Olá nosso objetivo com essa aula é entender Por que a gente estuda jogos então basicamente jogos é uma área de aplicação né então ela não é uma área base né como a matemática é a física mesmo a computação né a gente aprende a pensar o pensamento computacional depois a gente aprende a fazer algoritmos aprende a desenvolver softwares e um deles e são os jogos né e a pergunta que a gente se faz aqui né que eu gostaria de tentar responder e por que afinal a gente tem um curso sobre jogos né Por que que é importante a gente se dedicar a isso então a importância da gente estudar ou como os exemplos das das e das disciplinas de base que Eu mencionei aqui a gente aprende matemática cálculo física aprende português né gramática é porque eu sei que isso vai me como base para coisas que eu vou desenvolver no futuro e outras coisas a gente estuda porque tem uma aplicação imediata ou porque elas são a aplicação e esse é o caso dos jogos a gente não estuda jogos só porque é uma área de aplicação né Mas pela natureza deles e e basicamente e jogos acaba sendo uma oportunidade de mercado interessante para quem e for depois né buscar uma uma colocação na indústria e e é uma indústria Milionária né então por isso gostaria de falar um pouquinho aqui do que que nos move a trabalhar na indústria de jogos Então primeiramente a indústria de jogos ela é multibilionária né então os dados que eu trago aqui nem todos são dados de agora né mas eles são Dados muito significativos né que a gente vai colhendo assim a ao longo da vida né E então assim para começar tá né tô falando muito dinheiro então se a gente pegar o ano 2005 isso aí faz 20 anos só eh só nos Estados Unidos a indústria de jogos ela fazia girar 10. 5 Bilhões de Dólares se eu considerar o mundo inteiro eu tenho 25. 4 Bilhões de Dólares girando nessa economia isso aí há 20 anos atrás né Então essa seria uma razão quer dizer tem muito dinheiro envolvido ou seja tem muito mercado né portanto tem muita necessidade de gente atuando nele mas uma outra coisa que é super interessante quando a gente fala de jogos é que os jogos eles são o uma força bem importante para impulsionar a inovação tecnológica né então Eh porque Porque de fato eles têm uma escala muito grande né então do ponto de vista de gráficos algoritmos gráficos do ponto de vista de R evolução de som evolução da ia os jogos T um papel importante aí Então veja que H há um tempo atrás bastante tempo né se desenvolveu e as consoles de videogame né e as consoles de videogame hoje elas têm placas gráficas muito boas né processadores gráficos coisas dedicados a jogos né e e e o fato de a gente usar esse tipo de de de componente vamos dizer de de hardware na indústria de jogos faz com que eles se tornem populares muito rapidamente então Eh ã dispositivos e hardware em geral que são muito caros né os jogos acabam sendo uma maneira da gente conseguir colocar eles no barato no no mercado com baixo custo né porque se ganha no no volume de venda a própria indústria de videogames né ela a venda dos das consoles ela não traz um lucro muito grande paraas empresas né que acabam faturando mais nos jogos que são vendidos depois né e outros acessórios então acaba dessa forma sendo uma indústria importância dos jogos é grande porque ela acaba permitindo com que a gente dê escala para inovações né e Us e e pode depois usar isso em outras áreas que são de Fato muito muito relevantes pra vida humana né uma outra coisa que tem de muito legal nos jogos é que e eu não tenho um Rigor científico absoluto né então se eu vou desenvolver uma aplicação de engenharia uma aplicação pra área médica eu preciso ter todo o cuidado do mundo porque eu não posso errar segurança né então vou fazer software para cockpit de avião Nossa um erro pode resultar na queda de um vi um erro num aplicação na área médica pode resultar na morte de um paciente e essas são coisas que a gente não pode tolerar de nenhuma maneira por outro lado em jogos a gente tem essa liberdade grande eu não preciso fazer tudo corretamente nos jogos né os jogos a gente rouba muito né Eu gosto de dizer que a gente rouba quando tá implementando porque eu não preciso que as coisas sejam daquela forma eu eu só preciso que elas pareçam então É nesse sentido que a gente pode roubar e roubar no jogo é importante no sentido de não de descuidar do eh como é que eu vou dizer da da qualidade da execução do rendering da qualidade das animações a qualidade da física né porque o que me importa é eu convencer o meu usuário né então eu quero por exemplo um jogo dá um tiro no inimigo e quero que ele caia né eu não preciso que ele caia exatamente como o humano cairia se levasse um tiro exatamente na mesma posição mas eu preciso que ele pareça e que seja convincente né então isso é suficiente e aí de novo aqui a gente tem essa liberdade de testar coisas né com uma população que não tá esperando uma correção de 100% como se espera na área médica ou na área de aeronáutica ou na área de Engenharia então eu acabo conseguindo testar aquilo que eu faço muito mais rápido né então a gente transfere essa tecnologia né aprende testa né vê a aceitação com humanos e depois a gente consegue transferir essa tecnologia Aí sim para áreas que são muito relevantes né onde simuladores são super aplicados então toda a parte de aeronáutica eh pesquisa biomédica a o exército usa demais né e computação gráfica cim ações jogos área da educação né área da saúde então assim várias áreas acabam se beneficiando de coisas que a gente testa primeiro em jogos e aí depois né se se funcionar a gente aperfeiçoa até que eu tenha uma uma uma correção que seja adequada para essas outras áreas tá então acaba sendo uma área de teste super importante bom eu queria mostrar para vocês alguns números né que são importantes e que na minha opinião eles não necessariamente refletem aquilo que a gente pensa né então muitas vezes quando a gente fala em jogos a gente pensa na indústria de videogame né Pensa em jogos como uma brincadeira onde o nosso clientes são crianças são adolescentes então se eu perguntar assim né para paraas pessoas que idade vocês acham que tem o joga médio né não raro a gente vai dizer olha o jogador médio deve ter aí 15 anos 17 anos é o adolescente né é são homens ou mulheres então de novo a gente pensa não jogador médio em geral são homens né os meninos gostam mais de jogar do que as meninas os adolescentes jogam mais com as crianças e jogam com certeza muito mais que os adultos e de fato Eu queria desmistificar um pouco isso né então só para mostrar como é que a gente tem que pensar em jogos para faixas etárias diversas e para perfis Diferentes né então para olhar alguns números aqui esses números eles vem e da associação de de software de empresa de software de de entretenimento né E se vocês colocarem no Google essa frase que tá aqui do lado né o Entertainment software Association vocês vão chegar na página deles e lá tem eh muito mais informações do que as que eu tô colocando aqui com mais detalhe e é é curioso a gente olhar mas basicamente eu trouxe aqui alguns números por exemplo eh Se eu olhar Qual é a população nos Estados Unidos porque esses dados são dos Estados Unidos eh qual é o tamanho da população que joga E aí a resposta é três em cada norte-americanos jogam videogame né aqui Vale des do né do Counter Strike do até paciência Candy Crush e coisas do gênero Ah é interessante também saber o custo aí né quantas pessoas gastam porque isso aí tem influência no quanto a gente consegue investir depois na indústria né então se eu olhar de novo dados 2023 2024 nem tem ainda né ah a a indústria de de videogame acabou gastando aí um total de 57 2 Bilhões de Dólares é muito dinheiro ah a quantidade de jogadores que diz que jogar videogame reduz o stress é de 71 então a gente percebe que os jogos Eles continuam S sendo uma fonte de de escapismo né ou seja da gente sair um pouco da realidade né E se distrair com algumas coisas então tanto eu posso jogar videogame quando eu posso jogar xadrez quando eu posso jogar baralho né todos um dos as pessoas a maioria das pessoas concorda que um dos objetivos dos jogos é desestressar as pessoas então seria um consumo de entretenimento leve né Eh 190.
000 né 190 p6 milhões de americanos jogam videogame pelo menos uma vez na semana então Além de eu ter um número enorme de gente que joga eh as pessoas jogam muito né pelo menos uma vez por semana outras coisas importantes aí né para quem vai entrar na na na indústria então o salário médio de alguém que trabalha de um empregado da indústria de videogame é de 168 168. 000 então nos Estados Unidos sempre eh o o salário é dado anual né eu teria que pegar esse valor aí e dividir por 12 meses isso aí dá um salário de 14. 000 por mês o que também é bastante alto se comparar com o salário médio norte-americano então a quantidade total de de de de postos de trabalho na área de jogos nos Estados Unidos chega a 350.
000 ah o impacto né da indústria de videogame na na na economia dos Estados Unidos é de 101 bilhões né Ah e a quantidade de norte-americanos menores de 18 anos que jogam videogame é 82% ou seja quase todos os os adolescentes crianças e adolescentes jogam eh jogam videogame então se eu se eu olho o mercado com esses números aí eu vou dizer Esse é o mercado que eu quero entrar né porque vai ter trabalho para Então acho que esse é o objetivo da gente olhar para isso aí aqui eu queria chamar atenção Para mais alguns dados né Eh e esses dados eles agora são um pouco mais antigos esses aqui são de 2020 vem da mesma fonte né porém de de anos anteriores e aqui eu tenho dados de comportamento dados de comportamento É bem interessante importante porque que vai vai impactar na hora de eu escolher de que tip vão ser os jogos que eu vou eh desenvolver né então esse primeiro gráfico né que aqui a gente tá falando primeiramente de idade então vê lá que a idade média do jogador de videogame ela não é 15 anos não é 17 anos como a gente falou anteriormente né ela varia de 35 a 44 anos né então Eh Se eu olhar né 100% população aí jogadora né 21% Tá abaixo de 18 anos 38% é nessa faixa adulta né então jovem adulto 18 a 34 anos mas eu tenho um povo ali entre 35 e 54 anos que de 26% que joga videogame também p dis isso aí diminui depois do 55 ao 64 e diminui um pouco mais pros maiores de 65 anos né mas a gente vê que nós temos um público de todas as idades né ah o que que isso reflete né O que que a gente pode eh imaginar Por que que a gente pensa que é só criança e adolescente que joga Bom primeiramente porque eles têm mais tempo né ah mas não necessariamente são só eles né Isso foi verdade há uns 30 anos atrás né mas de lá para cá né tudo tudo é uma questão de de hábito né eh eu que tô aqui nessa faixa dos 9% né Então essa é uma faixa crescente Ela já foi 0% ela tá 9% aí ela é uma faixa que tá crescendo por que que ela tá crescendo porque esse é o jogador é são as pessoas que elas já jogaram lá na sua infância então assim eu quando era criança isso era lá década de 80 70 né criança adolescente eh eu ia pra aula de manhã e de tarde eu jogava videogame né então é e antes de mim não tinha né o pessoal que tem a faixa de 60 anos aí não tinha videogame então eles não jogavam natural e aí é um hábito que que é um pouco mais difícil de a gente da gente manter mas assim se quando eu era criança eu jogava videogame quando eu era adolescente eu jogava videogame quando jovem jogava videogame Por que que eu não vou jogar agora né talvez eu jogue outras coisas Talvez as mesmas não sei as mesmas são é as mesmas é é chato eh mas enfim então o que que a gente pode deprimer disso aqui é que a idade média do jogador ela tá aumentando que que tem de interessante eu tenho que pensar Qual é os jogos que eu vou fazer para cada uma dessas faixas etárias aqui e a outra coisa que é interessante o quando a gente é criança adolescente a gente não tem dinheiro para comprar jogo né a gente precisa mendigar né então assim queria comprar você comprar um jogo novo aquela coisa faz vaquinha com toda a família para ganhar de Natal aí ganha um jogo E aí depois só vai ganhar um outro jogo lá no aniversário e aí depois at um assim a vida de criança é uma vida mendigando brinquedo né então uma vida mendigando jogo quando a gente tem ganha o próprio dinheiro a gente se vinga né então agora eu quero jogar eu vou comprar com o meu dinheiro e eu posso eu não vou comprar um jogo só e vou comprar cinco de uma vez Então isso acaba inchando eh o o o mercado e trazendo mais mais recurso para cá bom o que mais a gente tem de dados aqui que são são interessantes né 75% dos norte-americanos eles têm pelo menos eh um console de vídeo em casa né então de novo as plataformas número de plataformas é bem grande e uma outra um outro dado que é importante que a gente precisa se pensar sempre é que nós temos mais mais ou menos 46 milhões de jogadores com com alguma desabilidade né então com alguma necessidade especial e aí a gente a gente eh inclui né ã acessibilidade nos jogos acaba sendo fundamental né seria importante já se eu tivesse uma pessoa só né mas com 46 milhões é enorme bom que mais a gente tem de dado legal aqui né então seu olhar eh o total de jogadores de videogame nos Estados Unidos eles são 24. 4 milhões ã 70% das das crianças né abaixo de 18 anos são jogadores a gente já tinha visto um dado semelhante agora a pouco né 64% dos adultos maiores de 18 anos são jogadores também então vê que esse número é parecido com o número de de adolescentes né E como eu disse como a população tá envelhecendo E ela já tinha o hábito de jogar antes ela segue tendo a gente tá eh aumentando esse esse montante aí de velhos jogadores eh uma outra coisa que é relativamente interessante é que a gente tem menos mulheres jogando do que homens mas esse número não é assim tão pequeno enquanto 59 por dos jogadores são homens 41% são mulheres né então é um número que tá desequilibrado ainda onde é que as pessoas jogam né então 73% jogam em console de de de games né 43% jogam em com sistemas e portáteis né como os game boy Nintendo DS coisas do gênero joguinhos portáteis 29 e esse é um número enorme tem um um um console jogam em realidade virtual Então esse é um número enorme e Crescente e 25% n tem jogam também em dispositivos móveis com realidade virtual né então então vê né então da população aqui claro né eu não fecho 100% nunca porque Porque de fato as pessoas que jogam numa console elas também jogam no celular elas também jogam envar n então a pessoa não é obrigado a escolher uma das quatro modalidades que mais qual é o dispositivo mais comum entre jogadores adultos Então os adultos jogam no telefone né 61% joga nos smartphones 52% também joga nas consoles né e 49 % joga no computador então assim parecido ainda né não tem nenhuma dessas plataformas que que verdadeiramente dispõe bom e aí o tipo de jogo mais comum né a gente tem 70 71 por das pessoas jogam jogos casuais 53% jogam jogos de ação e 48% jogam jogos de tiro Então essas são as preferências aí da nossa população bom queria também falar um pouquinho da diferença entre homens e mulheres analisando duas faixas etárias que são aquelas onde tem mais jogadores né Então olha só que legal 75% né dos homens entre 18 e 34 anos portanto são os adultos eles jogam jogos em console né se eu for olhar as mulheres a maioria joga em smartphone os homens 51% jogam jogos de ação as mulheres jogam preferem jogar jogos casuais os homens preferem jogar com amigos né então Eh socializar é uma razão para eles jogarem 68 por.