o Olá tudo bem só o Fredo Oliva sua professor universitário hoje eu quero falar de novo sobre o cocô e eu vou focar na ética do cuidado de si eu vou tentar responder que é que ficou entendia por cuidado desse é com esse vídeo procuro responder uma pessoa que acompanha o canal que entrou em contato comigo por intermédio do Instagram Karina Karina likkle ela é aluna de Fonoaudiologia em uma universidade particular na cidade de São Paulo e ela tem que fazer um trabalho uma apresentação de uma disciplina da área de ética é uma atividade da
na universidade Então ela me pediu que eu falar sobre o assunto para que ela pudesse usar na apresentação dela e eu espero que ao atender a Carina também possa atender outras pessoas que se interessam por esse tema que provavelmente é o tema mais interessante mais importante da filosofia Ah tá bom então vamos lá o primeiro lugar quem é ficou lembrando né ficou um filósofo francês que viveu entre 1926 e 1.984 ele é um foi né um especialista no debate sobre o poder EA obra dele tem sido interpretada né pelos analistas contemporâneos na como sempre composta
fundamentalmente de três grandes faz arqueologia do Saber ali nos anos 50 60 a genealogia do poder que está ali mais ou menos nos anos 70 e a ética do cuidado de si que envolve os trabalhos que ficou desenvolvia quando morreu ou seja final dos anos 70 e principalmente início dos anos 80 como ele morreu e 84 essa é uma obra 11 assim não concluída Tá então vamos lá vamos ao cuidar de si e ficou eu quando começa a trabalhar com cuidado desse eles Oi para o mundo antigo na ou seja para o mundo grego e
romano mundo clássico né então ele ele vai analisar na filosofia antiga a expressão grega epiméleia real Tool né cuidado descer essa expressão que vai aparecer na filosofia grega desde de Sócrates Platão passando por todo o período da filosofia lenica passando pela pelo período Cristão né essa expressão que vai estar presente na filosofia grega também estará presente na filosofia Romana ou a filosofia de língua latina e ali o equivalente a epidemia é alto que a expressão grega a a expressão em latim cura sui né e o cocô trabalha com a expressão em francês Suisse de suar
Então a primeira coisa importante para a gente dizer sobre o cuidado de si é que é um é um conjunto temático do copo ou se ocupa na terceira fase ou na fase final da sua obra conforme eu já indiquei anteriormente é composta né a gente tem vidro tem interpretado com o tendo três fases o que que o foco pretendia com essa análise do cuidado de si no modo como interpreto vendo outros textos né de Socorro artigos o ficou procurava reparar uma unilateralidade que ele percebeu sobretudo nas duas primeiras fases da sua obra e qual seria
naquele seu ficou com sendo um especialista na análise do Poder ele considerou o poder fundamentalmente como um fenômeno externo ao sujeito e que tem um poder de persuasão né ou a a expressão que a gente tem utilizado bastante na atualidade né que a expressão é normalização o normatização Ou seja a nossa subjetividade é né e é normalizada ela é enquadrada por determinadas regras sociais né então o modo como nós Agimos né o modo como nós nos tornamos sujeitos éticos sujeitos que decidem sujeitos que agem é uma matizado pela vida social eu vou com enfatizou bastante
isso nos anos 50 60 70 e quando ele vai chegando ao final dos anos 70 na quase virando os anos 80 ou ficou percebe que isso era uma forma unilateral do ver as coisas ele passou então a se dedicar ao modo como o papo sujeito agia sobre ser né então vamos é assim que nas fases anteriores o cocô seu cocô dos elementos externos que ajam sobre o sujeito e agora a partir do debate sobre a ética do cuidado de si como ficou quer ver De que modo o sujeito mesmo haja sobre si de modo a
se transformar a moda se constituir em um sujeito ético em uma pessoa que age em uma pessoa que toma decisões então eu ficou tava fundamentalmente interessado entender como uma pessoa se torna um sujeito ético É talvez a gente pudesse usar aqui uma uma metáfora tem sido utilizada também para interpretar o trabalho do Sul que a metáfora da dólar ou seja um sujeito para se constituir uma suja atividade a vida interior de uma pessoa ela é constituída a partir de duas forças uma primeira força que a força Ester são os poderes são as práticas partilhada socialmente
e uma outra força né que é o próprio sujeito agindo sobre esse Então você tem aí é duas forças agindo e na tensão entre essas duas forças é que se constitui o sujeito ético né Ou seja aquele que está fora do Sul e para que passe para dentro do sujeito para que seja internalizado para que seja recebido acolhido por esse Sujeito como sendo não apenas a norma social mais a norma desse sujeito o valor desse jeito o modo de agir de sujeito é necessário que sujeito pacto e com aquele que está sendo imposto sobre ele
e ele aceite isso como sendo uma Norma não só externa ele mais uma Norma que pertence a ele né E aí então aquilo que está fora passa para dentro é do sujeito ou seja não existe processo de normalização ou de normatização que não tenha também é vamos dizer assim um trabalho do próprio sujeito sobre si para que isso é seja internalizado ou ficou ao se voltar para a filosofia grega e romana né no mundo antigo ele vai trabalhar com diversas técnicas descer né e quando a gente Lê por exemplo a hermenêutica do sujeito que é
um curso ministrado pelo focou onde ele trabalhava trabalhou né nos anos 70 e 80 até a sua morte a um curso chamado hermenêutica do sujeito que talvez seja o texto hoje texto né não era um texto eram aulas que foram transformadas em texto e publicada na forma de livro Talvez seja o principal texto para analisar genericamente as diversas técnicas desse ou seja Quais são os modos utilizados pelo sujeito para agir sobre si para se constituir no sujeito ético né não sujeito que é constituído eticamente né então ele vai analisar vai falar por exemplo de meditação
vai falar sobre a escrita né que são consideradas técnicas desse formas do sujeito se constitue-se transformar mas a ênfase depois ele dorme né tipo do sujeito a uma técnica específica que provavelmente aquele considera mais importante o que reduziu de forma definitiva ou ficou que a técnica da parresia né a palavra expressão grega que designa a coragem da Verdade vai dizer que uma pessoa do mundo antigo se constituía como sujeito fundamentalmente a partir da sua fala pública e de uma fala pública onde ele dizia exatamente aquilo que aquele que ele acreditava ser a verdade essa é
uma técnica que recebeu bastante destaque ela é bastante importante bastante interessante é a diversos vídeos né no canal tanto sobre Armênia o tipo do sujeito como também sobre a questão da parrhesia então a gente poderia dizer que o cuidado de se diz respeito a uma forma que eu fico em controle fazer uma história da subjetividade Ou seja aquele que nós e quantas pessoas internamente é algo que pode ser pode ser transformada é algo que se constitui historicamente que muda a cada momento da história então o quando se volta para os gregos para os romanos antigos
né ele tá analisando com uma subjetividade era constituída naquele mundo antigo e ele vai comparar é com o modo como a subjetividade é constituída no seu tempo né você já nos anos 70 80 né então ele percebe que o modo como um sujeito uma pessoa no mundo grego no mundo Romano se constituir como sujeito era diferente do modo como a gente se constitui em vamos assinar a qualidade né então eu vou agora exemplo ficar um pouco para ver se esses conceitos eles ficam um pouco mais claros né para vocês que estão aí me acompanha Então
vamos assinar no mundo antigo o cuidado de se funcionava na filosofia antiga e na filosofia grega ou Romana de diversas formas quais serão as técnicas de cuidar desse quais eram os meios utilizados pelo próprio sujeito para agir sobre esse de moda se transformar em alguém diferente então por exemplo a gente vai encontrar a meditação sobre a morte então nós temos um problema ético e ao mesmo tempo um problema prático bastante importante é que a filosofia antiga deu bastante atenção que as pessoas tinham medo de morrer certo então os filósofos vão procurar apresentar uma resposta para
esse problema Qual é a resposta que eles apresentam você tem que meditar você tem que refletir sobre a morte tem que refletir sobre o dia da sua morte né então ele vai dizer olhar primeiro porque que você os filósofos vão dizer né porque você está preocupado com o dia da sua morte porque você fica ansioso o que você fica imaginando que uma coisa que você não conhece precisa ser uma coisa ruim né então e esse Labor essa reflexão essa meditação sobre o dia da morte Visa amenizar o impacto negativo que a morte tem o pensar
na morte refletir sobre a morte tem sobre a maior parte das pessoas outra outra técnica bastante utilizada e que é fundamental é pro sujeito se transformar esse e também se constitui como um sujeito ético é a escrita eu fico vai chamar de escrita desse há um texto dele na coleção de escritos sobre a escrita de si que é uma técnica bastante interessante o focou fala por exemplo que no mundo antigo existiam as cadernetas né é Groupon e nata né que era cadernos e anotações em que as pessoas colocavam neles né frases célebres né o frases
de filósofos importantes frases que as pessoas consideravam importantes vamos assim é de forma mais ou menos similares e vamos na atualidade quando publicamos frases de filósofos né e significa que nós consideramos aquela frase uma frase importante uma frase de impacto né E aí então essa casa Essas cadernetas eram constituídos com essas frases para que as pessoas pudessem ficar lendo essa frase pensando meditando e eventualmente sendo transformadas pelo efeito que essa frase produzir na sua subjetividade né mas também ficou diz que Essas cadernetas eram utilizadas com o objetivo do sujeito também narrar a si mesmo falar
de ser falar do que tá acontecendo com ele em ao falar sobre se esse sujeito não descrevia se esse sujeito na verdade estava se constituindo a si mesmo pelo próprio ato de narrar de escrever sobre si mesmo e a gente sabe que também existir uma outra técnica que era muito comum no mundo antigo entre os filósofos há 11 versus formas de abstinência né abstinência sexual ou abstinência de determinadas formas de alimentos ou abstinência das formas de prazer para que as pessoas não estivessem embriagados pela busca né é obstinada pelo pelo prazer né não é esse
é mais ou menos como o cuidar desse funcionava na filosofia grega e romana no antigo se você quiser algum pouco mais próximo da gente a gente poderia pensar por exemplo no campo religioso né no campo de estudo da religião a religião ou as religiões e forma geral todas elas atuam com uma várias técnicas desse Ou eles estão todas voltadas para o cuidado de ser o sejam as religiões não apenas se preocupam em estabelecer normas externas a prática religiosa Mas elas estão interessadas que essas nós Oi Ester entrem no sujeito faça um partes sejam Integradas à
subjetividade e como é que isso acontece por intermédio por exemplo da oração né essa conversa que a pessoa tem um determinado ser com outro ser com um Deus ou uma divindade com os deuses A partir dessa conversa esse sujeito expressam os seus desejos expressa as suas vontades Expresso Inclusive o seu desejo de se transformar mas não pensar dentro da tradição Cristã o sujeito que se vê como pecador né ele ele confessa a sua pecaminosidade e confessa também seu desejo de não ser mais um pecador Ou pelo menos de não atuar mais é daquela forma como
vinha atuando né ou por exemplo a meditação no texto sagrado né a várias expressões que o centro no antigo testamento no Novo Testamento né a palavra meditar aparece lá o verbo substantivo e ela O que que você vai lendo o texto sagrado esse texto sagrado vai produzir uma transformação no seu interior Então você pega determinadas expressões por exemplo no hebraico antigo né diz que a palavra meditar não é bom pensar no Salmos em alguns dos Salmos que diz o você deve meditar na palavra do senhor naquilo que o senhor diz você deve meditar o tempo
todo né quiser a ideia que você fica meio ruminando que você faça um trabalho mais ou menos parecido com o arrulhar dos pombos na rua seja você pega você leu um trecho da Bíblia e aula esse trecho da Bíblia você repete você pensa em você pensa de modo que esse texto que estava fora de você ele seja internalizado ele faça parte ele seja integrado a sua subjetividade né E claro as diversas regras de jejum que estão presentes no cristianismo estão presentes em outras expressões religiosas diversas formas a tendência desde abstinência sexual mas também abstinência de
alimentos ou de determinados tipos de alimentos estão presentes por exemplo no Islamismo judaísmo mas também do cristianismo em outras formas e religiões religiões afro-brasileiras uma série de regras e alimentação de alimentos que podem ser comidos que não podem na E por aí é as coisas servem tá é e um terceiro exemplo é o cuidado de si e saúde física e emocional Talvez seja um exemplo Que caiba bem para essa minha amiga que solicitou esse vídeo né então por exemplo exemplo né de técnicas desse a mentoria você cimento toriado por alguém você ser orientado por alguém
né é uma forma dessa pessoa e prescrevendo determinadas regras ou determinados modos de agir e você vai Oi gente essa vigilância ou esse acompanhamento de perto de por parte dessa outra pessoa você vai internalizando todos esses preceitos né havia um churrasco Por exemplo fala que nós vivemos na sociedade desempenhem significa aqui a busca por desempenho não é mais apenas um valor externo né os sujeitos estão convencidos por uma série de práticas discursivos que eles devem se empenhar em encontrados em Penha é isso afeta a saúde emocional é dessas pessoas né então o bicho hum por
exemplo tá falando da auto-exploração próprio sujeito agora explorando assim o próprio sujeito exigindo de si o desempenho sujo próprio sujeito preocupado né é essas essa forma de escrever o mundo contemporâneo por Bill um show remota que uma série de valores que antes eram fundamentalmente externos ao sujeito foram internalizados pelos seu jeito e foram transformados em valores os médicos pelo próprio sujeito e os próprios sujeitos agora estão olhando para dentro de si e buscando explorando que estamos ficando obcecados pelo desempenho a estão explorando assim mesmo estão trabalhando demasiadamente até o momento em que essas pessoas adoece
bom para finalizar eu indicaria então o dicionário o cor né que é funcionário produzido por edgardo Castro uma intelectual argentino é a uma tradução em português né Há uma versão em português pela Editora autêntica Eu recomendo a edição original em espanhol Porque ela foi realizado né a edição em português que eu saiba ainda não foi realizado e a uma série de cursos de inéditos de textos inéditos do Forro que vieram à tona depois que a tradução em português foi feita bom então alguns temas estão bastante desatualizados sobretudo sistema que nós tratamos hoje que a questão
do cuidado e sim na edição em espanhol e e sistemas já estão integrados esses e textos mais recentes já estão integrados e o texto Então dicionário funciona melhor né você pode ir lá para o procurar o verbete cuidado descer e como eu já mencionei aqui o livro A hermenêutica do sujeito que é um curso ministrado pelo ficou as aulas foram transcritas e transformadas em livro Se você não se encantar com esse texto do ficou desista de levo o corpo que para mim é o mais interessante mais legal mais acessível mais gostoso desse ele tá bom
espero que eu tenha ajudado aí Espero que que vocês se interessa em a partir disso bastante pelo ficou que é um filósofo interessantíssimo um filósofo instigante né E espero que que você E aí como é que funciona aí a ética do Socorro né não vocês devem ter percebido que não é uma ética prescritivo médica Norte pelo contrário eu ficou quase que se coloca de fora do campo da ética e se propõe a ser um analista de como é que um sujeito se constitui como sujeito ético ou seja ele não defende que tá o valor é
certo errado é melhor é bom e correto é ruim ele simplesmente descreve Quais são os mecanismos que são utilizados para quem uma pessoa se constituam com um sujeito ético É isso aí um abraço