Nessa lista de vídeos você vai aprender a teoria sobre eletrônica. Ter esses conceitos na ponta da língua é o que vai diferenciar um técnico de verdade de apenas um trocador de peças. E nesse vídeo Vamos aprender sobre: Lei de Ohm.
A lei de Ohm é nada mais e nada menos que a relação entre três propriedades da eletrônica: Tensão: também conhecida como voltagem; Corrente elétrica ou apenas corrente; E resistência. Já vimos nas aulas anteriores o que é tensão, a diferença de cargas entre positivo e negativo, e medimos em volts, representado pela letra V. Por exemplo essa bateria ela tem uma tensão de 1,5 volts.
Vimos também que corrente é o fluxo de elétrons passando em um circuito, só existe quando há um circuito fechado, a corrente também pode ser medida, a medição é feita em amperes, representado pela letra A. Por exemplo, a corrente passando nesse circuito é de 0,02 amperes. E último mas não menos importante temos a resistência, a resistência é definida como a oposição ao fluxo de corrente, e ela é medida em ohms; é representado por essa letra grega que parece uma ferradura, o ômega.
Quando falamos de resistência, quem já conhece um pouco de eletrônica e eletricidade, já vai associar diretamente com o resistor. O resistor é um componente eletrônico de resistência fixa. Por exemplo esse resistor aqui, ele possui resistência de 1.
200 ohms. Resistor é um componente; Resistência é a propriedade. E ohms é como medimos a resistência.
Porém não é apenas o resistor que possui resistência, lembram-se da segunda aula que eu falei de isoladores e condutores? Pois bem, isoladores são materiais com resistência muito alta, por exemplo esse pedaço de borracha aqui ele possui resistência de 100 milhões de ohms, em outras palavras possui grande resistência a corrente elétrica, não deixa passar quase nada ou nada! Condutores são materiais com resistência muito baixa, por exemplo esse fio de cobre possui resistência de 0,001 ohms, em outras palavras, possui pouquíssima resistência a corrente elétrica, deixa passar tudo ou quase tudo.
Os isoladores possuem resistência tão alta que dizemos que elas tendem ao infinito. E bons condutores possuem resistência tão baixa que dizemos que tendem a zero, são valores extremos, consideraremos que não tem resistência ou que têm uma resistência infinita. O semicondutor que também já vimos, ele normalmente está em um estado ou outro.
E voltando a falar do resistor são componentes que ficam no meio desses extremos, sempre com uma resistência fixa, e os valores podem ser os mais variados, há resistores de diversos valores diferentes que você possa imaginar, em um dos meus vídeos eu ensino como descobrir quais os valores e como identificar, e eu abordo diversos tipos de resistores diferentes. Deixarei o link aqui na descrição. O resistor pode ser representado em esquemas eletrônicos por um retângulo como esse aqui ou por uma linha em Zig Zag como essa daqui.
Ambos significam resistores. E agora que já conhecemos as três unidades básicas, podemos entender qual a relação delas através da lei de ohm. A lei de ohm diz que a resistência de um circuito é igual a tensão do circuito dividida pela corrente do circuito, simples assim.
. . e as unidades são essas que eu já falei: ohms para resistência, volts para a tensão, e ampère para corrente.
Logo se temos um circuito alimentado por 10 volts e a corrente é de 2 amperes, então a resistência do circuito será de 5 ohms. Vamos agora ver mais alguns exemplos usando circuitos bem simples: Nesse circuito com uma fonte e um resistor, se a fonte é uma bateria de 10 volts e o resistor é um resistor de 100 ohms, a corrente que vai passar no fio que liga eles é de 0,1 ampere. Se a gente trocar por um resistor menor, tirando o de 100 e colocando de 10 ohms, a corrente vai subir para 1 ampère.
Se a gente tirar o resistor e ligar direto, deixando o fio que tem zero ohms, a corrente vai tender ao infinito, o perigoso curto-circuito que já vimos antes, lembram? Agora em vez de mudar o resistor, vamos dobrar o valor da bateria, Tirar de 10 e colocar uma de 20 volts, a corrente ela também vai dobrar, vai ir para 2 amperes. Podemos também fazer associação com mais de um resistor.
Com 2 Resistores em Série no circuito, a resistência vai ser a soma deles. Com 2 resistores em paralelo no circuito, a resistência vai ser a média deles. E observa que aqui vamos ter duas correntes diferentes passando no circuito, a soma delas vai ser igual a corrente total.
E bom dá para complicar isso muito mais, por isso primeiro temos que entender muito bem o básico. Podemos também fazer isso aqui na prática, com uma fonte resistores e um multímetro, e claro eu gravei alguns exemplos para vocês. .
.