afinal de contas o que é um clássico ah e também que critério a nós vamos usar para organizar a esse curso sobre clássicos e como trabalhar clássico sendo a spoiler é porque ele terá tura a é de certa forma muito mais aberta do que filosofia filosofia o caminho de alguma forma está mais sedado quando você vai pensar em termos conceituais enquanto que a literatura não literatura e dramaturgia de psicologia tem uma série de coisas comecemos pelo começo afinal de contas o que é um clássico eu vou usar aqui uma referência conhecida que já é clássica
em estudos de clássicos que é um texto do italo calvino aqui existe tradução em português que se chama por que ler os clássicos têm uma introdução nesse livro em 14 tópicos em que ele descreve de certa forma quais são as características de um clássico eu não vou usar não vou transitar pelas 14 tópicos que nos levaria cerca de uma hora e meia para fazer uma apresentação decente disso mas eu vou elencar algumas alguns desses 14 tópicos que eu acho especialmente interessante para mapear o que seria um clássico eu aviso eu sei que existe uma discussão
a polêmica ao redor do que seria clássico não tem gente que fala que clássico na verdade é um livro que está muito tempo vendendo e que é selar uma espécie de truque dos editores para continuar vendendo que estava encalhado não vou entrar nesse debate no novo não vou entrar nesse debate não porque não acho que de alguma forma você pode digamos relativizar e dizer 'bom do stf que é um clássico mas seria o clássico os aborígines os aborígenes teria uma idéia do que é clássico tampouco não vou dizer que não seja verdade que por exemplo
no próprio caso digamos o tolstoi pra ficar na rússia am que ele teve lá suas dificuldades familiares e no final da vida queria meu que criar dar tudo o que ele tinha para os servos deixar a família na mão e que portanto a gente pode levantar algumas dúvidas com relação há uma certa sanidade psicológica no final da vida o mesmo assim dúvidas do ponto de vista moral estava certo ou não querendo do atual seus servos e deixar a mulher e os filhos da mão é apesar de reconhecer a importância seja da relativização da idéia de
que um clássico pode ser um livro importante para um certo grupo histórico social e não pra outro eu não vou entrar nesse debate porque ele não me interessa na medida em que o que importa aqui é apresentar alguns textos ocidentais a literatura ocidental que formam as pessoas no sentido em que à medida que elas vão lendo isso vai produzir um repertório pra elas podem ser não só época em que o autor viveu mas captar em algumas questões que são justamente aquilo que a gente chama de questões transe históricas há questões que atravessa um tempo afinal
de contas porque é um texto chamado antigo na escrita por sófocles no século 5 antes de cristo na grécia antiga uma sociedade escravagistas guerreira em que na democracia só homens atenienses tinham direito a da a falar porque que um texto como esse faria conosco até hoje então a aaa o que me interessa que não é tanto as polêmicas ao redor se do sonho é se quer ou não é acionário se tolstoi era um louco que aproveitou das suas ervas para fazer filhos e depois montou uma escola para os servos por dona consciência não me interessa
nada dessas críticas ideológicas de gênero ou mesmo críticas históricas a atenção que eu vou dar aqui é a personagens à trama perfil psicológico conceitos que transitam pelos textos justamente no sentido de que como ler os clássicos eu acho que uma boa não acho que seja única mas é uma boa fórmula de ler clássicos e que há uma fórmula clássica tão pouco fui que inventei é você compreender a trama quando ela foi importante nem tem sempre é tão importante compreender o perfil psicológico dos personagens e compreender alguns conceitos centrais bom afinal de contas como a gente
identifica um clássico segundo ítalo calvino como dizia a uma das características um clássico que eu acho que ele tá em que eu acho a sas interessante assim nunca fale mal de um clássico você fala mal de um clássico é você que vai ficar mal na fita então diga frases como shakespeare um taco nada porque não tá com nada você porque se você não conseguiu entender um texto clássico e pior você não consegue gostar buscar ajuda profissional porque o shakespeare sempre tem razão então se há uma dúvida você o chespirito o sheik tem razão que você
está errado porque porque é um clássico ea gente engata já uma segunda na sua descrição porque é um clássico é um texto que muita gente que estuda já falou mal muitos outros que escreve na mesma época sobre as mesmas coisas desapareceram enquanto que aquele texto permaneceu existindo aquele texto otelo de shakespeare continua falando com a gente sobre o tema da inveja o ciúme não importa quando você nasceu as pessoas continuam tendo inveja ciúme ainda que hoje esteja na modinha dizer que não tem gente que não tem inveja e tem gente que não tem ciúme mas
com a gente sabe que isso é mentira isso a espécie do que eu chamo comumente de marketing existencial marketing de comportamento então assim há uma outra característica de um clássico é que não importa a época que você lê o livro à época da sua vida que você lê ele sempre vai falar com você e ele vai falar com você na medida da época em que você está vendendo então a gente pensar no caso do macaé por exemplo do shakespeare se você tiver vivendo numa época de extrema ambição de uma ambição desmedida no trabalho na carreira
max vai falar com você exatamente sobre como é difícil você colocar limite a missão principalmente na época como a nossa em que você é ensinado de certa forma inclusive por alguns colts por aí que você deve ser monstruosamente ambicioso apesar de que ninguém vai usar essa palavra porque iria pegar mal ninguém quer pensar em si mesmo uma pessoa monstruosamente ambiciosa as pessoas gostam de pensar em si mesmos como uma pessoa com atitude assertiva e sabe o que quer agora se você tiver por exemplo ainda pensar em máquinas e mudando de personagem a gente pensar na
lei de maquila efe e se você tiver uma você for uma mulher no caso olhando do ponto de vista da lei de macbeth se você for uma mulher e você em algum momento sofrer algum tipo de decepção o homem que você ama porque você acha que de repente ele está se revelando fraco medroso inseguro e sobre o chá você você e você não tiver uma época de ambição de carreira é provável que o comportamento da lei de macaúbas salt mais aos olhos pra você do que o comportamento do próprio máquinas enquanto ambicioso desmedido então essa
característica do clássico fala diretamente não sobre a época histórica que ele foi escrito mas ele fala diretamente sobre a época em que você na sua vida digamos a sua vida mesmo sentido psicológico da sua existência você está lendo é importante conhecer o contexto histórico clássico foi escrito para entendê lo mas é isso não é tão importante no sentido do que ele vai falar com você né se você pegar qualquer um dos livros dostoievski onde a gente estiver lidando com o tema do pecado o conceito de pecado está aí até hoje se você pega por exemplo
estrangeiro do alberta me e você vai lidar com o comportamento niilista depressivo não importa se esse livro foi escrito sobre um personagem na argélia você entende muito bem o que a une lista depressivo quando você vê o quanto você mesmo transforma numa lista depressivo uma outra característica e seria a última a passar eu citar porque a gente vai ter tempo de conversar sobre essas coisas de alguma forma ou de outra ao longo do curso é o clássico é um livro que você lê mais uma vez na vida né inclusive recentemente um amigo estava com irmãos
karamázov de dostoievski na mão um livro bem velho e eu falei você está lendo irmãos karamázov ele falou estou lendo eu tinha lido quando era mais jovem agora olhando de novo então a você lê o clássico mais uma vez na vida e você entenderá de moto diferente ou de profundidade diferente na medida em que você está num momento diferente na vida quanto mais amadurecido você tiver mas ele vai falar com você se você ler por exemplo kafka metamorfoses e lá você até pode achar engraçado um sujeito que vira barata agora se você estiver trabalhando feito
um psicopata e você tiver um chefe que pisa na sua cabeça e você não vê nenhuma perspectiva na vida provavelmente você vai perceber a tragédia que é que sofre o gregor samsa na metamorfose se transformando um inseto que ficou famoso como barata outra questão é como que um como eu decidi dividir digamos assim esse mapa né os autores que eu escolhi os autores que eu escolhi seus autores que um eu gosto um eu conheço bem três são clássicos apresentam essas características em diferentes épocas entre eles alguns autores brasileiros agora eu eu escolhi papear esses textos
é basicamente a seguinte forma ainda que uns um tópico pode estar mais presente do que o outro eu acho que esse mapa é que eu escolhi ajuda a gente ele é um clássico primeiro há o contexto né o contexto quando foi importante por exemplo na tragédia grega é bastante importante contexto em alguns outros livros não é tão importante o texto ou em alguns outros autores é importante entender o roteiro a história né a trama porque a trama nos dá então universo da ação como aquilo vai se desenvolver é importante também a gente entender digamos o
perfil psicológico dos personagens quando a gente está falando por exemplo de raskolnikof um castigo de dostoievski do sexo que é conhecido por entender sobre a alma humana quem sabe mais que o próprio freight né quando a gente está falando há por exemplo da obsessão paranóia do bentinho o dom casmurro no romance homônimo de um caos morro do machado é fundamental essa a percepção do que significa psicologicamente uma pessoa que não consegue saber se o que ela tá vendo no mundo é verdade ou se a projeção da paranóia e do ciúme dela e por último conceitos
alguns conceitos por exemplo o hotel inveja macbeth ambição dos swaps que alguns textos reinvenção pecado é a falta de desejo tolstoi desejo certo então a gente vai lidar com os conceitos que eu vou anunciá los e dizer olha tal e tal texto tais conceitos são importantes por isso por isso por isso e como discutir os clássicos um curso sem da espanha essa é mais fácil de todas é claro a menos que você tenha 13 14 anos 70 fazendo esse curso é provável que se você tem interesse pelo tema você já tenha lido pelo menos alguns
deles então a verdade é que eu não vou me preocupar seu país pode ler ou não porque se vai ser spoiler pra você discutir sei lá castelo do kafka o problema está em você não em mim ou no próprio kafka porque além do mais você não lê um clássico para saber qual é o fim da história imagine você não saber qual é o fim da história de romeu e julieta ou mesmo a bíblia que é o maior de todos os clássicos imagine você não saber o que acontece com jesus no final tipo ele morre e
ressuscita então quando você é um clássico você lê para saber quem você é pra você se vê refletido nos personagens para você entender afinal de contas quais são as questões pelas quais todo mundo passa na vida eu acabei de lançar um curso sobre os clássicos da literatura ocidental como ler os clássicos é o título e se você quiser saber mais sobre esse curso basta acessar o site [Música]