isso de sujeito sociológico essa a segunda né divisão O que é mais interessante que é o foco principal da obra dele é entender por exemplo as identidades culturais no no no cenário mais do sujeito pós Iluminista ou que ele mesmo chamou de sujeito pós-moderno que é a última designação o que que seria esse homem né ele seria um homem como uma coxa de retalhos vou usar uma expressão aqui minha uma coxa de retalhos a identidade cultural na pós-modernidade Ela é completamente fluida ela
não é baseada em algo homogêneo muito ou menos no numa coesão típica da sujeito do sujeito eh sociológico esse homem da pós-modernidade Ele é um homem que é dividido nas suas várias influências e que cria uma cultura completamente nova por exemplo o homem que tem uma linguagem que é do país colonizador vamos imaginar nós brasileiros a nossa língua oficial de um país colonizador nós temos por exemplo ah cenários de tecnologia que vem de outros países hábitos alimentares que vem de outros continentes etc quer dizer reconstruímos um homem novo um homem híbrido que não tem mais
essa homogeneidade inclusive É nesse aspecto que eu gostaria de ler que uma citação curta o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos identidades que não são unificadas ao redor de um eu coerente dentro de nós há identidades contraditórias empurrando em diferentes direções de tal forma que nossas identificações estão sendo continuadamente deslocadas é esse processo de mudança de mistura e de movimento que marca a pós-modernidade quando Sturt Hall morreu no ano de 2014 ele deixa um legado fundamental pra sociologia não dá para se pensar as ideias Ou pelo menos a noção de identidade como se queria
o sujeito Universal a crítica que o stur hall faz ao Marxismo com a noção de sujeito né revolucionário que seria um parâmetro Universal as ideias clássicas do positivismo na na crença da de universo perfeito e seguro o mundo contemporâneo é essa fluidez essa mistura de valores que faz tanto do eu quanto do outro alguma coisa em comum mas antes de tudo diferentes É isso aí senhores essa foi nossa aula sobre que é identidade cultural se você gostou um likezinho aqui para mim não se esqueça hein já tinha te lembrado acesse os links que tem aqui
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