Aulão de Harmonia na prática - Dominante secundário, Segundo Cadêncial, Sub V, Diminutos.

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Ozeias Rodrigues
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Video Transcript:
salve pessoal sejam bem-vindos a mais um vídeo A Proposta desse vídeo é fazer um aulão de Harmonia com coisas que eu considero essenciais pro conhecimento harmônico então a ideia vai ser pegar uma Cadência harmônica simples e transformar numa Cadência harmônica sofisticada e para isso nós vamos passar por elementos como dominante secundário segundo cadencial substituição por trítono acordes de minutos então A ideia é fazer um passo a passo de como eu posso aplicar na prática esses elementos Lembrando que tudo que funciona para harmonia vai funcionar para improvisação para arranjo e paraa composição tudo está conectado dentro
de música né então eu vou pegar como exemplo aqui a Cadência 1625 na tonalidade de sol o acorde um sol com sete a maior o acorde 6 mi menor 7 o acorde 2 lá menor 7 e o acorde 5 R7 1 6 2 5 na tonalidade de sol maior primeira coisa que nós temos que conseguir fazer para sofisticar uma Harmonia é encontrar as extensões do acorde isso é relativamente simples vamos pegar como a escala de sol maior já que a nossa Cadência 1 6 2 C tá na tonalidade de sol a minha escala de referência
é sol maior se eu pegar as notas da escala de sol maior eu tenho as notas sol lá si dó ré mi faço senido volta pro sol ou [Música] seja logo se eu pegar a nota sol pulo a nota lá pego a nota si pulo a nota Dó pego a nota ré pulo a nota Mi pego a nota faço senido aqui eu tenho as notas sol si ré faço senido sol si ré fa senido as notas do acorde de sol com séa maior dessa forma surgem os acordes ord isso é sobreposição de terças certo eu
pego uma nota pulo uma nota pego a outra pulo uma nota pego a outra dessa forma vai surgindo o Acorde notem que eu parei na nota fá sustenido agora eu vou pular a nota sol e pegar a nota lá agora eu começo a achar as extensões pro acorde Então primeiramente eu acho uma nota pulo lá pego si eu acho duas notas ainda não é um acorde agora se eu pular a nota dó e pegar a nota ré eu tenho um acorde de Tríade três notas e se eu pular a nota Mi pegar nota fáil sustenida
Agora eu já tenho um acorde de tetrad quatro notas e a partir de agora começa a girar as extensões do acorde pula a nota sol pega a nota lá é a nona do Sol certo ou seja lá uma excelente extensão notem que muito interessante esse Shape aqui eu faço esse acorde porém com polegar aqui na nota sol sol faço cenido si ré e vou toar colocar aqui a nona que é a nota lá como a gente viu com meu dedo quatro Olha que interessante é um excelente voz agora interessante também parei na nota lá pulo
a nota si pego a nota Dó essa extensão não é interessante apesar de ser uma extensão naturalmente gerada não é uma extensão interessante porque ela tira a função do acorde que é o qu o acorde um tem função tônica quer di repouso certo e quando eu tenho uma Cadência por exemplo o Acorde dois é o Acorde subdominante lá menor 7 o Acorde cin é o dominante o acorde um é o Acorde de função tônica que tem repouso quando eu coloco a quarta eu tiro a função desse acorde lembrem o Acorde subdominante por exemplo o Acorde
dois é um acorde de função intermediária ele não tem relaxamento e também não tem tensão é uma função intermediária o Acorde C gera tensão por isso dominante para ter resolução Porém quando eu coloco a nota Dó eu tiro o relaxamento do acorde ou seja essa extensão nós não vamos utilizar lembrando também ou seja a quarta nota da escala ela é uma nota evitada em acorde de função tônica logo é importante sabermos que dentro do campo harmônico o acorde um tem função tônica o três que nesse caso é o si menor com sétima e o seis
também que nesse caso é o mi menor 7 ou seja esses três [Música] acordes possuem função tônica e logo a quarta nota da escala que nesse caso é a nota Dó vai tirar o repouso desses acordes OK agora se eu der continuidade para em nota dó pula a nota ré pego a nota Mi que é a sexta do Sol Olha que interessante que já soa super bonito então mais uma extensão disponível logo para esse acorde de primeiro grau pro sol para embelezar esse acorde eu vou utilizar a nona e a sexta um shape muito legal
Aqui também notem que eu só fiz aqui Sol com sétima maior troquei a quinta pela [Música] Sexta outro shape muito legal também comum é esse aqui onde eu vou vou pegar aqui a fundamental nota sol faç cenido a nona que é a nota lá e a nota [Risadas] ré muito comum trocar aqui a sétima maior pela Sexta criando esse caminho aqui que é bem [Música] comum notem que eu tenho aqui as notas sol mi lá ré outro desenho bem interessante também comum eu tenho sol com s maior aqui que é bem comum esse Shape aqui
onde eu tenho as notas sol si fa sustenido lá sol com s maior e nona comum também trocar sétima maior pela Sexta bem comum outro desenho muito legal também comum é esse aqui né de sol com Sé maior possui as notas sol si ré faç Ciro no decorrer do vídeo eu vou demonstrando mais voz pro acorde que eu acho interessante Ok então basicamente que nós temos que saber até esse momento é que eu tenho a tetra de do primeiro grau que é o sol com Sé maior eu vou ter as extensões nota [Música] lá e
a sexta quando eu vou pro próximo acorde que é o mi menor se eu vou fazer o mesmo processo se eu pegar a escala de sol a partir de mi Então eu tenho mi pula o fa sostenido pego o sol pulo o lá pego o si Tríade de mi menor pula o dó pego ré tétrade mi menor sete que é exatamente isso aqui essas notas Aqui mi Sol si ré é exatamente que tocando aqui mi si ré sol si mesmas notas só que organizadas de forma diferente certo a partir disso começa a surgir as extensões
novamente mesmo processo parei nota ré pulo mi pego o fa sustenido nona excelente notem que eu tenho as notas Aqui mi sol ré fa Cido que vai ser a nona do mi pula o sol pega o lá excelente soua super bem ou seja o Acorde de sexto grau ele recebe muito bem a Nona a quarta agora pulamos a nota si e pega a nota Dó notem Se eu colocar aqui a nota Dó como eu falei ela tira a função desse acorde É como se eu tivesse ouvindo aqui um dó com s maior nona que é
um acorde subdominante não é um acorde com função tônica certo então por isso novamente nesse caso essa nota vai ser a sexta Bemol do mi e não Vai suar bem ou seja pro acorde de sexto grau nós vamos ter disponível a Nona a quarta ou des primeira a sexta não porque vai de caracterizar a função do acorde Ok pro acorde de lá menor mesma ideia lá pulo si pego o dó duas notas pula o ré pego o mi Tríade pula o faç senido pego sol tetra de lá menor 7 paramos nota sol pulo lá pego
si se a nona ou segunda do lá excelente comumente nós vamos tocar ela aqui lá com polegar a sétima que é a nota sol a terça menor que é a nota dó mi si soa maravilhosamente bem agora pulo a nota dó Peg a nota ré a quarta excelente Ou seja a quarta notem que eu tenho sol perdão lá sol Dó Ré pula o mi pega o fa sustenido que é a sexta do lá não é tão interessante essa sexta para esse acorde porque caracteriza muito já o Acorde dominante que é o ré certo então comumente
nós vamos utilizar para lá menor a [Música] quarta e a nona agora quando vai pro ré a mesma ideia pega a escala de sol a partir de ré ré pulo mi pega o faç cenido pula o sol pega o lá Tríade de ré maior pula o si pega a nota Dó Ret quando nós tocamos isso reset mesmas notas Paramos na nota dó pulo o ré pego mi nona excelente extensão tenho aqui as notas ré faço cenido [Música] dó mi certo pula a nota faço Cido pego a nota sol vai ser a 11ª som interessante pulo
a nota lá pego a nota si que vai ser a sexta um desenho muito comum pega o ré com Sea tira o baixo e toca só até aqui para baixo notas fa cenido dó mi lá e agora coloco a 13ª aqui e eu posso fazer [Música] esses certo então já com essa informação que eu tenho o primeiro grau vai receber bem a Nona a sexta o sexto grau o mi menor a quarta a nona o segundo grau a quarta a nona esse a Nona a quarta olha por exemplo esse acorde que vai ser um ré
suis que interessante ré a sétima que é a nota dó a nona que é a nota Mi a 11ª que é a nota sol [Música] mi nona lá menor Olha esse vozinha aqui eu tô imaginando que o baixo está em lá eu tenho a quinta do lá terça menor que é a nota Dó Ré que é a quarta a sétima do acorde de lá menor e a nona Olha que interessante vou pro reset eu posso fazer por exemplo olha esse voin aqui eu tenho aqui a nota ré com polegar não preciso tocar necessariamente o baixo
posso tocar só a sétima do ré dó a nona que é a nota Mi faido que é a terça e a fundamental que a nota ré Olha que interessante mi menor lá [Música] menor eu posso trocar aqui a 11ª pela [Música] terça Olha esse vo pr mi menor Quinta do mi terça quarta sétima e nona é o mesmo que eu fiz aqui pro lá menor mesma coisa ré olha interessante esse ré suiz aqui toco todas as notas aqui certo que eu vou ter ré sol dó mi lá é um ré suz só que eu coloco
a 13ª na ponta a 103ª é a bolacha a última bolacha do pacote do acorde SUS né Sempre que você qu belezar o Acorde SUS coloca [Música] [Aplausos] [Música] [Música] 13ª Então você consegue criar várias linhas já [Música] aqui [Música] a outro vo legal para m menor por exemplo aqui ó notem que são as mesmas notas só tô distribuindo de forma diferente nota Mi corda solta sol ré fa senido lá ó Eu gosto muito de usar esse na segunda corda vai ser o mi menor com sétima nona e quarta ou seja mi menor com tudo
de bom né o mesmo voz pro lá menor casa 10 12 12 e 10 ré suis com a 13ª [Música] notem que até esse momento eu toquei sol lá si dó ré mi faço cenido só isso tudo isso que eu tô tocando são apenas essas notas [Música] [Risadas] [Música] certo só essas notas as notas da escala mesmo então parece ser difícil mas certo até certo ponto não porque são apenas sete notas só que eu tô agrupando essas sete notas criando esse tipo de sonoridade né Ok como eu posso começar a sofisticar um pouco mais isso
acrescentando dominante secundário certo como eu falei o Acorde cin ele é um acorde dominante que a gente chama de dominante primário por quê Porque dentro do campo harmônico de sol maior que é sol S maior lá menor S segundo grau o Acorde TR é menor S que é o si o Acorde quatro é com sétima maior que é o dó o Acorde CCO é o r o acorde 6 mi mi menor 7 e o acorde 7 fa sero menor com 7 mas qu Bemol Então esse é o campo harmônico de sol maior certo agora então
notem como eu falei aliás que esse dominante é um dominante primário por porque naturalmente ele surge dentro do meu centro tonal e ele prepara chegada do acorde de primeiro grau certo ele prepara tem tensão para ter resolução porém como eu vou preparar os outros acordes se eles não têm naturalmente um dominante é daí que surge os dominantes secundários certo quando eu quero preparar o mi menor o Acorde que vai preparar ele é o C7 e um truque para achar isso na guitarra é pensar a segu seguinte forma sempre que você quer chegar aqui na quinta
corda tá o Meu Alvo aqui em cima tá o meu dominante é só lembrar que o Acorde dominante é um acorde maior com a sétima menor o famoso acorde com sétima logo si com sétima é o dominante do menor lembrem desse truque Quando o Meu Alvo tá aqui o dominante tá aqui em [Música] cima certo e quando eu vou para uma corde menor as extensões interessantes notem que se eu pegar aqui essa nota ela tava dentro da minha estrutura que aproximaria do mi menor porque mi menor eu tocava por isso que é interessante a 13ª
Bemol porque se eu tocar 13ª É como se eu tivesse avisando que eu tô indo para um acorde maior mas não eu tô indo para um acorde menor então aqui eu já tô avisando que eu tô indo para um acorde menor certo então pro acorde menor é interessante nós colocarmos 13ª Bemol notem que o Acorde d s eu só vou trocar aqui a quinta pela 103ª Bemol notas si lá Rido sol é interessante também colocarmos a nona aumentada que vai ser a nota ré notem que eu peguei esse mesmo Shape aqui ó eu só vou
pegar agora colocar o meu dedo um aqui vou tocar até o fim e aqui eu coloco a nona aumentada que você pode se perguntar Opa mas a nota ré é a terça menor do si Mas por que nona aumentada porque não existe um acorde com a terça maior e menor então a terça do acorde é maior que é o C7 Então essa nota nós vamos chamar ela de nona aumentada certo porque não teria como chamar um acorde de si maior menor certo então o Acorde é maior e esse intervalo agora ele passa a ser chamado
de nona aumentada que é a nota ré e PR acorde menor também funciona muito bem a nona Bemol logo eu tenho esse movimento é extremamente importante vocês conseguirem memorizar esse som nona aumentada nona bemol resolve o mi menor Olha esse vo pr mi menor terça do mi sétima nona quinta si com sétima Nola aumentada Bemol resolve e Imagine que eu tenho por [Música] exemplo o que eu vou [Música] fazer eu já tô começando a sofisticar minha Harmonia através dos dominantes [Música] secundários já ficou outra coisa em vez de tocar One eu já vou tocar agora
o próximo acorde é o lá menor Chegamos no mi próximo acorde é o lá menor quem é o dominante do lá menor lá vem outro dominante secundário mi7 que prepara a chegada do lá menor lá vai o truque lembra que quando o Meu Alvo tá aqui na quinta corda o dominante tá aqui em cima e quando Meu Alvo tá na sexta corda o dominante tá aqui ó criando esse movimento dominante resolve ou seja dominante mi7 resolve logo novamente como vai para um acorde menor mesmas possibilidades aumentada nona Bemol Olha só notas mi sol sostenido ré
sol fá esse movimento super importante a troca da nona aumentada pela nona Bemol resolve esse movimento extremamente característico no jazz por exemplo novamente [Música] sol certo e também logicamente que para quando como eu falei quando o dominante secundário prepara menor também é interessante a 1ª Bemol que nesse caso vai est aqui a nota dó notem que eu posso tocar esse acorde com a nona aumentada mi sol sustenido ré sol dó dó aqui na [Música] ponta preparando a chegada do lá menor certo até esseo então por exemplo eu [Música] tenho Mita ideia legal para criar só
em cima disso ah perdão novamente [Música] é certo agora como eu cheguei no lá menor o que eu vou fazer aqui é o seguinte próximo acorde quem é Ret logo como a gente já viu Meu Alvo tá aqui o dominante tá aqui em cima logo quem é o dominante de R7 la se porém o ré é um acorde maior não é um acorde menor quando eu vou para um acorde maior as minhas extensões que eu posso colocar naturalmente certo é 13ª Lá com sétima troca a quinta pela 13ª notas lá sol dó sustenido fa sustenido
eu posso colocar também a nona soa bem nota si certo e também posso colocar até mesmo a quarta nesse caso aqui que seria nota ré então quando vai pra maior é diferente notem que eu não vou ter nona aumentada nona Bemol e 13ª Bemol eu vou ter a nona eu vou ter a 13ª e a quarta porém pro maior me permite colocar as extensões naturais e não naturais diferente do menor o menor Dá para colocar também as extensões que eu colocaria pro maior Só que não é comum comum para menor é 13ª Bemol nona aumentada
nona bmol resolve vai pra menor aumentada nona Bemol 1ª agora quando eu vou pra maior eu posso brincar com 13ª 1ª Bemol reset reset é dominante do Sol lembrem como vai para sol maior eu posso brincar novamente com naturais non nona Bemol resolve o acorde maior quando PR tanto pro maior eu tenho essas duas possibilidades comumente a gente entra com as extensões naturais 13ª gera mais tensão colocando extensões não naturais Essa é a ideia chega aqui extensões naturais ré que é um dominante primário do Sol extensão natural não natural gera maior tensão para ter a
resolução ou seja [Música] [Risadas] [Música] [Música] a mesma coisa que eu fiz aqui no lá S eu trouxe aqui pro mi lá menor ou a mesma coisa que eu fiz aqui no ré faço aqui R prepara L prepara r a mesma coisa que eu fiz aqui no lado 13 aqui no ré 1ª BOL menos tensão maior tensão [Música] [Música] [Música] então muito D interessante né agora outra possibilidade é o segundo cadencial que é o Acorde que antecede o meu dominante secundário criando dessa forma um 2 C certo e a regra é quando nós vamos para
um acorde menor por exemplo eu t em sol eu quero ir pro mi menor certo quando eu quero ir para um acorde menor o meu segundo cadencial que é o Acorde dois do meu destino e eu sempre vou achar esse acorde um tom acima do meu destino logo eu quero chegar em mi menor um tom acima fáil senido vai ser um acorde menor com sétima e quinta Bemol novamente porque dessa forma eu já [Música] identifico que eu tô jogando eu tô caminhando para um acorde menor ou seja tem que no caso decorar isso né quando
meu segundo cadencial para acorde menor é um acorde menor com sétima e quintta BOL logo eu tenho segundo cadencial do mi dominante secundário chega no alvo que é o Acorde de sexto grau mi menor 7 Ok então ficaria dessa [Música] forma [Música] novamente e interessante que o Acorde menor com s e qu Bemol o que dá o charme para ele é trocar a terça pela quarta ou seja notem que vou pegar aqui esse shape troco a nota lá pela nota si daí esse [Música] Charme ó que legal Ó que [Música] bonito agora Meu Alvo é
chegar em lá menor novamente Como eu vou para um acorde menor eu vou pegar o segundo cadencial que tá a um tom acima do Meu Alvo que é o lá menor como o lá é menor o sego cadencial é um acorde menor com s e qu Bemol si menor com s E5 Bemol si menor com s E5 Bemol notas si lá ré fa dominante secundário chega no alvo ou seja sol segundo cadencial dominante secundário chega no mi menor quero chegar no lá menor segundo cadencial dominante secundário chega no alvo agora o Meu Alvo é Ret
que é um acorde maior logo o segundo cadencial para acorde maior ele é um acorde menor com sétima novamente ele tá um tom acima do meu destino e é um acorde menor com sétima nesse caso mi menor com sétima segundo cadencial do ré dominante secundário do ré extensões naturais não naturais gerar mais tensão para ter a resolução agora o meu destino é sol certo eu posso também colocar aqui criando um dois pro sol cinco chega no sol Olha que interessante que eu tenho one two F one two F [Música] One certo eu vou criando um
monte de acorde que vai [Música] [Música] conectando depois eu vou falar sobre aquele outro acorde ali mas entenderam número de possibilidades que eu tenho é gigante [Música] [Música] [Música] posso si ó o si menor com séa e quinta bemol mi com s l Bemol já vou chegar nesse acorde também já vou explicar ele chega no lá menor agora eu quero chegar em ré segundo cadencial dominante secundário chega no alvo do C para voltar então só maravilhosamente bem outra opção um pouco mais avançada é o quê eu colocar o Acorde de substituição Por trítono que é
o quê si7 o Acorde de substituição por trítono eu vou pegar três tons acima outro acorde dominante no caso na guitarra extremamente fácil a gente entender isso pensando da seguinte forma quando eu tô aqui no C7 três tons acima vai tá aqui que é o trítono então nota fa se eu pegar um acorde dominante no aliás se eu pegar um acorde dominante vai dar o fa sempre essa visualização aqui tá meu dominante Aqui tá um outro acorde dominante que vai ser a substituição por trítono no caso fa7 e o Acorde de substituição por trítono pede
o quê ele pede extensões naturais nona 13ª e a 11ª aumentada certo que não é uma extensão natural mas também é considerada uma extensão natural se eu pegar aqui por exemplo fa 79 nona agora novamente mesma coisa que eu fiz aqui no ré eu vou tirar ess dedo colocar aqui embaixo vou fazer a mesma coisa com o fá tira esse dedo coloca aqui aqui na ponta eu tenho a quinta do fá eu vou colocar aqui a 13ª e aqui tá a 11ª aumentada que é a nota si aqui eu tenho as notas lá ré sustenido
sol ré dó na ponta si na ponta ou seja Olha que interessante em vez de pro si eu vou pro acord de substituição por trítono aonde A ideia é criar esse caminho de movimento do [Música] baixo Olha que interessante o [Música] baixo agora novamente mi 7 é o dominante secundário do l 7 agora quando meu dominante está aqui a substituição Por trío tá aqui três tons acima Si Bemol ou seja e notem que eles possuem o mesmo trítono que essa distância de três tons olha mi ou trítono distância de três tons ou C Bemol 7
possui também essa relação intervalar que caracteriza a função [Música] dominante certo então o truque É esse Sempre que meu dominante está aqui eu vou achar substituição por trítono outro acorde dominante aqui e o Acorde substituição por trítono pede 13ª nona mesma coisa que nós fizemos aqui no lá des a primeira aumentada ten as notas aqui Si Bemol L Bemol ré mi Olha que [Música] interessante agora o la 7 vai preparar a chegada do do r7 la 7 novamente o nosso truquezinho tá aqui tu vai achar a substituição por trítono [Música] aqui preparo o r certo
novamente agora R7 eu quero chegar em sol R7 é dominante do Sol substituição por trítono quando tá na quinta corda eu acho ela aqui lemb quando tá na sexta corda meu dominante tá aqui ou Perdão Meu dominante tá aqui a substituição Por tritono tá aqui quando o meu dominante está aqui a substituição Por tritono tá aqui e novamente substituição por tritono pé 13ª 11ª aumentada nona certo Olha que interessante One one [Música] two e for one [Música] two é o nosso velho 1 625 um [Música] substituição por trítono para chegar no seis substituição por trítono
para chegar no do substituição por trítono para chegar no C substituição por trítono para voltar pro [Música] um muito comum também eu utilizar o segundo cadencial e substituir o dominante secundário pelo acorde de substituição por Triton por exemplo sol segundo cadencial do [Música] mi dois do lá segundo cadencial substituição por trítono [Música] segundo cadencial do ré substituição por trítono chega no ré dois extremamente [Música] [Música] comum [Música] então maravilhosamente bem várias várias possibilidades Outra ideia interessante também é eu criar um dois para o meu acorde de substituição por trítono quando tô em sol por exemplo
meu acorde de substituição por trítono é o fa7 logo eu vou pegar quem cria um dois para esse acorde criando uma Cadência do c né seria o dó menor a qual vai entrar bem a nona como a gente viu acorde menor nona e a quarta pode tocar sem medo então eu tenho o dois para substituição por trítono chega no alvo agora mi 7 certo só que a gente pegou acorde de substituição por trítono C Bemol 7 quem vai criar um dois para criar a Cadência 2 5 PR C Bemol é o fá já coloquei a
nona F menor 79 acorda de substituição por trítono vem para cá Chegamos no alvo que é o lá menor agora eu quero chegar no Ret substituição por trítono mi bemol 7 novamente cria uma pega uma Acorda que cria um dois pro mi bemol 7 C bemol menor S já coloquei a nona cheguei aqui que novamente agora meu acorde substituição por trítono L Bemol 7 quem vai criar um dois para ele criando a Cadência 2 5 é o mi bemol menor se olha que [Música] interessante [Música] [Risadas] [Música] [Risadas] já sou super super interessante Outra ideia
também comum quando eu tenho um acorde dominante eu quero para esse acorde dominante um som de Acorde com sétima e nona Bemol Eu tenho um diminuto que parte da terça desse acorde se eu pegar por exemplo si se si dominante a terça eu tenho um acorde diminuto que parte da terça como ele é simétrico a cada um tom e meio da Quinta do C7 tudo isso tá gerando c com sétima e Nona bmol da sétima e da nona bmol que vai dar esse som two [Música] agora mi com sétima se eu quero dar o som
de mi com séa n Bemol Eu tenho um diminuto que parte da terça da Quinta da sétima e da nona Bemol ou seja fa diminuto sol C diminuto si diminuto e ré diminuto chegando em lá menor novamente vai virar lá 7 eu posso pegar o diminuto que parte da Quinta da s Bemol e da terça chegando no R se eu quero dar o som de ré com s Bemol Eu tenho um diminuto parte da terça da Quinta da stima e da BOL Olha que [Música] interessante ah perdão certo então tô sempre se com sétima eu
vou explorar os diminutos mi menor mi se explora os [Música] diminutos lá menor dimin lá 7 R7 né então muita possibilidade então Então o que eu gosto de fazer é ficar conseguindo interagir essas [Música] [Música] possibilidades [Música] [Música] ah [Música] né então dá para criar um monte de ideia ó usa o segundo cadencial substituição por trítono mi menor usos minutos lá menor substituição por trítono [Música] substituição por trítono [Música] volta pro sol S dominante secundário lá menor dominante [Música] secundário substituição por [Música] trío [Música] [Música] então muita possibilidade interessante né então é isso aí pessoal
Espero que tenham curtido essas ideias abraço e bons estudos Y
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