e aí e o livro do profeta isaías isaías viveu em jerusalém na segunda metade do período do reino de israel e ele falou em nome de deus para os líderes de jerusalém e judá ele falou primeiramente sob o julgamento de deus ele advertiu os líderes corruptos de israel que a sua rebelião contra a aliança deles com deus teria um custo que deus usaria os grandes impérios da assíria e depois da babilônia para julgar jerusalém se eles persistirem na idolatria na opressão dos pobres mas esse anúncio foi combinado com uma mensagem de esperança isaías acreditava profundamente
que um dia deus cumpriria todas as promessas da aliança que ele enviaria um rei da linhagem de davi para estabelecer o reino de deus lembre-se de segundo samuel 7 que ele iria liderar israel em obediência a todas as leis da aliança feitas no monte sinai lembre-se do capítulo 19 de êxodo e tudo isso aconteceu para que a benção ea salvação de deus fluir sem para todas as nações como deus prometeu a abraão em gênesis a 12 e essa esperança que compeliu isaías a falar contra a corrupção ea idolatria de israel agora o livro tem um
conceito literário bastante complexo mas há uma maneira simples de ver como tudo se encaixa os capítulos de 1 a 39 contém três sessões grandes que desenvolvem o aviso de isaías sobre o julgamento de israel e tudo isso combina em um evento no final do capítulo 39 a queda de jerusalém e o exílio do povo para babilônia mas nos capítulos 1 a 39 há também uma mensagem de esperança de que após o exílio as promessas da aliança de deus seriam cumpridas e os capítulos 40 a 66 retomam a promessa de esperança ea desenvolvem ainda mais nesse
vídeo vamos nos concentrar nos capítulos de 1 a 39 a primeira parte principal focaliza a visão de julgamento e esperança de isaías para jerusalém e começa a com diz aí as acusa os líderes da cidade de rebelião da aliança idolatria injustiça e deus diz que ele vai jul a cidade enviando as nações para conquistar israel isaías diz que isso será como um fogo purificador que queima tudo o que é inútil em israel a fim de criar uma nova jerusalém que é povoada por um remanescente que se arrependeu e se voltou para deus isaías diz que
é quando o reino de deus virá e todas as nações virão ao templo de jerusalém e aprenderam a justiça de deus trazendo uma era de paz e harmonia universal agora esse é o enredo básico do antigo julgamento purificador de jerusalém na nova jerusalém isso será repetido várias vezes ao longo do livro sendo preenchido com detalhes cada vez maiores assim no centro dessa seção está a grande visão de deus sentado em seu trono no templo e ele está cercado por essas criaturas celestiais que estão gritando que deus é santo santo santo isaías percebe de repente o
com corrupto ele o seu povo israel são e ele está certo de que ele será destruído pela santidade de deus mas isso não acontece a cidade de deus na forma de se carvão ardente vem e o queima mas não para destruir pelo contrário ele o purifica do seu pecado e à medida que isaías pondera sobre essa experiência estranha deus o comiciona com uma tarefa muito difícil ele deve continuar anunciando esse julgamento vindouro mas como israel chegou a um ponto sem retorno às suas advertências terão um efeito paradoxal de endurecer o coração das pessoas mas isaías
devem confiar no plano de deus israel será cortado como uma árvore deixado como um toco no campo e esse toco será chamuscado e queimado mas depois de toda aquela queimação deus diz que esse toco fumegante é uma semente santa que sobreviverá no futuro e um pequeno sinal de esperança mas quem ou o que é essa semente santa o resto dessa seção oferece uma resposta isaías confronta a cas descendente de davi rei de jerusalém e anuncia a sua queda deus diz que o império da assíria que primeiro cortar a israel e devastar a terra mas a
esperança por causa da promessa de deus a davi ele enviará após essa destruição um novo rei chamado emanuel que significa deus conosco e o reino de emanuel vai libertar o povo de deus de impérios violentos e opressivos isaías descreve esse rei vindouro como um pequeno broto de novo crescimento que emergirá do velho topo da família de davi é esse rei que é a semente santa do capítulo 6 e o rei será capacitado pelo espírito de deus para governar uma nova jerusalém e trazer justiça para os pobres e todas as nações procuraram esse rei messiânico para
obter orientação seu reino transformar a toda a criação trazendo passe agora você terminou os capítulos de 1 a 12 com uma boa impressão da mensagem de julgamento e esperança de isaías mas quando tudo isso acontecer a isaías viu outro império surgindo após a síria e essa é a babilónia que a carinha jerusalém e realmente conseguiria destruí-la isso nos leva as próximas seções do livro então o primeiro temos uma grande coleção de poemas que esperam julgamento ea esperança de deus para as nações aprendemos em primeiro lugar sobre a queda da babilônia dos vizinhos de israel isaías
viu que o poder mundial da síria seria um dia substituído pelo império da babilônia uma nação ainda mais destrutiva e arrogante e os reis da babilônia alegavam que eram maiores que todos os outros deuses e assim deus prometeu derrubar a babilónia e não apenas a babilónia isaías prossegue listando os vizinhos de israel acusados do mesmo tipo de orgulho injustiça e prevê a sua derradeira ruína mas lembre-se que para isaías o julgamento de deus nunca é a palavra final para israel ou para as nações isso leva a próxima sessão com uma série de poemas que contam
uma história de duas cidades a cidade arrogante que se exaltou acima de deus e se tornou corrupta injusta essa cidade é um ar quente a cidade rebelde e a descrita como uma linguagem emprestada das descrições anteriores de isaías sobre jerusalém assíria e babilônia todas juntas essa cidade está destinada à ruína e um dia ela será substituída pela nova jerusalém onde deus reina sobre uma humanidade redimida de todas as nações e não há mais morte ou sofrimento esses capítulos são clímax dessa seção e mostram como a mensagem de isaías apontava para muito além do seu próprio
dia foi uma mensagem para todos os que estão esperando por deus para trazer a sua justiça sobre reinos violentos e opressivos e trazer seu reino de justiça e paz e cura em amor a sessão seguinte retorna o foco para a ascensão e queda de jerusalém e primeiro encontramos um monte de poemas onde isaías acusa os líderes de jerusalém de se voltarem para o egito em busca de proteção militar contra a síria ele sabe que isso vai sair pela culatra isaías diz que somente a confiança em seu deus e o arrependimento podem salvar israel agora o
que é e pela seguinte história sobre a ascensão de ezequias o rei de jerusalém assim como isaías previu os exércitos assírios vem e tentam atacar a cidade e então ezequias se humilhar diante de deus e ora pela libertação divina e a cidade é miraculosamente salva da noite para o dia mas a ascensão de ezequias a imediatamente seguida pela sua queda então ele hospeda uma delegação da babilônia e tenta impressionar os mostrando tudo no tesouro e no templo e os palácios de jerusalém é claramente uma esforço para fazer outra aliança política para obter sua proteção isaías
ouvir sobre isso e ele confronta ezequias por sua loucura e ele prevê que esse aliado um dia eu trairá e retornará como inimigo para conquistar jerusalém e sabemos em segundo reis capítulo 24 e 25 15 dias estava certo mais de 100 anos depois a babilônia se voltaria contra jerusalém viria e destruiria a cidade seu tempo ele levaria os israelitas para o exílio na babilônia e assim todas as advertências de isaías sobre o julgamento divino dos capítulos de 1 a 30 e vão esse momento ele mostrou ser um verdadeiro profeta porque tudo aconteceu como ele disse
mas lembre-se o propósito do julgamento de deus era purificar jerusalém e trazer a semente santa e o reino messiânico sobre todas as nações e essa esperança que é explorada na próxima parte do livro mas por enquanto é disso que se trata os capítulos de 1 a 39 de isaías