[Música] romanos 3 nós vamos ver queridos do verso 19 até o vencimento 31 -3 19 a 31 ora sabemos que tudo o que a lei diz aos que vivem na lei o dispara que se cale toda a boca e todo mundo seja culpável perante deus visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado mas agora sem lei se manifestou a justiça de deus distribuída pela lei pelos profetas justiça de deus mediante a fé em jesus cristo para todos e sobre todos os
que crêem porque não há distinção pois todos pecaram e carecem da glória de deus sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em cristo jesus a quem deus propôs a quem deus propôs no seu sangue como propiciação medianta a fé para manifestação justiça por ter deus na sua tolerância deixado impunes os pecados anteriormente cometidos tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em jesus onde pois a jactância foi de todo excluída porque lei das obras não pelo contrário pela
lei da fé concluímos depois que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da lei é porventura a deus somente dos judeus não é também os gentios sim também dos gentios' visto que deus é um só o qual justificará por ferro circuncisos e mediante a femen circuncisos anulamos pois a lei pela fé e não de maneira nenhuma antes confirmamos a lei seu mais uma vez pedimos a iluminação do teu espírito santo a compreensão dessa doutrina maravilhosa da salvação mediante a obra completa de cristo ajuda nos a entender em nome de jesus nós dissemos queridos
paulo escreveu a carta aos romanos para expor o evangelho ele prega e ele começou falando a respeito da condenação de todos os homens capítulo ele fala da condenação dos gentios' dos pagãos aqueles que nunca ouviram o evangelho mas que tenha revelação na consciência e na natureza e portanto sem desculpáveis depois no capítulo 2 ele fala da condenação dos judeus que apesar de ter recebido a lei de deus eles não guardavam a lei pelo contrário eles envergonharam a deus e blasfemaram permitindo assim que o nome de deus fosse confirmado entre gente us por causa dos seus
pecados que no capítulo 3 paulo respondia ao a pergunta então qual é a vantagem do judeu se deus vai tratar do mesmo jeito que o pagam para dar resposta aqui e no verso nova em diante ele conclui com aquela declaração geral da declaração da pecaminosidade geral de toda a raça humana onde ele diz a partir do verso 10 como está escrito não é justo nem sequer não há quem entenda não há quem busque a deus todos extraviaram como fizeram em lutas não há quem faça o bem não há nenhum sequer a garganta sepulcro aberto com
a língua me engano veneno de vida nos seus lábios a boca cheia de maldição de amargura pés velozes e derramar sangue caminhos onde a destruição e miséria desconhecem o caminho da página há temor de deus diante dos seus olhos então aquele resume o estado da raça humana na descrição muito semelhante àquela que a gente viu lá em efésios capítulo 2 mas aí vem a pergunta o porquê da lei se o ser humano está nessa situação de miséria e de pecado porque deus deu a ele a lei quando o paulo se refere à lei aqui humanos
nós temos que ver caso a caso sem significado porque às vezes ele conduz a palavra lei significa todo o antigo testamento às vezes a palavra lei significa a lei civil ou a lei seria união aquelas cerimônia as leis que regulam as cerimônias sacrifícios e o sacerdócio levítico no tabernáculo primeiro depois no templo ou às vezes a lei se refere à lei moral de deus que está resumida nos dez mandamentos eu creio que é nesse sentido aqui que ele fala de lei quando ele usa a palavra lei aqui no texto que nós lemos nesse sentido ea
pergunta cabe se o homem está neste estado de perdição e miséria que ele escreveu nos três primeiros capítulos então por que deus deu ao homem uma lei uma lei resposta de paulo está nos versos 19 a 20 ele diz o seguinte ora sabemos que tudo o que a lei diz aos que vivem na lei diz para que se cale toda a boca ou seja a lei foi dada para aqueles que vivem na lei a referência aqui é não somente ao judeu mas também ao gentil a humanidade toda debaixo da lei de deus um ponto que
ele vai desenvolver no capítulo 7 nos versos iniciais sobre a figura do casamento o homem está casado com a lei então a lei fala a humanidade é a lei de deus é para toda a humanidade ela foi nada pra que se cale toda a boca depois a minha conversão eu eu senti o chamado de deus pra ser um pastor um evangelista plantador de igreja foi trabalhar no interior de pernambuco plantava revitalizar uma igreja presbiteriana que está fechada numa cidadezinha chamada gameleira pedra usina de açúcar a usina cucaú e os moradores da cidade pessoa muito pobre
maioria de plantadores de cana eu fui morar lá no meio deles passei quase um ano lá pregando o evangelho é muito bem eu ia de porta em porta batendo na porta e distribuindo literatura porções da bíblia se houvesse oportunidade eu entrava pra falar o evangelho e havia uma situação que acontecia com freqüência quando consegui entrar que começava a falar do evangelho para pessoa e eu dizia pra pessoa que ela precisava de cristo porque ela era a dor ea pessoa então ela dizia mas não sou tão pecador assim né num tem gente pior do que eu
e aí o meu a minha tática invariavelmente era abrir e êxodo 20 onde estão os dez mandamentos e dizer pra ele vamos fazer então seguinte vão ler aqui os dez mandamentos e vamos interpretar los como jesus cristo disse ou seja que a lei cobre não somente os atos externos mas também as intenções do meu coração então não matarás não somente proíbe que o matthew irmão mas proíbe também que eu tenho ódio dele o que deseja a sua morte o que seria a quebra do meu mandamento e aí começamos o primeiro mandamento traz outros deuses diante
de mim explicavam que era um deus segundo andamento para respirar tem mais de escultura geralmente era um católico taxa de imagem a casa dele e não tomado no seu deus envolve vai vai chegar no 10º mandamento que o efeito na vida dele mudou a lei foi dada para calar a boca do homem para mostrar ele que ele é pecador para confirmar aquilo que a escritura diz se você fizer honestamente um levantamento na sua consciência da sua história dos seus atos das suas escolhas e decisões você vai ver que quebrou todos os dez mandamentos não só
uma vez mais muitas intensamento palavras e obras a lei foi dada pra calar a boca do homem para que o homem não diga diante de deus eu sou inocente eu mereço alguma coisa e os eua está sendo injusto tem gente pior do que eu falei foi dada para colocar o homem na sua real situação de pecador perdidos em média 1 diante de deus segunda razão pela qual a lei foi dada paulo explica no final desta 19 para que todo mundo seja com pavel perante deus onde não há lei também não é pecado o tp cada
transgressão da lei a lei foi dada para caracterizar a culpa do homem os dez mandamentos deixam claro por que deus vai punir o pecador porque ele quebra a vontade expressa de deus faz sendo que deus proibiu e deixando de fazer o que deus mandou pecados de comissão e pecado de omissão então a lei torna todo mundo culpado diante de deus não há ninguém que possa alegar a inocência diante de deus por isso que a lei foi dada no verso 20 ele diz a terceira razão ninguém será justificado diante de deus por obras da lei ou
seja ninguém vai ser declarado justo diante de deus pela prática aquilo que a lei manda esq obras da lei significa em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado a lei não foi dada para salvar a lei foi dada para trazer o pleno conhecimento do pecado e nesse sentido a lei não somente nos traz a consciência plena dos nossos atos mas ela provoca em nós a desobediência sobre a história não sei se é verdade um homem é dono de um rede hoteleira ele resolveu fazer um hotel é muito bonito à beira de
uma rua muito movimentada passar muita gente e resolveu fazer a fachada toda de vidro vejo assim a fachada de vidro e tudo ia muito bem maravilhoso até funcionando durante alguns anos até que um dia ele contratou um gerente novo é o gerente chegou chamou o patrão chamou doni disse o patrão se está havendo risco que está correndo aqui tudo é de vidro já pensou em alguém pode passar e sacudiu uma pedra nisso então que sugere não coloque uma placa dizendo é proibido jogar pedra no vidro patrão button se a dizer o que aconteceu no dia
seguinte né é preciso a lei provoca o pecado ele incita o pecado igual àquela freira na escola católica que disse para os meninos na aula de religião ou seja vão ler todos os livros da bíblia mas não lê cantares de salomão que é um livro erótico não vai ler cantar samba a dormir 10 anos todo mundo sabe que eles vão fazer na hora do recreio foi cantado e salomão então a lei o problema não é a lei a lei é boa ela é justa é santa ela expressa santidade de deus o problema é que ela
foi dada pra pecadores como você como eu então ela não foi dada pra salvar pela lei veio pleno conhecimento do pecado imagina você vai ao médico e um médico você está tossindo eo médio então é tira uma chapa né hoje em dia mudou mas na minha época conseguia tirar um raio-x e encostava o peito assim naquela máquina né o cara se esconder atrás de uma porta clique e tirar um raio x de você né aí vem aquela ia pra casa com aquele trem em baixo do braço agora imagine que você vai pro médico patrocina e
tinha uma chapa do seu coração do seu pulmão e ver que você aquela chapa revela que você está com pneumonia e aí você vai pra casa pega aquela chata e faz um chá com ela e toma para ficar bom da pneumonia vai funcionar a mesma com esta lei a lei foi dada para expor a radiografia do seu coração para mostrar o seu status você não vai ser salvo pela lei você não vai ser salvo pelo cumprimento da lei é a mesma coisa que tentar se salvar fazendo um chá com a chapa 1 é que o
que mostra o seu pecado pela lei vem o pleno conhecimento do pecado aqui o apóstolo paulo está explicando a objeção que alguns judeu poderia levantar se a humanidade está toda perdida porque deus deu a lei deu para mostrar que era atendida mesmo aquela boca de todo mundo tornam um culpado diante de deus e dá pleno conhecimento do pecado e da razão pela qual deus a verdade o dia do juízo ele disse no verso 20 ninguém será justificado diante de deus por obras da lei ou seja ser justificado significa ser considerado justo daquele que você fez
é errado que é o grande alvo de toda religião na verdade a palavra religião significa religar do latim religare onde religião religião é todo aquele sistema de crenças e práticas que tem como objetivo realizar o homem a deus e nesse sentido apesar de haver milhares de religiões no mundo quando você examina essas religiões à luz do princípio operativo da dinâmica da salvação como é que elas apresentam a salvação você percebe que na verdade só dois tipos duas categorias de religião no mundo uma que diz que o homem se justifica é justificado diante de deus por
aquilo que ele faz ou seja um movimento de baixo para cima a religação e mediante o cumprimento de normas de rituais de de cultos o pagamento de promessa uma oralidade religiosidade contribuição financeira ao sacrifício flagelo levaria de acordo com a religião mas todas elas têm em comum isso que o homem se salva mediante o fazendo alguma coisa realizada alguma coisa então eu diria que todas as religiões do mundo nessa categoria a única que não está o cristianismo histórico cristianismo bíblico que diz que não o homem não é justificado de baixo para cima mas é o
contrário é deus que vem ao encontro do homem eo justifica gratuitamente dos seus pecados então na verdade pesar da multiplicidade de religiões só existem duas religiões do mundo religião das obras é a religião da graça ele achou das obras são todas as outras religiões da graça o cristianismo bíblico que ensina que o homem é justificado pela graça que é o que paulo passa a explicar em seguida depois de rejeitar um sistema de salvação por obras lembra judeus eles tinham tornado a revelação que deus tem andado no antigo testamento que era da graça também eles transformaram
em legalismo paulo está combatendo esse sistema e agora apresenta de que maneira deus justifica o pecador que é o assunto da sua tecnologia a palavra só tecnologia vem da palavra grega é souter que significa salvador o show teria que significa a salvação e logo que significa o estudo só tecnologia o estudo da salvação então a doutrina da salvação dentro do campo reformado especialmente como destacado na reforma protestante é uma doutrina onde deus justifica o pecador e aqui é nós não precisamos dizer nem que foi exatamente a carta aos romanos que abriu os olhos do monge
agostiniano martinho lutero que ficou revoltado ele já tinha dúvidas a respeito do sistema sinergismo ensinado pela igreja católica e essa dúvida virou revolta quando aparece lá nas cercanias de vida em bergues o tesoureiro do papa chamado tensão vendendo urgências dizendo que na hora que a moeda caía tilintando no cofre a uma saia voando do purgatório então o número ficou revoltado com aquilo a essa altura ele já tinha lido romanos capítulo 11 onde paulo diz que não se envergonha do evangelho porque a justiça de deus se manifesta nele de fé como está escrito o justo viverá
pela fé o hotel já tinha começado a compreender essa altura que a justificação do homem não é por obras como a igreja católica ensinava mas era mediante a fé na obra de cristo e peçam o tesouro alemão foi apenas o estopim as 95 teses foram colocados na porta do castelo evitem berg em resposta o primeiro a doutrina das indulgências e daí lutero ampliou o ataque a outras doutrinas que depende disso aqui paulo então o que ele está dizendo veja 1920 ele rejeita o sistema de salvação pelas obras e introduz a sua teologia bíblica de que
maneira o homem é justificado diante de deus e não tivesse 21 que começa com mazé de novo essa palavra mas ela é é muito interessante mas agora o agora aponta para o tempo da redenção em que cristo veio ao mundo morrendo uma cruz encarnado morrer numa cruz e ressuscitar para a nossa redenção isso é o agora escatológica chance agora de agora escatológico talvez se encontrar para dizer mas agora o agora é o tempo da redenção inaugurado em jesus cristo mas agora ele diz algumas coisas sobre essa justiça de deus a maneira pela qual justifica pecador
primeiros em lei se manifestou a justiça de deus a justiça de deus é a maneira pela qual justifica pecadores e essa maneira ela estava velada no antigo testamento embora não negada não ausente porque estava presente por exemplo dos sacrifícios de animais da província ação que era feita mediante a morte de animais definidos muito claramente na lei e morte para remissão dos pecados mas agora com a vinda de cristo se revela com muita clareza a maneira pela qual deus justifica pecadores ea primeira coisa que paulo diz é que é sem lei ou seja não é base
a justiça de deus não é baseado nos requerimentos da lei para que você seja justificado diante de deus deus não requer que você cumpra a lei dele é sem lei que se manifesta a justiça de deus segunda coisa apesar de ser sem lei essa justiça de deus é testemunhada pela lei e pelos profetas e ver que agora a palavra lei ela já não significa a lei moral significa a lei de moisés todo o pentateuco é todo o pentateuco que são os cinco livros de moisés de generalizar deuteronomy paulo diz que essa maneira de deus justificar
pecadores foi testemunhado pela lei de moisés e pelos profetas e eu posso pensar por exemplo em isaías no capítulo 53 do seu livro quando ele descreve a morte de cristo dizendo ele foi moído pelas nossas iniqüidades ele foi castigado pelas nossas transgressões o castigo que era pra ser nosso caiu sobre ele deus o fez moer em nosso lugar presquisa está no pé da cruz vendo a morte do messias é pelo pelo povo de deus então os profetas deram testemunho disso você vai encontrar prefigurações profecias a respeito dos tempos de cristo da pessoa de cristo da
sua morte da sua ressurreição lá nos profetas está na lei prefigura no sacrifício de animais no sacerdócio levítico na estrutura do tabernáculo e nos tempos das genealogias tudo do antigo testamento aponta pra cristo então essa manifestação da justiça de deus em cristo embora seja sem lei ela tem o testemunho da lei e os profetas é como se pode ver dizendo não estou inventando alguma coisa nova mas tudo isso já estava no antigo testamento a justiça de deus a maneira pela qual deus justifica pecadores do verso 22 ele diz de que maneira essa justiça nos é
dada é a justiça de deus mediante a fé em jesus cristo ou seja deus justifica pecadores mediante a fé que esses espectadores exercem na pessoa de cristo jesus não por obras não é por guardar a lei mas a fé aqui é vista como antítese da obra das obras enquanto que as obras refletem o esforço humano a fé é a dádiva de deus pela qual o pecador estende a mão aberta para receber a graça da salvação como um mendigo que não tem nada a oferecer simplesmente fica ali com a mão estendida e deus graciosamente lhe concede
aquilo que ele não pode obter que a vida eterna mediante jesus cristo então a justiça de deus é mediante a fé em jesus cristo e paulo diz aqui continua ainda nas 22 para todos e sobre todos os que crêem aqui todos significa judeus e gentios [Música] tanto faz se é judeu que recebeu a lei nasceu na aliança foi circuncidado o povo escolhido por deus quer seja o pagão que ouvir o evangelho de cristo tanto um como o outro são justificados pela fé em jesus cristo final do verso 22 porque não tem distinção e porque não
tem distinção paulo peça 23 porque todos todos aqui judeus e gentios' todos pecaram e carecem da glória de deus gente não pode guardar lei de deus nunca vai ser justo diante de deus por alguma coisa que faço e um judeu apesar de ter recebido essa lei também nunca vai fazer nada que faça com que ele tenha mérito diante de deus porque todos eles pecaram e carecem da glória de deus foram instituídos da glória de deus foram separados de deus já não estão mais no favor de deus antes estão debaixo da sua condenação com isso paulo
está estressando destacando enfatizando a gratuidade da justiça de deus a justiça que ele nos concede ele nos concede pela fé e isso é geral isso é que é importante porque às vezes as pessoas pensam que os judeus eles são salvos pela lei e nós gentil somos salvos pela graça e que no antigo testamento as pessoas se salvavam guardando a lei enquanto que depois de cristo elas são salvas é pela fé nunca houve dois sistemas de salvação botei porque todos pecaram e carecem da glória de deus o judeu piedoso do antigo testamento abraão exato jacó davi
samuel todos os profetas eles foram salvos pela fé no messias que haveria de vir não foram salvos por obras mas foram salvos pela fé no messias que haveria de vir nós somos salvos pela fé no messias que já veio é a mesma eles não viram messias nem você também não é verdade nem você também então a salvação hoje se é igualzinho ao que era no antigo testamento a diferença é que hoje a gente tem mais luz à nossa fé mais informada pelos fatos históricos pelos cumprimentos daquilo que estava em sombras no antigo testamento mas é
a mesma forma não há distinção porque todos pecaram inclusive os judeus do antigo testamento todos pecaram e carecem da glória de deus então você sabe que tem não é isso é bom pra ajudar aquelas pessoas que pensam que deus tem dois ou três sistemas diferentes de salvação não sempre foi desde que adam caiu se adão foi salvo ele foi só pela graça mediante a fé no filho da mulher que deus disse lá no jardim virar um filho da mulher que vai matar pisar na cabeça da serpente então pela fé essa promessa adam pode ter sido
só não sei se foi adão e eva e os seus descendentes se alguém foi salvo foi pela fé na promessa da redenção que foi feita lá no jardim de adão até hoje sempre foi pela graça mediante a fé nunca foi por obras porque porque não há distinção pois todos pecaram e carecem da glória de deus não tem aquele poder de obedecer a deus mais portanto dessa 24 são justificados gratuitamente por sua graça é redundante né gratuitamente pela sua graça é de graça grátis nem vi a redundância né mas é que paulo está enfatizando a gratuidade
da salvação é comprar ela não é adquirida não é merecida é dada dar gratuitamente de graça com eles aqui nós somos justificados gratuitamente por sua graça e aí ele coloca a base que é o ponto central da passagem aqui na metade oeste 24 entrando pelo aos 25 como deus pode fazer isso nessa questão como é que um deus justo ele pode justificar pecadores se a essência da justiça é você estar a cada um de acordo com que ele merece o culpado castigo ao justo recompensa como é que deus pode justificar pecadores quando na verdade deveria
condená-los não é isso que a gente fica indignado quando o juiz aí toma a decisão que a gente vê que foi injusta ou seja deixando de apenar o culpado ou então dando uma pena para uma pessoa que sabidamente não não cometeu todo aquele tipo de crime a gente fica revoltado com isso a pergunta é deus não estaria não seria não foge à natureza de deus a sua santidade a sua verdade justificar pecadores a resposta é que deus justifica pecadores não fazendo vista grossa para os pecados deles ignorando esses pecados relevando esses pecados não levando em
conta mas por que deus uniu esses pecados em alguém que representava esses espectadores e é isso a essência do evangelho que nós chamamos de propiciação veja 94 depois ele vem sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em cristo jesus redenção é uma palavra que é usada é é significa libertar alguém de um cativeiro ou tirar alguém um prisioneiro de um estado numa masmorra de uma prisão ao o everton fato histórico mais conhecido de redenção é quando deus tirou a nação de israel da do cativeiro no egito redimiu o seu povo tirando
das garras de farol fazendo atravessar o mar vermelho e tornando os israelitas uma nação livre figuradamente é isso que deus fez conosco essa redenção e que deus nos liberta do poder do mundo do pecado do diabo como a gente viu na primeira palestra essa redenção ela é feita mediante jesus cristo como assim aí vem um universo de 5 a quem deus propôs a palavra propor no grego significa horizonta horizontal ou seja colocar uma coisa no horizonte de maneira que ela fique visível pra todo mundo propõe publicamente deus publicamente propôs esse caminho no seu sangue como
propiciação mediante a fé é a palavra chave aqui é propiciação que paulo está dizendo é que deus propôs publicamente como quem coloca alguma coisa no horizonte a redenção mediante a propiciação no sangue de jesus a palavra propiciação é uma palavra grega elastério que a tradução da palavra hebraica floresta essa palavra que a floresta em hebraico ela se referia a tampa da áfrica quando deus mandou moisés fazer a arca da aliança ele deu as dimensões inclusive a qualidade dos materiais e do revestimento ele diz que moisés fizesse o propiciatório o próprio relatório aquela tampa que em
cima da arca dentro da área estava lei as duas tábuas da lei por cima cobrindo a lei venha o propiciatório que era aquela tampa onde tinha dois clubes voltados um para o outro com as asas se tocando no meio àquela arca com o propiciatório era colocada dentro do santo dos santos onde só um sacerdote que entrar uma vez por ano levando o sangue de um cordeiro e ele entrava no santo dos santos e derramado aquele sangue no propiciatório para fazer propiciação pelos pecados de israel aquela tampa ela tentava lei a lei não podia mais atingir
e condenar o judeu porque o sangue derramado sobre ela cobria tampa era tanta pecados por assim dizer aquela mesma palavra que é usada para tampa da arca é a palavra que paulo usa aqui elastério cristo é o nosso rila sério ele é o nosso propiciatório é através do sangue dele que deus satisfaz as demandas da lei que impede que a lei nos alcance nos condene com base então no sangue de cristo ea propiciação que é feita ali deus pode justificar pecadores não é que ele não levou o pecado em consideração ele apenas lançou esses pecados
sobre o propiciatório que é jesus cristo que é jesus então com base no sangue de cristo na sua propiciação mediante a fé eles um ct de crédito nisso que aqueles que a morte de cristo na cruz foi propiciação pelos seus pecados com base nisso deu se justifica por favor não vai na onda de uma determinada a deputada dita evangélica que até por aqui da região de vocês que ficou dizendo que cristo morreu para vencer o sistema político que ele confrontou o sistema político é essa aí foi a razão da morte de jesus cristo até para
está dizendo isso aí não queridos jesus morreu por confrontar o sistema político humano ele morreu como propiciação deus ofereceu deus propôs a morte dele como caminho pelo qual ele justifica pecadores é mediante a fé nisso você tem que crer nisso se você não crer nisso você não vai ser salvo você pode crer em deus você pode crer na bíblia você pode criar um monte de liberdade religiosa você pode ter uma pessoa de de fé mas a fé ela tem que se focar na obra de cristo isso porque o que salva não é fé é o
sacrifício de cristo se você crê na coisa errada você vai pro inferno com fé e tudo vai pro inferno o inferno está cheio de crente de jeito que cresceu na coisa errada a fé tem que focar na obra de cristo no seu sangue derramado na cruz é essa é a base da sua teologia bíblica e foi isso que os reformadores resgataram poderes disseram somente a fé somente cristo e somente a graça não por obras não por nada que nós façamos o que deus fez isso final do verso em 5 para manifestar sua justiça por ter
deus na sua tolerância deixado impunes os pecados anteriormente cometidos nessa passagem podia ser explicada pra você não sai daqui com a ideia errada o que paulo está dizendo é que deus não levou em consideração toda a desobediência da raça humana antes de cristo vive dizendo assim você não tem jeito vocês são um povo corrompido a boca de vocês só se abre para contar mentira os pés de vocês são velozes para derramar sangue a boca de vocês é como sepultura não há paz no caminho só de vocês são a destruição e miséria não há quem entenda
não há quem busque a deus eu vou deixar vocês entregues aos pecados de vocês eu podia ter feito isso mas ele não levou em conta os pecados anteriormente cometidos ainda assim apesar de tudo o que a humanidade fez ainda assim ele propôs graciosamente no seu filho jesus cristo morto na cruz a justificação dos nossos pecados mediante a fé nele ele não levou em tempo não levou em consideração os pecados anteriormente cometidos mas ele não parou de nos amar e direito de nos querer salvar por conta de todos os erros que nós cometemos antes mas aí
ele fez isso para manifestar sua justiça como ele é justo 10 26 tendo em vista manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e justificador daquele que tem fé em jesus cristo dessa forma deus mostra como é que ele pode continuar sendo justo e justificador do que tem fé em jesus cristo que como nós dissemos é um dilema é um dilema ético e moral como é que ele pode ser justo e justificar o pecador o culpado a resposta é o propiciação que há em cristo jesus deus que demonstrar a sua justiça
ele quis mostrar que ele é justo misericordioso santo e bom ea cruz de cristo é a resposta para todos esses dilemas conclusões de paulo são quatro conclusões e eu vou correr com elas primeiro isso significa mais uma vez que está excluída a possibilidade da jactância 1027 onde pois a jactância jactar-se vocês gloriar e contar vantagem do tipo bater no peito e dizer eu sou justificado porque mereço receber a salvação por mérito pergunta de paulo néctar jactância resposta foi de todo excluída na outra religião que a religião das obras ela não excluiu já que fãs porque
se o homem se salva pelo que ele faz ele tem todo o direito de se vangloriar mas nassau religião da graça que é o cristianismo história do disco chamado religião que estou fazendo a comparação mas no cristianismo história não tem lugar pra a jactância um crente arrogante é uma contradição em termos se você encontrar um crente arrogante ou ele é arrogante ou ele é crente mas as duas coisas não pode ser porque está excluída a jactância a pessoa foi salva pela graça que entendeu que foi pelos méritos de cristo e não pelos seus ele vai
dar humildemente diante de deus e dos outros porque ele sabe que foi só por favor não foi nada que lhe mereceu foi nada que ele fez então arrogância de orgulho a vaidade nunca deveria estar presente no meio daqueles que foram justificados pela graça está excluída a jactância escolhido porque lei das obras não pelo contrário pela lei da fé leia aqui é usado no sentido de princípio disse a palavra lei paulo você tem que ver o contexto o que excluiu a a jactância foi porque princípio das obras não mas pelo princípio da fé é isso que
a palavra lei significa o princípio das obras gera jactância princípio da fé exclui a jactância se você crê em jesus cristo não pode seguir se vangloriar segunda conclusão 1028 concluímos pois que o homem é justificado pela fé independentemente das obras da lei que declaração somos salvos pela fé independentemente das obras da lei isso não significa que o cliente não tem mais lei paulo vai dizer isso mais adiante terceira conclusão essa salvação é para judeus e gentil sem exceção é porventura deus somente dos judeus verso 29 não é também dos gentios sim também dos gentios' visto
que deus é um só o qual justificará por fé o circuncisos que é o judeu e mediante a fé em circuncisos aqui é um jogo de palavras apenas com retórica do texto não tem nenhum significado o judeu é justificado pela fé e objetivo também é justificado pela fé em deus é o mesmo também é de salvação é o mesmo ea última conclusão que a lei não é anulada por isso mas ao contrário confirmada das 31 anos pois a lei pela fé e não de maneira nenhuma antes confirmamos a lei é importante que paulo faça essa
ressalva aqui porque alguém poderia chegar a uma conclusão errada do tudo que ele disse até agora se a salvação se são justificados gratuitamente mediante apropriação que há no sangue de cristo mediante a fé sem as obras da lei qual então o papel da lei na vida daquele que é justificado pela fé qual o papel da lei na vida do cristão e a essa pergunta respostas diferentes têm sido dadas na história da igreja depois da reforma ah mas no geral os reformadores todos eles concordam em alguns pontos a lei ela permanece como sendo a marreta de
deus palavra de lutero como sendo uma marreta de deus a quebrar o orgulho do homem então mesmo que você seja crente de vez em quando a lei de deus vale lembrar que você mesmo que você foi regenerado a salvo está perdoado mas a lei de deus coloca você no seu lugar você sabe que foi salvo pela graça e não pelo cumprimento daquilo ali e isso nos humilha e nos coloca na total dependência de deus a lei também ela serve para caracterizar os nossos pecados segundo o uso da lei para mostrar aquilo em que nós erramos
aquilo em que nós aprendemos a deus mesmo depois de crentes meses depois de justificar note que a justificação ela não significa em erradicação da natureza pecaminosa descrita em efésios 2 quando nós vou falar disso amanhã quando falará sobre a notificação mas a justificação é um ato de deus que é feito por eles soberanamente não é uma experiência a conversão é diferente da justificação é diferente ocorrem simultaneamente mais uma é sentido experimentado ea outra recebida pela fé então você sabe que deus justificou porque a bíblia diz que você for justificou você não sentiu nada na justificação
o que você sente a mudança na sua vida da inclinação do seu coração os olhos abertos o gosto pelas coisas de deus a raiva pelo pecado e assim por diante e terceiro uso da lei e aí já é calvino que insiste nisso a lei serve como norma de gratidão eu chego pra deus eu digo assim deus eu tô tão grato que o seu e justificou - sem o merecer o que eu faço pra te agradar a resposta de deus não terá os outros deuses diante de mim não faz parte mais de escultura muito mais meu
nome em vão lembrar do dia descanso honra teu pai tomarem nova alteração furtarás não dirás falso testemunho policiais a mulher do próximo' condicionar o teu próximo a lei funciona como norma de gratidão que agradar a deus se foi justificado pela fé sem a lei mas agora a lei vai funcionar como seu mapa seu manual de viver aqui neste mundo você vai agradar a deus e mostrar sua gratidão obedecendo o que ele diz obedecendo os seus preceitos governação naquilo que ele exige de nós amém obrigado pai pela tua graça maravilhosa por essa salvação que não chega
graciosamente pelo sofrimento sacrifício entrega do teu filho como propiciação pelos nossos pecados à semelhança daquela tampa da arca onde o sangue será derramado ali no calvário o seu sangue verteu sobre a terra pagando a nossa culpa satisfazendo a lei e nos purificando de toda a iniqüidade se alguém aqui nessa noite que ainda não entendeu a salvação pela graça mediante a fé que eu queira abrir os olhos para que essa pessoa possa se alegrar e se deleitar na certeza da sua salvação em nome de jesus também às vezes a gente lembra de alguma coisa quando hora
tem um outro é por que paula não trata disso aqui mas é um dos efeitos muito importantes para nós da salvação pela graça que a certeza de salvação às vezes as pessoas dizem ah se você tem que ceder a sua salvação e eu tenho a pessoa mas isso não é arrogância sua você dizer que você está a salvo ele seria arrogância se eu cresci que essa salvação eu obtive através dos meus esforços mas quando eu vi que eu tenho certeza minha salvação estou apenas reconhecendo a obra eficaz de cristo e o plano perfeito de deus
ea atuação do espírito santo na minha vida me tirando das trevas para a luz uma pessoa que vive num sistema onde a salvação depende dela ela não tem certeza da sua salvação porque hoje está tudo bem mas amanhã ela pode perder como alguém já disse a salvação pode se perder pode ter certeza que você já perdeu pode ter certeza que eu seja como é pela graça nós podemos ter convicção de que somos aos obrigado irmãos pensamentos o professor diante da beleza de toda essa exposição que o senhor fez não não acreditar desta maneira compromete de
alguma forma salvação as igrejas por exemplo que não crêem assim foi a condição delas diante dessa pena a qualquer igreja que de alguma forma negue que a salvação é mediante a fé em jesus cristo pela graça de deus ela está negando uma das doutrinas principais na da escritura e do cristianismo histórico então as seitas fazem isso elas acrescentam alguma coisa a obra de cristo por exemplo judaizantes na época de paulo eles não negavam que a salvação era por cristo mas para que a pessoa fosse salva tinha que crêem em cristo e circuncidar guardar lei de
moisés paulo com battisti na carta aos gálatas a idade média a igreja católica desenvolveu o conselho a igreja católica não negou que a salvação é através de cristo durante a idade média mas ela acrescentou a mediação de maria a mediação dos santos ea mediação da igreja do treino o purgatório que no fim acaba esvaziando a obra de cristo então por isso para os reformados a igreja católica é uma seita talvez a maior que exista uma seita gente não considera como uma igreja acreditando nesse sentido não quer dizer que não tem católico que seja salvo se
tem católica que seja salvo é porque ele está indo contra a doutrina da igreja dele no concílio de trento que foi o conselho da contra-reforma um dos anátemas que tem lá é maldito todo aquele que disser que a justificação é somente pela fé sem as obras da lei então nós todos somos amaldiçoados pelo concílio de trento no mundo seus cânones se enganou 30 que diz exatamente isso então é você pega a outras seitas que vão introduzir qualquer coisa que acrescente a obra de cristo pagamento de promessa fazer campanha da dízimo a cissé freqüenta a igreja
tem grito de vez em quando aparece um pessoal da minha igreja de outras igrejas ele passou pra eu vir pra cá primeiro conheceu a fé reformado através das mídias sociais eo youtube tudo conheceu aí de repente viu que estava numa igreja que não ensina nada disso e aí quando e design pergunta eu estou nessa situação que eu faço é que fica até aguentar fica quando você pode falar com o pastor a ele disse o pastor eu fui falar com meu pastor dizendo que agora tinha um outro entendimento que estava pensando em sair meu pastor disse
que se eu sair da igreja eu perco a minha salvação claro eu tô perdido do condenado tem igrejas inclusivas ditas evangelho que dizes você sair da igreja você está perdido você tá condenados e vai ser mau diz o adu a mão de deus vai pesar sobre você isso é uma forma de salvação por obras porque determina filiação aquela igreja como sendo condição para a salvação enquanto você tiver filiado aquela igreja você tá sauces aí você está condenado então qualquer igreja que acrescenta a obra de cristo diminui a obra de cristo ou introduz algum tipo de
obra ela está negando a verdade fundamental do evangelho e aí é uma seita é mais igreja ela é uma saída mesmo porque nega nega a obra perfeita de cristo por nós é muito bom agora deixa de ser uma coisa importante z pode acontecer que haja irmãos que têm uma fé genuína em cristo jesus mas eles não foram instruídos ou por deficiência no pastor a deficiência na igreja eles é de alguma forma eles não formularam claramente na cabeça não articularam isso que eu falei aqui por exemplo não está claro na cabeça deles porque aqui é pela
graça o que significa ser pela graça mediante o sangue se você perguntar para eles você você tem você como é que você espera ser salvo ele vai dizer eu espero ser salvo mediante o que cristo fez a coisa por mim né mas se você tem alguma contribuição se tenho claro que fiquei aceitar eu tenho que decidir então eu creio que ela crede ele só é incoerente mas ele é crente ainda bem que a salvação não é pela coerência né porque senão nenhum de nós aqui teria salvo eu sou e 40 você aí 40 calvino foi
incoerente mas tenho creio que tem jeito que é salva mas ela não percebeu todas as implicações ainda do que significa a salvação pela graça mediante cristo jesus então por isso que eu me relaciono com os irmãos armini anos sem dificuldade e considero-me anos que crêem na salvação pela graça mediante anos e com meus irmãos em cristo embora eu eu tenho de ver eu acho que está um pouco equivocado no relação à a maneira como a salvação administrada mas não me separo deles por isso ele vai chegar é um pouco mais cansado no céu mas vai
chegar pouco mais cansado não é é é um ancião uma pergunta um crente l pé na lei ele é liberto da condenação da lei ele não é liberto da obrigação da lei quando a pessoa se converte ela continua obrigado a amar a deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo que é o resumo da lei segundo jesus então nós continuamos debaixo da mesma obrigação só que a quebra dessa obrigação não nos condenar a mais não pode esperar não estamos mais debaixo da lei nesse sentido de que a lei exige obediência perfeita
e me condena se eu quebrá la nós estamos não estamos mais debaixo da lei nesse sentido mas ela continua dizendo o caminho que deve ver que eu devo andar a lei de deus não passa ela é eterna aí pra sempre se faz é essa página reverendo atos 13 ali a partir desse 44 paulo e barnabé vão para os gentios pregar para objetivos aí o versículo 48 é claro que eles pegaram que crew creram os que foram destinados a vida eterna o vírus de pólo de paraná bells que os que eram destinados a vida eterna crer
a dúvida em atos 18 ali diante do sofrimento que cole a passarem corinthians o paulo teve ea partir do versículo norte sabe que pode ter uma visão do senhor onde o senhor veio por ajoelha pregar e disse olha no versículo 10 vai pra eu sou contínuo e eu tenho muito como nesse lugar esse povo que o senhor tinha nesse lugar já tinha ouvido de alguém ou eles o viram pela primeira vez e seriam alcançados através da pregação de paulo é mais provável a segunda hipótese uma vez que paulo ele costumava ir para a fronteira nos
lugares onde cristo ainda não tinha sido anunciado quando ele chega para anunciar o evangelho em corinto provavelmente foi a primeira vez que os concorrentes ouvir o evangelho de cristo dificilmente não é impossível só pergunta interessante não é impossível que não tenha no twitter não tivesse em corinto a um outro uma vez que 40 era uma cidade portuária que é muito movimento muita gente chegando e saindo não é impossível que cristãos antes de paulo tem um passado por ali mas com certeza não tinha igreja não tinha uma igreja cristã em corinto podia indivíduos que criam mas
não tinha uma igreja ea igreja de corinto se forma a partir da pregação do apóstolo paulo e daí eu interpreto naquela visão que ele teve quando o senhor disse não desanime porque tenho muito povo nessa cidade no sentido de eleitos havia muitos entre os corintianos que deus havia elegido para a vida eterna e que deus os chamaria através da pregação do apóstolo paulo interessante o pastor pois a esposa querendo 50 acho que isso aí já que button é um pouco ela veio me perguntar como que nós poderíamos associar todo o sistema em relação às crianças
sim essa é uma pergunta que é difícil de responder uma vez que o novo testamento especialmente as cartas elas foram escritas pelos apóstolos para igrejas de primeira geração não tinha uma segunda geração as crianças só começam a aparecer na segunda geração quando os crentes se casam constituir família e têm filhos então as cartas foram escritas para igrejas missionárias que era geralmente compostas de adultos não é gente que se converteu com a pregação e que iriam para a igreja trazendo os seus os seus filhos então não é por isso há tanta há pouca informação especialmente nas
cartas no livro de atos a respeito do papel das crianças ou com uma questão da salvação se aplica a crianças mas os teólogos que não não se satisfazem com esse tipo de resposta que eu estou dando na bíblia fica calado a gente tem que ficar né os teólogos não se satisfazem com isso eles vêm com algumas teorias a e entre elas existe e vou colocar algumas principais bom primeiro a é possível que crianças sejam regenerados muito cedo na na vida meses até aí o exemplo citado é de joão batista que no ventre da sua mãe
a ouvir a palavra de maria saltou de alegria é e aí o texto diz que ele já era cheio do espírito santo desde o ventre da sua mãe que jogou o jogo foi cheio do espírito santo e saltou de alegria então existe a possibilidade da regeneração já no ventre da mãe não é conversão que conversão já é um ato em que a pessoa se conversa lá dos seus maus caminhos e se volta para deus né mas a regeneração é uma obra direta de deus na alma do homem implantando um novo princípio de vida então deus
pode fazer isso em qualquer idade até no na barriga da mãe eu acho por exemplo que minha esposa é um caso desses porque não conheço ninguém mais crédito do que ela e desde que ela se entende por gente ela crew ela não consegue lembrar de nenhum período negro na infância em que ela não tenha criado em deus e no senhor jesus cristo então eu creio que ela é um desses casos em que ela foi regenerado ou já nasceu o regenerado ou então de deus morreu trocou o coração dela mudou o coração dela ainda quando era
criança né diferente do meu caso eu sei exatamente o dia a hora eo local e que deus mudou meu coração quando eu tinha 23 anos de idade e isso vai variar de pessoa para pessoa que então o fato de que você não sabe o dia não tem uma experiência de conversão não quer dizer que você não seja salvo como é que eu sei que eu estou vivo e não estava lá na hora que eu nasci mas é o que eu tenho todos os sintomas não é de quem está vivo né então eu posso não saber
quando eu fui regenerado mas eu percebo pela minha vida e pela ação de deus em mim que eu sou regenerado então primeiro a esse caso de criança regenerados desde cedo a à pergunta sobre o que acontece com crianças que morrem na infância ela é mais complicado de responder tem duas teorias a primeira diz que se ela for eleita se a criança morrer antes da idade antes dela chegar num período num tempo da vida dela em que ela conscientemente se ela morreu antes disso ela é eleita aliás se ela for eleita desculpa primeira pedra se ela
foi predestinado ela vai para o céu se ela não for ela vai pro inferno tem jeito que defende isso mas eu acho isso não é muito compatível com a justiça a graça de deus eu prefiro a outra teoria que diz que se uma acre essa que morre antes de pecar conscientemente ela está imputado na cruz de cristo ou seja o pecado original que ela trouxe do nascimento ela não cometeu nenhum pecado atual ainda dela mas ela tem a corrupção de adão ea culpa de adão isso foi imputar uma cruz de cristo então toda criança que
morre antes de pekar conscientemente ela vai para o céu essa é a minha posição mas como digo isso aí são hipóteses rito tem como provar tem passagens que lhe deixarem vir a mim as criancinhas porque delas é o reino dos céus para que seja passado quem mais chega perto disso que eu to falando tá bom mas aqui a minha dúvida em relação a conciliar a salvação ea salvação irrevogável tentação bom porque nós somos tentados se o diabo sabe que vai falhar miseravelmente estava sem advogado por que um cara que tá com muita raiva ele não
tem inteligência emocional o diabo não tem inteligência emocional não tem sabedoria milenar nenhum pecado emburrece satanás é um anjo caído ele pode ser espertalhão mas sabe ele não é sabe é uma característica de quem é justa de deus ele é burro tanto é que ele matou jesus mandou judas traiu jesus assinou a própria sentença de destruição dele como é que ele não viu que a morte do messias ele conhece quais tanto antigo testamento como é que ele não viu que a morte de cristo na verdade seria a derrota dele então ele não é ele ele
não é sábio inútil é invencível mas a milena que eu estava fazendo o meu doutorado na holanda que foi terminando o doutorado que foi quando a wireco e invadiu kuaite lembro disso óleo invadiu pra tomar os poços de petróleo do mar estava na lan e eu me lembro bem é de como os estados unidos e países aliados mandaram os aviões nem foi quando apareceram pela primeira vez aqueles aviões é de israel f-15 é que é e camuflado na que lançava bombas de precisão assim e saíram detonando toda todo o exército iraquiano de maneira que os
iraquianos tiveram que deixar o haiti mas eu me lembro vendo a cena na televisão eles tinham sido derrotados perderam a guerra mas na retirada eles incendiaram todos os poços de petróleo onde ele passava eles tocavam o fogo já tinha perdido a guerra mas a ira a raiva eo ódio fizeram com que ele dissesse 'não nós tenhamos perdido mas não vamos levar conosco mal nunca a gente puder eu penso que essa é a situação desse anjo caído aí que ele sabe não tem nada não tem inteligência emocional nenhum não ele é esperto só sabe é deus
e aqueles que são de deus é bom por isso resisti ao diabo e ele fugirá de vós rolar mais uma pré já vai em oito era 58 a sua chapa a primeira aula gostaria de ler um versículo ele é evangelho de joão capítulo 20 e versículo 23 palavras de jesus àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados sim e aqueles a quem os retiverdes lê são retidos se isso é uma base para a confissão auricular que jesus estava querendo dizer que lisboa pergunta é jesus está escrevendo qual vai ser o papel da igreja na
evangelização mundial e o poder de jesus conferiu a essa igreja a interpretação reformada dessa passagem é que pelo evangelho pela pregação do evangelho pessoas são perdoados os pecados são perdoados a pessoa é justificado e pela disciplina quando a igreja exclui um membro faltoso porque ficou claro que ele não é crente então aqueles pecados são retidos a pessoa simplesmente demonstrou que não era que não era crente essa passagem ela é repetida por jesus em mateus 18 quando ele diz assim o que você ligar na terra ele disse a pedro e depois aos discípulos que vocês ligares
na terra terá sido ligado nos céus que vocês desligarem na terra terá sido desligado nos céus e aí eu pensei antes ele tinha dito a pedro eu vou te dar as chaves do reino dos céus por isso que o papa anda com um molho de chaves aqui né porque ele é o sucessor de pedro mas o que jesus porque já estava dizendo era que o reino do céu é aberto pela pregação da palavra quando uma pessoa se arrepende e crê na mensagem da igreja a mensagem bíblica do evangelho então ela se converte isso que é
feito aqui tá ratificado nos céus e o contrário também jesus inclusive diz lá aquele processo não pecar contra ti repreende sozinhos e não se arrependeu e leva dois ou três se não se arrepender diz a igreja se não se arrepender considera urgente republicano então é isso desligar na hora que a igreja segue todo o processo e exclui uma pessoa então está ratificando aquilo que já está no céu ela realmente não pertence a deus por isso ele tem que ver se agora disciplina muito a sério não pode ser feito é tem que ser feito mas tem
que ser feito da maneira correta tá bom então nesse sentido através da igreja na pregação e da disciplina [Música]