Solução, Solvente e Soluto: Entenda esses conceitos!! :D

27.95k views1115 WordsCopy TextShare
EscolAnimada
Você sabia que o conceito de solução está muito mais presente no seu dia a dia do que você imagina? ...
Video Transcript:
Alô alô meninas e meninos! Me diz uma coisa, quando você olha esse marzão, lindo e transparente, dá uma vontade de mergulhar, não dá? E se você der um mergulho, você vai perceber que a água, por mais limpa que esteja, continua sendo salgada.
. . incrível né?
E por que isso acontece? Por que a água do mar é salgada? Sabe, sabe, sabe?
Sabendo ou não comenta aqui: quero dar um mergulho nesse mar! Que está chamando muita atenção! E fica por aqui que você já vai entender tudo!
Você está no canal EscolAnimada onde desenhamos tudinho para te ajudar a entender melhor! Então, senta aí, e bora nessa! Você já sabe o que é uma mistura, e que a mistura pode ser classificada como homogênea ou heterogênea e já sabe, também, que uma mistura homogênea é chamada de solução!
Eu sei que você sabe porque você assistiu a esse videozinho que está passando aqui no card! Não assistiu? Ah!
Então corre lá e assiste! Lá nós vimos que para formar uma solução precisamos de no mínimo duas substâncias. Uma das substâncias será dissolvida na outra para formar uma única fase, como no clássico exemplo da água com sal.
A substância que é capaz de dissolver a outra é chamada de solvente, ou dispersante. Esta outra substância que é dissolvida é chamada de soluto. O soluto se distribui no interior do solvente na forma de pequenas partículas, por isso, também é chamada de dispersor ou disperso.
No caso do nosso exemplo de água com sal, quem você acha que é o solvente e quem é o soluto? Muito bem! A água será o solvente e o sal dissolvido na água será o soluto!
Agora se pensarmos no nosso sangue, por exemplo, o que vemos é uma única fase (espero que você não esteja vendo isso literalmente, é só para imaginar, tá? Por favor! ).
Então, se vemos uma única fase, temos uma solução! Correto? Só que não!
Isso porque quando colocado num microscópio consegue se distinguir mais de uma fase, se tratando, então, de uma mistura heterogênea! Então, como saber se é uma solução ou não? Poderá se dizer que é uma solução quando enxergarmos apenas uma única fase mesmo com o auxílio de um ultramicroscópio!
Agora sim! Problema de definição resolvido! E nossa mistura de água e sal?
Como é que fica? Continua sendo uma solução! Ufa!
E agora adivinha qual é o solvente que é conhecido como solvente universal? Exatamente! A água!
Isso porque ela possui a capacidade de dissolver uma grande quantidade de substâncias, ou seja, de solutos! Quando uma solução possui como solvente a água, dá-se o nome de solução aquosa! Agora você deve estar se perguntando: tá mas como é que eu vou saber quem é o solvente quem é soluto?
Pois é! Geralmente o solvente aparece em maior quantidade que o soluto na solução, mas nem sempre isso é verdadeiro! É fácil perceber quem é o solvente ou o soluto quando se trata de líquido dissolvendo sólido.
Mas existem, também, soluções líquidas, gasosas ou sólidas. Um exemplo solução líquida, comum no nosso dia a dia, é a gasolina que abastecemos o nosso carro. Por quê?
Porque a gasolina contém cerca de 25 porcento de etanol, sendo uma solução líquido-líquido, onde o solvente, neste caso, é a gasolina e o soluto é o álcool. E qual seria um exemplo de solução gasosa? Essa é fácil hein!
O ar! O ar que nós respiramos é uma mistura de gás nitrogênio, com cerca de setenta e oito porcento, e gás oxigênio, com cerca de 21 porcento. Os outros 1 porcento são formados por outros gases.
Pensando em solvente como aquele com maior concentração da mistura, poderíamos dizer que, nesse caso, o nitrogênio é o solvente, e o oxigênio, junto com os outros gases, seriam os solutos. Entre as soluções sólidas podemos destacar um exemplo para você! O bronze!
Ele é feito acrescentando-se uma pequena quantidade de estanho derretido a uma quantidade maior de cobre derretido. Neste caso, quem você acha que seria o solvente? Isso aí!
Entendeu bem a ideia! Neste caso o cobre seria o solvente e o estranho seria o soluto! Beleza!
! Entendi tudo sobre solução, mas e a água do mar, por quê que é salgada? Ok!
Primeiro precisamos entender um pouco do ciclo da água! A maior parte do total de água evaporada em direção a atmosfera saem dos oceanos. No entanto, por conta da ação dos ventos, uma quantidade menor retorna na forma de chuva para os próprios oceanos, o restante vai parar no continente e nos rios.
Para manter esse sistema todo em equilíbrio, os rios correm para o mar percorrendo os continentes. Nisso, eles arrastam, eles carregam consigo íons de sais que se soltam das rochas nos leitos dos rios. Dessa forma esses íons são levados para o mar.
Como o sal não evapora com a água, toda essa substância carregada pelos rios de todo o planeta vai se acumulando nos mares! A repetição desse processo ao longo de centenas de milhões de anos, desde a formação da Terra, aumentou a concentração de sais nos oceanos. Dessa forma, os oceanos que ocupam ser 70,8 porcento da superfície do planeta, com profundidade média de 4km, atuam como coletores de muitos materiais dissolvidos dos continentes que, ao longo do tempo, deram origem a essa imensa solução de 3,5 por cento em peso de sólidos dissolvidos.
o sódio e o cloro são os mais abundantes, que são os elementos que constituem o sal de cozinha. Junto com eles têm o magnésio, o enxofre, o cálcio, potássio que constituem cerca de 99,5 porcento da massa total de sólidos dissolvidos no mar, tornando a água do mar tão salgada quanto conhecemos hoje! Outro ponto relevante é que o tamanho das partículas dispersas na solução são muito pequenininhas e sofrem interação com as partículas do solvente e, por isso, elas não se sedimentam com o tempo, mas sim ficam suspensas na solução ao longo de toda sua vida.
Por isso a água do mar sempre será salgada! E isso que faz o mar ser o mar! E você também está babando neste marzão aqui?
Então comenta aqui hashtag amo o mar! Espero que esse vídeo tenha feito sentido para você e que você tenha entendido tudo sobre o conceito de solução. Se gostou, deixa seu joinha para sabermos que está curtindo e estilo de vídeo!
E já sabe né? Nos acompanhe, se inscreva, para não perder nenhum vídeozinho que está sendo preparado especialmente para você! E, claro, compartilhe com todos seus amigos para que eles também possam aprender!
Vamos todos aprender juntos? Esse foi o EscolAnimada e até o próximo vídeo! Tchau tchau!
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com