A História do Voto - Documentário completo

2.59k views3004 WordsCopy TextShare
paulopaimsenador
Você sabia que as primeiras eleições no Brasil foram em 1532? O documentário percorre a história do ...
Video Transcript:
E aí [Música] [Aplausos] [Música] [Música] e eu acho que por muito tempo setores importantes da sociedade não viam o poder que o voto tem e o poder transformador que a representatividade pode ter né de segmentos que não estão naqueles espaços mas muitas vezes na sociedade são a maioria com as mulheres a população negra voto Sem dúvida nenhuma é branco né é branco é quase que totalmente branco a não ser raras exceções vai que por exemplo eu volto e acaba voltando entre aço né errado e volta um cara que mudou os planos dele e não não
é o que eu tava pensando que ia ser então é meio que me responsabilidade também se você tem uma pessoa dentro desse dessa Instância dentro do Parlamento que possa defender seus direitos possa escrever lei pro pulei pode rebater informações isso é o verdadeiro o direito da Cidadania Então ela acredita e o direito ao voto é essencial é uma forma de a gente fazer parte da tomada de decisão eleger nossos representantes dar um voto pro Brasil sempre existiu desde o início da colonização a forma atípica de organização das cidades portuguesas que a gente trouxe como experiência
para o Brasil é já implicava a existência de uma espécie de Um Conselho Municipal não é formado por pelos moradores da cidade ela chamados durante muito tempo dos homens bons homens bons são os eleitores e os eleitos que tem Posses que tem força Econômica poder político prestígio social isso significa dizer que a maioria absoluta da população brasileira estava afastada de todo o processo de escolha dos seus representantes é com Independência muito pouca coisa mudou E era uma Monarquia Constitucional e isso já era uma avanço por mais que achemos estranho a constituição do império de 1824
era uma das mais avançadas do mundo desde que nós compreendamos a época o contexto histórico em que ela foi feita mas a participação política como sempre é excludente por definição das mulheres não participa de qualquer maneira então aí você já exclui metade da população o pobre Realmente o papo que não tem nada não participa não existia voto Secreto o cara ia até uma mesa eleitoral geralmente organizado em volta da Paróquia organizada compadre sendo o que hoje seria o o presidente da mesa né de votação e ali declarava seu voto que era anotado né às vezes
com uma república não apenas a situação se modificou como ela piorou o número de os brasileiros na chamada primeira república que é por definição uma república oligárquica diminuiu em relação ao que nós tínhamos um império usando alfabetos foram eliminados no processo eleitoral no país em que quase noventa porcento da população era formada por Ilha traduz da mesma forma as mulheres não não votavam embora não houvesse na Constituição de 1891 uma proibição explícita do voto feminino na verdade a ideia de cidadão era entendido apenas como algo inerente ao homem das mulheres que variadas circunstâncias culturais elas
são mantidas na cidade e privadas de uma educação mais Ampla E aí reforça essa essa dependência a incapacidade nos que é culturalmente construída de você estar apto a participar a um intenso intensa movimentação das mulheres no século 19 e no início do século 20 é isso começa a resultar na aprovação no mundo inteiro né do do voto feminino nós temos todo um movimento de mulheres abrindo o escolas voltadas às mulheres publicando jornais revistas voltadas à mulheres tentando votar várias mulheres tentaram votar no século 19 e sempre foram impedidos né era muito cansativo ele já estavam
Ali há dez anos a primeira manifestação de Berta Lutz em favor do voto foi 918 ela novinha outras frases também cima necessário procurava as mesas eleitorais que e destrava as mulheres em termos nacionais só vão adquirir o direito ao voto em 1934 né mas Juvenal Lamartine faz uma modificação na Constituição do Rio Grande do Norte permite ali ainda na década de 20 no final da década de 20 que as mulheres as mulheres do Rio Grande do Norte e votem E isso acontece numa eleição Municipal Em 1927 E aí a sufrágio vocês Então vão em busca
né dá um só de eleitoras mas mulheres nas quais elas pudessem votar mulheres que pudessem ali enfrentar né é os líderes políticos homens né com alguma chance de de Vitória encontra lá aquela mulher baixinha pequena que administrar uma fazenda no interior do Rio Grande do Norte e a convidam para esse desafio e ela aceita né ela aceita e ganha eleição e ela foi Eleita e ela era uma mulher que é um exemplo para hoje de gestora o que é que é Usina fez resolveu investir na infraestrutura construiu escola posto de saúde abriu estradas apesar de
ser só dois anos de Mandato que quando foi 1930 que teve o estado novo ela foi que foi retirada do par e ela tem um brilho tão grande que depois foi chamado e ela não quis porque não era votação direta ela deu um exemplo de economia de desenvolvimento como sair de uma crise econômica para hoje atual investiu na infraestrutura gerando emprego e renda para o seu município e e vai esteira da Revolução Constitucionalista de São Paulo que militarmente foi derrotada mas politicamente saiu Vitoriosa vagas é obrigado a assinar um código eleitoral é a primeira vez
que nós vamos ter na verdade isso a criação da Justiça Eleitoral a convocação de eleições por uma constituinte e o direito de voto Aí sim hein explícito as mulheres quem vai ser votada a primeira mulher vai ser a doutora médica a lota Pereira de Queiroz aberta ela alcança sua primeira suplência não foi Eleita e ela chega depois ela volta ser candidato em outubro de 34 mas ela só assume o mandato na Câmara em Julho de 36 pelo falecimento do titular Poucos Anos depois o país mergulha numa profunda ditadura que aliás reflete o ambiente histórico da
época no mundo digamos assim é um período de crise crise profunda da Democracia liberal e por consequência a ascensão de regimes mais do que autoritários regimes totalitários que seriam os regimes fascistas de uma forma geral é o que vai acontecer conosco a partir de novembro de 1937 O chamado estado novo que é um regime protofascista aí não a voto e as eleições estão super bebidas é uma realidade que vai perdurar até 1945 quando termina segunda guerra com a derrota do nazi-fascismo e a impraticabilidade da manutenção da ditadura de Vargas e é isso que vai explicar
as eleições presidenciais com foto direto no dia dois de Dezembro de 1945 nesse momento já estão em vigor os novos partidos que estão sujeitos dentro de uma nova realidade histórica mas como os pés também muito presos ao passado exemplo PSD partido social democrático é o maior parte do que nós fizemos de 45 até 65 Mas qual era a base social do PSD o interior aquele que eu Tancredo Neves que é a revista vai chamar depois de grotões o segundo é o DNA União democrática nacional e não é fácil a a gente promover um reducionismo para
explicar esses partidos mas é o DN é fundamentalmente um partido de classes médias urbanas que vai ter em Carlos Lacerda a sua expressão máxima o terceiro partido é o PTB partido trabalhista brasileiro que Quando surge Diferentemente de quando ele vai ser distinto quando ele surgia um partir do Chapa Branca então Vargas queria o PTB primeiro para aparcar é só Nascente classe operária urbana brasileira e impedir que essa recente plástico Urbana Se sentisse atraída é pelo partido comunista salvo o perceber que vivia na clandestinidade e se Manteve por outros motivos imaginando a revolução mas o partido
tradicional brasileiro a ser teve exemplos históricos que que você extinguia por um decreto mesmo pacientes que tiveram até o uma vida razoavelmente Longa na democracia brasileira que foram os partidos que surgiram com a redemocratização de 1946 o que é que você nunca console do partido porque o nosso sistema eleitoral não fortalece partido e ele incentiva A Celebridade o homem que tem voto aquele que tem um capital Oi e aí não importa o partido B a a a grande ruptura Na minha opinião que o golpe de 64 representou foi no amortecimento se porque não foi da
Verdade o fim completo mas o amortecimento de uma pedagogia democrática que o país estava aprendendo desde 1946 Então nesse sentido Pelo menos durante os dez primeiros anos do regime militar quando o congresso funcionou na maioria absoluta das vezes mais emasculado porque o parlamentar Deputado ou Senador que ousasse falar mais alto e de uma forma mais incisiva era casado tinha o seu gerentes políticos suspensos isso só se altera a partir de 74 a oposição ganhou nessa oportunidade em 16 estados e nós eram 20 22 estados naquela oportunidade e nas eleições majoritárias para o Senado Isso foi
uma grande é revira-volta política e aí o governo gás o começou a ter um certo problema do ponto de vista econômico e isso refletiu-se na política e aí veio essa preocupação porque o que é voto sempre tem muito a ver com a economia adianta imaginasse que a ideologia as ideias o debate programático se não tiveram na economia que funciona e a favor dessas propostas Muito provavelmente a oposição pode sair vitoriosos isso não é período apenas daquele que nós vivemos num mundo até se brinca muito na França Quando se diz que o coração é de esquerda
ou mas o Bolsa de direito a partir da eleição de 74 O Senado assume o protagonismo e dessa grande discussão política desse Grande Debate que vai combinar com o fim do regime militar não por acaso com algumas exceções como lices Guimarães na Câmara dos Deputados as grandes figuras é que vão liberar o processo de construção da abertura estavam no senado tanto na oposição quanto na situação porque há alguns senadores situacionistas compreenderam que era impossível a manutenção com aquele estado de coisas as diretas-já a era nome é que simbolizavam a todo uma luta contra o regime
militar ali já não era mais só as diretas tanto é verdade e com a derrota mesmo com a derrota o processo continuou as manifestações continuaram e até aumentaram e ali decretou o sol afetivo do Benfica 1 E aí E aí se alguém disse que a política mudou de endereço e ao mudar de endereço muda também os atores da polícia eu penso que eu sou resultado essa resistência dessa luta desses o feios dessa dessa motivação que fez com que o movimento indígena as organizações as comunidades e as nossas lideranças indígenas pensar em que era hora de
lutar também pelo uma representação política Esse é o fato de eu ser uma mulher indígena a deputada Federal já teve historicamente um avanço mas ainda não ao preparo para receber essas questões né nos veem como pessoas que não conhecem a a própria legislação a própria forma com que o estado se organiza nos coloca numa situação que não importa nossa opinião né porque o nós só sabemos de questão indígena Não é bem assim nós sabemos de tudo também de outros pontos que vão Além da questão indígena esse primeiro momento que se viu falado coronavírus já deveria
ter um plano de enfrentamento Claro pelo menos até mesmo os povos indígenas é eu fui uma das que propõe um diálogo rapidamente com setores do governo que trabalha com questão da Saúde indígena a nós queremos saber quais os planos que ele tinha e não tinha um plano né diz é o plano de contingência falei e não foi por isso que nós conseguimos fazer com que houvesse uma lei específica ou a lei era o mínimo que colocava acesso a água potável distribuição de cesta básica máscara facial EA garantia de leito na UTI que pudesse aquela máquina
de oxigenação questões que os quilombolas comunidades tradicionais enfim foi o básico e teve quando foi para o governo ele foi vetado em 22 itens isso gerou uma polêmica muito grande porque vê tá por exemplo ele tem água potável e qual foi a resposta que se deu né que os índios não precisava de água potável porque já tem Rio aí eu fico falando vai beber água lá do Rio e ela mama então com mercúrio e eu acho que o nosso a nossa situação foi de nunca ter enfrentado a realidade do preconceito do racismo compra o índio
contra o negro EA planta o debate do meio ambiente e assim dental meio ambiente avisa que eu digo né Você conhece um fazendeiro negro eu não conheço eu só Senador mas não Continental começo para um grande fazendeiro né um grande fazendeiro do agronegócio Por que que não tem não tem porque quando houve a abolição da escravatura ao negro vai dar do nada nada nem ferramenta era proibido estudar era praticamente proibido trabalhar com qualquer emprego mais formal se alguém mesmo Branco sucesso ele era já discriminado aí veio aí chamava os imigrantes que é legit olha eu
moro numa terra do Imigrante me dou muito bem com eles mas essa é a história só contar a história que que acontece as terras que eles res a graça de vir para cá e foi passado e depois de geração para geração bom é assim né então por isso que os negros tiver que fazer o quê que é que os negros são maioria todos os burros ou na beira dos rios o que eles não tinham para onde ir todo esse foi o que eles que eles vão para os lugares onde ninguém queria cima do morro é
pedra não dá para plantar não dá produzir em tese né e vou fazendo essas casinhas ou se instalando nas com as palafitas na beira do rio para poder viver da Pesca Essa é a realidade do povo negro que foi perpetuada e por isso que os negros em Ação setor mais buner ável junto lá eu que o povo indígena escola SENAI Nilo Peçanha nunca soube que o Nilo Peçanha nego nunca soube estudei lá e isso é lá e a marca na minha vida foi mudei radicalmente em Fortaleza e mudei para melhor e vim descobrir quase que
no Parlamento e o ninho de passarinho era nele para tu ver como a tivemos negro longo da história mas as referências do povo negro as foram apagados acende Então existe um setor subalterno da sociedade que é apagado da história recorrentemente né O que é uma pagamento que ele é sistemático ele consciente eles querem apagar uma identidade eles querem pagar um protagonismo de um setor da sociedade que fez muita diferença e eu acho que agora os movimentos sociais esse sujeito não aceitam mais o apagamento nós não aceitamos esse apagamento da história e eu acho que não
aceitaram esse apagamento da história insuficiente além de lutar para que a gente tem a visibilidade identidade a gente também precisa ocupar a política ocupar os espaços de poder para mostrar que novos a pagamentos não pode acontecer e que a gente só pode construir uma sociedade realmente com cidadania e democrática se for uma sociedade construída por todas essas vozes que foram historicamente apagadas à população entendeu que você não pode julgar ninguém pela cor da pele pela orientação sexual ou pelo gênero ou Qualquer que seja ela entendeu que a competência e eficiência no serviço público EA representatividade
ela tem que ser mais significativo O agronegócio elege um senador um deputado ele vai lutar pelos interesses daquela categoria o médico Celeste médico e vai lutar pelos interesses da categoria os policiais alerj um policial para lutar pelos interesses aquela categoria mas a grande massa da população brasileira de pobres diz tentados desvalidos sem ter sem voz sem dignidade sem nada esses não tem representatividade na mesma eleição que a gente elegeu Jair bolsonaro Eu Fui eleito por exemplo primeiro LGBT assumidamente gay da câmara legislativa como a votação expressiva com uma nova representatividade que traz também significado né
programático para essas lutas desde que eu cheguei na Câmara Legislativa nenhum parlamentar teve coragem de subir na Tribuna da câmara para criticar ou fazer uma fala de crítica dura a pauta LGBT a construção da Cidadania LGBT e se alguma forma representa alguma coisa representa que a gente também tá sentado no espaço de poder para disputar narrativa da sociedade isso é muito importante então eu vejo que se por um lado existe uma maioria conservadora aqui é que o outro forte na eleição de 2018 existe também espaço Progressista existe muita gente que respeita a diversidade eu prefiro
ficar com esse Prisma mais otimista que você perguntar Senadora a senhora acha que a passar a senhora como parlamentar deve defender a só a pauta feminina deve estar presente só na feminina não filho porquê porque nós estamos querendo nós estamos pedindo gritando por inclusão inclusão é a gente está na tributação no orçamento na educação na saúde na segurança pública porque na hora que eu defendo isso eu tô defendendo todas as mulheres e todo povo brasileiro como que eu vou explicar população que pede para as pessoas que o Brasil 52 por cento da população de mulheres
52 por cento e eu estive na na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com 24 Deputados e isso é muito significativo isso é estrutural eu tive em Salvador 85 porcento da população de Salvador de negros nunca eleger um negro então é a sociedade Tem que repetir isso mas temos que entender que realmente nós vivemos uma democracia mas que nós temos que dar instrumento aqui essa democracia seja efetivamente implementada e não só no discurso porque por enquanto a letra da Lei está deitado eternamente em berço esplêndido que não tem indústria disso é [Música] [Aplausos] [Música]
[Música] E aí [Música]
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com