e hoje a gente tá aqui em cocal do sul em santa catarina para te mostrar como é feito o porcelanato bora ver né é a base do azulejo outro porcelanato tem oito ou nove e ingredientes diferentes como você deve ter imaginado o principal deles é a argila eu no caso do em cima de uma montanha gigante de argila que aqui tem várias diferentes elas vão ser misturadas durante o processo uma segunda matéria-prima muito importante all fields pacto que nada mais é do que granito moído pedra moída olhando assim parece uma areia não ele vai no
porcelanato mas não vai no azulejo é importante porque quando o porcelanato vai no forno só que vai derreter dentro da peça e vai dar muita resistência no azulejo uma matéria-prima importante é o calcário ele vai no meio da massa para poder liberar gás carbônico e da porosidade na festa porosidade vai fazer com que ele tenha várias ruguinhas atrás isso ajuda a grudar azulejo na parede a receita do bolo é colocado no computador e quem vai dosar a quantidade dos ingredientes você essas e aqui que se chama um tremonhas elas são um funil meu quadrado e
na ponta de cada um deles tem um motor que vai puxar matéria-prima vai jogar numa esteira que tem uma balança essa balança é que vai definir a velocidade da correia e assim a gente consegue e definir a quantidade de ingrediente que a jogada nessa esteira principal aquilo fala a verdade vai a bem estranho pensar que isso aqui é que vai ser o porcelanato no chão da sua casa material toda vai ser triturado nesse moinho ele é continuo ou seja o mateus não fica parado aí dentro ele vai andando e saindo aqui na outra ponta lá
dentro tem várias bolas de óxido de alumínio de alumina são quatro tamanhos diferentes e elas vão sendo colocadas no moinho a toda hora automaticamente pelo computador e depois saem todas gastas estraçalhadas desse lado aqui em uma peneira vai pegando olha com esse negócio sai do outro lado eu ia chamar isso aqui de lama mas acabei de tomar um puxão de orelha esse é um termo ofensivo no mundo cerâmico lama aquele barro tá lá na na estrada isso aqui é a barbotina são todos os ingredientes é muito bem misturados muito bem pensados que estão passando por
uma peneira vibratória primeiro tem uma malha 90 significa que em cada polegada quadrada tem 90 furinhos embaixo dela já tem uma malha sem então sem furinhos por polegada quadrada isso serve para mais uma vez tirar as impurezas dessa mistura que se chama barbotina e não lama uma coisa interessante é que aqueles um defloculante defloculante é uma substância que serve para separar as partículas que estão aqui na água e deixar elas muito dispersas todas uma de cada lado é o contrário do que a gente viu o tratamento da água que tem um floculante e junta as
partículas e faz água ficar limpo aqui não a ideia é que a água fique surja o máximo possível para ter uma mistura perfeita é isso aqui vou anagê o tamanho perto aqui só para ver como é que vai sair minha mão meu fala sério vai porta nos comentários aí você me dá vontade de tomar esse negócio parece uma fonte de chocolate gigante aqui é um tanque de barbotina essa mistura ela fica armazenada que ele tem capacidade para 240 toneladas o problema é que tá mexendo toda hora porque senão as partes sólidas vão sedimentar elas vão
descer e aí você vai perder a mistura então só que parece um liquidificador imenso a ó e vai transportar barbotina para próxima etapa essa bomba aqui ela tem pistões de cerâmica importantes esse material porque ele vai se catando sem problema ao longo do tempo engraçado de ver parece uma questão de carro só que ali no meio tem cerâmica aí não metal aquele chocolate que a gente acabou de ver precisa ser transformado em pó e adivinha como isso é feito exatamente do mesmo jeito do leite em pó é um spray dryer então esse funil que tá
aqui atrás de mim vai fazer isso lá em cima a barbotina ela é esphirra dá para todos os lados no meio de um ar muito quente e isso vai fazer com que ela seque de um jeito muito rápido e caia aqui embaixo olha só como é que vai sair tá quentinho aqui uns 80 graus não dá para ficar com a mão não parece seca mas não tá não é só que ainda tem sete por cento de umidade eu sempre achei que para fazer o porcelanato era só você pegar uma espécie de uma argila colocar a
forma e cozinhar mas é bem diferente na hora de ele tomar formato aquele pó que a gente viu agora a pouco ele vem para cá e é colocado dentro de uma forma depois uma presença vai apertar esse pó e aí sim a peça vai tomar forma a presença é essa que tá aqui atrás de mim ela tem uma força de simplesmente 400 kg por centímetro quadrado só para você ter uma ideia a pressão atmosférica é de 1 kg por centímetro quadrado ali é como se a gente vai ser mais ou menos 4 km abaixo do
nível do mar olha só esse pedaço acabou de sair da presença ele não foi cozido nem nada é só com um aperto de 400 kg por centímetro quadrado mas ele já tem uma boa resistência vou quebrar aqui com a mão só para você ver é isso aqui tá me lembrando uma passo a coluna só que é bem mais dura e bem mais bença eles conseguiram separar um molde aqui para gente olha que bacana essa aqui é a parte que vai ficar atrás do porcelanato ela tem uma textura que é para melhorar a aderência lá na
máquina ela fica por baixo essa aqui é a parte que vai aparecer esse aqui é um porcelanato que tem forma de madeira tem textura de madeira então a gente consegue ver os veios isso aqui fica na parte de cima na prensa então é como se fosse um carimbo ele vai apertar o botão avisado e ele vai ganhar todas essas ranhuras para ganhar resistência as peças precisam dar um passeio dentro desse secador elas ficam uma hora andando aqui dentro a 175 graus celsius a peça saia mais ou menos uns 95 graus celsius e depois recebe uma
camada fininha de água que é para tampar qualquer poro porque logo em seguida ela já vai receber um engobe e depois o esmalte o engov é uma espécie de preparação da festa lá em cima vai o esmalte que é aquela cor mesmo do porcelanato que a gente conhece nesse caso ele já misturaram as duas coisas é que é um engobe misturado com o esmalte ele desce por cima dessa peça como se fosse uma cachoeira e aí a peça é pintada isso aqui é muito hipnotizante dá para ficar olhando horas e horas sem parar vai lá
você sabe que dá uma vontade de engraçado de colocar a mão naquele negócio para sentir a textura então inventei uma desculpa aqui para poder colocar a mão a gente vai medir a viscosidade desse líquido do esmalte ele é um pó de vidro misturado com água e ele é muito denso dá mais ou menos o dobro da densidade da água ou seja 2 gramas por centímetro cúbico ou 2 kg por litro e teoricamente a demora 55 segundos para passar por esse furinho aqui ele é muito viscoso é muito grosso só que se chama copo ford serve
justamente para me disso vamos pegar um pouquinho lá para ver o cara isso aqui parece matinta de altíssima qualidade ou um leite condensado misturado com tinta é muito viscoso esses 20 ventiladores estão vendo aí ele serve para tirar a umidade da peça e ao mesmo tempo diminuir um pouquinho a temperatura porque o próximo eu faço é passar por uma impressora jato de tinta gigante é isso que você tá vendo aqui ela trabalha também como padrão cmyk que ao menos você tem em casa que é ciano magenta amarelo e preto aqui dentro a cabeça de impressão
vai passar por cima da festa a gente não consegue ver porque assim como em casa você não consegue ver a cabeça passando em cima do papel mas do outro lado em compensação a e saiu com uma textura de madeira cada tipo de peça recebe acabamento diferente essa aqui precisa ficar áspera para ser antiderrapante então a recebe uma mistura que chama granilha é um pode vir um pouco mais grosso que vai grudar em cima da peça como se fosse uma lixa está acontecendo aqui dentro essa coisa muito louca aqui atrás de mim não a prateleira gigante
de porcelanato é formada por um monte de cilindro de metal e o porcelanato vai no meio são seis peças por andar e elas ficam aqui esperando a hora de entrar no forno o detalhe aqui tudo isso aqui é movimentado por um robô que parece aquele equipamento de limpar o chão da casa da gente só que ele é um pouquinho maior só você ter uma ideia uma prateleira dessa vai pesar mais ou menos umas 8 toneladas olha só ele carregando sozinho e aí e esse aqui é o forno e ele tem nada menos o que 130
metros de comprimento uma peça que entra que demora 45 minutos para sair do outro lado o forno tem gás natural começa a 250 graus celsius e chega a 1.200 esse processo todo tem que ser lento porque enquanto a peça está passando aqui vários gases bom saindo desses gases tem que sair devagar e tem que sair antes do vidro começar a derreter porque se eles saírem depois que o vidro já lhe rendeu vai formar um monte de bolha nas peças a gente não quer que isso aconteça eu falei tudo isso e ainda não estou nem na
metade do forno vão acelerar aqui para chegar até o final aqui a gente consegue ter uma boa noção de quanto uma peça e depois que ela passa pelo forno essa aqui ela acabou de passar pelo secador então ela ainda tá grande depois que ela foi cozida ela vai diminuir os sete porcento mais ou menos então essa aqui é a mesma peça só que antes e depois de passar pelo forno porcelanato precisa de pelo menos três dias de descanso depois que sai do forno isso é importante não só para as peças esfriarem mas também para elas
ficarem planas porque você prestar atenção essa aqui que acabou de sair ela tá um pouquinho curva isso vai se corrigindo ao longo do tempo uma outra etapa porque algumas peças passam é um polimento essa camada de vidro tá em cima ela ainda é um pouco ondulada então é necessário desgastar o vidro para ele ficar mais brilhante o que entra em contato com a peça é isso aqui é uma mistura de resina com abrasivo é mais ou menos como se não tivesse uma lixa dentro de um plástico e se você tá vendo com os dentes é
uma peça aqui não entrou ainda na máquina tá novinha e do outro lado tem uma que acabar é para ser substituída esse desgaste acontece em mais ou menos 8 horas bem rápido como o polimento tira um pouquinho do revestimento da peça acabam ficando alguns buraquinhos muito pequenininhos então ele sem passar o impermeabilizante esse material é feito de nanopartículas partículas muito pequenininhas que com ajuda de uma esponja você esfregadas em cima da peça e tampar todos os buracos essa esponja aqui ela pode parecer meio mole mas é bem dura e tem que chegar na temperatura alta
para conseguir juntar o impermeabilizante com a peça ok bem curioso aqui para saber como a peça faz esse movimento ela entra de cumprido e aqui no meio ela gira e vai sair de lado funciona direito muito parecido com a roda do carro tem duas esteiras aqui que ela sobe uma rampa no meio do caminho a esteira da esquerda ela freia ea da direita continua então é como se a peça acesse uma curva para a esquerda como se o é uma curva para a esquerda a roda da esquerda preta a da direita continua é a peça
gira no final tem um patente aqui para peça não dá 360 algumas peças tem que passar ainda por um corte essa aqui que imita madeira por exemplo vai ser dividida em três primeiro uma rodinha de diamante risco a peça e depois uma outra segura e dá uma leve pancada você pode ver que ela acorda direitinho olhando aqui para mim parece que essas peças estão perfeitamente retas mas o porcelanato existe uma qualidade muito alta então elas vão passar ainda por um processo que se chama retificação que que é a borda ela tava um pouco abalada meu
arredondada isso é um problema porque a borda arredondada significa que tem que colocar bastante rejunte rejunte aquela massinha que fica entre um porcelanato e outro entre um azulejo e outro então aqui que eles vão fazer deixar isso bem retinho aborda bem retinho 90° perfeito para que na hora de assentar o porcelanato você consiga colocar um mimo é possível e aí vai formar aquele espelho que a gente vê se deve ter imaginado que esse não é um processo nem um pouco silencioso então tudo é feito dentro de uma sala isolada acusticamente onde um disco diamantado passa
primeiro na lateral da peça depois uma esquadrejadora garante que o topo ea base dela fiquem a 90 graus aqui eles desgastam mais ou menos 3 mm de cada lado do porcelanato vamos pegar esse pequeno paquímetro aqui de 1,5 para ver se a peça saiu no esquadro mesmo e aí e eu mostrei brincando mas de fato porcelanato vai passar primeiro por uma inspeção visual depois uma máquina vai ver se já de dimensões tão perfeitas e não tiverem e descarta e tudo isso volta para o começo da linha de produção chegou a hora de embalar todas as
suas peças e normalmente embalagem um processo que a gente nem dá muita bola nos bora vezes manual do mundo que é tudo muito parecido aqui o desafio é um pouco maior a material frágil extremamente pesado que vai ter que viajar durante dias e estradas bem segura casas dois tem que tomar muito cuidado calcular exatamente a posição que as peças vão ficar dentro pallet causam ficar na horizontal na vertical quantas peças cabe dentro de cada caixa tudo isso para que não chega nada lascado lá do outro lado e a esse pallet que vai para loja de
material de construção onde você vai comprar o porcelanato isso aqui tem uma tonelada e 200 kg 50 metros de porcelanato mais pesado que um carro vale um joinha hein