Boa noite, gente. >> Vocês estão bem? >> Tem alguém com frio aí?
Vocês são bom mesmo. A gente que veio do Rio de Janeiro, gente, a gente tá passando pela grande tribulação. [Música] Mas Deus, mas Deus tá dando graça.
Gente, boa noite. É um prazer estar aqui, né, para ministrar a palavra, a santa palavra do Senhor, a palavra profética. Nesses dias nós estamos numa série e a série é em guerra contra o pecado.
E eu quero falar um pouco sobre um pecado. Eu quero falar sobre idolatria. Ah, queria que você abrisse comigo, por favor, em Romanos, no capítulo 1, versículo 25.
Romanos 1 25. Esse versículo ele fala sobre a essência da idolatria. E é algo que eu tenho pensado há muitos anos, porque num contexto evangélico cristão, que é o nosso aqui, quando a gente fala de idolatria, do pecado da idolatria, a primeira coisa que vem na cabeça de um de um de um crente evangélico é alguém eh adorando uma imagem.
E o que é interessante é que o evangélico ele tem certeza que não é idólatro. Ele e ele chama as outras religiões de idólatra, aponta, né, para todo tipo de idolatria e ele tem certeza que ele tá livre desse desse mal. Por quê?
Porque ele não adora imagem. Mas Paulo, quando ele tá falando sobre, ele tá exortando sobre a idolatria em Romanos 1, e ele fala algo que é a base para mim do que a gente quer tocar aqui nessa noite sobre idolatria. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura no lugar do criador que é bendito para sempre.
Então, eu queria começar, eu anotei aqui porque olha aí só. Eu tentei fazer um esboço. O Douglas vai ficar orgulhoso de mim hoje.
Tomara. Idolatria é confiar ou amar mais outra coisa que Deus. É substituir Deus por qualquer coisa criada.
Vou ler de novo. Idolatria é confiar ou amar algo mais do que Deus. É substituir Deus por qualquer coisa criada.
Então, a primeira coisa que eu quero falar sobre o pecado da idolatria é que o pecado da idolatria não se limita a imagens, não se limita alguém acender uma vela para um para uma imagem, não se limita a alguém oferecer um sacrifício para uma entidade. Idolatria é sempre quando você confia mais em alguma coisa do que Deus, ama mais uma coisa que Deus. e busca mais uma coisa que Deus.
Quando você faz isso, você está praticando idolatria. Idolatria tem a ver com relacionamentos. Idolatria tem a ver com desejos.
Idolatria tem a ver com dinheiro. Idolatria tem a ver com status, com posição, com títulos. Idolatria tem a ver não com uma prática pontual, mas tem a ver com uma inclinação do coração.
E vamos ler um outro texto pra gente falar mais sobre essa postura do coração. Então vou pedir aqui para colocar Efésios 5:5. E Paulo vai dizer o seguinte: "Pois vocês podem estar certos que nenhum imoral, impuro ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
" Então, olha só, ninguém que é imoral, impuro ou vocês falam aqui, gente, vocês estão acordado? Eu perguntei se vocês estavam com frio, ninguém falou que tava com frio. Então vamos, então vamos falar imoral.
>> Jesus, vocês estão aqui, gente. Me ajuda. Vamos de novo.
Imoral, >> imoral. >> Impuro, >> impuro >> e >> ganancioso. >> E Paulo diz que ganancioso é o quê?
>> Impora. E e aqui a gente começa a entender mais profundamente o que é idolatria. Como eu disse, a idolatria, né, quando alguém acende uma vela para uma imagem, quando alguém se prostra diante de uma entidade, a idolatria começa com coração e a idolatria começa com a ganância.
Aquele que é ganancioso é idólatra. Aquele que é avarento é idólatra. E aqui eu quero lembrar uma coisa para vocês.
Quando a gente olha o Antigo Testamento, você vai ver que os povos, né, pagãos, eles eram idólatros, sim ou não? Então eles haviam, tinham muitos deuses. Então tinha Deus de tudo.
Tinha Deus da guerra, tinha Deus da fertilidade, tinha Deus da colheita, tinha tudo quanto é tipo de entidade. Você vai ver, por exemplo, no Egito, um monte de entidade. Você vai ver eh entre os sírios, entre os filisteus, era tudo quanto é sorte de deuses.
Mas o que motivava alguém a procurar sacrificar para um Deus? Por exemplo, se alguém queria ter uma boa colheita, o que que ele fazia? O pagão, ninguém vai falar mesmo, né?
Eu vou desistir vocês. Eu vou. Hã, quando alguém queria ter uma boa colheita, o que que o pagão fazia?
Ele sacrificava pro Deus da >> colheita. E quando alguém queria ter um filho, sacrificava pro Deus da fertilidade. E quando alguém queria ganhar uma guerra, sacrificava pro Deus da guerra.
Mas o que que motivava o cara ou a pessoa a sacrificar pro Deus da fertilidade? Era o amor e a paixão pelo Deus da fertilidade. >> Era a devoção ao Deus da fertilidade.
Era o quê? >> Hã? benefício >> era o benefício.
>> É >> o coração da idolatria é a ganância. Por quê? Porque o pagão não se aproximava do Deus da fertilidade porque ele amava muito o Deus da fertilidade, porque ele tinha uma devoção profunda ao Deus da fertilidade.
Não, porque ele queria algo em troca. Essa é a base da idolatria. O coração da idolatria tem a ver com ganância.
Isso tem a ver com dois aspectos. Um é obter um favor daquele que eu tô buscando, daquele que eu tô adorando, daquele que eu tô colocando a minha devoção, benefício. E outra é buscar satisfação em alguma coisa que não seja o Deus criador.
Vou repetir. Essa corrupção do coração, essa ganância vai levar o idólatra a buscar duas coisas. o benefício e a satisfação pessoal em algo que não é o Deus criador.
Isso é muito, muito sério. Deixa eu dizer uma coisa para vocês. Uma das maiores guerras que nós precisamos lutar nesses dias no nosso contexto de cristianismo, é o que eu chamo de idolatria evangélica.
São pessoas que são consumidores de Deus. São pessoas que estão buscando a Deus, não por quem ele é, não por amor a ele, mas por aquilo que ele pode nos >> dar. Você sabe que o o Deus, o verdadeiro Deus do idólatra não é aquele que busca.
Aquele que ele tá buscando é o próprio eu, porque ele se aproxima de alguém, de algo, de um relacionamento, de um Deus, buscando o quê? Benefício próprio. Então, o verdadeiro Deus de um idólatro é ele mesmo.
Nós estamos aqui nessa noite para lutar contra a idolatria no nosso meio. E a gente precisa reconhecer, eu vou falar rasgado aqui, aí depois edita. O evangélicho tem certeza que o católico é idólatra, mas ele não olha a idolatria dentro dele mesmo.
E vamos ser sincero, que grande parte do discurso sobre vida de igreja que a gente escuta é idólatra. Por exemplo, eu escuto direto, vamos lá assistir um culto e para que que você veio aqui? Vim aqui para assistir um culto com que objetivo?
Porque eu quero ser abençoado nessa noite. Isso é um discurso idólatro. Eu vim para assistir um culto.
Eu vim para ser abençoado. Primeiro, a palavra culto significa serviço. Então, nós não viemos aqui para assistir nada.
Essa aqui é uma reunião de sacerdotes. >> Então, todos nós que nascemos de novo, fomos comprados pelo sangue de Jesus, viemos aqui para oficiar, para ministrar, para ministrar ao Senhor e servir uns aos outros. Então, se você tá vindo aqui apenas para consumir, então você vai ter que ser forte, você precisa se arrepender da sua idolatria.
Por que que você congrega lá? Ah, porque porque a música é boa, porque a palavra é boa, porque é confortável, kids é bom e e tá, mas eh como você serve no corpo de Cristo? Não, eu não não faço nada não.
Eu não quero fazer nada não. Eu eu não eu trabalho muito durante a semana e no domingo eu quero ir lá para receber uma bênção. O mesmo movimento que você tá fazendo em direção ao Deus criador é o mesmo que os dólar, os pagãos faziam naquele tempo.
Você tá se aproximando de um Deus buscando prazer pessoal e benefício próprio e não amor e devoção a ele. Aleluia. Vai dando um glória aí, gente.
Glória legalzão, animado. Como eu disse, idolatria tem a ver com coração, tem a ver com ganância. E eu quero dizer que a primeira coisa que nós precisamos rever e nos arrepender aqui nessa noite é que nós não nos aproximamos de Deus para sermos felizes.
>> Nós não o adoramos para receber algo em troca. Nós não ofertamos e dizimamos por causa do resultado. A teologia da prosperidade, vulgo câncer, neopentecostal, ele vai é uma mensagem que diz assim: "Você precisa dizimar e ofertar, porque se você fizer isso, você vai ser próspero e Deus vai te prosperar e Deus vai fazer você rico.
Porque todo crente é rico. Porque Jesus era rico. Porque Jesus tinha casa de praia.
Sim, eles dizem que Jesus tinha casa de praia. Não me pergunte da onde chegaram essa conclusão. Eu não sei explicar.
E aí as pessoas são atraídas a dar, não por causa do seu amor a Deus, não porque querem participar da missão, não porque querem ser cooperadores da edificação da casa de Deus, mas eu vou dar porque se eu dar eu vou receber. Outras pessoas, outros ambientes vão dizer assim: "Não, você tem que dar dízimo e oferta, porque se você não dá, o gafanhoto vai te pegar. O o principado do gafanhoto vai comer teus a teus recursos.
Ele vai, a maldição do do gafanhoto vai pegar sua vida. E aí, se você der o dinheiro, aí Deus vai te proteger do capeta gafanhoto. E aí a pessoa vai correndo ofertar porque ela oferta com medo.
Por quê? Se eu, se eu, eu tô dando aqui, porque se eu der, Deus vai proteger o meu dinheiro. No final, você tá ofertando, não porque você é alguém generoso, mas que você está buscando um benefício.
Aleluia. Deus. >> A minha oração aqui nessa nessa noite e é que o espírito de temor caia sobre essa casa, essa comunidade, a família dos escolas e nos livre da idolatria evangélica.
São homens e mulheres que amam a Jesus de todo coração, >> que que querem se aproximar dele porque estão totalmente apaixonados por quem ele é, pela sua obra, pela redenção, pelo evangelho, pela sua glória, pela sua bondade, pela sua misericórdia. entendem que não existe nada, nada, nada que nos dá satisfação maior do que está em Cristo. Lutar contra a idolatria é entender que se eu estou em Cristo, eu sou plenamente satisfeito.
>> Aleluia. >> Quem tá entendendo? Amém.
>> Se eu tenho casa própria, eu tô satisfeito. >> Se eu não tenho, eu tô satisfeito, >> porque eu estou em Cristo. >> E eu não vou mudar a minha vida e eu não vou canalizar minhas paixões atrás de coisas, porque ele é o meu Deus.
Ele é o meu maior amor. >> Ele é aquele que eu amo acima de todas as coisas, de toda a realidade criada. Não existe nada que dá me dá mais prazer do que estar na presença de Jesus.
>> Aleluia. >> A sua presença é melhor que o sexo, que o dinheiro, que a fama. Estar em Cristo é mais satisfatório que ter um filho, que ter família.
Quem tá entendendo aqui? Quem tá entendendo? Amém.
Glória a Deus. >> A minha oração nesses dias é que a mão do Senhor possa repousar sobre nós e nos salvar da nossa ganância. >> Que o espírito da graça possa cair sobre nós e atrair os nossos olhos para Jesus.
E que o espírito da graça possa gerar em nós uma paixão por Jesus que nos livre da E o qual o resultado da idolatria? Qual é o resultado de buscar algo acima de Deus? Qual é o resultado de buscar Deus?
para benefício próprio. Essa passagem aqui é agressiva que a gente vai ler agora. Coloca aí Primeira Coríntios 10 versículos 19 e 20, por favor.
Olha o que Paulo vai falar sobre idolatria. Bota o 19 20. Isso aí.
É isso. Vamos lá. Portanto, o que estou querendo dizer?
Será que o que eu estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?
Não quero dizer que o sacrifícios dos pagãos são oferecidos a >> aos >> demônios, não a Deus. Por isso não desejo que vocês tenham comunhão com demônios. Para quem que ele tá escrevendo essa carta?
>> É pros incrédulos. Ele tá escrevendo essa carta pra igreja. Eu não quero que vocês tenham comunhão com demônios.
Porque todas as vezes que você busca algo acima de Deus, todas as vezes que o teu benefício próprio está acima da sua devoção a Deus, você tá canalizando a sua devoção a demônios. E tem um monte de crente evangélico endemoniado hoje. São pessoas que estão buscando apenas as paixões desse mundo, os prazeres dessa vida, estão atrás de um Deus todo- poderoso apenas por aquilo que ele pode dar.
A minha oração nesses dias é que o Espírito nos ensine a buscar a sua face e não apenas as suas mãos. Quando Davi tá cantando sobre o santo monte do Senhor, ele diz assim: "Quem subirá o monte do Senhor? " Aquele que tem mãos limpas e um coração puro, é esse que pode se aproximar da presença de Deus.
É esse que tem comunhão com Jesus. Interessante que, como eu estou dizendo, idolatria não tem apenas a ver com uma devoção a imagens, né? Tem a ver com devoção a qualquer coisa.
que eu coloco acima de Deus tem a ver a eu buscar qualquer realidade que no qual eu busco pleno satisfação. É uma postura de coração. Então, nós podemos eh cair na idolatria do dinheiro.
E a gente vê isso acontecendo na vida da igreja o tempo todo. Por exemplo, na minha, quando eu era mais novo, eu eu congregava numa comunidade, numa igreja local, e nós fazíamos parte de uma de um grupo de jovens e adolescentes que eram muitos apaixonados por Jesus e era uma galera muito louca que fritava e ia nas conferências e rolava no rolava no chão e chorava e orava e tinha culto de oração e culto de busca pelo espírito. Espírito Santo e tinha toda essa doideira da nossa época e era uma era uma paixão desenfreada.
Mas o que aconteceu é que a partir do momento que os jovens e adolescentes começaram a crescer, ficar adulto, casar, a maioria deles foi se esfriando para Deus. Por quê? Porque quando eles eram mais novos, a sua devoção tinha um objetivo, Deus.
Mas quando eles foram amadurecendo, eles tinham prioridades maiores do que Deus. Não, agora, não. Agora nós precisamos trabalhar, agora nós precisamos ganhar dinheiro, agora eu preciso sustentar minha casa.
E aí a busca pelo sustento, a busca pelo dinheiro, ela se torna mais prioritária do que a devoção a Deus e do que a comunhão com os santos. E aí, sabe o que acontece? O caminho da idolatria vai levando essas pessoas a ter comunhão com demônios.
E a comunhão com demônios vai esfriando elas com Deus até que elas se desviam totalmente da presença do Senhor. >> Talvez você tá aqui, você tá falando: "Não, mas pera aí, mas eu preciso trabalhar, eu preciso ganhar dinheiro, eu preciso sustentar minha casa, eu preciso pagar os boletos". Por quê?
Porque os boletos eles rugem. É boleto, boletos voadores, boletos que saem do chão e são piques aleatórios, piques constantes. E são piques que tava conversando com o Johnny, Johnny tá construindo uma casa, né?
Aí o Johnny fala: "Fá eu não aguento mais fazer Pix, é muito Pix". E aí quando a gente começa a ver esse monte de boleto, essas monte de responsabilidades, porque agora nós somos maduros, nós somos novos, convertidos, apaixonados, eu amadureci, eu tenho responsabilidades. E aí, qual que é a nossa postura?
Não, eu preciso diminuir a minha meu tempo de oração. Eu preciso diminuir a minha paixão por Jesus. Eu eu preciso diminuir o meu serviço na casa de Deus.
Eu preciso diminuir o meu tempo de comunhão com os irmãos, porque agora eu preciso trabalhar e eu preciso estudar e eu preciso ganhar dinheiro. E aí de repente o dinheiro é seu alvo de satisfação e segurança e não é mais Deus. Deus.
>> Se você tá colocando a segurança da sua família na conta do teu trabalho, do teu dinheiro e não em Deus, você já caiu na idolatria. >> Vai dando glória, gente. >> Aleluia.
Uma vez, deixa eu contar uma história, eu fui com a Jaque, a gente foi fazer um trabalho missionário na Europa. A gente foi pregar eh para os irmãos num lugar muito tranquilo, muito pobre, chamado Suíça, pessoal pobre. É.
E aí foi foi esse foi um dos um dos maiores erros meu no campo missionário na história. Foi num dia na Suíça, nós tínhamos um dia livre, eu falei: "Jaqueline, vamos passear aí". o o o irmão que tava cuidando da gente, né, que tava levando a gente no lugar.
Não, eu vou levar vocês. Aí eu não, nós vamos, nós vamos sozinhos, nós não queremos dar trabalho para você. E aí o irmão falou: "Então vou emprestar o carro para você e vocês ficam aí".
Aí a gente foi na Suíça e um dia a gente entrou no restaurante aquele dia, nós sentamos para comer e aí nós pedimos a comida e aí veio a conta. Bicho. Sério, nunca mais eu bebo uma água na Suíça com meu dinheiro.
É muito caro. E aí nós ficamos na casa de um irmão, é, com meu dinheiro. Não, Dougas.
A gente foi na na na no trem lá para pegar o trem. Aí já estou com sede. Aí eu falei, vamos beber água com gás ou sem gás?
Cara, cara, sem nós pedimos duas águas, foi um rim. Eu falei, Jaqueline, daqui paraa frente é jejum de água até chegar na casa dos irmãos. E aí, nesse nesse na Suíça, havia um irmão que tava sendo evangelizado e nós fomos, nós ficamos na casa dele.
E esse cara era muito rico, muito rico, muito, mas muito com força. Ele tinha uma casa assim, uma mansão que era em frente do rio que dava do outro lado da França. E aí ele apertava um botão na casa dele, abria um portal, tipo Batman assim.
E saía um barco assim, ó, e o barco pousava na água. Eu falei: "Uau! " Aí ele falou: "Você quer juntar na França?
" Eu falei: "Você vai pagar? " Ele: "Ele vou". Falei: "Então vamos".
Ele apertou o botão e o barco desceu e aí desceu na água. Aí entramos no barco, atravessamos o rim, fomos jantar na França. Foi aquele dia foi maravilhoso.
E aí esse cara, a gente tava evangelizando ele e aí no quando nos últimos dias que a gente tava na casa dele e aí ele chamou a gente, vamos aqui conversar, tal, aí tava eu, a Jaque, ele e aí ele fez uma pergunta do Milhão, ele falou assim: "Gostei de você". Aí eu falei: "É mesmo? Por quê?
Porque eu sou bonito". Ele não pensei que tinha a ver com a minha beleza. Ele falou assim: "Você é a primeira, você é o primeiro pastor e missionário que vem na minha casa e não me pede nada".
Eu: "Como assim? " Não, porque toda pessoa que vem aqui, não, pessoal, só para você entender, o cara é muito rico. Eu já falei que ele era muito rico.
Ele era dono dos maiores construtoras da Suíça. Ele construiu uma casa pro Pom Macartra. Ele é rico.
Aí voltando, só para você saber que ele é rico, ele falou que todo missionário, toda pessoa que chegava na casa dele, ele se aproximava dele e sabia que ele era alguém que tava recebendo o evangelho, sempre vinha com uma com pedido missional, vem com sempre vinha com a demanda, sempre vinha com projeto. E nós ficamos quatro dias na casa dele, não pedimos nada. Ele falou assim: "Gostei de vocês".
E naquele dia eu fiquei, eu fiquei, eu pedi perdão para ele. Eu quero te pedir perdão por aquilo que a igreja faz com você e como a igreja te vê. A igreja te vê como um shopping center e as pessoas se aproximam de você apenas por causa do teu dinheiro.
Idolatria não tem a ver apenas com dinheiro, mas tem a ver também com relacionamento. Tem a ver com você se aproximar de alguém buscando vantagem. benefício.
Os coaches evangélicos. Senhor Jesus, guarda a filmagem agora. Os coaches evangélicos, ele que viu, né, que é ele que tá falando.
Os cintes evangélicos, eles estão hã, só para registro, o Douglas tá sentado ali, tá bom? Só para ficar registrado no vídeo, os coaches evangélicos sobre a teologia da performance dizem: "Você precisa, você quer vencer, você tem que andar com alguém melhor que você. Só busque andar com aqueles que são os grandes.
Nunca ande com os fracos. Nunca se relacione com fracos. Sempre busque alguém que pode agregar algo, agregar valor na sua missão.
O cara ainda chama de missão. Olha que teologia estranha. Jesus fez isso.
Jesus fez isso, gente. Jesus buscou uns bichos bem estranho para andar com ele. Sim ou não?
Ele buscou os melhores. >> Não, >> quem que eles buscou? >> Os ruim.
Tipo assim, nós >> Jesus não escolhia discípulos com base naquilo que eles podiam fazer para ele, >> mas ele escolheu aqueles que tinham coração quebrantado, porque ele queria servir eles. >> Por isso que no na ceia ele desce, pega uma toalha, pega uma uma bacia e água e vai o lavar os pés dos discípulos. O Deus criador tá disposto a servir >> e não a para ser servido.
Tem alguém aí? >> Idolatria tem a ver com essa busca enfreada por dinheiro, mas também tem a ver com relacionamentos que não tem a que não são intencionais para comunhão. São relacionamentos intencionais para um benefício.
Aleluia. Quem tem alguém aí? >> Seja como Jesus.
Busque servir pessoas. Se relacione para servir. Idolatria também tem a ver com família.
E aqui aqui é tenso porque a gente nós aprendemos família em primeiro lugar. E eu vim aqui para dizer que não, a família não tá em primeiro lugar. Deus tá em primeiro lugar.
Vou vou repetir para ver se a gente ganha um amém aqui da dessa parte aqui, ó. Deus tá em primeiro lugar. >> Amém.
Aí o irmão, o jovem tá servindo na missão, é fervoroso na oração, é fervoroso na devoção, é generoso. Aí um dia ele vai casar, aí ele fala assim: "Gente, agora é o seguinte, eu preciso de um tempo para mim, porque eu vou casar". E aí o cara fica, some durante 3 anos.
3 anos sem orar, 3 anos sem ler a Bíblia. Não, porque agora eu tenho uma responsabilidade. Você entende que ele tá idolatrando a construção de uma família?
Está negociando a comunhão com Jesus e com seu corpo por causa de uma família que parece ser legal, mas não é. Isso. É idolatria.
Aleluia. Vai dando glória, gente. >> Não, não, porque agora eu vou ter vou ter um filho agora.
é meu primeiro filho e eu preciso de um tempo para mim. E aí agora eu não posso mais servir em lugar nenhum. Eu não posso não, eu não posso ser mais generoso com ninguém porque agora eu tenho uma criança, eu tenho algo, um filho para cuidar.
Deixa eu dizer uma coisa. Quem cuida do teu filho é Deus, não é você, não. >> Você é alguém que recebeu o filho da mão de Deus.
Amém. >> Para você amar a ele. Mas quem é o responsável, quem sustenta a tua casa é Deus.
Você precisa confiar nisso. Deus. >> Aleluia.
Tem gente que que é tão apaixonado por uma pessoa que ele vai negociar a santidade de Deus por causa do seu amor. Aí você chega para um para um jovem e fala: "Filho, como é que tá o teu relacionamento com a menina aí? " Não, a gente tá transando.
Mas você sabe que é pecado transar antes do casamento sem aliança? Não, eu sei. Mas você sabe que você tá ofendendo a Deus?
Não, eu sei sim. Mas por que que você faz, então? É porque eu tô muito apaixonado por ela.
Você tá entendendo? Se a tua paixão por alguém ou por alguma coisa faz você se afastar de Deus e negociar a santidade de Deus, você é tão idólatra quanto aquele que tá beijando a imagem no dia do santo. Aleluia.
Vai dando um glória de vez em quando, gente. A pergunta é: como é que termina essa pregação? Vou voltar na história da Suíça.
O pessoal saava tava se divertindo. O pessoal fala assim: "Pô, você missionário na Suíça é mole, pô. mole nada.
Vai ver quanto custa a água lá. É, compra água lá, depois você fala comigo. Eu lembro que no último dia a gente tava para ir embora e aí esse esse cara que a gente estava na casa dele, ele fez uma pergunta para mim.
Ele falou assim: "Fábio, tô vendo que você tá viajando. A gente ia para outros países, a gente foi em quatro países, eu acho, nessa época, na Europa. E aí vocês estão viajando e e vocês pregam e e como é que você faz?
Você você tira férias do teu trabalho para fazer isso? " Falei: "Não". Falei: "Esse é o meu trabalho".
Aí ele: "Tá, mas o teu trabalho é qual? " Falei: "Meu trabalho é esse aqui que eu tô fazendo aqui agora. O trabalho é ser missionário.
Tá, mas e como que como é que mas como é o teu salário? Eu falei: "Não tem salário". Aí ele ué, mas você não tem salário?
Eu falei: "Não". E aí ele: "Mas você, mas você não sabe quanto você vai ganhar mês que vem? " Aí eu falei: "Não".
Aí falou: "Aí ele: "Mas como é que tu vive? " Eu falei: "Ah, vivendo, eu vou, eu vou vivendo, aí eu vou servindo a Deus, aí Deus vai mandando dinheiro, aí eu vou fazendo os pix, aí eu vou vivendo, Deus vai mandando dinheiro, eu vou fazendo pix e eu vou pregando o evangelho e vou viajando. " Aí ele, "Mas você tá gastando dinheiro com essa viagem?
" Eu falei: "Tô. Fiou eu que paguei a passagem para vir para cá. Você pagou a passagem para vir para cá?
" Eu falei: "Paguei. " "Mas quem que paga isso? " Eu falei: "Deus".
O cara ficou desesperado porque ele não entendia a economia da minha vida. Aí ele falou: "Você é maluco, você tem dois filhos? " Eu falei: "Tenho.
E você não sabe quanto você vai ganhar esse mês? " Sei não. Mas e mês que vem?
Também não. Mas você compra coisa parcelada que eu que eu vi eu ouvi falar que lá no Brasil vocês fazem muito parcelamento. Eu falei: "Compro não".
Ué, então como é que você vive? Eu vou vivendo, aí eu confio, eu faço a obra de Deus, aí eu confio em Deus e aí quando a coisa não vai pro Pix, não, não tem dinheiro pro Pix, eu falo: "Deus é contigo, tô trabalhando para você". Aí Deus manda um dinheiro e eu vou pagando e aí ele ficou desesperado.
Eu falei: "Cara, você é louco". Eu falei: "Não, não sou louco. Eu confio no meu Deus plenamente >> e eu sei que eu fui chamado para fazer isso.
Então eu não tô preocupado com as contas do mês que vem. Eu tô mais focado nas dessa semana. Porque o que porque o que move a meu coração não é eu vou fazer algo na missão para o que que eu vou ganhar com isso.
O que me move é eu estou fazendo a vontade de Deus. Eu tô servindo o meu Deus, eu tô sendo fiel à aquilo que ele me chamou para ser. Então se eu tô sendo fiel, Deus vai sustentar minha casa.
E a mesma coisa você, se é empreendedor, se é médico, você é professor, você tem uma vocação, você tem convicção, sirva a Deus e ele vai sustentar a tua casa, ele vai sustentar a tua família. >> Busque em primeiro lugar o reino dos céus e as demais coisas serão acrescentadas. Isso não é uma utopia, isso é uma verdade bíblica.
>> Tem alguém aí? Amém. >> Então, Deus, >> eu quero dizer uma coisa para você e a vou tentar ser pastoral agora.
Agora o Fábio Bravo vai ficar orgulhoso. Eu quero te exortar uma coisa. Se você tá negociando a sua vida de oração, sua leitura bíblica, a sua generosidade com a obra de Deus e a sua comunhão com a igreja por causa de qualquer coisa, seja teu filho, casamento, emprego, boleto, projetos, você pode saber que você tá entrando na rota da idolatria e todo aquele que entra no caminho da idolatria abandona a comunhão com Deus e passa a ter comunhão com demônios.
Quantos estão entendendo? >> Quem tá entendendo? >> Então, deixa eu dizer uma coisa mais pastoral agora.
Nós estamos lutando aqui contra o pecado. Nós estamos lutando em prol do sacerdócio de todos os santos. Essa comunidade aqui é uma casa de oração.
O que que significa casa de oração? Não é um lugar que tem muita oração, tem muito turno de oração. Casa de oração é um lugar, é uma casa de sacerdotes.
Então, nesse lugar aqui, você precisa entender isso. Esse lugar não tem lugar para consumidores. Esse lugar não tem lugar para observadores.
Esse é um lugar para todos aqueles que querem servir a Deus e servir ao próximo. Então, é um chamado a um arrependimento por causa das motivações do nosso coração. Você não pode dizer que não tem tempo para Deus, porque a gente organiza a nossa vida toda para cumprir todas as demandas.
E vamos ser sincero que em muitos momentos a gente coloca Deus no último lugar da fila. Eu vim aqui para te dizer que nós precisamos nos arrepender e colocar Deus em primeiro lugar. >> Amai a Deus acima de todas as coisas, com todo o seu coração, com toda a sua força, com todo o seu entendimento, com todo o seu tempo, seu recurso, com tudo que você puder dar.
Busque em primeiro lugar o reino dos céus e tudo que você precisar, ele vai suprir. Ele é o nosso pastor. Por isso nós não temos falta de nada.
>> E Salmos 23, ele é forte. O Senhor é meu pastor e eu não tenho falta de nada. Aí se ficasse até aí tava bom.
Mas aí você continua lendo, ele falou assim. E aí o texto vai dizer que ele me guia as águas tranquilas, mas ele também me consola no vale da morte e ele me protege na presença dos meus inimigos. O salmo não tá dizendo que aquele que tem o passo Jesus como pastor não vai passar pelo vale da morte e tá dizendo que não vai sofrer com os inimigos também.
Não tá dizendo que você não vai ter aflição na vida. Nós vamos ter aflições, você vai ter problemas. Adivinha?
Você vai ter problemas? Você vai brigar no casamento. Você vai brigar com teus filhos.
Você vai ter momentos on você vai ter mais dinheiro. Tem momentos que você vai ter menos dinheiro. Vão ter momentos que você vai sofrer.
Tem momentos que você vai perder, perder coisas, perder pessoas. Mas a promessa aqui não é, se eu sou seu pastor, vai dar tudo certo na sua vida e você nunca vai sofrer. Você nunca vai ter falta de nada material.
Mas quando o texto diz: "O Senhor é meu pastor e nada tenho falta", é que se eu estou nas águas tranquilas, a sua presença me consola e me sustenta e eu não tenho falta de nada. Se eu tô no vale da morte, a tua presença me sustenta e me consola. Por isso eu não tenho falta de nada.
Se eu tô cercado de inimigos no meio da guerra, eu não tenho falta de nada, porque a sua presença me sustenta e me consola. Espírito Santo, cai sobre nós nesses dias. Estende a sua mão sobre nós e livra-nos da idolatria.
Livra-nos do da idolatria do eu. Livra-nos da de corações duros que nos levam a buscar benefício próprio em tudo. Espírito Santo, nos ajuda.
[Música] Você pode fechar seus olhos um pouco agora? Tem misericórdia, Senhor. >> Espírito Santo, você é aquele que convence do pecado, da justiça e do juízo.
Espírito Santo, você é aquele que nos guia toda a verdade, nos ensina todas as coisas. Cai aqui sobre todos nós aqui nessa sala, todas aqueles que estão assistindo essa palavra. Salva-nos da idolatria.
Salva-nos da ganância. Salva-nos, Senhor. [Música] Salva-nos das paixões desse mundo.
Salva-nos, Senhor. Tem misericórdia. Salva-nos de nos relacionar com pessoas apenas buscando o que elas podem dar.
Salva-nos de colocar toda nossa esperança no dinheiro. Salva-nos de colocar o nosso amor aos nossos filhos acima [Música] do amor a Deus. Salva-nos, Senhor.
De colocar a nossa família acima da nossa devoção. Senhor, salva-nos de sermos consumidores de cultos. Salva-nos de sermos espectadores de de igrejas.
Senhor, nós lutamos contra o pecado aqui nessa noite, nesse tempo. Espírito Santo, cai sobre nós e atrai os nossos olhos para Jesus. Espírito da graça, atrai os nossos olhos para Jesus.
Nós queremos, [Música] nós queremos, Senhor, você. Nós queremos dizer, nós te amamos acima de tudo. Nós te amamos mais do que a vida, mais do que o dinheiro, mais do que o sexo, mais do que o conforto, mais do que o relacionamento, mais do que o nosso trabalho, mais do que a nossa carreira.
Ah, Senhor, se você tá aqui, você sabe que tem coisas que você faz que ofende a santidade de Deus, mas você tá negociando isso por amor a relacionamentos, por amor ao seu casamento, a sua carreira, ao seu trabalho. O Espírito Santo tá nos chamando a abandonar tudo aquilo que ofende a Deus. O Espírito Santo está nos chamando a colocar a nosso, a nossa paixão diante de Deus.
O primeiro mandamento em primeiro lugar. [Música] Tem pessoas que estão aqui que tomaram decisões no passado por causa de prazeres, paixões, ideologia, pensamentos que tinha mais a ver com conforto e benefício próprio do que o amor a Deus. Por isso se esfriaram na fé.
Mas nessa noite o Espírito Santo está chamando pessoas de volta, de volta. [Música] Ó Senhor, repousa sobre nós. Espírito da graça.
[Música] Queria que você ainda de olhos fechados pudesse fazer uma oração para Deus. A sua oração agora. Você tem algo que você está colocando acima de Deus.
Confesse isso diante dele nessa noite. [Música] Se arrependa diante dele nessa noite. Diga para ele: "Senhor, eu não quero ter comunhão com demônios.
Eu quero te amar. Eu quero ter comunhão com a sua presença. Eu quero confiar que você é o meu pastor.
[Música] Se você é homem, marido, que tá aqui, eu quero te dizer que a sua principal função na sua casa não é trazer dinheiro para casa, mas é pastorear sua família, exercer o teu sacerdócio diante dos teus filhos. [Música] Faça a sua oração agora. M.