Hoje, um assunto da mais alta importância. Abra a sua Bíblia em Provérbios, capítulo 14, verso de número 1. Provérbios, capítulo 14, verso de número 1, que diz assim: "A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos.
" A mulher sábia constrói o seu lar. Queridos, muitas vezes, nós não paramos para pensar sobre a importância, sobre o valor de cada um de nós no processo de construção desse projeto chamado família. A Bíblia diz que casar é para aqueles que são vocacionados; interessante, cada um fique na vocação que foi chamado.
Há pessoas que não foram vocacionadas para casar, por exemplo, os eunucos de nascença; aqueles homens que nascem com um problema congênito. . .
E há outros, ou melhor, a maioria, são vocacionados para o casamento. Falar em casamento é falar em construção; falar em casamento é falar na construção de um projeto de vida familiar. Ser esposa não é qualquer coisa; ser mãe não é qualquer coisa.
Muito pelo contrário, eu penso que todas as mulheres deveriam se orgulhar pela sua missão de mãe, sua missão de esposa. Toda mulher deveria se orgulhar de ser do lar. Até porque, todos deveriam ser, primeiro, do lar, e depois, outras coisas, mas, primeiro, do lar.
A mulher, o homem deveria preencher a ficha lá na empresa: primeiro eu sou do lar. A mulher: primeiro eu sou do lar. E ser do lar, como mãe, como esposa, não é qualquer coisa; é algo significativo, relevante e grandioso.
E hoje eu quero pensar um pouco com as mulheres sobre o tamanho, a extensão da responsabilidade como aquela que tem a missão de edificar, de construir. E olha o que a Bíblia diz: "A mulher sábia edifica, constrói a sua casa, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos. " Há um texto em Cantares, capítulo de número 2, que são palavras de um marido para sua esposa, são palavras de Salomão para a sunamita.
Ele diz assim: "Olha, como um lírio entre os espinhos, assim é a minha amada, assim é a minha mulher, assim é a minha esposa entre as outras mulheres. " Como um lírio entre os espinhos, assim é a minha amada entre as outras mulheres. Aí você abre a Bíblia lá em Provérbios, capítulo de número 31, e o verso de número 10, onde lemos assim: "Como é difícil encontrar uma boa esposa!
Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas. " Você sabia que a sua família é o resultado daquilo que você é como mãe, como esposa ou como filha?
Você sabia que o seu lar tem tudo a ver com a maneira como você está exercendo o seu papel e desenvolvendo a sua missão como mulher? E a Bíblia diz assim: "Olha, no verso 11 de Provérbios, capítulo 31, o seu marido confia nela e nunca ficará pobre. " O marido da mulher virtuosa, o marido da mulher sábia.
E é interessante que, no verso 12, nós lemos: "Ela só lhe faz o bem e nunca o mal. " Essa mulher sábia, essa mulher inteligente, essa mulher virtuosa, ela só faz o bem e nunca o mal para o marido. No verso 13 diz: "Ela está sempre ocupada.
" Amados, a ociosidade é o sepultamento de um homem vivo. Nada mais danoso para a mente de uma mulher do que a ociosidade destrutiva. Essa mulher sábia, virtuosa, ela está sempre ocupada.
No verso 14 diz: "De lugares distantes, ela traz comida para a casa. " No verso 15 diz: "Ela se levanta de madrugada. " E o texto está descrevendo uma mulher que tem empregadas, uma mulher que tem grana, uma mulher que é bem-sucedida financeiramente, e diz que ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas.
No verso 16 diz que ela examina e compra uma propriedade. Veja como esta mulher é bem diferente de algumas que a gente conhece. No verso 17 diz que ela é esforçada, forte e trabalhadora.
Ela é esforçada, forte e trabalhadora. No verso 18 diz que ela conhece o valor de tudo o que faz. No verso 20 diz que ela tem um coração grande, generoso, sensível à dor do próximo, porque diz que ela ajuda os pobres e os necessitados.
No verso de número 22 diz que ela usa roupas de linho e de outros tecidos finos. No verso 23 diz que o seu marido é estimado por todos, e ele é estimado por todos por causa da mulher que tem. Ele é estimado por todos por causa da mulher que está ao seu lado.
No verso 24 diz que ela faz roupas e cintos para vender. No verso 25 diz que ela é forte, respeitada e não tem medo do futuro. Essa mulher não tem medo das rugas; essa mulher não tem medo dos cabelos brancos.
Esta mulher não tem medo desse processo natural de envelhecimento porque ela entende que, na verdade, o que fica é o que se é por dentro. No verso de número 27 diz que ela fala com sabedoria e delicadeza. Ela fala com sabedoria e adza.
No verso 27 diz que ela não come pão da preguiça; está sempre cuidando da sua família. Eu acho isso interessante porque esta mulher não acha que esta missão de ser do lar é insignificante, irrelevante, sem importância. Não!
Ela vê sua missão de mulher, dentro de casa, seja como esposa ou mãe, como algo tão relevante. E o texto diz que ela está sempre cuidando da família, fazendo o seu trabalho, exercendo sua missão. No verso 28 diz que os filhos a respeitam e falam bem dela.
O seu marido a elogia, dizendo: "Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas. " Formosura é uma ilusão e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada. Ela merece, por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.
A minha pergunta às mulheres aqui é a seguinte: que nota o teu marido daria a você hoje como esposa? Que nota os teus filhos lhe dariam como mãe? Se nós chamássemos o teu marido para falar sobre você, o que ele teria a dizer?
Olha o que esse marido diz: "Todas as mulheres fazem bem, mas dentre todas, você é superior. " Olha o que o outro marido disse: "Você é como lírio entre os espinhos. " Interessante que os filhos desta mulher virtuosa a respeitam e falam bem dela.
Amados, a mulher sábia edifica a sua casa, mas aquela que não tem juízo com as próprias mãos a derruba. Eu já ouvi mulheres sem juízo, depois de fazer tudo errado em casa e perder a família, levar o casamento à falência, virem à igreja pedir oração, dizendo assim: "Pastor, ora por mim porque foi o diabo. " Ora por mim, pastor, porque foi o diabo!
Foi o diabo daquela mulher que nunca se preocupou em aprender o certo para se tornar uma mulher sábia, construindo e edificando a sua casa. Hoje eu quero falar para vocês, queridas, 12 verdades que todos os homens gostariam que as mulheres soubessem sobre eles. Eu estou representando aqui os homens.
Hoje eu vou dizer o que todos os homens gostariam de dizer para suas esposas e você que está me assistindo aí, ouça com o coração aberto, porque está escrito: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. " Quantos podem dizer amém? Amém!
Primeiro, o homem se conecta à esposa a partir do diálogo sexual. O homem se conecta à esposa a partir do diálogo sexual. Veja o que o sexo significa para o homem no contexto do casamento: para o homem, o sexo produz o oxigênio que mantém o casamento vivo.
Quando acabam os encontros na intimidade na vida de um casal, significa que o casamento está em processo de morte, porque falta este oxigênio tão necessário, principalmente para o homem — não estou dizendo que a mulher não tenha essa necessidade também. Em segundo lugar, ou seja, a segunda verdade que todos os homens gostariam que as mulheres soubessem é que quando o esforço do homem não é reconhecido, isso impede que ele continue fazendo aquilo que é importante para a mulher. Sabe por que algumas mulheres não têm um marido ao lado que ajuda sempre?
Porque quando ele tentou ajudar, sabe qual foi a palavra de incentivo dela? "Você não fez mais do que a sua obrigação. Inclusive, demorou, hein?
Inclusive, demorou! " Amadas, escutem: eu estava lendo um livro e o autor disse o seguinte: a relação da mulher com o marido às vezes é um pouco parecida com a relação do adestrador com o animal de estimação. O Samuel Ferreira já adestrou alguns cachorros de estimação, não é, Samuel?
Uma pergunta: quando o cachorro erra, você dá ração? Sim ou não? Não!
O adestrador, quando o animal erra, ele minimiza, faz de conta que não viu. Agora, quando o animal acerta, aí então o adestrador dá a ração. Por quê?
Porque ele tem que reforçar aquilo que foi acertado. Então, acertou, ração, mimo, agrado, reconhecimento; errou, faz de conta que não viu. Agora a mulher faz exatamente o contrário.
Acertou, ela minimiza, faz que não viu ou diz: "Não fez mais do que obrigação. " Agora, quando o marido erra, aí ela fala o mês inteiro! Todo almoço, todo café, todo jantar, no momento antes do encontro sexual, ela lembra.
Em vez de reforçar o positivo, ela reforça o negativo. É como aquela mulher cujo marido está envolvido com trabalho, correndo para ganhar dinheiro para que ela tivesse o melhor em casa. E ele, naquela correria, para dar o melhor para o filho, no Dia dos Namorados, à meia-noite, no dia 13 de junho — parece que é junho, dia 12 —, ela esperou até meia-noite e ele esqueceu que era o Dia dos Namorados.
Ele esqueceu! Aí ela disse: "Seu safado, insensível, ingrato! Faz meia hora que passou o Dia dos Namorados!
Você nem uma flor, nem um presente, nem um beijo, nem um abraço, nem um café romântico, nem um jantar romântico! Minhas amigas todas receberam flores, presentes, cartões, e você? " Ele olhou bem para ela e disse assim: "Quantas vezes neste ano, fora do Dia dos Namorados, eu trouxe presente para você?
Flores para você? Cartões para você? Quantas vezes, fora do Dia dos Namorados, eu te levei para jantar fora, te proporcionei momentos românticos, te elogiei, reconheci seu trabalho?
Você então acha melhor eu te tratar o ano todo como uma empregada doméstica, trabalhando por comida e roupa, e sendo tratada com descaso, e no Dia dos Namorados ser lembrada romanticamente? O que você prefere? Será que você vai pegar tudo que eu fiz por você durante seis meses e jogar no lixo e me recriminar porque eu esqueci do Dia dos Namorados?
" Estou te pedindo perdão. Ainda há mulheres que não reforçam o positivo, mas insistem em supervalorizar o que aconteceu de negativo. E esta é a pergunta: quando teu marido toma a iniciativa para fazer aquilo que vai contribuir com o que você faz em casa, você aplaude?
Você abraça, beija, diz: "Obrigado, meu fofo, por ter colocado o lixo para fora hoje antes de ir para o trabalho. Obrigado por ter carregado a compra do carro para dentro de casa. Obrigado por ter me ajudado a lavar a louça, enxugar e guardar.
Obrigado por ter ficado com as crianças enquanto eu fui fazer uma outra atividade. " Obrigado! Você é o cara!
É assim que funciona. Quem é que não precisa de reconhecimento? Quem é que não precisa de reconhecimento?
Em terceiro lugar, ou seja, a terceira verdade é esta: todo homem quer ter ao seu lado uma esposa atraente. Como eu gostaria de poder estar falando isso para todas as mulheres de Bragança, São Paulo e Brasil! O casamento não significa aposentadoria da sua preocupação com a beleza estética.
"Ah, pastor, difícil foi casar! Agora que casei, para que me preocupar? Agora eu posso engordar!
" "Não, pastor, complicado foi casar! Agora que eu casei, para que me preocupar com o cabelo? Isso é banalidade, pastor!
Isso é para as meninas solteiras! " Pastor, eu, eu, eu casei! Isso foi complicado!
Então agora, para que me preocupar? Pastor, olha só o que diz a Bíblia. Olha só o que diz a Bíblia em Cantares, capítulo 1: “O seu rosto é lindo no meio de suas duas tranças; como é formoso o seu pescoço, enfeitado de colares.
” Verso 11: “Vamos fazer para você uma corrente de ouro, toda enfeitada de prata. ” Aí veja o que está em outro capítulo: “Como você é bela, minha querida! Como você é linda!
Como os seus olhos brilham de amor atrás do véu! Os seus cabelos ondulados são como um rebanho de cabras descendo as montanhas de Gileade. Os seus dentes são brancos como ovelhas com lã cortada, que acabaram de ser lavadas; nenhum deles está faltando, e todos são bem alinhados.
" E naquela época não tinha ortodontista! "Os seus lábios são como uma fita vermelha e a sua boca é linda; o seu rosto corado brilha através do véu. " Diga isso comigo: a mulher virtuosa se preocupa com a sua beleza interior, com a sua beleza interior, sem se esquecer da sua beleza estética.
A sua beleza estética. Diga: o homem é atraído, é atraído pelo que vê. Mais forte!
O homem é atraído, é atraído pelo que vê, pelo que vê! É interessante que a mulher é atraída pelo que ouve. É por isso que você encontra algumas mulheres lindas casadas com alguns homens que não são tão bonitos assim, porque a mulher enxerga com o ouvido, e o homem ouve com os olhos.
Olhe para cá, irmã! Como é que você se arruma dentro de casa? O marido disse para mim: "Pastor, acredite se o senhor quiser, a minha esposa usa toda semana um vestido que ela tem desde 15 anos.
" Um dia eu visitei um casal que, quando eu vi a irmã me recebendo, e não lembro se minha esposa estava junto comigo, quando olhei para aquela irmã assim, vestida daquele jeito, recebendo pastor na sua casa, eu fiquei pensando: se ela se veste assim recebendo pastor em casa, e quando não tem visita, deve assustar o marido! Isso é muito sério, gente! Isso é muito sério!
Como é que você cuida do seu cabelo? Como é que você cuida das suas unhas? Como é que você cuida da sua saúde?
É interessante que algumas esposas. . .
eu não estou falando daquelas que têm disfunção, que têm problemas e, por isso, não conseguem emagrecer mesmo fazendo dietas rígidas. Não estou falando dessas que têm problemas de saúde! Estou falando daquelas que dizem assim: "Não, pastor, meu marido não fala nada!
Pastor, meu marido me ama do jeito que eu sou! " E come, come, come, come, come, come, come. .
. coca-cola, coca-cola, coca-cola, coca-cola, doce, doce, doce, doce, doce, dorme, dorme, dorme, dorme, dorme. .
. Hum, escute! Com todo o respeito, entre no meu site e dê uma lida em um artigo que um escritor da revista Veja escreveu, e ele diz o seguinte: "Por que, quando um casal se separa e ela então sozinha, agora tem que vencer essa crise e provar para ela mesma que ela é capaz de encontrar outra pessoa e ser feliz?
" Aí, ela em um mês perde 10 kg! Em um mês, ela muda, se preocupa com a sua beleza, se preocupa com o seu guarda-roupa, se preocupa com o seu sapato, se preocupa com as suas unhas, se preocupa com a sua pele, e, de repente, ela se torna outra mulher, bonita, toda produzida! Que coisa!
Ela vai para a academia, faz cabelo a cada 10 dias, vai ao cabeleireiro, trata os dentes, põe uma roupa mais jovem, se preocupa com detalhes que não se preocupava, perfume, hálito e tudo mais! Porque agora ela precisa encontrar, ou já encontrou, um novo amor! Por que para a mulher mudar, o marido mudar é preciso?
Às vezes, acontece ou uma tragédia ou uma ameaça. "Deixa eu cuidar porque meu casamento está sendo ameaçado por outro ou por uma outra! " Então deixa.
. . Ei!
Por que tem que ser assim? Por que que eu não me cuido para manter meu casamento? Alguém disse: "É melhor prevenir do que remediar.
" A Rose está aqui comigo, minha esposa, estamos casados há 25 anos e conversamos sobre isso com muita liberdade. Conversamos sobre isso sem medo de ofender o outro, porque esta é uma realidade na vida. Eu não posso me descuidar, ela não pode, porque não é só a mulher que relaxa.
Eu conheço homens que. . .
misericórdia! Será que estou falando algo errado? Sim ou não?
Qual é a terceira verdade? Desculpa, qual é a quarta verdade? Todo homem quer ter uma esposa que seja uma companhia agradável.
Quem conhece uma mulher chata aqui? Levante a mão assim, por favor. Quem conhece?
Bem alto assim, por favor! Pensei que era só eu! Tem mulher que, quando o marido chega no céu, se ele chegar, tem que receber um troféu!
Talvez não haja aqui esse tipo de mulher. Escute isso! Todo homem quer ter uma esposa que seja uma companhia prazerosa.
Cantares 7 diz assim: "Olha como você é linda, minha querida! Como você me dá prazer! Como é agradável a sua presença!
Como é agradável a sua presença! " Escute, por que nós nos casamos? Nos casamos para ter companhia, sim ou não?
Sim ou não? Sim, nós. .
. Nos casamos para ter companhia; nós nos casamos para vencer a solidão. Eu estava uma certa feita em um hotel lá em Carajás, no meio da floresta amazônica.
Era um hotel bem diferente, no meio da floresta amazônica, lá no Vale do Rio Doce. Muito bonito! Café da manhã delicioso!
Você abria assim a janela e via aqueles pássaros lá da floresta amazônica e via os animais. Que coisa maravilhosa! É um lugar paradisíaco, mas que pena que eu estava sozinho.
Eu não vi a hora de voltar para casa por uma única razão: porque estava só. Nem o Jardim do Éden, com toda a sua beleza, preencheu aquele lugar que só poderia ser preenchido pela presença de Eva. Pode ser o melhor carro, a melhor casa, o melhor apartamento; pode ser a melhor mesa, o melhor prato.
Sozinho, tudo isso não tem graça. A gente casa porque a gente quer ter companhia, sim ou não? Sim!
Aí tem mulher que sempre diz pro marido assim: "Ah, vai você! Vai você! Ah, vai você!
Ah, vai você! Ah, vai você! Tô cansada!
Ah, vai você! Ah, vai você! Vai você!
E vai você! " E, daqui a pouco, o marido vai e encontra outra para ir junto com ele. Você gosta de estar com o seu marido?
Você gosta de andar com teu marido? Você gosta de participar daquilo que o teu marido gosta? Vamos pro cinema?
Ah, não gosto. Então vamos alugar um filme? Ah, tô cansada.
Então vamos passear na praia? Ah, sol faz mal pra pele. Então vamos pro Nordeste de avião?
Não, tenho medo que o avião caia. Não ando de avião. Vamos pescar?
Não gosto de peixe, nem de isca, nem de anzol, e nem de varinha. Vamos, então, caçar? Não, não tenho vocação para ser escoteira.
Então vamos visitar minha família? Não gosto da tua família. Então vamos visitar a tua família?
Também não. Não gosto da minha família. Então vamos chupar um sorvete?
Faz mal para minha garganta. Então, morre! Pô, caramba!
Não gosta de nada! Por que a gente se casa? A gente se casa para ter companhia.
A Rose só não viaja comigo toda a semana por causa dos compromissos em Bragança, por causa do Pedrinho, que precisa da presença da mãe, e por causa de outras atividades que ela precisa estar administrando aqui em Bragança. Pelo contrário, ela viajaria sempre comigo, porque foi para isso que a gente casou. Quantas esposas estão aqui hoje?
Levante a mão assim. Quantas esposas? Bem alto!
Você é uma companhia agradável pro teu marido? Você é uma companhia prazerosa pro teu marido? Você que está me assistindo aí, você é uma companhia prazerosa?
Você gosta de estar com o marido naquilo que é lazer, naquilo que ele gosta? Quinta verdade: o homem tem a necessidade de se sentir cuidado. No fundo, todo homem espera que, além de a esposa ser a mulher que o realize na intimidade, que ela seja um pouco de mãe também.
Todo homem tem esta necessidade de se sentir cuidado. Eu vejo como a Rose tem preocupação comigo. Quando estou tomando um remédio, ela lembra mais do que eu do remédio.
E às vezes, quando ela faz coisas, eu fico assim, com uma dívida de gratidão. Casamento é como ter uma conta corrente no coração; e, quanto mais depósitos um faz no coração do outro, mais saldo positivo terá para sacar amanhã. Todo homem gosta, precisa, tem necessidade de se sentir cuidado.
Nada melhor do que chegar em casa cansado e a esposa preocupada oferecer um banho: "Pronto! Olha, seu banho está pronto! " Nada melhor do que às vezes a esposa dizer: "Deixa eu dar uma olhadinha no seu calcanhar; precisa dar uma lixadinha.
" Então eu vou tomar banho com você só para lixar o seu calcanhar. Olha que maravilha! "Deixa eu passar aqui uma buchinha nas suas.
. . " [Risadas] "costas.
" Tem esposa que cuida até daqueles fiozinhos que crescem na orelha do marido: "Não é, meu fofo? Você não está conseguindo enxergar, é coisa da idade. Deixa eu cortar esse e os pelinhos do nariz.
Você também não tá. . .
não tá. . .
você não está cuidando disso, deixa eu cortar. " Todo homem gosta de se sentir: "Olha, essa roupa não ficou bem com essa calça; essa blusa não ficou bem com essa calça; esse sapato não tem nada a ver com essa calça. Vamos trocar, vamos trocar.
" Todo homem gosta, precisa e tem a necessidade de se sentir cuidado. Sexta verdade: o homem precisa estar certo de que está no controle. Mulheres, não se deixem enganar!
No fundo, no fundo, mesmo aquelas que têm visão ampla, são inteligentes, tomam iniciativa, são administradoras, examinam e compram; mesmo aquelas que, de repente, lá na sua função profissional, são líderes, diretoras, lá no avião são comandantes, na polícia são até coronéis; mesmo estas, no fundo, no fundo, elas querem ter ao lado um comandante, um marido que lidera, um marido que comande, um marido que seja o líder, um marido que seja a cabeça. O homem tem a necessidade de se sentir cuidado! O homem precisa estar certo de que está no controle.
Todo marido tem prazer em proteger a mulher, quando esta reconhece a sua liderança. Mulher que nunca pergunta pro marido, mulher que faz tudo escondido, mulher que diz pro filho: "Tá meando nesta casa! " e não precisa falar com o pai.
Esse tipo de mulher vai ter problema, porque submissão à autoridade da liderança instituída por Deus dentro de casa traz proteção. Nenhum marido tem prazer em proteger uma mulher que não reconhece a sua liderança. Sétima verdade: todo homem espera da esposa respeito e admiração.
Diga: respeito! Respeito! E admiração!
Mais forte: respeito! Respeito! E admiração!
E admiração! Você demonstra admiração pelo teu marido? Você procura reforçar suas qualidades, admirando-o como é?
Que você fala do teu marido para outras pessoas se uma irmã pergunta para a outra: "E o teu marido? " E ela responde: "Aquela anta ficou lá em casa. " Ela respeita, sim ou não?
Ela respeita, sim ou não? Não diga comigo assim: "Olha, respeitar, respeitar é honrar, é honrar. Honrar na ausência, na ausência ainda mais forte.
Respeitar, respeitar é honrar, é honrar na ausência, ainda que o teu marido não seja aquilo que você gostaria que ele fosse. Não perca a sua dignidade desonrando na sua ausência. Ainda que o teu marido não esteja cumprindo o papel que ele deveria, demonstre respeito e admiração pelas qualidades que ele tem, porque não é possível que uma pessoa não tenha alguma qualidade.
Estou me lembrando de um irmão que nunca falava mal de ninguém, nunca! Em todos, ele via alguma virtude, em todos, ele via alguma qualidade. Aí, um irmão ficou irritado por causa dessa positividade e disse: "Vou fazer um teste com ele, vamos ver se ele consegue enxergar qualidade neste agora.
" E o diabo? Ele olhou bem e disse: "Ô rapazinho trabalhador! " Ele conseguiu ver qualidade no diabo!
Não existe uma pessoa que não tenha pelo menos uma qualidade. Oitava verdade: todo homem quer ter ao seu lado uma mulher que sabe a hora de falar e a hora de ficar em silêncio. Sabe por quê?
Tem mulher que não ganha nada do marido porque ela fala quando deveria estar em silêncio e fica em silêncio quando deveria falar. A Bíblia diz, em Provérbios 31, que a mulher sábia abre a boca com sabedoria. Escute, por favor: a mulher precisa saber primeiro o que falar — isso tem a ver com conteúdo —, segundo, quando falar, terceiro, onde falar e quarto, como falar.
O tom muda o sentido da frase. Uma coisa é você chamar o teu marido lá no cantinho e dizer assim: "Meu fofo, masca esse cravinho aqui porque você está com um pouquinho de mau hálito. " Não precisa nem falar, porque se minha esposa me chamar do lado e me oferecer um cravo, um house ou um chiclete, eu já entendi a mensagem.
Agora, já pensou naquela mulher desbocada que, na frente de todos, diz para o marido: "Que bafo de onça é esse? Engoliu uma meia? " A mulher que expõe o marido à vergonha.
Tem mulher que fala tudo na hora errada, tem mulher que abre a boca quando deveria estar com a boca fechada. Augusto Cury disse que há momentos em que o silêncio é a oração do sábio. Irmã, deixa eu dar um conselho para você: quando o teu marido chegar do trabalho cansado, estressado, com problemas para resolver, a melhor coisa que você pode fazer é deixá-lo se recolher na sua caverna psicológica e não importuná-lo: "Que cara é essa?
Que bicho te mordeu? Olha para cá! Não quer falar comigo?
" Pode estar processando! Tem mulher que, em vez de ajudar. .
. olha, eu sou contra qualquer tipo de agressão, sou contra seja verbal, expressão facial ou física. Eu sou contra qualquer tipo de agressão.
Mas um dia eu estava ministrando uma palestra e, depois da palestra, um marido me procurou no gabinete do pastor chorando: "Pastor, me ajuda! Me ajuda, pastor, não sei o que eu faço! " Eu disse: "O que foi?
" Ele disse: "Eu bati na minha mulher! " Nunca tinha feito isso, pastor! Nunca!
Estou casado há anos! Nunca! Eu disse: "Mas que houve, pastor?
" Ele explicou: "Eu cheguei em casa correndo para me preparar para vir à igreja, e ela começou a falar: 'Fala, fala, fala. . .
' Você não faz isso, você não sei o quê. . .
" E ela: "Por favor, me deixa em paz! Eu vou me aprontar para ir pra igreja! " Então, eu fui pro quarto e ela falando, falando, falando.
Aí eu fui pro banheiro, fechei a porta, e ela ficou na porta falando, falando, falando. "Você tá pensando que eu vou parar? Você tem que me ouvir!
" Sentei no vaso sanitário, levantei, fui pro chuveiro, tomei banho e me enxuguei, e ela falando, falando, falando. Aí eu abri a porta: "Dá licença, por favor! Dá licença!
" E ela falando, falando: "Olha para cá! Se você é homem, olha pra minha cara! " E ela falando, falando, falando.
Eu, na minha, pastor, pedindo misericórdia! Aí, eu vesti a cueca, vesti a calça, vesti a meia, calcei o sapato, coloquei uma camisa. Aí eu peguei a cinta e quando ela chegou bem pertinho de mim, pastor, eu não aguentei!
Quando eu vi, já tinha dado uma cintada nela! Eu sou contra qualquer tipo de agressão, mas tem mulher que consegue tirar qualquer filho de Jó do sério! Há momentos em que a mulher demonstra que é sábia se mantendo em silêncio.
O homem funciona assim: ele chega em casa estressado, com problemas, cansado, e ele quer silêncio. John Gray diz que todos nós, homens, temos uma caverna psicológica dentro da qual a gente se esconde quando está estressado e coloca para o lado de fora uma plaquinha: "Não entra, que morde. " Quantas me entenderam?
Digam amém! Amém! Nona verdade: o homem tem a tendência mais para a ação do que para as palavras.
O homem tem a tendência muito mais para a ação do que para as palavras. Deixa eu dar uma dica para as mulheres aqui: os homens têm dificuldade de verbalizar amor e pedir desculpas. Sabiam disso?
Tem homem que faz isso com muito sacrifício! Olha nos olhos da tua esposa e diz que você a ama. Para alguns homens, isso é terrível!
Isso é terrível! Olha nos olhos do teu pai e diga que você o ama. Olha pros olhos!
Da tua mãe, diga que, para o homem, isso é para alguns homens. Isso é terrível. O homem tem dificuldade de verbalizar amor.
Sabe como é que o homem muitas vezes diz que ama? Ele vai e compra um anel para a esposa, ele vai e compra um colar para a esposa, ele vai e compra um abacaxi para a esposa. Um marido ouviu uma mensagem como esta e era domingo; ele nunca tinha feito isso e falou: "Tenho que levar flores para minha mulher, tenho que levar flores".
Aí ele procurou flores na cidade inteira, não encontrou, disse: "Mas eu aprendi que eu tenho que dar flores para ela e, hoje, eu quero levar flores para ela". Aí ele estava indo para casa e não encontrou flores. Então, ele encontrou um caminhão vendendo abacaxi.
Aí ele disse: "Já que eu não encontrei flores, vai abacaxi mesmo; eu sei que ela gosta de abacaxi". Aí ele pegou e, chegando lá, falou: "Rapaz, escolhe para mim três abacaxis, bem docinhos". Aí o rapaz disse: "Olha, experimenta isso aqui".
Ele experimentou e disse: "Então, esses três estão iguais, pode levar". Aí ele chegou em casa com aqueles abacaxis e disse: "Querida, procurei na cidade inteira por flores, não achei; e no caminho eu achei só abacaxi". Como é que você reagiria diante de um presente desse?
Tem algumas mulheres que diriam o seguinte: "Isso é presente que se dá? Minha vida já é um abacaxi azedo, difícil de descascar. Você já é um abacaxi e agora você me traz abacaxi?
" Essa mulher não fez isso. Ela olhou a intenção no coração do marido e disse: "Meu fofo, que bom que você lembrou de mim! Descaro o abacaxi e vamos chupar abacaxi junto.
Hoje à noite vai ter festa com sabor de abacaxi aqui em casa! Ô, maravilha, hein! " A mulher sábia edifica a sua casa.
Como é que o homem pede desculpa? O homem erra e ele não tem facilidade para pedir perdão. Desculpa!
Ele fica assim: "Ô, querida, quer que eu te ajude? Deixa que eu pego. Quer que eu vou buscar?
" Na verdade, ele está dizendo: "Me perdoe". Na verdade, ele está dizendo: "Me desculpa". Ele fica: "Você quer que eu pegue para você?
Não, não, não, não, não! Deixa que eu faça! " Ele, na verdade, está agindo para demonstrar arrependimento, pedindo assim perdão, pedindo assim desculpa.
Décima verdade: nenhum homem gosta de ter ao lado uma mulher que o tempo todo tenta ensiná-lo. "Calma, direito, anda direito, escuta! Não é assim que arruma, não é assim que calça!
" Que homem aguenta uma mulher dessa do lado no carro? "Freia, freia, freia, freia! Vira, vira, vira, vira, vira!
Ó, pisca, pisca, pisca, pisca, pisca, pisca! Ó, guarda, ó, guarda, ó, guarda! " Ouvi falar de uma mulher que saiu lá do Rio, lá de Minas Gerais.
Uma irmã vindo para São Paulo, já na garagem: "Ó, portão, ó, portão, ó, portão, ó, portão! " Quando chega na cidade: "A lombada, lombada, lombada, lombada! A gasolina, a gasolina!
Vira, vira, vira, vira! Contra mão, contra mão! " Na estrada, quando ele passava de 80: "Quer morrer, quer morrer, quer morrer, quer morrer!
Ó, o guarda, ó, o guarda, ó, o guarda! " Falando, falando, falando lá na frente, quem aparece? Um guarda rodoviário!
Não falei? Agora vai ser multado! "É bom para você aprender".
Aí o guarda para: "Por favor, meu senhor, documento do carro e o seu documento". "Seu guarda, desde a garagem de casa eu tô falando para ele: Ó, guarda, ó, guarda! Pode multar!
". O guarda pegou o documento, calmamente conferiu a placa, conferiu a identidade, botou, fechou o documento e disse: "Não vou multar, seu guarda! ".
Ele estava a 120 por hora! O guarda, assim ele aprende, cabeçudo! O guarda olhou bem para o irmão e perguntou: "É sua esposa?
". Ele: "Minha patroa". O guarda, fechou o documento, devolveu para ele e disse: "Senhor, não vou multar!
Olha o que o guarda respondeu: 'Minha senhora, quem tem uma esposa ao lado igual à senhora já foi punido, já foi 'unido'! Isso é muito mais do que uma multa'". Nenhum homem gosta de ter ao lado uma mulher tentando ensiná-lo toda hora.
Décima verdade: todo homem se irrita ao ouvir da mulher as expressões: "Você sempre faz isso! ", "Você nunca dá o que deveria dar! ", "É sempre assim!
Você nunca chega no horário! " E foi a primeira vez que o cara atrasou. "Você nunca lembra de fazer!
" E ele está sempre fazendo, foi a primeira vez! "Você nunca faz por merecer! " Você, nun, gente, elimina isso em nome de Jesus!
Essa palavra "nunca" mata a esperança, desmotiva, irrita, incomoda, perturba. Dodecima e última verdade que todo homem gostaria que as mulheres soubessem sobre eles: o homem sempre espera que a mulher faça da sua casa o melhor lugar do mundo para se estar. E aqui vai uma pergunta: com base em Provérbios 31, que a mulher sábia, a mulher virtuosa, ela cuida da sua casa, fazendo com que esta casa seja o melhor lugar do mundo para estar.
Vai uma pergunta: como é a sua casa? Como é o seu quarto? Como é a sua sala?
Como é a sua cozinha? Me lembro de um marido que foi embora de casa. Foi embora.
A irmã, desesperada, procurou o pastor: "Meu marido foi embora, pastor! Meu marido foi embora! Perdi meu marido!
". O pastor disse: "Irmã, amanhã cedo vou na sua casa com a minha esposa". Aí o pastor foi lá, pelas 9, 10 horas, na casa da irmã.
Quando o pastor e a esposa entraram na sala. . .
pensa numa casa bagunçada, desorganizada, horrível, ensopada! Quando o pastor respirou na sala, ele pensou: "Desse jeito, até eu ir embora! Não tem como viver dentro desse lugar!
Não tem uma roupa limpa? A cozinha, olha a montanha de louça! ".
A esposa dormindo até às 11. Horas assistindo à novela da tarde e nunca fazendo o que deveria ser feito dentro de casa. O marido foi embora.
O pastor disse à irmã: “Irmã, Deus já me deu o discernimento. Qual a causa da crise conjugal daqui? ” Duas horas depois, eu volto.
Ele foi em casa, colocou uma calça jeans, um tênis. A esposa também chamou mais alguém para ajudar. Passaram lá no mercadinho, compraram balde, mangueira, vassoura, rodo, sabão em pó, criolina, desinfetante, Bom Ar, pano de chão.
O pastor chegou lá junto com a esposa, e uma equipe disse: “Irmã, nós vamos curar o seu casamento hoje. Vamos limpar. ” Gente, tinha fralda com xixi de criança de um mês debaixo dos móveis, tinha lixo para tudo quanto é lado.
Foram limpando, limpando, limpando, limpando, limpando, limpando. Limparam, lavaram, passaram sabão, detergente, tudo que tinham direito. Limparam os móveis, jogaram fora o que estava podre, lavaram o que dava para ser aproveitado, deram uma geral na casa, limparam as paredes, a laje.
Limparam tudo, deixaram a casa até a tarde assim, um brinco. Colocaram o perfume Bom Ar e tal. Aí, antes do pastor sair, ele disse assim para a esposa: “Ajuda ela a lavar as crianças agora porque as crianças tinham craca.
Sabe o que é craca? Orelha do corpo, no pé, aquela coisa horrorosa. ” Aí, deram um banho legal nas crianças, cortaram o cabelo delas.
Aí, antes do pastor sair, ele disse assim: “Irmã, agora a senhora vai tomar banho. Irmã, tome aquele banho que a senhora nunca tomou na vida. Talvez a senhora tenha tomado banho, mas tome um especial hoje.
Tome banho, dê um trato nessa juba, dê um trato nesse cabelo. ” Minha esposa vai te ajudar. A esposa do pastor ajudou e tal.
Agora, coloca um vestidinho bonito, põe uma sandalinha nos pés, põe um perfume, passa um creme, prepara o quarto, prepare aquilo que o teu marido gosta de comer. Depois que estava tudo em ordem, ela arrumada, as crianças, a casa, o pastor disse: “Agora eu vou lá buscar o teu marido. ” Aí, ele foi, trocou uma ideia com o marido e disse: “Querido, pode voltar porque houve um avivamento na tua casa.
Deus passou por lá, os anjos do Senhor passaram por lá. ” O marido disse: “Pastor, eu não iria voltar, não, mas como o senhor é meu pastor e está me aconselhando, eu vou voltar. ” Quando o pastor, quando o irmão chegou, ela já estava esperando, toda arrumada, toda produzida.
Deu um sorriso para ele, e quando ele entrou na sala e viu a limpeza, o cheiro, as crianças, a esposa, ele disse: “Eu não vou mais embora. ” Isso parece brincadeira, mas pode acontecer em algumas casas. A mulher sábia faz da sua casa o seu ninho.
A mulher sábia faz do seu lar o refúgio para as pressões e tensões da vida. A mulher sábia faz do lar o porto seguro do marido. A mulher sábia faz do lugar o reabastecimento das energias, seja física ou emocional.
A mulher sábia faz da sua casa um jardim. Bem-aventurado é o marido que tem uma mulher virtuosa. Bem-aventurada é a família que conta com a presença de uma mulher que sabe ser mãe, sabe ser esposa e sabe ser do lar.
E, por causa dela, a casa se torna o lugar da manifestação da Glória Bendita do Senhor. Vamos aplaudir todas as mulheres nesta noite! E vamos ficar de pé, por favor.
Eu gostaria de orar pelas mulheres. Hoje eu quero orar pelas mulheres, porque se o pecado entrou no universo por causa do erro de uma mulher, o Salvador entrou no universo por causa da singeleza do coração de uma mulher. Se o pecado entrou no universo através de Eva, o Salvador nasceu a partir de Maria.
A mulher é importante para Deus, para o casamento, para a família. Por isso, minha irmã, eu gostaria que você saísse com esta consciência sobre mim. Pesa essa grande responsabilidade de ser o instrumento de Deus para minha casa, de ser o canal da Graça de Deus para minha família, de ser o vaso de honra que a minha casa precisa, de ser aquela através da qual Deus pode processar um grande milagre e um grande avivamento na minha família.
E hoje, à luz de tudo que foi dito, faça uma reflexão, faça uma introspecção, faça uma autoanálise, ganhe autoconsciência. Sempre que há autocrítica, há autodesenvolvimento. Sempre que há autoconsciência, há mudanças.
Eu só não mudo quando fujo do espelho, e o espelho não mente. Qualquer pessoa pode mentir para você, mas o espelho não mente. E a Bíblia é o espelho que Deus coloca diante de nós para que enxerguemos onde precisamos mudar, para que, a partir daí, o Espírito Santo opere em nós um grande milagre.
Então, hoje, diante das mulheres, hoje foi a vez das mulheres. Deus colocou o espelho, e eu penso que cada uma foi me ouvindo, ouvindo, e tiraram algumas conclusões. Lembre-se disso: o desejo de mudar é uma grande prova de amor.
Quantas hoje estão aqui porque querem mudar para melhor, na força do Espírito e através da Palavra de Deus? Levante a sua mão assim, por favor, bem alto. Vocês querem orar comigo hoje?
Então, todas as mulheres venham aqui à frente, nós vamos orar. Eu quero ministrar a bênção de Deus mais uma vez sobre a vida de todas as mulheres, de todas as meninas, porque amanhã vocês vão ser esposas, amanhã vocês vão ser mães, amanhã vocês vão se casar. Então, venham aqui.
Vocês precisam receber, já a partir de hoje, essa ministração. Coloque a mão no seu coração, comece a dizer para Deus: “Senhor, eu quero melhorar nas áreas que eu não estou bem. Comece a dizer para o Senhor: ‘Ajuda-me a corrigir o que está errado.
Ajuda a mudar o que precisa ser mudado. Ajuda-me a entender a Tua Palavra. .
. ’” Entender estas verdades ajuda-me a tirar todo o excesso e ficar só com o essencial; ajuda-me a ser uma esposa melhor. Diga ao Senhor: ajuda-me a ser uma mãe, para aquelas que amanhã vão ser esposas.
Ore também, dizendo: Senhor, que amanhã, quando eu for mãe e esposa, eu seja uma mulher virtuosa; que eu seja uma mulher sábia. Começa a dizer: Senhor, eu não quero ser uma mulher sem juízo, porque quero edificar minha casa. Eu quero construir a minha casa; eu quero ser bênção para minha casa.
Eu quero ser canal da tua graça para minha família; eu quero ser instrumento da tua bênção para o meu lar. Eu quero fazer do meu lar o melhor lugar do mundo para estar. Ore, ore, Senhor; eu quero colocar mais uma vez diante de Ti, intercedendo por todas as mulheres que vieram à tua casa nesta noite.
São vidas preciosas, são mulheres com as quais o Senhor tem uma aliança. São mulheres que carregam dentro de si a marca do sangue do Cordeiro; são mulheres chamadas e vocacionadas para ser bênção dentro de casa. Por isso, soa sobre cada uma destas, aquelas que são mães, aquelas que são esposas: que sobre elas esteja a tua graça, que sobre elas esteja o teu amor, que sobre elas esteja a tua bondade, que sobre elas esteja a direção do teu Espírito, que sobre elas esteja a tua unção.
Senhor, as moças, as meninas, que amanhã também vão se casar, e vão ser esposas, e vão ser mães, e vão constituir uma família, que desde hoje sobre estas esteja a tua bênção, a tua graça, o teu amor, a tua unção, e a direção do teu Espírito Santo. Senhor, aquelas que me assistem pelo vídeo, que sobre estas também esteja a tua graça; que sobre estas esteja o teu amor. Ajuda-as, dá força, entendimento, sabedoria, dá discernimento, direção; e que sejam mulheres virtuosas, que sejam mulheres sábias, e que através delas o teu nome seja glorificado.
Protege as tuas filhas, guarda as tuas filhas, sustenta as tuas filhas, marca as tuas filhas, para que todas saiam daqui debaixo da tua bênção, da tua graça. No nome de Jesus, Amém. Senhor, eu gostaria que você desse um abraço em pelo menos 10 irmãs, profetizando isso.
Hoje começa algo novo de Deus nas nossas vidas. Faça isso: abrace pelo menos 10 irmãs e, homens, vamos aplaudir as mulheres.