e eu quero começar essa aula descrevendo uma situação que provavelmente você já deve ter passado se você curte cinema se você curte assistir filmes Provavelmente você já passou pela situação em que alguém te perguntou se você gostou de um filme você respondeu sim ou não mas a pessoa perguntou por quê Porque você gostou desse filme ou porque você não gostou de tal filme você por exemplo assistiu o encontros e desencontros da Sofia coppola a pessoa te perguntou porque você gostou encontros e desencontros e você até consegue dar os seus motivos mais você sente que não
consegue o cara isso tão bem você começa a contar o que acontece no filme começa a falar sobre a personagem da Scarlett yohansson você disse que é um filme sobre duas pessoas que se conhecem em uma viagem mas a pessoa que te fez aquela pergunta não parece muito convencida e por que isso acontece porque simplesmente contar o que acontece em filme não há suficiente para expressar o que você sentiu com essa obra isso acontece porque você gosta de um filme não só pelo que acontece nele mas por Como isso acontece quando você se sente impactado
por uma obra no cinema você está bem é uma relação com a linguagem do cinema mesmo não conhecendo essa linguagem mesmo nem sabendo direito o que é essa linguagem você estabeleceu assim uma relação interativa com essa linguagem acontece a mesma coisa por exemplo quando você gosta de uma música Você pode não entender nada de teoria musical Mas você gosta de várias músicas se você sente alguma coisa ouvindo tal música Você sentiu isso porque aquela linguagem artística te impactor mesmo sem você entender direito aquela linguagem se você sentiu alguma coisa assistindo ao filme você sentiu isso
porque a linguagem do cinema o impacto por uma prova disso é aqui existem vários filmes que a gente gosta em que não acontece tanta coisa assim sem que pensar dentro o próprio encontros e desencontros da Sofia coppola é um ótimo exemplo sente for pensar de modo bem objetivo o que acontece nesse filme senti pensar de modo um pouco mais prático acontece pouca coisa duas pessoas se conhecem elas compartilham alguns momentos a protagonista passeia pela cidade talvez ela tenha se apaixonado por esse outro personagem talvez eles fiquem juntos não dá para saber sente pensar de maneira
objetiva de maneira até meio fria o filme em que os acontecimentos são muito relativos por fim a forma que tais acontecimentos são representados é como 20 a diretora consegue estabelecer um tom de intimidade muito forte com os personagens algo que vai desde a forma como os atores se portam ao modo mais expontâneo que a cineasta filma a relação dos personagens com a cidade e com os espaços a coppola conseguem estabelecer uma relação que parece documental em certos momentos que parece um documentário parece uma espécie de diário de viagem ela se aproveita de locações reais ela
filma o movimento das e ela usa uma câmera na mão bem livre em certos momentos ela estabelecem essa relação mais documental e mais livre mais ao mesmo tempo ela articular um olhar lírico ela consegue expressar um olhar poético ela equilibra muito bem um Realismo com um tom lírico nesse filme ela mostra as luzes pela noite para mesmo tempo que coloca uma música ao fundo e revela livre mas pressão específica da atriz ou seja o que nos comove no filme da coppola não é o acontecimento por si só não é a história por si só não
é a personagem por si só mais é um modo em que isso é representado o trabalho mostra essa personagem em crise mais para ele ter o efeito que tem não basta apenas mostrar e isso não basta apenas contar essa história O trabalho deve representar isso de modo específico na coppola representa isso muito bem ela faz escolhas estéticas que revelam uma intimidade da personagem ela faz escolhas de linguagem que revelam uma relação de estranhesa uma relação de descoberta da personagem com o espaço em que ela se encontra a coppola através da linguagem audiovisual através de escolhas
visuais e sonoras representa essa descoberta e representa essa intimidade representa essa incerteza existe um autor francês um teórico francês do cinema chamado Marcel mmartan que nesse livro aqui nesse livro chamado a linguagem cinematográfica escreveu uma frase que se relaciona muito bem como tudo isso que eu estou falando essa frase diz o seguinte ficamos mais comovidos com a representação que o filme nos oferece dos acontecimentos do que pelos próprios acontecimentos ou seja o que irá nos como ver em um filme nunca é muito bem um acontecimento por si só mais é a forma que o cineasta
mostra Aquilo é uma o que o diretor articula os elementos da linguagem do cinema para representar Aquilo é claro que o acontecimento é importante é claro que a história do filme é importante mais tal acontecimento só terão Impacto se for representado de um modo específico através dos elementos da linguagem e que elementos são esses são os elementos formais do cinema elementos da forma do cinema é a fotografia a montagem a trilha sonora a direção de arte é o tom da atuação não basta que tais elementos sejam apenas Tecnicamente bons e juntos criaram uma unidade eles
precisam fazer escolhas que juntas expressam Uma emoção a linguagem do cinema é isso são todos esses elementos visuais e sonoros que formam um filme a linguagem não é uma coisa só ela oferece esses vários elementos audiovisuais e o diretor ou diretora irá usar Tais elementos para expressar alguma coisa para representar alguma coisa para criar Sensações E aí alguém pode dizer a então a linguagem cinematográfica é a parte técnica do cinema é como a câmera se movimenta é como a fotografia é usada é que a Rússia é colocada essa afirmação Até que está certa em certo
sentido mas no fundo é muito mais do que isso até porque quando você gosta de um filme não é só porque o trabalho seguiu regras técnicas ou alguma vez você já gostou de um filme porque a história seguiu regras dramatúrgicas aí você analisou a história friamente através de Tais regras e decidiu que é um bom filme você já gostou de um filme porque a fotografia seguiu regras matemáticas de composição e a luz estava na temperatura correta não você gosta de um filme Simplesmente quando o troço te faz sentir alguma e obviamente que os elementos técnicos
do cinema são importantes são os elementos técnicos que irão concretizar essa ideia se matou gráfica do diretor mais o que está guiando Tais elementos é um muito artístico é Um Olhar do cineasta é uma busca do cineasta em expressar Sensações e Emoções através da linguagem você não se sente impactado por um filme apenas porque ele é Tecnicamente bom ou apenas por que acontece tal coisa na história do filme você se sente impactado pela forma que o filme articula aquilo estilisticamente então a gente pode e a linguagem não é meramente a parte técnica do cinema a
gente pode afirmar que a linguagem de um filme é a forma específica que um cineasta irá lidar com Tais elementos técnicos com Tais elementos práticos do cinema para representar alguma coisa articular uma relação com a linguagem do cinema é oferecer essa representação é oferecer uma representação audiovisual específica De um acontecimento É usar os elementos da linguagem audiovisual para representar isso é usar Tais elementos a partir de uma ideia cinematográfica a ideia da coppola encontros e desencontros a fazer um trabalho mais intimista então ela vai aproximar a câmera dos personagens ela vai se utilizar esse tom
mais espontâneo e realista de ser tão mais casual e documental que nos passa uma sensação de intimidade os personagens falam baixo os personagens são um pouco mais fechados as músicas do filme passam uma sensação mais leve passam uma certa melancolia que se mistura com algo mais Sereno digamos com algo mais tranquilo a ideia se matou gráfica da coppola é passar essa sensação Então ela irá buscar isso no modo em que ela representa aqueles acontecer eu não sei haste nunca pensa apenas em contar uma história ele pensa em contar uma história de um jeito específico justamente
para criar uma emoção específica no espectador para criar Sensações específicas no espectador se você quer ser diretor ou diretora o seu trabalho não é só contar uma história através de imagens e sons porque muita gente fala isso né fala que a função do SIM asta é contar histórias através de imagens em movimento não é isso ou pelo menos não é só isso você não vai só ilustrar o roteiro você não vai só mostrar alguma coisa acontecendo você deve decidir o modo mostrar quilo Você deve saber que Sensações você quer passar para aí sim pensar em
escolher as técnicas pensaram em escolhas estilísticas para concretizar essa tua ideia então da próxima vez que você vê alguém falando sobre linguagem do cinema ou Lê isso em algum lugar tenha isso em mente estabelecer uma relação com a linguagem não é só mostrar o acontecimento não é só contar uma história é fazer isso de um modo específico é usar a linguagem para criar Sensações e emoções a partir dessa história é representar esse acontecimento a partir de escolhas audiovisuais específicas que irão nos comover e agora que a gente já começou a definir o que é a
linguagem cinematográfica você pode estar se perguntando oq Mas qual é a vantagem de saber de tudo isso qual é a vantagem de estudar Tais elementos técnicos da linguagem Até porque eu mesmo disse que mesmo não conhecendo os elementos da linguagem a gente se relaciona com aquilo de modo intuitivo um trabalho vai te impactar mesmo você não conhecendo a linguagem do cinema uma música Vai te impactar mesmo você não sabendo nada de teoria musical a nossa relação com a arte e é acima de tudo mas elas são intuitiva arte estabelece uma relação com a nossa sensibilidade
Então qual é a vantagem de estudar uma linguagem artística Existem duas principais vantagens A primeira é que estudando uma linguagem você vai desenvolver a Tua sensibilidade Ainda mais por exemplo talvez exista algum filme clássico ou algum trabalho mais antigo que muitas pessoas gostam mais que você assistiu e não sentiu nada talvez você realmente não tenha curtido aquele filme ou talvez se você tivesse mais conhecimento sobre linguagem a Tua sensibilidade estar a aguçada quanto mais você estuda uma linguagem mais você percebem as sutilezas da sua linguagem quando a gente começa por exemplo a estudar cinema é
comum a gente gostar de diretores que possuem uma relação mais explícita com a linguagem uma relação mais digamos Evidente com os elementos da linguagem o Tarantino é um ótimo exemplo o Tarantino expõe muito bem aí suas escolhas de linguagem ele faz aquelas composições bem expressivas nos enquadramentos ele usa a música de maneira bastante impactante usa as cores de um modo bem sugestivo um trabalho do Tarantino o conhecia muito bem as suas escolhas Estéticas e sonoras agora se você pegar por exemplo um trabalho do EA surgirão o uso um grande diretor japonês Se você pegar um
filme do uso existem sutilezas implícitas existem muitas sutilezas inclui os ter se você assistir a um filme do uso como a noção um pouco melhor de decupagem por exemplo decupagem é a forma que o diretor separa o roteiro em planos é a forma que decide mostrar a cena na próxima aula eu irei explicar bem a definição de plano e decupagem se você por exemplo assistir a um filme do azul com uma noção melhor de decupagem e você provavelmente vai aproveitar mais aquela experiência você vai perceber algumas sutilezas a mais na forma em que ele enquadra
os personagens na forma em que ele usa os gestos dos personagens para expressão algumas emoções o cinema do azul diferente do Tarantino no cinema mais minimalista não que o uso seja um diretor superior não que diretores mais minimalistas como o uso ou como Robert Bresson sejam superiores a diretores com um estilo mais explícito como Tarantino ou como o Cobalt Eu gosto muito de todos eles eu gosto muito do Tarantino mas é inegável que só para apreciar o cinema como um todo para realmente assimilar todas as possibilidades do cinema você deve compreender essa linguagem como um
todo não digo que é impossível alguém gostar dos Sem Entender sobre linguagem é totalmente possível é uma obra de arte ela propõe uma relação intuitiva com a gente mais em vários casos uma relação menos explícita é uma relação mais Sutil o conhecimento sobre linguagem vai desenvolver Mais a relação com as obras essa é a primeira grande vantagem de estudar a linguagem do cinema é desenvolver a Tua sensibilidade é aproveitar em todas as possibilidades dessa linguagem a segunda grande vantagem é conseguir trabalhar com essa linguagem se você quer ser assim asta se você quer fazer filmes
você deve entender sobre a fruta mente todos os aspectos da linguagem do cinema você deve compreendendo o processo dessa linguagem como um todo se você busca um resultado específico em um filme você só vai chegar em pó resultado se você conhecer esse caminho não adianta você chegar para o teu diretor de fotografia e dizer que quer um filme com uma estética de tal jeito aí eu quero um filme com uma coisa meio on kauai não quando você vai gravar um filme o diretor de fotografia e vai te pedir uma decoupagem do roteiro E aí você
como como diretor tem que entender enquadramento de ângulos de câmera de lentes de movimentos de câmera para fazer essa decoupagem você deve também gravar o seu filme de um modo em que os planos depois possam ser montados Então você deve entender também de montagem é claro que a equipe do filme sempre irá ajudar o diretor a equipe sempre contribui criativamente e apresenta também soluções técnicas mais o diretor tem que saber o que ele quer o diretor tem que saber dialogar com essa equipe um cineasta é um artista que lida com a linguagem do cinema e
todo artista e deve dominar a sua linguagem deve conhecer as possibilidades técnicas dessa linguagem se você quer fazer outra coisa no cinema se por exemplo você quer ser montador roteirista se quer trabalhar com outra função você também deve dominar a linguagem do cinema você vai se especializar em uma área da linguagem vai fazer cursos relacionados a essa área mais você vai te conhecer o cinema como um todo para ter uma perspectiva maior disso tudo para entender muito bem como essa área em que você quer trabalhar se relaciona com tudo isso não é verdade mesmo se
você e foi trabalhar com cinema mas se você foi trabalhar com alguma área envolvendo aspectos visuais se você foi trabalhar com fotografia still Com design com publicidade com artes visuais mesmo assim ao estudar a linguagem do cinema o teu senso estético como um todo irá ficar mais aguçado Inclusive eu tenho vários alunos nos meus cursos que são de outras áreas mais que usam do conhecimento dos cursos para enriquecer essa percepção estética então independente do teu caso Esse estudo provavelmente será bastante positivo não é um estudo fácil o cinema é uma das Artes mais complexa o
que existe existem vários elementos distintos na linguagem do cinema mais se você quer se diferenciar dos outros estude o máximo que você conseguir até porque a grande parte das pessoas só entendem sobre linguagem do cinema um nível realmente bastante superficial muitas vezes mesmo quem escreve sobre cinema não entende tanto assim de linguagem Ainda mais hoje em dia que existem muitos sites muitos portais não discutem a linguagem dos filmes mais só falam sobre o que acontece nos filmes né o crítico ali entre aspas escreve uma sinopse do filme e dá uma opinião meio aleatória não vai
lá é a realmente os elementos da linguagem não vai pensar nessa representação então não seja essa pessoa de agora em diante com o conhecimento que você vai começar adquirir pense sempre nas escolhas de linguagem eu tenho certeza que você vai perceber ao longo dos teus estudos como isso é muito recompensador não apenas para tua experiência com o cinema mais para tua experiência estética com o mundo de modo geral