La Guerra Fría en 7 minutos

11.73M views1221 WordsCopy TextShare
Academia Play
Haz un donativo: https://www.patreon.com/academiaplay La Guerra Fría fue un enfrentamiento iniciado...
Video Transcript:
A guerra fria foi um confronto que deu início após o fim da II Guerra Mundial, em 1945. Com fim da guerra deu-se o fim da hegemonia europeia. Duas grandes potências cresciam em poder: Estados Unidos e a União Soviética.
liderando dois blocos, cada um com as suas alianças e estados satélite. O Denominados bloco ocidental, capitalista e o bloco de leste, comunista. Porque se dá o nome de "Guerra Fria"?
Porque nenhum dos blocos atacou diretamente o outro. Não era uma guerra para usar, embora tenham surgido conflitos e guerras subsidiárias. As razões deste confronto foram essencialmente ideológicas, políticas, económicas e propagandistas.
A União Soviética financiou e apoiou revoluções e governos socialistas, enquanto que os Estados Unidos apoiaram abertamente e publicitaram desestabilizações e golpes de estado na América Latina. Os antecedentes da Guerra Fria encontram-se antes de 1945, mais concretamente em 1917, depois do triunfo da revolução Russa, da qual a Rússia emergiu como o primeiro país socialista. Este foi um dos primeiros acontecimentos que provocaram a deterioração das relações russo-americanas.
Os soviéticos defenderam que o capitalismo deveria ser derrubado pela força, para, de seguida, ser substituído por um sistema comunista. Os capitalistas americanos após a eclosão da revolução, ajudaram o exército branco durante a guerra civil russa. Finalmente, as tropas do Exército Vermelho lideradas por Trotsky conquistaram a vitória.
Mas avancemos de novo para 1945 Após o fim da Segunda Guerra Mundial, convém lembrar que a União Soviética e os Estados Unidos tinham sido aliados para enfrentar os planos de Hitler, antes do final da guerra encontraram-se em Yalta: Josef Stalin, Winston Churchill e Franklin Delano Roosevelt, como chefes de governo da URSS, do Reino Unido e dos Estados Unidos, respetivamente. A conferência de Yalta teve a sua continuação coma conferência de Postdam, já com a Alemanha totalmente rendida e Hitler morto. Estas conferências supuseram a divisão da Alemanha em 4 zonas.
Uma para cada país e outra para a França, também se trataram assuntos sobre o desarmamento, desmilitarização, devolução de territórios anexados pela Alemanha, a perseguição dos militares de guerra nazis e a criação das Nações Unidas. Os soviéticos, após a guerra, ocuparam as zonas europeias que tinham defendido e libertado. Para travar esta expansão soviética, os Estados Unidos ajudaram, com o "plano Marshall", a Europa Ocidental, assim como a x«zona ocidental da Alemanha, a sair da ruína.
Com o "Plano Marshall" os Estados Unidos prestaram enormes ajudas económicas à Europa. Este plano esteve ativo durante 4 anos desde 1948. Os objetivos dos Estados Unidos eram reconstruir as áreas destruídas pela guerra, eliminar barreiras ao comércio, modernizar a indústria europeia e fazer da Europa um continente próspero, novamente.
Todos estes objetivos estavam destinados a impedir a propagação do comunismo, que tinha uma grande e crescente influência na Europa do pós-guerra Os detratores do "plano Marshall", defendiam que este se tratava de uma amostra do imperialismo económico dos Estados Unidos. Os Estados Unidos promoveram a criação da NATO, organização do tratado do Atlântico Norte, uma aliança militar intergovernamental, assinada em 1949. A organização consistia num sistema de defesa coletiva na qual os estados membros acordavam defender qualquer um dos seus membros atacados por uma fração externa.
As nações rivais, para contestar a força desta aliança, formaram o "Pacto de Varsovia" em 1955. "Finalmente, Berlim, a Europa e o resto do mundo foram divididos pele "cortina de ferro" esta frase é de Churchill. Em 1949, o "Exército Vermelho" de Mao Zedong foi proclamado vencedor da guerra civil chinesa depois de derrotar os nacionalistas do "Kuomintang", apoiados pelos Estados Unidos.
A União Soviética estabelece imediatamente uma aliança com os vencedores, que tinham criado um novo estado comunista com a denominação de "República Popular da China". No ano seguinte, Estaline foi surpreendido pela participação das tropas dos EUA na defesa da Coreia do Sul que tinha sido invadida pelos comunistas da Coreia do Norte. O cessar-fogo aconteceu em 1953.
Estaline morrera nesse mesmo ano. A ele sucedeu Nikita Kruschef. Voltemos para a "Cortina de Ferro" na Europa, Nos 5 amos do pós II Guerra Mundial um total de 15 milhões de pessoas emigraram de leste para oeste.
Este facto fez com que o bloco soviético, efetuasse um bloqueio da emigração em 1950. Havia um controlo rígido dos passaportes para que as pessoas não se movessem de um bloco para outro. A fronteira em Berlim, uma cidade que foi dividida, era um esgoto e muitas pessoas foram do lado comunista para o lado capitalista.
Este facto levou à construção do muro de Berlim em 1961. Convém recordar que, no pós-guerra a Alemanha tinha sido dividida em dois a República Federal Alemã com capital em Bonn e a República Democrática Alemã com capital em Berlim Esta divisão do mundo em 2 blocos, foi sustentada pelo medo de que as potências se aniquilassem uma à outra numa guerra nuclear, o que obrigou ambas as potências a agir com muito cuidado nas zonas de maior conflito. Só numa ocasião o conflito esteve prestes a estourar, após o derrube do militar Batista em Cuba por Fidel Castro.
Os Estados Unidos invadiram Cuba mas fracassara. Em 1962, ocorreu a chamada "crise dos mísseis", quando o presidente Kennedy puniu Cuba com um bloqueio sobre a questão dos navios soviéticos carregados com mísseis e dirigidos contra os Estados Unidos No último momento, Khrushchev, chefe do partido soviético e do governo, cedeu e os barcos mudaram de rumo. Os Estados Unidos entraram também na Guerra do Vietname, que "no final" acabou por ser outro duro infortúnio na história americana, uma experiência de fracasso, desgaste e frustração.
Este conflito, confrontou os Estados Unidos e o governo do Vietname do Sul, por um lado e, por outro, o Vietname do Norte e "os guerrilheiros comunistas" que agiram no Vietname do Sul. a guerra acabou estendendo-se também ao Laos e ao Camboja. A Guerra Fria foi também uma guerra de espionagem, inspeção recíproca, conferências, crises e soluções diplomáticas, e não esqueçamos a corrida espacial, uma competição entre os Estados Unidos e a União Soviética que resultou numa exibição de poder e força.
Os russos colocaram em órbita o satélite "Sputnik" em 1957, os americanos responderam imediatamente com seu "Explorer One" em 1958, era uma questão de prestígio. Quando os russos mandaram seu primeiro homem para o espaço, os americanos, num ato desafiante, mandam uma nave tripulada para a lua. Em 1980, Reagan vence as eleições com a promessa de aumentar os gastos militares e confrontar os soviéticos sempre que necessário.
Tanto Reagan quanto a recém-eleita primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, denunciam incessantemente a ideologia comunista. Reagan chamou a União Soviética de "império do mal" e previu que o comunismo acabaria na pilha de cinzas da história. No início de 1985, O anti-comunismo visceral de Reagan desenvolveu-se numa posição conhecida como "a doutrina Reagan", na qual, além da contenção, defende o direito dos Estados Unidos de subverter e derrubar os governos comunistas existentes.
Finalmente, em 1989, caí o Muro de Berlim, e isso significa a abertura definitiva das fronteiras entre os dois blocos. O desmembramento do bloco comunista e o fim da "Cortina de Ferro" e da Guerra Fria. Após a queda, a tensão entre os países do antigo comunismo e os capitalistas acabaria por se dissolver.
De facto, atualmente a maioria dos estados do antigo bloco comunista abraçou as políticas e ideologias do mundo capitalista.
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com