trio de mãos primeira carta de Paulo aos Coríntios capítulo 7 faremos a leitura do verso primeiro até o verso 9º primeiro aos Coríntios 7 de um a nove questões sobre o casamento quanto que vocês me escreveram é bom que o homem não toque em mulher digo que por causa da imoralidade cada homem tem a sua esposa e cada mulher tem o seu próprio marido que o marido concede a esposa o que lhe é devido e também de igual modo a esposa ao seu marido a esposa não tem poder sobre o seu próprio corpo e sim
o marido e também de igual modo o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo e sim a esposa não se privem um ao outro a não ser talvez por muito consentimento por algum tempo para se dedicar em a oração depois retomem a vida conjugal para que Satanás não tem de vocês por não terem domínio próprio digo isso como concessão e não como mandamento Gostaria que todos os homens fossem como eu no entanto cada um tem de Deus o seu próprio Dom um na verdade de um modo outro de outro e aos solteiros e
as viúvas digo que lhe Seria bom se permanecessem no estado que também eu vivo mas se não conseguem se dominar que se casem porque é melhor casar do que arder em desejos Como diz Almeida atualizada do que viver abrasado vamos orar queridos mais uma vez pai nós estamos diante da tua palavra e do que ela diz a respeito de um tema tão central na nossa vida tão importante para nós pedimos portanto que teu espírito santo nos guie para que possamos com exatidão saber o teu querer nessa área para que não sigamos Pensamentos humanos não sigamos
nosso próprio coração mas a revelação do Senhor que foi dada para o nosso bem por isso orienta-nos ó Deus e de que hoje à noite a exposição da tua palavra traga a luz entendimento conforto instrução consolo orientação conforme a necessidade de cada um daqueles que nos escuta nessa noite é o que pedimos em nome de Jesus amém para que nós possamos compreender queridos o Capítulo 7 que o apóstolo Paulo escreveu nós precisamos ter em mente precisamos fazer algumas considerações a primeira delas é que Paulo Tem Diante de si uma carta que foi escrita pelos crentes
de Corinto e que deve ter sido trazida por aquela comissão de três pessoas que Paulo mencionam no Capítulo 16 no final stefanás Fortunato e acaico eles trouxeram uma oferta para o apóstolo Paulo vinda da igreja de Corinto trouxeram informações a respeito do estado da igreja e também trouxeram essa carta nós dizemos que é uma carta porque tá aí no verso no verso primeiro muito claro né quanto ao que vocês me escreveram Então o que nós temos é a primeira carta dos Coríntios para Paulo e Aqui nós temos a primeira carta de Paulo aos Coríntios em
resposta a essa carta e essa carta Ela traz questões a respeito do casamento nós vamos aqui questões seriam essas aparentemente também perguntas referentes a coisa sacrificada Ídolos veja como começa o Capítulo 8 no que se refere a coisas sacrificada Ídolos então da impressão de que era o outro item né Mais Um item da carta e assim por diante há vários outras questões que parecem ter composta composta aquela aquela carta né e Paulo então aqui está respondendo a essas indagações para quem a gente entenda Quais são as integrações dos Coríntios a respeito da questão do casamento
é preciso lembrar que a sociedade daquela época cultura daquela época o pensamento a maneira de pensar das pessoas daquela época ele influenciada por um por uma visão de mundo que a gente chama de dualismo e que tem origem no pensamento de Platão e mais adiante dos seus seguidores que em filosofia são chamados de neoplatônicos basicamente a ideia que tem que remonta as ideias de Platão é de que a realidade é dividida em dois níveis no nível de cima você tem o mundo das ideias o mundo das coisas espirituais das realidades e das verdades na sua
pureza e no nível de baixo você tem o mundo material que é uma expressão imperfeita do que existe idealmente no andar de cima então de acordo com essa perspectiva a matéria é inferior as coisas do Espírito E Em alguns momentos extremos nesse pensamento a matéria seria intrinsecamente má enquanto que as coisas do Espírito seriam todas intrínsecamente bons Então essa visão de ver a realidade marcava muito a cultura daquela época e isso explica algumas coisas que nós encontramos no Novo Testamento por exemplo aqui mesmo na nessa primeira carta de Paulo aos Coríntios a gente percebe que
quando vai tratar da questão sobre casamento esse pensamento dualista está presente há uma uma predileção pelo ficar solteiro uma vez que se você casa você vai ter relações sexuais que envolvem corpos e que portanto é inferior então aparentemente Fica solteiro seria mais espiritual do que você casar também um outro reflexo desse Pensamento a gente encontra no capítulo 15 que a gente tem pela frente né ainda para os capítulos na frente onde tinha um grupo na igreja de Corinto que não aceitava a ressurreição de mortos ou seja por que que Deus haveria de ressuscitar corpos Deus
é Espírito E nós temos que cuidar das coisas do espírito e não nos devemos preocupar com a materialidade porque ressurreição e nós vimos na exposição passada a exposição que Paulo faz do que nós chamamos de uma teologia do corpo onde ele coloca o corpo no mesmo nível do da Alma espírito dando o mesmo valor e a mesma dignidade e Eu até comentei que isso que Paulo tá fazendo aqui é contrário a respeito da época Paulo valoriza o corpo e portanto como tal nós devemos cuidar dele e devemos tratá-lo com honra e com dignidade então algumas
das perguntas que tem aqui e algumas das respostas de Paulo Elas têm que ser abordadas à luz desse desse dessa perspectiva aí não é desse dessa realidade do pensamento da época segunda coisa que a gente tem que lembrar é o ambiente da cidade de Corinto que é conhecido por ter sido um ambiente extremamente sensual erotizado e isso por conta da grande quantidade de templos pagãos do templo da deusa Afrodite que era uma deusa cujo culto envolvia prostituição cultural nós falamos disso também Na mensagem anterior então havia uma pressão muito grande para imoralidade para uma vida
absoluta dentro na cidade de Corinto o que também vai explicar algumas coisas que o apóstolo Paulo diz aqui e a gente tem que sempre manter em mente ameaça das perseguições Ser Cristão no primeiro século implicava que a qualquer momento você poderia ser assediado pela polícia local você poderia ter seus bens arrastados você poderia ser chamado para prestar esclarecimentos porque a fé cristã era fundamentalmente oposta a visão política da época o mundo era dominado pelo Imperador Romano que era considerado Deus ou Divino e que era chamado de Círios senhor que um apelativo que os cristãos só
dariam para o Senhor Jesus Cristo eles não chamariam mais ninguém de queridos mas havia essa demanda do poder de que as os cidadãos Romanos ou os habitantes do Império Romano reconhecessem a divindade de César prestassem algum tipo de culto ou homenagem a ele e que o considerassem como tal como o senhor os cristãos não fariam isso então a qualquer momento um cristão alguém que se professasse Cristão poderia ser interpelado não é porque na mente pagando não tinha separação de igreja estado quando o Cristão dizia eu não não reconheço que César é senhor ele não tá
dizendo eu não aceito que César é o governante ele tá só dizendo que não aceita a reivindicação religiosa de César de que ele é o filho de Deus ou de que ele é Divino de que ele era Divino então você poderia recusar a teologia sem recusar o status de governante que era isso que os cristãos faziam tanto é que na carta aos romanos Paulo manda que a gente se sujeita os governantes e quando Paulo falou isso escreveu para os crentes de Roma onde morava César e na época Nero Então manda que a gente reconheça que
a gente se submeta que a gente acate mas isso não quer dizer que a gente tem que dizer que ele é senhor que ele é seu então qualquer momento o Cristão poderia ser chamado a responder por essa recusa dele em prestar adoração e homenagem ao Imperador como Divino então esses pontos a carta o dualismo a pressão do ambiente sensual da cidade e ameaça de perseguições são [Música] observações que devemos ter em mente quando a gente entra no Capítulo 7 para tentar entender o que o apóstolo Paulo está dizendo aqui essa talvez é o Capítulo 7
seja um daqueles daqueles pontos da Bíblia que ilustram bem como é bom a gente ter um pouco mais de conhecimento além da própria escritura para entender algumas coisas da escritura não entenda mal mesmo que você não tivesse conhecimento de nada disso que eu acabei de falar aqui Você poderia ler o Capítulo 7 e você seria abençoado da mesma forma talvez não tanto mas seria abençoado Igualmente não é eu tô dizendo isso porque um dos pontos principais da reforma protestante é a suficiência da Bíblia a revelação escrita ela é completa ela é suficiente para nos dar
o conhecimento da salvação e de como a gente deve viver aqui nesse mundo a Rigor você não precisa de informações da história como eu trouxe aqui de filosofia como eu trouxe aqui da arqueologia como eu trouxe aqui você não precisa de informações dessas outras disciplinas para ser um crente e servir a Deus com fidelidade aqui nesse mundo mas que elas ajudam ajudam a gente serve com mais conhecimento né a gente segue com mais conhecimento de causa e com mais embasamento e por isso que estudos são importantes e é por isso que Deus colocou na igreja
pastores e Mestres exatamente para ajudar o rebanho a em cada Cultura em cada sociedade entender a sua fé entender a escritura melhor isso é vida Deus de maneira mais relevante e de maneira mais significativa né Para nós e também para os outros muito bem quando a gente leu o Capítulo 7 a gente faz o que chamamos de hermenêutica de uma leitura em espelho seria mais ou menos o seguinte você tá numa sala e você tá você você entra numa sala e lá você o amigo está no telefone e você não ouve a outra pessoa mas
você ouve o que ele tá dizendo no telefone e aí pelo que você está ouvindo ele dizendo no telefone você tenta depois reconstruir a conversa é isso que nós estamos fazendo aqui a gente não tem a carta de dos Coríntios a Paulo mas a gente tem a resposta então pelas respostas a gente tira as perguntas a gente tenta é a leitura em espelho né Vamos tentar entender quais eram as perguntas dos Coríntios a partir das respostas que o apóstolo Paulo está dando para que possamos fazer sentido desse Capítulo complicado né que é o Capítulo 7
reconhecidamente complicado então quando a gente faz isso e já adiantando o assunto parece que as perguntas que são feitas aqui são essas primeiro é melhor casar ou ficar solteiro você pode entender porque é que os Coríntios fariam essa pergunta quando você lembra do dualismo que passava pela pela cabeça e as perseguições porque sempre é melhor você escapar sozinho do que pelo pela mão uma mulher grávida e com mais três meninos agarrado na Barra da Saia né então é mais fácil Em certas circunstâncias ficar solteiro Pelo menos é o que parecia os Coríntios queriam saber qual
a opinião de Paulo a segunda pergunta posso eu sou casado posso me abster de sexo para poder servir melhor a Deus do sexo conjugal fazer o voto assim de irmãos né entre casados para gente poder servir melhor a Deus posso fazer isso pois é a gente fica pensando mas como é que alguém faz uma pergunta dessa você considera tudo que eu disse no início você vai entender se você pensa que sexo é uma coisa inferior porque envolve relacionamento de Corpos e você é um crente que quer ser mais espiritual Então seria natural você perguntar se
não pode fazer um voto de celibato sendo casado né não ter relações sexuais para ser mais puro e servir a Deus então E aí a outra pergunta posso me separar para servir melhor a Deus sou casado Será que se eu me separar se eu não poderia servir a Deus melhor teria mais tempo não precisaria ter esse negócio de relação sexual e me dedicar mais a Deus então nesse ambiente você pode imaginar que alguém vem com essa pergunta e o que é melhor para os solteiros e viúvas ou viúvas em geral é permanecer desse jeito ou
casar então Estas são as principais perguntas que nós podemos imaginar que os Coríntios fizeram ao Apóstolo Paulo e que ele tenta responder aqui no Capítulo 7 né tenta não né ele responde aqui no Capítulo 7 nós é que vamos tentar entender essas respostas e fazer algumas aplicações para nós evidente que hoje não dá para ver tudo vamos tentar ficar é nas primeiras duas perguntas O que é melhor casal ficar solteiro ou então posso me abster de sexo para servir melhor a Deus Então vamos lá vamos começar com a primeira pergunta se o que é melhor
casal ficar solteiro no verso primeiro isso aqui nós vamos no verso 1 até até o verso 1 e 2 Paulo Responde essa pergunta primeira dificuldade que a gente tem que enfrentar é a tradução do verso primeiro ao meio da atualizada antiga Almeida ela colocou assim quanto ao que vocês escreveram é bom que o homem não toque em mulher nessa tradução a expressão é bom que o homem não toque em mulher fica sendo a resposta de Paulo a pergunta não é se é melhor casal ficar solteiro mas do jeito que a Nova Almeida traduziu e é
uma das poucas vezes até agora em que eu vou discordar da tradução da nova Almeida ele colocou isso aqui na boca dos Coríntios quanto ao que vocês me escreveram abre aspas é bom que o homem não toque mulher como se isso tivesse sido uma declaração dos Coríntios né E nessa mesma linha vai a nova tradução na linguagem de hoje mas outras versões mais modernas como a NVI ou a nova versão transformadora elas seguem ao meio da antiga dizendo que isso aqui é já é a resposta de Paulo quanto a pergunta que vocês me fizeram no
que vocês me escreveram eu respondo que é bom que o homem qualquer mulher então a pergunta deve ter sido essa né O que é melhor ficar solteiro ou casar resposta de Paulo quanto a isso que vocês estão me escrevendo considerando as circunstâncias a situação de vocês eu acho melhor que o homem não toque em mulher tocar essa expressão tocar em mulher é o que a gente chama de eufemismo Paulo tá evitando usar uma linguagem mais descritiva para evitar estimular o pensamento quando ele diz assim não quero que toque em mulher eu prefiro que não dorme
leve dizendo eu acho melhor ficar solteiro do que casar e ter relações sexuais é isso que ele tá dizendo é bom que o homem não toca em mulher na situação em que vocês estão é melhor assim a resposta de Paulo Pode parecer contradizer o que está escrito lá em Gênesis não é bom que o homem fique só e de fato na criação Deus estabeleceu o casamento como sendo o padrão para toda a humanidade a vontade de Deus geral o plano geral de Deus o modelo Geral de sociedade é que cada pessoa Case tem a sua
própria família que tenha filhos e cumpra o mandamento de encher a terra mas no Novo Testamento já no antigo testamento já aparecia a figura do Nazireu a perdão já havia já havia a figura de pessoas que não se casavam para poder se dedicar ao serviço de Deus e você já encontra no Novo Testamento exemplos muito claros como João Batista o próprio senhor Jesus e o próprio apóstolo Paulo e agora ele faz essa declaração de que sim o padrão é que a gente casa mas a situações em que ficar solteira é melhor que situações é essa
lá de 40 perseguição [Música] perseguição a questão do dualismo a pressão na cidade então há situações em que ficar solteiro é melhor e esse é um ponto muito importante para nós porque se nós não levarmos isso em consideração nós vamos pensar que o plano de Deus é sempre que você case e que se você não casou é porque você é inferior você não tem mérito você é uma pessoa assim que ninguém lhe quer e que isso é um descrito ou um demérito para você quando a igreja entende que é possível que Deus tenha como plano
e projeto para a vida de algumas pessoas que elas permaneçam solteiras e que o estado de solteiro em determinada situações diante de Deus é tão Digno tão espiritual quanto de casado então isso aliviaria uma carga muito grande nos nossos solte e também na vida da nossa igreja e acabaria com aquele bullying que a gente que o pessoal faz não é faz com a moça ou com o rapaz que vai chegando numa certa idade não não consegue fixar uma namorada um namorado e o tempo vai passando não noiva e não casa e começa as piadinhas as
insinuações e as pressões né E aí a pessoa acaba casando só para se livrar da pressão que às vezes a própria igreja coloca a igreja deveria Reconhecer essa resposta do apóstolo Paulo aqui que as situações em que a melhor coisa não casar mesmo e que Portanto ele tá falando de uma situação específica de Corinto mas o princípio já tá introduzido há situações ou ser solteiro não é sempre a vontade de Deus você é casado não é sempre a vontade de Deus existe a possibilidade de que da solteirice né Não sei se essa palavra existe mas
eu vou eu tô usando aqui de qualquer maneira então quanto ao que vocês me escreveram considerando todas as circunstâncias é bom que o homem não toque em mulher mas ficar solteiro não é só ficar solteiro é ficar solteiro e puro porque ficar solteiro e pulando a cerca ficar solteiro e tendo namorados não é isso que eu aposto Paulo tá dizendo aqui quando ele disse é bom não toca em mulher ele tá falando a ficar solteiro no caso do rapaz não é e não ter realmente não tocar nenhuma mulher sexualmente né pode dar um abraço sem
dúvida né não agora na pandemia Mas pode abraçar pode apertar a mão não é pode trocar sinais de amizade sinais físicos que nós temos né mas não tocar sexualmente e Mas nem todo mundo consegue se controlar por isso que Paulo diz aqui no verso 2 digo que por causa da imoralidade cada homem tem a sua esposa e cada mulher tenha o seu próprio marido a situações em que ficar solteiro é melhor mas por causa da imoralidade a palavra imoralidade a palavra pornéia palavra mais Ampla no grego para descrever todo tipo de relação sexual e ilícita
e aqui já se percebe que Paulo coloca como por Néia o sexo fora do casamento sexo fora do casamento é pornéia veja o texto por causa da imoralidade então cada homem tem a sua esposa e cada mulher tem o seu próprio marido aqui tem pelo menos uns três ou quatro lições quatro pontos que eu eu não posso deixar passar sem sem explicar primeiro deles Deus existe a possibilidade de você ficar solteiro mas se você não consegue se controlar por conta da imoralidade está falando para os Coríntios na imoralidade da cidade a pressão era muito grande
a tentação era muito grande se você não consegue vencer a imoralidade que existe na cidade e no seu próprio coração casamento é opção de Deus Deus não conhece outra fuga para o desejo sexual impulso sexual descontrolado a não ser casamento tem que casar não é se não é só ficar solteiro solteiro e puro se não consegue ficar solteiro e puro então o plano de Deus ou o escape de Deus é o casamento segunda coisa já disse por essa palavra do apóstolo Paulo está claro que sexo fora do casamento é por Néia por mais que o
pessoal tente aí justificar por mais que diga que casamento é coisa de homem casamento é instituição social Sem dúvida não é casamento é coisa de homem mesmo nós estamos falando de homem aqui não de Anjo e se dizer assim não mas é coisa de convenção social não tenha dúvida mas a sociedade quem ordenou Foi Deus Deus fala e guia através das Convenções sociais também e que Portanto tem gente que quer viver junto né acha que viver junto e isso aí resolve não tá falando aqui de casamento em dois casal de namorados que vai para cama
ou para o banco de trás do carro O que é que seja o apartamento dele dela tá tá quebrando isso aqui é torneia é pornéia terceira coisa você já vê que o padrão aqui de casamento ele é monogâmico cada marido cada homem tem a sua esposa e cada mulher tem o seu próprio marido é mano é monogâmico e heterossexual tá muito claro padrão no antigo testamento homossexualidade no casamento era era não era permitida e o padrão era monogâmico no início depois teve a poligamia a resposta que a gente dá de que o antigo testamento permite
a poligamia é isso aqui a partir do novo testamento o padrão de Deus volta que ela nunca mudou né Deus sempre quis a monogamia permitiu no antigo testamento por conta daquela da situação cultural da época da dureza do coração a sério de outras coisas mas agora quando Cristo veio o padrão de Deus tá caro Claro é monogamia não tem não tem como defender poliamor aqui não é nem rola relações homoafetivas e a última coisa que eu tenho que comentar aqui nessa passagem é que essa passagem puxa o tapete do pessoal que diz que Paulo era
machista Já ouviu essa declaração que Paulo era machista agora veja bem o que Paulo está dizendo aqui é revolucionário para sua época ele disse aqui que cada homem tem a sua própria esposa e pelos padrões da época deveria ter parado aqui mas ele continua e cada mulher tenha o seu próprio marido tá dando a mulher o mesmo direito que está dando ao homem tá indo na contramão da cultura da sua época que era machista patriarcal Então quem acusa Paulo de ser machista e de ser misógino ou de ter uma atitude patriarcal é porque nunca ler
o Paulo isso aqui é só uma das passagens que a gente vai encontrar que mostra como o apóstolo Paulo ele reconhecia a dignidade o valor e a igualdade na mulher com relação ao homem Nessas questões aqui então primeira pergunta casal ficar solteiro Paulo diz olha considerando a situação de vocês é melhor ficar solteiro mas se você não aguentam então para não cometer imoralidade caso mas aí é casamento monogâmico e hetero sexual Esse é o plano de Deus para vocês segunda pergunta se eu posso me abster de sexo para servir melhor a Deus aqui a resposta
de Paulo tá nos versos 3 4 e 5 ele diz no verso 3 que o marido concede a esposa o que ele é devido e também de igual modo a esposa ao seu marido olha a sequência é melhor casal ficar solteiro não no caso de vocês é melhor ficar solteiro mas não se aguenta se não aguenta casa mas e se casar sexo é dívida sexo é dívida veja aqui no verso 3 O que o marido conceda a esposa o que lhe é devido não tá falando de mesada é sexo mesmo sexo é dívida no casamento
sexo é dívida no casamento quando você casa você contrai uma dívida com seu cônjuge porque todo mundo que casa casa nessa expectativa todo mundo e quem casa casa na expectativa de ter relações com aquela pessoa ninguém caça com outro assim pensa não viver como os anjos então é há uma expectativa e quando você disse sim e você assinou diante da autoridade civil você estava contraindo uma dívida e diante de Deus também de satisfazer a necessidade daquela pessoa com quem vocês se comprometeu e aqui perceba já o direcionamento Já que é uma dívida Paulo está dizendo
que eu vou ter relações com meu cônjuge com o objetivo de atender a necessidade dele ou dela o direcionamento é de mim para outra pessoa a maioria das pessoas casa para ser satisfeito sexualmente E é isso que causa problemas no casamento né eu quero na minha mulher não me satisfaz né porque que você tá se divorciando minha mulher não me satisfaz sexualmente mas espera aí no objetivo de você ter casado com ela não é que ela lhe satisfez sexualmente mas que você satisse a ela sexualmente Exatamente porque o pessoal inverte os polos é que tem
tanto divórcio eu tenho que pensar no meu cônjuge eu casei para abençoar essa pessoa fazer ela feliz para completá-la e para ser uma benção na vida dela inclusive na área sexual também agora quando as pessoas casam por motivo egoísta eu quero ser satisfeito sexualmente Então os problemas vão começar a acontecer e separações vão acontecer por isso e sempre volta né no gabinete Pastoral sempre aparece essa questão Ah porque meu cônjuge não me satisfaz sexualmente que o marido conceda a esposa o que lhe é devido E aí Tá certo Digo ao modo a esposa ao seu
marido Se sexo é dívida não pode servir de moeda de troca tipo assim eu tô com enxaqueca hoje mas tô tão tão necessitados sim mas aí só vamos fazer uma troca né Tudo bem mas em troca isso isso a pessoas que usam no casamento sexo como moeda de troca chantageu cônjuge se nega Exatamente porque quer alguma coisa em troca condiciona não tem como pegar o que Paulo tá dizendo aqui e transformar ou fugir da força do que que o apóstolo Paulo está dizendo aqui se a dívida né É tem que ser pago também não tô
dizendo que você vai chegar a dizer mulher hoje é dia de pagar dívida tem que pagar não tem não é o pastor Augusto diz que é dívida Não tem escapatória tô dizendo isso espero que você não não chega essa conclusão de maneira nenhuma o que eu tô dizendo é que é dívida Mas é uma dívida entre pessoas que se amam vai ter momentos em que a pessoa de fato está indisposta não tá em condições de ter qualquer relacionamento né e o amor que deve permear o casamento certamente vai mediar isso aí vai achar uma solução
mas quando o apóstolo Paulo diz que é dívida é para evitar o que ele vai dizer aqui no verso 5 no verso 4 aliás no verso 5 que nós vamos chegar lá antes o verso 4 a esposa não tem poder sobre o seu próprio corpo e seu marido e também digo ao modo o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo e sim a mulher essa primeira parte aqui que mais uma vez mostra que Paulo não é ma a esposa não tem poder sobre o seu próprio corpo e sim o marido quando ele acabou
de dizer isso né quando ele se ele tivesse dito isso numa audiência Judaica daquela época todo mundo dizia isso mesmo a esposa não tem poder sobre seu próprio corpo não quem tem poder sobre o corpo dela sou eu então eu é que vou dizer quando como aonde eu é que mano no corpo dela muito bem Paulo E aí Paulo continua e também de igual modo marido não tem poder sobre o seu próprio corpo e sim a esposa agora eu pergunto um misógino um homem radical que odeia mulheres e maxixe escreveria isso na cultura daquela época
Epa Paulo mas não não é que o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo e sim a esposa Paulo concede a mulher os mesmos direitos mesmo deveres no verso anterior e mesmo direito aqui nesse nesse verso seguinte para mostrar que a perspectiva bíblica longe de ser opressora longe de ser opressora longe de ser machista longe de ser contra as mulheres ou promover discriminação é Libertadora Isso aqui é uma libertação para aquela época e até para os dias de hoje também em ambientes onde esse tipo de de postura é manchado pelo típico machismo nordestino
não desculpa não tem todo lugar não é só no nordeste não todo lugar tem isso todo lugar tem isso mas a palavra de Deus ela é Libertadora e agora a situação que Paulo tá querendo evitar quando ele tá dizendo isso a questão da dívida e a questão do domínio sobre o corpo a questão que ele quer evitar tá aí no verso 5 não se privem um ao outro a não ser talvez por muito consentimento por algum tempo para se dedicar a oração depois retome a vida conjugal para que Satanás não tem de vocês por não
ter no domínio próprio esse conselho do apóstolo Paulo é um conselho que parte da sabedoria por isso que alguns acham que o apóstolo Paulo ele não era solteiro ele era ou viúvo ou havia sido largado pela mulher porque ele parece saber o que é que ele tá falando essas palavras são ditas por alguém que parece que tem experiência que tem conhecimento daquilo que ele tá falando então a possibilidade que Paulo era solteiro não vê isso mais adiante mas a possibilidade maior é a mil vez ou talvez que ele tivesse sido largado pela mulher quando se
converteu ao cristianismo e as leis judaicas da Sinagoga obrigavam então a mulher se separar do marido que tivesse apostado do Judaísmo por assim dizer não se prive em um ao outro por que que ele tá dizendo isso provavelmente a pergunta que está por detrás disso aqui é a seguinte Paulo eu posso no eu quero servir ao Senhor Mas sexo é uma coisa inferior eu posso ser assim passar um mês dois meses um ano sem ter nada com minha mulher ou com meu marido para que eu possa me dedicar mais a oração para ser mais Santo
na minha alma e no meu corpo também posso fazer isso resposta de Paulo não não se privem um ao outro a não ser E aí ele coloca algumas condições primeiro por mútuo consentimento primeiro você tem que perguntar sua mulher se ela aceita isso Ou tem que perguntar o seu marido se ele aceita isso né passaria um tempo de jejum sexual para poder vem a segunda condução segunda condição para se dedicar a oração terceira condição que vem um pouquinho antes por algum tempo ele não define o tempo mas pelo que ele tá falando é tem que
ter começo e tem que ter fim não é um negócio que é para vida toda então por um período e depois retoma a vida conjugal então você pode fazer um jejum de sexo Desde que seu cônjuge Concorde Desde que seja por um pouco de tempo e desde que seja para se dedicar a oração para ser um tempo de buscar a Deus E aqui nesse caso analogia é com jejum de comida feijão de comida bebida a gente jejua a gente se priva do alimento e da água para se dedicar tirar um tempo para orar e para
buscar a Deus então pura analogia a mesma coisa pode ser feito com relação ao relacionamento sexual o casal que chega concorda em fazer isso por um tempo para buscar a Deus e para se dedicar a oração agora ele diz depois retornem a vida conjugal porque para que Satanás Não tente vocês por não terem domínio próprio pela falta pela incontinência né que é o que tem na Almeida antiga que é a mesma coisa de domínio incontinência é falta de domínio próprio pessoas que são casadas e que se privam por muito tempo do relacionamento sexual ele se
tornam vulneráveis e o diabo sabe disso e Satanás tenta exatamente ali aquela esposa que fica solitária abandonada em casa enquanto o marido tá pelo mundo no emprego eu sei que ele tem que ganhar o pão de cada dia mas ele devia pensar também no casamento não são poucos os casamentos que se acabares exatamente por isso porque um dos eles ficam distantes por conta de trabalho por conta de uma coisa ou de outra O resultado é que acaba arrumando um caso acaba encontrando uma pessoa para se satisfazer acha alguém e depois vê isso aqui pastores deveriam
cuidar disso aí não tem dinheiro que compense a destruição do seu lar e do seu casamento eu já contei essa história várias vezes mas ela é a melhor que eu conheço para ilustrar o que eu tô falando aqui tinha esse crente muito rico e que tinha um hobby de sair para pescar então ele tinha um iate né que ele usava para essas para esses tempos né E quando ele ia assim ele passava uma semana duas lá no alto mar pescando e levava o marinheiro com ele e Zefa Zefa era cozinheira da família já fazia anos
né uma senhora já de uma certa idade e tal ele levava Zefa para cozinhar e o pastor preocupado com aquilo né com o irmão passava tempo às vezes né e um dia o pastor chamou e disse meu irmão é o seguinte eu sei que você tem o direito de tirar férias se divertir mas às vezes o irmão Passa muito tempo lá no alto mar a sua esposa a pessoa maravilhosa vocês são bem casados não pastor Fique tranquilo eu eu tô muito eu e minha esposa tamo tranquilo eu sei exatamente a hora de voltar e o
pastor disse Que hora é essa quando é que você sabe que é hora de voltar ele disse quando eu começo a achar Zefa bonita ok então meu irmão Quando você começar a achar Zefa bonita volto para casa tá na hora não é não se prive porque o diabo tenta pela falta de domínio próprio ele sabe exatamente aonde é que ele vai tentar a pessoa ele sabe exatamente onde vai tentar a pessoa para que as pessoas não transformem essa palavra do apóstolo Paulo numa lei porque o que ele tá falando é de uma possibilidade ele diz
aqui no final desse dessa sessão no verso 6 dizendo assim e digo isso como concessão e não como mandamento Então essa questão de jejum sexual é uma concessão para os casais que querem fazer porque o a prática é ter relacionamentos sexual constante abundante e satisfatório especialmente para os crentes não é que deveria ser o povo que mais desfruta disso mas se quiser existe a concessão de fazer por um tempo seguindo todas as recomendações do apóstolo Paulo aqui e tendo Cuidado para não ser tentado ele disse isso como concessão e não como mandamento e veja como
ele termina no verso 7 retomando a pergunta do verso primeiro eu gostaria que todos os homens fossem como eu como é que ele era ele não tinha esposa ele não tinha mulher no entanto cada um tem de Deus o seu próprio Dom na verdade de um modo outro de outro essa passagem tem desafiado aí os intérpretes porque a palavra que Paulo usa para Dom aqui é a mesma palavra que ele vai usar no capítulo 12 para os dons espirituais a nossa palavra Carisma né que ele vai usar e Carisma também no plural ele vai usar
isso aqui e é a palavra que ele usa que o que tem levado alguns intérpretes a entender que para o apóstolo Paulo ficar solteiro é um dom do Espírito E casar também nem todo mundo tem o dom de casar a prova é a grande quantidade de separações porque para você casar você tem que ter graça e misericórdia para renunciar você mesmo perdoar suportar ser paciente dividir sua vida com outra pessoa abrir mão da sua individualidade saber viver com outra pessoa debaixo do mesmo teto e tem uma alta capacidade e resolução de conflitos nem todo mundo
tem essa condição por isso que muita gente casa e depois cai fora não dá certo e às vezes não dá certo no primeiro não dá certo no segundo já vai no terceiro ou outro casamento pode parar de insistir não tem não foi feito para isso você não não tem isso isso aqui que Paulo chama de o dom um tem de um jeito outro de outro da mesma forma ficar solteira é um dom e eu creio que esse dom está mais presente nas nossas igrejas do que a gente imagina e tem muitos jovens que deviam considerar
a possibilidade de permanecer solteiros e puros para o serviço de Deus eles vão ser muito mais felizes do que se casarem não tendo condições para isso nem estando preparados para isso e o resultado vai ser essa situação de tristeza e Miséria que a gente encontra em tantos lugares então queridos verso 89 Paulo diz aos solteiros e viúvas digo que lhe Seria bom se permanecesse no estado que também ao vivo mais uma vez por que Paulo tá dizendo isso todo aquele contexto de Corinto que eu coloquei diante de vocês mas se não conseguem se dominar verso
9 que se casem porque é melhor casar do que arder em desejo o casamento é o escape legítimo que Deus deu para os desejos sexuais desejo sexual é legítimo Deus nos fez assim o pecado entretanto ele manchou a criação original de Deus e pecado é você querer uma coisa que é certa com a pessoa errada no tempo errado e da maneira errada pecado é isso você queria uma coisa certa com a pessoa errada no tempo errado e da maneira errada o pecado corrompeu o nosso coração de forma que até o impulso sexual que é uma
coisa que é da própria criação de Deus foi corrompido foi corrompido por isso é melhor casar do que ficar dentro em desejo e você vai procurar válvulas de escape que não são aquelas permitidas pela bíblia fazer algumas aplicações aqui para terminar a primeira delas sem dúvida é para os jovens que estão aqui sempre tem muitos jovens aqui na segunda-feira eu dou graças a Deus por isso eu queria que você contemplar se a possibilidade daquilo que Paulo tá falando aqui ficar solteiro é uma opção você não é obrigado a casar a igreja não deveria cobrar de
você a família não deveria cobrar de você isso claro o padrão de Deus geral é um casamento mas há exceções e nós deveríamos valorizar essas exceções para que a gente não fosse ao casamento pela pressão e pelo bullying aqueles que seriam mais felizes e mais realizados se viriam a Deus melhor se tivesse permanecido solteiro segunda coisa para você que tá casado a Bíblia é muito clara casou seu alvo e seu propósito na vida é satisfazer aquela pessoa a quem você disse sim até que a morte nos separe isso também na área do relacionamento sexual terceiro
aplicação para os namorados sexo fora do casamento é pormeia não tem como você justificar ou tentar encontrar uma brecha na Bíblia para isso você não vai encontrar a única forma de você ficar com consciência tranquila por ter relações com seu namorado sua namorada é você relativizar a Bíblia ou abandonar a Bíblia mas se você levar a Bíblia a sério você vai ver que o ambiente o único ambiente que Deus preparou para que você satisfaça os desejos sexuais é um ambiente do casamento todas as outras em todos os outros casos a opção é pelo domínio próprio
como a gente viu aqui pelo menos duas vezes a expressão aparecer Deus abençoe a vida de vocês que Deus nos ajude também aqueles que caíram tropeçaram ao perdão de Deus a graça de Deus a restauração desse Deus maravilhoso a gente vai falar disso um pouquinho à medida que a gente prossegue aqui primeiro Coríntios Capítulo 7 amém