[Música] muito bem meus caros sejam todos bem-vindos novamente a mais uma aula da nossa catequese tradicional e hoje continuando no nosso caminho no nosso círculo do da liturgia trazendo um pouco do conhecimento dessa riquíssima parte dos Ensinamentos da igreja a respeito dos objetos das igrejas dos monumentos dos móveis das vestes de tudo aquilo que compõe a liturgia Sagrada a sagrada liturgia da Igreja Católica E hoje nós vamos entrar num tema bastante interessante na última aula Nós estudamos a origem do edifícil da igreja a Basílica a capela a Catedral hoje nós vamos começar a entender aquilo
que compõe o funcionamento interno desses prédios desses edifícios Isso se chama na doutrina de alfaias das igrejas Alf se remete a roupas né coisas de uso né E realmente dentro da igreja você tem várias coisas que são de uso da liturgia que compõe aquilo que a igreja vai fazer vai usar durante os seus ritos durante as suas funções sagradas O que são essas alfaias muito bem a primeira das alfaias principal é o altar e esse altar vai dar uma olhada nisso tudo somado aos seus objetos é tudo aquilo que compõe eu não diria objetos talvez
acessórios tá são é o altar e tudo aquilo mais que vai compor a estrutura do mesmo ess esse seria o primeiro grupo de alfaias Vamos botar assim o segundo Esse é bastante conhecido de nós o púlpito o púlpito é a segunda Alfaia das igrejas está presente na liturgia católica depois nós vamos ter o confessionário nós vamos ter o é claro que esses essas cinco alfaias das igrejas não corresponde a todo o detalhamento daquilo que há dentro de uma igreja nós vamos ter um desfecho disso no final da aula mas isso aqui eu diria que é
o essencial para a igreja então nós vamos começar justamente com o a altar e mais tudo aquilo que tá entorno dele tá isso que a gente importante a gente saber o que que é o altar o altar é um monumento de Pedra ou madeira aonde é celebrado o santo sacrifício da missa é exatamente isso né que se define como altar É sobre esta pedra que nós vamos ver como ela é que o santo sacrifício deve ser realizado nós vimos na aula passada né que a as igrejas da antiguidade os Altares da antiguidade eles eram túmulos
dos Mártires porque quando começa a Perseguição Romana os cristãos por causa da lei de proteção aos cemitérios eles vão ter que se esconder dentro dos cemitérios sub râneos as catacumbas né E lá as missas eram celebradas sobre o túmulo dos Mártires então a igreja entendeu que a partir desse momento todas as missas deveriam ser celebradas sobre esses túmulos tá então a igreja consagrou essa prática que nasceu nos primeiros séculos devido à perseguição do império romano e todo o altar católico é um túmulo e nós vamos ver que lá dentro tem a que a gente chama
de pedra Dara a pedra Dara é justamente a parte do altar que é o altar propriamente dito e ele é portátil tá ela é encravada num Altar essa parte externa do altar vamos dizer assim ela pode ser de madeira pode ser de prata pode ser de de mármore né E é claro pode ser também de de uma pedra daquela pedra bem rústica mas lá no centrozinco você não tem como tirar ele de jeito nenhum mas existe a possibilidade da da do uso da pedra Dara que é transportada para qualquer lugar para que o padre possa
celebrar a missa principalmente em regiões de Missão ou quando for necessário celebrar uma missa no local onde não haja uma igreja tendo a pedra Dara tendo a pedra Dara esse essa necessidade de um altar fixo de uma igreja não será problema porque Tendo isso o padre poderá celebrar a missa tá isso é bem importante a pedra Dara é uma pedra mais ou menos esse tamanho assim mais ou menos tá e um pouco maior um pouco menor e ela é marcada por cinco Cruzes tá essas Cruzes lembram as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo e essa
pedra ela precisa ser consagrada pelo bispo tá no ritual próprio que a igreja tem de preparação para a celebração da santa missa tá isso é importante a gente saber porque sem essa pedra aí não tem Como celebrar missa não pode Celebrar missa sem isso tá é estritamente proibido tanto é que quando acontece a Segunda Guerra Mundial começou a aparecer o problema começou a aparecer o problema da guerra e das suas necessidades E aí o que que vai acontecer o Papa Pio 12 vai trazer do oriente o famoso corporal grego que que é o corporal grego
é um paninho que vai substituir o altar mas como um pano é porque no meio desse pano você tem costurado duas relíquias de Mártires então o padre Dobra o corporal grego ó fica desse tamanhinho leva guardado vai pra guerra e lá no meio da guerra em qualquer lugar que for possível ele vai abrir o corporal grego e vai celebrar a missa Porque até mesmo o transporte da pedra Dara já ficou complicado devido às necessidades da guerra tá então Isso foi uma a partir de Pio 12 o corporal grego tradicionalmente a igreja sempre fez uso da
pedra tá o corporal grego pi introduziu pra guerra acabou a guerra ele poderia ter terminado com corporal grego não ele resolveu manter para facilitar a vida dos Padres depois que fazem missões ou às vezes por exemplo o padre tem uma capela mas não tem condições de ter um altar e ele tendo um corporal grego em cima de qualquer lugar ele Celebra a missa né Agora se ele não tiver o corporal grego ele vai ter que ter a pedra Dara tá essa pedra Dara Nem sempre é visível tá você para ver você teria que ver um
altar nu e ao olhar o altar nu aí você vai ver ela certinha ali no meio Mas normalmente você vê o altar com as suas toalhas né Já já nós vamos falar das toalhas do altar logo em seguida tá portanto meus caros sem pedra Dara não pode Celebrar missa Eh agora tendo a pedra Dara o altar pode ser feito de madeira tijolo mármore metal Não importa se a gente for por exemplo na igreja ali no centro do Rio de Janeiro na Igreja de Nossa Senhora do Carmo e do lado tem a igreja da Ordem Terceira
de nossa Senhora do Carmo o altar da Ordem Terceira é todo de prata ué mas pode altar de prata não teria que ser numa pedra a pedra Dara tá lá é só a estrutura em torno daquilo ali que é feito de prata tá mas a pedra Dara não não falta nessa história né o altar senhores mais antigo que nós temos descrito nas sagrad escrituras é o altar de Noé tá é a primeira vez que é mencionado Um Altar no sentido pleno da palavra uma pedra consagrada Aonde era oferecido um sacrifício a Deus né então o
altar de Noé de alguma maneira já era assim é claro que não vai ter toda a sofisticação do altar católico vai ser aquele altar da religião natural né mas já é uma pedra separada para que se oferecesse um sacrifício a Deus tá a partir então de Noé vai aparecer os Altares a partir de Moisés Moisés vai fazer lá uma divisão de dois tipos de Altares que você erão utilizados na lei antiga primeiro o mais famoso o altar dos holocaustos né que era feito no templo de Jerusalém e o outro o altar dos perfumes aonde eram
Queimados ervas aromáticas duas vezes ao dia em expiação lá em oferecimento pelos pecados do povo né então haviam dois Altares diferentes já ol se já é uma uma uma vamos dizer assim um desenvolvimento do uso do altar já presente no povo hebreu e agora com o advento de Nosso Senhor Jesus Cristo a fundação da igreja é claro que no na Instituição da Sagrada Eucaristia nosso senhor não usou uma pedra ele fez em cima de uma mesa não é verdade mas ele próprio era o Altar ele próprio era a vítima ele próprio era o sacerdote né
É por isso que esse essa pedra dar aqui que a igreja usa ela representa Cristo ou seja é sobre ele que se faz tudo né o sacerdócio dele não é um sacerdócio de sangue nem de construção meramente natural o sacerdócio de Cristo é sobrenatural é segundo a ordem de melquizedec e não segundo os Levitas né então o nosso Senhor ele realiza aquilo sem a presença dessa pedra Porque ele é o próprio Altar quando a igreja inicia a sua caminhada pública nos primeiros dias ali depois de Pentecostes eles não tinham absolutamente nada nada tanto que as
primeiras tentativas de organizar os cristãos dos cristãos se reunirem para Celebrar missa eram dentro de sinagogas porque não tinha para onde ir foram imediatamente expulsos nós vamos ver vimos isso na na última aula e acabaram realizando esse rito nas casas né aí com o passar dos séculos é que começa então a introdução do uso de um altar de pedra quando foi possível a igreja realizar esse tipo de coisa tá aí daí em diante entrou nas Catacumbas imediatamente a igreja formatou seu Altar será um túmulo e um túmulo de pedra perfeito pois muito bem né então
era assim nos primórdios né eh todo o altar senhores tem que conter relíquias de Mártires tá é sempre o túmulo de um mártir então o padre lá mandou fazer uma igreja bonita mandou construir um altar de pedra chamou o Bispo para celebrar a missa e sagrar o altar antes de celebrar a missa é um rito maravilhoso o Bispo põe fogo nos pontos do altar que são marcados lá com uma cruz ele chama um pedreiro para cavar o túmulo aí numa procissão As Relíquias dos Mártires entram na Igreja São enterrados nesses túmulos e o pedreiro vai
lá e cimenta o túmulo tá enterrado ali aquilo é um túmulo em cima desse túmulo será celebrado a santa missa né então eh tem que conter ali a relíquia de um mártir né só lembrando que o uso das relíquias eles começaram a se popularizar no tempo das catacumbas porque o o os cristãos eram martirizados e aqueles que a gente tinha certeza que morreram pela fé foram direto pro céu né perderam a vida pela fé por Nosso Senhor Jesus Cristo Então são santos foram pro céu Então os corpos desses homens e mulheres eram sagrados então eles
eram colocados enterrados aonde nas Catacumbas e sobre o altar dele celebrada a missa quando vem a liberdade pros cristãos eles começam a fazer o quê tirar essas relíquias de dentro das catacumbas e levar para as igrejas então o uso das relíquias também é dos primeiros séculos né Então essas relíquias são sempre usadas na no Altar só que elas precisam sempre de a de atestados de autenticidade tá passado muito remoto a autenticidade era a palavra do Bispo hoje a gente precisa que haja um documento timbrado carimbado Assinado por uma autoridade religiosa que comprove que aquilo ali
foi de fato tirado do corpo de um mártir tem que ter testemunha assinando papel preparando a relíquia colocando numa Teca que é uma um negocinho Zinho assim Dourado redondinho aonde as reliquinha são colocadas e com at estadinho autenticidade sendo uma relíquia de máte diz sobre o altar decorando o altar eh funcionando como uma uma sacralização do altar mas nada tem a ver com as Relíquias que estão enterradas dentro do altar tá isso é importante a a gente entender né al da pedra tem a relíquia lá dentro tem a relíquia lá dentro tem a relíquia tá
lá dentro bua só a pedra da não tem a relíquia tem a relíquia tá lá tá lá enterradinha o pedaço do osso é geralmente é o osso porque é a parte do corpo que não apodrece né assim não se destrói com facilidade o restante do corpo vai se acabar com tempo com muita facilidade né então os Geralmente os ossos são que são usados do para para para enterrar no no Altar né Eh pois bem outros outros acessórios Como já até já havia falado com os senhores vão fazer parte do altar né o altar antigamente nos
primórdios Era só a pedra mesmo pedra com essas características ca-se a missa com o tempo os Altares Eles foram ganhando acessórios Lembra que eu falei que nas basílicas romanas tinha o famoso baldaquino que ao lado do Trono do bispo você tinha um armário Aonde se guardavam as alfaias sagradas do padre e guardava-os Sacramento neste armário Esse armário se desenvolveu e se tornou no futuro o quê a sacristia e o lugar que se guardava o Santíssimo Sacramento ele saiu lá do armário saiu do da sacristia e foi para cima do altar É o que a gente
chama claro até falado sacrário O Sagrado ali dentro está a presença eucarística real de Nosso Senhor Jesus Cristo é o sacrário esse sacrário ele não necessariamente precisa estar junto do altar mas com o passar dos tempos ele foi sendo colocado sobre o altar mas ele pode ser inclusive portátil e ser levado para outro lugar havia até um costume na antiguidade que era o seguinte quando o Bispo na antiguidade Quando ia celebrar a missa ele trocava toda a paramentação dele no Altar quando isso acontecia o sacrário tinha que ser tirado o sacrário er levado para um
outro lado o Bispo trocava seus paramentos quando o Bispo terminava tudo o sacrário voltava pro altar costumes antigos da igreja que com o tempo mudou e acabou ficando fixo sobre o altar o sacrum o lugar onde está nosso senhor ali presente tá isso é interessante esse sacrário é chamado de Tabernáculo só que o tabernáculo é uma nomenclatura que trou lá da Lei antiga né mas o uso de Tabernáculo ou sacrário tá correto né então eh outra coisa que foi a colocada no Altar né Eu não sou bom desenhista não foi o foi justamente o retábulo
o retábulo é uma espécie de decoração do altar que ele vai ser colocado assim como se fosse um uma parte de trás do altar e ele começou a ser requintado pintado é colocar colocando-se imagens sagradas para que atrás dele se tivesse um suporte para guardar os objetos que vão ser usados sobre o altar Então esse retábulo né botar um altar aqui né vai depois nós vamos falar da Cruz que tem sobre o altar daqui a pouco esse altar ele vai receber o frontal esse frontal não é obrigatório não e as as vestimentas do altar laterais
e frontais algumas delas já caíram desuso não é obrigatório mas esse frontal Zinho que é uma espécie de toalhinha que fica aqui na frente ela não precisa nem ser benzida mas em alguns Altares ela apece é são formas que que a igreja foi entendendo para destacar O que é o centro da igreja né nesse ponto existe vários tipos de de de de vamos dizer assim de entendimento espiritual disso e por exemplo né os senhores entram numa igreja Barroca tudo na igreja Barroca chama atenção dos Senhores não é o Altar ele acaba ficando meio Escondidinho por
quê Porque é tanta coisa para ver tanta coisa para olhar que Cadê o Cadê o altar ih tá ali ó fica meio perdido no meio daquela multidão de decoração E aí o estilo românico que é o estilo dos primeiros séculos que predominou em Roma eles construíam igrejas grandes suntuosas mas quando você entra nela o altar está ali no lugar de destaque aonde nada fica próximo dele para que ele seja o centro das atenções dos fiéis hã então muita gente critica o Altar Barroco porque o altar Barroco te chama atenção para tudo e onde é que
tá o altar tá perdido ali né Tem gente que gosta né acha muito bonito e é realmente muito bonito mas de fato o centro da celebração fica meio misturado no meio das enormes decorações ali que acabam caracterizando esse tipo de igreja tá pois bem então esse esse sacrário esse lugar sagrado onde nosso senhor era guardado a partir do século 16 é que ele vai ser fixado século 16 Bate Com quê Concílio de Trento né é o Concílio de Trento que vai tirar aqueles flamentos medievais e trazer a liturgia para algo bem chuto e original né
É como se vamos supor assim né os senhores tivessem uma estátua e essa estátua foi deixada numa floresta e muitas plantas e Flores cresceram em torno dela ela tava ali então alguém foi lá e tirou as flores né e botou a estátua de Fora novamente entendeu foi mais ou menos isso por isso que são Pio V ele protege tanto a missa justamente pelo fato de que para que nenhumas nenhuma flor tampass a grandeza do rito novamente foi justamente isso que ele fez pois bem eh esse Tabernáculo por conter nosso senhor dentro dele ele vai receber
um pano em cima dele chamado de conu conu é isso né eu tenho aqui o sacrário foi colocado aqui deixa eu tirar a cruz aqui sacrário foi colocado aqui de pedra geralmente é do mesmo material do altar e aí tem um pano aqui em cima assim ó tampando ele cobrindo ele assim ó como se fosse um pano um conu por que que se bota um pano em cima do sacrário é para mostrar os fiéis assim olha tem algo ali embaixo que é o mais importante de tudo é para dar um destaque à Santidade e a
grandeza do que está guardado ali dentro é para deixar claro debaixo disso aqui está o sagrado tudo que é sagrado ele tem que ser protegido né coberto tanto que quando a gente por uma graça especial consegue uma relíquia de um santo para ter na nossa casa isso é possível e você não pode pegar lá eot ah vou botar aqui em cima da mesa né não você tem que botar num altarzinho num móvel Digno e cobrir com um veludinho vermelho e quando você for venerar aquela relique você tira o veludinho vermelho e acende uma vela já
já a gente vai falar das velas né Então tudo isso são os cuidados para deixar claro para o ser humano que a contém O Sagrado por isso que não pode ser feito de qualquer jeito ali é algo sagrado algo Santo e o que é santo fica separado resguardado protegido tá esse é o sentido né E aí esse conu ele vai chamar a atenção do fiel fiel entrou na igreja né Você vai ser ionar logo pro centro de tudo que é o altar e aí quando você olhar pro altar você vai ver isso aqui coberto com
um pano aí você vai olhar assim aí pronto as suas orações todas vão se destinar para ali o intuito é esse tá é para facilitar a vida interior facilitar a vida espiritual e deixar claro o que aquilo representa né então o altar tem o seu retábulo né tá aqui a pedra Dara a pedra Dara vai ficar aqui mais ou menos né No Altar aí tem o altar em volta da pedra Dara que também é Altar mas o A missa vai ser celebrada mesmo em cima dela aqui normalmente vai ter a Cruz nós vamos ver e
não pode ser geralmente não não deve ser a cruz tá é o crucifixo tem que ter nosso senhor crucificado aqui tá tá tem que ser nosso senhor crucificado é o crucifixo não meramente a cruz tá tudo bem não tem né só vai ter uma cruz assim de madeira como foi por exemplo o caso da primeira missa no Brasil mas lá no altar aonde o padre tá celebrando tem que ter uma um crucifixo Zinho por quê para deixar claro isso aqui é o mesmo sacrifício da cruz é por isso que tem que ter o crucifixo ali
é para não achar que é um outro sacrifício ou um sacrifício separado do Calvário ali uma cruz como essa daqui por exemplo ó ela pode ser perfeitamente usada num Altar aí tá vendo um crucifixo perfeito você pode botar diante dele isso vai ficar no Altar para lembrar que aquele sacrifício é o sacrifício do Calvário é por isso que tem que ser o crucifixo tá E aí então quando a gente a gente já tá falando do crucifixo o crucifixo é o que a gente chama de guarnições do altar parece que eu tô falando de uma patrulha
né que vai ficar tomando conta do altar guarnição né mas a guarnição é porque tudo que tá em torno do altar e vai ser ali voltado para a proteção do sacrifício e a direção espiritual do sacrifício né e quais são as guarnições do altar as guarnições do altar são a as toalhas que toalhas vocês percebem que sobre o altar existem toalhas são três toalhas essas três toalhas podem ser substituídas por uma que se dobre em duas e uma terceira Tá mas sempre são três camadas Por quê existe um motivo para isso é porque caso o
preciosíssimo sangue de Rame por algum motivo sobre a pedra você separar o preciosíssimo sangue das ranhuras da pedra e da porosidade dela vai ser quase impossível agora se por uma acaso acontecer de pingar sobre um tecido facilmente alguém pode purificar depois e realmente remover por completo O o o preciosíssimo sangue no caso de uma pedra vai ser muito difícil vai ficar manchado aí vai quê vai ficar manchado com o preciosíssimo sangue então tem que se botar uma toalha depois vem outra toalha por cima e uma terceira toalha para proteger Isso é uma guarnição do altar
a outra guarnição do altar foi esse negocinho aqui que eu falei que é o frontal só que o frontal não é obrigatório é quase como se fosse uma proteção para você não ficar esbarrando toda hora na pedra mas não é obrigatório e não precisa nem benzer caso coloque isso aqui então é considerado uma guarnição Mas é uma guarnição assim que não é é absolutamente necessária a cruz é o que eu acabei de falar é a terceira guarnição e por fim as velas né perdão os castiçais né os castiça que vão receber as velas na hora
da celebração da missa vamos devagarzinho ver cada um deles né Essas toalhas né Elas têm que ser feitas sempre ou de câh ou de linho não pode ser de outro tecido né tem que ser sempre esses dois tecidos porque são tecidos puros né câh e linho um ou outro em geral é de linho né porque é mais fácil de você você eh conseguir Mas pode usar o cânhamo tambémm E essas toalhas são benzidas pelo bispo tá pois bem o frontal não é nada obrigatório mas em alguns Altares em igrejas aqui do Rio vocês vão ver
o frontal Zinho ali em frente ao altar e por fim senhores as luzes que vem das velas é claro que na antiguidade a a a vela tinha a função de iluminar na hora em que o padre fosse ler tanto o evangelho quanto o o as epístolas né a epístola né E aí o que que vai acontecer com o tempo a igreja entendeu que aquilo era parte do rito e sobre o altar deveria haver velas também então Qual é a quantidade de velas é assim a regra são sempre três velas de um lado uma duas três
uma duas 3 três velas de cada lado do altar nas missas rezadas acende-se uma velinha outra velinha já é o suficiente nas missas cantadas a 100 todas as velas tá o Bispo tá presente vai celebrar a missa uma sétima vela terá que aparecer no Altar sendo levado por alguém enquanto o Bispo tiver presente a sétima vela revela a presença do bispo no local mas sem a presença do bispo tá são essas velinhas aí que vão compor o o altar elas também são guarnições do altar fazem parte dele tá fora as velas né que dos tocheiros
né a luminária dos tocheiros durante a celebração por que isso pelo seguinte na antiguidade quando um príncipe ele chegava num local e as pessoas demonstravam submissão a ele elas iam em torno dele segurando uma tocha então o príncipe chegou os tocheiros seguem ele na na comitiva indicando aderência à sua autoridade Então as velas também TM esse sentido de que nós estamos aderindo à Santidade e autoridade nosso senhor Jesus Cristo não é meramente iluminação não porque até porque hoje não teria por né você tem iluminação elétrica né então o sentido da vela é também esse sentido
de aderir à autoridade ali a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo tá isso é muito importante da gente da gente conhecer né Essas essas essas velas na antig idade elas só podiam ser feitas com cera de abelha quando surgiu então a o sebo né a igreja Manteve essa prática ainda das velas de cera de abelha mas depois permitiu as velas de cebo até que veio as velas atuais que são feitas de parafina então a igreja aderiu a isso não há nenhum problema então eu posso usar velas de cera de abelha pode são caríssimas Mas pode
pode posso usar de cebo pode pode usar de de de parafina pode tá não tem problema mas na antiguidade todas as velas eram só cera de abelha tá E não podia se usar outro tipo de vela na celebração da missa agora a igreja já já entendeu que não h idade isso pode ser usado sem o menor problema tá sobre o altar os senhores também vão observar que existe três quadrinhos que são chamados de sacras tá eles vão ficar aqui em cima né um quadrinho menor aqui um quadrinho maior aqui e outro quadrinho aqui esses quadrinhos
eles vão trazer orações fixas da missa pro padre que tiver dificuldade de gravar de cabeça porque na antiguidade era muito comum eh o exercício da memorização nós hoje somos completamente desmemoriado não as pessoas haviam Santos como por exemplo São Tomás de Aquino ele sabia de có toda a sagrada escritura de trás para frente como que conseguiu isso exercício de memória tá muitos Santos tiveram essa capacidade né então você guardar umas umas oraçõe zinhas de um lado as orações de outro era fácil mas isso com o tempo foi ficando difícil e foi necessário que a igreja
colocasse essa colinha que na verdade são as sacras né então o que que tinham essa sacras nessa daqui tinha o último evangelho que era o evangelho de São João que terminava a missa aqui tinha a oração do Ofertório aqui era o Ofertório perdão aqui era o lavabo era o lavabo Padre purificando as mãos para depois da Consagração e aqui na na sacra do Meio você tinha o Ofertório as palavras da Consagração e as orações depois da comunhão porque isso o padre não podia esquecer de jeito nenhum então as palavras da Consagração como nós vimos é
são centro da missa então o padre não podia esquecer isso de jeito n Então já tinha Sacra lá elas ficavam ali para auxiliar né Vocês sabem que e curioso isso né porque as sacras conforme foi chegando o Barroco elas foram ficando naquelas contornos assim meio e como se fossem semiovais parecendo assim uma tem nada aqui que seja parecido com isso Porque inicialmente eram plaquinhas mesmo mas daqui a pouco Elas começaram a receber uma formatação que elas lembravam sabe sabe o qu esse osso daqui da gente você sabe qual o nome desse osso aqui sacra é
a Sacra é um osso que a gente tem aqui que encaixa a perna né ele encaixa essa parte daqui de baixo se por exemplo se vocês pegarem um esqueleto e retirar esse osso e comparar com uma plaquinha dessa do século 16 17 é parecido o formato aí eles deram o nome de Sacra a esse osso daqui né é curioso é curioso isso né Mas é por era era um negócio Aonde se tinha o escrito o que era sagrado né então o o por causa do uso dessas plaquinhas que ajudavam o padre na hora de celebrar
a missa tá isso tudo o altar agora vem o que tá em torno do altar É porque o quadro é pequenininho aqui do lado você tem a credencia que que é a credencia a credencia é uma mesinha que sempre é colocada do lado do altar né para que você possa colocar nela os objetos que vão ser usados na missa castiçal O Cálice tudo fica na na credencia E conforme o padre for utilizando isso vai sendo levado pro altar na frente do altar nós vamos ter a mesa de comunhão tá vai ficar esquisito aqui mas tudo
bem a mesa de comunhão tá é assim ó era uma balaustrada sempre uma balaustrada em forma de mesa né que separa a nave do fi do altar M da nave da nave principal né E aí no passado essa essa mesa Recebi uma toalha também aqui por cima porque era onde os fiéis iam comungar tá não se usa mais a toalha Obrigatoriamente por causa da patena porque quando o padre for dar a comunhão terá um acólito com a patena aqui protegendo a possível queda do Santíssimo corpo de Nosso Senhor então essa toalha meio que ficou desnecessária
mas se quiser botar para ficar bonitinho pode botar mas não é obrigatório o que tem que ter é a mesa de comunhão e aqui os fiéis vão revesando se ajoelhando e recebendo a comunhão do padre tá então é uma outra guarnição é uma outra coisa que está em torno do altar a credencia e a mesa de comunhão tá isso é muito importante outra coisa também é o lampadário vocês vão reparar toda a igreja que a gente entra tem uma luzinha acesa lá um um castiçal Zinho né um uma lâmpada no Oriente então aquelas lâmpadas elas
são são belíssimas né penduradas assim no no no lado da igreja para mostrar aos fiéis que nosso senhor está presente ali então se entrou na igreja viu aquela lâmpadazinha acesa Geno flexão mesmo que eu não ache o altar né porque numa igreja Barroco igreja rococó então é difícil achar o altar onde é que tá o altar mas tem a luz acesa tem nosso senhor tá então Ali vai mostrar a luz de Cristo né a luz da fé é uma luzinha que fica pendurada no é É Mas normalmente é assim você entrou na igreja ela fica
pendurada do teto aí aqui ela tem né seus suporte zinhos e aqui tem uma tipo uma luminária bonita assim cheiro de decorações e aqui em cima tem uma vela acesa assim ó você vai ver isso no Oriente eles têm essas essas ess essas essas luminárias são maravilhosas são trabalhos artísticos lindos né mas isso mostra o quê que nosso senhor está presente tá o óleo que vai ser consumido aqui na lamparina é sempre óleo de oliva tá que vai ser consumido no no nos Altares das igrejas para mostrar a presença a presença real de Nosso Senhor
Jesus Cristo outra coisa também que é importante né e a gente observa é o púlpito púlpito sofreu transformações também né Na antiguidade o Bispo né sentava com o seu trono atrás do altar aí você tinha o trono do bispo aqui você tinha o baldaquino o altar dentro da nave da do altar e para lá nave dos fiéis né com o tempo o que que vai acontecer né Eh na hora de se fazer a leitura fazer o sermão você vinha até o até o púlpito né o púlpito Então ele era o pode ser chamado também de
ambão É engraçado porque o o ambão e o púlpito hoje em dia você usa como uma espécie de de sinônimo Tá mas o púlpito era um lugar onde o padre subia né geralmente era colocado do lado o padre tá de frente tá de frente era colocado do lado esquerdo do lado direito tanto faz ele subia naquele púlpito e dali de cima ele falava o Sermão para que todo mundo pudesse escutar mas em uma algumas igrejas da antiguidade você tinha o ambão que era uma esp de móvel um pouco mais elevado aonde o padre o padre
ele falava o ou O diácono cantava o evangelho para os fiéis e esse ambão também tinha um nome o nome dele era iube então você vai encontrar o ambão ou iube por que iube né porque quando ele ia começar a fazer a leitura do Evangelho ele pedia a benção ao bispo que tava como eu falei no trono atrás do altar aí ele falava yed benedit né então ele pedia a bênção do bispo para começar a falar daí então o nome de iubi ou ambão tá outro a outra peça que é importante pra gente que vai
aparecer depois da antiguidade é o confessionário como é que era são Na antiguidade o padre sentava numa banqueta ao lado e as pessoas se ajoelhavam do lado de uma pedra e confessavam com o padre assim do lado dele ajoelhado e o padre escutava até hoje assim quando você tem uma procissão quando você tem uma peregrinação o confessionário é assim também e às vezes o padre confessa até andando mesmo né Não tem problema mas com o passar dos séculos o confessionário foi sendo utilizado que o confessionário é uma espécie uma pequena casinha dentro da igreja composta
de três três espaços onde o espaço do meio é usado pelo padre e os espaços laterais são usados pelos fiéis que vão se revesar na confissão tá então eh o confessionário ele vai ser amplamente usado a partir do século X século X Ele vai ganhar aqueles contornos góticos e daqui a pouco vão criar os confessionários mais simples de um lado só para facilitar mas é algo que foi incorporado à igreja né com o passar dos séculos e que faz parte da estrutura da igreja o outro vamos dizer assim a Alfaia de importante para para nós
é o órgão por que que o órgão é uma Alfaia Porque como nós vimos quando estudamos um pouquinho da música que o o órgão ele vai acompanhar o cantochão é um instrumento de fole e por ser de Folle ele pode ser usado na liturgia nós vimos que é proibido percussão na liturgia porque percussão mexe com a alma pum pum guerra pum né bom você não vai pra guerra você quer tá diante do Criador você quer tá com a alma tranquila para se elevar na oração ao criador o órgão ele acompanha a estrutura do cantochão de
forma perfeita por isso que ele se consagrou como o instrumento oficial da igreja romana tá o órgão tá bom outros instrumentos podem até ser usado violino flauta tá não tem problema agora instrumentos de percussão são estritamente proibidos mas o órgão é por Excelência o instrumento próprio para a liturgia e vai acompanhar sempre o canto gregoriano tá pois bem aí vem então o último a última das alfaias que são os sinos os Sinos São maravilhosos nós vimos que eles não existiam no passado na antiguidade né todo mundo era Amado para ir pra liturgia de porta em
porta p p pá vamos lá volta hoje tem liturgia e as pessoas iam chegando tal com o tempo houve a necessidade crescimento do cristianismo né florifero houve a necessidade de você comunicar a cidade inteira que haveria missa Então começou-se se usar o sino dizem que quem inventou o sino não tem comprovação histórica mas dizem que quem inventou o sino no século para uso da liturgia foi São Paulino de Nola tá ele é o padroeiro que teria inventado o uso do Sino Na liturgia mas não tem comprovação histórica disso né mas tudo bem E foi mais
ou menos no século 4 que o o sino começou a ser usado Então ele era colocado num Campanário separado da igreja que com o tempo se uniu à igreja ao prédio da igreja só que o que curioso do Sino é que esse a maneira como esses Sinos São preparados eles são tratados quase Como Gente vocês sabiam disso o sino é feito de vários metais mas por Excelência de bronze tá com Badalo interno eles são feitos de uma maneira muito especial né são feitos debaixo do chão assim cavados debaixo do chão o molde deles é feit
de baixo do chão quando o sino vai ser preparado você você vai escrever uma série de coisas no sino por ex você vai botar o nome do bispo o nome do papa o nome do Sino sino tem nome vocês sabiam que o sino é batizado recebe até roupinha padrinho é É sério o sino recebe roupinha roupinha de batismo ele é levado o Bispo faz essa cerimônia bota a roupinha nele Qual o nome desse aqui São Gregório era o nome de um santo o os tons da as notas que sairão do Sino é que vão dar
os nomes masculinos ou femininos ao sino tá então você vai ter o sino São Gregório o sino São Bento o sino São Miguel aqui no São Bento tem o sino cantabona tem o sino agora esqueci São Jerônimo né agora tem o sino Santa Gertrude tem o sino eh santa e de garda Santa a irmã de São Bento Santa Escolástica é de acordo com o tipo de som que vai sair do seu Badalo esses sinos então recebem nome recebem roupa recebe uma personalidade e serão cada sino vai ter um padrinho uma pessoa que é padrinha do
Sino ou madrinha do Sino tá eles vão passar por todo esse ritual por porque o sino ele tem função exorcística tá o intuito de se usar um sino é espantar o Demônio pelo som Bento pela igreja tá então na hora que grino bate é um convite à oração e de fato tem um efeito exorcística na hora em que ele é tocado e Bento dessas formas que com põe os campanários das igrejas é claro que vocês vão ver Maravilhas de campanários construídos principalmente em Minas Gerais né quem visitar Ouro Preto por exemplo tir dentes Mariana vai
ver uma série de campanários de sinos maravilhosos aqueles sinos que dão volta assim sobem batem só que hoje né Eh ele o pessoal não usa muito a corda né mas eles ficam mais bonitos assim né você chegar lá e blem blem bater é maravilhoso né então o sino é uma parte também dessa estrutura da liturgia e que forma o corpo as alfaias das igrejas E aí quando a gente entra na igreja o que que resta Depois disso tudo que nós falamos é aquilo que vai compor A beleza do templo aí vai haver uma certa liberdade
na criatividade sem fugir de certa tradição que que eu quero dizer com isso por exemplo eu vou botar Vitrais eu quero no meu Vitral Santos franciscanos vamos lá em todos os Vitrais né o o padroeiro da igreja é São Francisco então todos os Aliás o padroeiro né da igreja eh também vem mais ou menos da antiguidade você já tinha um padroeiro que era chamado de or né na verdade o o o santo que comanda a igreja é um orago o padroeiro é da região mas hoje em dia isso já se confundiu você confunde o orago
com o padroeiro Então seria mais ou menos assim igreja de São Francisco São Francisco é o orago e o padroeiro daquela diocese era Nossa Senhora da Conceição aí era Padroeira e o orago era aquele que compunha o santo da igreja hoje Isso acabou se misturando então a gente pode chamar tudo de padroeiro e não tem problema algum Mas você entrou na igreja quer botar uma imagem de são de São Santo Antônio de Lisboa é de Lisboa que ele nasceu em Lisboa morreu em Pádua mas ele nasceu em Lisboa ele como é que eu como é
que eu vou eu vou mostrar uma imagem de Santo Antônio para que todo mundo saiba que é Santo Antônio eu tenho que obedeceu uma iconografia Então como vai ser Santo Antônio um frade Franciscano com um livro no braço o menino Jesus em cima dele isso é oficial se eu ponho um santinho assim eu já sei que aquilo ali é Santo Antônio de Lisboa eu não preciso nem nomear quero botar São José vou botar um homem de roupa Hebraica né aquelas túnicas hebraicas de barba cabelo longo segurando o quê um Lírio pode ter Jesus no colo
também como normalmente tem mas pode não ter e são mas o que que vai identificar São José O lírio na mão então isso eu tenho que obedecer eu não posso botar um São José com hábito de monge não não é possível São José não era monge eu tenho que obedecer vou botar a imagem de São Francisco tem que ter o quê as Chagas na mão mão e um um um frad com uma roupa Franciscana vestida com as Chagas na mão essa iconografia na hora da gente compor uma um templo uma igreja isso tem que ser
obedecido não posso botar de qualquer jeito né Isso vai valer para tudo que eu puser dentro da igreja por exemplo vou ter uma imagem de Nossa Senhora que lado fica a imagem de Nossa Senhora sempre à esquerda dos fiéis né os fiéis estão aqui rezando a imagem de Nossa Senhora está aqui e o padroeiro o padroeiro vai est à direita tá essa é a arrumação litúrgica correta outra coisa que a gente encontra também dentro das igrejas romanas Via Sacra Só existe no ocidente tá no Oriente não tem Via Sacra aqui no ocidente nós temos as
14 estações que vão ser rezadas né Elas têm que ser erigidas sempre com a presença de uma cruzinha a imagem da estação da Via Sacra não é necessária a cruz é necessária então se eu quiser botar a imagenzinha do do do do da estação pode fica até mais bonito né mas o que é mais obrigatório é a cruzinha então primeira estação segunda Estação pro fiel poder fazer as estações seguindo a devoção da Via Sacra isso nós vamos encontrar dentro de todas as igrejas de rito Romano tá E toda essa estrutura que nós vimos na igreja
mesa de comunhão Altar elas TM em torno dela tudo tem que ter tem que fazer sentido a sacristia tem que dar acesso ao altar né coisas assim a credencia tem que est aqui desse lado do altar na hora de você celebrar a missa né os Vitrais eles têm que trazer uma simbologia da doutrina da igreja né eu não posso por exemplo botar no Vitral eh uma cena da história do Brasil tá se for por exemplo a primeira missa no Brasil pode ser que caiba em alguma situação mas em geral o que se tem que ter
numa igreja São cenas que lembrem os símbolos religiosos por exemplo a Trindade eu posso pintar na áci de uma igreja uma imagem da Trindade posso como é que eu represento a Trindade iconograficamente vou botar Deus Pai representado por um ancião Deus filho por um homem mais jovem né semelhante à aquele ancião e o Espírito Santo como uma pomba tem que ser assim né ou ou se eu quiser botar Por exemplo algo mais sucinto né eu posso botar por exemplo uma imagem de Nosso Senhor sentado num trono aí vai ter Tod aquelas características do nosso Senhor
aí por exemplo tem uma imagem aqui de nosso senhor e em torno dele aparece uma auréa já viram a auréa dos Santos só que se for uma auréa de Nosso Senhor ela tem que ter forma de Cruz assim é porque eu não desenho muito bem não tá Mas ó tá vendo essa auréola vai est por trás da cabeça de nosso senhor agora se for uma auréola da Virgem Maria vai ser só os esplendores mesmo saindo se for a auréola de um santo é só a auréola pura e simples tudo isso são características da iconografia da
hora em que a gente vai fazer uma igreja para que tudo leve os fiéis a uma oração e ao entendimento da doutrina então a auréola de Nosso Senhor o que que é auréola auréola é um símbolo da santidade da pessoa eum Santo tinha auréa né a auréa é um sinal de santidade daquela alma que tem que estar presente no respeito a essa iconografia né então tudo na igreja tem que ter esse cuidado Vocês já viram que tem umas igrejas que tem um quebra-vento né já viram quebra-vento você entrou na igreja mas você não entrou ainda
porque tem uma outra porta na sua frente que você vai ter que entrar pelos lados por quê Para que o vento não apague as velas na hora do cerimônia Então tudo é pensado nada ali é por acaso a pia de água benta vai tá logo na entrada porque você vai se benzer para se purificar paraa celebração da missa então não faz sentido eu botar a pia de água benta lá perto do altar ela tem que est próxima da porta né pia batismal ela tem que est nos lados da igreja ou numa Capela separada que dê
acesso a ela pela igreja tá então tudo isso por quê Porque para dar um sentido de que a o batismo te leva para dentro da igreja é o que te torna filho de Deus pertencente à igreja tá tudo isso senhores a igreja foi formatando com o passados séculos e ensinando aqueles que no futuro fossem ficar responsáveis por pela construção desses templos o cuidado necessário agora a arte a ser usada sempre deve ser a mais bela possível a mais rica possível porque aquilo ali vai ser oferecido para aquele que criou todas as coisas então não faz
sentido eu oferecer uma coisa sem valor o artístico tem que estar presente né a dedicação a beleza o respeito a iconografia né Eh eu vou como eu acabei de falar eu vou representar um santo cada Santo recebe por exemplo se um santo é mártir ele sempre vai est segurando uma palmaz inha se o Santo ou uma santa são virgens eles vão estar segurando um Lírio né que é símbolo da Pureza se for um santo guerreiro uma espada ou um marte pode também est segurando o seu objeto de martírio São Lourenço segura a sua grelha São
Paulo segura a espada São Pedro normalmente aparece com as chavinhas na mão mas muitas vezes ele tá também com a cruz de cabeça para baixo do lado dele porque ele morreu sim crucificado e assim vai tá essas representações São Roque é sempre a imagem de São Roque é ele levantando uma das partes da calça dele mostrando a ferida que foi curada miraculosamente na vida dele você já sabe que é São Roque né você vai ver Santo Inácio ele vai est com a bandeira do lema da ordem Jesuíta na mão e por aí fora respeitando-se isso
pode-se fazer cois coisas magníficas paraas igrejas pros santuários pras catedrais pras capelas né e fazer com que tudo na vida da igreja leve o homem a se levantar da sua da sua pequenez e ir em busca do Criador e em busca da santidade toda a igreja tem que levar para isso se a igreja não te leva para isso é uma igreja mal feita é uma igreja que atrapalha a vida espiritual e a igreja nunca fez as coisas dessa forma perfeito até aqui tudo bem então senhores agora quiserem tirar algumas dúvidas acrescentar alguma coisa fiquem à
vontade eu tenho uma dúvida quando você falou a respeito das velas das S teria alguma relação com o menorá judaico tem uma herança disso ou não tem nada a ver uma coisa não não não não tem não na verdade eh o menorá tinha o número sete porque o sete é o número da perfeição né E aqui essa sétima vela representa o Bispo a presença do bispo em geral você não vai ver essa sétima vela tá há outros objetos Como por exemplo o tenebrario tenebrarum que é um grande castiçal que é usado na celebração das Trevas
da sexta-feira Santa né é um um conjunto de velas que vão sendo acesas conforme a liturgia vai acontecendo ou sendo apagadas Mas de qualquer forma lembra um pouco o que seria esses ritos de velas judaicos mas é completamente cristianizado né completamente cristianizado e quando assim e dentre as três velas só as duas laterais estão acesas a do meio tá apagada ficado é porque é se tiver uma vela acesa só é sempre a missa rezada por exemplo tem uma variação Zinha por exemplo você vai missa rezada aos domingos missa rezada aos domingos rezada acende-se duas velas
missa cantada o domingo três dia de semana uma vai ter essa variação Zinha né que de acordo com com com o grau da liturgia e o dia que tá sendo rezado então a missa de domingo cantada Ah sende todas as velas né porque é um dia mais mais solene né é isso meus caros alguma coisa senhores queiram acrescentar você comentou é ali no Caim Abel eu acho que era uma coisa mais Rude era como se fosse assim uma pedra separada aonde o altar era era feito o altar de Noé e já foi um altar preparado
entendeu ele pegou uma pedra provavelmente trabalhou ela para ser um altar colocou num lugar de destaque e deixou aquilo só pro altar mesmo então seria um altar mesmo fabricado pela mão humana o outro seria seria religião puramente natural mesmo de oferecer as Primícias num lugar determinado mas geralmente Era em cima de uma pedra né isso aí eu acho que jamais fugiu dessa dessa concepção em época nenhuma perfeito Então vamos fazer uma oração pra gente terminar pai do filho gostou dessa aula quer assistir a próxima ela já está disponível para você entre para membros.com Bosco org
[Música]