Não existe um erro em quem quer começar a fazer dieta. Que absurdo! Você pode estar começando a fazê-lo ou então pode até já ter feito, pensando em fazer, e eu vou resolver esse pepino para você.
Ó, vou fazer o seguinte: antes da gente já começar gigante nesse conteúdo, aí já mete o dedo nesse like, se inscreva também aqui no canal, e isso aí dá uma moral pra gente, é super importante. Mas qual é o erro que você comete? Ou a grande maioria das pessoas comete?
É o seguinte: primeiro, você está comendo de forma desregrada, vamos dizer assim. Aí você se percebe, em determinado momento, que está acima do peso e aí você fala: "Mas, ou então, ele dieta, né? Quem nunca?
" E olha que esse não é um erro só de iniciante, não, hein? Muita gente começa isso aí, até pessoas mais avançadas! Sabe que nem precisa fazer, na verdade, um exercício grande para isso.
Eu falo porque já enfrentei isso com vários dos meus alunos. Mas vamos lá, que erro é esse então? Numa dieta muito restritiva, e é isso mesmo que você entendeu, algumas pessoas saem de uma rotina alimentar X, comendo de forma livre, e aí elas já entram numa rotina alimentar, numa dieta super fechada, tipo dieta do abacaxi, dieta da uva, dieta do chá, dieta líquida.
O que você faz, assim, de forma drástica, é reduzir muito, mas muito mesmo, a sua ingesta calórica, e isso é péssimo. Calma, já vou explicar! Outras pessoas não mudam.
As pessoas falam: "Não, vou comer de forma certinha e tal, né? Em forma saudável, tipo batata doce, frango, uma saladinha, né? " Mas acabam cometendo o mesmo erro, diminuindo demais.
Aí, o que acontece? Gente, quando vocês fazem isso, dois erros aí estão, né, juntos. Primeiro, você agride de forma muito intensa o seu organismo e o seu metabolismo.
E aí você vai perder peso porque, nesse momento, algumas pessoas que estão assistindo pensam: "Mas eu perco peso! E é verdade, você perde peso! " Mas o que acontece é o seguinte: você perde muito peso de forma rápida.
Sei lá, em uma semana, duas semanas, você perde 10 kg. Mas boa parte desse peso foi de água, beleza? Vende glicogênio muscular, que é uma reserva de carboidrato que você tem dentro do seu músculo.
Beleza? Gordura mesmo, você perde pouco. E aí, como eu estava dizendo, seu corpo entende isso como uma agressão muito intensa.
Imagina que seu corpo pensa o seguinte: "Ferrou, né? A gente vai morrer agora porque não tem mais energia, não tem mais comida. " E aí ele reprime o seu metabolismo.
E aí vai ficar cada vez mais difícil para você perder peso. Mas assim, se você já fez isso, sabe que estou falando a verdade. E aí você continua naquela dieta e, daqui a pouco, você está comendo alface e bebendo água, e o peso não baixa, né?
Porque o seu corpo entrou em sistema de defesa absoluta contra essa maluquice que você está fazendo. E aí o que acontece? Chega uma hora que você não aguenta mais, né?
Se torna insustentável manter uma dieta desse jeito. Então, receita: e aí você sai da dieta. Nossa!
Aí o bicho pega, hein? Porque, na hora que você sai, primeiro, você pode até gerar uma compulsão alimentar, tá? Mas eu não vou nem entrar nesse mérito.
Mas primeiro, mano, você começa a comer de forma livre de novo e aí você está com vontade de comer um monte de coisa, e você sai comendo um monte de coisa. E aí o que você estava comendo aqui, em calorias, você joga aqui ó, e o seu corpo, que estava pensando que ia morrer, agora ele fala assim: "Beleza, chegou comida! Então, já que chegou comida, eu já vou armazenar o máximo que eu puder porque se essa pessoa infeliz fizer isso de novo, eu estou preparado.
" E aí você engorda mais do que estava antes, não é assim? Sei lá, a pessoa estava com 80 kg, ela fez uma dieta louca, desceu para 70 kg e depois engordou para 85 kg. Quem é?
E aí você entendeu um pouco mais a fundo como é que funciona o famoso efeito sanfona. É isso, é o efeito sanfona! Gente, para vocês terem uma noção, e ainda falta uma coisa, um ponto importante que eu vou fazer já já.
E aí, para vocês entenderem: em média, 5% só, 5% das pessoas que emagrecem conseguem se manter magras. Gente, a estatística não tem pra onde fugir, tá? Porque a pessoa se baseia na dieta e nos exercícios, e isso não é sustentável.
A pessoa precisa mudar a mesma forma de viver, né? O famoso lifestyle. Aí sim!
Tá mais calma, a gente volta nesse assunto já já. Qual é o outro ponto que não pode, né? Que é um grande erro.
Quando você faz isso, a dieta para ela funcionar, como que é? Imagina assim: imagine uma escada. Tá?
Imagine que você está, num certo pecado, me diz como sempre de dieta. A ideia é que você desça, sei lá, um degrau. Por aí, eu falei em calorias, tudo bem.
Então, se o seu metabolismo, e detalhe: mais ou menos, vai duas mil calorias, você vai começar a ingerir 1. 700, 1. 400, 1.
600 calorias, perdão. E aí, quando você estacionar de novo, aí você começa a perder peso. Quando você estaciona, aí baixa mais um degrau.
Aí você baixa, sei lá, para 1. 500, 1. 400 calorias.
Aí você vai continuar perdendo peso. Aí você desce. Mas, vou pegar, você entendeu?
Então você vai descendo esse degrau em degrau. Essa é a ideia! Quando você desce muito.
. . Uma vez você fica sem ferramenta, depois você não tem como descer.
Depois aí entra o que eu falei agora há pouco: chega o momento em que a pessoa está comendo alface e bebendo água e não está conseguindo perder mais peso. Se ligou como é que é? Então, nesse momento, você deve estar pensando: "Laércio, tá, e então como é que eu faço, né?
E aí, para onde eu vou? Que caminho eu pego? " Seguinte: primeiro, você precisa saber quantas calorias o seu organismo gasta por dia.
Beleza? E isso existe na taxa metabólica basal e na taxa metabólica total. Eu vou colocar um vídeo aqui ó, que eu ensino você a fazer esses cálculos.
Depois disso, se você quer emagrecer, vamos imaginar as duas mil calorias, tá? Se fez as contas e tal, e chegou lá em duas mil calorias, beleza. Você vai colocar de déficit calórico (gente, chama assim, tá?
). Você vai subtrair da sua dieta cerca de 300 a 400 calorias. Se você quiser ser mais agressivo, 1500 calorias, mas não recomendo.
Fica ali em 300 calorias que já vai dar super bom. Se você está sem fazer dieta e vai começar, meu, a grande maioria das pessoas, então, uma dieta normocalórica, que é consumir o que gasta, a pessoa já emagrece. Mas vamos colocar aí 300 calorias de déficit e você vai fazer isso enquanto o seu organismo estiver respondendo.
Algumas pessoas falam: "Larissa, mas eu fico quanto tempo assim? " Para mexer, não sei, tá? A ideia é: não sei quanto tempo o seu organismo vai responder.
Enquanto ele estiver respondendo, não tem porque você mexer. Você concorda comigo? Aí, a hora que você sente que estabilizou, você tira mais 300 calorias e ele vai voltar a responder.
Gente, é fácil, é simples. Até se você analisar de uma forma mais ampla, você vai falar: "Nossa, mas é até lógico. " É isso mesmo, porque é até lógico.
E muitas pessoas erram porque querem um resultado rápido e, fazendo certo, o resultado já é rápido. Mas, fazendo essa forma extremista, o resultado vai ser de uma velocidade semelhante. Eu falo em respeito à perda de peso: caramba, quatro!
Um pouco menos, mas você, não fazendo errado, perde muita massa muscular. Você, ah, tá, vai diminuir o peso na balança, mas é uma coisa horrível de se prender. Beleza?
Então, assim, faça da forma certa. Eu estou aqui falando para você de dieta e etc. Estão abertas as inscrições do New Shape, que é um projeto de três meses que eu e toda minha equipe vamos te ajudar a colocar esse shape.
Esse ano tem um link aqui embaixo para você conhecer mais. Valeu e até o próximo!