QUEM SOMOS NÓS? | Sigmund Freud por Luiz Felipe Pondé

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Quem Somos Nós?
Em mais um vídeo da série sobre grandes pensadores, Celso Loducca recebe o filósofo Luiz Felipe Pond...
Video Transcript:
então Freud nos nos veria como como eles ele nos definiria hoje contemporâneos é histéricos e infantis é assim que eu acho que ele nos veria [Música] Olá começa agora o Quem Somos Nós o programa para quem tem prazer em conhecer você pode ouvir todas as conversas sobre a natureza humana desses últimos 3 anos no território adorado na casa do Saber no Quem somos nós pcom.br ou ainda no podcast Mas a partir desta série você vai poder também assistir o Quem Somos Nós no YouTube e a série de estreia também em vídeo Na minha opinião tá
muito interessante se o que você procura na vida é conhecimento nós vamos conversar com Hannah haren kamami e muitos outros incorporado pelos maiores especialistas brasileiros como Franklin Leopoldo Silva Leandro carnal clov de Barros Filho e por aí vai hoje nós temos aqui Freud na pele de luí Felipe ponder [Música] foi ou quem é Freud Freud bom antes de tudo é um dos pensadores que marcou o século XX né mas ele era um desse tipo de eh ele não era filósofo ele era médico neurologist neurologista que não quer dizer também que é um cara com muita
elaboração Teoricamente Ele deveria ser um cara muito físico conc É muita gente acha que o Freud passou a vida inteira achando que da Meta psicolog que ele chamava a minha Feiticeira aquela história de inconsciente né Ego e de superg que ele passou a vida inteira imaginando que em algum momento a neurologia no futuro encontrar seria capaz de recuperar isso e sair da feiticeira para ir pra ciência ou seja que em algum momento você poderia encontrar nos nos aonde estaria o ego aonde estaria o não é assim mas em alguns algumas coisas aconteceram aí de determinadas
áreas do cé comandarem emoções Ele tava meio certo é ele tava meio certo do ponto de vista do tratamento enquanto tal ele acabou se afastando muito de qualquer ideia de uma psiquiatria mais materialista organicista né mas eu acho que o Freud do ponto de vista de quem ele foi ou de quem ele é como Pensador ele é alguém que tá numa tradição que a gente pode pontuar como schopenhauer Nietzsche que são filósofos que querem enxergar algo que tá para trás daquilo que aparece então tem uma carapaça no mundo no modo como as pessoas agem no
modo como a sociedade tá organizada Mas a pergunta do Freud é o que que tá atrás disso quer dizer sobre o que a gente tem um acordo Tácito que ninguém fala que ninguém diz a verdade por dentro da máscara É isso mesmo eu lembro de uma cena daquele filme maravilhoso chamado Freud Muito Além da Alma né que do Houston John HST Montgomery Cliff faz o papel do Freud tem uma cena que o Freud tá falando com um professor seu que Aliás era bastante digamos assim malvado com ele e no dado momento o professor acaba mudando
de ideia e tal chama na casa dele ele pega um uns escorpiões alguma coisa assim e eh mostra que os escorpiões TM que ficar no escuro porque se eles vierem paraa luz eles atacam as pessoas hum do fre o tempo inteiro lanar nosso lado escuro exatamente que era melhor deixar escondido passa o tempo esse professor adoece e tal e um dia ele chama Freud de novo em sua casa e ele já numa posição diferente vira pro Freud e diz assim esqueça o que eu disse vá adiante e nos Traia o Freud se via como espécie
de Traidor Neurologia é isso não não traidor desse acordo Tácito de nunca se tocar naquilo que importa tá de nunca se falar daquilo que realmente faz sofrer e é sintoma não nos permita continuar hipócritas isso Exatamente isso por favor né Tem uma vírgula aind exat então o Freud para mim ele é um desses autores que eh tem como impulso contínuo dar volta e tocar naquilo que ninguém quer que apareça o que o Por que você acha que que gerou isso nele porque a vida dele era certinha vamos dizer assim não era É talvez justamente porque
ele era certinho é que ele podia ter tanto interesse em quebrar essa coisa esse acordo é o Freud era um judeu né ah de Cultura alemã eh nasceu no que hoje a gente chamaria de República Checa mas ele tava dentro do universo do império austro-húngaro eh vai para Viena que é uma capital cultural e científica da região é um judeu que sempre teve o desejo de fazer parte da Europa que é uma característica muito comum da época você tem vários outros ah judeus famosos digamos assim que alguns chegaram até a se converter a alguma forma
de cristianismo inclusive para facilitar a entrada na universidade Exatamente isso o Freud não fez isso né casou com uma judia ah criou seus filhos como judeus mas seus filhos Lutaram no império no exército austro-húngaro na primeira guerra e o Freud tinha muito orgulho disso então ele tinha uma identificação com o mundo que muitos chamam de Vitoriano o Freud era um cara que achava que as pessoas devem ser eh honestas devem seguir as regras devem buscar virtudes mas ao mesmo tempo e eu acho que isso que é uma as coisas fascinantes dele esse conflito né mas
ele sabia que a gente tinha demônios é isso exatamente e a isso mas que a gente deveria controlá-los a gente deveria aprender porque quando ele fala aprender a lidar com eles é isso aprender a identificá-los saber da onde eles vê como que eles nos pegam na esquina certo como que eles conseguem nos pegar e Ah e a ao aprender o movimento desses demônios aprender a conviver com eles e quem sabe ser criativo aquilo que eu chamava de sublimar o sintoma quer dizer você ser capaz de em cima da repetição pegar ess pegar essa energia e
jogar para lá vamos chamar de energia mas ele não falava energia não não falava ele usava expressões como energia psíquica não energia no sentido que a gente fala hoje claro tipo trocar sofá de lugar né para melhorar a energia da casa Feng Shui essas coisas aí mas ele falava de energia psíquica ele falava de energia sexual o próprio conceito de libido é uma energia psíquica e sexual claro né então ele ele pensava na realidade é uma frase famosa do Freud assim se eu conseguir pegar um paciente eh e sofrimento e eu conseguir fazer com que
ele ame e trabalhe razoavelmente eu já estou feliz quer dizer o Freud tinha consciência que você ser razoavelmente normal é uma empreitada difícil a chance de dar errado a vida psíquica afetiva e tudo mais é muito alta mas para além disso a ideia do Freud era você conseguir fazer do sintoma o sintoma é aquele negócio né Por exemplo você sabe que aquele tipo de mulher vai te ferrar Mas você só gosta daquele tipo sei lá ela bebe ela é voluntariosa tipo capitul por alguma razão é tipo capitul por alguma razão você se atrai por ela
e que você não tem noção por você se atrai só que você se atrai por várias delas você acaba sofrendo do mesmo jeito você acaba batendo a cabeça na parede mas por que que eu faço isso por que eu faço isso E aí faz de novo faz no é porque muda de porque muda de de corpo tá certo e você finge que tá mudando de mulher só mudou de corpo né E aí a ideia é que você perceba antes de tudo o seu movimento de repetição porque aí quando você vê chegando um ti ti assim
você fala Opa é nesse tipo aqui mesmo que eu me ferro e quem sabe ao invés de ficar dançando tempo inteiro nessa você acaba escrevendo um livro sobre isso aí sublimou foi criativo escreveu um livro não necessariamente se livra disso não mas se você depois de 150 anos de análise né você pode aprender a identificar melhor o tipo né evitar correr antes e correr antes de se apai você vê ela entrando na festa você vai para outro lado lá não dá nem boa noite porque se cruzar o olhar você já dançou você vai embora procura
alguém mais simples alguém mais parecido com você mesmo que você não fique tão desesperadamente apaixonado mas você pode ter uma vida de alguma forma gratificante construtiva então é por isso que o um dos biógrafos dele o Peter G diz No final a é o principal né biógrafo É tem o Jes que escreveu antes mas o o Peter gay escreveu digamos assim uma uma uma biografia que é tomada hoje como referência muito grande e tal e no final da biografia ele se refere ao Freud como velho estoico hum né no sentido de que ele interpreta o
esforço do Freud é um esforço para que a gente aprenda quem nós somos Qual é a natureza humana que habita em nós e ao saber disso a gente consegue viver dentro do que é possível para nós isso é considerado estoicismo basicamente e aquela filosofia grega que eless o Freud era apaixonado pela Grécia Néo shakes e tal mas pela Grécia edpo né Muito o mito de EDP para virar o complexo de edpo na realidade que o Freud achou que a tragédia grega tava aqui dentro ou aqui dentro que faz sentido todo sentido pelo menos para nós
depois do Freud faz sen faz sentido então assim depois que ele falou n depois que ele falou a gente pô ninguém nunca viu isso os sujeitos estavam falando de alguma coisa que experimentavam dentro deles né mas o estoicismo é a filosofia grega que afirmava justamente isso né que existe um Logos existe um princípio de organização inclusive do Cosmos e que a sabedoria você aprender a viver dentro desse Princípio não tentar ser o que você não é não tentar negar e certos princípios que movem a nossa natureza humana mas conhecê-los e aprender a viver dentro deles
então dá ideia às vezes de que é uma certa resignação que é uma vida alguma maneira é de alguma maneira é não é é é porque no final você não pode transformar é o que já o que é is a ideia é que você não pode transformar porque você vai bater num Rochedo que aliás uma imagem é muito comum é maior é maior do que a gente não é isso bi my control ISO que é o que sempre importa na vida o que é Beyond our Control né isso assim é maior do que a gente
que a gente de alguma maneira tem que aprender ter a humildade de entender isso né sim e isso mas não se necessariamente se submeter a ideia não era essa era poder lidar com isso lidar e há um nível de transformação que o pressuposto é o seguinte ao de alguma forma conhecer melhor a sua história do inconsciente aquilo que te formou Qual é o seu romance familiar como fala o Freud que vai lá no complexo de épo que todo mundo conhece ao ser capaz de se apropriar disso em alguma medida que estaria lá escondido no inconsciente
você se transforma porque você deixa de ser ignorante sobre sua história em relação a isso a transformação tá aí não é que você muda a história que AC Mud você sente não muda Claro aí então é por isso que é uma espécie de se a gente tivesse falando em filosofia antiga mesmo ou qualquer forma de espirit Idade Antiga a gente diria que há uma transformação espiritual nisso não no sentido religioso Freud é um dos caras que construiu o ateísmo contemporâneo mas no sentido de que e é um processo interno que você passa a ser uma
outra pessoa em alguma medida que ele tem uma crença então que o conhecimento e o falar sobre conhecimento porquea para ele era muito importante a questão que a palavra era transformadora não é isso sim sim nos nos muda sim o que é um pouco naif não é é se você porque às vezes a gente atinge esse estágio de conhecimento e de alguma maneira fica com muita dificuldade você sabe mas não consegue mas faz sim não é isso o que não certo em algum momento pode lhe trazer até um certo desespero porque você vê que você
tá indo em direção ao buraco era melhor não saber era melhor antes né assim eror Bliss fala os americanos né ex porque assim não é muito verdade que quando a gente toma conhecimento a gente transforma É isso é verdade que isso é sem esse conhecimento não H Menor chance de transformação não é isso sim mas o conhecimento em si ou até a palavra não não funciona assim funciona É isso dentro da história do Freud e da construção da psicanálise no Freud especificamente no começo o Freud é muito mais digamos assim crente ele começa achando que
a hipnose né começa usar hipnose verade isso meso Ele acha que a hipnotizando o paciente fazendo o paciente falar em hipnose você acessaria alguma coisa E aí transformava sair o sintoma aí ele vai descobrindo que não funciona assim na hipnose daí ele descobre que as pessoas falam coisas sem querer que as pessoas têm sonhos e nesse sonho você com consegue ah manifestar desejos escondidos de uma forma tortuosa né pela condensação e deslocamento como falava o Freud quer dizer ah pega uma pessoa e transforma ela em outra no sonho e põe numa outra situação e aí
você analisando isso falando disso você consegue descobrir a relação que tem esse personagem onírico como ele fala o conteúdo explícito do sonho e aí você consegue acessar Na verdade o que tá escondido aqui você tava sonhando que você é um personagem que salva o mundo e tem a obrigação de salvar o mundo é um Batman sei lá mas a verdade esse sonho aqui tá falando do seu sentimento de abandono para ficar no Batman porque os pais morrem na frente dele e tal então a a o sonho de virar um Batman na verdade tá falando do
seu sentimento de abandono de que você quer ser um Super Homem para ultrapassar isso superar esse problema então o Freud chega nesse momento que é onde vai nascer a psicanálise mesmo não na hipnose de que ele acredita que se você escutar o que o paciente fala sem querer falar os famosos xes né trocar o nome dizer uma palavra no lugar da outra né ou se a a o o o analista interpretar junto com você o seu sonho e perguntar mas então o que que você acha que significa isso aqui e tal e tal aí nesse
momento o Freud acha que isso ISO pode melhor do que na hipnose isso daí pode levar você a acessar de uma forma mais digamos assim consistente o conteúdo traumático que tá lá embaixo agora no final da vida o Freud escreve um texto muito bonito que eu acho entre os melhores dele no final da vida chamado análise terminável interminável em que ele fala que análise É terminável no sentido em que um paciente te procura com o sintoma Tipo não consigo dormir no escuro sei lá x E aí depois de identificar uma experiência infantil associada a trauma
da escuridão do Medo ah de você não conseguir enxergar o que vai chegar perto de você e tal aí você de repente consegue dormir um dia uma noite no escuro e aí você descobre que você agora tá conseguindo dormir no escuro só que o o problema pode sair daí e migrar para outro lugar você passa no escuro agora tá com medo de avião quer dizer ah o o acabou aqui um pouquinho mais a manifestação acabou essa manifestação mas existe mudou para outro lugar e aí então é interminável ela é terminável no sentido mas ela é
interminável no outro e o Freud também diz de repente você faz uma análise tá bem bem no casamento bem no trabalho ele tivesse falando hoje aí você vai e acontece um acidente com o teu filho E aí você regride começa a ter medo de viajar de avião começa ter Pânico à noite começa a não conseguir sair de casa começa a achar que tudo é um lixo que a vida não tem sentido deprime e o Freud disse análise também interminável porque o número de eventos que podem acontecer na vida você po tá tudo ótimo e de
alguma maneira escorrega na casca de banana e volta é assim a gente tem um destino seco isso é verdade isso é bastante verdadeiro Absolut o Freud eh o Freud que a gente fala depois da virada da posão de morte quando a gente tá lá por volta de 1920 19 21 quando ele começa a trabalhar com conceito de opção de morte que tá para além do prazer né porque antes o Freud entendia que a gente tem um desejo o tempo inteiro de Um Certo prazer que é proibido que é reprimido e que tá agindo lá dentro
coisa Mater o famoso e só que depois da virada da pção de morte como se fala ele começa a suspeitar que para além do Desejo do Prazer existe na realidade um desejo da pulão porque a teoria do Freud do final é a seguinte a pulão quer sempre voltar para uma posição anterior ela é regressiva como se fala ela quer voltar para um estágio de prazer anterior então ela fica puxando você PR então era bom quando eu tava com a minha mãe era bom quando não sabia disso era bom quando eu achava que o mundo fazia
sentido Sei lá só que quando ele chega na opção de morte o que que é isso na verdade a pção mais originária ela quer levar você oo estado de inorgânico porque ali era ótimo você não existia Inocência absoluta você nem existe é é é a felicidade da pedra né a morte seria um esse mesmo lugar não é você nem ex então morte é voltar para isso é você também não existe só que para isso tem que se destruir né É você tem que passar pela vida tá certo é que aqui você ainda não tinha vida
tem uma Inocência em relação à vida só que a pção de morte é justamente uma espécie de Desejo de voltar a essa situação Onde Aqui você não sofreu aqui você não era então quando Freud chega no final da vida dele que muitos discordam dessa posição mas eu pessoalmente acho absolutamente orgânico na trajetória da obra dele parece funcionar é que no final das contas a existe um princípio para além do prazer como ele dizia né Muito Além do princípio do prazer que é um um movimento pcional que acaba destruindo você porque na realidade a pulão quer
voltar para trás o que o Freud vai dizer é que isso tá misturado com a vida psíquica então Esse princípio destrutivo ele tem que aparecer em alguma violência na sua vida sem que pôr ele para fora porque se ele ficar só dentro de você ele vai te corroer com uma espécie de câncer que vai destruindo você então uma pessoa por exemplo muito racional uma pessoa muito apegada a um conjunto moral ah é uma pessoa que vai explodir Em algum momento vai explodir Em algum momento porque ela não tem mecanismo quer dizer de escapar de tem
cano de escape por isso que eu acho que hoje e eu discuto muito isso quando eu discuto Freud hoje eu acho que a gente tá se afastando do Freud achando por exemplo que se você disser que pode transar com todo todo mundo vai ser feliz porque entendendo que a repressão sexual é resolvida na medida em que você transa com todo mundo se você tiver um mundo onde todo mundo seja feliz tem o que quer tem os seus desejos realizados que então o Freud vai ser desnecessário tira o Freud e põe o utilitarismo no lugar o
princípio do Prazer do utilitarismo da redução do sofrimento né e é eu acho que o que a gente tá esquecendo do Freud hoje é justamente a relação com a opção de morte quer dizer o ser humano quando fica muito organizado muito certinho Muito civilizado ele adoece ele adoece de qualquer jeito é é é um tema muita alternativa também não é de não adoecer É porque também não civilizado não não sei o que lá é isso isso é totalmente freudiano quer dizer não adianta querer ser bicho é porque a gente nem consegue a gente é um
bicho vagabundo ma bicho é gente nasce prematuro né não consegue sobreviver frgil até os 7 8 anos é alguns hoje são adolescentes até os 35 né então ah o nosso cérebro demora de funcionar que é o nosso grande barato para sobreviver então a gente é um ma ser da natureza mal no sentido de que se a gente for viver com os outros bichos apanhar é ao mesmo tempo se você civiliza civiliza civiliza civiliza e vira uma figura assim idealmente absolutamente sob controle das suas paixões que não tem nada fora do lugar você também vai adoecer
que é um que é uma tentativa da humanidade antiga né vamos dizer assim não é você fala do Pero grego desde sempre não é isso que a gente tenta de alguma maneira negar a nossa incivilidade vamos dizer assim ess essa que os gregos chamavam essa dimensão do patos é a gente traduz comox chão mas que pros gregos era uma coisa um pouco mais dramática porque era uma espécie de entropia do sujeito assim o Patos que a gente traduz por sofrimento diretamente é tudo aquilo que a gente tem que controlar para conseguir ser humano ser civilizado
só que aí quando você controla demais você acaba produzindo sintomas então o sujeito é super organizado super metódico aí tem toque né É na melhor das hipóteses né Ele Pode Ele Pode ter toque ele pode ficar brocha ele pode bater em mulher no caso de homem a mulher pode ser frígida ela pode na verdade ter vontade de estrangular o filho isso é uma dimensão dramática né ou ela pode ser uma pessoa super organizada super em controle da sua vida diária mas no entanto quando chega em casa para relaxar não consegue relaxar não tem vida porque
na verdade ela é só aquela lá essa tentativa de controle que a gente tem e que ele de alguma maneira Explicita quando ele fala a gente submerge né assim as coisas ruins Nossa reprime coloca lá embaixo fica inconsciente né esse raciocínio do inconsciente não é dele né não é isso assim ele só organiza isso is é assim os primeiros autores que pensaram inconsciente foram os românticos alemães né a gente tá falando de século X né final do 18 é o Freud nasceu em 1856 no meio n Nasceu bem na metade do 19 eh essa herança
de imaginar que existe uma dimensão no humano que transcende a razão transcende aquilo que conhece de si mesmo isso portanto que a gente chama ali de consciência Uhum E que na realidade é o que o move certo certo é essa coisa que é meio misteriosa meio incontrolável irracional isso aparece no romantismo alemão e que é uma reação ao mundo Iluminista ao mundo burguês tudo era racional era controlado E aí é interessante porque o Freud é alguém que acredita profundamente no projeto Iluminista né ele acredita numa sociedade organizada ele acredita em pessoas responsáveis ele acredita na
ciência como Aquela que traz luz para a vida e pro conhecimento mas ao mesmo tempo ele é uma espécie de alma cindida o Freud ele assume que nós somos bestas feras que tem uma coisa aqui embaixo e nesse sentido ele é bastante fiel ao romantismo que tem uma coisa aqui embaixo que você não consegue controlar esse cavalo selvagem você consegue às vezes direcioná-lo aprender como ele funciona em algumas situações e tal mas é isso aqui que faz seu coração bater como diriam os americanos quer dizer é isso que põe você em movimento que na realidade
diz o que você deseja então a a a por isso que eu falava há pouco que o Freud é um exemplo de um Pensador que ele ele sustentou duas posições aparentemente Opostas contraditórias uma que é importante ser civilizado que é importante buscar ordem na vida um desejo não é isso é um desejo que querer isso querer ser civilizado querer ordem na vida mas ao mesmo tempo ele é aquele sujeito que pega a intuição romântica e faz uma espécie de ciência disso Descobre como funciona esse inconsciente que os românticos entendiam que era uma espécie de alma
misteriosa selvagem ancestral inclusive que o Jung vai pegar esse viés ancestral no sentido inclusive coletivo mas o Freud é aquele que vai pela primeira vez dizer olha isso funciona assim aparece no sonho assado não é à toa que quando ele publica em 1900 o seu interpretação dos sonhos o primeiro volume inteiro é uma análise de teorias religiosas e supersticiosas dos sonhos para depois chegar no seu segundo volume não é bem ele quis ser científico não é isso e ele quis recuperar o que a gente chama de estado da arte o que que já falou até
hoje sobre sonho tá errado mas tem uma coisa certa o sonho significa alguma coisa o sonho não significa que um Deus tá falando com você que seu avô morto tá falando com você mas se você sonha muito com seu avô morto É porque a representação do seu avô morto no seu inconsciente fala por exemplo que você nunca perdoou o seu avô porque um dia ele foi no caso do Freud era o pai eu acabei migrando por exemplo real da vida do Freud porque você nunca perdoou o seu avô porque um dia antissemita xingaram ele na
rua Jogaram o e ele não reagiu ele reagiu isso história do pai do pai do Freud ele achou que o pai dele tinha sido covard tinha sido covarde E aí ele teria ficado a vida inteira remoendo is remoendo e graças a isso ele teria descoberto a psicanálise quer dizer graças a coisas como essa não somente coisas como essa mas isso justificaria os sintomas que ele teria tido como desmaios para entrar no cemitério dificuldade de estabelecer um vínculo afetivo com o pai ou seja lá o que for aí ele descobre a causa que tá escondida aqui
ó Na verdade era um um um afeto destrutivo de vergonha de vergonha do pai sentimento de nulidade talvez de uma má interpretação dele ele era uma criança né então nosas trag é uma loucura isso porque e o filho tem uma má interpretação a respeito do pai não necessariamente o pai foi covar po ter sido sábio naquele momento provavelmente foi ente foi Tá certo então assim e de repente isso transforma a visão que ele tem do pai transforma é de uma injustiça isso absoluta a injustiça maior de fundo disso é que aquilo que vai deter Isso
é uma intuição da psicanálise profunda inclusive para além do Freud no sentido dos outros psicanalistas e teóricos que é seguinte aquilo que vai ser essencial na sua vida vai te marcar quando você não tem condição de avaliar isso trag uma tragédia porque você passa a vida inteira arrastando um problema que você não tinha a condição de resolver isso porque o o Freud era um menino ele não tinha como enfrentar os arruaceiros antissemitas o pai dele di Provavelmente estava protegendo Tá certo Tava fazendo o certo vamos dizer assim e virou um covarde mas aos olhos do
menino tá certo que queria que o pai fosse poderoso E fosse lá e batesse nos caras que o xingaram de judeu porco nós temos como sair disso sair dessa situação pro Freud é é você não sai do trauma fundante Você o conhece de alguma forma entende a sua origem e aí você por mais que ele seja mentiroso como fato Ele é verdadeiro como sentimento e mentiroso como fato Essa é a essa é uma descoberta importante do Freud quer dizer tem o momento ah do do da da criação dele teórica em que ele acha que esses
traumas eles são reais né depois ele começa a perceber que esses traumas a realidade são fantasias como ele fala que tem a ver com fatos reais mas que são interpretações infantis de uma criança que não tem condição de interpretar de outro je não é culpa da criança também claro o pior é que não é culpa de ninguém de ninguém é esse é o problema mas aí você eh você fica preso nessa fantasia então curar Ah você quer ver psicanalista ficar doida perguntar o que é cura né mas assim porque não existe esse Conce Rigor não
existe cura o que existe a você como Freud fez ele criou a psicanálise porque em parte o pai dele foi covarde aos seus olhos quer dizer ele descobriu o sintoma dele ele aplicou por analogia a outras pessoas ele teve coragem de ir ali onde para ele era insuportável em olhar pro menino que foi humilhado pela suposta covardia do Pai Diante de uma situação histórica e social que é o antissemitismo e dali isso não significa que ele apagou a história dele não significa que ele passou a amar mais o pai por causa disso mas significa que
ele foi capaz em alguma medida de saber a história dele e quem sabe ser criativo em cima disso e não repetir isso lá na frente não passar pros filhos mas não tem como não é em alguma medida você passa mas a ideia é que se você é uma pessoa veja é uma outra discussão A a psicanálise serve para que ã Qual é o impacto da psicanálise hoje eu pessoalmente acho que hoje a gente vive os psicanalistas grande parte deles viv num momento de grande negação do Freud dizendo que não está negando é já foi inclusive
já foi mais literal A negação não é isso É e tem Freud passou por um refluxo enorme tem teóricos que negam Freud quase um uma coisa superada não é isso depois até acho que agora voltou um pouco e se admite que ele tem uma importância mas teve um período onde Freud era negado Assim quase xalatan ismo não é isso é uma coisa assim meio mágica não sei o qu eu acho que a terapia psicanalítica hoje ela tem concorrentes muito sérios no sentido de que Aiana mas não só aidana tem correntes muito sérios que é uma
terapia longa com resultados quase do detalhe né a gente até poderia quase parafrasear o tal mudo e dizer que como tal mundo diz que Deus tá no detalhe dizer que a cura tá no detalhe quer dizer ela é muito lenta sofisticada cara discutível também enquanto hoje as pessoas procuram por remédios que façam com elas vivam o final de semana bem se na segunda elas vão estar na merda elas somam outro na terça né ou terapias que foquem naqu eixa e e diga para você olha muda de bairro claro uma coisa curta que te resolva uma
questão específica do dia a dia o que também não tá errado necessariamente porque o que as pessoas querem é resolver os seus problemas a infelicidade é tão grande que é espaço para tudo né o sofrimento é tão grande que dependendo do momento você pode fazer uso de uma coisa ou de outra é que do ponto de vista da psicanálise quando você não vai ao coração do problema ele não você está tamponando o problema como se diz na realidade Mas como ele não vai resolver nunca não tem isso é o final não é esse a gente
não resolve você não resolve mas se o Freud tem razão quando você chegar aos 60 anos se você fez um uma boa análise Você tocou então então calma Então vai até o fim para ver seus V me ferr Então você chegar aos 60 anos e tiver feito uma boa análise e tiver dado uma mínima sorte o Freud iso se Muito azar não tem muito o que fazer com o seu caso você aos 60 anos você pode ser uma pessoa que de repente consiga ajudar seus filhos em momentos semelhantes pelos quais eles passem você consegue ah
por exemplo ah deixar de ser estressado com dinheiro e curtir seu neto Em algum momento sem ficar querendo pôr tudo no lugar se você era um obsessivo você queria ficar pondo tudo no lugar e organizando tudo o tempo inteiro na realidade você deveria ser uma pessoa um pouco mais relaxada um pouco menos controladora e pra psicanálise frana psan hum né mais humilde humildade num sentido como esse significa saúde arrogância é o modo de doença né então pra psicanálise freudiana você só conseguiria chegar num estágio de uma certa sabedoria como essa se você fizesse o processo
todo e não é todo não tem todo mas durante algum tempo e não tomar um remédio para não ficar triste por isso que tem uma piada aí não o que faz sentido também céo é claro que faz sentido se você não compreende tudo isso no final das contas você vive superficialmente o tempo inteiro que é um pouco que tá acontecendo né hoje em dia todo mundo se resolve acha que se resolve com uma pequena né com uma baixíssima profundidade vamos chamar é há uma aposta na superficialidade do shopping center assim mas por que por que
a gente acabou ol entrando nisso qual que Como qual que é o olhar disso por que que a gente acabou Abrindo mão ou a gente nunca também tentou porque essa é a segunda parte Será que isso é coisa de velho saudosismo a gente era mais profundo e não agora não sei o quê Por que que a gente abriu mão ou não abriu mão nunca fomos eu acho que essa questão é uma questão bastante Ampla primeiro eu acredito que sempre pessoas mais velhas tiveram a sensação de que os jovens sabiam menos né independente da época histórica
pelo simples fato de que isso é em alguma medida fato quando você tinha uma sociedade estável um pouco inercial me refiro ao mundo pré-capitalista e de velocidade é isso no sentido que é lenta lenta isso era digamos assim entre aspas mais verdade ainda eu não tô dizendo que não é verdade hoje mas isso era evidentemente verdade no sentido de que havia uma longa repetição de processos um espaço de transformação pequeno também ao longo do exatamente e você tinha um um longo uma série de processos que aos 60 anos você com 60 anos agora e digamos
seu filho com 30 ou seu neto com 10 sei lá ou 20 você olhava e dizia Olha a vida é assim então tem processos que se e a chance disso acontecer era alta Exatamente porque você tinha menos transformações é e o tempo era maior né mais esticado e você tinha uma valorização inclusive deste fato de alguém que sabe de alguém que já passou por aí e de é como outro judeu alemão filósofo mais ou menos contemporâneo do Freud dizia que é o Walter Benjamin né dizia eh você era um narrador da vida para alguém que
vinha depois uhum com o acirramento do mundo capitalista e o avanço tecnológico e as transformações sociais e políticas toda essa história que a gente sabe eh essa equação eu não acho que ela necessariamente tá completamente inexistente ou inválida mas pelo menos Na aparência ela perdeu o valor per porque inverteu-se a coisa a ideia de que quem sabe agora quem tem 22 e as pessoas e e a e a medida é do dinheiro também que representa sucesso que mudou muito tá certo não que o dinheiro não fosse importante antes claro que era os reis todo mundo
que era rico sempre se deu bem Tá certo desde a Grécia antiga lá mas não é isso mas parece que agora só há valor e por um motivo sim e por um motivo que eu acho às vezes que passa desapercebido é o dinheiro passou a significar quase tudo a partir do momento em que grande parte das pessoas pode ter acesso ao dinheiro quando o dinheiro era só dos Reis CL Claro é quando só os reis tinham poder e dinheiro então você tava do lado de fora você resolvia a vida de outro jeito CL no momento
em que o dinheiro foi em alguma medida democratizado portanto se você não tem dinheiro mesmo que não tenha nascido em alguma medida você não foi capaz de fazê-lo ou você não usou as oportunid D isso é o Cruel do sistema capitalista todo mundo virou culpa sua é todo quase todo mundo recusa a culpa é sua é você não conseguiu é a autoajuda né ao contrário se você não fez é porque você errou contrrio espécie de autodestruição que é muito difícil suportar isso né a ideia da responsabilidade individual pela vida inclusive pela pelo sustento pela capacidade
de controlar o risco material de pô sob controle aqui eu acho que houve uma transposição é meia verdade que você é responsável em parte pela sua vida porque também sen fica esquisito sim só que virou agora assim sucesso e fracasso também viraram você é o grande responsável o que também é meia verdade né sim não é isso sucesso e fracasso financeiro ou Fama seja lá como a gente queira chamar a gente tem responsabilidade Pelas nossas atitudes a nossa vida é feita pela gente mas não é tanto assim e virou só ou é assim ou não
é assim então essa fórmula que você acabou de escrever eu posso interpretá-la numa chave maquiaveliana ou numa chave grosso modo marxista se eu interpreto numa chave marxista Messiânica utópica eu vou dizer que você é responsável pouco pelo resultado mas que existe um sistema que ele escraviza eu pessoalmente não acredito nisso acho que isso é uma teoria que eh eh tá no lugar de dizer que os deuses eram dono no meu destino Eu acho que o Maquiavel acertou mais nisso existe a virtu que o macavel falava que é uma espécie de competência para lidar com o
os acasos e o e o acaso a contingência da vida existe o que o Maquiavel eu chamava de Fortuna isso que que é o destino não é isso é isso mesmo que é o incontrolável que é o que você não consegue é muito grande são muitas as variáveis se você nasce Numa família X temperamento é destino se você nasce você é genética e se chegar nisso então quer dizer tá dentro de você Aliás o que o Freud achava ele não ele chegava a imaginar que tivesse alguma coisa da ordem de uma herança biológica ele fazia
esse na época dele se sabia muito pouco para se ter uma noção como essa mas de qualquer jeito se você é uma pessoa Pou mais preguiçosa uma pessoa de saúde muito frágil isso vai de alguma forma determinar de algum modo a sua vida né Mesmo que seja se você nasce uma família muito rica você pode vir a ser uma pessoa fraca Justamente por isso exatamente por não ter que lutar por nada por nada tudo vira você cai no col e às vezes simplesmente pelo fato de você ter um temperamento mais obsecado pelas coisas que você
faz isso pode acabar fazendo com que você tenha melhor resultado nas coisas que você faz então e eh eh isso que que a gente tá falando de que há uma mudança aí quando entra a ordem capitalista evoluída avançada ela acaba ah criando uma ideia de que os mais velhos não sabem tanto que que importa o conhecimento de alguém dos anos 50 que é a matriz científica né dinheiro e ciência são irmãos gêmeos né os dois eh o passado não importa para muita coisa porque o que se acreditava que era científico em 1900 não serve mais
ciência faz parte da ciência superar avançar É claro avanar é por isso que o Adorno dizia que é Ciência o feitiche da burguesia quer dizer quando o burguês acorda deprimido Ele lê uma matéria sobre Ciência e fica feliz porque ele olha para aquilo e diz assim olha o que eu criei né fui eu que criei o avanço da ciência e agora a gente vive 250 anos mesmo que vá deprimir mesmo que não vá ter muito sentido na vida mesmo que os vínculos afetivos tiverem meio dissolvidos mesmo que exista um sentimento de isolamento muito grande numa
sociedade bastante avançada e tal tudo bem mas a ciência dá a chance de você chegar aos 80 anos se tomar remédio direito ex crença de que a ciência e tecnologia vai resolver tudo hoje em dia sim não é isso não tudo bem nós estamos com problema masão a tecnologia tem resolvido tem fome a tecnologia vai resolver qualquer coisa agora hoje eh essa essa ideia Sob a Luz do Freud assim me parece um pouco infantil não é isso que a gente tem uma um Elixir dúvida que vai ah não deix calma nós temos nós temos tecnologia
tecnologia vai resolver Sem dúvida porque pro Freud existe uma Instância digamos assim transistor ou atemporal Uhum que é justamente essa natureza do inconsciente essa dimensão meio autodestrutiva do homem ess essa característica de estar sempre faltando alguma coisa que ele quer e ele nunca consegue chegar lá que isso daí a a ideia de que você vai conseguir resolver esse desejo que nunca é é resolv vivel isso daí vai criar um tipo de fantasia específica esse tipo de fantasia específica vai levar você a achar se a gente inventar um remédio para viver 150 anos a gente vai
ser feliz só que quando a gente tiver lá pelos 88 ou Se derrubar um governo tudo vai ficar bom tudo vai mudar a gente tem uma uma infantilidade Geral de que das soluções definitivas Sim ainda mais o mundo contemporâneo onde você é chamado a ter essa ilusão você é chamado a ser responsável pelas mudanças quando quem quer dizer que tá melhor fala em inovação é uma coisa enlouquecida no mundo corporativo tamb Acho muito chato isso é palestras de inovação que a gente tá avançando e tal tem técnicos em inovação especialist toou uma coisa quando você
fala de derrubar o governo que eu ia fal falá que assim existe uma outra esfera que me parece que se manifesta esse essa espécie de impulso utópico pela solução do problema homem que é a política resolvemos que é a política não só na tecnologia mas a ideia de que uma política democrática que dê chance a todos que dê voz a todos de alguma forma vai redimir os problemas do homem então se você determinar que é a partir de amanhã Todos devem ser felizes Todos devem ter todos os direitos que isso de fato vai transformar o
homem vai criar um outro homem então daí vem as ideias do tipo a a histeria só existia na época do Freud hoje não existe nenhum problema com relação ao gozo ninguém mais hoje tem problema de achar o sexo sujo como as histéricas achavam na época do Freud e aí eram incapazes de fazer sexo ficavam paralisadas não hoje ninguém mais vai achar o sexo sujo e aí muito Você tem toda uma discussão política sobre sexo que afirma que o sexo não existe é tudo gênero tudo construção social no momento Essa é a discussão né então eu
acho que isso é pura histeria se o Freud vivesse Hoje ele olh ele tivesse hoje olhando isso ele ia olhar para esse debate dizer que não tem diferença entre os sexos que não existe homem e mulher que tudo construção social que é tudo trans ele olhar para isso e ver a histeria em operação aí porque a histeria A negação do sexo A negação da diferença do sexo A negação da do caráter insuportável do desejo sexual de que você deseja mas nunca consegue exatamente fazer aquilo que você quer ou quando você consegue você tem outro desejo
é o schopenhauer dizia que o desejo tem duas formas de humilhar você um é impedir que você o realize dois é realizar real Então eu acho que o Freud se vivesse hoje ele ia olhar para toda essa histeria política e essa ideia de que a política resolve tudo e de que o corpo é uma representação social de que na realidade mas ser que tá nesse nível não é mais assim eh quando você fala da Democracia todo mundo não sei o que lá é aquela ideia é uma porcaria mas é melhor que alternativa né isso que
falar isso não é p vista da história política Isso é indiscutível isso é indiscutível só que eh ao mesmo tempo que isso é indiscutível do ponto de vista da forma institucional do governo existem todas as fantasias acopladas a esse fato então a ideia de que se a democracia vou dar um exemplo na educação por exemplo a ideia de que se o professor for aquele que discute o conteúdo da aula com os alunos que constrói a a digamos assim o programa com os alunos que é aquele que vai construir o conhecimento com os alunos do ponto
de vista da Educação na realidade esse professor vai virar um preguiçoso vagabundo ele não vai dar aula ele não vai ser responsável por nada que acontece na sala e ele vai entregar todo o processo n mãos dos alunos imagina se na casa do saber o professor chega e diz olha eu vou dar um curs sobre Maquiavel sei lá eu não conheço Maquiavel e vamos construir o conhecimento juntos então mas você tá tirando um SRO Porque no final não é exatamente assim na prática na prática pode ser assim a pessoa pode virar um vagabundo pode não
sei o que lá na hora que você transforma a ideia porque uma coisa é a ideia de que antiga de alguma forma de que o professor deve ser autoritário e sabe tudo outra coisa é quando você simplesmente dissolve qualquer relação de hierarquia ou de autoridade mas não necessariamente autoridade não quer dizer autoritarismo né autoridade num conhecimento cer só que a gente não sabe nem direito mais como isso se constrói como é que você constrói uma noção de autoridade de fato precisa de tempo para construir uma noção de autoridade quando você tá falando de uma instituição
o professor tá no lugar do professor hoje é muito comum um aluno virar e dizer assim ah eu fiz uma prova x e o professor me deu quatro sei lá mas eu tenho certeza absoluta de que tudo que eu respondi tá certo Por que que ele sabe mais do que eu os alunos falam isso hoje em dia é mas isso não tem o Freud não é culpado quando ele da ideia de matar o pai da ideia de matar a autoridade o culpado não desculpa porque não foi ele que inventou isso não foi ele que inventou
mas transformar Isso numa coisa bom mas é natural eu eu tenho que matar o pai eu tenho que matar o professor não é isso é na realidade o processo se dá de alguma forma na sua totalidade não é simplesmente se você matar entre aspas o professor pelo gozo de matar o professor senão você tá lá no totem Tabu você tá lá na pré-história mítica do Freud mas sim se você matar o professor porque na realidade você vai se transformar nele nele e não é isso que acontece a fala quem disse que ele sabe mais do
que eu tem uma função única retirar de mim o sen de mim aluno pensando de mim como aluno retirar de mim o malestar de achar que eu errei ou de ser ignorante é qualquer malestar como se ser ignorante fosse mas é a condição do aluno é ser ignorante senão não seria aluno senão seria aluno é é claro de não saber é só que na hora que ele sofre porque ele teve uma nota quem do esperado então quando ele questiona supostamente a autoridade do professor para ter avaliado e dado quatro para ele ele não tá no
processo que o Freud tinha na cabeça no processo de você olhar no olho do seu desejo de matar o seu pai no seu processo dolorido de perceber que seu pai não sabe tudo no processo dolorido de perceber que ele é um castrado como fala na linguagem freudiana portanto não é aquele S que você achava o máximo e sofria ao mesmo tempo porque ele era muito ma do que você você não tá num processo de autoconhecimento de alguma forma o aluno que fala isso Ruz ele só quer não sentir-se mal com o fato que ele fracassou
na prova ele só quer eliminar a Instância que aponta a falha nele é só isso que ele quer é o dedo ele não quer que é o dedo então ele na verdade ele não quer experimentar o nada de conhecimento nele o fracasso da nota e aí na verdade ah falando em termos freudiano é em termos freudiano ele tá numa posição narcísica na verdade eu acho que a nossa cultura contemporânea quer dizer não sou isso que eu acho você tem um cara chamado Lash em 79 pega o conceito do Freud e transforme em categoria operacional de
análise social em 79 no clássico depois ele escreveu muitas outras coisas mas eu tô me referindo a cultura de narcisismo dele do Christopher l de 79 eh na realidade eu acho que hoje a gente vive numa cultura bastante narcísica que é uma pessoas que na verdade ao invés de enfrentar o buraco que tem nelas Nega esse buraco o tempo inteiro e mata tudo que por acaso faça com que ela entre em contato lembre que tem esse buraco isso aí nega que existe esse vazio nega que existe essa insegurança é o oposto de Freud que no
final das contas devemos conhecer os nossos buracos lidar com preencher já é uma outra dificuldade outra promessa isso é outra promessa mas de alguma maneira era isso e hoje a gente vive da ideia de que tudo bem pode ser até que eu tenha buraco Mas eu não quero saber disso ou então o a quem diz que eu tenho o buraco na verdade é um outro que criou em mim a ideia que eu tenho um buraco que eu não tenho que na verdade eu não tenho o cara s que não tem na verdade é um discurso
sei lá opressivo da ignorância isso por por é tão duro nego a ignoran não eu eu nego a porque eu se pensando em termos freudianos porque de alguma forma análise da cultura fracassou análise no sentido freudiano quer dizer análise fracassou a cultura contemporânea talvez inclusive por conta em parte da sociedade de consumo que fica o tempo inteiro te oferecendo solução nega a reflexão também é isso nega o buraco e nega assim não dê tempo para refletir é isso não tenha tempo para refletir sim compre alguma coisa isso compre inclusive um livro que diga para você
que não existe isso ou que existe etapas ou então a um livro que diga para você que é o arranjo político que faz se sentir assim se você tiver um outro arranjo político sem opressão você não vai se sentir assim então quando eu digo que me parece que do ponto freudiano A análise da cultura fracassou na verdade Freud foi abandonado como alguém que analisa a cultura que analisa a cultura como resultado do sintoma humano que sintoma é esse a tentativa contínua de negar o sofrimento a tentativa contínua de negar esse buraco do inconsciente que tá
a a incerteza não é de negar a incerteza nãoé a gente não busca é no plano da análise exterior você nega que existe uma variável de incerteza e mesmo as próprias incertezas não é isso fica muito difícil lidar com tudo isso então a gente resolve é a gente é resolve de outra maneira que é mais simples mas não resolve é assim se você imaginar para onde vai dar tudo isso assumindo que o caminho tá sendo esse ou seja A negação de Freud vamos dizer assim A negação do que o Freud falava assumindo que a gente
tá caminhando para isso mesmo e que isso vai virar Universal no sentido de todos todos de alguma maneira estamos caminhando para ISO onde onde acaba isso eu acho que o autor que percebeu onde isso acaba ainda que numa fórmula de algum modo datada porque ele vivia nos anos 30 quando escreveu e portanto ele tava pensando num formato de poder político e sociedade fascista e totalitária centralizadora mas guardando-o esse esse digamos esse arcabouço datado do romance acho que quem mais chegou perto de perceber onde isso vai dar foi oos HX no Admirável Mundo Novo foi ele
que chegou mais perto quer dizer uma sociedade ele errou porque não é o estado é o estado associado ao mercado é a democracia liberal de consumo não é não é uma ditadura pelo contrário é democrático com a sensação de que você escolhe não é isso que é mais inteligente do que um estado IMP muito mais e funciona muito melhor porqueo você mesmo se auto controlando não iso é você quando você adere a um sistema e quando eu digo sistema aqui eu tô falando inclusive sistema informático de que ah para para tornar seu seguro de saúde
mais barato em troca de você entrar numa rede de médicos de Laboratórios e academia de ginástica e restaurantes em que você vai pontuar a medida que você fizer exames toda hora for ao médico toda hora correr não sei quantas horas na esteira na academia frequentar os restaurantes com comida balanceada e orgânica e isso implicar em diminuição da sua pólice de seguro implicar em você ter mais sa estos Unidos já é assim muito aqui menos né mas lá é muito claramente isso então então aí você chega no que eu tô chamando de Admirável Mundo Novo pelas
mãos da Democracia liberal de consumo e não no formato que o hxl imaginou e como que a gente sai disso é individual a solução você acha aí Voltamos para autoajuda sim ou não é individual ou seja não eu serei o Rebelde eu acho a gente não tem saída do é eu acho que a gente não tem saída eh a gente não eh a saída individual ela já é em si um produto a saída individual é utopia romântica eu vou ter uma casa em Gonçalves certo mas para ter uma casa em Gonçalves eu tenho que ter
uma economia rodando que mantém minha casa em Gonçalves você aluga ela no airbnb de vez em quando para poder pagar casa em gosal é Experimenta uma natureza mas não pode muita gente se tiver muita gente fazendo isso daqui a pouco você vai lá tá que nem Campos no inverno lotada de gente Ou aquelas polêmicas de eu vou para lá Não mas aí você migra para próximo é isso já tem próximo então então aí você vai indo à medida que esses lugares vão ser né A Utopia romântica eu vou me isolar do mundo mas o mercado
Já te oferece opções românticas você já pode ir desde o romantismo de passar três dias em Roma até você ir para uma pousada fazer nada como se fala o turismo do nadismo em que você vai paraa pousada em Floripa para ficar CCO dias à frente da praia pensando em nada eu acho que não tem solução não tem saída estamos todos enredados nisso é assim na verdade uma das coisas que me nós vamos perder a oportunidade de lidar com os nossos buracos é isso eu acho não não que a gente perde na sua totalidade não é
isso que eu quero dizer eu acho que em alguma medida algumas pessoas por uma série de razões sorte azar com questões variáveis de contexto a tal da fortuna do Maquiavel você pode Em alguns momentos ser mais capaz do que outros de conseguir lhe dar melhor com essa negação esse denial como os americanos falam né com os conceitos do Freud e viver em denegação o tempo inteiro dizendo que aquilo não existe que você não tá sofrendo que aquilo não está ali agora eu acho que algumas pessoas podem conseguir um pouco melhor em termos sistemáticos de sistema
social e político e de volume vamos dizer assim acho difícil acho difícil porque Ah por isso que eu falava antes mas isso significa que nós vamos destruir o planeta é isso levando pro final tá certo assim uhum todo mundo sabe que vai bater o carro né sim Se continuar assim e a gente não consegue evitar ou não consegue mudar a atitude para que o carro não bata Então significa se a gente for radicalizar esse raciocínio é Vamos destruir a nós vamos nos autodestruir Em algum momento Vamos destruir o planeta não sei se nessa ordem Tá
certo eh não vai funcionar olha não é isso assim primeiro sendo freudiano quando eu dizia antes que a análise da cultura fracassou no sentido freudiano significa que a cultura se em algum momento ela teve alguma chance de se tornar um pouco mais consciente da sua dimensão destrutiva autodestrutiva e narcísica parece que sumiu ela optou por comprar comprar comprar inventar não só comprar inventar utopias que deixaria todo mundo feliz resolver assim as os questões os problemas demoram para resolver e a gente optou por fingir que ele se resolv alguns não tem solução mesmo a solução é
saber que eles não têm solução e saber que c com eles lidar com isso no coração essa angústia né então Mas voltando à tua pergunta no na primeira resposta eu diria que no sentido freudiano análise da cultura contemporânea tem fracassado porque a cultura contemporânea optou pelo contrato utilitarista o contrato utilitarista é aquele que acha que equação humana é resolvida na medida que você reduz o mal-estar e otimiza o bem-estar tá e e tanto que os utilitaristas também falavam de princípio do prazer muito antes do Freud só que o princípio do Prazer dos utilitaristas é mais
Evidente é a ideia de que o homem é movido por um princípio que princípio é esse Rational Choice como eles falavam isso eu tô falando autores que viveram na virada do 18 pro 19 Jeremy bam Joan Stuart mill certo Uhum Então assim é o a a base do do do liberalismo também depois cer é um dos Pais do liberalismo é então assim a ideia de que o homem o que move o homem é é reduzir o mal-estar e otimizar o bem-estar portanto se você resolver essa equação o homem estará bem então a impressão que eu
tenho é que a cultura análise da cultura fracassou porque a cultura preferiu o utilitarismo ou seja ao invés de fazer o caminho todo e perceber que o prazer é tal certo que ele pode ser mortal que o desejo pode ser desejo de morte no sentido de voltar aquela condição anterior da matéria inerte eu tô falando fridan M mesmo né então assimo ao invés de fazer esse caminho que é muito mais doloroso muito mais complicado e que na verdade o resultado não é onde você chega mas é o processo é o resultado não é o paraíso
né Nós não temos paraíso é o processo ao invés de fazer esse caminho me parece que a cultura contemporânea leia-se nós certo não tô falando que é a cultura lá falando de nós não é uma coisa Demoníaca É isso aí nós optamos pelo contrato utilitário e nesse contrato utilitário um dos resultados pode ser estorar o planeta mas a gente pode também chegar a consciência de que nós devemos tomar conta do planeta O problema é que isso é uma frase outra coisa como realizar isso é é interessante ah Herman melville que escreveu o famoso livro Mob
Dick e tal que tá inserido na tradição protestante americana de pensar o mal né na literatura como na horor com a le Escarlate antes dele é interessante que o romance da da baleia tá inserida no momento econômico em que as baleias estavam Praticamente em extinção porque o óleo das baleias era usado para acender lâmpadas né nas cidades tudo era com óleo de baleia E aí descobriram o petróleo o petróleo salvou as baleas a descoberta do petróleo salvou as baleas Bale é menos do Japonês é em alguma medida assim Senão hoje elas não existiam mais até
1850 elas tinham desaparecido completamente e agora o petróleo vai matar tudo o século XX não teria conhecido as baleiras né o petróleo salvou as baleias o que eu quero dizer com isso é o quê uma descoberta tecnológica salvou dis extinção o animal específico eu acho que há um viés da tentativa de solução de problemas de sustentabilidade que passa pela ideia de que soluções tecnocientíficas farão com que a gente encontre princípios energéticos não no sentido do Feng chui né princípios energéticos que façam com que a gente faça energia limpa isso Essa é a base do raciocínio
aí pessoas que leem e escrevem vidas revistas como vidas simples vão dizer que isso já tá aí pessoas que comem comida orgânica chegarão à conclusão que se você não matar nenhuma vaca o mundo vai ser salvo certo agora Como que você pode deixar 7 bilhões de pessoas felizes Eu acho que o problema do planeta começa na insustentabilidade do desejo humano e tô sendo de ano de novo o desejo humano é insustentável quando você tem 7 bilhões de pessoas desejando Plenitude satisfação em algum momento isso explode vou te contar uma história não c 2012 eu fui
cobrir a Rio mais 20 paraa fulha um dos caras que estava cobrindo e eu lembro claramente de uma reunião específica em que era muito disputada que foi uma sessão da parte da comissão brasileira sobre água tava muito cheia de gente e eh eu tava lá em pé encostado na parede porque eu ia acompanhar a acompanhar as discussões e tal e aí começou a rolar um barraco entre uma mulher que tava sentada e uma outra que queria sentar na cadeira ao lado onde ela tinha posto a bolsa é querer guerra né Isso é conhecido é que
até aqui na casa dos abos já vi guerra Ass ela colocou a bolsa pra amiga é guardando o lugar outra fala você não tem direito de guardar e aí a pessoa que tava de pé era todo inglês porque a língua oficial dentro era inglês a segurança era da ONU era como se fosse um pedacinho de Nova York né então a que estava de pé dizia pra sentada a norma proíbe que se guarde lugar e ela tinha razão a norma proíbe que se guarde lugar e aí a sentada repetia não mas ela já estava sentada aqui
e ela teve que ir ao toalete Então ela já estava aqui antes de você apesar de que ninguém via isso eu também não tinha visto ela naquela cadeira antes como se resolveu o problema o segurança trouxe mais uma cadeira e colocou pra Nova mulher lá que tinha chegado sentar Ou seja a o problema da sustentabilidade é porque o desejo humano é insustentável só que para você tornar ele sustentável de alguma forma você tem que cerar o homem você tem que limitá-lo você tem que dizer para ele não pode como você faz isso com 7 bilhões
de pessoas que não tem instituições que as representem para não entrar no debate da legitimidade da representação hein não tô nem entrando em voto e entr Mas a gente não tem instituições que representem essas 7 bilhões de pessoas naquilo que elas deseja então eu sou muito cético com relação às soluções capacidade de nos entendermos para uma solução pra gente não bater o carro no final é eu acho eu acredito mais em de repente soluções tecnocientíficas como petróleo versus baleia lá atrás não no sentido que eu acho que a ciência resolve tudo uma hora dessa ela
não descobre né Mas se a gente conseguir Em algum momento tornar viável numa escala porque é se o mundo tivesse 7 milhões de pessoas não existia problema sustentabilidade Claro claro mas o que que criou isso melhor medicina mais longevidade menor mortalidade infantil tudo de bom né na verdade tudo de bom totalmente Freud e seremos 9 milhões aí daqui a alguns poucos anos não é isso quando na sociedade vitoriana associação entre melhor gão de esgotos e a prática protestante na Inglaterra Metodista anglicana de cuidado com casa suja criança sem tomar banho beber água do esgoto somando
desde isso aqui até isso aqui a mortalidade infantil Começou a cair cair iso é lindo Claro é lindo só que quando você olha isso no arco o que eu acho uma das heranças freudianas mais importantes é a capacidade de olhar para isso e perceber que não há uma solução para isso a solução para isso é desesperador né então por isso que o Freud é um Pensador trágico Claro o Freud é um Pensador trágico ele é um Pensador que resgata não há sentido e não há solução isso que é ser ser humano e ser capaz de
ter conviver com isso e ser de alguma forma não deprimido não deprimir né todo tempo de vez em quando pode de vez em quando todo mundo pode é mas eu digo não tem sentido não tem solução caso de vez em quando você pode ficar triste sim de vez em quando sim porque inclusive até bom que você fique triste de vez em quando porque se você nunca ficar triste é porque você tá não sabe disso em denial é temp inteiro só que eu acho que o contrato utilitário que foi Nossa escolha é denal então assim é
a ideia de que o homem é de fato definido pela Nós escolhemos não ver é isso que você tá dizendo sim para ser feliz que não é felicidade é isso pra gente para fingir que é feliz é isso é porque na realidade é difícil acreditar que é felicidade não é Ou eu tô sendo assim meio meio ingênuo agora de falar assim não mas se o cara não se conhece n então ele não consegue ser feliz de verdade é só uma super uma casca de felicidade e assim ah sabe a minha impressão é a seguinte o
caminho freudiano pensado agora em termos digamos assim como definir em poucas palavras nisso que está perguntando a felicidade eu diria que o caminho freudiano não só o freudiano mas da corrente psicanalítica que lida com essa dimensão de uma natureza humana lá na origem complicada e tal eu acho que é o caminho do amadurecimento e eu acho que a nossa cultura utilitária ela optou pelo caminho da felicidade em detrimento do amadurecimento felicidade compreendida como nega do sofrimento otimização de ferramentas De bem-estar imediato entendeu então assim isso daí no plano político Eu acho que o drama é
mais interessante ainda porque isso deságua numa cultura de direitos todo mundo tem direito a tudo tudo sem deveres é sem deveres claro que deveres é da Ordem da opressão direitos a tudo aquele escritor que fez Insustentável Leveza do Ser o Milan conera né ele escreve um livro chamado imortalidade que tem um trecho que o personagem que é um cara como ele que vem do leste europeu no período comunista tal atrasado em relação às democracias de mercado liberais como a França onde ele foi viver que ele diz assim o homem francês porque ele tem necessidade de
amar ele acha que ser amado é um direito Hum então assim no plano político Eu acho esse maranh mais interessante ainda porque esse S um reflexo nãoé é parte política o raciocínio que eu tô levando é o seguinte uma cultura Que desistiu de uma análise freudiana de si mesma digamos assim e optou por um contrato utilitarista é uma cultura que quando pensar em termos políticos ela vai pensar que a política também deve gerar prazer também deve gerar prazer então ela vai pensar em um na política como um sistema que distribua dire direitos o tempo inteiro
e se você pensar do ponto de vista da vida nada mais normal que as pessoas queiram viver bem Não claro o a a ideia é essa tá certo a procura é essa nós estamos falando sobre comos não é isso sim só que quando você pensa na lógica do direito enquanto tal não do direito lei Mas o direito nesse sentido essa lógica dos direitos está sentada numa estrutura Econômica aqui embaixo os direitos são tão caros quanto uma bolsa Prada certo então se você não tem uma estrutura econômica e economia é uma besta economia é a ciência
da escassez então onde eu percebo a a dimensão infantil da solução do mundo a partir da cultura do direito porque ela nega a escassez dos recursos aqui embaixo ela sonha com o mundo sustentável onde 7 bilhões de pessoas vivam como americanos mistur Não exatamente como americanos tem Claro claro e com direitos suecos é é um bom sonho não é isso do ponto de vista H até quase religioso assim de sermos todos de alguma maneira ponto de vista freudiano é um sintoma em negação contínua infantil infantil Exatamente isso é um sintoma denegatório de uma situação insustentável
em que para eu produzir essa camada de direitos aqui em cima que manteria todo mundo numa Suécia eterna você tem que ter uma riqueza aqui embaixo que não existe produtiva continuamente que vai dar explosão do planeta Em algum momento não dá para todo mundo mas se eu digo que não dá para todo mundo eu tô afirmando desigualdades de todos os tipos o que politicamente é duvidoso certo é e mesmo até eticamente você fala por que que é Quem deveria tá né Tem uma discussão é é porque a pergunta é desejável que a gente possa viver
eh não num estádio drogado o tempo inteiro não nesse sentido um Pou mais igualitário mais justo mais né com tudo mas parece difícil da gente montar essa equação a pergunta tem uma forma mais fácil de montar isso você monta um governo Central que decide quantas pessoas ganham o que elas têm que fazer mas a gente perde o outro lado e não deu certo não deu certo você perde a liberdade e não funciona do ponto de vista econômico também então para de produzir nós temos nós temos uma situação complicada Aí temos uma situação complicada de nada
funciona tão bem de uma civilização que tem experimentado fórmulas né E que eu vejo o debate econômico muito desse jeito quer dizer o dinal contínuo ao fato de que existe economia porque não tem recursos suficientes associado ao fato de que esse discurso político parece afirmar que eticamente está certo que alguns TM outros não o que nos F tambm é louco o que nos fere naquela ideia cantia de que o mundo é Ele deve ser racionalmente suficiente né no sentido de que ele não pode ser suficiente para um insuficiente para outro não é que é feio
não é isso o problema é que não tem ninguém que determinou isso é não existe uma ordem Claro sobre a qual Você sustenta Claro então se a humanidade em algum momento se ver reduzida a 1 bilhão de pessoas é mais fácil de ser sustentável mas ela só chegara lá se acontecer só se acontecer alguma catá que também é feia é uma solução feia e provavelmente se a gente passar por alguma catástrofe de uma ordem dessa grandeza a gente vai regredir em violência Vai ter muito menos direitos do que existe hoje inclusive Os homens vão voltar
a se matar e as mulheres a morrer de parto então assim a a a análise o futuro não tá muito bom o futuro nun aind que a gente vai morrer antes o futuro nunca foi bom o futuro é o que ele é certo o futuro é o que ele é mas a gente gostaria de acreditar que a gente pode construir e melhorar em alguma medida a gente pode a gente tem feito isso também a gente fez is alguma a humanidade não certo a gente melhorou de alguma maneira né tem melhores remédios aidade uma ilusão né
não é uma ilusão não não é uma ilusão não é um Delírio a gente tem melhores remédios a gente tem certos avanços políticos a gente tem e uma melhor a tolerância a diversidade a diversidades culturais e coisas assim Apesar de que se você pega o exemplo da diversidade cultural a tolerância na diversidade cultural se se transforma na criação de parques temáticos de culturas que não se sustentam por si só você tá criando a insustentabilidade embaixo de novo então assim não é um Delírio que a gente conseguiu e o Freud acreditava profundamente nisso né ele que
a vida em superstição era ru racionalmente conseguiu de alguma maneira melhorar o que o Freud descobriu é que conseguir racionalmente melhorar carrega consigo o próprio sintoma de ser racional e o germe da da irracional is a razão por si só é um monstro isso daí a ideia de que se você racional o tempo inteiro Você também é doente certo então assim a a o fato que a gente melhorou por exemplo a gente tem mais longevidade quer ver uma coisa interessante sociedades que T melhor riqueza melhor ferramentas médicas né melhor gestão pública todos esses elementos que
são indicativos de melhoria social ao longo do tempo sociedades assim Elas têm por característica maior longevidade das pessoas Aham só que elas tem uma outra característica que normalmente não aparece e que eu fiquei dois anos lendo sobre isso escrevi algumas colunas na na folha sobre isso a o nível de fertilidade despenca e algumas com taxa de suicídio alto também né sim mas eu tô falando fertilidade não por razões biológicas as mulheres não querem ter filhos desejo desejo no sentido de desejo ela quer trabalhar ela quer crescer profissionalmente e a primeira baixa nesse processo é a
maternidade os homens também não querem muito porque quando tem filho com uma mulher tá ligado a ela para sempre tesão também tesão também ou é só reprodução eu acho aí não tem a ver eu tô me referindo à estatísticas da Universidade de Cambridge que não tratam do desejo tá Eu acho que o desejo também tende a despencar eu às vezes brinco dizendo que nossas avós transava mais do que nós Apesar que a gente fala muito anda muito pelado a minha não a minha não a minha era pura não olha eu tenho duas avós interessantes uma
casou grávida e a outra foi a primeira ou a segunda sufraga minhas avós eram as figuras né eram as figuras mas assim o que eu quero dizer é que o Nelson Rodrigues entendeu muito a dinâmica do do desejo tá mais perto do Freud do que muito psicanalista tá desejo tem a ver com Pecado com interdição com contraditório né aquela famosa fórmula que a mulher do vizinho é mais gostosa sabe essa coisa do do sentido Popular que se fala então assim eu acho que também tende a haver um decréscimo de desejo sexual mas não era isso
que eu tava referindo eu tava referindo a estatística da Universidade de Cambridge nessas estatísticas aparece de modo muito claro que quanto mais você tem riqueza acumulada no sentido de melhores condições de vida para o maior número de pessoas a população menos filho tem Quando Você projeta seria uma solução para que você tá falando no final se a gente conseguisse ter esse padrão teria uma menos filho e a tendência seria cair a população até uma certa aumenta a população de idosos isso diminui a população de jovens quebra previdência isso esse que é outro problema eu ia
chegar nisso quebra a Previdência tem quem pague os direitos dos aposentados solução eu costumo dizer pro meu filho que que acabou de nascer a fininha dele que vai fazer um ano a é ela que vai te sustentar ela nunca vai se aposentar Ah o que é isso que vai acontecer vai acabar a aposentadoria o conceito de aposentadoria vai simplesmente acabar porque você não vai ter jovem suficiente para pagar a conta das pessoas que vão viver cada vez mais Qual é a única solução colocar as pessoas para trabalhar cada vez mais e retirar a aposentadoria do
cenário Eu imagino que daqui 150 anos eles vão di eles vão estudar a aposentadoria assim como quem estudava no passado a alta mortalidade infantil como quem estudava a falta de esg fenômeno deste momento completamente Fora do Eixo propósito como que alguém pode imaginar que pessoas TM o direito de ficar 20 30 anos sem trabalhar porque trabalhar um dia em cima de jovens que não tem nada a ver com isso e que são poucos certo então eu acho que essa essa contradição intrínseca na melhoria social que a gente vê hoje é bom as mulheres se emanciparem
é bom elas trabalharem é bom elas terem opção Elas não querem ter filhos isso é uma coisa que às vezes quando eu tô discutindo isso eu passo ao ato Como se fala em psicanálise eu pergunto você quer ter filho pum uma menina de 30 anos quer ter filho não nenhum é Talvez um quanto mais você sobe na escala social mais isso é claro menos filho ou seja a melhoria de condição de vida traz problemas junto com a melhoria que a gente não conhecia e esses problemas eles podem em alguma medida em algum momento oferecerem contraditórios
o o que provavelmente vai se resolver é acabar com a Previdência nesse caso específico acabar com a aposentadoria as famílias vão ficando cada vez menores não tem gente com vínculo afetivo familiar com os longevos esses longevos vão cada vez mais ser cuidados por instituições do mercado do Estado certo porque as famílias vão ficar muito mononucleadas Nossa eu tô adorando que eu vou morrer antes se continuar falando que bom que eu vou morrer antes desse negócio vai ser chato para cacet mas isso tudo é um desafio Cara isso é muito bom que a vida acaba vamos
voltar lá pro vamos voltar lá pro come Ainda bem que acaba Ainda bem que a gente vira pedra pelo amor de Deus mas é é eu acho que é isso quando o Freud Pensa a cultura Freud Pensa a história esse núcleo contraditório que o Freud chegou no final da sua vida a pensar ele foi sendo paulatinamente desconstruído por muito do seus seguidores e eu acho especificamente que no caso de muitos psicanalistas freudianos e lacanianos hoje muitos deles estão muito distante disso de Freud abraçaram A Utopia política A Utopia social como uma forma de resolver esse
buraco identificaram muito bem que o capitalismo opera em cima dessa falta o que é verdade certo n e ele vai oferecendo para você objetos que tampon isso daí E aí funciona tempo daqui a pouco não funciona mais aí se troca de objetos Apesar de que o capitalismo vai evoluindo e oferecendo cada vez mais objetos invisíveis Associados a estilo a valores a comportamento não necessariamente objeto você pega você possa comprar é E aí isso vai lhe dando a impressão de que você é uma pessoa espiritualizada né que você a própria assimilação do budismo no ocidente é
muito claro o budismo virou uma coisa light no ocidente coisa de rico não precisa se esforçar muito não precisa se esforçar muito e o budismo de verdade é um esforço absurdo toda religião é um R quando ela é vivida de forma muit de verdade que eu acho um problema na verdade acho melhor viver sem religião mas assim mas se o cara fez a opção que faça direito por fav bom mas é no momento que ele faz direito ele pode E no momento que ele faz direito ele necessariamente vai viver dentro de rituais vai viver dentro
de uma liturgia limites aliás dentro das estatísticas de fertilidade as mulheres mais férteis são as religiosas por qu porque viva religião a Adesão à religião estrita reduz os papéis sociais eh diminui a instabilidade da função Então você tem uma função primordial no caso das mulheres ter filhos certo trabalha mas ter filhos vem antes o resultado quando você estabiliza as funções sociais é mais fácil a ideia da maternidade como alguma coisa essencial e evidente né mas só que ao mesmo tempo isso tá em confronto com uma ideia de emancipação contemporânea que eu acho melhor é como
solução de vida mas o fato de achar melhor e e é por isso que eu acho que o Freud é um autor tão essencial o subproduto não necessariamente é uma coisa melhor apesar de ser porque também tem uma Essa ilusão se eu estou fazendo uma coisa boa o subproduto É bom sim mas mas é bom acreditar nisso também porque sen não fica louco né mas assim você fala eu estou fazendo uma coisa boa Então a consequência é boa mas não é necessariamente assim essa esse é essa essa é a digamos assim essa é a a
sinuca da maturidade quer dizer é bom acreditar você não pode ver eh absolutamente no buraco o tempo inteiro mas eu lembro de um conto que quando eu tô discutindo isso do Freud o Freud era era apaixonado pelo dostoevsky né como todo mundo sabe escreveu o famoso texto em que ele tem dados errados biográficos do dosk sobre a morte do pai Mas independente desse digamos assim dessa efeméride ele percebe que o dosk entendeu o desejo edípico num irmãos Caram especificamente mas é um conto do DSK chamado sonho do homem ridículo que é um conto tardio né
77 78 do que morre em 1881 né Eh que ele eh ele narra a história de un ilista personagem tipicamente dost vesano que acha que o mundo é um lixo que não vale a pena que as pessoas são idiotas e portanto ele resolve se matar para provar que ele é livre disso no dia que ele vai se matar ele tá indo para casa uma menina puxa ele e pede para ele ajudar a mãe esse conta é profundamente freudiano Olha só e aí ele vai PR ele Empurra a menina vai paraa casa pega o revólver aponta
pro coração e dorme não se mata é você não sabe o que ele vai fazer depois porque você vai entrar no sonho junto com ele você sabe que ele não se matou pelo menos até o momento que ele está contando o sonho Claro n porque senão ele não estaria você não Eler depois ele pode estar contando o sonho você lendo o conto para se matar matar aí ele Conta Que Ele sonha e nesse sonho ele é levado para um outro lugar e nesse outro lugar quando ele chega lá ele percebe que as pessoas são muito
tranquilas elas sorriam uma pras outras a gente diria hoje numa linguagem Popular abraçam árvores tá vive num lugar super gostoso tudo tranquilo e Pacífico antigamente era o uma espécie de Xangrilá paraíso perdido e ele começa a querer falar com as pessoas porque ele é inquieto ele quer saber onde ele tá ninguém fala com ele sorri porque a pessoa tá tão bem por que falar ela tá tão repousando na sua plenitude e tal e aí ele força a barra e começa a montar umas teorias na cabeça dele do sonho a teoria que ele monta é que
ali é um paraíso que deu certo o Adão e a Eva dali não destruíram o paraíso traíram nada e tal mas aí ele continua até que ele consegue falar com uma mulher lá começa a conversar fazer pergunta chega outro começa a falar com ele vem o outro começa a falar com ele e aí vai formando aquela Assembleia as pessoas começam a gritar todas querem falar ao mesmo tempo começam a se bater a se matar ele fica desesperado querendo por ordem dizer que não era aquilo que ele queria ele acorda ele acorda levanta e vai procurar
a menina não se mata a questão é por ele não se mata se um analista tivesse um paciente como esse que tem um sonho e resolve o problema dele porque ele consegue interpretar o sonho dele né o o homem ridículo como se chama no conto ele não tem nome ele percebe que ele tinha sido a serpente do outro Paraíso no momento que ele percebe isso ele sai da depressão essa é uma intuição profundamente freudiana na realidade o que tira você do sintoma não é negar o sintoma aí é o coração do sintoma Então esse paciente
entre aspas paciente né esse personagem do dostor eves ele sai da depressão ele sai da negação do mundo ele sai da afirmação contínua de que o mundo é um lixo todo mundo é idiota ele é o único que não é por isso ele vai se matar porque ele quer se livrar desse mundo e tal ele sai dessa situação não porque alguém diz para ele que ele é tudo isso e os outros são ruins ele sai da situação quando no sonho dele ele tem um Insight eu estava no lugar da Como que o Freud não ia
babar em cima de eu sou este mundo eu sou responsável por isso não é o outro que faz isso sem si eu estava no meu sonho no lugar da serpente da linguagem no portanto estava no lugar do mal Isso me liberta essa digamos assim esse Insight freudiano que tá no dostoevsky é ele que eu acho que tá sendo perdido na análise da cultura ele tá sendo perdido porque a a gente simplesmente abdicou de fazer o trajeto Total o mal é o outro sempre o mal é o outro hoje então Freud nos nos veria como como
eles ele nos definiria hoje contemporâneos é histéricos e infantis é assim que eu acho que ele nos veria presos no princípio da da da do Prazer infantil negando a sujeira da realidade do sexo como representação no caso da teoria frediana original da histeria eu acho que ele nos veria como histéricos infantis boa [Música] m n [Música]
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