o Olá pessoal tudo bem eu sou o padre Françoa Costa e nós vamos estudar a partir dessa aula a cristologia Ea soteriologia ou melhor cristologia parte um que é o tradicional Tratado de cristologia e cristologia parte 2 que é o tradicional Tratado de soteriologia ainda que hoje em dia as vezes se preferisse prefira em alguns institutos teológicos fazer a divisão entre cristologia uma matéria parte soteriologia uma outra matéria bom eu dei aula de cristologia durante muito tempo inclusive como fruto dessas aulas veio esse livro aqui Jesus Cristo único salvador está publicado pela editora cultor de
livros bom e é um livro penso que bastante amplo pouco mais de 500 páginas E aí vocês encontram esse conteúdo que eu comi daqui nas aulas evidentemente o mestre que eu e assim tenho muito presente em todo esse estudo é santo Tomás de Aquino por isso a suma de teologia na terceira parte às questões de 1 a 59 sejam uma referência para todos vocês e depois é um livro de cristologia muito conhecido é o mistério de Jesus Cristo que foi um livro aí que é um livro da Universidade de Navarra em Pamplona na Espanha um
livro feito pelo pelo professor Matheus Secco Lucas Francisco Matheus Secco foi meu professor durante há alguns anos pode conhecer o tive aula com eles foi uma pessoa assim muito inspiradora Nessas questões de cristologia esse livro também foi é feito pelo riestra e pelo Fernando O Cálice que muitos de vocês sabem que atualmente é o prelado do Opus Dei então aí uma fonte muito segura ele mistério de riso Cristo do ministério de Jesus Cristo Pamplona Universidade de Navarra é muito bem Então é eu ainda como eu disse eu me chamo para sua costa sou sacerdote desde
2004 e depois do sacerdócio fui na universidade de Navarra onde fiz o mestrado eo doutorado doutorado conduzido pelo orientado pelo professor César esquerdo que atualmente se eu não estou desatualizado estou falando no ano 2001/2001 21 quero dizer estou falando em 2021 Esse eu não estou desatualizado atual cátedra de cristologia ocupada pelo professor César esquerdo que orientam a minha tese de doutoramento e foi uma teste na área da cristologia oi oi a questão logia da obra daquele famoso teólogo Jean Danilo que é um teólogo francês que atuou tanto antes como depois do Concílio Vaticano 2º e
um álcool assim de uma obra bastante Ampla mais ou menos 60 livros publicados um desses Jesuítas antigos que assim antes do Concílio Vaticano segundo teve umas ideias Geniais juntamente com autores importantes como a rir é lugar é mas que depois do Concílio Vaticano segundo precisamente porque ele tomou a defesa do Papa e da igreja na França ele foi então colocado como que é foi um pouco já menosprezado por que logo após o Concílio Vaticano segundo ouvir todo uma crise no ambiente da igreja bom então a defesa do Papa a defesa da doutrina católica EA defesa
em concreto da humana evite que foi um documento do Papa Paulo 6º em 1968 fez com que o pessoal já não considerasse tanto o padre Cardeal do cardeal região Danilo eu estudei obra dele durante muitos anos e acabei então publicando a tese de doutorado fazendo e publicando parte da tese de doutorado na obra dele e nesses estudos o teu mais percebi na obra dele é que o conceito de aliança realmente perpassa toda a concepção dele em cristologia achei muito interessante porque é realmente uma atenção enorme que ele e outros autores tiveram para a própria escritura
Santa ao estudarem O Mistério de Jesus Cristo e aqui realmente o conceito de aliança no antigo testamento é é uma aliança no antigo testamento no fundo é como que uma é como que uma preparação a melhor preparação para a para o Redentor para Jesus Cristo que viria então assim como o antigo testamento está no antigo testamento está latente o Novo Testamento eu poderia dizer que o conceito de aliança traz já no antigo testamento de maneira latente a nova aliança que a Jesus Cristo que Claro novo testamento é patente e a nova aliança que é Jesus
Cristo no Novo Testamento deixa latente uma coisa deixa patente uma coisa latente e a patente no novo testamento é aquela realidade que era apenas latente no antigo testamento se eu trocar essas palavrinhas aí anteriormente eu já estou reparando já estou corrigindo aqui tá então é patente no Novo Testamento e latente no antigo testamento estou utilizando uma expressão aqui de Santo Agostinho que afirma que é Jesus Cristo está latente no antigo testamento e evidentemente está patente no Novo Testamento Tá bom então é é uma apresentação geral é do professor aqui de vocês e do contexto em
que se estuda essa matéria também a obra bibliográfica tanto é em primeiro lugar santo Tomás de Aquino depois é o manual de cristologia do Mateus seco é o cáries e esta e depois eu apresento o meu também é que talvez e é bom hoje está em língua portuguesa o meu então a indicação fica aí e de fácil acesso porque Editora cultura do livro de São Paulo né Santo Tomás de Aquino graças a Deus nós temos é tradução a língua portuguesa a soma de teologia nós temos um acesso muito amplo hoje em dia e no entanto
a linguagem de Santo Tomás de Aquino para alguns Talvez seja um pouco difícil e é assim numa primeira aproximação Então quem não tem muita aproximação compra mais aqui no parte de alguma dificuldade na linguagem mas enfim eu penso que não há nada como para realmente se acostumar é preciso começar em algum momento então fica o ao de saber né usa conhecer usa saber 11 conhecer né os entrar aí também na maneira de discursar de Santo Tomás de Aquino bom então a cristologia Vou definir agora a matéria cristologia é aquela parte da teologia que estuda Cristo
a cristologia Sem dúvida alguma no contexto da teologia ela é Central é de uma importância enorme não porque eu esteja dando essa matéria mais porque é assim mesmo é semelhante a a centralidade de Jesus Cristo no cristianismo e está a centralidade da Cristo a teologia Cristã então vocês sabem que a teologia ela tem várias divisões e subdivisões por exemplo a teologia nós podemos ver a teologia dogmática Teologia Moral a teologia histórica e outras né Aqui nós estamos evidentemente em teologia dogmática ou de teologia sistemática que assim também se chama dentro da teologia sistemática o dogmático
nós temos a obstetra da Trindade que a seu tratado sobre a Trindade nós temos o mistério sobre a ou tratado sobre Cristo portanto cristologia e soteriologia nós temos o Tratado da Graça ou seja antropologia teológica nós temos o tratado sobre a igreja a eclesiologia sobre o sacramento Sacramento logia sobre Maria mariologia e assim por diante então estamos situando a cristologia soteriologia ou a cristologia tracinhos ou os dias no grande conjunto da teologia dogmática e a teologia dogmática no grande conjunto da teologia evidentemente o objeto da cristologia é o mistério é Jesus Cristo na pessoa de
Cristo a sua vida sua obra nós vamos estudar que tanto Jesus Cristo na sua pessoa quer dizer ele mesmo nós queremos saber quem é ele é o que é isso de perfeito Deus perfeito homem e ao mesmo tempo nós queremos saber sobre a salvação que ele veio a oferecer-nos por isso a soteriologia é evidente que logicamente a cristologia ela tem uma relação profunda com o mistério da Santíssima Trindade uma vez que Jesus Cristo é a segunda pessoa da Santíssima Trindade por isso algumas verdade as verdades Se todas as verdades da Fé ou melhor em todas
as verdades da festa o Inter conectadas pois bem as verdades que histológicas elas têm uma incidência maior no conjunto da dogmática católica e do conjunto da teologia quer dizer vou dar um exemplo se não se afirma corretamente alguma verdade sobre Jesus Cristo muito facilmente se incorrerá em erro sobre o próprio Deus por quê Porque Jesus Cristo é perfeito Deus é perfeito homem então é a uma relação muito grande entre cristologia e Trindade ou o Tratado da Trindade uma verdade de fé sobre a Trindade por isso nós temos que tratar com muito respeito guardando ao mesmo
tempo que aí a cientificidade desse estudo guardando a devoção a piedade a fé dos nossos antigos dos nossos padres né um dos nossos pais na fé sem trair o grande tesouro que nos foi concedido bom então a Sem dúvida alguma para gente conseguir essa maneira correta de entender Jesus Cristo nós temos que saber que a igreja é um lugar da nossa fé em Cristo nós Recebemos a nossa fé em Cristo na igreja e é na igreja que nós continuamos guardando-os Todi ando essa fé e é importante mesma sabe colocar-se na igreja como discípulo nós sempre
seremos discípulo sempre estamos aprendendo portanto seria um absurdo que nós eu sei lá com 20 Anos 30 40 70 100 110 se quiséssemos Qual a idade que for seria um absurdo se nós quiséssemos implantar as novidades descabidas as numa igreja que tem praticamente dois mil anos né sejamos doidos por isso nós temos que está atentos a fé da igreja ela sempre sabe mais do que nós Ela é Aquela senhora de idade dois mil anos o que deu a experiência dos séculos portanto a sabedoria dos antigos aprendeu Jesus Cristo e tem assim a ciência sobre Jesus
Cristo para nos dar por isso sempre na fé da igreja é importante dizer isso aqui porque especialmente a partir do século 18 houve toda uma literatura racionalista o que a gente chama de crítica Liberal que foi questionando questionando o cada vez mais a a fé sobre Jesus Cristo essa essa crítica essa questão da crítica racionalista começou eu tenho um capítulo eu tenho no meu livro e em vou apresentar aqui para vocês eu trabalho esse tema no capítulo terceiro do racionalismo a discussão sobre o Jesus histórico eo Cristo da Fé Infelizmente aqui nessas aulas não dá
para desenvolver amplamente esse tema por exemplo no meu livro e esse termo o corpo aí 40 mais de 40 páginas né então hoje a gente fala sobre a discussão moderna entre o Jesus histórico eo Cristo da fé e termina com a questão da chamada cristologia da libertação parafraseando a famosa teologia da libertação EA que vocês encontra a origem de toda desse fenômeno né chamado teologia cristologia da libertação precisamente nessa discussão moderna entre o Jesus histórico eo Cristo da terra eu vou resumir essa questão aqui tá então alguns autores a partir do século 18 é rei
maurus pô a Melody esses famoso Lessing por exemplo é um desses famosos chegaram a afirmar que o que nós devemos fazer mesmo é procurar o Jesus histórico aquele que viveu na Palestina porque esse Jesus que a igreja nos transmite é o Cristo da fé não é real entendendo então eles estabeleceram uma divisão entre o Jesus histórico eo Cristo da Fé Jesus histórico aquele que existiu na Palestina de verdade que vivemos 33 anos que foi crucificado que morreu mas depois da morte de Jesus os discípulos decepcionados teriam inventado a ressurreição e então teriam como que instituído
S Cristo da Fé o falso segundo eles certamente é segundo eles teria inventado o Cristo da fé e esse Cristo da fé que é que a igreja se transmite de geração em geração então qual foi o trabalho da de desses autores um foi tentar praticamente eles desconstrói a sagrada escritura os Evangelhos tudo que é milagre é falso para eles para tentar descobrir o Jesus de Nazaré o Jesus da história e a partir do Jesus da história tentar Talvez nos autores um pouquinho menos destrutivos tentar chegar a algo de fé esse processo a partir do Jesus
da história tentando chegar ao Cristo da fé é um processo que a gente chama de cristologia de baixo ou cristologia ascendente porque tradicional mente por exemplo em Tomás de Aquino ele parte dos mistérios da Fé da Divina Revelação e inclusive iluminasse o entendimento desse Jesus de Jesus que existiu e na Palestina em carne mortal Então é se esse tipo de teologia que vem dos Padres da igreja que vende Tomás de Aquino portanto que parte dos princípios da Divina Revelação nós chamamos de cristologia de cima ou cristologia descendente quer dizer é uma parte do Jesus histórico
para o Cristo da fé que é ser uma cristologia ascendente o cristologia desde baixo a outra parte dos princípios da fé e vai para o Jesus histórico que é a cristologia descendente ou cristologia desde em cima tradicional mente os padres Santo automático e a perspectiva do meu livro também aí do Fernando o cariz do Mateus e etc é cristologia de cima cristologia descendente esses autores tentam parte da história de Jesus e como eu digo nos menos corrosivos e eles tentam chegar a fé o qual é o método a sinceramente fadado ao fracasso uma vez que
aqueles fariseus que conviveram com Jesus viram Milagres curas sinais prodígios irão até Lázaro ressuscitado que estava morto há quatro dias e mesmo assim a não acreditar para mostrar que a fé é um dom de Deus é uma graça de Deus por mais que a pessoa fez a sinais Milagres ressurreições e hoje o poder divino de Jesus pode ser que eles se fecha inclusive diante da própria Ressurreição de Cristo Eles foram capazes de inventar uma história tá lá no evangelho Você se lembra né eles inventaram que os discípulos de Jesus vieram pegar um corpo dele e
e além do mais ofereceram dinheiro aos soldados para dizer essa mentira e essa mentira se propagou entre os judeus quer dizer eles não Estão dispostos a aceitar nada evidentemente a partir desses textos a gente chega à conclusão de que milagres sinais e prodígios ressurreições etc não são suficientes um por si mesmo para provocar a fé senão a O Mestre Interior provocando desde dentre se a pessoa não colabora abrindo a sua liberdade o mistério de Deus então não adianta nada disso então essa cristologia de baixo por mais que talvez em algum outro autor tem uma boa
intenção ela está fadado ao fracasso e por isso também a cristologia da libertação EA teologia da libertação estão fadadas ao fracasso e normalmente é que a gente vê nenhum de chega essas perspectivas racionalistas historicizando antes e e sem fé então e esvaziam-se os seminários as pessoas param de rezar para um de frequentar os sacramentos e se esvaziam as igrejas É uma pena que isso aconteça por isso a perspectiva real é a cristologia descendente a questão hoje assento e acrescentei descendente e portanto e o nosso método em cristologia parte dos princípios da Divina Revelação evidentemente nós
não vamos repugnar Toda Toda tudo aquilo que nos ofereceu essa pesquisa do Jesus histórico e sem dúvida alguma essa pesquisa sobre o Jesus histórico feito pela crítica racionalista ela tem muito a nos ensinar e deixa uma série de questionamentos que infelizmente eu não posso entrar que em tão pouco tempo a mais que teólogos bronze e pide Fernanda souberam aproveitar os aspectos dessa crítica racionalista inclusive para fazer a cristologia clássica a cristologia de Tomás de Aquino A cristologia dos mais clássicos para fazer o fazer essa cristologia clássica sem deixar de ser clássica um pouco mais sensível
a história EA outros aspectos que talvez a cristologia clássica não tinha sensibilidade Então nesse sentido Nós aproveitamos aproveitamos tudo né não ficamos simplesmente criticando a crítica mas criticando a crítica racionalista mas nossa na minha aproveitamos aspectos que a crítica racionalista Em algum momento também como que motivou a nossa inteligência mas isso aconteceu em todo momento da história como Verão os nossos a igreja se viram bastante animados pela crítica que os hereges é teciam faziam contra Jesus Cristo contra a verdade da fé e sem dúvida alguma aquelas crítica ser éticas aos foi um desafio para que
os padres da igreja pensassem e organizar as em esposa é assim de maneira correta a doutrina católica não Sem dúvida alguma Essas coisas sim servem bom então é sem dúvida alguma nós não nós precisamos muito de Jesus Cristo Ele é central do cristianismo é Central no Dogma Central na teologia como eu já disse homem não pode não pode salvar como diz Atos Capítulo 4 Versículo 12 não há outro nome debaixo do céu pelo qual possamos ser salvos a não ser o nome de Jesus Jesus Cristo é o único salvador Esse é o título que eu
pedi que se e no meu livro Jesus Cristo único salvador e é isso mesmo Jesus Cristo é o único salvador o homem não pode alto redimisse o homem não pode alto salvasse o ser humano é imagem de Deus quando foi criado ele foi criado À imagem e semelhança de Deus como Lemos no livro do Gênesis mas segundo Santo Irineu de Lyon esse grande Padre da igreja aí do século do século 2 e ele costumava dizer que com o pecado original depois do pecado original o homem perdeu a semelhança com Deus e Manteve sua imagem Acho
interessante porque Irineu pensa na expressão semelhança é ele está pensando na graça então o homem perdeu a graça mas não deixou de ser criatura de Deus então perdeu a semelhança mas não perdeu a imagem então o homem continuou sendo a imagem de Deus apesar de corrompido pelo pecado né não totalmente corrompido né porque a essa esse interessante também saber a diferença nessa questão da corrupção da natureza humana entre o protestantismo eo catolicismo é é uma questão de não é uma questão de troca de palavras mas que expressa é ideias totalmente Opostas né o protestantismo diz
que a natureza humana está totalmente corrompida o catolicismo diz que a natural a natureza humana está a vida mas não totalmente né a gente percebe que realmente o ser humano está depois do pecado original ele foi deteriorado se ele Perdeu a perdeu a graça e perdeu aquelas aqueles outros dons que nós chamamos de dons preternaturais que Deus tinha dado a ele bom dons preternaturais O quê que significa isso dons que que vão além das capacidades da natureza por exemplo não poder morrer na chamada imortalidade a a questão da incorruptibilidade a questão da ciência infusa trazer
o homem podia conhecer todas as coisas e a questão da integridade né então dons dons que estava aí e que infelizmente depois o pecado original o ser humano perdeu Então realmente O homem ficou deteriorado após o original e sem possibilidade de Alto redimisse todos os sacrifícios do Antigo Testamento todos os sacrifícios das religiões pagãs não são não são não são suficientes para redimir o ser humano para salvar o ser humano ser humano não pode alto redimisse Um dos problemas do Espiritismo é precisamente Isso parece que o ser humano a partir das suas obras da Bondade
que tem ele poderia como que alto salvar se purificando se através de sucessivas reencarnações não o homem não pode salvar-se e ainda bem que já em Gênesis Capítulo 3 Versículo 15 está prometido o redentor pouco depois do pecado original de Deus já nos promete o redentor por esse esse texto de Gênesis 3:15 é chamado protoevangelho porque é a primeira Promessa de Redenção e salvação que nós temos na Divina Revelação e nesse sentido Deus foi preparando um povo e fez aliança com esse povo primeira vez mesmo preparou um homem chamado Abraão fez aliança com Abraão Oi
e a partir de Abraão Abraão de Isaque e depois Jacó Jacó que também tem o nome Israel Israel vieram seus doze filhos um dos quais foi ajudar e Jesus nasceria da tribo de Judá Então se vê que Deus desde o antigo testamento especialmente a partir de Abraão foi preparando pessoas foi preparando o povo e foi fazendo alianças criando toda uma expectativa como aquele que nós chamamos de o Messias o ungido de Deus o o redentor o Salvador mas tem toda uma preparação do Antigo Testamento no antigo testamento na espera do Messias Sem dúvida alguma títulos
que aparecem em Daniel como o filho do homem ou em Isaías o servo de Javé o E também o Messias como Reis e sacerdotes são sempre Preparações do antigo testamento para a pessoa de Jesus Cristo que viria no novo testamento é mais Jesus Cristo é o Novo Testamento e novo testamento é chamado Novo Testamento por causa dele a massa assim ao mesmo tempo nós podemos ver uma preparação para o Cristo que viria para o nosso senhor Jesus Cristo também no mundo Pagão e no mundo Pagão existe uma preparação que eu chamaria de preparação filosófica a
preparação da sabedoria quando a gente lê é coisas maravilhosas em Sócrates Platão e Aristóteles como afirmar que existe aí uma espécie de revelação na natureza uma uma espécie de Revelação primitiva nesse sentido uma espécie de Revelação natural que aqueles pagãos que buscam que buscam a verdade de verdade de alguma maneira acabam sim encontrando dentro das limitações próprias da época dos costumes e também dentro da alimentação alimentação da própria razão mas sem dúvida alguma Deus não abandonou os povos pagãos de alguma maneira estava preparando também os povos pagãos para receber e para receberem o mistério da
salvação porque realmente Jesus Cristo Ele é para todos Ele é o salvador universal de judeus e de não-judeus e nesse sentido todos os seres humanos Tá bom então vamos continuar com a nossa cristologia na próxima aula trabalhando e esse tema de Jesus Cristo perfeito Deus é perfeito homem se eu tiver que dá uma um título essa primeira aula eu colocaria algo assim como cristologia história Acabou as relações entre Jesus Cristo e a nossa história que acaba é sendo é o sentido a meta e a salvação de Nós seres históricos pessoas que estamos aqui mas que
desejamos um dia está no mas no mais além com Deus bom é isso aí pessoal então espero que disse que não tem bastante desses estudos cristológicos Deus Deus nos abençoe a todos