nessa aula eu quero falar a respeito das mulheres no ministério já trouxemos uma ideia sobre os cinco dons ministeriais a distinção de dons ministeriais e Ministério falamos depois a respeito do Governo da igreja e fizemos uma distinção entre ministério e governo e com essas distinções feitas acredito que podemos entrar num assunto que tem sido muito debatido e acredito pouco compreendido né muito debatido mas nem sempre muito ensinado Então vamos lá no Salmo 68 nos versos 11 e 12 Nós lemos o Senhor deu a palavra e grande é o exército das mensageiras das Boas Novas Reis
de exércitos fogem eles fogem e a dona de casa reparte os despojos eu quero enfatizar a expressão grande ao exército das mensageiras das Boas Novas traduções mais antigas usam a expressão Grande a Falange das mensageiras bom ao que eu quero chamar sua atenção é que tanto o verso 11 como 12 do Salmo 68 enfatiz as mulheres o Versículo 11 fala da Proclamação né o exército das mensageiras das boas novas e o verso 12 fala da repartição no caso dos despojos o que sugere Conquista né ou seja mais do que apenas desfrutar a conquista de outros
esse Exército de mulheres que são mensageiras também são conquistadoras a partir disso né eu acredito que nós podemos pensar que a palavra de Deus não sugeriria um exército de mulheres mensageiras se de fato elas não têm voz alguma né No que diz respeito às responsabilidades do Reino de Deus de compartilhar palavra de ensinar de pregar de profetizar mas nós precisamos sempre da Visão completa do que a palavra de Deus ensina não adianta apenas pegar um texto como esse e não trabalhar outros que levantam questionamentos como também não adianta pegar só os textos que levantam questionamentos
ignorar outros que são muito claros então por exemplo veremos ao longo dessa aula textos abundantes recorrentes nas escrituras que falam por exemplo das mulheres profetizando né se elas não podem falar porque falariam debaixo da inspiração do Espírito Santo e dessa forma por inspiração do próprio Espírito Santo quebrariam as regras então é muito importante que a gente pense né que há um modelo de interpretação bíblica é a Bíblia que explica a própria Bíblia então quando Satanás cita para Jesus o Salmo 91 na tentação do deserto dis pula do pináculo do tempo porque está escrito ele cita
o Salmo 91 aos seus anjos dará ordem a teu respeito para que te guardem em todos os teus caminhos o texto citado por ele não pode ser questionado e alguém né dizer não isso não tá na Bíblia não é bem assim era aquilo só quando Jesus diz também está escrito ele em outras palavras tá dizendo ao lá Satanás a aplicação que você tá fazendo desse texto não condiz com restante das escrituras então é muito importante que a gente Olhe tanto para textos que sugerem as mulheres do ministério como para textos que podem sugerir o contrário
e que a gente coloque esses textos todos juntos não para escolher entre um e outro porque Nenhum de Nós tem o direito de dizer eu quero essa parte da Bíblia e não quero a outra nós precisamos permitir que mesmo aquilo que aparentemente surgira contradição na verdade é só um desafio de interpretação então por exemplo todo mundo cria que o Messi né era filho de Davi da linhagem de Davi por contte de uma promessa que Deus fez num determinado momento Jesus questiona os seus questionadores e diz se o Cristo é filho de Davi por que é
que Davi lhe chama Senhor e aí o próprio Jesus menciona o Salmo disse o senhor ao meu senhor assenta-te à minha direita até aqui os seus os os inimigos sejam postos por estrado dos pés naquele momento ninguém conseguia responder Jesus não estava com a declaração dele dizendo que o Messias não seria filho de Davi né os registros bíblicos mostram que ele veio da linhagem de Davi mas Jesus está dizendo se vocês acham que ele é um mero descendente vocês estão enganados ele até pode vir da descendência mas ele é mais do que isso então quando
Jesus faz a outra pergunta não era para desdizer o que já se cria a respeito dele ser filho mas era mostrar se vocês olharem somente Esse aspecto provavelmente vocês não vão enxergar a outra parte então então é disso né que nós precisamos olhar o todo então vamos começar né uma vez que há muitas polêmicas em algumas denominações acerca do ministério das mulheres e o meu papel aqui não é tentar corrigir nada na igreja de ninguém estamos estabelecendo fundamentos doutrinários de acordo com a palavra de Deus fomentando né informação que possa gerar esclarecimento isso não se
constitui de forma alguma a um ataque mesmo para aqueles que não pensam de forma parecida então vamos lá em primeiro lugar textos bíblicos mal compreendidos né precisamos começar por eles em primeiro aos Coríntios no capítulo 14 começando o final do verso 33 a gente às vezes diz 33b né indo até o 38 Nós lemos como em todas as igrejas dos Santos que as mulheres se conservem caladas nas igrejas porque não lhes é permitido falar mas estejam submissas como também a lei o determina muitas vezes as pessoas usam esse texto né para dizer que as mulheres
não podem falar na igreja mas pega um pedaço do texto fora do contexto e eu quero continuar lendo o apóstolo continua e diz se porém querem aprender alguma coisa pergunta em casa ao seu próprio marido Porque paraa mulher é vergonhoso falar na igreja por acaso a palavra de Deus se originou no meio de vocês ou será que ela veio exclusivamente para vocês se alguém se considera profeta ou espiritual reconheça que é Mandamento do Senhor o que estou escrevendo para vocês E se alguém o ignorar será ignorado Então a primeira coisa né diante de um texto
como esse que precisamos reconhecer é que a instrução de Paulo não se referiu a um costume local quando Paulo aborda na carta aos Coríntios a questão do Vel das mulheres ele diz Se alguém quiser ser contencioso saiba que nós não temos tal costume nem tão pouco as igrejas de Deus então Paulo trata daquilo como um costume local né um aspecto cultural no entanto Logo no início do texto que eu li nós vemos Paulo dizendo comoem todas as Igreja dos Santos aqui Paulo tá dizendo isso é uma regra é um padrão para todo mundo em todo
lugar não importa se estamos falando de gentios convertidos se estamos falando dos judeus todas as igrejas em todos os lugares então primeiro lugar nós precisamos entender que ele não se referiu a um costume local ele fala de algo que também no final ele diz não é opinião pessoal né ele chama isso de palavra de Deus no verso 36 e de Mandamento do Senhor no verso 37 isso também não pode ser ignorado mas o ponto a ser entendido é isso que não é um costume local é uma Norma para todas as igrejas isso que é chamado
de palavra de Deus e de Mandamento do Senhor estabelece Que tipo de proibição qual era a proibição do falar mencionado aqui em questão Então o texto é claro se porém querem aprender alguma coisa pergunta em casa ao seu próprio marido porque para mulher é vergonhosa falar na igreja então quando Paulo está falando sobre as mulheres se conservar caladas na igreja a ênfase tem muito mais a ver com um questionamento para aprendizado do que um ensino que Visa trazer edificação e esclarecimento Isso precisa ser entendido o apóstolo Paulo estava claramente tratando desse tipo de abordagem de
questionamentos né de perguntas feitas visando esclarecimento e aí há outros aspectos e desdobramentos né desse detalhe que o tempo não nos permite tratar mas o detalhe precisa ser destacado segundo texto bíblico mal compreendido afirmação de Paulo a Timóteo agora em Primeira Timóteo Capítulo 2 de 11 a 15 nós lemos a mulher aprenda em silêncio com toda a submissão depois aqui ele ainda tá falando de aprendizado como no primeiro depois ele muda para ensino e não permito que a mulher ensine nem que Exerça autoridade sobre o homem esteja porém em silêncio porque primeiro foi formado Adão
depois Eva e Adão não foi iludido mas a mulher sendo enganada caiu em transgressão mas ela será salva tendo filhos se permanecer em fé amor e Santificação com bom senso então o apóstolo Paulo primeiro fala sobre o aprendizado esse deve ser em silêncio ele tá mantendo a mesma né Eh eh coerência da afirmação aos Coríntios quando ele entra na questão do ensino ele diz não permito que a mulher ensine Ele não parou aí nem que Exerça autoridade sobre o homem não sobre qualquer homem o homem quem é o homem seu marido né por isso que
muitas traduções optaram em vez da expressão homem marido porque exatamente a mesma palavra e a aplicação é feita de acordo com o contexto a prova de que Paulo está falando sobre o casal é que ele vai passar a discutir sobre Adão e Eva e a relação do marido e da sua esposa então basicamente a restrição de Paulo não é sobre a mulher ensinar aprendizado ên sobre ensino não ensine nem asessa autoridade sobre o marido Paulo está dizendo dentro da igreja a mulher não estará numa posição de autoridade sobre seu marido dizendo a ele o que
ele deve fazer ou seja dentro da igreja não haveria uma colisão dos papéis que Deus estabeleceu dentro da família sendo que na família o homem é o cabeça esse é um segundo texto que nós precisamos entender quanto a palavra grega traduzida como homem ou marido que Eu mencionei aqui anteriormente a palavra é aner né ela significa homem com referência ao sexo mas era aplicada para o marido para noivo para o futuro marido não há Palavras distintas no original grego para homem e marido então é sempre o contexto que ajuda a entender agora vamos paraa afirmação
de Paulo a tito tito Capítulo 2 de 11 a 15 ele diz assim do mesmo modo quanto as mulheres idosas que tenham conduta reverente não sejam caluniadoras nem escravizadas a muito vinho que sejam mestras do bem a fim de instruírem as jovens recém-casadas amar o marido e os filhos a serem insensatas puras boas donas de casas bondosas sujeitas ao marido para que a palavra de Deus não seja difamado Então apesar de uma orientação de que mulheres mais velhas maduras experientes idosas ensinem outras mulheres mais novas nós não temos aqui uma Norma para o ensino feminino
em todo e qualquer lugar mulher só pode ensinar mulher né trata-se de transbordar a experiência e maturidade familiar Então as que já aprenderam melhor o papel de esposa e mãe ensinam as outras obviamente isso não seria ensinado aos homens porque os homens tinham que aprender sobre o papel de esposo e de pai então esses são os únicos textos que normalmente as pessoas usam para dizer não a mulher não pode estar no ministério e não pode falar na igreja então a minha pergunta é Qual é a definição de falar porque mesmo igrejas que dizem as mulheres
não podem estar no ministério colocam elas para falar em algumas outras reuniões para ensinar na escola dominical para ensinar no departamento infantil e normalmente eu pergunto pera aí se há uma Norma sobre falar a pergunta é ela deve ou não deve falar ou se vocês estão simplesmente aplicando isso não ela talvez não possa ensinar o seu marido mas possa ensinar algo diferente então nós precisamos na verdade agir com coerência para aqueles que creem que ela não pode falara não pode falar em ponto final então não pode ter exceções não pode ter distinções né alguns dizem
não uma mulher pode falar as outras mulheres em reuniões femininas Ok mas ela pode ensinar as crianças Ah sim ela não pode ensinar homem adulto é isso que o texto diz ou está falando sobre o marido vou levantar esses questionamentos e antes de das respostas vão passar para outros em segundo lugar há textos que destacam as mulheres falando como parte do plano de Deus do cumprimento do propósito de Deus e a resposta é sim não apenas o texto que eu li de Salmos em Êxodo no capítulo 15 no verso 20 Miriã irmã de Moisés foi
chamada de profetiza era uma mensageira de Deus falava da parte de Deus né temos o caso de Débora em juízes 44 a Bíblia diz Débora profetiza esposa de lapidote julgava Israel naquele tempo ou seja aqui nós temos uma mulher que não só é profetiza mas é juíza está numa posição de autoridade e a Bíblia Clara em dizer que ela tinha marido então nós precisamos olhar pra palavra de Deus como um todo segundo reis capítulo 22 verso 14 fala da profetiza huda Neemias 14 fala da profetiza noadia ainda que nesse texto o caso né envolve um
contexto negativo e se indica o reconhecimento de mulheres que profetizavam para aquela época a mulher do profeta Isaías foi chamada em Isaías 8:3 de profetiza em Ezequiel Capítulo 13 no verso 17 Deus diz Diga às mulheres que profetizam ou seja nós temos desde a antiga aliança uma época onde as mulheres nem tinham o espaço que teriam no Novo Testamento né nós já temos esse trato Ana agora Passando pro Novo Testamento Lucas Capítulo 2 verso 36 e 37 Ana foi chamada de profetiza quando você olha para Apocalipse Capítulo 2 verso 20 uma das cartas das igrejas
da Ásia Jesus confrontou uma mulher que se dizia profetiza e que ele a denominou como Jezabel ela não foi condenada por profetizar e sim por outros pecados são mencionados no texto O próprio texto também aponta que ela se dizia profetiza não que de fato fosse mas a a ser feita é por que aceitariam uma suposta profetiza na igreja se fosse proibido as mulheres profetizar então o próprio Paulo a escritura não se diiz e apresenta textos que falam das mulheres profetizando então por exemplo em Joel no capítulo 2 nos versos 28 e 29 nós temos uma
profecia que foi citada por Pedro e aplicada no dia de Pentecostes no contexto da igreja a profecia dizia o quê né Na hora de aplicar o cumprimento o apóstolo Pedro em Atos 2 de 15 a 18 diz esses homens não estão bêbados como vocês estão pensando porque são apenas 9 horas da manhã mas o que está acontecendo é o que foi dito por meio do profeta Joel e acontecerá nos últimos dias diz Deus que derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade os filhos e as filhas de vocês profetizarão os seus jovens terão visões os
velhos sonharão até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei o meu espírito naqueles dias e profetizarão então a Bíblia está falando os filhos e as filhas iriam profetizar os servos e as servas iriam profetizar mas a mulher tinha que profetizar dentro de casa e não podia fazer isso nem pro próprio marido para quem é que ela faria em primeiro aos Coríntios no Capítulo 11 a mesma carta antes de Paulo dizer que a mulher deve permanecer calada na igreja ele diz no Capítulo 11 nos versos 4 e 5 todo homem que ora ou
profetiza com a cabeça coberta deshonra a sua própria cabeça mas ele disse toda mulher porém que ora ou profetiza com a cabeça des desonra a sua própria cabeça porque é como se a tivesse rapado Paulo fala da mulher orando e profetizando da mesma forma como o homem né Alguns podem alegar que a oração seria silenciosa mas a pergunta é a profecia cabe nesse contexto uma profecia silenciosa Qual o propósito dela né alguém pode falar na sua mente com Deus sem verbalizar isso mas qual o propósito de alguém profetizar algo Só para si mesmo silêncio nenhum
desses textos né sugere a ideia de mulheres profetizando Apenas quando estão Reunidas sem a presença de homens então por exemplo no livro de Atos nós vemos que Filipe o evangelista tinha quatro filhas que profetizavam quem notificou isso Lucas né a equipe de Paulo depois de ter contato com eles o que sugere que elas profetizaram nos momentos em que estavam reunidos com os homens então nós temos um texto que não é explícito né quanto à presença masculina enquanto uma mulher profetiza por exemplo em Lucas no capítulo 1 né Nós temos um um um Claro registro a
partir do versículo 39 que quando Maria entra na casa de Zacarias e saluda Isabel né A Bíblia diz que Isabel ao ouvir a saudação de Maria ficou cheio do Espírito Santo clamou em alta voz então a palavra que vem na sequência Bendita é você entre as mulheres bendito é o fruto do seu ventre que grande honra é para mim receber a visita da mãe do meu senhor não indício né de que Isabel soubesse absolutamente nada do que estava acontecendo com Maria antes dessa visita mas ela passa a falar cheia do espírito santo bem-aventurada que Creu
porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do senhor agora nós temos um encontro de duas mulheres e aqui Alguém poderia dizer não uma mulher profetizou para outra mas tirando esse texto que não estabelece uma Norma Apenas fala de um encontro e Seria a mesma coisa né que você dizer que Felipe evangelizou o etip e quando ele foi batizado Felipe desapareceu então Toda vez que você evangeliza um estrangeiro na hora de batizar tem que desaparecer você não pega simplesmente um relato de algo específico para transformar em Norma agora quando você tem muitos
relatos que seguem um padrão então de repente uma Norma pode estar sendo estabelecido então é muito importante que a gente considere o todo das escrituras né sobre ensino bíblico e não só Profecia Priscila e Áquila diz atos 18 verso 26 ensinaram com precisão Apolo a respeito do caminho do Senhor a Bíblia diz que ele conhecia só o Batista de João era um ministro poderoso nas escrituras Mas é interessante que o nome de Priscila quase sempre é mencionado antes de Aquila né Isso não era comum nos padrões culturais a não ser que Priscila tivesse uma expressão
ministerial mais forte do que áa não necessariamente né numa de contradizer a autoridade do marido mais debaixo da sua bênção de uma liberdade dada por ele e ela está lá orientando o homem que seria um grande pregador do novo testamento né então nós precisamos entender que nesse elemento estamos inclusive falando de orientação doutrinária agora eram discípulos de Paulo caminhavam e trabalhavam com Paulo sabiam que havia um suposto Mandamento do Senhor que a mulher não pode falar então não pode falar quando tem mais pessoas Reunidas mas Jesus disse quando dois ou três vocês reunirem eu estou
presente a igreja não é um prédio a igreja é a reunião dos Santos então a mulher está calada na igreja fala de qualquer tipo de reunião encontro dos Santos e basta ter dois ou três como Priscila Aquila e Apolo para que você tenha o elemento igreja nós não dependemos de um prédio né a igreja também se reunia nas casas e nós não podemos presumir não a mulher pode falar na casa mas não na igreja então santo é o prédio ou a norma seria o prédio nós precisamos olhar pra escritura com coerência né Outra coisa a
quem foi comunicada as boas novas da Ressurreição de Cristo em primeiro lugar as mulheres foi dito a elas que dessem a notícia então mulheres podem falar de Jesus para outras pessoas inclusive os homens mas se esses homens aceitarem as boas novas elas dizem não podemos falar mais nada né A gente só podia dizer que Jesus ressuscitou e absolutamente nada gente vamos ser coerente a respeito disso nós temos textos que estão mal interpretados mal explicados e que colidem deliberadamente com todo né um um volume de outros textos que mostram as mulheres falando então a pergunta elas
não poderiam falar absolutamente nada ou expressão não fale em relação ao aprendizado são interrupções são questionamentos que deveriam ser feitos de uma outra forma em outro lugar né O que a Bíblia diz sobre distinção de gênero né porque percebo que as colocações de alguns não são só a tentativa de não é que esse texto aqui tá tá tá muito muito claro alguns tentam trazer né uma posição como se o homem está no lugar distinto em relação à mulher nós podemos olhar pro casamento e dizer que o homem tem uma autoridade dentro de casa que a
mulher não tem isso não significa que o homem é mais importante que a mulher uma vez uma mulher me questionou e diz não o senhor tá querendo dizer que meu marido é mais importante do que eu falei por que que a senhora tá dizendo isso a senhora é mais importante que seus filhos ela de jeito nenhum falei mas a senhora diz seus filhos devem te obedecer então se a senhora acredita que ser submissa ao marido tem a ver com ele ser mais importante seus filhos T que te obedecer significa que a senhora é mais importante
do que eles agora se o seus filhos podem te obedecer sem que a senhora se sinta mais importante porque é que o marido tem que ser mais importante ela parou pensou olhou para mim falou o senhor me pegou de jeito agora eu falei com certeza porque muitas vezes nossas interpretações são emocionais então em primeiro lugar o que a Bíblia fala sobre distinção de gênero vamos olhar uma perspectiva primeiro aos de Deus Romanos 2:11 diz que Deus não faz acepção de pessoas então para Deus homens e mulheres têm o mesmo valor a mesma importância todos são
igualmente amados podem ser usados o que nós podemos entender é que numa estrutura familiar a liderança e o governo foi dado ao homem não a mulher agora Alguém vai dizer que se o marido morreu a mulher ficou viúva com cílios pequenos ela não pode ser autoridade sobre a sua casa ela nunca será uma autoridade que colide com a autoridade do marido isso não significa que a autoridade que lhe foi dada dali para baixo não possa ser usada então alguns dizem não nenhuma autoridade pode ser confiada as mulheres Então como que Débora era uma juíza e
profetiza usada pelo Espírito de Deus então em algum momento Deus esqueceu da Norma Deus agiu de forma contrária aos seus próprios parâmetros ou será que nós é que estamos forçando uma interpretação que não cabe na Harmonia do restante das escrituras né e Paulo diz em gatas 3:28 que em Cristo não há homem nem mulher ele não tá acabando com a distinção de gênero no plano terreno mas ele tá dizendo que aos olhos de Deus isso não existe em primeiro aos Coríntios 11:12 Paulo diz porque assim como a mulher foi feita do homem criada a partir
de Adão assim também o homem nasce da mulher e tudo vem de Deus e diz os dois vieram de Deus agora como fica perante as estruturas sociais no matrimonio nós entendemos uma declaração específica né da palavra de Deus colocando o homem como cabeça eu gosto da forma como meu pai se dirigia né às mulheres dizendo que a mulher é o vice-presidente do Lar né ele dizia assim deve submissão ao presidente mas Coopera no governo é uma ajudadora em todas as áreas inclusive no governo então se há momentos onde nós vemos Deus dizendo para Abraão ouve
Sara sua mulher como é que a mulher não tem voz nenhuma ela na verdade sabe que o marido terá a palavra final no entanto nós precisamos entender que elas foram dadas como ajudadores e até mesmo a perspectiva de conselho né precisa ser ouvido outro dia alguém falou para mim ah pastor mas aí a Bíblia tá se contradizendo né Deus manda Abraão ouvir a mulher mas na hora de repreender Abraão diz porque destes ouvidos a voz da sua mulher é para ouvir ou não é eu olhei para ele e falei depende quem sua mulher tá ouvindo
a mulher de Adão ouviu Satanás a mulher de Abraão ouviu Deus é responsabilidade do homem que é o cabeça de cernir qual é a fonte mas nós não podemos dizer que elas não podem ter voz nenhuma elas vão ter que entender que na estrutura social há um governo em primeiro os Coríntios no capítulo 11 de 3 a 9 Paulo diz assim quero porém que saibam que Cristo é o cabeça de todo homem o homem é o cabeça da mulher e Deus é o cabeça de Cristo todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta
deshonra a sua própria cabeça toda mulher porém que ora ou profetiza com a cabeça descoberta deshonra a própria cabeça porque é como se a tivesse rapado portanto se a mulher não cobre a cabeça nesse caso que Rape o cabelo mas se É vergonhoso a mulher torquear seou rapar o cabelo que ela cubra a cabeça porque o homem não deve cobrir a cabeça por ser ele imagem e glória de Deus mas a mulher é Glória do homem porque o homem não foi feito da mulher mas a mulher foi feita do homem porque também o homem não
foi criado por causa da mulher e sim a mulher por causa do homem agora dentro de uma estrutura social que é o matrimônio Paulo está falando de uma ordem bem distinta quando ele diz que a mulher é a glória do homem e o homem é a glória de Deus ele não tá dizendo que a mulher não vale nada porque o homem é que é o cabeça nesse caso como Cristo é o cabeça a gente diz não a gente não vale nada e quando a Bíblia diz que Deus o pai é o cabeça de Cristo Ele
não tem valor não tem importância não tem autoridade de governo Nós só precisamos entender quem se reporta A quem e dentro da estrutura funcional hierárquica como as coisas são eh nós não temos tempo para discutir essa questão do vé mas Paulo vai pontuar né que eles não tinham tal costume nem o resto das igrejas Então essa uma discussão mais pessoal mas algo que a gente precisa terminar colocando na equação e que eu já trabalhei nas aulas anteriores tanto na hora de falar dos dons ministeriais como depois do Governo da igreja é a distinção de serviço
e governo então quando falamos de mulheres no ministério a primeira pergunta a ser feita é o que ministério ministério é serviço então quando se levantam diáconos a palavra diáconos significa ministros servos essas pessoas que iam distribuir alimento para as viúvas necessitadas eram ministros Então como as mulheres não podem estar no ministério se Ministério é serviço e todos devem servir Paulo traz uma analogia de que no corpo de Cristo coletivamente Nós somos o corpo individualmente os membros cada membro Tem uma função Então as mulheres não têm função nenhuma elas são apenas espectadoras estão dentro do corpo
de Cristo apenas podem aprender nunca jamais ensinar elas podem receber e ser edificadas nunca partilhar Qual o sentido disso Qual a lógica disso quando falamos do todo da escritura Ministério é para todo o corpo de Cristo serviço é para todo o corpo de Cristo agora no no no Novo Testamento né existe ordenação ao Ministério dons ministeriais não então você não vê alguém sendo estabelecido Apóstolo profeta Evangelista pastor ou mestre falamos isso na aula Anterior havia Constituição de cargos Bispo ou Presbítero que falam do governo e nós temos diáconos né quando a Bíblia fala a respeito
das mulheres quase sempre no contexto de acompanharem seus maridos então em primeiro aos Coríntios 9 Paulo pergunta Será que só eu e Barnabé não temos o direito de deixar trabalhar né não podemos nos deixar acompanhar de uma esposa clente como fazem Pedro Tiago os demais apóstolos os irmãos do Senhor as mulheres acompanhavam no ministério e não creio que estavam apenas ali do lado para dizer Olha estou aqui para cozinhar para você ou cuidar da sua roupa é pessoas úteis e fundamentais no reino de Deus agora o que nós precisamos separar é o ministério do governo
então quando Paulo diz a mulher não pode exercer autoridade sobre o marido significa que diferente do que outras igrejas que deram Liberdade demais estão fazendo a mulher não deveria ser consagrada numa posição de autoridade sem que o marido esteja infelizmente está acontecendo em Muitas igrejas né então dentro de casa o homem é o cabeça da mulher dentro da igreja a mulher é o cabeça do marido E aí nós temos de fato confusão mas se você separa Ministério de governo você pode entender que uma mulher pode não ter necessariamente nenhum cargo de governo dentro da igreja
mas pode ter voz para profetizar para compartilhar palavra fazendo isso em submissão não só ao próprio marido se é casada né mas em submissão ao restante da liderança então acredito que muitos estão deturpando a aplicação de alguns textos e ignorando o restante de tudo aquilo que a palavra de Deus fala né então por exemplo dentro das nossas estruturas as mulheres podem sim estar no contexto do ministério que envolve até mesmo falar a palavra mas nunca estarão numa posição dentro da igreja de exercer autoridade sobre os seus maridos por quando olhamos pro governo seja da igreja
ou do Lar essa cadeia de comando estabelecida por Deus tem que estar harmônica e nós não vamos colocar isso em colisão agora se alguns estão errando sobre o lugar de governo onde as mulheres foram colocadas isso não significa que como ajudadoras dos seus maridos não possam participar mesmo igrejas que diz não aqui os homens se reúnem e decidem né Eu costumo perguntar você acredita mesmo que lá em casa a mulher não se atualizou do que aconteceu não deu opinião não tentou exercer influência a maneira como cada homem vai exercer o seu governo inclusive tendo a
sabedoria de ouvir e discernir o que deve ser colocado em prática é algo que nós também entendemos ser ante e que não colide com aquilo que Deus estabeleceu então Sim há um exército de mensageiras que Deus prometeu levantar ele afirmou grande é o exército das mensageiras das boas novas e eu sou grato a Deus por mulheres no ministério por mulheres pregando por mulheres ensinando e também não se limitando só a isso houve muitos momentos e que minha esposa disse minha prioridade é cuidar dos filhos me lembro de um evento em que se ministrar ela iria
junto para falar sobre criação de filhos e um dia antes ela falou não vou poder te acompanhar né ela disse meus nossos filhos estão precisando de mim eu falei o que é que eu falo pro povo né Na hora de explicar que você que tava anunciado não foi ela disse diga para eles que se eu fosse eu pederia a autoridade de falar o que eu tenho que falar para eles né E no final do evento o testemunho mais impactante das pessoas era que o recado que a Kery mandou foi a melhor mensagem mas ao mesmo
tempo né poder vê-la ministrando não só os meus filhos não só outras mulheres mas debaixo da Bênção sujeição desde o credo doutrinário é o que concordamos para mim está dentro dos parâmetros da palavra de Deus e incentivamos isso dentro desse né Eh eh Panorama maior como Estamos apresentando obviamente é Um Desafio falar de tudo isso em meia hora mas eu espero que esse Panorama possa ser útil que Deus abençoe cada um de vocês