o evangelho segundo marcos é um dos primeiros relatos da vida de jesus e nossas primeiras tradições históricas ligam este livro há um escriba cristão chamado marcos o joão marcos ele era um colega de paulo e um parceiro próximo de pedro e de fato um antigo historiador da igreja primitiva chamado papinhas lembra que marcos coletou os testemunhos oculares e memória de pedro e transformou-os nesse relato mas marcos não juntou as peças aleatoriamente ele compôs essa história de jesus com muito cuidado do primeiro verso do livro marcos faz essa afirmação sobre jesus é o começo das boas
novas sobre jesus o messias filho de deus o que é interessante é que essa é a única vez que marcos nos diz aquilo que pensa no resto do livro ele influenciará você simplesmente colocando as ações e palavras de jesus na sua frente e mostrando como as outras pessoas reagem a ele marcos criou a história de jesus como uma peça de teatro com três atos o primeiro se passa na galiléia o terceiro em jerusalém e o segundo ato mostra jesus indo de um lugar para o outro cada um dos atos se concentra no tema repetido então
no ato um todo mundo é surpreendido por jesus e eles se perguntam quem é esse jesus no ato dois são os discípulos que têm dificuldade de entender o significado de jesus ser o messias e então no ato 3 assistimos ao paradoxo surpreendente de como jesus se torna o rei disse anne vamos ver como tudo se desenrola depois da linha de abertura marcos começa com uma citação dos antigos profetas e isaías e malaquias que disseram que deus enviariam mensageiro israel para prepará-los para quando deus aparecesse para resgatar seu povo e se tornar seu rei e marcos
apresenta joão o batista como aquele mensageiro e logo quando você espera que deus apareça pessoalmente marcos apresenta jesus e quando ele entra em cena o chelsea abre o espírito de deus desce sobre jesus e deus diz você é o meu filho amado depois disso marcos coloca diante de nós um resumo da mensagem central de jesus ele percorreu a galiléia anunciando as boas novas de que o reino de deus estava perto jesus está levando adiante a história das escrituras do antigo testamento sobre a operação de resgate de deus para o seu mundo através de jesus desde
está restaurando o seu reinado o mundo confrontando e derrotando mal o seu domínio sobre a vida das pessoas e assim convidando os a viver sob seu reinado seguindo jesus a partir daqui marcos apresenta um grande bloco de histórias mostrando o poder de jesus ao trazer o reino de deus ele mostra jesus curando pessoas cujos corpos estão doentes ou quebrados ou sobre a opressão de poderes espirituais obscuros jesus até faz algo que para o povo judeu só deus tem o direito de fazer ele perdoa os pecados das pessoas e as ações de jesus aqui produzem respostas
bem diferentes então algumas pessoas seguem se tornam seus discípulos outras pessoas não sabem o que pensar em outras ainda o rejeito completamente especialmente os líderes de israel que o acusam de blasfemar contra deus e de ser um fortalecido pelo mal mas jesus não se surpreende com essas respostas de fato ele chama a atenção para elas no capítulo 4 marcos colecionou muitas parábolas de jesus sobre a natureza oculta e misteriosa do reino de deus e jesus diz que a sua mensagem é como a semente que caem diferentes tipos de solo alguns são receptivos outros não ou
é como uma semente de mostarda que é muito pequena parece insignificante mas depois cresce surpreende a todos o que jesus quer dizer é que ele é realmente o messias trazendo o reino de deus mas não do jeito que as pessoas esperavam e essa crescente confusão sobre jesus entre as multidões está ligada a uma idéia chave que marcos enfatiza no final do ato um que a confusão mesmo entre os discípulos de jesus até mesmo eles têm dificuldade em entender quem jesus realmente é isso nos leva ao ato 2 ele começa com uma conversa muito importante jesus
pergunta os discípulos quem vocês acham que eu sou e pedro responde você é o messias mas fica claro que para pedro isso significava que jesus é um rei militar vitorioso da linhagem de davi que resgatará israel dos romanos mas para jesus ser o messias significa que ele é o servo sofredor rede isaías 53 que trará o governo de deus entregando a sua vida em jerusalém e os discípulos não entendem eles acham que seguir o resumo significa fama status e importância e jesus deixa claro que segui lo é como morrer como carregar a sua própria cruz
significa rejeitar a violência o orgulho eo egoísmo e dar a própria vida pelos outros em atos de serviço e amor ele repete a mesma conversa outras duas vezes e tudo isso combina na declaração importante de jesus de que o filho do homem não veio para ser servido mas para se tornar um cervo e dar a sua vida pelos outros ainda assim os discípulos não entendem eles respondem com confusão e medo e assim aqui no ato dois marcos escreveu outra história importante que é co a introdução do livro jesus leva três dos seus discípulos até uma
montanha e de repente se transforma ele está brilhando com luz e glória e uma nuvem envolve agora isso é como a glória do deus de israel que apareceu há muito tempo atrás no monte sinai e então os dois profetas que estavam na presença de deus no monte sinai moisés e elias aparece ao lado de jesus enquanto deus anuncia de novo este é o meu filho amado colocando essa história no meio de todas essas conversas no ato dois marcos faz uma afirmação surpreendente que jesus filho de deus é a personificação física da própria glória de deus
e em jesus o glorioso deus de israel se tornará rei sofrendo e morrendo pelos pecados do seu próprio povo é uma afirmação intrigante que confunde assusta os discípulos quando eles saem da montanha o que nos leva ao ato 3 jesus faz uma entrada real e pública em jerusalém para a páscoa as pessoas chamam de messias então ele entra no pátio do templo e afirma sua autoridade real expulsando os ladrões e bandidos e interrompendo o sistema sacrificial isso inicia uma semana inteira de jesus debatendo e confrontando os líderes de israel condenando sua hipocrisia e eles decidiram
traçar um plano para matá-lo jesus avisa aos seus discípulos ele prevê que jerusalém seu tempo serão destruídos dentro de uma geração e os seus discípulos serão perseguidos como ele até que ele retorne um dia para trazer o reino de deus por todo o mundo e tudo isso leva a última noite quando jesus toma sua última refeição de páscoa com seus discípulos uma refeição simbólica que contou a história da libertação de israel da escravidão através da morte do cordeiro pascal jesus toma esse símbolo ele dá um novo significado eles apontam para a libertação do pecado e
da morte que acontecerá através da morte do messias sofredor a partir daqui a história avança para a prisão de jesus o seu julgamento perante o sacerdote de israel o governador romano pilatos tudo isso resultando na crucificação de jesus e combina em uma cena chave que reflete as cenas importantes dos atos 1 e 2 exceto que dessa vez não é uma nuvem que desce mas sim as trevas em vez da voz divina do céu é a voz de jesus clamando antes de morrer o mais surpreendente é que é um soldado romano que ver jesus morrer e
ele entende e anuncia que jesus é este homem era o filho de deus ele é a primeira pessoa na história reconhecerá afirmação chocante sobre a identidade de jesus que é o filho crucificado de deus que é o messias jesus de nazaré que morreu pelos seus amigos e pelos seus inimigos depois disso o corpo de jesus é colocada em um túmulo e no primeiro dia da semana duas mulheres do seu grupo de discípulos vão ao sepulcro e descobre que o túmulo está vazio e que a pedra havia sido removida e um homem angelical informa que jesus
não está aqui que ele ressuscitou dos mortos e então ele ordena que eles sigam e contém a boa nova de que jesus está vivo para os outros discípulos que eles encontrará de volta na galiléia as mulheres ficam muito assustadas marcos diz que elas fugiram do túmulo aterrorizada sem contar a ninguém pois estavam com medo e é assim que o livro termina com os discípulos de jesus mostrando o mesmo tipo de medo e confusão que concluíram os atos 2 e 1 agora se você olhar a bíblia verá que o evangelho de marcos tem mais coisas no
seu final em que jesus aparece e fala com seus discípulos mas há também uma nota dizendo que este final não faz parte do livro original isso só é encontrado em manuscritos posteriores menos confiáveis é possível que o final original tenha se perdido o que marcos realmente nunca tenha terminado de escrever seu relato mas é mais provável que esse final abrupto seja intencional toda a história se concentrou na afirmação chocante que intrigou os discípulos de jesus do começo ao fim que esse jesus sofrido crucificado e ressuscitado é o messias o filho de deus que o amor
de deus e o rene vertido foram revelados quando jesus morreu pelos pecados do mundo e assim essa história termina sem final e força você o leitor a lidar com essa afirmação muito estranha e escandalosa sobre jesus e você vai fugir como os discípulos ou você vai reconhecer jesus como seu rei e contar as boas novas e só você pode responder essa pergunta e é disso que trata o evangelho de marcos