[Música] [Aplausos] ae [Música] joel [Música] agradar a si mesmo é o orgulho aos demais vaidade povo ele ri lógico orgulho é igual a humildade é sempre mentira jorge batay escritor o esta fera do café filosófico fala sobre os 7 prazeres capitais prazeres talvez você os conheça como os sete pecados capitais orgulho ira inveja avareza lula preguiça luxúria você já pensou como isso tem se transformado como ao longo do tempo pecados e virtudes foram sendo ressignificados orgulho é a fonte de todas as fraquezas porque é a fonte de todos os vícios santo agostinho filósofo e teólogo
o orgulho faz parte da natureza humana desde sempre mas será que ainda é visto como o maior dos pecados a fonte de todos os vícios o pecado do orgulho é atribuído na tradição judaico cristã ao pecado de lúcifer aquele que era o mais belo dos arcanjos mostrando por exemplo o risco da beleza provavelmente a idéia primordial de lúcifer do demônio satã é que foi o primeiro ser da criação que trabalhou a idéia do eu em detrimento de nós ao se olhar no espelho e se achar bonito o arcanjo portador da luz lúcifer um nome lindo
ele se achou bonito e ao se achar bonito se achou mais do que os outros e se achou individua dulce achou um indivíduo se a show à parte a ponto de ter dito eo e ao dizer eu ele quebra o ritmo da criação tinha sido concebida como nós todos os seres criados eram nós e lúcifer se tornou eu ao se tornariam se tornou tão pesado que caiu segundo uma tradição no golfo de nápoles como caísse do céu a estrela da manhã filho da alva como fosse lançado por teto que debilitava as nações dias no meu
coração eu subir ao céu acima das estrelas de deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação e assentar e nas extremidades do norte subirá acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao altíssimo o combate do príncipe dos demônios com os dois textos dos anjos que restaram fiéis a deus foi liberado combate dele contra miguel e miguel sugere a lúcifer com seu nome uma tradição hebraica bonita mihael miguel grita um dos nomes de deus é o can como deus mihael quem pode ser como deus é a origem do nome miguel miguel luta contra
lúcia e na idéia de milton no grande poeta do século 17 paraíso perdido a passagem belíssima em que o demônio cair no inferno vencido por milhão ea perguntado pelo seu auxiliar que triste na nunca mais a o céu e ele diz a frase que nos seduz até hoje eu prefiro um senhor do inferno que escravo no céu é uma vaidade universal funda se a história ou seja o período em que a transformações na mitologia bíblica a partir do pecado de luz já que os outros pecados a desobediência de adão e eva o homicídio de caim
são todos os pecados posteriores a este pecado inicial o pecado em que eu me considerei superior e tomei minha própria iniciativa num dos livros pessimistas da tradição do antigo testamento o livro de eclesiastes lemos no logo no capítulo 1 versículos dois dizendo vaidade das vaidades tudo é vaidade que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se faz dinheiro debaixo do sol uma geração vá e outra geração vem ea terra sempre permanece toda palavra enfadonha ninguém é capaz de explicar lá o olho não se sacia de ver o ouvido não se farta de
ouvir o que foi será que o que se fez e se tornará a fazer nada há de novo debaixo do sol a idéia do eclesiastes é a seguinte não importa a experiência que eu tenho é insuficiente o grande tema do falso do gueto não importa que eu tenho é insuficiente não a viagem que seja a única e definitiva eu quero mais não há sexo suficiente tudo é passageiro passada a sensação de prazer os budistas já advertiu sem a necessidade de novo e viu a necessidade de novo eu preciso novamente do prazer então tudo é vaidade
tudo é assombração tudo é representação tudo é absolutamente fora porque para os religiosos a vaidade é um desvio no qual eu amo é um ser criado no caso eu dou minhas virtudes como se elas fossem minhas como se para ser bonito inteligente rico ágil forte e influente carismática tivesse lutado por isso quando na verdade segundo os religiosos foi dado por deus como um talento para ajudar os outros e ter orgulho da inteligência dada por deus constitui o pecado da vaidade porque eu ganhei pronta em me afasta do amor ao criador essa ideia dos religiosos essa
ideia que aparece nos textos religiosos mas eu queria ir um pouco além da tradição religiosa que é fundamental eu vou lembrar aos senhores uma vida de santo um santo famosa antônio santo antão que é um santo famoso a tradição dos anos a 40 dos santos que vão para a caverna e ficavam quase a vida inteira no deserto de joan documento gafanhotos fazendo jejuns comendo mel tal como são joão batista toda essa tradição do deserto santo antão foi o homem que morreu aos 105 anos dos quais quase a vida inteira na caverna jejuando e atacado diariamente
pelo demônio diariamente o demônio elegeu como meta corporativa ele precisava desviar antão do seu propósito o demônio se concentrou então por quase oito décadas fazendo que quando ele rezasse um demônio levava segundo quadro tanto impressionou milan o levava no ar e se distrair quando ele olhava o crucifixo ao invés do cristo ele viu uma mulher nua entendendo sobre ele quando ele decidiu fazer jejum aparecia sobre a mesa a comida mais extraordinária que se pudesse suportar e então resistiu a tudo então era um homem excepcional praticamente não humana resistiu a tudo óscar web nos vai dizer
no século 19 que se eu resisto à tentação que ela não foi forte o suficiente porque sendo forte eu não resisto mas os covardes e sabe está no inferno e então está no céu e então resistiu e segundo uma tradição apócrifa não da legenda aura não do santos uma tradição que bebe de várias fontes inclusive virou o texto com flor bear no século 19 o demônio desistiu de anton quando então se aproximava de 105 anos no demônio virou as costas e disse a seu alvo de tormento que venceu pela primeira vez na história alguém foi
mais forte que eu o demônio se retirou da caverna e então caiu de joelhos e agradeceu a deus com uma oração simples muito obrigado agora eu me tornei um santo o demônio sorriu e voltou a andar não resistiu a todos os pecados - na vaidade a vaidade de ser santo a vaidade de ter resistido aos pecados mostrando que no fundo a pessoa virtuosa a mulher fiel um homem dedicado o filho exemplar cometem o pecado de dizer eu não sou como adúltera como infiel ou como filho rebelde por trás de cada virtude é uma exuberância que
aproxima do vício ea vaidade sem dúvida é uma questão ligada moralmente pelos cristãos devemos lembrar e voltar um tempo de que a vaidade apareceu por exemplo na justificação da guerra de tróia quando ela se transforma em uma espécie de híbrido ou seja de desequilíbrio para os gregos quando a deusa eres a discórdia não convidada para uma festa vai secretamente a festa e joga uma massa de ouro um pomo de ouro no meio da mês cercado de mulheres e diz no como para mais bela está plantado o caos três das deusas mais importantes usar seus nomes
latinos juno vênus e minerva não seja afrodite palas athena e era dizem que são as mais belas perguntam ao marido e pai zeus jump que tome uma decisão precisam perigosíssimo deus não quer problemas e elege então juiz um pastor paris para decidir quem era mais bela como a grécia não tinha problema com a idéia de corrupção nós temos ela deve ser feita escondidas na grécia isso não era tão problemático as deusas oferecem a paris as mais preciosas dádivas possíveis juno oferece poder total minerva vem o presente mais insignificante oferece sabedoria profunda capacidade de discernimento cultura
paris nem escuta e finalmente afrodite vênus lhe oferece a mulher mais bonita do mundo e que vai se apaixonar por ele bonita e apaixonada um milagre divino absoluto uma mulher linda e totalmente apaixonado o desejo total que todos os homens a ser atingido e paris então declara que vênus é mais bonito recebe helena de tróia e começa uma guerra de dez anos e um poema interminável que a ilha da ou seja nós estamos diante uma vaidade que atinge os deuses é que os deuses gregos não são morais os deuses gregos apenas são eternos e juventude
eterna da mesma forma tomando um outro caso da mitologia clássica que aracne pintado por velazquez representada várias vezes há aqui nenhuma humana que tece tão bem que um dia cometeu a hybris o desequilíbrio na sua vaidade de dizer que descia melhor que a padroeira dos artesãos palas atena ou seja minerva não viu e desceu à terra tirar satisfações palas atena diz paracchini tc ea aquele teste é algo extraordinário palas atena sorri e começa a ter ser como deus será que ele vê que ela é boa para o padrão humano mas que os deuses são melhores
andará que viveu o seu engano já é tarde para sater na punir transformando em aranha obrigada o resto da eternidade até ser por causa da sua vaidade se achar superior aos deus essa livres a vaidade também um erro na grécia mas não um problema moral mas por ser um desequilíbrio desequilíbrio que aparece por fim mais um episódio mitológico importante a rainha newby tem 14 filhos e os filhos são muito bonitos e um dia ela comete o disparate de se orgulhar como mãe dizer à rainha dos deus a grande deusa hera tem apenas dois filhos eu
tenho 14 eu sou muito mais chamou para briga porque a rainha dos deuses encarrega seus dois filhos apolo e diana excelentes arqueiros de matar em 1 a 1 todos os filhos de newey e na frente dela todos os filhos são motos os homens não podem se comparar com os deuses que os deuses são superiores os homens não devem pensar como deus porque deus é eterno é nessa tradição clássica e na tradição judaica que vem a leitura da vaidade o grande pecado de se colocar acima dos outros onde eu não possa estar mas talvez o mito
mais rico da vaidade é um mito que vocês encontram e bastante ressignificado por fraudes na idéia de narciso narciso vocês sabem não poderia olhar sua imagem no lado e quando ele olhou pela primeira vez se apaixonou por si ali estava definido um instrumento básico da vaidade o espelho o reflexo onde a igreja medieval mas adverte que é um demônio dentro de cada espelho narciso não consegue mais tirar os olhos desse nascido fica inteiramente seduzido pela sua própria imagem ea limpa nada por ele é que só diz o nome dele recebe de volta só sua voz
nas smov olhando a sua imagem a vaidade é condenada na tradição grega por ser uma livres e é condenada na tradição judaico cristã por ser uma falta de atenção ao criador seja o que fôr artifício natureza isso que nos oprime a condição de viver da comparação com outra faz muito mais mal que bem pri vamo-nos daquilo que nos é útil para atender as aparências ea opinião dos outros não nos importa tanto saber o que é nosso' serem se em efeito quanto saber o que é ele para o conhecimento público as próprias riquezas do espírito ea
sabedoria nos pareceram em frutíferas se sofrem desfrutados por nós se não forem produzidas para a vista ea aprovação alheia em todas as situações em que nos coloca a fortuna comparamos ao que está acima de nós olhamos para aqueles que estão melhor do que nós confrontamo nos com que está abaixo não há ninguém que seja tão mal aventurados que não encontre mil exemplos com que se consolar é defeito nosso antes encararmos de má vontade o que se aja à nossa frente do que de bom grado o que se acha atrás ou seja vida vivida para os
outros um dos pontos da vaidade desmontem que o grande problema do mundo é comparação o grande problema do mundo é que esse é um consolo maravilhoso sempre alguém mais feio do que eu sempre sempre sempre alguém mais burro sempre alguém mais pobre mais infeliz o nosso desgosto é que sempre há alguém acima mais bonito mais inteligente e que aparentemente é mais feliz a vaidade nos joga nos comparamos com os de baixo e inveja nos joga para os de cima e nesse jogo que eu vou tratar também da inveja num outro encontro nós fazemos uma vida
de comparações esta chave da natureza humana que levo grande espanhol calderón de la barca a dizer numa peça uma frase complexo que eu vou repetir lentamente porque ela é muito barroca muito cheia de orações subordinadas disse calderón já sei que se para ser o homem escolher pudera ninguém o papel que quiser do sofrer e padecer todos quiseram fazer de mandar e reger sem advertir e sem ver que em ato tão singular aquilo é representar mesmo pensar que dizer é complicado agora o vôlei em linguagem diário da tarde vamos lá ele está dizendo assim eu sei
que nós pudéssemos escolher a nossa vida todo mundo escolheria de mandar e reger ninguém escolheria sofrer e padecer mas as pessoas não se dão conta que mandar e reger é representar e padecer é viver a vaidade do mundo é parecer para todo mundo que eu sou importante interessante e isso é fundamental as pessoas fazem qualquer coisa pela cena são capazes de injetar no rosto veneno de toxina botulínica de vaca para aparecerem jovens e saudáveis veneno toxina botulínica de vaca e assim parecem jovens e saudáveis repuxam hoje tal forma que todos vão se tornando orientais com
o passar do tempo como algumas personalidades nossas estes em que isto é para disfarçar a idade quando na verdade ao fazer isso nós estamos gritando a idade diante de nós em neon mas tudo nos parece disfarçar a vaidade é o preço maior que pagamos para qualquer coisa nós não compartilhamos dores e fracassos e não damos o nosso fez com felicidade sorrisos e uma vida linda um soneto da grande poeta portuguesa florbela espanca que fala um pouco sobre a vaidade na ótica de uma português do início do século 20 disse florbela espanca sonho que só a
poetisa eleita é aquela que diz tudo e tudo sabe que tem inspiração pura e perfeita que reúne num verso a imensidade sonho do verso eu te claridade todo mundo e que deleita mesmo aqueles que morrem de saudade mesmo os de alma profunda em insatisfeita sonho que só alguém car neste mundo aquela de saber vasto e profundo aos pés de quem até a anda curvada e quando mais no céu eu vou sonhando e quando mais no alto do andu voando a corda do meu sonho e não sou nada o grande problema é que no dia seguinte
ao sonho da vaidade vem a realidade e aí nós precisamos reabastecer esta vaidade quando eu deixo de sonhar a vida que eu poderia ter tido a pessoa que eu gostaria de terceiros a arte tratou da vaidade muito tempo atribuindo desde a grécia o animal símbolo da índia que é o pavão ave de mil olhos na cauda ave colorida ave que reclamou a junos sua dona que gostaria de ter pés bonitos de voz maravilhosa e junho disse que não se pode ter tudo não se pode ter tudo você tem que escolher algumas coisas o pavão já
recebeu muito na tradição cristã desde que o último livro do novo testamento apocalipse foi feito tanto no apocalipse quanto no jogo de tarô grande prostituta da babilônia o grande símbolo da vaidade na grande tradição artística onde há um espelho a vaidade espéculo 1 o espelho é a grande chave da vaidade em ambientes místicos não há espelhos para as pessoas porque olhar se eu olhar para o demônio e para vaidade para curar essa vaidade os pintores decidir especialmente nos países baixos na idade moderna apresenta um gênero de quadro muito importante que visto deveria reformular a maneira
das pessoas vê são as bonitas um gênero de pintura muito importante na idade moderna e que tem ecos até hoje o que é uma van nuys são quadros onde os pintores colocam sempre uma caveira para nos lembrar que todos que estão nesta sala sem exceção um dia morrerá os quadros bonitas nos lembram exatamente isso nos lembram que eu devo em vida me preparar para a morte mas nós somos a civilização cuja vaidade afastou a morte quando eu era criança ainda não ter grandes sua velórios em casa hoje isso é impossível velórios que eram festas o
empate tinha quem dirige à noite inteira na sala de casa com o cadáver da família bem arrumado na sala de casa hoje nós isolamos os mortos de tal forma que essas vanitas deixaram de ser importantes ao representar flores o tempo uma caveira eu vou ingressar na quilo que em latim se chama o memento mori ou seja a lembrança da morte que no plano religioso tem muita importância de que adianta voltamos a ver com exércitos toda essa minha vaidade todo este cuidado toda essa higiene pessoal todos esses cremes hidratantes e vou poder ser profundamente no futuro
só que para o vaidoso isso anima mais eles vão enquanto isso não acontece eu vou aproveitar os minutos finais o memento mori mostra sempre uma determinada imagem de uma jovem de um jovem disse preocupado jogando cartas bebendo e de repente a morte bate atrás dele dizendo é hora não sabemos a hora sabemos apenas que a a hora aquilo que nos parece uma cultura mórbida uma solução da piedade moderna contra vaidade humana em évora em outros lugares como praga especialmente em évora uma capela feita inteiramente de ossos humanos esta capela diz a frase que hoje nos
parece terrível nós sócios que aqui estamos pelos vossos esperamos fazer uma capela de fêmures de crânios onde o candelabro órgão os bancos todos são feitos de oz nos parece uma coisa terrível alguns cemitérios antigos escreviam isso né na porta escreviam eh eh soh que fomos serás o que somos ou seja preparem se a vida é breve é passageira essas crenças elas se tornaram muito importante se vieram inclusive até o século 20 quando grandes pintores como cezanne continuaram na tradição desses momento mori peças bonitas nós afastamos por completo a idéia de morte não falamos mais na
morte uma oração católica tradicional dizia para crianças que eu durma com deus e seu não acordar que eu esteja com ele nenhuma criança mas reza isso é mórbido demais porque uma das características hoje da nossa reabilitação da vaidade é que em primeiro lugar somos imortais em segundo lugar isso não acontecerá conosco em terceiro lugar eu não penso nesse tipo de bobagem é um dos eixos da idéia da atual tecnologia chamada auto ajuda é a repelir reabilitação da vaidade um dos axiomas um dos eixos centrais da auto-ajuda resumo para vocês não precisem se dedicar à leitura
é que o orgulho de si é autoestima e não vaidade humildade é falta de auto estima e auto estima é um defeito pessoas com autoestima não avançam na carreira eu tenho que ter certeza que eu gosto de mim eu sou filho do universo irmão das estrelas que eu mereço estar aqui e repetir esse mantra até eu me convencer as pessoas que se consideram humildes e não tem capacidades eu acho que se eu não consigo fazer antes eram chamadas de humildes no superlativo erudito mínimas hoje elas são chamadas de depressivos e devem ser curadas com remédios
e terapia é um autor que considera que a crise econômico financeira a partir de 2007 2008 no capitalismo mundial se deveu à auto ajuda porque a outra ajuda e falhou que todos poderiam se investidores investir na bolsa e serem bons bastava querer que querer é poder e o fato é que muitos faliram querendo porque querer não é poder querer é apenas querer poder pertence a uma outra categoria bem a literatura de auto-ajuda parte de um axioma muito importante se eu não me amar quem é que vai me amar usando uma coisa de uma profundidade teriam
eu tenho que me amar primeiro pra alguém gostar de mim quando a condição do amor tradicional religioso era a elisão a supressão do eu e não trazer o eu à tona quando a condição da paixão era entrega do meu eu e não a valorização do meu nós substituímos a crença que o eu era pecador decaído que deveria ser domesticado com jejuns penitência pela ideia que eu deve ser abastecido reforçados e que quem não abastece suficientemente será infeliz e porque isso porque tomando como referência uma personagem que já passou por esse espaço que é o segundo
álbum no mundo líquido expressão que ele preferiu a mundo pós-moderno depois do início da sua carreira eu me torna referência de tudo e as minhas vaidade são virtudes eu exijo elogios o que eu faço é extraordinário e deve ser bom e deve ser elogiado por todos o mundo líquido exige que eu coloque acima de todos o meu eu vejo eu já comentei isso em vários lugares sobre vaidade que nós vivemos um mundo livre de tal forma que ninguém mais escuta ninguém e apenas respondi as coisas a partir do que escuta falando de si então ficamos
nessa com estou cansado eu também eu acordei às 6h 5 eu tenho dor de cabeça eu tenho um tumor é uma concorrência é uma concorrência permanente porque porque nós não escutamos ninguém tanto não escutamos ninguém que substituímos o confessionário pelo psicanalista no mundo líquido a vaidade é diferente se vocês lembrarem que os homens no beliche no gênesis um dia que quiseram construir uma torre que atingisse o céu e fizeram essa torre de babel e deus para castigar essa vaidade introduziu os cursos de línguas cada um passou a falar uma língua e ninguém mais entendeu por
que a vaidade leva e esta é a metáfora da bíblia a individuação ano passei a não entender os outros não apenas que surgiram línguas mas que o lei só me e não olhei mais para os outros deus puniu a torre de babel e babel significa confusão hoje os homens estão construindo o prédio mais alto do mundo na china que deve superar o que está neste momento em dubai e por sua vez no azerbaijão estão fazendo aquele que vai superar o da china e do bairro que superaram os de cólon pur o de taipei que superar
o empire state em 1929 31 superar a torre eifel que é o prédio mais alto do mundo em 1889 quando foi inaugurada só que o que antes era vaidade hoje é o que é um sinal de pujança iniciativa ea palavra que eu mais adoro empreendedorismo quanto mais alto mais empreendedor eu vou ser espelho espelho meu existe alguém mais dela do que eu esta não é mais só uma frase dos contos de fada parece que ela saiu das histórias infantis para se tornar realidade no nosso mundo e em todas as faixas etárias há uma consequência permanente
que a vaidade infantil as crianças eram educadas antes para se tornarem adultos e para isso se incentivava a punição já que havia uma crença generalizada de criança como chantilly batendo cresce quanto mais eu batesse mais crescer e as crianças eram educadas por que elas deveriam reprimir sua vaidade seu gênio sua violência sem disposição para se tornarem adultos sociáveis quanto mais educadas quanto mais reprimida se elas tivessem sidos e hoje não é mais possível bater inclusive do ponto de vista legal a criança não pode mais ser traumatizada só adultos pais e professores podem crianças não podem
mais ser traumatizadas não me refiro aqui uma defesa absurda de necessidade de violência física contra contra a qual eu sou absolutamente um inimigo declarado de violência física seja qual for inclusive contra crianças mas ao fato de o supor que é possível educar sem traumatizar quando nos lembra floyd que cultura é a repressão e para educar eu tenho que tomar tzar eu vou ter que aprender que tomava dá choque ao colocar os dedos na tomada a criança não pode mais ser traumatizada a tal ponto que algumas escolas de são paulo eu acompanhei ao se fazer um
campeonato de futebol de basquete da medalha para todos os lugares do primeiro ao último não traumatizar então aquele que ficou em 20º lugar talvez por não ter se esforçado não jogou nada até faltou ganhar uma medalha para levar para casa porque se não traumatizá nós estamos educando pessoas um pouco limite para entender a sua vaidade e o espaço do outro geralmente os mais velhos dizem a mesma coisa sempre em todas as épocas no meu tempo era melhor é absoluta baixo as gerações anteriores viver a segunda guerra aos pits viveram hiroshima não dá pra dizer que
não tinha violência as gerações anteriores praticaram genocídios contra indígenas contra negros contra judeus não é um passado de glórias a qual se sucede um futuro de não vetores mas o que estamos trabalhando neste momento é valorizar uma personalidade onde toda e qualquer iniciativa deve ser incentivado tudo é criativo e bom não há mais aquilo que contardo calligaris no seu primeiro livro revela o brasil chamou de falta de guti e lefor gosto do esforço e as crianças de classe média em particular e alto são colocadas no piano e ao chegar ao terceiro quarto mês canção então
são colocadas no violão depois de três ou quatro aulas encantadoras descobre que é preciso estudar então são colocadas no sapateado no inglês e espanhol no origami e vão passando por todo o conhecimento humano sem nunca se formarem em nada porque nós não gostamos mais de forçar como se eu pudesse aprender verbos irregulares em inglês sorrindo arranque delícia poder treinar em alemão cada vez mais entusiasmado como se houvesse que todo o conhecimento fosse positivo como se eu pudesse treinar sem que do esse meu corpo como se eu pudesse dançar sem que alguém me doença como se
eu pudesse tocar piano sem passar pelo exercício tedioso de escalas pelo exercício de 11 de outras instituições que vão me fazer um pianista táxi pensar sem dúvida no futuro da vaidade os mais velhos têm a tendência de umberto eco na década de 60 advertiu aos apocalípticos e os integrados essa metáfora tem quase 50 anos seja um texto a década de 60 apocalipse seriam aqueles que dizem com freqüência que tudo vai de mal a pior que tudo vai no meu tempo era melhor o tempo tudo era melhor hoje a decadência total e os integrados que lamentam
que ainda não têm o iphone 20 os integrados são aqueles que amam a tecnologia tudo vai melhor tudo vai melhorar passo a passo a grande questão é que instituímos uma vaidade agora como virtude e não mais como pecado capital a humildade não pega bem durante algum tempo eu fiz entrevistas de candidatos a estágio e eu tinha que fazer uma pergunta clássica de entrevista a pergunta mais clássica de entrevista cite um defeito seu e durante todos esses anos jamais houve um defeito porque todos me diziam um defeito seu perfeccionismo nossa eu faço tudo a preferir não
queria saber um outro defeito obsessão com o horário na empresa chegar na hora é uma obsessão não me diga algo realmente gostaria de mudar dedicar mais à família - a empresa que eu sou totalmente dedicado ainda ninguém me disse que bebe até cair ninguém me disse que é tarado ninguém me disse que é totalmente responde ninguém tem um defeito haja vista que no levantamento de uma revista semanal todos os entrevistados disseram merecer o paraíso mesmo condenados em prisão condenados à prisão por assassinato disseram que seriam salvos que já pagaram por isso e ao mundo que
todos seriam condenados em que a humildade era uma regra surge um mundo em que ninguém mas é condenado e que a salvação é uma regra de um deus terrível de juízo final que ficava nos tímpanos das igrejas góticas como notre dame de paris a um cristo do capítulo 25 de mateus ou pintada por michelangelo na capela sistina o cristo julgador surgiu esse band craici cristo amigável este cristo simpático este cristo que fala comigo este que é especial para mim este re significa uma relação de vaidade deus me entende a crença na vaidade como uma nova
virtude é uma questão que nos faz pensar bastante sobre o futuro é cada vez mais difícil atribuir notas baixas alunos é cada vez mais difícil punir alguém por alguma coisa é cada vez mais difícil estabelecer regras porque imediatamente a vaidade produzir minêu tica da regra seja a interpretação é ser melhor dica permanente é fruto do meu eu que significa todo instante esta característica surgida na grécia do individualismo reforçada pela burguesia do renascimento e estimulada hoje no mundo capitalista atual como a necessidade de ser único especial forte onipresente a nossa vaidade não permite mais a falha
não permite a tristeza não permite mais que eu fale sexualmente porque auxílios químicos para isso não permite mais que eu fique triste porque auxílios químicos para isso não permite mais simplesmente viver a dor eo fracasso aquela que antigamente era dito que fortalecer o caráter de estimular o crescimento nos levava pra cima que fazia nós vamos aprendendo a cada queda a subir mais hoje eu devo subir sem quedas o mundo está acabando a todo instante e essa individuação nossa aumenta com essa sensação de fim de mundo com esta sensação absoluta de que a nossa vaidade há
muito tempo deixou de ser um defeito e passou a ser uma virtude sólida talvez a virtude mais esperar de todas é função dos pais estimularem o novo nome que é a auto estima é função dos pais eliminarem a depressão a dor eo choro nós não podemos mais conviver com essas coisas que animaram a humanidade em tempos passados se era famosa oração do salmo de profundis do fundo do abismo clama avó senhor as pessoas que estão no fundo do abismo imediatamente tomou algum método de ascensão e troca nós não consertamos mais coisas e nós não consertamos
mais relações humanas no campus e ao trocar sapatos computadores e pessoas que amamos por outras pessoas vamos substituindo a dor do desgaste pela vaidade da novidade ao trocar alguém creio imediatamente me torna alguém mais interessante e não percebeu que aquele espelho continuar cento o drama da minha vaidade que o que eu não tolero uma pessoa anterior é que ela me mostrou o quanto estou decaindo envelhecendo os ou desinteressante e na nova pessoa eu exploro quanto eu quero ser interessante instigante e assim por diante é fascinante que o nosso mundo hoje tenha eliminado a humildade como
virtude é fascinante por exemplo que nós aceitemos todo e qualquer elogio porque dentro de nós a segunda os místicos medievais um demônio esperando isso o demônio da soberba demônio da vaidade aquele que acredita que não pode ser creditado como lúcifer um dia acreditou que podia ser igual a deus apesar de ele saber que um arcanjo criado jamais poderia ser igual a deus ou seja repetimos e aí que a natureza humana entanto o pecado de lúcifer eo isso vai acontecer comigo e brigamos permanentemente por esse ego insaciável que mais uma vez eu lembro budista centraram fogo
nele porque eu prefiro ser perseguida ser ignorado eu prefiro o pessoal pega no meu pé que não saibam onde fica o meu pé eu prefiro parecer a vítima da sala do que parecer o gasparzinho da sala desaparecido e anônimo eu prefiro tudo menos não ser visto porque viver hoje é ser visto e se eu não for fotografar o que eu como se eu não falar onde eu fui se não tirar fotos você não fizer tudo isso não fui ver é viver e ser visto é ter certeza que eu vivi volta calderón se o homem escolher
pudera ele saberia que tudo aquilo que parece fazer bem ao sul é na verdade um engano de vaidade a todo instante a minha vaidade é testado e como eu não gosto de dizer que eu sou vaidoso e desfaz através de recursos por exemplo de humildade baixando a cabeça ficando vermelho não concordando mas balançando a cabeça no fundo dizendo fale mais falei mais porque todo o espelho de sempre para blush a mesma coisa espelho espelho meu haverá alguém mais bonito do que eu sempre responder a pessoa que pode quebrá lo não você é mais bonito e
fazendo essas questões eu acabo sustentando este grande vício contemporâneo crescente da vaidade temos que nos conformar que a vaidade seja uma instituição temos que nos conformar que a vaidade esteja presente entre nós permanentemente temos que aprender a lidar com ela pra não ficar com falsas humildades temos que aprender que sempre haverá alguém mais sábio do que eu sempre alguém melhor sempre alguém acima e aí a única maneira de eu não ser vaidoso e pensar apenas em mim eu parar de me comparar com os outros ou seja eu devo pensar apenas em mim e essa é
a dialética que encerra toda e qualquer vaidade não tem jeito eu estou isolado nos momentos que o meu é reconhecido dialoga com os outros chamamos a isso encontro amizade o casamento nos momentos que não dialoga ninguém se escuta chamamos a isso encontro amizade ao casamento no meio dessa dialética nós tratamos então do pecado do erro do vício da vaidade vaidade orgulho soberbas são sinônimos e já foi considerado pecado que gera todos os outros vaidade virou a autoestima orgulho agora virtude soberba palavra que nem mais se ouve mas esta característica parece que está cada vez mais
presente nas nossas atitudes esse é um contemporâneo professor é e ramos de capitalismo é eu vejo assim que a vaidade é estimulada em todas as maneiras porque em toda a minha vida nunca vi um chefe gerentes supervisores fosse humilde eu concordo com você tirando o meu chefe atual todos os outros foram terríveis tive o privilégio ter um chefe ótimo agora eu gosto muito dia só pergunta interessante sem dúvida o capitalismo explora muito indivíduo a idéia de empreendedorismo e autonomia mesmo desonesto biografia de steve jobs do aik batista e se orgulham de ilícitos biografia publicada aprovada
a cbat se orgulha de contrabando de pedras biografia aprovado steve jobs diz o autor que a sua primeira máquina de fazer dinheiro foi uma que roubava o sinal do interior bandeirantes antes ou seja ao se orgulharem de roubos e de ilícitos eles mostram sua iniciativa sua capacidade individual mas eu queria sempre enfatizar que a função do historiador se é verdade que o capitalismo é um sistema baseado no indivíduo na vitória do indivíduo em um sistema que constitui o inner se luzes é absolutamente verdadeiro é verdade que o socialismo produziu as únicas múmias que nós temos
desde o egito e do mundo inca colocar o indivíduo a ser venerado pelo resto da eternidade é um gesto de vaidade é um gesto de orgulho também o que significa que certos comportamentos não tem a ver com o modo de produção para usar a linguagem marxista mas com um fenômeno muito humano que é a vaidade seria errôneo da minha parte é entender a vaidade como ópio do do mundo contemporâneo é que a sua frase já incluiu julgamento quando indica a religião é o ópio do povo não estou analisando a religião mas a minha posição diante
da religião a frase de max não é tão negativo é citada só na primeira parte mas a frase não é tão negativo que vai ter copa do povo marcelo sigilo que o mundo sem luz e calor de um mundo sem coração então eu digo que a vaidade é o ópio do povo estou pressupondo isso não é um erro supor que existe uma realidade além da vaidade ou seja se é um óbvio ela iludir a minha consciência como toda papoula faz através do óbvio eu posso ser mais pessimista e possa pensar que a vaidade não é
o ópio da sociedade e do indivíduo a vaidade é que se eu tirava idade não resta nada ou seja eu posso pressupor que não há algo além daquilo é possível que não haja este é um verdadeiro porque no fundo dizer que o verdadeiro homem é um homem não vai 12 uma leitura religiosa e moral que vai dizer no fundo que atrás da minha vaidade está meu eu verdadeiro e eu não sei o que a folha de trás do mundo sem vaidade é como pensar seria medieval pelo menos não no sentido negativo o que há por
detrás de um homem luxurioso o que já por trás de um homem invejoso qual é o homem que jamais cometeu nenhum destes erros qual o homem que nunca teve essa capacidade que é difícil um exemplo também no mundo religioso um dos homens que se diz que foi talvez dos mais humildes que era francisco de assis fundo uma ordem pop se dedica inteiramente a humildade e perto do fim da vida no século 13 e se sente depressivo porque a ordem que ele fundou o pobre já estava enriqueçam de olhos vistos a ordem que ele queria ser
imposta nenhuma já estava com bibliotecas e ele entrou em depressão que adiantou tudo o que eu fiz eu me dediquei à pobreza absoluta é um homem que vai morrer no chão deitado no chão pedindo desculpas a seu corpo pelos maus tratos ele vai visitar uma amiga clara que a área de assis ea clara diz falta o último grau francisco de humildade falta você abrir mão do seu legado e da sua óbvia falta você dizer que o que você fez pertence ao futuro aos outros e não a você ou seja o futuro da empresa não é
seu e quando francisca entende isso e senti muito alegre por quê abriu mão de toda a riqueza do pai pedro bernardon abriu mão de toda a luxury mas teve vaidade de supor que tinha fundado a ordem mais pobre de toda a história da igreja e quando ele entende com clara que não que nem o futuro pertence a ele ele diz o última frase eu fiz a minha parte peço ao pai para ajudá los com aço se esticou no chão e encerrou sua existência no chão duro onde foi feita uma capelinha e depois uma imensa igreja
ao redor da ponte um com a igreja de santa maria degli angeli ou seja esta vaidade final é a vaidade da humildade extrema o que haveria em francisco além disso não sei o quê haveria em nossa eu tirasse a luxúria vaidade inveja gula é difícil dizer o que estou dizendo é que talvez não haja nada além do vício ou da virtude que nós somos entretecidos de vícios e virtudes e à pior ditadura que pode existir no mundo é querer que nós sejamos apenas vícios ou apenas virtudes nós somos uma mistura muito delicado das duas coisas
inclusive difícil de classificar com de vício e quando a virtude o orgulho considerado um pecado capital o pai de todos os vícios que no século 14 na representação do purgatório de dante alighieri ocupa o primeiro dos sete círculos o mais distante do paraíso hoje parece que mudou de lugar virou virtude rebatizado como a auto estima a série do café filosófico 7 prazeres capitais pecados e virtudes hoje você encontra no site da cbf [Música] todas as propagandas exploram aquilo que eles acham que seja o comportamento das pessoas ea vaidade sem dúvida é o mais importante não
é porque ela me engane é porque eu gosto de cingapura é um equívoco achar que a propaganda enganosa [Música]