um jovem repórter avista um monge budista e decide entrevistá-lo Ele pergunta ao monge Senhor o que o senhor diria que é o maior problema do mundo seria o aquecimento global a fome mundial a corrupção o monge responde deixe-me perguntar uma coisa primeiro quem é você o jovem responde sou um repórter Não essa é a sua profissão diz o monge quem é você sou John Smith responde o repórter não esse é o seu nome diz o monge quem é você eu sou um ser humano hesita o jovem Não essa é a sua espécie diz o monge
quem é você o repórter desiste e diz tudo bem parece que não sei quem eu sou então o monge lhe diz Este é o maior problema do [Música] mundo veremos como o Buda respondeu a essa mesma pergunta a pergunta que eventualmente o levou à iluminação a questão fundamental que cada um de nós enfrenta quem sou eu é sobre a natureza do eu que o Budismo apresenta a teoria mais controversa ou melhor a não teoria na história da religião você não é seu corpo disse o Buda e a maioria das outras religiões concordaria Mas ele também
afirmou que você não é uma alma Imortal você não é consciência nem sentimento nem mente nem vontade nem alguma substância cósmica primordial mas de acordo com o Buda também não é verdade dizer que você não é nada que você não existe as coisas ficam ainda mais complicadas quando você considera a doutrina da reencarnação ao longo de sua vida o Buda pregou a reencarnação como um fato da vida e ainda assim ele insistiu que nenhum eu rear carna esse ensinamento passou a ser conhecido como não eu para saber o que você é e saber o que
você não é Buda afirmou que essa é a chave para acabar com o sofrimento de uma vez por todas para entender o ensinamento do não eu do Buda Precisamos falar sobre os cinco candas o caminho do Buda para o despertar envolveu um período punitivo de ascetismo e Severa meditação mental em um ponto durante sua busca ele se sustentou com um grão de arroz por dia as histórias nos contam que ele ficou tão magro que cons conseguia sentir a espinha ao colocar a mão em seu estômago ele passou a estudar com os maiores professores de meditação
de seu tempo e ele o superou um por um em seu próprio jogo no entanto o Buda sempre seguiria Decepcionado por não ter encontrado o que procurava o fim do sofrimento há um grande benefício que ele obteve com seu treinamento Severo e é que ele gradualmente transformou sua mente em uma arma os poderes de concentração e resistência mental que ele desenvolveu permitiram que ele estudasse sua mente de uma forma que poucos de nós consider íamos possível após anos observando sua consciência o Buda descobriu algo que mudaria o curso da história ele descobriu que o que
ele costumava chamar de seu eu o que não é nada além de uma combinação de cinco componentes os cinco candas a tradução da palavra canda é agregado você também pode pensar nisso como significando parte ou componente em termos simples os cinco candas são os constituintes da nossa experiência consciente eles são os blocos de construção da realidade como a vivenciamos subjetivamente os cinco candas são os seguintes forma sentimento cognição formações mentais e consciência para entender como esses cinco funcionam temos que adotar uma maneira de pensar um pouco diferente do que normalmente vemos a realidade o Buda
argumentou que a experiência subjetiva é como um truque de mágica que só parece real quando você não está olhando atentamente para ele se você olhar atentamente verá que não há nada em sua experiência que pode ser um eu Há apenas uma muito elaborada de cinco agregados forma refere-se a tudo que é físico e visível formas cores texturas e assim por diante sentimento inclui todas as Sensações agradáveis desagradáveis ou neutras como tédio excitação tristeza prazer e dor cognição abrange pensamentos memórias planos futuros e ideias a ideia do que é uma flor da cor rosa de uma
vida boa e também de quem você é formações mentais englobam desejos e Emoções gostos e desgostos tudo que te move emocionalmente consciência refere-se ao próprio fato da conscientização Thomas negel define consciência Como a existência de algo que é semelhante a ser você indicando que você é consciente agora considere como esses cinco agregados se aplicam ao seu senso de identidade pergunte a si mesmo você pode se encontrar dentro de qualquer um desses agregados o corpo os sentimentos os pensamentos os desejos e a consciência que você percebe são chamados de seus mas se eles são seus Então
quem é você quem é o dono do seu corpo quem sente seus sentimentos quem pensa seus pensamentos quem deseja seus desejos quem está ciente da sua consciência a resposta para todas essas perguntas parece óbvia Eu mesma não é uma conclusão racional mas um pressentimento de que você existe que você é alguém um eu veja como o Buda interpretou o mundo quando os cinco agregados se juntam os não iluminados dizem uma pessoa nasce quando os agregados se desfazem dizem uma pessoa morreu e quando os agregados se dispersam e depois se reúnem em um padrão diferente dizem
uma pessoa reencarnou no entanto o Buda nos diz que não há pessoa a ser encontrada em lugar algum existem apenas diferentes fluxos dos cinco agregados fluindo no tempo desmoronando e depois se unindo novamente eu sou um Riacho você é outro mas no fim das contas ambos somos apenas água fluindo de maneiras ligeiramente diferentes o Buda afirmou que qualquer modelo de eu que você tenha é uma visão equivocada e sempre resultará em apego a um dos CCO agregados nenhum doss agregados pode ser o eu já que você não pode controlá-los completamente você não pode tornar seu
corpo saudável só desejando nem pode se sentir calmo se estiver ansioso você nem pode escolher qual será seu próximo pensamento os agregados vêm e vão um minuto você pensa e sente de uma maneira no outro Isso muda completamente se o seu eu fosse um dos agregados ele também estaria mudando constantemente mas nosso instinto nos diz que somos indivíduos com um núcleo permanente que persiste no tempo nenhum dos agregados pode ser esse núcleo e aqui chegamos ao grande vilão do budismo Duca Esta palavra é traduzida como sofrimento infelicidade ou insatisfação é o sentimento de que algo
em sua experiência poderia ser melhor que algo está errado o Buda afirmou que todo o seu ensinamento tinha apenas um propósito a libertação ser libertado significa ser livre de Duca o Buda não era um filósofo ele não filosofava Por Amor à filosofia cada palavra ação e ensinamento dele tinha um objetivo Claro acabar com o Duca é essencial compreender que o Buda não ensinou a doutrina do não eu como um filósofo mas sim como um médico do Espírito humano há muita dor e sofrimento para quem se apega às coisas pensando isto sou eu Isto é meu
isto Sou eu mesmo e isso não é apenas um sofrimento de uma vida mas de muitas vidas em uma passagem marcante do Buda ele diz aos seus discípulos enquanto nesta longa jornada você vagueia sem rumo de nascimento em Nascimento ouve mais lágrimas derramadas por você do que a água nos quatro oceanos o Buda via isso como a doença do Espírito humano ele nunca quis moralizar Nossa ignorância e ganância mas falava dessas coisas com grande compaixão entendendo profundamente o quanto sofremos neste mundo e ainda assim ele sabia por experiência própria que se enxergarmos a realidade como
ela é se virmos o eu como uma ilusão criada por um padrão de processos separados e internalizarmos esse entendimento até que se torne um pressentimento extinguindo completamente nosso sentim ento de eu e nosso apego à vida então veremos tudo como realmente é saberemos em nossos corações que tudo está bem que não há nada a ganhar ou a perder esta é a paz que ultrapassa o entendimento chamada Nirvana todo o budismo surgiu dessa percepção um ser humano assim como você e eu fez a descoberta mais radical da história da humanidade ele cultivou sua mente ao máximo
e então olhou para dentro de si mesmo o que ele descobriu o mudou para sempre e inspirou milhões de pessoas em todo o mundo muitas pessoas confundem a mensagem do Buda com a afirmação de que o eu não existe na verdade ele afirmou que dizer eu não existo é tão enganoso quanto dizer eu existo por quê Porque você ainda está pensando em termos de Eu a teoria do não eu significa transformar completamente sua visão do mundo de uma forma difícil de descrever em palavras não há razão para acreditar que uma pessoa que entende possa explicá-lo
completamente para aqueles que não entendem no entanto o que o Buda percebeu ao meditar sobre si mesmo o libertou de todo o sofrimento o tipo de pessoa que ele se tornou após sua iluminação deve ter sido realmente uma visão inspiradora onde quer que fosse ele atraía seguidores e Adoradores e sempre que alguém se aproximava dele querendo saber a raiz de todo o sofrimento o Buda os guiava repetidamente para a mesma pergunta Quem é você