o Olá queridos alunos Professor Daniel Gomes de Carvalho professor de Filosofia aqui do se liga e a pedido de você hoje a gente começa uma série de cinco vídeos sobre os filósofos chamados conhecidos como os pré-socráticos filósofos estes que aparecem muito no vestibular que aparecem muito neném e que são de interesse e muita gente independente da questão de vestibular ou será uma série com cinco vídeos relativamente curtos Nos quais você dá aprender você vai saber tudo que você precisa sobre eles e também nesses vídeos Quem me conhece já sabe o que eu costumo fazer isso
vocês vão receber algumas coisas primeiro Será que o nome pré-socráticos é um bom nome eu vou tentar defender que não será que mito e filosofia são coisas tão distintas quanto às vezes as pessoas dizem que são eu também vou dizer que não será que os filósofos pré-socrático são filósofos que só falaram sobre natureza e foi o único tema deles mesmo bom eu vou tentar mostrar aqui também não é bem assim então se liga nos acompanhe e vamos estudar um pouquinho esses pensadores [Música] Oi querida mas antes da gente entrar no nosso curso eu quero falar
quatro coisas para vocês primeiro os principais livros que fundamentam essa aula os principais livros que vão fundamentais esse curso serão livro do blu-ray né os pré-socráticos vai aparecer para vocês o nome em uma capinha dos livros o livro da Cristina de Souza Agostini Como ler os pré-socráticos e também a edição da coleção os pensadores chamados pré-socráticos lá na edição da coleção os pensadores você tem comentários de reggae denit sobre os pensadores pré-socráticos estão sempre que eu falar a fragmento 45g Heráclito fragmentos não sei quanto do Demócrito esses alimentos estão todos eles traduzidos em português nesses
livros que eu estou sugerindo isso a primeira coisa que eu queria dizer e disse a gente já passa por uma segunda observação ó desconfia tenha cuidado quando algum professor de Filosofia falar o Thales pensou anaximenes defendeu tudo que a gente sabe sobre esses filósofos pré-socráticos vende fragmentos E no caso de alguns deles nem fragmentos a gente tem tudo que a gente tem o que Aristóteles escreveu sobre eles que Platão escreveu sobre ele então por exemplo aquela visão de que o Heráclito defende que tudo flui a gente não sabe isso Heráclito de fato pensou aquilo Lúcia
não era a visão de Platão sobre heraclico Então essa é a segunda coisa importante eu Professor Daniel não sei o que Thales tem sou e nunca saberei o que eu sei é o que outros gregos disseram sobre Tales o que eu sei anaximenes então nem se fala então o que a gente tem desses filósofos são poucos fragmentos se é que a fragmento alguns deles nem fragmentos a gente tem e daí eu passo para uma terceira observação que a nossa questão Platão e Aristóteles lá na Grécia antiga escrever o açúcar Platão e Aristóteles tem texto sobre
os pré-socráticos porém a gente não sabe dizer direito se os pré-socráticos pensam que a gente acha que eles pensam ou se é uma visão de Platão e Aristóteles sobre ele grandes filósofos do século 19 e 20 como Reguel community mais recentemente no século 20 como heidegger eles tentaram fazer uma interpretação nova sobre os pré-socráticos tentaram de alguma maneira temos o livro do heidegger né sobre Heráclito maravilhoso tentar de uma maneira de se platonizar desde Aristóteles ar as nossas visões sobre os pré-socráticos Então a nossa aula terá sempre esse problema será sempre essa questão e uma
última coisa que eu quero dizer para vocês e essa é a mais importante dessas minhas quatro observações Ó você pega um iPhone o iPhone 6 7 35 costuma ser melhor do que o iPhone 1 2 ou 3 melhor no sentido que ele o melhor aquilo que ele é projetado para fazer quando a gente fala de técnica por causa técnica para fazer um iPhone a gente tem uma melhora ou uma aparente melhora no caso da filosofia e das ciências humanas de maneira geral não é assim que funciona um filósofo mais contemporâneo não é necessariamente melhor que
um filósofo mais antigo isso vale também para o historiador um geógrafo no caso das humanidades de forma geral um pensamento mais novo um livro mais novo não necessariamente é melhor é por isso que eu tô dizendo para vocês falados pré-socrático não é falar de alho os pensadores mais atrasados primitivos essas palavras não existem para nossas humanizadas tá é aliás é por isso que eu não gosto do termo pré-socrático tá o tempo pré-socráticos ele tem dois problemas primeiro fica aparecendo aqui ó antes de Sócrates como se tudo antes do Sócrates fosse um é mas na verdade
são pensadores como a gente vai ver no curso muito distintos em crescer tá e fica aparecendo que antes de Sócrates não vale é o negócio primitivo que não é isso são vários pensadores com ideias distintas o outro problema do nome pré-socrático é que nem todos eles viveram antes de Sócrates a maioria nível mas Demócrito por exemplo é contemporâneo e posterior as ocas né então o nome pré-socrático tem um fazer uma cronológico Nem todos são anteriores a soca e tem um problema é é mais de ordem aí de um preconceito né como se fossem antigos é
por isso que eu dizendo para vocês mente rayger reggae eu não chegavam eles assim me descobriram nesses pré-socráticos ponte e para renovar o pensamento contemporâneo e é um pouco essa minha proposta mas antes da gente entrar propriamente na filosofia a gente tem que falar da mitologia porque afinal os gregos ensinavam as suas histórias passavam seus valores conhecia o ensinavam para os seus filhos as origens do mundo a partir do mito a partir da mitologia tá cuidado a palavra Mito para gente hoje significa por exemplo mentira né falar isso aí é mito e só Mentira tua
palavra Mito para gente hoje tem para maioria das pessoas uma conotação negativa tem um mito é mentira mito é enganação mito é corrupção muita coisa ruim para nós aqui hoje especialmente no Brasil para os gregos era diferente para os gregos a palavra mito tinha outro significado mitos significa narrar contar uma história só palavra mitologia a narração pra ver com história o poeta ou rapsodo que passavam a mitologia para frente que falava mitologia eles tinham autoridade aquilo que saia da boca dele era tinha o status de verdade então era o contrário tá devia-se acreditava-se que esses
homens estavam inspirados pelos Deuses que na verdade aquela história mitológica não era uma história a divindade seres humanos que a criaram esse uma história que tem uma autoridade que tem um estatuto de verdade tão bonito era a maneira dele se relacionarem com o mundo completei as coisas passarem os valores Tá eu vou dar um exemplo pra vocês um mito bastante famoso para a gente pensar um pouco quero me bom e quando a gente pensa mitologia os exemplos são muitos Podemos fazer aqui aulas e aulas de aulas só sobre a mitologia grega EA mitologia greco-romana bom
gente pode pensar no texto ligado à ezildo Obrigadão nome de ezildo que conta a história né assim O que conta a história do céu da terra de Zeus mais famoso mais conhecido são os temas os poemas atribuídos ao mero a gente não sabe sumério existiu são Grande Debate os poemas a elida que conta a história da guerra de Tróia EA Odisseia que fala sobre a volta de odisseu Ulisses dos Romanos da sua cidade da Guerra para sua cidade está cara quem quiser se aprofundar nesse tema eu tenho uma amiga professora lá da Universidade de Brasília
também o do aula e fez um doutorado sobre o tema de Homero ela fez doutorado na Inglaterra se chama a Camila côndilo se vocês quiserem vocês encontram na internet artigos dela textos dela sobre Homero para quem quiser se aprofundar mais mas isso além do vestibular mas bom a gente resume aqui olha aí vida conta né que havia um casamento em entre o rei pele já deusa Tétis e que durante esse casamento Here's a deusa da discórdia coloca uma maçã lá no meio do casamento A maçã é para deusa mais gata de tudo e evidente que
nenhum deu do Olimpo queria se comprometer e escolher quem seria a Deus mais gata e aí eles vão e pega um mortal chamado Paris para fazer essa decisão e o Paris fica na dúvida se ele escolheria a Deusa Atena se ele escolheria a era ou se ele escolheria a deusa Afrodite Afrodite prometeu para pare o amor de uma mulher belíssima que é justamente Helena de Troia o Paris escolhe Afrodite bom conta-se que devido à escolha de Paris Helena se torna Helena de Troia casa se compare-se por conta a gente começar aí uma guerra entre gregos
e troianos os historiadores sabem que Tróia existiu mas não há consenso entre os historiadores se houve de fato a guerra de Tróia o grande Historiador Moses finley dizia que não há prova alguma de que a guerra o que aconteceu ele falava pra gente tirar essa guerra dos livros de dados independente disso aí dá conta a história dessa guerra a partir desse acontecimento mítico no meio da Guerra aparece a figura de Aquiles né numa das versões da mitologia aqueles teria sido mergulhado porque aqueles era filho de uma deusa com mortal e esta deusa não querendo ter
um filho com um mortal teria tentado uma Tal Filho aquele mergulhando numa água porém ela acaba mergulhando aqueles nas águas da imortalidade algo que acontece com a gente né eventualmente a gente quer lavar o nosso filho sem querer mergulhar ele na água da imortalidade aqueles teria se tornado Imortal - do calcanhar onde a mãe dele segurou ele por conta disso evidentemente como vocês podem imaginar durante a guerra que troca ele toma uma flechada em seu calcanhar e aqueles Então morre o desfecho da guerra de Tróia tem a ver como vocês sabem com a figura de
odisseu tá o cavalo de madeira não aparece no poema da ferida mas está presente essa e ele teria feito uma artimanha hoje o seu ligada de nós dizemos ao cavalo de madeira e assim ele conseguiu vencer os troianos os treinos foram derrotados pelos gregos bom independente dessa história tô pensando nas coisas que eu disse agora a partir do que eu disse agora que características que você estudante aluno pode me definir que são as características de um mito de um relato mitológico bom se vocês quiserem inclusive mais detalhes sobre esse mito e leia a história de
outros ritos um livro muito bom que conta a história de várias mitologias é o livro do Historiador francês chamado Jump ervas não tem em português esse livro chamado universo os Deuses os homens Mas a partir dessa história que eu resumi para vocês que características que tem uma narrativa mitológica primeira coisa é mais importante não vai falar não vai botar no vestibular na sua prova que o único não tem razão que o mito é irracional percebam que um relato mitológico que resumir para vocês assim como vários outros que eu poderia contar ele tem uma lógica interna
ele tem uma coerência ele nos ensina coisas a vaidade sobre o ciúmes sobre o heroísmo sobre a guerra a gente fala que é muito mais um logo né a palavra logo veremos depois ela tem vários significados ela possa significar razão discurso mas ao Logos uma razão discurso racional do Mico mito não é irracional desprovido de razão primeira coisa importante os mitos passavam valores ensinavam coisas sobre o mundo nos fazer um refletir eu ao Logos poético a um Logos míticos em contraposição depois ao Logos filosófico que é o Logos no ético né que tem a ver
com Logos racionalizado uma outro tipo de vazão mas depois a gente vai ver essa separação primeira coisa então sobre os mitos é isso que eu queria dizer essa primeira característica os mitos passa um valor os mitos nos transmitem modelos aquele Era um modelo de heróis os mais jovens e era o modelo geral a segunda característica da mitologia grega vocês percebem com muita clareza que os deuses gregos diferente do Deus Cristão os deuses gregos eram Como Nosso Chão raiva que o ciúmes inveja tinham desejos tudo bem que existem algumas diferenças em relação a nós tipo pelo
poderes e ser imortal verdade mas tirando esse pequeno detalhe da imortalidade dos poderes eles eram como nós então a uma uma própria religião que tem um caráter muito diferente das religiões que a gente conhece hoje são Deuses profundamente humano deuses com características fortemente humana que nos fornecem modelo num certo sentido mas no outro sentido nos ensinam coisas você sabe que tem um especialista em mitologia grega chamado borax O que dizia que os gregos chegavam usar a palavra deu a palavra é Deus em grego né Hotels chegava usar essa palavra de maneira não religiosa Olha que
curioso de pensar para os gregos não havia separação entre o mundo natural e Sobrenatural tá Aliás a palavra secular secularização com a palavra foi inventada no século 19 pouco tempo atrás né do jeito que a gente usa hoje no significado que a gente tem hoje Existe a palavra antes mas com outro significado para os gregos não havia separação esses Deuses eram parte da própria natureza esses Deuses estavam dentro da própria natureza estão comigo tem uma racionalidade o mito nos passa valores o mito nos ensina sobre coisas e mais um ponto os deuses interferem na nossa
vida a gente tem que negociar com Deus eles estão muito presentes em nossa aquela expressão que se dizia que estava no Oráculo de Delfos conhece-te a ti mesmo ela Não significava O que vocês acham que ela significa hoje hoje o pessoal interpreta e são conhece-te a ti mesmo eles fazem uma interpretação Colt ai conhecer assim mesmo e se auto-conhecer tudo bem mas não é isso que a expressão significava congrego para os gregos o conhece-te a ti mesmo significava entenda sua mortalidade lembre-se que você é mortal conheça os seus limites você não é um Deus tão
conhece-te a ti mesmo para os gregos significava muito mais humildade saber o seu lugar do que o que significa para gente hoje que autoconhecimento conheça as suas emoções não é isso que significava que os gregos Então são essas as características essenciais do discurso da narrativa mitológica qual seria então a novidade da filosofia do que eu chamei né discurso do logos no ético o racional filosófico bom o Aristóteles no seu livro metafísica chama esses primeiros filósofos gregos né os filósofos pré-socráticos e ele chama de filó fisiólogo né como a gente traduz e filósofos da natureza primeira
coisa importante a novidade da filosofia seria já morreu utilizar esse daqui a pouco mas a novidade da filosofia seria que esses pensadores explicam o mundo a partir de elementos do próprio mundo explicam a natureza a partir de elementos da própria natureza e não recorrendo aos mitos e não recorrendo a esse discurso poético mitológico Então vou explicar a realidade com elementos da própria realidade bom um cientista hoje faz isso não é então vamos supor que você é um médico mesmo que você seja um médico religioso no momento da sua prática médica Você não vai falar ó
ele quebrou o braço porque um anjo deve ter não você vai explicar o braço quebrado a partir daquilo que você tá pegando a faculdade sobre ossos articulações e impactos você vai explicar nato e aqui da própria natureza mas agora eu preciso falar sobre natureza é o Aristóteles chama ele de fisiólogo porque eles estudam a físico e a gente geralmente traduz fiz como natureza mas cuidado perigo natureza para os gregos 15 dos gregos não é a mesma coisa que a natureza para gente hoje para gente hoje natureza é o que planta árvore terra só arco-íris para
os gregos a phisis significa não apenas o sol as plantas as árvores e cachoeiras para os gregos a phisis significa tudo aquilo que existe um outro grande especialista na filosofia grega antiga o Jagger fala Exatamente isso a phisis representa o próprio ser não raiz aquele depois quando falar não ser vai falar uma coisa parecida só agora tá aparecendo aí para você bem grandão para você não esquecer a palavra fiz então cuidado e geralmente traduz como natureza para coisa ficar mais simples mas não se esqueça embora a gente traduza como natureza fiz não é o que
que é natureza para gente hoje quiser aquilo que Brota que abre que emerge que desabrocha que manifesta o raio do que ele dizia que a fizer o próprio ser a totalidade daquilo que é a totalidade daquilo que pode ser investigado então por exemplo para os gregos o campo psíquico mental das ideias era também 15 ela também natureza Essas são as primeiras características desses filósofos pré-socráticos são filósofos que vão explicar a natureza com elementos para dar própria natureza natureza física que tem um significado muito mais amplo que é o significado de natureza para gente Oi e
esse estudioso dos pré-socráticos o Jagger que eu acabei de citar para vocês não Mick Jagger Werner Jaeger desculpa piadinha ruim já grande falava que a partir da phisis você entende uma outra coisa importante para os pré-socráticos que a noção de princípio de Até que a gente geralmente traduz como princípio Talvez seja essa a melhor explicação mas pra gente abrir a tradução Mas pode entender o que significa quer eu preciso falar uma outra coisa para vocês os gregos Legacy que os pré-socráticos viveram aí há mais de 2000 Anos Antes da Bíblia antes de Cristo e para
os gregos a ideia de criação não fazia muito sentido a gente tem hoje muito forte entre nós a ideia de que as coisas foram criadas muitas coisas tem um começo muitas coisas tem um príncipe e as ideia de criação é uma ideia aqui para ela entrar na consciência do mundo ocidental os cristãos tiveram um papel muito forte não é pelas eles mas eles tiveram um papel Central na introdução da ideia de criação para os gregos a ideia de criação mas é que não faz sentido eu queria que você abrisse 11 parentes agora e pensasse comigo
imagina essas coisas foram criadas antes das coisas serem criadas o que existia um nada é estranho né pensar que era nada e do nada surgiram as coisas Ah mas então uma outra hipótese seria que as melhores coisas sempre existiram o que também é estranho dispensar sempre existiram Mas quem criou Como assim sempre existiram as duas meus sonhos que as coisas foram criadas e de que as coisas simples existiram são noções que parecem absurdas na nossa cabeça entretanto parece que uma das duas deve ser verdadeira Pelo menos é isso que a gente pensa para vocês entender
essa ideia dos gregos vão ver uma frase aqui um fragmento para tocar aqui vocês estão vendo uma frase do filósofo pré-socrático xenófanes que aliás é um ótimo nome para você dar para o seu cachorro ou eventualmente para o seu filho sua filha dizia xenófanes é não gerado o eterno incorruptível quer dizer para os pré-socráticos não há uma distinção entre uma coisa criada e não criada as coisas sempre existiram então quando a gente fala de ar quer a gente fala do princípio das coisas que tá ligado affise são dois conceitos ligados mas não necessariamente a origem
do sentido Cristão de criação é isso que eu queria dizer para vocês bom então lembre mousse para os gregos não há uma distinção entre o religioso eo profano entre o secular eo dízimo não há essa separação na mente grega os deuses são parte da própria natureza da Alma divindade ligada a todas as coisas e não se vê como divindades bem como a própria totalidade da existência das coisas tem um grande nome da filosofia da ciência bastante que polêmico também tem lado fora rapaz ele tem alguns textos importantes sobre Expresso fraco tem um texto que ele
fala ó os Press é só base a origem da nossa ciência porque a quatro coisas que fazem dos pré-socráticos muito importante centrais na tradição científica primeiro Eles teriam sido os primeiros na tradição grega a dizer que a qualidade natural ela pode ser objeto dos nossos estudos tão de que há uma realidade objetiva Ou seja pode ser objeto do meu saber e que esta realidade é externa e esta realidade tem uma estabilidade quer dizer quando seu professor de física ensino uma fórmula para você e fala que aquela fórmula tá certa é porque eu sou professor de
física Espera aí que daqui 5 dias ou 5 anos a natureza ser a mesma e aquela fórmula ainda está valendo quer dizer se o professor de física parte da ideia de que é uma estabilidade na natureza Isso é uma continuidade natureza e os pré-socráticos tenham sido os primeiros a colocar a coisa dessa maneira também Seria a primeira coisa que faria dos pré-socráticos É isso aí da nossa ciência a segunda coisa será que para eles existe uma unidade no universo existe uma unidade em todas as coisas que é um pouco também o que a química física
trabalho com vocês os dias de hoje quer dizer que os elementos químicos químicos que estão aqui na terra se comportaram de forma semelhante ou igual e outros planetas também aqui é uma unidade entre todas as coisas os pré-socráticos também são os primeiros a dizer isso quer dizer se os primeiros a investigar a natureza de forma objetiva quer dizer ela como objeto de nosso saber são os primeiros a pensar em uma unidade de todas as coisas são os primeiros na tradição grega a colocarem dar um papel fundamental para teoria quer dizer se os meus sentidos falam
uma coisa eu vou desconfiar até dos meus sentidos confiar bastante na minha razão confiar bastante na minha teoria esse seria o terceiro aspecto e o último aspecto que faz os pré-socráticos segundo foi errada os pais da nossa sim Essa é a ideia de que tudo no universo obedece a leis o princípio para ti não falar inglês ele fale mesmo eu não concordo muito mas tudo no universo obedece a princípio que seria um princípio aniversário que tem um princípios válidos em todo lugar tem um ar quer a 15 seria uma esticada tudo isso segundo Foi errado
Faria dos pré-socráticos muito importantes da nossa tradição científica bom então primeira coisa importante nem todos os pré-socráticos eram anteriores a Sócrates Demócrito foi contemporâneo de Platão que teria sido discípulo de Sócrates os pitagóricos continuaram depois de Aristóteles depois de Aristóteles você ainda tinha pitagórico segunda coisa como eu disse então os pré-socráticos falam escrevem ou supostamente falar eu escreveram muito sobre a phisis sobre a que é sobre o Cosmos né a unidade de todas as coisas do universo Cosmos também não é bem universo como a gente entende hoje depois eu volto nesse ponto mas é falso
dizer que ele só escreveram isso você pode colocar no seu vestibular tranquilo que há uma ênfase na questão da phisis da quer mas é errado dizer que ele só falaram isso a vários fragmentos e referências aos pré-socráticos e diz respeito a temas sobre ética sobre amizade vamos lá algum é ser convencida disso aqui você tá vendo um fragmento de Heráclito naquele livro do borralho que você tem para vocês é o fragmento 111 dizer a pico não seria melhor para os homens se lhes acontecesse tudo que desejam então aqui Heráclito tá fazendo uma reflexão ética Ele
tá dizendo que isso seres humanos conseguirem tudo que eles quiserem não vai ser bom para os seres humanos vamos ver mais um empédocles fragmento 25 dizem pede o Chris Belo é dizer mesmo duas vezes o que é necessário aquele tá dizendo que a repetição não é uma coisa ruim então pode ser uma coisa Bela Pelo menos é o que parece que ele está dizendo é um fragmento de se não tem as outras partes desse texto Mas o que está claro é que ele tá fazendo uma reflexão talvez sobre educação talvez sobre estética mais um último
Demócrito fragmento 99 não vale a pena viver quando não se tem um único bom amigo nós temos mais flexão do Demócrito sobre amizade pra quem foi quem não tem amigos no vale viver parece muito Aristóteles tá então fique claro para vocês que eles não falam apenas de temas relacionados Isis a natureza que fique claro que claro também que eles não são bolo só uma coisa só que há uma pluralidade que é uma diversidade entre os pensadores pré-socráticos E agora tem um pouco sensível agora vem um ponto importante eu falei então que o pensamento mítico tem
justamente algo de narrativa e a mostrar algumas características do pensamento mítico e eu disse que o pensamento dos pré-socráticos que o pensamento filosófico busca explicar a natureza usando elementos da própria natureza e nesse sentido eles são importantes para tradição científica mas agora preciso dizer uma coisa a gente faz separação e tudo bem você vai fazer lá no vestibular também outro elemento importante é que os poetas capu todos aqueles que contavam os mim é aquilo que eles falavam tinha pretensão de verdade ao passo que o discurso filosófico é sempre colocado em discussão e um debate ele
tá sempre submetido a transformação o cal Popper quando ele escreve sobre pré-socrático ele fala isso Olhe nos pré-socráticos a gente tem texto que parece debateram com os outros deixam sabe que ele debate o mesmo a gente não sabe se Parmênides Heráclito tava embaixo não tem como a gente saber isso mas como a gente lê a gente vê semelhança parece que ali um debate um diálogo Isso é uma tradição científica já a gente pode fazer se separação entre o Logos poético mito rico no Logos no ético racional mas eu quero deixar claro para vocês quer separação
e vários filósofos falam isso não é uma separação brusca eu quero deixar claro para vocês que existem infinitos pontos de contato entre o pensamento mítico e pensamento filosófico afinal se o discurso mítico para visto como discurso verdadeiro quando eu quiser fazer um discurso filosófico para eu ser aceito como verdadeiro pelo discurso ser visto como um bom eu posso usar também a roupagem indica tá isso a gente chama de retórica Não é esse artifício utilizado Então veja se você pegar os textos do Parmênides eles têm a forma de poesia ele tem a forma de poesia alguns
estudiosos dos pré-socráticos são mais radicais eles falam que diferença tem entre o Thales suposta também falando que tudo é a água e os poemas de Homero também falando sobre a água na origem das coisas a muitos pontos de contato a gente vai ver quando a gente foi filósofo filósofo que há muitos elementos poéticos míticos bem a todos vocês sabem que o próprio Platão utilizava do mito como artifício para ensinar as suas ideias o mito da caverna que as pessoas estudam 544 mil vezes na escola né Então essa separação não é uma separação brusca não é
uma separação radical Há muitos pontos de contato a gente pode falar que em certa medida a filosofia nasce da mitologia e não em Oposição a mitologia EA alguns intérpretes dos pré-socráticos mais radicais chegam negar mesmo a ideia de qualquer separação e aí a gente entra numa questão bastante importante é comum ouvir que a filosofia nasce na Grécia com os pré-socráticos tem gente que defende isso tem bons argumentos para defender isso eu Professor Daniel não concordo com isso eu acho eu penso que o que foi produzido nessa época ou antes no continente africano no continente asiático
pode se e também de filosofia são outras filosofias Claro falaremos também aqui no canal sobre essas outras filosofias se vocês apoiaram canal né curtirem compartilharem comentário pra gente continuar produzindo vídeo Bom eu não acho que a filosofia nasceu na Grécia mas é inegável que nasce na Grécia uma tradição filosófica que é importantíssima para não temos que estudar a tradição filosófica chinesa mais do continente africano mais sim temos Porém isso não significa que devamos deixar de estudar os gregos Então eu acho que nasce ali na Grécia antiga no século 7 antes de Cristo até onde a
gente sabe uma tradição filosófica muito importante gostemos ou não então sociedade muito pois E aí vem a questão porque nasce na Grécia quem quiser ler um livro aprofundado sobre isso contra o livro de jean-pierre vernant as origens do pensamento grego não é um livro difícil de ler e o Justin Bieber não preço explorador francês em tese dizendo por que que a filosofia nasceu na Grécia e a tese dele é o seguinte ó no mundo egípcio que a filosofia nasceu na Grécia quer dizer porque nossa tradição filosófica nascer e naquele momento e ele diz o seguinte
vendo ó lá no mundo egípcio lá no mundo mesopotâmico né que é mais ou menos o atual irape lá nesses lugares as ordens eram vistas como sagradas que eram tomadas no interior de um Palácio que você tirar um Faraó no Egito um patê se no mundo mesopotâmico e eles no interior dos seus Palácios davam ordens né que eu sou farol e eu falo é construa uma pirâmide sei lá essas ordens eram vistas como sagrados porque o próprio Faraó era visto como deu no mundo grego nas Polis gregas né polícia natural Polis é singular nas escolas
grega mesmo na cidade e eram democráticas você tinha presença de Assembleia em Atenas a partir das reformas de clístenes Assembleia se torna democrática Tem a participação de todos os cidadãos nem todos eram cidadão mulheres não eram crianças não eram escravizadas não eram mais todos os cidadãos que eram os homens adultos Livres ateniense participavam Mas mesmo Esparta que não era uma democracia siti uma assembleia tá você tinha lá Assembleia dos guerreiros se tinha uma assembleia que era gerúsia que era Assembleia onde você tinha os homens mais velhos de Esparta Mas se a si mesmo Assembleia mais
Ampla que era a fila enfim não vou aqui dar uma aula de história da Grécia Antiga só quero dizer que há no mundo grego nas pode democráticas ou não maior espaço para o debate Oi para o diálogo não há mais a partir do período que a gente chama da Grécia Antiga período arcaico que quando surgem as pólen não há mais a figura do Rei Divino ou a muito pouco A Filha do Rei Divino a palavra ela é colocada em discussão em debate e este é um terreno perto para o surgimento da filosofia tão bruxa heffernan
para a gente entender a origem das filosofias é fundamental pensar que ela surge no mundo e que estão se formando Collins aquela cidade Gregas e nessas pólens a assembleia Mundial espaço para o debate para discussão diabo que como acabamos de falar é uma característica fundamental da Filosofia mas não apenas isso temos que pensar também que no mundo grego havia escravidão e que a filosofia surge exatamente na época em que a escravidão tá cada vez mais se tornando predominante na Grécia antiga Vamos ler duas passagens sobre isso aqui você está lendo uma frase de xenofonte destino
o trabalho tira todo tempo e com ele não há nenhum tempo livre para república para os amigos agora olha essa frase do Cícero o homem que dá o seu trabalho por dinheiro vem disse assim mesmo e põe-se ao nível dos escravos o Walter Benjamin um filósofo do século 20 dizia todo mundo mento de cultura é um monumento de barbary isso vale para o mundo grego quer dizer a riqueza da Grécia antiga e são coisa horrível da gente pensar né das olimpíadas da Filosofia na democracia é muito dependente da escravidão por terem pessoas escravizadas trabalhando para
elas os gregos os gregos livres os homens gregos Livres tinham mais tempo para filosofia dos esportes tá democracia tão uma das causas do surgimento da filosofia Sem dúvida questão do debate do Diálogo mais uma outra das causas do surgimento da filosofia like e também escravidão mas o terceiro ponto coisas para os pré-socráticos a gente vai ver que o que dizem Tales de Mileto e vários outros pré-socráticos viajavam muito o mundo grego na Grécia antiga era o mundo que tinha um comércio intenso com outros lugares do mundo isso contribui para enriquecer próprio mundo grego para enriquecer
com o próprio mundo grego tá surgiram mais um livro sobre Grécia antiga de um professor meu fazer professor na faculdade que é o Norberto guarinello surgiram livro dele sobre história da Grécia antiga da editora contexto lá ele vai falar bastante sobre a conectividade presente nas Polis gregas com o Egito a Mesopotâmia né a relato pedida que Muitos pré-socráticos são de origem Fenícia da muitos deles são da região da Ásia menor do que hoje é a Turquia tão gente pode pensar na conectividade nas trocas intensas entre o mundo grego e o mundo egípcio Fenício mesopotâmico gente
pode pensar na escravidão a gente pode pensar nas assembleias no diálogo a gente pode pensar também na própria cultura igreja uma cultura que a gente costuma chamar Oi Jane propôs em fica nessa vida se as esculturas que diz respeito ao ser humano nós próprios Deuses que como vimos são bastante humanizados tudo isso dizemos que são motivos que explicam porque a uma tradição filosófica que surgiu ali e que é muito importante para nós então vimos hoje quem eram mais ou menos os pré-socráticos e quais as suas preocupações fundamentais afzar quer o Cosmos e os que não
é apenas sobre isso que eles escrevem pelo que ele surgem no mundo gre temos algumas causas do surgimento da tradição que a gente chama de pré-socrática de baixo chamado pré-socrática embora saibamos que se não é o melhor nome que existe e os Calixtópolis o chamavam de fisiólogos e nos próximos vídeos da série agora feita essa introdução hoje a gente vê os filósofos um por um não todos porque são muitos nem todos caem aí nas provas dos vestibulares pelos mais importantes mais conhecidos que mais aparecem nos vestibulares neném vemos um por um Começando por Tales de
Mileto né que a gente vai ver logo no começo da prova o que dizem que o iniciadora da filosofia pré-socrática lembre-se sem você gostou do vídeo de curtir de compartilhar de comentar e de conhecer o nosso site o site do Se Liga onde nós oferecemos lá nós oferecemos um curso completo com material com plantão de dúvidas por WhatsApp pro vestibular um beijo um abraço e até a parte 2