Introdução aos Fundamentos do Serviço Social | Aula 1 | Serviço Social para Concursos

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Serviço Social para Concursos com Shellen
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o Olá pessoal tudo bem Eu me chamo shellen Galdino Sou professora de serviço social aqui do serviço social para concursos e nós vamos iniciar a nossa jornada agora no módulo de fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social nessa parte né do tocante aos conhecimentos específicos do serviço social nós vamos estudar a história do serviço social os elementos fundantes que trazem a sua profissionalidade as suas plataformas as principais concepções que envolvem a profissão o seu desenvolvimento histórico seu processo de génese profissionalização e institucionalização movimento de reconceituação o diálogo com a perspectiva marxista até os dias contemporâneos
e nós vamos ter uma aula bem direcionada é mais bastante fundamentada para que você compreenda bem esse conteúdo é de suma importância para a tua aprovação tá então vem comigo e vamos iniciar nossa jornada e vejamos aqui eu trouxe uma breve apresentação da estrutura da aula iniciando com aspectos gerais que está nessa primeira aula que seria uma introdução para a gente tratar alguns elementos mais Gerais a segunda parte a sobre a Gênese Profissional ou seja sobre a emersão do serviço social na sociedade capitalista trazendo elementos tanto do José Paulo Netto e sua discussão como também
da Marilda Vilela Iamamoto esses autores que são fundamentais para a discussão da génese profissionalização desenvolvimento do serviço social na história portanto pensando serviço social para além nerd uma evolução e que você revogando as a tese de que o serviço social seria uma evolução da filantropia e de formas de ajuda e da caridade e por isso também vamos estudar elementos do tomismo donnell tomismo que essa Filosofia é baseada né na no pensamento de São Tomás de Aquino que vai influenciar o serviço social em sua Gênese as perspectivas teóricas que envolve a profissão principalmente aqui no aporte
teórico do positivismo para esse essa tendência teórico do positivismo vai ser o nosso foco e nem como as análises dos autores Qual a concepção de maio de ama morto com a concepção do José Paulo Netto quais mais ou menos a diferença entre eles vamos falar do processo de institucionalização que profissionalização que a inserção do serviço social no mercado de trabalho e portanto de início com o próprio diálogo com a perspectiva positivista estruturalista a o pensamento do serviço social norte-americano em seguida vamos falar do movimento de reconceituação e renovação do serviço social o movimento quer tipicamente
latino-americano e quais as principais características e aqui nós vamos usar principalmente o José Paulo Netto tá nessa referência para depois seguir para uma discussão do serviço social na Cena Contemporânea Tá bom meu amor vem comigo e a gente vai iniciar agora aula de fato pois bem serviço social no mundo é de modo geral tá é importante dizer que a sociedade capitalista que surge no século 19 ela vai trazer uma série de novas profissões é a partir da divisão social e técnica do trabalho uma dessas profissões é o serviço social e como o capitalismo acontece de
forma desigual e combinada no sistema capa o mundo todo né não existe um capitalismo só capitalismo europeu capitalismo norte-americano o capitalismo subdesenvolvido também vai fazendo com que o serviço social surge de forma diferenciada nesses demais países mas em termos de datas nessa é assim a gente puder precisar isso o serviço social a priori vai emergir em Amsterdã em 1899 que fica na Holanda tá cidade de Amsterdã é a capital da Holanda e vai ser fundada a primeira Escola de Serviço Social dentre as precursoras e responsáveis nós teremos pela sistematização do trabalho social tá um trabalho
social aqui numa perspectiva mais humanitária mais filosófica que não trabalho numa perspectiva capitalismo mas trabalho de dedicação teremos a a Nightingale também tá muito relacionado a enfermagem a esse cuidado porque enquanto profissões femininas enfermagem técnico de enfermagem serviço social estão muito relacionados principalmente porque surgem subsidiados também a prática médica dá uma floresta na que Miguel é a mesma também que está relacionada ali com a enfermagem A Otávia Rio EA Mary ritmo que a mais conhecida Pioneiro do serviço social nela é a mais conhecida mesmo seus estudos científicos porque ela defendia o serviço social de fato
como trabalho trazer essa questão da cientificidade de um método científico do serviço social do diagnóstico social e tal e trouxe uma maior sistematização então a figura da risco é aquela que nós mais o meu selos e ela tá lá no serviço social norte-americano e aqui já quero destacar que tem uma perspectiva diferente do serviço social europeu principalmente de caráter franco-belga e franco-belga pega França Bélgica e também Holanda está tudo ali muito perto do São três países vizinhos geograficamente França Bélgica e Holanda tá que tá mais relacionando ao catolicismo enquanto que o serviço social norte-americano está
mais ligado a um processo é científico psicologizante mais formal abstrato da própria organicidade e capitalista a gente vai chegar nessa parte pois bem mais tarde o serviço social norte-americano introduzir o caráter científico abordagem profissional das questões sociais e foi em mim a 16 com a 1ª conferência nacional de trabalhadores sociais porque inclusive vocês sabem existe o chow-chow work existe o labor né também trabalha em outra perspectiva então o chá or que seria um trabalhador social sendo que aqui nós usamos A nomenclatura do assistente social e inclusive isso vem daí também mas da América Latina por
exemplo são os trabalhadores sociais tá é a partir dessa primeira conferência que acontece em Nova York nos Estados Unidos que ritmo apresentou a proposta de denominar essa nova profissão como sou chawork e seus agentes como os trabalhadores sociais Então ela vem muito dessa sistematização porque antes era a questão dos visitadores os visitadores que faziam visitas visita as picadas para as famílias indivíduos então ela vai trazer essa nomenclatura do Sol chawork Então quem sistematiza quem traz a cientificidade ao serviço social norte-americano principalmente a parte da América rilon que vai inclusive introduzir A nomenclatura só chawork e
os seus agentes social workers que no caso na tradução que fica trabalhadores sociais mas Brasil utilizam mamãe fatura assistentes sociais porque a priori foi muito mais ligado à igreja católica e não há perspectiva do serviço social como trabalho mais mágico munição tá bem melhor ritmo foi a primeira a escrever sobre a diferença do serviço social e filantropia caridade assistência e serviço social na sua obra caso social individual então elas verd fácil Traz essa diferença veja não é a a coisa o Só chamou que ele diferencia-se da filantropia ele diferencia-se da caridade ele diferencia-se da assistência
porque por causa do método por causa da ciência e por causa dessa digamos assim desse diagnóstico social a qual o serviço social se proponha Então ela tá propondo um salto Tá então não é a mesma coisa que fazer uma atividade genérica Essa é a grande diferenciação do serviço social norte-americano essa caracterização do serviço social como trabalho rompendo assim com as suas pronto as formas que seria numa perspectiva mais da filantropia da caridade da missão para ela não é uma missão apesar de ter até um caráter demissão para ela é um trabalho é um trabalho que
diálogo com uma bom e que possui um método tem um método na Mary risco tá ela sugere a realização do diagnóstico social e tinha a perspectiva bastante como observador a e tradicionalista da responsabilização dos indivíduos perceba que aqui há uma semelhança entre o pensamento da igreja católica da reação católica que a gente vai daqui a pouco aprofundar ele tivesse a questão da justamento do enquadramento dos sujeitos com a perspectiva conservadora e tradicional da Mary ritmo sendo que a Mary ritmo ela Traz essa responsabilização com tom científico diferente da igreja que era com pão missionário de
libertação dos pecados mas a base é conservadora nos dois a diferença é que o serviço social norte-americano da que sistematiza em método a partir da ciência não que na igreja católica não tivesse método não é bem assim mas é diferente porque aqui a uma ciência a questão do comprovado analisar do tratar inclusive de uma forma bem sistematizada a demais usuário na Perspectiva da Mary ritmo e que vai embasar todo serviço social Inicial é do cliente tá esse cliente que é atendido pelo serviço social que vai obviamente até a centralidade na compreensão ou então a partir
né do que ela vai dizer do diagnóstico social e em que vai ser observado no indivíduo tá o foco é o indivíduo mesmo que em relação com suas famílias com seus familiares suas qualidades e seus efeitos ou como a gente costuma usar ainda hoje suas potencialidades e seus defeitos e perspectiva não é só analisar não é só compreender mas é também atuar sobre a personalidade é fazer uma mudança um tratamento se eu compreendo esse cliente se eu faço o diagnóstico eu preciso depois ir para parte do tratamento de atuar sobre essa personalidade que tem qualidades
e defeitos fragilidades e potencialidades e no mais a Mary Richmond toda essa lógica do serviço social Norte norte-americano traz a perspectiva técnica para o serviço social muito baseado na aqui no teccy ZTA e buscando romper com a questão puramente moral e religiosa é puramente moral religiosa isso não significa que o serviço social norte-americano não tenha uma perspectiva moral o que não tem uma perspectiva de enquadramento ao contrário é o enquadramento mas deve pagamento mais uma vez na base do método do serviço social de caso do serviço social de grupo e também a partir de um
tom científico que a ciência não que a igreja não tinha perdão a igreja não é uma não traz a 6 a igreja traz a missão traz a fé é diferente é outro paradigma a Mary risco uma lá trazer a questão da ciência do método principalmente da Perspectiva da psicanálise do Psychosocial por isso que tem essa atuação sobre o indivíduo e precisamente sobre a sua a personalidade então é o serviço social norte-americano que traz para todo o serviço social do mundo numa questão Global o ter que nesse mesmo tá então quando você vê serviço social norte-americano
associe ao tecnicismo e a social serviço social de caso e ao serviço social de grupo o serviço social de desenvolvimento de comunidade e já Um pouco mais diferente porque é uma México do serviço social de caso de grupo e com mais perspectivas na Comunidades atrelada a uma questão da Organização das Nações Unidas da CEPAL principalmente para a comunidade em desenvolvimento de buscar liderança sem ter uma um vínculo mais profícuo e orgânico com essas lideranças da comunidade tá Ah pois bem eu já mencionei várias vezes aqui para você que existe uma diferença entre o serviço social
de origem europeia e o serviço social de origem norte-americana Mas vamos mais uma vez reforçar e isso é a base para compreender o serviço social não tem como compreender serviço social se você não compreende a diferença dessas duas perspectivas que horas se juntam mais em hora se anulam o serviço social de origem europeia é um serviço social muito relacionado ao catolicismo e portanto ao movimento de reação católica e principalmente a partir daquelas duas encíclicas papais muito conhecidas Nossa a rir um nó varão EA quadragésimo ano Então essas duas encíclicas que buscavam é digamos assim trazer
novamente o prestígio da igreja buscava fazer com que a igreja ela recuperasse o seu status social na sua cidade e a igreja estava também preocupada com toda essa situação de pobreza Nova Schin esperimenta vá ali no final do século 19 e início do século 20 a sociedade capitalista porque era um fenômeno até então que não era visto esse processo da industrialização pesada do trabalho assalariado são questões que eram muito novas na memória lembre-se que o capitalismo ele é um ao longo é Quando se inicia esse processo de ultrapassagem do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista
vou falar sobre isso também fica tranquilo que precisa se fazer alguma coisa e a primeira instituição a tomar uma partida mas não só porque ela quer né Fazer o bem mas também porque ela precisa para se recuperar e se mantém enquanto instituição está atenta às mudanças e os movimentos sociais buscar realizar ações Para retomar o seu prestígio a partir da reação católica EA que a gente lembra das duas encíclicas e ademais também o serviço social europeu ele tem um caráter mais Missionário e me cenário portanto é uma ação mais política tá não é porque ela
tá relacionada a fé ao Dogma EA igreja que ela é a política é política ela é uma militância do laicato é uma militância da dos das pessoas que acreditam na igreja católica Porque se vê a Igreja Católica como a terceira via nem capitalismo nem socialismo é na verdade o catolicismo cristianismo que vai salvar a humanidade sendo que a obviamente depois é uma pactuação da igreja do catolicismo com capitalismo e ela passa a defender um capitalismo sem os seus pecados tá ela não defende só o capitalismo de forma por e segue mas ela tem essa questão
de buscar esse consenso entre as classes se propondo como uma terceira via mais pura nem o radicalismo do Social é mas também nem esses pecados da burguesia de buscar os lucros desenfreados então o serviço social europeu ele está mais relacionado à igreja católica até porque a Europa é o berço da igreja católica é lá que está o Vate cando Roma Itália as principais capitais que seguem o catolicismo os Estados Unidos vale uma perspectiva protestante do ponto de vista de uma religião até porque é muito relacionado com seu colonizador a grã-bretanha a Inglaterra que tem a
igreja anglicana então os Estados Unidos ela é muito mais faltaram do ponto de vista religioso pela perspectiva protestante do que católica e é diferente observem como se portam essas igrejas hoje na sociedade é diferente as formas como elas visualizam intervenção na comunidade não é só uma diferença de fé são na frente de fato de suportar Óbvio tem um cristianismo tem um centro né que elas acreditam obviamente o protestantismo vai trazer alguns questionamentos de principalmente do catolicismo se zuber antes né é grandes igrejas os templos uma maior hierarquiza são protestantismo vai criticar isso vai propor uma
maior horizontalização e os Estados Unidos vai nessa perspectiva mais protestante EA Ética Protestante ela tá relacionada à ética do capitalismo quem falou isso foi beber tá então existe um relacionamento entre Ética Protestante e ética capitalista por isso que o serviço social de origem norte-americana ele não vai tá tão relacionado ao sinal ao catolicismo mas obviamente ele também também e vai estar relacionado ao conservadorismo e aqui no catolicismo também vou mudar aqui a cor da caneta aqui ó eu não consegui vai azul mesmo catolicismo também é conservador sendo que é o conservador humanista tá uma lista
tô no serviço social norte-americano tem a base conservadora só que é um conservadorismo técnico é um conservadorismo científico e para conservar a própria ordem capitalista partindo desse pressuposto teórico o positivismo principalmente mas também o estruturalismo e o funcionalismo como filhos o ramificações do positivismo que é mais essa adequação a ordem a partir da técnica Isso é muita técnica a ciência os procedimentos os métodos por isso que na Mary ritmo é tudo muito mais assim quadradinho né você primeiro faz o diagnóstico depois faz não perdão primeiro você faz a visita e estuda a situação depois faz
o diagnóstico depois faz o tratamento Essas são as três etapas do serviço social de caso Porque existe mais isso do pensamento formal abstrato mas estruturado do ponto de vista científico mas sim conservador mas aqui nós temos a sistematização que inclusive foi feita e quando eu já mencionei pela Mary ritmo que era uma figura né sabemos muito excepcional para sua época né ela optou por não casar se dedicar ao trabalho ela também era filha de sua filha não neta de sufragistas Então tinha várias influências em torno dela era uma grande estudiosa ela era uma erudita tá
então ela tá propondo aqui de fato ao que era muito inovador e fazer para uma mulher para época publicar enterro de livro tá então perceba essa diferença de um lado nós temos um conservadorismo mais uma lista do catolicismo uma perspectiva mais missionária demais devoção tá demais dedicação pessoal enquanto missão de vida enquanto no serviço social norte-americano é mais a perspectiva do trabalho do capitalismo do salário da técnica das em uma perspectiva mais na cor da lógica são lógicas de racionalidade diferentes mas veremos que no futuro brasileiro ela se entrecruzam se juntam seja a partir do
sincretismo do ecletismo seja a partir de um arranjo técnico doutrinário e tá bom ainda sobre essa parte mais global e introdutória é bom destacar que a primeira escola de serviço social na América Latina foi fundada no Chile Tá em 1925 bom acaba fazer um destaque só assim tá a criação que traz a literatura é importante a gente saber quando foram criadas as escolas de serviço social Sem dúvida saber que a primeira escola do Chile foi criado em 1925 saber que a primeira escola é do Brasil foi criado em 1936 sem dúvidas são são Dados simbólicos
importantes mas isso não significa dizer que o serviço social foi criado nesses anos Isso serve em termos simbólicos Isso serve para fins didáticos dedicou e fala assim nem tempo de saber como as coisas aconteceram a gente Às vezes precisa disso mas não dá para dizer que o serviço social foi criado no momento que alguém disse assim vamos criar uma Escola de Serviço Social não porque isso é uma processualidade mas é importante e termos formais e simbólicos a criação da escola a gente não pode dizer que o serviço social foi uma criação do Centro de Estudos
e ação social em São Paulo ao criar a Escola de Serviço Social 1936 tem podemos dizer que são uma criação do Alejandro del rio no Chile 1925 isso é congelar a história isso é antes dialético e isso inclusive é trazer a história com uma coleção de latas o método não é você analisar a história como correção de dados analisar a história como processo por isso é difícil compreender o livro de hamamoto é de do neto que eles não trazem positivado 1925 criação da escola de Chile 1936 criação da Escola de Serviço Social na PUC São
Paulo então não essas coisas não acontecem assim você conseguiria precisar hoje por exemplo se eu te perguntasse em um dia específico quando foi que começou a situação de pandemia a gente tem o primeiro caso mas vem aqui é uma coisa é um processo que foi acontecendo um caso isolado lá na China depois outro depois outro expandiu são sempre processualidades não dá para resumir a história uma coleção de fatos congelados acsibi a processualidade mas para fins metodológicos desta aula e vamos focar aqui nessa informação de que a primeira escola de serviço social na América Latina ela
surgiu em 1925 o Chile. É isso que interessa se a questão perguntar onde surgiu a primeira Escola de Serviço Social no Chile 1925 pronto segundo uma ricastro na América Latina então o serviço social ele vai surgir como subir profissão a subir profissão atrelado e subordinado à prática médica E mais uma vez aqui teremos Oi Alejandro Del Rio né que foi a figura que pensou né nessa nessa ação profissional porque vim aqui a situação é as expressões da questão social começavam a aparecer mais pujantes na sociedade EA própria medicina ela já não dava conta das respostas
então novas profissões eram necessários E aí também que surge o serviço social mas atrelado a prática médica subordinava prática médica como subir profissão serviço social Clínico serviço social médico e por aí vai ser tão óbvio que isso foi digamos assim é questionado e revogado ao longo da história no processo de própria conquista e legitimidade profissional que o serviço social alcançando na história mas essa cada categoria subalternidade o profissional ela permanece enquanto uma categoria o restante para a gente pensar inclusive nos seus contornos de gênero ademais tem uma característica diferente da do surgimento do serviço social
na Argentina no Chile que é diferente do surgimento do serviço social no Brasil que é justamente esse movimento indigenista do qual serviço social está atrelado então na Argentina e no Chile e o serviço social Surge mais também ligado a um processo mais E Jenny xu de limpeza mesmo da população mais pobre das ruas nunca até muito mais conservador no Brasil isso não foi tão forte até porque os movimentos de inícios eles aconteceram um pouco uma antes do serviço social emergir como profissão aqui de fato a gente vai estar muito mais atrelado a igreja a essa
ação enquanto ação política a esse movimento da reação Católica do humanismo conservador mas na Argentina no Chile a essa especificidade do serviço social ser mais orientado no seu surgimento pelo movimento higienista isso também muito relacionado pelo seu surgimento na política de saúde a priori a e para a gente concluir essa aula e seguir para a próxima tá segundo e as Beck o formalismo higienista está presente na Gênese do serviço social chileno é argentino movimento de médicos higienistas que exigia a iva intervenção do estado sobre a questão social criando uma assistência pública que deveria assumir um
papel de intervenção preventismo preventiva na área sanitária social e moral então era também um movimento da própria medicina requisitar do Estado ações no âmbito para essa população que estava começando a vir para a cidades Porque até então as populações eram muito rurais estavam muito nos interiores não só no Brasil Então esse movimento de urbanização da que a E aí em breve nesse processo de imersão das cidades do capitalismo monopolista da industrialização da formação das cidades tá monte também atrelada ao surgimento do serviço social sendo que no Chile na Argentina na América Latina tem esse Contorno
a mais do movimento higienista principalmente por essa requisição que se faz ao estado para atuar nessa área sanitária social e moral porque nesses países de fato está mais atrelado à saúde e no Brasil tá muito mais atrelado a uma perspectiva europeia católica militante Tá bom então é isso muito obrigada e nos vemos na próxima aula
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