bem pessoal bom dia boa tarde boa noite onde você estiver assistindo esse vídeo meu nome é professor rômulo trabalho na universidade federal de rondônia e esse aqui é o canal é o critério hoje nós vamos fazer um vídeo é ad se complicando um pouco assim a ótica americana eu já tenho uma seqüência de vídeos sete vídeos é desenvolvendo um curso básico de semiótica francesa segue o link aí quem quiser acessar e hoje vou me dedicar a cinemática americana fazendo parte do projeto que a gente tem e do plano de trabalho é de difundir as idéias
em ótica americana beleza rola vinheta aí que daqui a pouco a gente fala sobre isso [Música] pessoal estamos de volta aí a semiótica americana ela é está estruturada sobre as idéias do filósofo e matemático charles sanders percy é é as idéias dele elas estão divididas lino muitos textos 3 mil páginas de textos chamado colete papers né no brasil eu conhecia semiótica americana é pela lúcia santa ela professora da puc é é a quem eu devo bastante conhecimento a respeito da da teoria semiótica americana ok felice prognóstico em geral o que ela pode com que ela
pode contribuir neco as nossas análises o que o que ela pode é essa a auxiliar que metodologia pode nos oferecer bem primeiramente não trabalha com linguagens com as linguagens verbais e não verbais artificiais aquelas linguagens criadas e construídas pelo homem tá ela tem um poder muito importante de análise porque ela é lógico operacional ela trabalha com substituições então ela trabalha eu substituo é um signo por uma categoria e então eu vou criando categorias essas categorias servem para descrever a em signos e essa por isso elas estão conectados por meio de uma tricotomia uma relação sempre
de 3 é um onde você tem o exemplo é o ícone o índice e o símbolo que é uma tricotomia dentro do signo dentro do sigma tricotomia mas a gente tem tricotomia por exemplo entre o objeto interpretantes e signo é uma outra tricô também neste vídeo a gente nós vamos é descomplicar um pouco a questão da primeira tricotomia que eu acho que a economia básica que dá um apoio muito grande para o acadêmico o professor que é a tricotomia do ícone índice e símbolo tá e na verdade são o são é descomplicando isso são camadas
de percepção ok são camadas de percepção então vamos usar a seguinte ideia veja mauá algo ao longe e eu não consigo precisar o que é não ter um conhecimento preciso sobre aquilo o olhando ao longe nesse processo cognitivo de entender o que está ao longe e você vê assim apenas um design um formato que dá pra você separar ser uma rodovia e olha lá longe apenas um design no formato ou é um carro pequeno ou é um caminhão néné e você consegue separar eu tô aqui dirigido lá na frente está havendo um carro pequeno esses
desaires a gente está falando de ícone tá e aí depois quando ele se aproxima a gente já vai tendo outras informações a respeito dele e aí esse movimento dele de passar pode ser o índice e se de repente você conseguiu ver a marca do caminhão a gente está falando de símbolo então a tricotomia nossa vai iniciar com esta ou estas é categorias ícone índice e símbolo nessa relação progressiva então essa é uma ferramenta muito útil para fazer análise de propaganda fazer análise de pintura fazer análise de romances fazer análise de poesia porque ela tem um
apelo à estrutural ok então vamos lá bem e seguir então ícone o ícone é considerado a primeira idade é aquela primeira impressão que você tem do signo o signo ele está e estruturado de forma sensorial tá então quando você olha para um objeto a primeira impressão a primeira idade primeira fase do conhecimento que você tem dele é as suas cores o formato né o seu aroma os sentidos então a percepção você olha pra alguma coisa você vai ter percepção isso nós chamamos de economicidade a questão econômica tão as cores então o aroma o design o
formato tá então a beleza a beleza do primeiro olhar atrás a assentada sobre um conjunto de códigos econômicos que faz você falar poxa pessoa bonita né naquele primeiro momento que você encontra assim como os produtos nessa compra la pizza encaixa senhora pra capa da pizza minha foto estampada aquela pizza suculenta né com queijo derretendo e tal muito recheio na verdade nem é né então a economicidade esse primeiro momento e o que seria do mundo infantil seus ícones e as cores rosa lilás é repleto de cores a criança é muito econômica ela tem essa coisa de
cidade do rock então a primeira parte é a ícone cidade tatham representado pelos órgãos do sentido primeiro momento aí da compreensão semiótica do entendimento sem ótico e aí assim abre um parêntesis pra lá pra afirmar que não é por ser a primeira etapa do conhecimento e ela é mais simples na verdade é mais poderosa né na maioria das vezes você decide por exemplo comprar alguma coisa é no seu inconsciente e aí eo ícone ele atua no seu inconsciente porque se você tem é lembranças de cores você tem lembranças de sabores lembranças de aromas são informações
seria óticas que estão guardadas dentro de você tá então a economicidade é muito importante beleza a segunda fase desse desse movimento de compreensão do signo é quando um signo está o estourado sobre o índice então o que é o índice tem uma relação indicial com o objeto se o ícone ele tem uma relação é visual o índice ele tem uma relação é de de manifestação ou ruins e tem uma relação de manifestação então se eu vejo ao longe um carro um caminhão quando ele passa por mim movimento dele na pressão que ele coloca no né
eu tenho a sua manifestação ok então os índices são as manifestações tá tão pessoal a gente tem essas duas fases um exemplo muito prático disso é quando a gente tem a questão do ícone e do índice numa cena de crime se eu estou vendo ao longe o sangue eu sei que tem uma marca econômica ali que vai levar a um objeto delituoso mas ele não vai me demonstrar exatamente o nível desse delito se foi só uma facada ce foi só um esbarrão o nariz sangrando então quando me aproximo da cena do crime e tem mais
elementos então tem por exemplo pegadas é no sangue eu tenho uma bala então eu tenho indícios que vão levar pra mim é um objecto crime objeto delituoso e naturalmente no direito é importante frisar que os índices eles são signos que vão levar até o agente delituoso né é às vezes não são as provas contundentes à é esse uma gravação uma testemunha mas são marcas que levam até uma autoria e isso serve muito para semiótica porque o que são os índices então você pega um romance aí nesse romance você começa a ler o personagem começa a
se manifestar palavra boa com isso é essa manifestação ele começa a ter uma conduta diferente ele sai à noite e volta de manhã você não sabe o que ele fez e não sabe o que está fazendo então é uma manifestação inicial interessante do que o que será que ele está fazendo mas nos leva a pressupor uma série de coisas nos leva a pensar que ele pode sair pra que amante ele sai pra matar ele sai para se divertir ele sai porque ele é um lobisomem então os índices levam até uma identidade signo ao significado que
a gente né não tem domínio dele mas no suscita nos traz especulações e como airton sena né [Música] oitocentas antes de do fatídico acidente ele sentou estava com o rosto marcado por um grupo certos olhares distantes certos pensamentos menções de pensamentos absurdos e tudo isso são indícios que as pessoas usuário isso são indícios de que ele sabia que ia morrer né isso bem pra gente interessante porque nós da senhora que nós temos que entender as ferramentas os ícones e os índices e os símbolos porquê porque eles vão levar até as especulações até nós estudarmos os
sentidos e os sentidos eles vêm dessas especulações dessas possibilidades dessas interrogações e busca de evidências que nos dê sustentação e por fim os símbolos os símbolos é a última etapa quando a gente quando hoje os signos ele já são legitimados por um grupo social então você tem as marcas você tem a cruz que é um símbolo poderoso senão todo mundo conhece [Música] hum joão já a ua [Música] [Música] o que eu posso trazer de novo a respeito do símbolo é primeiro que um símbolo ele passa por esse processo de reconhecimento primeiro ele nasce ícone é
um sinal qualquer depois ele nasce índia se manifesta né e aí até tomar uma identidade e aí quando é conhecido por mais de uma pessoa por duas mil pessoas por 10 mil pessoas pela humanidade inteira pela história inteira eu tô falando de símbolos e o símbolo ele tem uma característica muito importante que a legitimação e legitime legitimado por um grupo social é bem legal tá então assim o que nós temos um movimento do ícone do índice e do símbolo então quando eu olho uma pintura por exemplo onde é legal eu olha para uma pintura e
aí essa pintura tem cores ela tem traços pinturas impressionistas namoradinha aí então você pega pintura impressionista tenha fim pura da pessoa mas ela tem traços sombreados sombras jogos luzes são aspectos econômicos essa parte da cultura essa parte do desenho por outro lado quando eu pego a manifestação artística de dentro grito do bank né os zeros do de chegar perto esses quadros que eles têm uma certa manifestação inicial né é seja na figura utilização ou não então seja uma mulher sentada triste olhando ao la ao léu né ou seja uma marca no chão que indica e
um crime estou falando de índices e o simples e quando eu uso elementos na minha obra que são legitimados então quando eu uso uma bomba que todo mundo sabe que é um símbolo quando eu uso qualquer elemento da figura atividade né e aí vai uma dica o abstrato ele não vai até o símbolo o abstrato ele vai o ícone o índice porque porque ele não traz o símbolo de permite wuta é ele simplesmente suscita ele não tem figuras utilização uma figura conhecida não é simbólico ele é pré simbólico ele ele ainda não está no nível
já simbólico ok bem essas aí então são algumas dicas alguma algumas facilitações para a gente entender esse percurso do ícone índice e símbolo que são categorias que a gente deve olhar nas obras artísticas principalmente nas artes visuais principalmente nas propagandas que usa muito isso né no cinema na no jornalismo nas capas de revista ok não é e aí dependendo do uso desses dessas categorias de ícones 25 golos a gente tem efeitos tá ea literatura usa muito isso a literatura lusa bastantes esses efeitos econômicos do efeito sindiciais efeitos simbólicos ok bem espero que tenha isso tido
o efeito aí apenas uma facilitação de alguns dos três concelhos semióticos ea gente vai dar seqüência nesse material aí fazendo análise da poesia tá vou pegar uma poesia gente vai fazer a análise dessa poesia e para entender como é que a gente pode aplicar os rigores índices e símbolos quem gostou da une quinzinho aí se inscreva no canal para receber conteúdo novo abraço pra todo mundo [Música]