De Kant a Freud

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Carlos Nougué Tomismo
Traço neste vídeo o percurso que vai do racionalismo moral kantiano até Freud passando pela manualís...
Video Transcript:
na Teologia Moral os teólogos cristãos e em particular Santo Tomás de Aquino sempre começaram pelo tratado do fim último do homem e da beatitude ou seja em palavras mais simples antes de começar a tratar os pecados os mandamentos a necessidade de levar uma vida virtuosa os teólogos cristãos e em particular Santo Tomás na Suma Teológica punham de início o prêmio da vida virtuosa Qual é o prêmio a beatitude a beatitude quer dizer felicidade a beatitude última que para uma natureza intelectual como a do homem não pode ser senão a posse intelectual de Deus a visão
intelectual de Deus por Essência Este é o Grande Prêmio de que levemos uma vida virtuosa e o castigo por não a levarmos é o contrário disto Ou seja a privação da beatitude por todos os séculos dos séculos ou seja por toda a eternidade então estava plenamente estabelecido que não se trata ao contrário do que acreditava por exemplo um Cícero e o estoicismo em geral não se trata de viver uma vida virtuosa por viver uma vida virtuosa trata-se de viver uma vida virtuosa para alcançar o prêmio máximo final que é a beatitude que Cristo nos veio
prometer o racionalismo a partir do século X vai alterar isto então virá Cante Com uma grande novidade que novidade é esta é o imperativo categórico O que é o imperativo categórico par cante nós temos em nós mesmos já nascemos com o imperativo de ter de viver virtuosamente sem nenhum prêmio à vista nada zero é o viver virtuosamente por viver virtuosamente é o imperativo categórico é a consciência a que nos obriga a viver uma vida virtuosa independentemente de prêmio ou castigo por este ângulo é o canismo é um retorno aos estoicismo é a moral seca é
a moral Sem prêmio é a moral por si mesma o que não pode senão implicar amor próprio como diria Como dizia Santo Agostino o romano mais Virtuoso um Catão por exemplo ainda o era por amor próprio ainda que obviamente menos torpe que o amor próprio que leva a uma vida não virtuosa mas a virtude histórica a virtude pura e simples a virtude seca do estoicismo era ainda amor próprio no dizer de Santo Agostinho E também o é em cant o categórico esta como obrigação geral moral de viver virtuosamente independentemente de prêmio e Castigo é resultado
da soberba da sua berba humana que de certo modo se considera Divina despreza o prêmio e o castigo oferecido e prometido por Deus mesmo para arvorar-se em lei de si mesmo mediante a consciência ou imperativo categórico pois bem o racionalismo moral acabou por influir na própria Teologia Moral católica Isa é uma verdade que não se pode negar este movimento que começa com a casuística Jesuíta com a manuala Jesuíta a partir já do século X e que século X e que combina perfeitamente com o voluntarismo da doutrina da predestinação de Luiz de Molina outro Jesuíta né
então a doutrina da predestinação mas o racionalismo na Teologia Moral formam um par e o fato é que esse racionalismo externo cujo apante se infiltra Claro que não conscientemente mas entra na Teologia Moral jesuítica e a Teologia Moral a partir de orora e na manuals e na casuística em vez de começar pelo tratado da bem-aventurança ou beatitude da Felicidade Prometida ao homem por uma vida virtuosa já começa com a consciência do homem os pecados e os mandamentos é o racionalismo presente na teologia católica E isto é tão grave que chega a influir num Grande Santo
como Santo Afonso Maria de ligório Santo Afonso Maria de ligório surge no momento em que a Teologia Moral se debatia entre dois extremos terríveis né um o rigorismo jansenista herético e o outro o laxismo do lefer P podemos fazer deixar fazer o que quiser nada é Pecado Entre estes dois extremos em que se debatia a Teologia Moral e em que se debatiam os confessores católicos surge Santo Afonso Maria de ligório num meio justo num justo meio que será reconhecido pela igreja ou seja nada do que ele diz em sua Teologia Moral é contra a moral
católica é óbvio nem é rigor nem é laista vai no meio daí que os Papas tenham reconhecido e a utilidade da Teologia Moral para os confessores católicos para os padres católicos confessores de fato veio solucionar uma crise aguda em que se debatia a moral católica entre o laxismo e o rigorismo isto porém não quer dizer que ele mesmo Santo Afonso não estivesse influído por esse racionalismo que entra na teologia católica a partir da segunda ou terceira geração de jesuítas tanto é assim que sua imensa Teologia Moral foi publicada toda creio já pelo sim foi toda
publicada eu a Tenho toda pelo Centro dombosco padeça deste de mesmo mal que começa com Jesuítas que mal é este começa a Teologia Moral de Santo Afonso pelo tratado da consciência e depois pelo tratado da Lei etc etc etc repete este racionalismo é eh na Teologia Moral que começava que começara com os Jesuítas e nesse sentido Sua Teologia Moral é falha é urgente que saiamos desta casuística desta manuala eh que dura até o século XX e ainda tem ecos no século XX né que traz em seu bojo a marca do racionalismo e que voltemos a
uma Teologia Moral cujo Portal seja o Tratado da beatitude ou fim último do homem como o faz magnificamente Santo Tomás na Suma Teológica né E como explicarei detidamente em meu curso comentário a Suma Teológica artigo a artigo mas houve uma reação fora da igreja católica a esta secura moral racionalista de fulcro de raiz última canana qual é a reação é nit aquilo que já se chamou transvaloração ou seja estar além do bem e do Mal coisa que inaugura niet não é senão uma diametralmente oposta a secura moral do cantis que vai marcar a Teologia Moral
Protestante e acabamos de ver até até certo ponto a Teologia Moral católica é a reação diametralmente oposta a tal secura moral racionalista se não se trata de prêmio nenhum Até porque Deus está morto niet mata a Deus né E se não se tem prêmio nenhum por que viver virtuosamente por que seguir uma lei natural de uma divindade que não existe transval então a vida moral e uma camada uma classe de superhomens se encarregará dessa transvaloração de encontrar-se além do bem e do Mal contra o espírito de rebanho de Cordeirinho do cristianismo e niet niet é
uma reação ao racionalismo cantiano moral e a todos os seus refle muito especialmente no protestantismo mas também não podemos esqu no catolicismo na igreja esta ideia de transvaloração de o homem Ir Além do bem e do Mal Ir Além de uma ex por a divindade que não existe inaugurada por nit como reação ao que eu já disse vai ser concretizada na prática pela psicanálise de Freud Freud né que reduz todas as nossas ideias né a resultantes de pulsões sexuais reprimidas a isto se resumem as ideias na visão de Freud este mesmo Freud ao inventar a
psicanálise inventa a liberação de Tais pulsões reprimidas para tornar na prática factível a transvaloração niti é isto a psicanálise nada mais que isto porque para Freud embora devamos viver além do bem e do Mal como propugnava niet o fato é que trazemos no nosso subconsciente as mar milenares do cristianismo e é isto mesmo que a psicanálise quer romper são Magníficos procurem aí os documentos de Pio 12 sobre o pansexualismo freudiano este pansexualismo freudiano que tanto influirá na atual e hegemônica Revolução que não é é a comunista a atual e hegemônica Revolução é a revolução woke
é a revolução marcana é a é a revolução libertina Esta é a revolução dominante hoje que domina dos governos as empresas todos ao serviço desta revolução tem sólida base em Freud que tem sólida base em niet que é uma reação extrema diametralmente oposta à secura da moral racionalista de fulcro cantiano leia-se por exemplo veja-se por exemplo o livro de marcuzzi Herbert marcuzzi tão fundamental para a eclosão desta nova revolução a revolução woke que é Heros e civilização né também o homem unidimensional são livros de marcuse profundamente influidos pela pela pelo freudismo pela psicanálise né E
que trazem a marca disto que começa com niet e se torna prático com a psicanálise freudiana hoje a maioria das pessoas está convicta de que suas ideias são resultantes de pulsões sexuais reprimidas e as pessoas tentam livrar-se disso tentam estar além do bem e do mal esta é a revolução atual que tem esta origem histórico-filosófica como acabei de dizer cuja origem mais remota é seu oposto Ou seja a secura moral canana e racionalista Muito obrigado pela atenção e até nosso próximo vídeo
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