o apóstolo Paulo é amplamente reconhecido como um dos maiores líderes do cristianismo e o principal autor do novo testamento dos 27 livros que compõem o Novo Testamento 13 são atribuídos a ele porém o que muitas pessoas não sabem é que Paulo escreveu outras obras além daquelas que integram a Bíblia o próprio Apóstolo mencionou algumas vezes esses textos enigmáticos que não foram incluídos no Novo Testamento e acabaram se perdendo ao longo do tempo um desses textos perdidos por exemplo era uma carta tão Severa e impactante que foi escrita por Paulo em meio a grande aflição e
causou profunda tristeza em uma igreja inteira mas que cartas seriam essas qual era o conteúdo delas por que não foram preservadas quem decidiu excluí-las da Bíblia e o que aconteceria se esses textos fossem encontrados nos dias de hoje será que o cristianismo seria abalado É exatamente sobre isso que falaremos Neste vídeo o apóstolo Paulo foi um fervoroso fariseu antes de sua conversão dramática ao cristianismo no caminho para Damasco após esse encontro transformador com Cristo Paulo tornou-se um dos mais zelosos Apóstolos dedicando sua vida à propagação do Evangelho entre judeus e gentios suas viagens missionárias o
levaram por todo o mundo Mediterrâneo onde fundou várias igrejas e estabeleceu fortes laços com os primeiros cristãos a importância da produção teológica literária de Paulo sem dúvida é imensurável as cartas Paulinas constituem uma parte significativa do novo testamento e são essenciais para a compreensão da teologia cristã mas apesar de essas cartas inicialmente terem sido escritas por Paulo com o objetivo de abordar desafios específicos enfrentados pelas comunidades cristãs emergentes do primeiro século incluindo questões de doutrina moralidade e elas também tratam de temas atemporais da fé cristã através dessas epístolas Paulo articulou conceitos chave como a justificação
pela fé a graça de Deus e a importância da Ressurreição de Cristo assim as cartas de Paulo tiveram um Impacto Profundo na Igreja Primitiva orientando os crentes Em meio às perseguições e às controvérsias teológicas da época essas cartas foram amplamente circuladas e reconhecidas pelas primeiras comunidades cristãs como escrituras inspiradas sua inclusão no cânon do novo testamento reflete o reconhecimento de sua autoridade Apostólica e a relevância duradoura de seus ensinamentos para a fé cristã diante disso é interessante saber que Paulo escreveu outras cartas que não foram preservadas ou incluídas no Novo Testamento e sabemos disso porque
o próprio Apóstolo menciona essas cartas hoje perdidas uma dessas cartas é por exemplo a primeira carta que Paulo escreveu aos Coríntios isso mesmo no novo Testamento temos o que conhecemos como primeira carta aos Coríntios mas na realidade antes dessa Paulo já havia escrito outra carta que de alguma forma se perdeu ao longo do tempo em outras palavras a primeira carta aos Coríntios da Bíblia é na verdade a segunda carta de Paulo aos Coríntios e talvez você esteja pensando que consequentemente a segunda carta aos Coríntios que consta na Bíblia seria então a terceira carta certo errado
isso porque na realidade antes dessa também houve outra carta Possivelmente contendo o conteúdo mais Severo que o apóstolo Já escreveu Mas não se preocupe vou explicar tudo isso agora primeiro precisamos contextualizar brevemente a relação de Paulo com a igreja de Corinto que foi particularmente intensa e complexa a cidade de Corinto era um importante centro comercial e cultural no mundo antigo conhecida tanto por sua prosperidade quanto por sua diversidade étnica e religiosa o apóstolo Paulo visitou Corinto pela primeira vez durante sua segunda viagem missionária conforme registrado em Atos 18 vindo de Atenas onde enfrentou desafios significativos
na pregação do evangelho Paulo chegou a Corinto em um estado de fraqueza e temor inicialmente Paulo planejava Uma Breve estadia na cidade mas uma visão Divina o encorajou a permanecer em Corinto por mais tempo totalizando cerca de 1 ano e meio em Corinto Paulo encontrou Áquila e Priscila um casal de judeus que havia recentemente sido expulso de Roma pelo decreto do Imperador Cláudio compartilhando a mesma profissão de fabricantes de tendas Paulo trabalhou com eles para sustentar-se evitando qualquer suspeita sobre seus motivos financeiros como pregador essa parceria não só supriu suas necessidades materiais mas também fortaleceu
os laços ministeriais entre eles Paulo pregava na sinagoga todos os sábados buscando persuadir judeus e gentios acerca de Jesus como o Messias a chegada de Silas e Timóteo da Macedônia trouxe encorajamento permitindo que Paulo se dedicasse integralmente a pregação no entanto o apóstolo enfrentou forte oposição dos líderes judeus o que o levou a voltar-se predominantemente para os gentios ele então passou a residir na casa de etio Justo um Gentil temente a Deus que morava ao lado da Sinagoga durante sua estada em Corinto Paulo viu muitos convertidos incluindo crispo o principal da Sinagoga e sua família
a tensão aumentou quando uma multidão de judeus levou Paulo diante de Galio o procônsul romano da acaia acusando-o de persuadir pessoas a adorar a Deus de maneira contrária à lei galo porém recusou-se a julgar questões relacionadas à lei Judaica considerando-as fora de sua jurisdição essa decisão estabeleceu um precedente que permitiu a Paulo continuar seu ministério sem interferência imediata das autoridades romanas oferecendo uma certa proteção ao avanço do cristianismo naquela região após esse incidente Paulo permaneceu ainda por algum tempo em Corinto Antes de Partir para Jerusalém e Antioquia passando por Éfeso durante sua estadia em Corinto
Paulo Manteve uma relação próxima com a igreja local fundamentando os crentes na fé e abordando questões práticas de convivência Cristã uma curiosidade interessante é que foi durante o tempo em que esteve em Corinto que Paulo escreveu aos Tessalonicenses a primeira carta aos Tessalonicenses foi escrita em resposta às notícias trazidas por Timóteo e a segunda carta provavelmente foi escrita após a primeira a ter sido recebida após sua partida de Corinto Paulo Manteve uma comunicação ativa com a igreja preocupado com os desafios que enfrentavam em uma cidade repleta de influências contrárias ao evangelho nesse ponto precisamos lembrar
que a igreja em Corinto enfrentava uma série de problemas internos incluindo divisões condutas imorais disput legais entre irmãos e desordem nos cultos esses conflitos ameaçavam a unidade e o testemunho da Comunidade Cristã então enquanto estava em Éfeso durante sua terceira viagem missionária Paulo escreveu várias cartas à igreja de Corinto para orientar E corrigir os crentes em diversos assuntos evidências sugerem que Paulo escreveu pelo menos quatro cartas à igreja de Corinto na primeira carta aos Coríntios da Bíblia no Capítulo 5 e Versículo 9 Paulo menciona uma carta anterior na qual instruí os Coríntios a não se
associarem com pessoas imorais essa carta não foi preservada e é considerada uma das cartas perdidas apesar de alguns poucos estudiosos acreditarem que o texto dessa carta perdida Ou pelo menos um trecho dele foi reunido e incluído por um editor posterior na primeira carta aos Coríntios presente no Novo Testamento em partes do Capítulo 6 11 e 15 fato é que após essa primeira carta desconhecida para nós os problemas dos crentes Coríntios continuaram então Paulo ao tomar conhecimento dessas situações por meio de relatórios orais e uma carta enviada pelos próprios Coríntios solicitando orientação respondeu com a carta
que conhecemos como primeira carta aos Coríntios nessa epístola que felizmente foi preservada pela providência divina e faz parte do cânon do novo testamento Paulo aborda diretamente as questões levantadas oferecendo ões Claras e correção amorosa ele enfatiza a importância da unidade em Cristo da Pureza moral do amor como princípio orientador e da Ressurreição como fundamento da fé cristã a preocupação de Paulo era não apenas corrigir comportamentos inadequados mas também fortalecer a igreja na doutrina e na prática cristã mas a relação de Paulo com a igreja de Corinto continuou a ser intensa e por vezes complicada após
enviar as Duas cartas a que não temos conhecimento e a faz parte do novo testamento Paulo fez uma visita dolorosa à igreja de Corinto que não está detalhada no livro de Atos mas é mencionada em sua segunda carta aos Coríntios no Novo Testamento nos Capítulos 2 e 7 acredita-se que essa visita foi marcada por confrontos e tensões de modo que até mesmo a autoridade Apostólica de Paulo foi questionada então foi nesse contexto após ter saído menosprezado de Corinto que o apóstolo escreveu outra carta muitas vezes referida Como a carta Severa temos conhecimento da existência dessa
carta através da referência bíblica na segunda carta aos Coríntios Paulo diz ter escrito essa carta perdida com muitas lágrimas enquanto estava aflito e preocupado com a situação da igreja em Corinto o conteúdo dessa carta parece ter sido tão Severo que chocou alguns crentes Coríntios a referência dramática que o próprio Paulo faz a respeito dessa carta em segunda Coríntios nos ajuda a ter uma ideia da urgência de seu conteúdo que buscava corrigir erros muito graves ao falar dessa carta perdida no capítulo do Paulo explica dizendo porque eles escrevi no meio de muitos Sofrimentos e angústia de
coração com muitas lágrimas não para que vocês ficassem tristes Mas para que soubessem do amor que tenho por vocês depois no Capítulo 7 ele continua Porque mesmo que eu tenha entristecido vocês com a minha carta não me arrependo embora já tenha me arrependido pois vi que aquela carta os deixou tristes ainda que por breve tempo alguns estudiosos sugerem que partes da chamada carta Severa podem estar incorporadas na atual segunda carta aos Coríntios enquanto outros acreditam que ela também se perdeu ao longo do tempo independentemente disso é evidente que Paulo investiu profundamente em sua relação com
a igreja de Corinto demonstrando um compromisso Genuíno com o crescimento espiritual e a saúde daquela Comunidade Cristã parece que Paulo enviou a carta Severa por meio de Tito que tinha além disso a missão de observar a reação dos Coríntios depois quando Tito se encontrou com Paulo na Macedônia trouxe notícias encorajadoras os Coríntios haviam respondido com arrependimento e renovado o compromisso demonstraram tristeza genuína pelo seu comportamento e reafirmaram sua lealdade a Paulo e ao evangelho essa transformação trouxe grande alegria ao Apóstolo que respondeu à igreja de Corinto com uma quarta epístola conhecida hoje como a segunda
carta aos Coríntios no Novo Testamento mais tarde acredita-se que Paulo tenha visitado pessoalmente a cidade de Corinto mais uma vez muitos intérpretes sugerem que foi durante essa estadia em Corinto que o apóstolo escreveu sua famosa epístola aos romanos essas duas cartas perdidas de Paulo aos crentes Coríntios Não Foram as únicas escrevendo aos Colossenses no capítulo 4 e Versículo 16 o apóstolo Paulo fez uma menção intrigante ele instruiu que após a leitura da sua epístola os crentes compartilhassem também a carta com a igreja em La Odisseia e que por sua vez lessem a carta que viria
de Laudiceia essa referência a uma carta dos laudic tem sido objeto de muita discussão teológica e histórica ao longo dos séculos várias teorias foram propostas para explicar a natureza dessa carta mencionada por Paulo por exemplo alguns sugerem que Paulo estava se referindo a uma carta escrita pelos próprios laudic senes que deveria ser lida pelos Colossenses no entanto essa interpretação enfrenta dificuldades pois seria incomum Paulo instruir uma igreja a ler uma carta de outra comunidade sem um contexto mais claro outra hipótese é que Paulo escreveu uma carta enquanto estava em La Odisseia e a enviou aos
Colossenses Contudo não há evidências históricas que a em essa possibilidade e o texto sugere que a carta era destinada aos laudic senes não escrita a partir de lá então a explicação mais amplamente aceita é que Paulo escreveu uma carta aos laudic senes que deveria ser trocada e lida também pelos Colossenses essa prática de compartilhar epístolas era comum nas igrejas primitivas para edificação mútua se assumirmos que Paulo escreveu uma carta aos laudic senes surge a questão qual seria essa carta e diante dessa pergunta Existem algumas possibilidades ao longo da história alguns estudiosos sugeriram que a carta
mencionada poderia ser a que conhecemos como Efésios isso se baseia geralmente na semelhança de conteúdo com a carta aos Colossenses e na ausência de destinatários específicos em Efésios que parece ter sido inicialmente uma carta circular no entanto essa identificação não é consensual entre os acadêmicos a segunda hipótese e mais amplamente aceita é que a carta aos laudic senes seja uma epístola Paulina que realmente não foi preservada no cânon bíblico e sobre a qual nada sabemos curiosamente existe também uma epístola aos laudic senes que circulou em latim durante os primeiros séculos da era Cristã essa carta
aparece em vários manuscritos medievais sendo o mais antigo um códice datado do século vi depois de Cristo Apesar de sua Ampla circulação no ocidente a autenticidade dessa epístola foi questionada por diversos líderes da igreja como Jerônimo que advertiu sobre sua origem duvidosa de fato a origem dessa epístola Latina permanece incerta alguns sugeriram que poderia ter sido criada por grupos heréticos como os marcion itas para preencher a lacuna deixada pela carta mencionada em Colossenses 4:16 o cânon muratoriano por exemplo menciona uma certa carta aos laudic senes forjada no nome do apóstolo Paulo pela seita de Marcião
no entanto a a carta não contém ensinamentos específicos que promovam as doutrinas marcion itas O que torna essa hipótese menos provável outra possibilidade é que tenha havido mais de uma carta com o mesmo nome O que poderia explicar as divergências nas interpretações e nos conteúdos atribuídos houve também tentativas de Reconstruir um possível texto grego original já que a carta contém helenismos e não flui como um texto Originalmente escrito em latim nesse sentido alguns teólogos argumentam que a epístola apresenta características que sugerem uma tradução do grego propondo uma retradução para essa língua no entanto não há
evidências concretas de que uma versão grega autêntica tenha existido algum dia e a sobrevivência de tal texto até tempos recentes é altamente Improvável seja como for a epístola Latina supostamente relacionada aos laudic senses é essencialmente uma compilação de frases das cartas Paulinas existentes sem a apresentar conteúdo novo ou distintivo ela começa com palavras semelhantes às encontradas em Gálatas e tem forte conexão com Filipenses Erasmo um estudioso bíblico do século XV comentou que não há evidência mais convincente de que essa carta não é autêntica do que a própria leitura dela portanto a verdadeira carta de Paulo
aos laudic senes permanece como um mistério histórico e teológico embora alguns tenham tentado preencher essa lacuna com textos Apócrifos a autenticidade desses documentos é amplamente questionável o que podemos afirmar Com certeza é que a menção feita por Paulo em Colossenses 4:16 nos oferece um vislumbre da interação que existia entre as comunidades cristãs primitivas diante disso surgem algumas perguntas qual seria a importância dessas cartas perdidas de Paulo para nós hoje O que aconteceria se uma dessas cartas fosse finalmente descoberta embora essas cartas já não existam mais elas nos ajudam a compreender que Paulo era uma pessoa
extremamente ativa e dedicada à Obra de Deus ele sempre esteve comprometido com a propagação do evangel e com o zelo pela pureza das doutrinas centrais da fé cristã como escritor prolífico suas comunicações com os cristãos primitivos iam muito além do que foi preservado no Novo Testamento sabemos da existência de pelo menos três cartas perdidas Mas é provável que Paulo tenha escrito muito mais até o momento a arqueologia bíblica não conseguiu identificar de forma conclusiva nenhum manuscrito que pudesse ser reconhecido como uma das cartas perdidas de Paulo contudo a ausência de descobertas arqueológicas não diminui o
valor das pesquisas contínuas nessa área cada novo achado tem o potencial de aprofundar Nossa compreensão do Mundo Bíblico além disso a análise de manuscritos antigos como os diversos fragmentos do novo testamento já encontrados fortalece a confiabilidade textual das escrituras que possuímos hoje por outro lado teólogos e estudiosos concordam que embora seja fascinante imaginar o conteúdo dessas cartas ausentes a doutrina Cristã essencial não é prejudicada pela sua ausência as epístolas canônicas de Paulo fornecem Um fundamento sólido para a compreensão da mensagem do Evangelho a inspiração autoridade e suficiência das escrituras permanecem intactas mesmo diante da consciência
de que textos escritos por autores bíblicos possam ter se perdido é importante compreender que a Bíblia não está incompleta por causa da ausência dessas cartas de Paulo infelizmente algumas pessoas sem qualquer conhecimento sobre o processo de formação do cânon bíblico propagam teorias infundadas sobre supostos livros banidos da Bíblia como se uma sociedade secreta ou uma elite da época tivesse decidido arbitrariamente Quais livros seriam incluídos ou escondidos do Povo mas não foi assim que aconteceu as cartas perdidas de Paulo não foram incluídas entre os textos bíblicos simplesmente porque o próprio Deus não quis nesse ponto precisamos
reconhecer que por algum motivo o senhor não permitiu que essas cartas chegassem Até nós talvez porque o conteúdo desenvolvido nelas já estivesse registrado em outras partes das escrituras se a providência divina tivesse desejado preservar essas cartas Sem dúvida ela elas teriam sido preservadas e incluídas na Bíblia contudo sua ausência não compromete a integridade da Revelação bíblica que possuímos a providência divina na preservação das escrituras garante que temos tudo o que é necessário para a fé e a prática Cristã em outras palavras podemos nos satisfazer plenamente sabendo que tudo o que precisávamos saber foi preservado de
forma completa e inerrante no cânon bíblico inclusive do próprio apóstolo Paulo Deus permitiu que 13 cartas fossem conservadas servindo como bênção e orientação para os cristãos de todas as épocas e lugares então eu diria que do ponto de vista histórico e acadêmico seria incrível se essas cartas fossem encontradas porém do ponto de vista canônico nada seria alterado agora escreva nos comentários se você já conhecia essa curiosidade sobre as cartas perdidas de Paulo e o que você acredita que aconteceria se alguma dessas cartas fosse descoberta e se você tem vontade de se aprofundar ainda mais no
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