e aí e o livro de eclesiastes faz parte da literatura de sabedoria da bíblia e começa com esta frase as palavras de correr filho de davi rei em jerusalém em hebraico a palavra correta é que significa alguém que reúne as pessoas e nesse caso é para aprender então é frequentemente traduzido em português como um professor o mestre e o mestre supostamente é um filho ou um descendente do rei davi e portanto a ideias diferentes sobre quem é essa figura poderia ter sido muitos penso que se refere ao rei salomão outros talvez a um dos últimos
reis da linhagem de davi e ainda quem pense que na verdade é um professor israelita que adotou uma identidade semelhante a salomão para auxiliar no ensino qualquer um desses pontos de vista está correto o segredo é reconhecer que o mestre é uma personagem do livro e a diferente do autor do livro que permanece anônimo e então ouvimos a voz do mestre durante a maior parte do livro mas na verdade é uma voz diferente a do autor que nos introduz ao mestre na primeira frase e no final essa mesma voz conclui o livro resumindo e avaliando
tudo o que o mestre acabou de dizer portanto o autor é alguém que quer que eu somos tudo que o mestre tem a dizer que nos ajuda a processar a informação que recebemos e formar a nossa própria conclusão então o que o mestre tem a dizer bom o autor resume a mensagem básica do mestre no início e no final e é tudo revelo tudo é totalmente revelo a maioria das bíblias em português traduza essa palavra revelo como sem sentido mas isso não cabe tá bem o âmago da ideia em hebraico revelo significa literalmente vapor ou
fumaça e o mestre usa essa palavra 38 vezes no livro como uma metáfora para descrever como a vida é em primeiro lugar temporária ou fugaz como um fio de fumaça mas em segundo lugar também como a vida é um enigma ou um paradoxo é uma fumaça parece sólida mas quando você tenta agarrá-la não há nada nela então a tanta beleza oh bondade no mundo mas bem quando você começa aproveitar delas surge a tragédia e tudo parece explodir bem todos nós temos um forte senso de justiça mas coisas ruins acontecem à pessoas boas o tempo todo
então a vida é constante e imprevisível em estável nas palavras do mestre é como seguir o vento revelar e isso é um pouco deprimente então porque ele está dizendo tudo isso o objetivo básico do autor é marcar todas as maneiras em que tentamos construir significado e propósito para as nossas vidas a parte de deus e ele deixa o professor desconstruí-las assim o autor pensa que passamos a maior parte do nosso tempo investindo em energia e emoção em coisas que eventualmente não tem significado duradouro e ele deixa o mestre nos dar uma lição dura da realidade
você pode ver isso com mais clareza nos poemas de abertura e de encerramento que focalizam o primeiro no tempo a morte então o mestre diz você pode passar toda a sua vida trabalhando e alcançando grandes feitos achando que isso dá significado à sua vida mas você deve parar e considerar o passar do tempo porque para todo o esforço humano que existe no mundo no final de contas nada muda com certeza desenvolvemos tecnologias e construímos nações que sobem e cai mas vai escalar uma montanha e ver se ela se importa já existia muito antes de qualquer
um de nós existir e continuará existindo muito tempo depois de nós que quero dizer é que ninguém vai se lembrar de você nem de nada do que você fez daqui a 100 anos mas àquela montanha continuará existindo e as ondas estarão quebrando na praia e o sol irá se levantar esse por e assim o tempo acabará por apagar você e eu e tudo aquilo com que nos importamos esse isso não é deprimente o suficiente o mestre também não para de falar sobre a morte durante o livro inteiro mas especialmente nesse poema perto do fim ele
disse que a morte a equalizador e torna inútil a maioria das nossas atividades diárias a morte devora os sábios e os tolos os ricos e os pobres não importa quem você é o que você fez seja algo bom ou ruim todos vamos morrer isso é inevitável assim com essas duas ideias em mãos o mestre passa a considerar todas as falsas esperanças e as atividades onde investimos as nossas vidas para encontrar significância como riqueza carreira status social ou prazer então você acha que trabalhar duro para a sua vida valer a pena pense no estresse e no
preço que isso causa em você toda ansiedade e as noites sem dormir e no momento em que você realmente ganhar alguma riqueza você estará muito velho para aproveitá-la e então quando você tiver que repassar a sua riqueza para alguém pode ser alguém que nem se importe com qualquer coisa que você fez ou talvez você pensa que o prazer fará vida valer a pena vai em frente viva as suas férias viva para as festas de fim de semana na segunda-feira sempre chega revell revell tudo é totalmente rével então o que o mestre defende é que nos
tornamos hedonistas puros o relativismo as bem isso seria maravilhoso o mestre reconhece que as ideias dos provérbios viver pela sabedoria e pelo temor ao senhor realmente tem vantagens em geral a vida provavelmente será melhor para você mas veja que o problema é que mesmo vivendo pela sabedoria e pelo temor do senhor eles também são revelando porque não garantem uma vida boa pessoas boas morrem tragicamente pessoas horríveis vivem muito e prosperam a muitas exceções e até mesmo a sabedoria e revelou mais uma vez não quer dizer que é sem sentido mas sim um enigma a sabedoria
não funciona da maneira que você acha que deveria funcionar o tempo todo então qual é o caminho a seguir no meio de todo esse reviveu e aqui paradoxalmente o mestre descobre o segredo para desfrutar verdadeiramente da vida debaixo do sol é aceitaram horrível eu sei que tudo na vida está completamente fora do seu controle em cerca de 6 partes diferentes em alguns dos momentos mais sombrios do seu monólogo o mestre fala sobre o dom de deus que é o gozo das coisas simples e boas da vida como a amizade ou família uma boa refeição bom
dia ensolarado você não pode controlar essas coisas certamente não são garantidas mas essa é a beleza das coisas quando eu adoto uma postura de confiança total em deus eu experimento a liberdade para simplesmente aproveitar a minha vida como ela realmente é não como eu acho que deveria ser porque até as minhas expectativas sobre o que a vida deveria ser são revell revell tudo sobre o sol e assim as palavras do mestre chegam ao fim aqui no final o autor fala de novo e conluio tudo ele diz que é importante que os somos as palavras do
mestre ele as compara com um cajado de um pastor com aguilhão uma ponta que pode doer quando o quê é mas ele disse que o mestre está tentando te cutucar para que você se mova na direção certa em direção a uma sabedoria maior o autor então nos adverte que você pode realmente levar as palavras do professor longe demais e poderia passar toda a sua vida enterrado em livros tentando responder aos enigmas essenciais da vida não faça isso ele disse pois você nunca conseguirá e assim em vez disso o autor oferece a sua própria conclusão tema
deus e siga os seus mandamentos esse é o dever dos seres humanos pois deus irá julgar tudo aquilo que fazemos toda coisa oculta seja boa ou má e assim o autor acha que é bom deixar o mestre desafiar as suas falsas esperanças e lembra que o tempo ea morte fazem com que a maior parte da vida esteja completamente fora do seu alcance mas o que dá um verdadeiro significado à vida ea esperança do julgamento de deus a esperança de que um dia deus irá limpar todo o conhecimento o e trará a verdadeira justiça o nosso
mundo e essa esperança que deve alimentar uma vida de honestidade e integridade diante de deus apesar do fato de permanecer confuso com a maior parte dos mistérios da vida e essa é a sabedoria do livro de eclesiastes 1