O FIM DA HEGEMONIA DO DÓLAR? - ELIAS JABBOUR E JOSÉ KOBORI

255.52k views4863 WordsCopy TextShare
TV GGN
Neste trecho, Elias Jabbour e José Kobori debatem sobre o cenário mundial em meio a guerra entre EUA...
Video Transcript:
Perfeito. Ô Cobori, você que enfim é o grande especialista, veio, né, do mercado financeiro, como é que você tá vendo todas essasitações no no mercado financeiro global desde o do chamado dia da libertação anunciado pelo Donald Trump, do tarifaço e depois de todas as ameaças, recusos, as respostas que vieram, não só da China, a própria União Europeia, né, enfim, e todos os outros países se articulando, como é que você vê esse movimento do mercado financeiro Enfim, essas agitações, qual que é a leitura, né? Você que é um especialista no assunto, é legal.
Vou vou falar até por essa visão que eu tenho até por ter operado bastante o mercado, mas aí só fazendo esse adendo que o que o professor Ilhas falou, acho que o grande o grande erro, né, que que o capitalismo tem, né, representado pelo pelos Estados Unidos aí representa essa esse ocidente, eh achar que o oriental ele atende a ameaça, né, ele funciona sobre ameaça. Nenhum oriental funciona sobre ameaça, né? E o porta-voz do governo chinês fala isso toda vez que ele vai lá e fala: "Ó, a gente não funciona dessa forma".
E não é retórica do porta-voz. Oriental ele não funciona sobre ameaça. Se você quer deixar de fazer alguma coisa, que o oriental conseguir algum resultado, é você ameaçar ele, que aí realmente não funciona.
E eles têm aquela aquela característica quando eu falo oriental, porque o japonês também é assim, né? Você quer ter a confiança, quer fazer algum tipo de acordo, fazer algum tipo de negociação, a única coisa que você não pode fazer é ameaçar, né? E os Estados Unidos aí personificado nessa retórica do Trump acha que ele vai ameaçar todo mundo e vai atingir resultado.
Na realidade, essa, respondendo a sua pergunta, Pedro, o que eu o que eu notei nesses últimos dias, né, inclusive hoje, né, no mercado financeiro, eh o os Estados Unidos, ele tá querendo bagunçar todo o jogo, quer derrubar todas as peças e e trocar o tabuleiro, né? Ele quer mudar as regras, porque o Estados Unidos sempre fez isso, né? Ele cria as regras que ele acha que que ele vai se dar bem nesse jogo.
Então ele cria as regras do jogo na hora e aí ele vai e se dá bem. Aí a hora que ele vê que todo mundo aprendeu as regras, aprendeu a jogar aquele jogo e ele começa a ser ameaçado, ele vai lá e muda a regra de novo. Foi assim com o Breton Hoods, foi assim com o acorde de Plaza e tá sendo assim agora que não é um acordo, eles estão chamando de acordo Maralago, mas que foi uma confraria entre eles mesmo, né, na no resort do Trump e não vai ser um acordo porque ninguém vai aceitar uma coisa que que tá na cabeça deles, né?
Então, quando você pergunta o mercado financeiro, fica para mim fica muito claro, porque quem fica buzinando na cabeça dela, além do do tal do Peter Navarra ali, que criou um fantoche lá para dizer que era a fonte dele, né, que era o um anagrama lá do do próprio nome dele. Eh, mas é o o Stephen Miran e o Scott Besant, né? são dois caras de red funds.
Então, o que você vê acontecendo agora no mundo, essa esse caos todo que tá acontecendo no mundo, são os os red os red funds que tá fazendo, principalmente hoje eu vi um movimento muito muito acentuado, né, com os títulos de com os bondes americanos de 10 anos. Então, na realidade, se eu fosse resumir na minha cabeça o que parece ser a estratégia que não vai dar certo, porque é uma estratégia arrogante e estabanada na forma de implementar que os Estados Unidos tá fazendo, que o Trump tá tá achando que o Trump ele se acha entendido de economia, se acha entendido de inteligência, de defesa, mas ele na realidade ele não entende nada, né? Ele era um um apresentador do programa aprendiz e ele acha que é presidente da República, ele tá apresentando algum reality show, né?
Eh, para mim fica bem claro, né? Eu tava até falando pro Léo hoje, brincando, porque a gente fica tentando achar lógica atrás, né? Todo mundo, mas qual que é o plano do Trump?
Que que tá por trás? Fica tentando achar lógica, todo mundo vê que ele é um imbecil. Aquele é um imbecil, mas deve ter algum plano, né?
Deve ter, o cara deve ser um gênio. Aí eu brinquei com ela, falou: "Não, muitas vezes a gente fica tentando achar lógica eh alguma coisa que o imbecil tá fazendo e não tem lógica nenhuma. Ele é só um imbecil mesmo, né?
É o que me parece, pelo menos até agora, que ele é só um imbecil mesmo e e voltou atrás, né? Aquele o jogo não sei quem vai piscar primeiro, ele já piscou, né? Os chineses estão lá, dá o recado, dá a resposta.
Quem piscou agora e voltou atrás foi o Trump e tá querendo dar um ar de estratégia no que ele tá fazendo. Então eu acho que realmente não tem estratégia nenhuma. Mas basicamente o que o que ele verbaliza, né, é que os Estados Unidos paga por esse esquema todo do sistema financeiro mundial.
Eh, ele quer, ele paga pela defesa de todo seu, da segurança militar do mundo inteiro. Ele acha que ele é a polícia do mundo e ele paga por tudo isso. E aí ele quer embaixo desse guarda-chuva, né, de seu sistema econômico financeiro mundial e seu guarda-chuva da segurança de todo mundo, ele quer cobrar por isso.
Isso ele já ele já verbalizou isso na retórica dele. É, só que não vai dar certo porque ele quer baixar, ele quer acabar com o déficit comercial, mas o que abastece o mundo e mantém a hegemonia do dólar é o déficit comercial americano. Se ele zerar o déficit comercial, o mundo não vai mais usar o dólar.
É simples assim, né? E aí a conta de capitais, quando ele inunda os países de dólares, volta pela conta de capitais, porque tem que comprar porque o ativo de reserva de de todos os países é título do tesouro americano. Eh, então ele tá ele tá sendo contraditório quando ele fala as coisas, por isso que não faz muito sentido.
Mas o que você viu hoje eh todos esses movimentos que ele tá estão fazendo hoje nessa bagunça to tentando se aproveitar são os head funds, né? Eu acho que não deu certo aquele Scott Ben que é foi um gestor de fundo de Head Funds junto com o Jorge Souros, né? até foi ele que atacou lá junto com os soros a a libesterina, né?
Aquele ataque especulativo lá que quebrou o banco da Inggraterra. Eh, mas uma operação que sempre foi feita no mercado ser normal é o que ele cham de carry trade, né? E o basis trade.
Que que é o carry trade? É você tomar dinheiro emprestado numa taxa de juros mais baixa e investir numa taxa de juros mais alta. Geralmente faz isso com com o Japão, né?
taxa de juros praticamente em muito tempo negativa, toma dinheiro emprestado e vai lá investe em bondes do título americano. Então, uma operação teoricamente extremamente segura. Eh, só que essa bagunça que eles fizeram com a tarifa e eles acharam que ia jogar o bônus de 10 anos eh a taxa de juros para baixo, isso não aconteceu, né?
Ela tá, primeiro tá muito volátil, tá volátil igual o Bitcoin, né? que não faz sentido nenhum título, um bônus de 10 anos ter essa volatilidade, mas nessas operações de carry trade, ele começa a fazer arbitragem no mercado financeiro mundial, né? Então, o que que é?
Toma lá o dinheiro. Eh, nenhum banco, nenhum fundo, eh, utiliza capital próprio, ele tá sempre alavancado, então é sempre um dinheiro. Essa alavancagem vem das operações de carry trade e ele faz as operações eh de basis trade, que é ficar arbitrando o preço futuro e preço à vista, né?
Que é uma operação também teoricamente simples de arbitragem. você compra a vista, vende a futuro, vende a futuro e compra a vista e tenta arbitrar essa taxa, porque a a fórmula de precificação de um ativ futuro é o preço à vista tem que ser igual ao preço futuro, a o preço à vista mais a taxa de juros, né? Eh, e aí eles ficam tentando arbitrar isso aí.
Só que tem dado errado, né? Essa volatilidade toda que eles estão fazendo tem dado errado. Como ele tá alavancado, ele precisa, ele é chamado na margem, ele precisa ir lá e liquidar as garantias que ele deu.
E a garantia de todos os bancos centrais do mundo é tido do tesouro americano. Então, quando ele liquida, tem que vender esses bondes, quando você tem mais vendedor, comprador, o preço cai. O preço de um título, todo mundo sabe, é inversamente relacionado com a taxa de juros, como quando e o valor desse título começa a cair, a taxa de juro tem que subir.
Então os bondes hoje, inclusive acho que fechou hoje, eh, os bondes de 10 anos tá pagando a mesma taxa de juros que os bondes de 3 meses. Então, tá chegando no ponto que é a famosa inversão da curva de juros, né? quando inverter a curva de juros é o sinal da recessão.
Então me parece tá tá muito próximo disso. Então teve um grande problema de liquidez de dólar em algum momento. Aí essa volatilidade pegou esses dólares que foram dos bondes que foram liquidados.
Se pegar as operações hoje teve eh muito mais operação no sistema financeiro mundial do que propriamente de dentro dos Estados Unidos, né? Eles tiveram uma baixa demanda por do tesouro americano dentro dos Estados Unidos. Eh, isso é um sinal também que a gente precisa analisar, né?
Porque quando você liquida ações, como teve essa volatilidade, você compra títulos e e meio que tá saindo dessa lógica, né? A lógica do mercado financeiro tá meio bagunçada. Isso pode ser um sinal que o famoso flight to quality pode tá deixando de ser flight to quality, né?
O Elias sabe bem aí que que a China acho que foi ontem, divulgou lá que tá utilizando o sistema RMB, né, com com os pa os países deste de da Ásia, né, e já tá começando a fazer a a liquidação toda dentro do sistema, fugindo do sistema Swift, né? Então assim, claramente o dólar tá num caminho de declínio realmente de de ser a moeda de reserva mundial, como já foi no passado, né? Se olhar os últimos 24 2000 e 2000 para cá, 2020 para cá, nos últimos 5 anos, caiu muito a as reservas em dólar do do de todos os bancos centrais do mundo, né?
Se não me engano, era 70% há 5 anos atrás, agora é 58%. Um sinal que os bancos centrais do mundo também tão querendo se livrar eh da hegemonia do dólar, né? Tá?
A China é um exemplo disso que ficou muito evidente, mas você pegar os bancos centrais, todos os todo mundo, eles estão diminuindo as suas reservas. eh, denominados em dólar. Então, eu acho que é é esse chilique que o Trump deu até antes de de assumir, né?
É justamente porque ele tá vendo esse movimento, só que o que ele tá fazendo, ele tá só acelerando o movimento, né? Quem vai confiar nos Estados Unidos depois de tudo que ele tá que ele tem feito e que ele tá fazendo, né? Ô, Cobor, só para ficar nessa parte financeira aqui, antes de passar pro Elias, e se despejou, tá?
eh os títulos da dívida americana aí no mercado. E a China, que é a maior detentora de títulos da dívida dos Estados Unidos, tinha 4 trilhões há pouco tempo atrás, hoje tem 3 trilhões. Eh, parece que foi uma das das que principais, né, que jogou os títulos da dívida aí que ela tem dos títulos do tesouro, perdão, é, daí do tesouro que tem no mercado.
Eh, e quer dizer, vai ficando cada vez mais também essa relação eh dos Estados Unidos com a China através do título tesouro, eh, separada, né? E e aí tem tem uma uma questão também, né, que que você abordou, né, que achei interessante aqui na outra fala. você diz, eh, só que o Trump piscou o primeiro, né?
Mas não piscou com relação à China, né? Com relação a China, ele manteve, assim como o Ch manteve, ele ele suspendeu as tarifas de 90 dias, digamos, as tarifas ecumênicas, né, pro resto do do sistema internacional, mas pro pro Chi ele manteve, né, pro pro para que paraa Pequinho. É, mas a piscada dele é porque ele demonstrou ali que aquilo que todo mundo tava dizendo, o próprio povo americano, os próprios os próprios bilionários lá que estão perdendo dinheiro estão fazendo pressão nele, né?
Então ele voltou atrás com todos os outros países, manteve a tarifa básica de 10, foi uma piscada, ele não queria fazer isso, né? Apesar de agora na retórica ele falar que isso estava planejado, não tava. Ele fez isso para acalmar a pressão que ele tá sofrendo internamente.
Eh, e manteve com a China, mas ele vai, não tem menor dúvida que ele vai voltar atrás, né? Ele já tá voltando atrás quando ele começa a falar: "Ah, o Xijin Ping é meu amigo, é um cara muito inteligente, ele tá piscando. " Você vê o Xijin Ping elogiando o Trump?
Xin tá na dele, só tá respondendo o que o que ele faz lá. O, ele dá o Chili, que faz o teatro dele, faz, a China responde. Eh, e quem tá aí agora meio que já sinalizando, quer voltar atrás, é ele, né?
Por que que ele tá falando que o Xinping é o amigo dele, é o cara mais inteligente do mundo, que vai ligar para ele, ele já tá afinando. Já é um sinal claro, né? eh que a pressão que o mercado, o próprio povo americano e o mercado financeiro americano vai fazer em cima dele, porque eles perderam chegar, acho que antes de ontem foi 11 10 chegou a 10 trilhões de dólares de perda de valor de mercado.
Tudo bem que isso é um valor virtual que o capitalismo criou de valor de mercado, né? Mas é a percepção que o povo americano tem de riqueza. Então, o cara tem lá, o povo americano investe, 80% da população investe em ações, diferente do Brasil, n?
Então o cara tem a aposentadoria dele, tá em ações. Aí ele, sei lá, vê lá, tenho x. 000 na minha aposentadoria, ele passa dois dias vê que tem 20% a menos.
a sensação de de realmente de perder riqueza do povo americano, apesar de ser uma coisa virtual, esse negócio de valor de mercado, né, que cai num dia e sobe no outro, mas eles têm percepção que isso tá mexendo com a aposentadoria do do povo americano. E obviamente os bilionários fal, pô, a empresa perdeu 2 trilhões de valor, outra perdeu 1 trilhão, outro perdeu 200 bilhões. Eles também têm essa sensação, porque eventualmente se se isso perdurar e ele precisar liquidar, ele precisar ficar líquido e liquidar uma parte da participação dentro da empresa, ele aí sim realmente ele perdeu dinheiro, né?
Quando tá lá virtualmente com o valor de mercado, ele não perdeu. Então eu assim, eu não tenho dúvida de que quem o o Donald Trump já piscou e várias vezes, né? O que que você acha, você acha que o Trump vai recuar?
Como é que você vê essa guerra frontal, né? Agora pegando o poi pelo chifre, né? Como é que o nosso do tema aqui, como é que você vê essa essa guerra que tá armada entre Estados Unidos e China?
E você tá montado? Tá mch você consegue desmotar. Ali evidente que eu tenho com pontos muito mais de concordância do que de divergência com Cobó.
Aliás, divergência não tenho nenhuma, né? São mais pontos a serem debatidos e e conversados. Eh, eu não acho que é uma questão só de recuar ou de ir para cima, né?
Porque isso é parte de uma totalidade que envolve o quê? Como manter a liderança americana em um mundo em que essa liderança não consegue mais se ser baseada em regras e instituições que funcionam. Acho que esse é um ponto, né?
Ou seja, o Marco Rub, por exemplo, que é uma mente mais ali pragmática da Casa Branca, por exemplo, ele reconhece que a China vem está à frente dos Estados Unidos, que a China vem está vencendo, reconhece que o mundo é multipolar, não é? que a unipolaridade é somente o momento na história e que isso não se repete mais, não é? E que, portanto, eh, existe uma necessidade de redesenho da ordem internacional que atenda aos interesses norte-americanos.
Agora, esse redesenho para mim, ele passa necessariamente por por uma palavra chamada caos, né? Ou seja, a manutenção da hegemonia americana, né? E o enquadramento da China, essa tentativa que que é aberta, como você colocou também no enunciado, passa por transformar o mundo em um verdadeiro caos.
Ou seja, então se existe as guerras de de de quinta e sexta geração, que são as guerras híbridas, as guerras híbridas, que são aquelas aquelas aquelas guerras que as bigtecs elas operam eh dentro de de dos países em geral em favor dos interesses do imperialismo norte-americano, não é? Hoje o caos também é uma forma de guerra, né? É se utilizar dessa pressão, por exemplo, para o quê?
Para o quê? Para restabelecer a área de influências, não é? Então é essa é uma outra lógica, né?
Aos quando os americanos ameaçam com taxas, tiram, recuam, pode colocar de novo e tá demonstrando o seguinte: "Olha, eh, vou ou negocia comigo ou com a China. " E aqui não vai um ponto de discordância do cobor, eu vou falar que eu sou mais conservador do que ele aqui, né? Nem nem discordância.
Sou mais conservador do que ele. Ele não é conservador, ao contrário. Eu não acho que a hegemonia do dólar está sem está sobre ameaça.
Eu particularmente não vejo essa ameaça, assim, pode ser que o o Cobar entende muito mais do que eu, tá? Mas da minha experiência do bancos bricks de de conversar com policia, quer dizer assim do mundo inteiro que eu pude conversar, eu não vejo uma ameaça aberta à hegemonia do dólar. E mais do que isso, talvez seja o bode na sala do debate aqui hoje.
Nem os chineses se interessam por uma desdonarização, porque a China ela tem clareza, clareza do seguinte, ela pode ir vencendo essa batalha contra os Estados Unidos. Ela vai construindo seu sistema alternativo ao Swift, ela vai construindo uma infraestrutura financeira que liga a China, a ASEAN e alguns países asiados eh do Oriente Médio, que via petrolandes, ela pode construindo o seu sistema financeiro alternativa alternativo, mas sem mexer na hegemonia do dólar. Por quê?
Porque a China também encontrou maneiras de lidar e de se dar bem dentro do sistema dólar. E é por isso que que o Trump que o Trump está tá está também colocando a China na parede, porque segundo o Trump e o Cobal já colocou aqui, olha, esse mundo que tá aí, que cresceu, que que enriqueceu e no Golden Age, que eh eu eu dou minhas garantias de segurança, a moeda com que esses países fazem comércio, enriquecem ao dólar, né? Eh, esse país é o meu, né?
Então, vou cobrar o pedal de todos vocês para poder manter esse sistema que tá aí, né? Agora a questão é que a China é tão malandra no assim, não tem mais chulo, né, que ela já sabe operar dentro do sistema dólar. Ela tá comprando dólar, por exemplo, hoje ela ela consegue achar meios e maneiras de comprar dólar a preços um pouquinho mais baixos do que o Fed oferece.
Vocês imaginam que esse dólar um pouco mais baixo do que a China oferece sendo aplicado na bolsa de Riad? E se a China, por exemplo, chega a 1 trilhão de dólares de dólares comprados a juros menores do que o Fed oferece, o que que ela pode fazer com isso? Ela pode comprar a dívida externa do global inteiro e renegociar nos seus termos.
Isso daí, né? Isso é uma jogada estratégica que pouca gente tá percebendo. Eu percebi na China isso.
O que eu descobri na China é é uma jogada estratégica que poucos estão percebendo. Então eu não sei, eu não vejo particularmente eu vejo o caos currículo, o caos ele instalado no mundo. Então vai e vem, obedece essa lógica no que não cabe regras no mundo, porque eu eu não tenho condições de viver sobre regras, né?
Eh, eu tenho que manter o mundo sob ameaça, não é? Eu sou a potência hegemônica. Aqui não tem conversa militar, ideológica, eh, financeira, tudo.
Ou seja, os americanos, eles, as classes médias do mundo inteiro querem viver como como os americanos vivem, né? Né? Não, não que eu acheo, Pedro, que nenhum que algum de nós está subestimando os Estados Unidos, né?
Mas não é os os chineses não fazem isso. Os chineses não subestimam nem um pouco os americanos. E eu acho que também nós não temos esse direito, né?
Então eu acredito que a China tá vencendo a guerra usando o dólar por enquanto. O dia que o dólar deixar de ser funcional para os interesses chineses, aí sim ela já está construindo o seu próprio sistema financeiro alternativo, que não passa pela internacionalização do do RNB. Ou seja, a China ia ter que a China ia ter que abrir sua conta de capitais e ela não precisa disso para poder internacionalizar internacionalizar sua moeda.
Ela já ela já está internacionalizando sua moeda, né? sem precisar abrir sua conta de capitais. Enfim, eh, o que eu vejo é isso.
Eu vejo caos, né, como com forma de governança mundial, não é? Eu vejo a China, a China muito recuada em relação a esse processo de desdolarização, mas dialeticamente construindo seus próprios meios de de operar dentro do sistema dólar e também já construindo sua própria infraestrutura financeira para poder avançar pro mundo afora, né? E é isso basicamente, né?
Não sei se se se eu respondi a sua questão, mas eu acho que existe um grau de complexidade nessas relações entre China e Estados Unidos, dólar, one e tal, que escapa muitas vezes aos analistas geral, não ao Cobor, que o Cobor, por exemplo, ele tá trazendo pra gente aqui nessa questão da do mercado financeiro, porque que o Cobor tá dizendo para mim aqui, para nós, existe uma dimensão financeira da crise, né? Quase ninguém tá falando isso no Brasil e e fora do Brasil. Olha a importância a gente tá conversando com o Zé aqui hoje.
O Zé tá tá trazendo uma novidade, né? Pouca gente está dando conta da dimensão financeira dessa crise que tá aí e que os americanos estão instalando para e eh isso é uma novidade que o Cobor nos traz e que já fez já e que já valeu a pena o programa por conta dessa novidade. É uma novidade que não é novidade, mas que ninguém tá percebendo, né?
tirando analistas, analistas como ele, como um ou outro por aí, que percebe o percebe a faceta financeira do problema que o Trump tá criando, né? Que aliás, última coisa, né? Eh, não é o Trump, é governança americana, porque o Biden cá entre nós, ele ele apenas não era um um buffão como Trump, mas os rumos era o mesmo, né?
O rumo era o mesmo. É até mais irracional ainda. Se vocês, na minha opinião, mais irracional ainda, porque ele colocou a China, a Rússia no colo da China, por exemplo, não é?
Então, então eu não, eu também tenho minhas dúvidas nessa questão de Biden, Trump e tal. Acho que a governança americana no geral e o consenso sinofóbico, como é deles que é que tá posto aí muito claro, né? É que o Biden era um missionário, né?
os democratas, o o blinkem, né? Isso, isso é uma coisa missionarismo, um missionarismo excepcional, né? O Trump ele abre mão disso.
Isso. E vai lá, vai lá, por favor, só acrescentar o que o Will falou, que eu concordo, né? Assim, quando eu falo que o o os americanos, né, os Estados Unidos vai perder a hegemonia, não é que alguém vai querer assumir o papel dele, né?
Eu acho que a China espertamente não quer assumir porque tem um custo, porque faz sentido o que o Trump e os assessores econômicos deles dele falam, porque tem um custo você manter esse sistema funcionando, o sistema euro-dólar funcionando, né? E o custo é exatamente a decadência dessa nação, né? A decadência dele veio justamente porque ele quis manter e quer manter a hegemonia do dólar.
Eh, a China, espertamente, como disse o professor Elias, ela não quer assumir esse papel porque ela vai assumir todo esse encargo de ter que ter eh a hegemonia da moeda que e fornecer reserva, né, de a reserva de valor hoje é títulos do tesouro americano. Então, os Estados Unidos ele tá ele tá nessa encalacrada, por isso que eu falo, ele é meio contraditório, né, quando ele o Trump fala dos objetivos, dos próprios assessores, eh, são sinais trocados, né? Se você quer zerar o déficit comercial, você não quer a hegemonia do dólar.
Se você quer a hegemonia do você tem que manter um déficit comercial. Eh, e a hegemonia do dólar, inevitavelmente foi o que levou à desindustrialização dos Estados Unidos, né? Então, esse negócio, ah, e vou trazer a as manufaturas de volta paraos Estados Unidos, como se o piperc dos Estados Unidos é 85.
000 e o da China é 13, né? Tudo bem que quando você pega na paridade de poder de compra, eh, a diferença é menor, mas como é que você vai levar a industrialização de novo pros Estados Unidos com o pip per cap que ele tem? Ele saiu de lá justamente por isso, né?
para explorar custos menores para para suas empresas, para suas indústrias. Então é trocado, mas o professor Lis tem toda a razão. A China espertamente não quer assumir esse ônus de ter a moeda de referência mundial e ser uma moeda hegemônica.
Eh, mas o movimento que a que a China faz é muito mais de proteção, né? Depois da Cristo Prime, depois do que a o o Ocidente fez com a Rússia, né? Todas as sanções que teve.
Eh, nenhum país que se julgue, que queira crescer economicamente e que tem uma potência eh econômica, e obviamente a China é a maior potência econômica hoje, né? Quando você pega na paridade de poder de compra, ela já passou os Estados Unidos, mas quando você com uma potência econômica, você não quer ficar na mão de amanhã ou depois o os Estados Unidos faz uma se você tem reserva em título do tesouro americano, você tem eh você utiliza o dólar para fazer suas transações internacionais, você vai cair no mesmo erro que é a Rússia, né? Eles vão lá, aplicam a sanção, congelam os ativos denominados em dólar e o país fica na mão eh da vontade dos Estados Unidos.
Eu acho que a o que a China faz é muito mais sobre um sistema, digamos assim, defensivo, né? Eu vou passo fazer minhas transações internacionais sem depender do Swift. Eh, utilizo o dólar quando me for, né, conveniente.
Eh, que é muito conveniente, obviamente é um sistema que funciona já há muito tempo, não tem como você substituir ele da noite pro dia, mas algum dia se quiser fazer sanções comerciais contra mim nas minhas transações internacionais, pelo menos essa parte aqui eu já implementei, eu não preciso de você, né? Eh, então acho que depois do que os o mundo ocidental Estados Unidos fez com a Rússia, isso foi um sinal de alerta pros outros países. E com certeza quem tá aderindo, né, esse modelo que a China tá implementando aí, principalmente os 10 países ali do sudeste asiático, tá pensando exatamente nisso, né?
Depois vem uma sanção econômica, pelo menos nessa parte aqui, a gente não depende do sistema Swift para fazer as as nossas transações. Então assim, o professor está correto de razão. Acho que a China não tem a pretensão de acabar com o dólar e assumir esse papel, essa hegemonia, porque tem um custo alto de você também ter a ter o efeito colateral, né, de você ser hegemônico eh na moeda que vai, digamos assim, ser a base de todas as transações internacionais.
Related Videos
Papa Leão XIV faz primeiro discurso #g1
9:51
Papa Leão XIV faz primeiro discurso #g1
g1
4,094 views
Elias Jabbour com Reinaldo e Walfrido: “China, motor do capitalismo, segue socialista”. Episódio 85
1:40:40
Elias Jabbour com Reinaldo e Walfrido: “Ch...
Reinaldo Azevedo
441,660 views
É O FIM DO OCIDENTE? - ELIAS JABBOUR
16:39
É O FIM DO OCIDENTE? - ELIAS JABBOUR
TV GGN
65,959 views
JOSÉ KOBORI FALA SOBRE PRISÃO NO PERÍODO DA OPERAÇÃO LAVA-JATO: "FIQUEI 80 DIAS PRESO INJUSTAMENTE"
43:50
JOSÉ KOBORI FALA SOBRE PRISÃO NO PERÍODO D...
Market Makers
336,489 views
Papa Leão XIV discursa aos fiéis; veja íntegra | BASTIDORES CNN
15:02
Papa Leão XIV discursa aos fiéis; veja ínt...
CNN Brasil
112,544 views
💥Flávio Dino e André Mendonça se desentendem e tem discussão acalourada💥Moraes fecha com farpas💥
8:33
💥Flávio Dino e André Mendonça se desenten...
Mídia NINJA
103,808 views
O FIM DO CAPITALISMO ESTÁ PRÓXIMO! - José Kobori | À Deriva Trechos.
8:03
O FIM DO CAPITALISMO ESTÁ PRÓXIMO! - José ...
À Deriva trechos [OFICIAL]
49,519 views
Como FUNCIONA a DEMOCRACIA na CHINA? (JOSÉ KOBORI EXPLICA)
17:52
Como FUNCIONA a DEMOCRACIA na CHINA? (JOSÉ...
Irmãos Dias Podcast
506,162 views
André Roncaglia: o plano de Trump é difícil de parar em pé | Cortes do Reconversa
12:58
André Roncaglia: o plano de Trump é difíci...
Reinaldo Azevedo
128,640 views
Richard Wolff: O Colapso Econômico Já Começou
50:00
Richard Wolff: O Colapso Econômico Já Começou
Glenn Diesen Português
111,490 views
JOSÉ KOBORI REVELA MOTIVOS DA MUDANÇA: "FUI LIBERAL MINHA VIDA INTEIRA..."
19:09
JOSÉ KOBORI REVELA MOTIVOS DA MUDANÇA: "FU...
Market Makers
438,728 views
JURISTA E FILÓSOFO DA USP CONTA A CRONOLOGIA DA PERSEGUIÇÃO QUE SOFREU | Cortes 247
23:37
JURISTA E FILÓSOFO DA USP CONTA A CRONOLOG...
Cortes 247
118,536 views
O Que Explica a Ascensão da China e o Declínio dos EUA
26:02
O Que Explica a Ascensão da China e o Decl...
José Kobori
149,175 views
RUMO AO COLAPSO? O QUE OS PRIMEIROS 100 DIAS DE TRUMP SIGNIFICAM PARA O FUTURO DOS EUA? #FN
9:25
RUMO AO COLAPSO? O QUE OS PRIMEIROS 100 DI...
Cortes do Flow News [OFICIAL]
85,004 views
Kobori explica o triunfo da China e do socialismo
1:07:06
Kobori explica o triunfo da China e do soc...
TV 247
134,740 views
JOSÉ KOBORI DESABAFA sobre PRISÃO na época da OPERAÇÃO LAVA-JATO!
28:05
JOSÉ KOBORI DESABAFA sobre PRISÃO na época...
Irmãos Dias Podcast
234,294 views
EX-JUÍZA DE CURITIBA DESMASCARA MORO E LAVA JATO
16:30
EX-JUÍZA DE CURITIBA DESMASCARA MORO E LAV...
TV GGN
331,918 views
EUA OU CHINA: QUEM SERÁ A MAIOR POTÊNCIA DO MUNDO?
36:33
EUA OU CHINA: QUEM SERÁ A MAIOR POTÊNCIA D...
Market Makers
587,950 views
Elias Jabbour: não cabe a democracia na China? | Cortes do Reconversa
12:57
Elias Jabbour: não cabe a democracia na Ch...
Reinaldo Azevedo
43,562 views
POR QUE O BRASIL NÃO É UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO? (JOSÉ KOBORI EXPLICA)
14:25
POR QUE O BRASIL NÃO É UM PAÍS DE PRIMEIRO...
Irmãos Dias Podcast
252,731 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com