Olá pessoal! ! Este é o episódio 10, da série de vídeos que criei para explicar de forma simples e didática, como a economia funciona.
Foram conceitos básicos de economia, que espero vocês tenham apreciado e aproveitado este conteúdo de uma ciência tão importante em nosso dia-a-dia e que influencia nossas vidas. Visto no episódio anterior, que aumentar a produtividade dos fatores de produção propicia um crescimento econômico saudável e sustentável, no episódio de hoje o habitante da ilha vai aprender o que uma sociedade precisa fazer para aumentar a sua produtividade. O card com a playlist completa desta série aparece aqui acima, está disponível para vocês assistirem todos os 10 vídeos da série e compartilhar o conteúdo com aqueles para os quais você acredite que seja útil.
O dia seguinte amanheceu, e o hóspede do professor iria partir naquela tarde, ele estava ansioso, não para retornar para casa, mas para aproveitar aquela última manhã junto ao professor. Logo cedo, durante o café, ele quis consolidar seu aprendizado para retornar e poder ajudar a economia da sua ilha a se desenvolver. Só pronunciou duas palavras antes da primeira pergunta.
Bom Dia! ! Professor, tudo ficou cristalino pra mim após esses dias com o senhor.
O crescimento saudável da economia vem através do aumento da produtividade dos fatores de produção. Como, na minha ilha, podemos viabilizar esse aumento da produtividade? Veja bem, disse o professor.
Vamos relembrar os fatores de produção: Terra, Capital e Trabalho. A terra, ou seja, os recursos naturais vocês já têm, e lá na sua ilha existe a garantia da propriedade privada, pelo que pude notar na minha visita. Então vamos aproveitar esse restinho de tempo juntos e falar sobre capital e trabalho.
O capital é um fator de produção produzido. Nesse momento volta aquele olhar enrrugado e fechado, do habitante da ilha. O quê?
Pense novamente no capital sendo a vara de pesca. Ela é fabricada. Então, como o capital é um fator de produção produzido, a sua ilha pode alterar a quantidade de capital de que dispõe.
Utilizando esse exemplo, vocês irão precisar fabricar as varas de pescar, quanto mais varas maior o estoque de capital. Lembra que falamos logo que nos conhecemos naquele artefato, a escada, que permite que se colha mais cocos? Sim, respondeu o habitante.
Então, a escada também é capital, e se vocês fabricarem mais delas, também aumenta o estoque da capital da ilha. Agora é só imaginar todos os bens de capital de vocês. Sim.
Sim. Balançava a cabeça e anotava tudo o hóspede do professor. Entendeu?
Então anote em destaque isso: Quanto maior o estoque de capital de uma sociedade, mais ela poderá produzir de bens e serviços. Portanto, prosseguiu o professor, um pouco mais lento para que o habitante conseguisse anotar tudo. Para aumentar a produtividade futura é necessário investir os recursos correntes na produção de capital.
A acumulação de capital é o segredo! ! Exclamou o habitante da ilha.
Sim, acumulação de capital é imprescindível, reforçou o professor. Mas as pessoas enfrentam tradeoffs. Trem… o quê?
Balbuciou o habitante. Tradeoff, é uma expressão que quer dizer que para conseguir uma coisa, você tem que abrir mão de outra, como se fosse uma troca… Deixe-me explicar o que estava falando sobre acumulação de capital que você vai entender melhor esta expressão. Tradeoff.
Vocês têm dinheiro sobrando lá na sua ilha, em abundância? Perguntou o professor. Não, não temos.
Fique tranquilo, partimos do pressuposto, que em qualquer lugar os recursos são sempre escassos. E como os recursos são escassos, dedicar mais recursos a produção de capital, implica dedicar menos recursos à produção de bens e serviços para consumo corrente. Nossa professor, mas isso parece uma questão sem saída, disse o habitante da ilha.
Se não temos recursos, quase nem para o consumo corrente, como vamos resolver isso? O crescimento econômico que decorrerá da acumulação de capital não será gratuito, disse o professor. Ele exige que a sociedade sacrifique o consumo de bens e serviços no presente, para desfrutar de maior consumo no futuro.
Aqui na ilha do norte nós chamamos isso de poupança. E a produção de capital, nós chamamos de investimento. Poupança e investimento, anotou o habitante da ilha em letras garrafais.
Isso, prosseguiu o professor. A poupança gera investimento, que gera acumulação de capital, que gera crescimento econômico e, no futuro, todos consomem mais e melhor. E o trabalho?
Perguntou o já quase ex-hóspede do professor. Educação, meu caro. O investimento em capital humano é pelo menos tão importante quanto o investimento em capital físico.
Se por um lado você precisa investir em mais produção de bens de capital, para melhorar a produtividade deste fator de produção, por outro, investir em educação vai melhorar a produtividade do fator de produção trabalho. E se você pensar bem, o fator trabalho também é importante na produção do fator capital, logo, aumentar a produtividade do trabalho trará benefícios para todos os fatores de produção, analisados de forma isolada. Professor, disse o hóspede, nunca pensei que a ciência econômica fosse tão importante para toda sociedade.
As pessoas nem imaginam como suas vidas são impactadas por esses conceitos tão desconhecidos pela maioria delas. Vamos lá meu hóspede, você precisa correr para não perder o último barco que sai agora no horário do almoço, pois ele não pode navegar durante a noite, já que precisa chegar a sua ilha, no máximo ao entardecer. Correndo com seus pertences na mão, na despedida do professor, o habitante da ilha não perdeu o costume e fez uma última pergunta.
Mas professor, Poupança e Investimento, como vamos viabilizar isso lá na ilha? Ahh, isso é mais complicado, conversamos sobre esse assunto daqui há alguns meses quando nos reencontramos. Agora corre pra não perder o seu barco.
Pessoal, espero que vocês tenham gostado do conteúdo desta série de 10 vídeos sobre conceitos básicos de economia. Se acharam relevante compartilhe a playlist desta série com os amigos. Cliquem no like e não deixem de fazer os seus comentários.
Agora preciso voltar a falar dos outros assuntos, finanças, investimentos, ações e outros ativos financeiros, que vocês também estão sentindo falta. Inscrevam-se no meu Canal e ativem as notificações para receber os meus conteúdos em primeira mão. Um Forte Abraço e até o próximo vídeo.