[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [RONI] OLÁ! NAS DUAS ÚLTIMAS AULAS NÓS ASSISTIMOS A CONFIGURAÇÃO DA ESCOLA NA PRIMEIRA REPÚBLICA, AS INICIATIVAS DOS REPUBLICANOS E COMO QUE SE EXPANDE O ENSINO PRIMÁRIO. NA AULA DE HOJE, NÓS VAMOS OBSERVAR COMO QUE ESSE MODELO DE EDUCAÇÃO, IMPLANTADO PELOS REPUBLICANOS, PASSA A SER CRITICADO POR AMPLAS PARCELAS DA SOCIEDADE.
VAMOS ESTUDAR O MOVIMENTO DA "ESCOLA NOVA", QUE ELA QUE SE CONFIGURA NO ÂMBITO DE UM CONJUNTO DE CRÍTICAS QUE SURGE JUNTO COM O MODERNISMO. BOM, AQUI NÓS TEMOS UMA FOTOGRAFIA QUE ELA É BASTANTE EMBLEMÁTICA, DE UM MOMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL. JÁ É UMA FOTO RETIRADA EM 1900.
. . EFETUADO EM 1934, EM QUE CONSTAM VÁRIOS DOS NOMES MAIS PROEMINENTES DA EDUCAÇÃO NOVA, DA "ESCOLA NOVA" REUNIDOS NO RIO DE JANEIRO.
ESSA FOTOGRAFIA FOI TIRADA, PORTANTO, DOIS ANOS DEPOIS DO CÉLEBRE DOCUMENTO QUE MARCA, QUE SE CONFIGURA COMO UM DIVISOR DE ÁGUAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, QUE É "O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA". É. .
. DE UMA FORMA BASTANTE ESQUEMÁTICA, EU TRAGO AQUI HOJE UMA DEFINIÇÃO, UMA PROPOSTA DE CIRCUNSCRIÇÃO DO QUE TERIA SIDO A "ESCOLA NOVA". BOM, A "ESCOLA NOVA" ELE É UM MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO QUE SURGE, EMERGE NA EUROPA NO FIM DO SÉCULO 19 E QUE SE ESPRAIA PARA DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO.
CADA UM DESSES PAÍSES VAI SE APROPRIAR DOS PRINCÍPIOS "ESCOLANOVISTAS" DE UMA DETERMINADA MANEIRA, E AQUI NO BRASIL NÃO FOI DIFERENTE. BOM, EM LINHAS GERAIS, PORTANTO, COMO PODEMOS DEFINIR A "ESCOLA NOVA"? ENTÃO, UM MOVIMENTO QUE SE CONSUBSTANCIA NA PROPOSTA DE UMA ESCOLA ÚNICA, ISSO É UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE, PÚBLICA, ATIVA E LAICA, COM A DEFESA DE UMA FORTE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ÁREA EDUCACIONAL.
É IMPORTANTE FAZER UMA PAUSA AQUI, COMO EU HAVIA MENCIONADO. . .
NA MEDIDA EM QUE OS "ESCOLANOVISTAS" VÃO SENDO APROPRIADOS, VÃO SENDO SELECIONADOS A PARTIR DE UM AMPLO REPERTÓRIO PELOS EDUCADORES DOS MAIS DIVERSOS PAÍSES, NÓS VAMOS OBSERVAR, POR EXEMPLO, NO BRASIL É QUE PARTE DOS EDUCADORES VAI SEGUIR ESSA LINHA DE RACIOCÍNIO DE DEFESA DE UMA ESCOLA PÚBLICA, ATIVA E LAICA. ISSO NÃO IMPEDIU, POR EXEMPLO, QUE NA HISTÓRIA DA NOSSA EDUCAÇÃO, QUE O "ESCOLA NOVISMO", ELE TENHA ENCONTRADO NUM GRUPO. .
. NUM GRUPO DE EDUCADORES QUE SE MOVIMENTOU, E QUE QUE FOI BASTANTE ATUANTE NO INÍCIO DA DÉCADA DE 20, AQUI NO BRASIL, QUE FOI COMPOSTO POR VÁRIOS MEMBROS, NÃO NECESSARIAMENTE. .
. NÃO PERTENCENTES À IGREJA CATÓLICA, MAS PERTENCENTE A UM CONJUNTO DE SUJEITOS QUE AQUI NÓS COSTUMAMOS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DAR O NOME DE LAICATO RELIGIOSO, OU SEJA, SÃO ENGENHEIROS, SÃO MÉDICOS, SÃO PUBLICITADAS, UM CONJUNTO DE HOMENS DE SABERES QUE AO SE DEBRUÇAR SOBRE O PROBLEMA EDUCACIONAL VÃO ENTRAR EM CONTATO COM ESSE PRINCÍPIOS "ESCOLANOVISTAS", E VÃO PROPOR UMA REFORMA DA INSTRUÇÃO, SOBRE UM PRISMA RELIGIOSO EM QUE, POR EXEMPLO, ESSA CARACTERÍSTICA DA ESCOLA LAICA, ELA NÃO VAI NÃO VAI SE CONFIGURAR DA MESMA MANEIRA COMO PARA OUTROS EDUCADORES IDENTIFICADOS COM O PENSAMENTO LIBERAL. BOM, ALÉM DESSAS CARACTERÍSTICAS, PODEMOS OBSERVAR QUE ELA ESTÁ, ELA PROPÕE.
. . ELA ESTÁ ASSENTADA NUM CONJUNTO DE TRANSFORMAÇÕES QUE SE OPERAVAM NA ECONOMIA, TANTO NA SOCIEDADE, NA POLÍTICA, NA CULTURA DE UM LADO E, DE OUTRO, COMO UMA RESPOSTA DA PEDAGOGIA.
OU SEJA, A "ESCOLA NOVA" PARTE DE UMA LEITURA AMPLA, SEJA DO MOMENTO VIVIDO. . .
E AÍ PENSANDO NO CASO ESPECÍFICO BRASILEIRO, DA NOSSA POLÍTICA, DA NOSSA ECONOMIA, DA NOSSA CULTURA. . .
E ELA TAMBÉM SE CONSUBSTANCIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, OU SEJA, HÁ UMA SÉRIE DE PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS QUE VÃO SER REPENSADOS PELO MOVIMENTO "ESCOLA NOVISTA" NO CRUZAMENTO COM UMA PROPOSTA DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE. NÓS TEMOS AQUI ALGUNS TEÓRICOS "ESCOLANOVISTAS" QUE VÃO PENSAR ESSA TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA PASSAGEM DO SÉCULO 19 PARA O SÉCULO 20, PARTE DESSES AQUI TODOS. .
. NA VERDADE TODO ESSE CONJUNTO VAI SER DE UMA CERTA FORMA APROPRIADA PELOS NOSSOS "ESCOLANOVISTAS", PELOS NOSSOS PENSADORES, PELOS NOSSOS EDUCADORES E REFORMADORES IDENTIFICADOS COM O PENSAMENTO DA "ESCOLA NOVA". ALGUMAS DAS TRANSFORMAÇÕES QUE ESTÃO NA BASE DO SURGIMENTO, DO MODO COMO A "ESCOLA NOVA" CHEGA AO BRASIL.
BOM, EM PRIMEIRO LUGAR, NO ASPECTO PEDAGÓGICO: EXTREMO SUCESSO. UMA MUDANÇA RELEVANTE É: DO OUVIR PARA O VER. O QUE NÓS PODEMOS LER A PARTIR DISSO, OU SEJA, É IMPORTANTE, PORQUE OS "ESCOLANOVISTAS" BRASILEIROS DA DÉCADA DE 20 VÃO CRITICAR A ESCOLA IMPLANTADA PELOS REPUBLICANOS, NA MEDIDA EM QUE ESSA ESCOLA NÃO TERIA REALIZADO ÀS PROMESSAS DE TRANSFORMAÇÃO, TANTO DA EDUCAÇÃO, QUANTO DA SOCIEDADE, QUE ESTAVAM LÁ NA BASE DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA.
OU SEJA, NA DÉCADA DE 20, QUANDO NÓS COMEÇAMOS A OBSERVAR O MOVIMENTO MAIS INCISIVO DA "ESCOLA NOVA" NO BRASIL, O QUE SE PERCEBE É QUE ESSES EDUCADORES VÃO IDENTIFICAR UMA ESCOLA MUITO AINDA COLADA, OU SEJA, BOA PARTE DO SISTEMA ESCOLAR, DAS UNIDADES ESCOLARES. . .
E AQUI NÓS ESTAMOS FALANDO PRINCIPALMENTE DAS ESCOLAS ELEMENTARES, CALCADO AINDA NUMA ESCOLA DO DITADO, OU SEJA, DE UMA ESCOLA QUE OS REPUBLICANOS, LÁ DA DÉCADA DE 1890, AO CRITICAR A ESCOLA NO IMPERIAL, JÁ DENUNCIAVAM UMA ESCOLARIZAÇÃO CALCADA NA ORALIDADE. OU SEJA, 30 ANOS DEPOIS DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA, O QUE NÓS VAMOS OBSERVAR É QUE O "ESCOLASNOVISTAS" VÃO IDENTIFICAR UMA QUASE NÃO MUDANÇA, UMA MUDANÇA AINDA MUITO TÊNUE, MUITO TÍMIDA EM RELAÇÃO AO ESTADO, AO FUNCIONAMENTO DE BOA PARTE DO NOSSO CONJUNTO DE ESCOLAS ELEMENTARES. ENTÃO, É UMA CRÍTICA RELACIONADA AO "DO OUVIR PARA O VER", OU SEJA, É A FUGA, O AFASTAMENTO EM RELAÇÃO A ESCOLA DO DITADO, BASEADA NO DITADO, BASEADA NA ORALIDADE.
. . PARA UMA ESCOLA ASSENTADA NA EXPERIMENTAÇÕES.
QUER DIZER, NO VER E NA EXPERIMENTAÇÃO, A UTILIZAÇÃO DOS CINCO SENTIDOS. UMA CONTABILIDADE DE RITMOS E DE PRODUÇÃO DE GESTOS EFICIENTE. UMA DAS PREOCUPAÇÕES MARCANTES DO "ESCOLA NOVISMO" E O MODO COMO ELE TAMBÉM SE PROCESSA NO BRASIL.
. . NA CONFLUÊNCIA COM A SOCIEDADE DA DÉCADA DE 20, QUE SE COMPLEXIFICAVA, PENSANDO AINDA NO CASO BRASILEIRO, EM QUE O NOSSO SISTEMA FABRIL, OU PELO MENOS A NOSSA MALHA FABRIL TAMBÉM SE DIVERSIFICAVA, E A SOCIEDADE JÁ VIVIA UM PROCESSO ACELERADO DE URBANIZAÇÃO, A IDEIA É DE QUE A ESCOLA SERVISSE A ESSE PROCESSO.
OU SEJA, SERVISSE HÁ ESSA NECESSIDADE DE COMPLEXIFICAÇÃO, NECESSIDADE DE QUE A ESCOLA ACOMPANHASSE ESSA COMPLEXIFICAÇÃO DA SOCIEDADE PRODUZINDO TAMBÉM GESTOS EFICIENTES, DE MODO A SUPRIR AS NECESSIDADES DE TRANSFORMAÇÃO NA SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE DA INDÚSTRIA. A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA CORRETA, OU SEJA, UMAS FACETAS PELAS QUAIS A "ESCOLA NOVA" GANHA SENTIDO AQUI NO BRASIL É A SUA VINCULAÇÃO COM OS CUIDADOS MÉDICOS, CUIDADOS HIGIÉNICOS. OU SEJA, A "ESCOLA NOVA", ELA DO PONTO DE VISTA INCLUSIVE DOS SEUS PROTAGONISTAS, ELA VAI SE DESENVOLVER NO BRASIL, PRINCIPALMENTE POR INTERMÉDIO DA ATUAÇÃO DE MÉDICOS ENGENHEIROS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE O PROBLEMA EDUCACIONAL, E TRATAM O PROBLEMA EDUCACIONAL TAMBÉM COMO UM PROBLEMA DESSES CAMPOS DE HOJE PARTEM, DE ONDE PROVÉM ESSES SUJEITOS.
ENTÃO, O QUE NÓS VAMOS OBSERVAR DA DÉCADA DE 20 EM DIANTE É UM CUIDADO DESSES EDUCADORES, QUE NÃO SÓ OS GESTOS DOS ALUNOS SEJAM MAIS EFICIENTES, MAS TAMBÉM QUE ESSES GESTOS ESTEJAM COADUNADOS COM UMA CERTA PRESCRIÇÃO MÉDICA. DO PONTO DE VISTA DO MODO COMO SE PORTAM NA CADEIRA, DO PONTO DE VISTA COMO É FEITA, COMO É DESENVOLVIDA A ESCRITA TENTANDO EVITAR, INCLUSIVE, MUITOS PROBLEMAS DE SAÚDE QUE SE PROCESSAVAM, OU SEJA, QUE ERAM CONTRAÍDOS PELOS NOSSOS ALUNOS E QUE A "ESCOLA NOVA" VAI TENTAR A ATUAR. OU SEJA, ESSES EDUCADORES DA "ESCOLA NOVA" VÃO TENTAR IMPEDIR/EVITAR ESSES PROBLEMAS MÉDICOS E PROBLEMAS DE SAÚDE DOS NOSSOS ALUNOS, POR INTERMÉDIO DE UMA NOVA DISPOSIÇÃO CORPORAL.
APRESENTANDO A "ESCOLA NOVA" E O MODO COMO QUE ELA CHEGUE, COMO QUE ELA CIRCULA AQUI NO BRASIL. ELA PODE SER ENTENDIDA PELA ADOÇÃO DE PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DE ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS, MATERIAIS E OS CONTEÚDOS DE ENSINO. OU SEJA, UMA TENTATIVA DE AVANÇO, DE UMA RACIONALIZAÇÃO, QUE DE CERTA FORMA, JÁ VINHA SE PROCESSANDO NA PASSAGEM DO SÉCULO 19 PARA O SÉCULO 20.
UMA ÊNFASE CONCEDIDO AO DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA. UMA DAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS QUE SALTA AOS OLHOS NOS ESCRITOS DOS NOSSOS REFORMADORES, DOS NOSSOS INTELECTUAIS, HOMEM DE SABERES IDENTIFICADOS COM A "ESCOLA NOVA" É A PREOCUPAÇÃO COM A INFÂNCIA, DO PONTO DE VISTA DE: POR UM LADO IDENTIFICAR QUE O ALUNO, ELE É VISTO COMO UM PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, OU SEJA, O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM VAI SER TOMADO EM FUNÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO E DO MELHOR. .
. DA MELHOR MANEIRA, DOS MELHORES MEIOS PARA SE CONSEGUIR ESSA APRENDIZAGEM DO ALUNO. OU SEJA, DESLOCANDO UMA PREPONDERÂNCIA, UM PROTAGONISMO SECULAR EM TORNO DO PROFESSOR.
OU SEJA, PROMOVENDO DE FATO UMA MUDANÇA, UM PÊNDULO EM DIREÇÃO AO ALUNO. CONFORME AQUI SINALIZA O PRÓXIMO TÓPICO DA CENTRALIDADE DAS CRIANÇAS NESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A APLICAÇÃO DE NORMAS HIGIÊNICAS, NA MEDIDA, INCLUSIVE, QUE O ESCOLA NOVISMO, ELE DESENVOLVE NO BRASIL LADO A LADO, OU SEJA, PARI E PASSO COM O MOVIMENTO HIGIENISTA. UMA ÊNFASE NA SIMPLICIDADE DA ESCOLARIZAÇÃO.
OU SEJA, HÁ UMA PREOCUPAÇÃO E AÍ COM O AVANÇO DA PSICOLOGIA, DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA QUE SE PREOCUPA COM A APRENDIZAGEM DO ALUNO NA SALA DE AULA, MAS TAMBÉM UMA PREOCUPAÇÃO NO NÍVEL MACRO, OU SEJA, A "ESCOLA NOVA" E BOA PARTE DAS REFORMAS VAI SE PREOCUPAR TAMBÉM COM A ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO. E O PRIMADO DA INTUITIVIDADE DA EMPERIA, OU SEJA, A ESCOLA. .
. NA "ESCOLA NOVA" HÁ UMA. .
. O MÉTODO INTUITIVO QUE JÁ ERA, JÁ VINHA SENDO USADO, JÁ VINHA SENDO APLICADO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS DESDE O FIM DO SÉCULO 19, ELE VAI GANHAR. .
. ELE VAI SER REPOTENCIALIZADO A PARTIR DA DÉCADA DE 20. VÁRIAS EXPERIÊNCIAS NOS JARDINS DE INFÂNCIA, NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS E INCLUSIVE ATÉ NAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS, NOS LICEUS E NOS COLÉGIOS, VÃO SE VALER DO MÉTODO INTUITIVO DO PONTO DE VISTA DE AGUÇAR OU INTENSIFICAR AINDA MAIS A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DESENVOLVENDO OS CINCO SENTIDOS, OU SEJA, DESENVOLVENDO A SENSORIALIDADE DOS EDUCANDOS.
INTENCIONALIDADES DA "ESCOLA NOVA". COMO UMA PODEMOS DEFINIR AQUI AS INTENÇÕES DA "ESCOLA NOVA" NO BRASIL NESSAS DÉCADAS DE 20 E 30. .
. EM PRIMEIRO LUGAR, DESQUALIFICANDO OS ASPECTOS DA FORMA E DA ESCOLA QUE SE PROCESSAVA, NO QUE DIZ RESPEITO ÀQUELA ESCOLA TRADICIONAL. JÁ HAVIA MENCIONADO O DITADO E A "ESCOLA NOVA", OS CRÍTICOS, OS PENSADORES REFORMADORES VÃO ENTABULAR CRÍTICAS AO MODO COMO NOSSA ESCOLA ESTAVA ORGANIZADA, TENTANDO.
. . NO LIMITE, SUBSTITUÍ-LA POR UM OUTRO MODELO DE ESCOLA, MAS FUNDAMENTALMENTE A PARTIR DA DENÚNCIA TAMBÉM DO ATRASO DO FUNCIONAMENTO DE TODA A MALHA ESCOLAR NO BRASIL.
A CONSTRUÇÃO DO NOVO PELO DISTANCIAMENTO EM RELAÇÃO AO VELHO, OU SEJA, "ESCOLA NOVISMO" VAI OPERAR POR INTERMÉDIO DE CHAVES, OU SEJA, CLIVAGENS, SEMPRE POR INTERMÉDIO DE PARES. OU SEJA, UMA RECUSA DO VELHO, IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA COMO VELHO, UMA PROPOSTA E UMA DEFESA DO NOVO. ALÉM DO NOVO E DO VELHO, DO MODERNO E DO ATRASO, OU SEJA, HÁ UMA PREOCUPAÇÃO QUE ESSA "ESCOLA NOVA", ELA REPRESENTE TAMBÉM UMA MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, COMO JÁ HAVIA MENCIONADO.
OU SEJA, EM UMA TENTATIVA DE QUE O BRASIL ENTÃO SE AFASTASSE DE UM ATRASO, DE UM ATRASO CIVILIZACIONAL EM RELAÇÃO A OUTROS PAÍSES POR INTERMÉDIO DA MODIFICAÇÃO, PRINCIPALMENTE DA MODIFICAÇÃO DO ENSINO DA EDUCAÇÃO E DA MALA ESCOLAR EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. UMA TENTATIVA DE SINTONIA DA "ESCOLA NOVA" COM OS APELOS DA SOCIEDADE MODERNA. NOVAMENTE AQUI O TRABALHO PRODUTIVO E EFICIENTE.
E UM ESFORÇO PARA SUPERAR ESSES ESQUEMAS DETERMINISTAS, OU SEJA, TODO O PROCESSO EM QUE A REPÚBLICA, QUE É O PROCESSO QUE LEVA DA PROPAGANDA REPUBLICANA ATÉ A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA, ELE CONVIVE COM TENTATIVAS DE INTERPRETAÇÃO DO BRASIL. OU SEJA, SÃO TENTATIVAS EFETUADAS POR VÁRIOS INTELECTUAIS, HOMENS DE SABERES NO BRASIL, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO 19 E AVANÇA SÉCULO 20, TENTANDO IDENTIFICAR. .
. EM PRIMEIRO LUGAR O QUE É SER BRASILEIRO? QUAIS SÃO AS RAÍZES DO ATRASO BRASILEIRO?
TENTANDO INTERPRETAR O LUGAR DO BRASIL NO MUNDO CIVILIZADO, PELO MENOS NO MUNDO OCIDENTAL. OU SEJA, NÓS VAMOS TER VÁRIOS INTELECTUAIS AÍ QUE COMEÇAM ATÉ ANTES DE TAVARES BASTOS, MAS NÓS TEMOS UM NOME IMPORTANTE, TAVARES BASTOS LÁ EM 1870, AVANÇA PARA UMA GERAÇÃO TANTO DE MONARQUISTAS QUANTO DE REPUBLICANOS. E NESSE MOMENTO, AQUI DAS DÉCADAS DE 10 E 20, NÓS OBSERVAMOS UMA TENTATIVA DE ULTRAPASSAR AQUELES ESQUEMAS MENTAIS, OU SEJA, AQUELAS TENTATIVAS DE INTERPRETAÇÃO DO BRASIL CALCADAS NO MODELO DETERMINISTA, OU SEJA, EM QUE SEJA A SITUAÇÃO DE ATRASO BRASILEIRO EM RELAÇÃO A UM CONJUNTO DE PAÍSES DESENVOLVIDOS DA EUROPA, DOS ESTADOS UNIDOS, FOSSE DETERMINADA PELO CLIMA, PELA RAÇA, PELO TIPO DE COMPOSIÇÃO ÉTNICA DA POPULAÇÃO.
OU SEJA, ESTAMOS AQUI JÁ NA DÉCADA DE 20 QUE ABRE A PERSPECTIVA NA DÉCADA DE 30 PARA AS CRÍTICAS VIGOROSAS QUE VÃO SER FEITAS POR GILBERTO FREYRE, SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, CAIO PRADO JÚNIOR. . .
CRITICANDO ESSES MODELOS QUE RADICAM O ATRASO BRASILEIRO A ESQUEMAS JÁ PRÉ-DEFINIDOS. OU QUE SÃO DEFINIDOS A PARTIR DE UMA. .
. DE UM SUBSTRATO DE UM FUNDAMENTO NÃO NECESSARIAMENTE, NÃO FUNDAMENTALMENTE CULTURAL. AQUI NÓS TEMOS A PÁGINA EM QUE FUI AQUI, ENTRAMOS FINALMENTE NAQUELE QUE FOI O MAIS CÉLEBRE, OU SEJA, O PRODUTO MAIS CÉLEBRE DO MOVIMENTO "ESCOLA NOVA" NO BRASIL QUE É A PUBLICAÇÃO DO "MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA".
AQUI NÓS TEMOS A CAPA DA REVISTA EM QUE FOI PUBLICADO O MANIFESTO. O MANIFESTO. ELE PODE SER ENTENDIDO COMO UM DIVISOR DE ÁGUA E POR QUÊ?
PORQUE ELE REDEFINE O CAMPO EDUCACIONAL A PARTIR DE ENTÃO. ELE CONSOLIDA A EDUCAÇÃO COM UMA ÁREA DE ATUAÇÃO SETORIAL DO ESTADO, OU SEJA, NESSE MESMO MOMENTO NÓS TEMOS A CHEGADA AO PODER DE VARGAS E A CRIAÇÃO, LOGO NA SEQUÊNCIA DA POSSE DE VARGAS, DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. E A EDUCAÇÃO PASSA ENTÃO A.
. . OU SEJA, O SEU ESTATUTO CRESCE DO PONTO DE VISTA DE OCUPAR UM LUGAR NA BUROCRACIA DO ESTADO.
E TAMBÉM DA ATUAÇÃO DE DIVERSOS INTELECTUAIS. NÓS TEMOS A EDUCAÇÃO, JÁ ERA OBJETO DA REFLEXÃO DE INTELECTUAIS, DE HOMENS DE SABERES, DE PROFESSORES, MAS ELA ELEVA O SEU ESTATUTO NESSA DÉCADA DE 10 E NA DÉCADA DE 20, EM QUE UM DETERMINADO MODELO DE ESCOLA ÚNICA, OBRIGATÓRIA, LAICO E GRATUITA PASSA A SER DEFENDIDA COM MUITO MAIS FÔLEGO POR ESSES SUJEITOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO. O MANIFESTO TAMBÉM VAI OPOR LIBERAIS E CATÓLICOS.
OU SEJA, BOA PARTE DOS EDUCADORES CATÓLICOS VÃO ESTAR NA BASE DA CONSTITUIÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO MUITO IMPORTANTE, EM 1924, A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, E QUE NO MOMENTO DO MANIFESTO, EM 1932, NÓS VAMOS OBSERVAR UMA SUPREMACIA, OU SEJA, AQUELES EDUCADORES "ESCOLANOVISTAS", IDENTIFICADOS COM O PENSAMENTO LIBERAL, ELES CONSEGUEM ULTRAPASSAR DO PONTO DE VISTA DO SEU PROTAGONISMO, OS EDUCADORES CATÓLICOS. O QUE NÃO IMPEDE QUE OS EDUCADORES CATÓLICOS VÃO CONTINUAR AO LONGO DE TODA A DÉCADA DE 30 TENTANDO EMPLACAR SUAS BANDEIRAS. UMA OPOSIÇÃO ENTRE PARES COMO JÁ HAVIA MENCIONADO, ENTÃO PASSADO E PRESENTE, VELHO E NOVO, TRADICIONAL E MODERNO.
E O IMPORTANTE É QUE O MANIFESTO ELE INSTAURA TAMBÉM UM PERSONAGEM COLETIVO, OU SEJA, PARA ALÉM DA ATUAÇÃO DE DIVERSOS EDUCADORES, NO ÂMBITO DAS SUAS REFORMAS EDUCACIONAIS, NO ÂMBITO DOS SEUS ESCRITOS, NO ÂMBITO DA SUA AÇÃO, DA SUA INTERVENÇÃO NA SOCIEDADE É QUE NÓS OBSERVAMOS A FORMAÇÃO DE UM PERSONAGEM COLETIVO, OU SEJA, EM QUE PESE E HAJA, NÃO CONSEGUIMOS IDENTIFICAR MUITAS DIFERENÇAS ENTRE ESSES EDUCADORES "ESCOLANOVISTAS", COMO POR EXEMPLO, ENTRE FERNANDO DE AZEVEDO, ANÍSIO TEIXEIRA, ENTRE LOURENÇO FILHO, ROQUETTE PINTO, RAUL BRIQUET, AFRÂNIO PEIXOTO, VÁRIOS OUTROS. . .
QUE NÓS OBSERVAMOS A CONSTITUIÇÃO DE UM PERSONAGEM COLETIVO. NÓS TEMOS AI UM BLOCO DE EDUCADORES VOCACIONADO E COM UMA INTENÇÃO DE IMPLANTAR UM NOVO TIPO DE ESCOLA, EM QUE PESE NAS DIFERENÇAS ESSA ESCOLA PENSADA POR CADA UM DELES TERÁ AS SUAS DISTINÇÕES, AS SUAS DISCREPÂNCIAS. CHEGAMOS, ENTÃO, AO FIM DA AULA DE HOJE.
CONSEGUIMOS, ENTÃO, EXPLORAR UM POUCO DO MODO COMO A "ESCOLA NOVA" CIRCULA NO BRASIL. PARA AS AULAS SEGUINTES VAMOS COMEÇAR A IDENTIFICAR COMO QUE, TANTO O ESTADO COMO O CONJUNTO DE HOMENS DE SABERES VOCACIONADO A PENSAR REFORMAS PARA A EDUCAÇÃO. É BOM LEVAR ESSE LEGADO DA "ESCOLA NOVA" E PRINCIPALMENTE DO "MANIFESTO DOS PIONEIROS" PARA AS DÉCADAS SUBSEQUENTES.