Oi gente, tudo bem com vocês? O vídeo de hoje é um vídeo muito especial, eu acho que é o primeiro vídeo em pé, que eu faço na história desse canal. Que é um vídeo de dica que, assim, há um tempo, eu estou querendo gravar, que é um vídeo juntando dicas não só para você fazer apresentações interessantes, mas para você perder o medo de falar em público, para você saber se comunicar.
Não só para quem, por exemplo, está na escola ou na faculdade que precisa fazer alguma apresentação de trabalho. Mas também para quem trabalha, para quem tem que fazer reunião, para quem precisa fazer palestra, qualquer tipo de comunicação e tenha dificuldade para atrair a atenção das pessoas e tudo mais. Então, basicamente o vídeo de hoje vão ser dicas para se comunicar em público, para fazer apresentações interessantes e todo tipo de coisa.
Então assim, como não podia ser diferente, eu planejei uma apresentação para esse vídeo, para apresentar as dicas de uma forma dinâmica, para vocês entenderem melhor o que eu quero dizer. Então gente, para fazer esse vídeo, eu fiz uma apresentação de slides. Porque sim, eu acho que slides são a forma mais digamos “entediante” de você fazer uma apresentação.
Então eu quero, com essa apresentação de slides, dar várias dicas de como você se comunicar bem, de como você fazer uma apresentação interessante, se portar em público e tudo mais. E a primeira dica vai ser justamente essa, a primeira parte que você tem que pensar é na hora de montar sua apresentação. E assim, a coisa mais importante que você tem que estar pensando, tendo em vista o tempo todo é o seu público, isso não só na hora de montar a apresentação, mas na hora de você apresentar, de você falar, de você se portar.
Você tem que pensar para quem que você está falando, porque assim, se eu for falar, por exemplo, para uma plateia de homens de negócios, eu vou fazer um tipo de apresentação. Se eu vou dar uma aula numa escola de ensino fundamental é outro tipo de apresentação, é outro tipo de voz, é outro tipo de linguagem, é outro tipo de slide. Por exemplo, às vezes numa apresentação muito formal esses meus slides nem poderiam ser utilizados.
Então você tem que lembrar sempre o seu público, o seu público tem paciência para uma apresentação longa? O seu público quer ouvir uma linguagem descontraída? O seu público tem disposição, o seu público vai entender o que você está querendo dizer na linguagem que você está dizendo?
Então sempre pense no seu público. E a segunda dica, é você fazer slides bonitos com imagens, coisas atrativas, porque assim as pessoas independente da idade, as pessoas são igual criança, elas se atraem por coisas brilhantes por coisas coloridas, por coisas atraentes. Por exemplo, esse slide tem até os desenhinhos, mas pode ser que a pessoa da apresentação esteja nem lendo o que está escrito.
Então uma dica interessante, é fazer slides que sejam bonitos esteticamente, que tenham imagens, que tenham GIFs, porque pelo menos em apresentação de PowerPoint os GIFs mexem. Então é uma alternativa muito interessante para você tornar um slide mais atraente, assim, eu acho muito enfadonho, muito cansativo por exemplo, quando eu vou em uma aula da faculdade que o slide é preto com as coisas escritas branco, é muito entediante, dá vontade de morrer. Então assim, uma dica muito interessante é justamente isso, você fazer slides bonitos, fazer apresentação bonita, diferente, usar imagens, coisas que vão atrair a atenção do seu público.
Outra coisa importante também, você colocar poucas palavras na apresentação, isso por dois motivos: Primeiramente porque as pessoas, elas vão ficar menos tempo lendo. Elas não vão ter, por exemplo, se forem copiar, elas tem menos coisas para copiar, elas têm menos coisa para ler, elas vão prestar mais atenção em você. E, principalmente se for uma apresentação de trabalho parece que você tem muito mais eloquência do que você está falando quando tem pouca coisa escrita no slide, por exemplo, com poucas frases eu estou conseguindo falar aqui para vocês com eloquência.
Agora se tivesse muita coisa escrito no slide e eu ficasse lendo, parece que eu não entendo o conteúdo. Então, principalmente quando você for apresentar algum trabalho, apresentar alguma reunião, coloque poucas palavras, palavras-chave. Para você, por exemplo, estou apresentado uma aula sobre Revolução Francesa, escreva apenas jacobinos, se você com a palavra souber desenvolver o assunto, não só seu público, mais seu professor, todo mundo que tiver vendo vai perceber: "Nossa!
Como essa pessoa entende do que ela está falando, ela não precisa ler o slide com uma palavra só, ela já sabe o que dizer para todo mundo. " Outra dica super importante, não só para você tornar sua apresentação atrativa, mas também para você envolver as pessoas e melhorar algum conteúdo para as pessoas aprenderem melhor que você está querendo dizer, é você ou começar ou fechar sua apresentação com a participação de público. Então, por exemplo, se é uma coisa que, eu faço licenciatura em história, a gente aprende muito isso, na hora de planejar a aula.
Para você começar a dar aula para os alunos, uma ideia legal é por exemplo, eu vou dar uma aula de Revolução Francesa, antes da aula começar, você mostra uma pintura para a pessoa. E perguntar o que você entende dessa pintura? O que que você acha que a aula de hoje vai se tratar?
O que que você acha, por exemplo que o Dom Pedro I fez no Brasil? Por que você acha que ele é importante? Então assim, sempre começar ou então terminar trazendo reflexão, trazendo perguntas, trazendo a participação mesmo do seu público na sua apresentação.
Outra coisa super importante também, é você usar exemplos para gerar identificação com público, para ter certeza que eles vão entender tudo. Pode inclusive usar casos da sua vida, coisas mais interessantes que as pessoas, elas vão se identificar. O importante da sua apresentação, é justamente isso, é você conseguir fazer o seu público se identificar com você de alguma forma, entender aquilo que você está falando, entender o que você está passando, entender aquele conteúdo.
Então assim, use exemplos, use imagens, pode usar até casos da sua vida. E isso é uma boa ideia também, não só para a pessoa entender o que você está querendo dizer, mas também quando você estiver vendo que, por exemplo, você está dando palestra longa, uma aula longa e as pessoas perderam atenção, fazer um exemplo, fazer alguma piada, fazer alguma coisa diferente, trazer uma imagem, é uma boa forma de puxar atenção das pessoas de volta, quando elas já estão dispersas. Então assim, é um caso muito comum, às vezes você está vendo uma longa e você já está quase dormindo.
E aí, o professor fala alguma coisa interessante e sua atenção volta e aí você continua prestando atenção. Então, essa é uma boa ideia também. E a última dica para tornar sua apresentação muito útil, né?
Principalmente, se você tiver dando uma aula, dando uma palestra, dando alguma comunicação que você precisa que a pessoa absorva aquilo que você está falando, retome tudo que você falou no final. Resuma aquilo, faça um slide contendo um resumão de tudo que você falou para a pessoa que perdeu alguma parte da apresentação poder recapitular. Para pessoa poder memorizar, para a pessoa lembrar de tudo aquilo que você falou, principalmente se for uma apresentação longa.
Outra dica também, em relação a papel. Primeiramente, você tentar não ler o slide, não ler o papel. Óbvio que assim, por exemplo, eu estou vendo aqui os tópicos que eu estou falando, mas principalmente se você colocar um texto ou uma coisa assim, tenta não ficar lendo slide.
Porque você é muito diferente, por exemplo, eu estar falando desse jeito que eu estou falando ou então se eu estiver falando, prefira não ler o slide ou papel, se for ler, olhe para o público nas pausas do texto. É totalmente diferente eu estar lendo e eu estar só usando de colinha e falando. Então dê preferência a você não ficar lendo, justamente para você mostrar que você sabe do assunto, para você mostrar que entende, para você se envolver cada vez mais com seu público.
Outra dica importante também é se você for ler alguma coisa, você olhar para o público nas pausas do texto, eu vou exemplificar para vocês pegando um livro aqui qualquer. Vou mostrar duas formas diferentes de fazer uma leitura de texto: “Essa documentação, particularmente vasta, repousa em larga medida no modo errôneo de colocar o problema. De um lado desejo de afirmar originalidade da arquitetura Cristã, isso não passa de um avatar da corrente de pensamento que sempre se preocupou em proclamar a autonomia do fenômeno religioso.
” Esse foi o jeito de ler, agora eu vou ler de novo, olhando para o público, tentando envolver o meu público naquilo que eu estou lendo. “Essa documentação, particularmente vasta, repousa em larga medida no modo errôneo de colocar o problema. De um lado o desejo de afirmar a originalidade da arquitetura Cristã, isso não passa de um avatar da corrente do pensamento que sempre se preocupou em proclamar a autonomia do fenômeno religioso.
” Vocês percebem a diferença, quando você olha para o público, quando você tenta envolver, quando você tenta mostrar, eu estou lendo, mas eu estou prestando atenção na reação das pessoas? Isso é uma dica muito interessante para você envolver as pessoas na sua apresentação. Outra dica muito importante para mostrar que você sabe daquilo que está fazendo, para mostrar que você tem domínio do que você está falando é: quando você for ler alguma coisa, deixe isso bem claro.
Então, por exemplo, eu estou falando sobre a arquitetura Cristã desse livro aqui que eu estou lendo. Então ao invés de eu simplesmente falar a arquitetura Cristã é isso, isso e aquilo, ao invés de falar isso eu falo: “Como já disse o autor Georges Duby, a arquitetura Cristã é sei lá o que, sei lá o que. ” Um exemplo bem bobo, mas, porque às vezes a gente, por exemplo, só lê um slide e parece que a gente não sabe, parece que a gente está se apropriando das palavras de outra pessoa.
Mas quando eu falo de acordo com tal autor, as ideias são essas, a pessoa que está aqui assistindo entende: "Ah, ela está citando uma autoridade. Ah, ela está citando um autor. Ah, ela está citando uma pessoa, ela não está simplesmente colando porque ela não sabe, ela está pegando a frase uma pessoa para enriquecer a apresentação.
" É totalmente diferente, eu, simplesmente, sair lendo slide, de eu falar de acordo com tal autor ou a ideia geral, o conceito formal do fenômeno e esse. . .
É totalmente diferente. Outra dica importante também para sua apresentação física, para a estética da sua apresentação é: se você for usar um papel, algum apoio, você use ou um cartão, um papel pequeno ou então você usa uma prancheta, né? Prancheta passa um profissionalismo, você querendo ou não.
Ou então você use um livro, você use uma anotação organizada. Porque assim, é muito mais bonito, por exemplo, eu usar um cartão para minha apresentação, né? Para ver as coisas que eu tenho, para ler, do que, por exemplo, se eu pegar uma folha de papel e ler a folha de papel, né?
Porque, por mais que, por exemplo, uma apresentação dê trabalho, o professor não vá ler o que eu escrevi na folha, só de ele ver que eu fiz uma cola bonitinha, né? Só de ele ver que eu fiz um cartão, que eu peguei uma prancheta, que eu estou usando um livro de base para fazer apresentação, já passa um profissionalismo muito maior. Então, prefira cartões, prefira papéis bem cortados, prancheta, prancheta é uma coisa simples que você compra em qualquer papelaria por R$5,00 e muda totalmente a imagem que você passa para o público que você está falando.
E assim, se possível, não use material nenhum, use só slides e tudo mais, mas é uma dica interessante, você sempre ter esse papel. Eu recentemente, eu fui na apresentação de um TCC que uma pessoa estava apresentando a sua pesquisa e acabou a energia na universidade e acabaram os slides, mas ele na maior tranquilidade falou: "ah não, acabou a energia, mas eu continuo a minha apresentação. " Olha que domínio que a pessoa tem, só de falar não tem problema, não preciso de nada disso, conhecimento está aqui na minha cabeça eu posso apresentar sem nada.
Então tente passar essa confiança para as pessoas, a gente vai falar disso mais tarde. E outra dica interessante é você usar sinônimos na hora de ler os slides. Então assim, se por exemplo, eu ler aquilo e falar com as minhas próprias palavras, parece que eu tenho entendimento maior daquilo.
Então tente usar sinônimos, tente ler só que falar de outra forma né, faça esse raciocínio rápido na sua mente que passa mais uma vez que o público como você entende aquele assunto. Outra dica superimportante, também eu já falei, é você trazer coisas diferentes na sua apresentação. Provavelmente você já percebeu como que esse slide é muito mais interessante do que todos os outros slides que eu já vi até agora.
Justamente porque ele tem imagem, porque ele tem figuras, que ele tem coisa interessante. Isso não só se você tiver apresentando alguma coisa, mas, por exemplo, eu que estudo história se eu trouxer, por exemplo, uma moeda antiga, se eu trouxer um artefato. Pessoas que estudam biologia se trouxerem uma maquete, um modelo, alguma coisa diferente para enriquecer a aula, isto torna muito, muito mais interessante.
Então, tente sempre trazer alguma coisa diferente. Porque assim, as imagens puxam a atenção da pessoa, a pessoa se interessa muito mais por aquilo. Então tente sempre trazer coisas diferentes para a apresentação que ela vai ficar muito mais interessante e muito mais atrativa para quem tiver vendo.
Outros recursos também que você pode utilizar: imagens grandes. Tem até um ditado que fala “você quer grande impacto, coloque uma grande imagem”, né? Então, por exemplo, se eu for dar uma aula de Independência do Brasil, uma ideia legal é mostrar essa imagem bem grande para o público e perguntar o que você entende dessa figura?
Quem é essa pessoa no meio? Quem que vocês acham que é essa pessoa? As pessoas da pintura parecem felizes, parecem tristes?
É um jeito de cativar o público, a imagem, ela causa impacto, imagens grandes causam impacto, então é uma forma interessante de chamar a atenção. Outras alternativas interessantes podem ser também, usar gráficos, usar tabelas, usar mapas, números grandes, né? Principalmente para pessoas de empresas que fazem reuniões, coloque números grandes para causar um impacto bem grande.
Para mostrar, por exemplo, a meta da empresa, para mostrar o tanto que você fez, aumento de alguma coisa, números grandes causam grande impacto, né? Se você consegue até se impressionar, se orgulhar do seu trabalho com número grande assim. Colocar dados, estatísticas, números, até mesmo para dar mais credibilidade para aquilo que você está falando, mostrar ah, não é à toa que eu estou falando sobre isso, 90% dos brasileiros tem interesse em saber.
Opa, imprevistos. Usar também linha do tempo, para gente da história é uma coisa muito útil, então se você usar vários recursos para tornar sua apresentação mais interessante. Isso também para empresa é um recurso que eu consegui pelo menos nesse slide, para você, se estiver planejando alguma coisa, colocar uma imagem no celular ou qualquer coisa assim.
E agora um pouco sobre linguagem corporal, uma coisa que a gente conversa muito, pelo menos na área da licenciatura de quem dá aula. É que mais importante ainda que saber o conteúdo, é você fingir que sabe. Você mostrar por meio da sua linguagem corporal, da sua linguagem, da sua forma de falar, que você sabe aquilo.
Eu posso assim, estar falando sobre física, que é um assunto que eu não entendo nada, mas eu consigo, eu pelo menos consigo fingir que eu entendo, consigo fingir aí o meu entendimento, para passar uma certa credibilidade. Então assim, porque eu sei que isso é uma coisa que deixa muita gente nervosa. Fica pensando, eu não consigo, é um assunto muito difícil, as pessoas não vão entender.
Você não precisa fazer isso. Você não precisa pensar que é difícil, você só precisa atuar de forma que você saiba, que você vai passar muita credibilidade e as pessoas, com certeza, vão acreditar no que que você está falando. Se você falar com jeitinho, você consegue até convencer as pessoas de que a lei da gravidade não existe.
Você tem, justamente, que mostrar para o seu público que você entende, mostrar convicção, mostrar domínio e a linguagem corporal é uma forma muito boa e de atuar, simplesmente. Mostrar você sabe ou então, caso você não sabe, você consegue atuar também perfeitamente. Então assim, algumas dicas interessantes são.
Primeiramente, você fala mais para a turma, do que para o professor, né? Porque, por exemplo, se eu ficar fazendo apresentação só olhando para a televisão, é totalmente diferente de eu falar olhando para a câmera, olhando para quem está me assistindo. Outra dica interessante é não falar "para dentro".
Eu chamo de falar para dentro, por exemplo, existe uma diferença muito grande entre eu falar mais baixo, eu falar assim como se estivesse conversando comigo mesma e eu falar para o público. Eu falar mais alto, eu falo com mais entonação, eu falar para fora, engolir a saliva e falar com clareza. Então assim, existe uma diferença muito grande que falar para dentro, que tipo você estar conversando sozinho e falar para fora, falar para os outros.
Você está se comunicando com as pessoas, você não está conversando sozinho. Outra dica muito importante, que vocês já perceberam, é você circular, você caminhar, você se apontar, você encostar. Para você justamente se sentir mais à vontade.
Isso é uma dica boa para quem fica muito nervoso em apresentação, né? Ao invés de você, por exemplo, ficar tremendo as pernas ou você ficar nervoso, ao invés, de você, por exemplo, ficar tremendo a mão, o papel, a prancheta. .
. Você gesticular. Isso é uma coisa que eu já faço muito naturalmente, mas vocês podem ver, por exemplo, os meus vídeos antigos ou ver antes, por exemplo, eu começar a dar aula, eu falava de uma forma totalmente diferente.
Hoje é natural para mim, gesticular, mas caso você não tenha o hábito, é muito mais interessante do que você, por exemplo, ficar assim ou ficar com as mãos atrás, com as mãos no bolso, ou qualquer coisa do tipo. Então comece a treinar, fazer movimentos circulares ou então pontuar, numerar quando você fala de alguma coisa, você apontar para aquilo que você está falando. Isso até ajuda as pessoas a absorverem aquilo que você está tentando passar, quando você aponta, quando você numera, quando você mostra.
Faz uma diferença enorme na sua apresentação. E outra dica é você sempre mostrar tranquilidade. Não tem problema se você gaguejar, não tem problema se você se esquecer das coisas, não tem problema nenhum.
Desde que você mostre tranquilidade. Por exemplo, se agora der pau e aqui a televisão desligar eu vou ficar nervosa, mas eu vou fingir que eu estou tranquila e vou falar: "não, vou pegar minhas anotações e vou continuar a apresentação. " Ou então falar: "nossa, tinha alguma coisa que eu precisava mostrar e agora não vai dar mais.
" Mostrar sempre tranquilidade. Então, por exemplo, se você gaguejar não tem problema, as pessoas que sabem, geralmente, elas gaguejam mesmo. Porque, por exemplo, se estiver falando “a Revolução Francesa aconteceu em 1789 na França, começou em Paris” tipo assim, você entende que eu sei o que eu estou falando, mas é normal gaguejar, é normal esquecer.
Desde que você demostre tranquilidade, uma coisa é falar “a Revolução Francesa começou em 1. 700 e. .
. e 89” outra coisa é eu falar “a Revolução Francesa começou em 1789 na França” é totalmente diferente, então sempre aja com tranquilidade. Você pode ter esquecido tudo que você for falar, finja que você sabe, que você vai se dar bem.
E a última dica é para quem tem nervoso, para quem tem medo, para quem tem vergonha de falar em público. Isso é totalmente normal, 100%. Eu mesma quando eu comecei a fazer meus vídeos, eu tinha muita dificuldade de falar em público.
Me lembro perfeitamente da primeira vez que eu tive que dar uma palestra foi um nervoso muito grande para mim, nossa, Deus, eu quase passei mal, literalmente, no dia de tão nervosa que eu estava. Então, eu vou passar algumas dicas para você superar o nervosismo, para vocês superarem o medo de falar em público, que é uma coisa super normal. É esperado que você tenha medo, a não ser que você já tenha nascido com gene de um grande ator, de um grande radialista, que você não vai ter medo de falar em público.
A primeira dica é você treinar apresentação antes. É, por exemplo, colocar um gravador no seu celular, falar toda a sua apresentação para você ter uma noção de quanto tempo você vai precisar, de quais partes que você tem mais dificuldade ou mais facilidade, para você depois se ouvir falando e ver o que falta melhorar ou o que falta piorar. Então treine a apresentação, faça sua apresentação para alguma pessoa que não entenda do assunto para ver se essa pessoa está entendendo.
Então, por exemplo, quando eu faço as minhas aulas de história eu mando para o editor, eu falo, editor se você não entender alguma parte do meu resumo me avisa que eu refaço, porque se uma pessoa normal não está entendendo que eu estou querendo dizer, quem que vai entender, né? Então, faça sua apresentação para algum amigo, algum familiar, para ver se esta pessoa está conseguindo te entender, porque assim qualquer um, qualquer pessoa pode te entender. Pode ser que você esteja apresentando uma teoria quântica, apresente ela para alguma pessoa leiga no assunto e veja se ela consegue entender, porque se ela conseguir entender, sua apresentação está perfeita para qualquer público.
E isso é importante também, até para vocês perderem o medo. Saber que o conteúdo, ele não importa tanto assim. Eu já vivi uma situação, por exemplo, em que eu tive que fazer uma apresentação de trabalho sobre o mesmo tema que outro grupo na faculdade, o outro grupo tinha lido muito mais livro sobre o assunto, tinha feito uma apresentação muito mais teórica.
A minha apresentação tinha muito menos conteúdo, mas era apresentação sobre uma cientista. Eu levei fotos dela, eu levei vídeos, eu levei as teorias dela, consegui levar vários recursos e a minha apresentação que era muito mais pobre de conteúdo, que ficou muito mais enriquecedora para as pessoas, atraiu muito mais as pessoas. Então o que importa nem um conteúdo que você fala, que você está falando, é a forma com a qual você transmite isso.
Então fique tranquilo, porque não importa se você é leigo no assunto que você está falando, se você, às vezes, você pode fazer apresentação e ela pode ser negada pela sua empresa. Sempre faça apresentação com o coração mesmo e mostrando o seu melhor, porque o conteúdo não importa, o que importa é você demonstrar tranquilidade, demonstrar que você sabe falar aquilo, que você entende daquilo. Outra dica importante também é para quem tem dificuldade em olhar para as pessoas, né?
Porque eu entendo muito difícil olhar as pessoas nos olhos quando você está fazendo apresentação. Uma dica Importante é você, ou olhar para pontos fixos, né, pontos na parede, quadros que tenha na parede, para porta, para janela, para pontos fixos, ou então você olhar para o nariz das pessoas. Porque quando você olha para o nariz das pessoas ou para a testa delas, a impressão que a pessoa tem que você está olhando nos olhos.
Então você fica muito menos nervoso, você não precisa encarar a pessoa, mas a pessoa, tem a impressão de que você está olhando para ela e prestando atenção nela, é uma dica que salva vidas. Outra dica importante também é você lembrar que, principalmente apresentações corriqueiras de escola, esse tipo de coisa, ninguém lembra dessa apresentação depois, né? Pode ser que você veja esse vídeo e daqui a dois dias você nem lembre mais do que aconteceu.
Então assim, eu posso pagar o mico que for, um dia isso vai ser esquecido. Então não fique nervoso, sua apresentação pode ser maravilhosa, ela pode ser ruim, você pode pagar um mico, pode cair, escorregar, cair em cima da plateia. Depois de um tempo ninguém vai se lembrar disso, então não fique se cobrando demais, não espere que você vá fazer a maior palestra da sua vida, não se preocupe com isso.
Se preocupe simplesmente de passar aquela informação. Porque, principalmente, apresentação de escola, faculdade, geralmente quem mais presta atenção, nem são seus colegas de sala, é o professor. Então não fique pensando, não fique muito preso nisso de "ah o que que eles vão pensar de mim, será que eles vão gostar?
Será que eles não vão gostar? " Não. Pense só em passar sua informação da melhor forma possível.
Porque assim, eu mesma nem lembro da última apresentação em grupo que eu tive que fazer, muito menos os meus colegas. Eu imagino que nenhum colega meu tenha se lembrado de qualquer mico, qualquer vez que eu gaguejei fazendo uma apresentação. Pensa você mesmo, quando que foi a última vez que você viu palestra que você viu uma apresentação, você lembra disso?
Eu pelo menos nem lembro, então não se preocupe que não é como se a sua apresentação fosse sair em rede nacional. E mesmo se for, não tem problema, porque as pessoas se esquecem das coisas. Outra dica que vai salvar a sua vida é, principalmente em apresentações de trabalho, apresentações de TCC, todo tipo de coisa que envolve a plateia é você, antes de fazer a sua apresentação, combinar com algum amigo, algum colega, alguma pessoa para fazer uma pergunta.
Então, por exemplo, se eu vou fazer uma apresentação sobre a Independência do Brasil, antes da minha apresentação eu, geralmente peço para uma amiga, que algum colega, por exemplo, pergunte quem que proclamou a Independência do Brasil, qual foi a importância disso. Sabe, eu combino com a pessoa antes mesmo dela fazer uma pergunta, por quê? Por dois motivos, primeiro o professor, a turma, todo mundo vai pensar, vai ver que a galera, o seu público está envolvido com a sua apresentação.
E como seu amigo, seu colega vai fazer uma pergunta que você já sabe a resposta, você ainda vai mostrar mais ainda para o público que você entende desse assunto. Então assim, é uma malandragenzinha que você faz, mas que é algo que ajuda muito. Combine com alguém antes da sua apresentação de ela fazer uma pergunta, já escolha a pergunta que essa pessoa vai fazer para você mostrar eloquência, para turma se envolver mais, porque às vezes a partir da pergunta dessa pessoa que você conhece, outras pessoas vão perguntar, outras pessoas vão se envolver e tudo mais.
E a última dica sobre linguagem corporal, sobre formas de perder a vergonha é justamente, isso tudo que eu falei, que você atuar tranquilidade, agir com tranquilidade, pode ser que acabe a luz, acabe o mundo, que eu erre tudo. Se eu fingir tranquilidade as pessoas vão até pensar: "Nossa, às vezes estava dentro do plano", ou então simplesmente, as pessoas vão relevar. Ou então, igual eu falei, não tem problema você gaguejar toda a apresentação, se você mostrar que você sabe as pessoas vão pensar: "Ah não, está tudo bem, todo mundo se esquece de alguma coisa, está tranquilo.
" E a última dica que eu tenho que fazer, quando você acabar a sua apresentação, você deixe claro que a apresentação acabou. Abra espaço para perguntas, né? Mostra que você está disponível para perguntas, mostre para pessoa, caso você esteja fazendo uma palestra ou qualquer coisa do tipo.
Numa reunião de trabalho, mostre para as pessoas como te encontrar, como dar um feedback acerca daquilo que você acabou de apresentar. Você se mostrar acessível e, obviamente, deixar claro que acabou, até porque, para não ficar aquele clima de acabei a apresentação só que ninguém aplaude, ninguém pergunta, ninguém fala nada. Para você não ficar no vácuo, deixa claro que a apresentação acabou.
Agradeça o seu público e aja com tranquilidade até o fim, enquanto as pessoas perguntam você faz aquela pose tranquilinha, de quem está no controle da situação e finaliza com muita classe e com um sucesso. E, assim, basicamente estas foram as dicas que eu tenho para vocês, eu espero que vocês tenham gostado, caso você tenha mais alguma dica deixe nos comentários nesse vídeo. Espero que, assim, meus slides tenham ficado bonitinhos, eu espero que a apresentação tenha ficado interessante.
E eu espero que esse vídeo possa te ajudar no seu objetivo, na sua apresentação, na sua palestra, seja lá qual for o seu trabalho, seu estudo e aquilo que você tem que fazer. Muito obrigada pela paciência, se inscreva no canal e dê um like nesse vídeo se te ajudou, dê um mi piace, compartilhe com as pessoas, com seus amigos, colegas de trabalho. Muito obrigada pela paciência, um beijo e até o próximo vídeo.