Bom dia irmãos saúd com a paz do Senhor Jesus nessa manhã ontem na ilustração do piqui eu tava em dúvida porque eu não sabia se eu falava do piqui ou da camisa do Atlético então eu pensei que talvez piqui tivesse um impacto menor mas pelo jeito não então da próxima vez que for usar uma ilustração de alguma coisa vou falar da camisa do Atlético talvez né segundo alguns gente capítulo 3 da carta de Paulo aos Colossenses continuando a nossa exposição sobre a suficiência do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo da sua pessoa e da sua
da sua obra vamos orar pedindo que o nosso Deus nos conduza na compreensão da sua palavra nesta manhã gratos pai pela renovação misericórdias já acontecidas nessa manhã Damos graças pelo privilégio de podermos nos ajuntar no início desse dia para ao redor da tua palavra compreender mais acerca do teu filho de quem ele é e da sua obra por nós agora quando queremos ver as implicações práticas disso pro nosso dia a dia Pedimos que o Senor encaminhe o nosso entendimento incline a nossa vontade e nos ajude ó Deus a amar teu querer a ponto de mudarmos
ou sermos mudados naquilo que impede uma vida santa e reta aqui nesse mundo ouve a nossa oração em nome de Jesus amém Capítulo três irmãos então da carta de Paulo aos Colossenses deixa lembrar primeiro um pouquinho do que nós já vimos ontem Ontem nós Ontem nós abordamos a o tratamento que Paulo fez mais diretamente de três quatro pontos principais daquele movimento herético que ameaçava a integridade da igreja de Colossos vimos como Paulo respondeu às demandas gnósticas verso de 8 a 10 respondendo que em Cristo habitava corporalmente toda a plenitude da divindade que Cristo estávamos aperfeiçoados
e que Cristo é o cabeça de todo Principado e potestade depois ele entrou na questão do legalismo aqueles Mestres eram judais Anes que queriam impor a lei de Moisés sobre os convertidos especialmente a circuncisão a dieta e o calendário Paulo responde que em Cristo nós já fomos circuncidados que em Cristo Deus cancelou o escrito de dívida que era contrário a nós que consistia em ordenanças uma referência às exigências da lei de Moisés e que em Cristo nós já vencemos e triunfamos sobre os principados e potestades ah depois que Cristo os despojou desarmou mediante a sua
vitória na cruz isso aí vai até o verso 15 e portanto não deveriam deixar os Colossenses que ninguém fosse julgá-los porque eles não guardavam as leis de Moisés referentes à dieta comida e também referentes a os tempos e épocas o calendário porque Paulo diz que tudo aquilo era sombra a sombra de Cristo uma vez que o corpo que projetava aquela sombra chegou Nós não precisamos mais da sombra porque temos a realidade em seguida de 18 a 19 ele trata de da terceira do terceiro componente daquela seita que era o misticismo que era baseado em visões
e que acabava num culto a anjos Paulo então diz que aquilo que ninguém se fizesse árbitro Contra Eles pretextando esse tipo de autoridade porque essa pessoa não estava ligada a Cristo nada disso culto a anjos o culto a anjos tira a glória de Cristo então não não tá ligado à pessoa de Cristo e nem foi revelado por Deus por último o quarto componente daquela seita que era a tendência ascética Paulo trata do verso 20 até o verso 23 dizendo que o ascetismo não tem poder para nos livrar da sensualidade do coração mas somente a nossa
união com Cristo o que eu vou ver com vocês hoje é a maneira como Paulo desenvolve todos esses conceitos na prática aí no capítulo 3 nós vamos até nós vamos até o o final entrando um versículo no capítulo 4 se Deus permitir e hoje à noite a gente termina o capítulo 4 então aqui no capítulo 3 Paulo em primeiro lugar estabelece a ele vai desenvolver as implicações de tudo que ele falou até aqui Isso faz parte da costumeira da faz parte da sua estratégia costumeira quando ele escreve cartas com poucas exceções geralmente ele tem uma
parte doutrinária que é a parte Inicial e em seguida uma parte mais prática onde ele desenvolve as consequências da doutrina que ele estabeleceu então de um a dois ele falou da supremacia da pessoa e da obra de Cristo e do capítulo 3 e 4 quais são as implicações disso para nós que estamos unidos a Cristo pela fé então ele começa falando da da base da santidade que é Capítulo 3 de 1 a 4 nós estamos unidos a Cristo na sua morte e ressurreição e a partir daí ele coloca vários imperativos de que maneira os cristãos
deveriam viver primeiro com relação a nós mesmos temos que mortificar o pecado que está em nós aí no verso 5 até o verso 11 depois com relação aos nossos irmãos de que maneira viver em relação a eles do verso 12 até o verso 17 depois ele fala da Vida em família que vai do verso 18 até o verso 21 e da vida em sociedade do verso 22 até o capítulo 4 verso primeiro hoje à noite veremos a continuação como o que devemos fazer com relação a Deus versos 2 3 e 4 e depois como viver
com relação aos de Fora que são os versos 5 e 6 do Capítulo 4 e aí ele termina a carta do verso 7 até o verso 18 Mas isso é para hoje à noite não quero me adiantar Muito Vamos então ver o que é que podemos fazer com o Capítulo 8 desculpa o três nessa manhã vamos ler do verso 1 a 4 portanto se fostes ressuscitados juntamente com Cristo buscai as coisas lá do alto onde Cristo Vive assentado à direita de Deus pensai nas coisas lá do alto não nas que são aqui da terra porque
morrestes e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo em Deus quando Cristo que é a nossa vida se manifestar então vós também sereis manifestados com ele em Glória Paulo aqui coloca dois imperativos são duas ordens que nós encontramos aqui aos cristãos nesses quatro Versículos o primeiro está no verso um quando ele diz Buscai as coisas lá do alto e o segundo no verso 2 pensai nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra notem que essa essa perícope essa passagem ela começa com o Portanto o portanto introduz as consequências do
que aconteceu antes antes ele falou da obra completa de Cristo quem é Jesus e da nossa união com ele portanto à luz dessa Verdade vocês tê que primeiro buscar as coisas lá do alto e segundo pensar nas coisas lá do alto se Cristo é aquilo que Paulo disse que ele é a imagem do Deus invisível a exata expressão do seu ser se nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade se nele estamos aperfeiçoados somos justificados se nele a lei foi cancelada com relação a nós se nele triunfamos dos principados e potestades a o resultado Evidente
é que Cristo é o centro da nossa vida ele é o nosso ponto de referência para pro qual tudo que somos e fazemos converge daí então Buscai as coisas lá do alto onde Cristo Vive assentado à direita de Deus essa é a primeira consequência de tudo que ele falou até agora a busca a minha busca ou seja o meu interesse maior na vida não está aqui nesse mundo mas está na pessoa de Cristo que está assentado à direita de Deus tendo feito a purificação pelos nossos pecados tendo ressuscitado dos mortos e agora entronizado no centro
do universo governando todas as coisas então o Cristo exaltado deve ser o objeto da minha busca aqui nesse mundo quando ele faz quando ele diz Buscai as Coisas do Alto onde Cristo Vive assentado as coisas de Deus ele tá repetindo aquilo que Cristo disse no sermão do Monte Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas então a vida do Cristão é orientada para Jesus para o Senhor Jesus para as coisas do alto e Coisas do Alto Paulo tá falando genericamente se refere especificamente à pessoa de
Cristo e aquilo que ele representa então muito embora eu esteja no mundo eu estou ocupado com o meu trabalho com meu emprego com os meus estudos os meus relacionamentos estou ocupado em constituir uma família criar os filhos todas essas coisas são boas elas são legítimas mas elas não são a coisa mais importante pro Cristão todas estas coisas são feitas à luz dessa minha busca constante pela pessoa de Cristo em oração devoção estudo comunhão com ele tirar tempo para estar com ele refletir meditar sobre a sua pessoa e sobre aquilo que Deus nos dá Então essa
busca diária da das coisas do alto é que deve caracterizar alguém que crê que de fato Cristo é suficiente e que ele tem a primazia em todas as coisas uma boa ocasião pra gente se fazer essa pergunta O que é que eu busco o que é que tem prioridade na minha vida quem é quem para quem são os meus primeiros pensamentos quando eu acordo e para quem são os últimos pensamentos antes de dormir durante o dia a a quem eu elevo constantemente os meus pensamentos quem cula a minha mente o meu coração e quem é
o objeto do meu desejo durante o meu dia a resposta teria que ser nos termos do que Paulo tá dizendo aqui as coisas do alto onde Cristo Vive assentado à direita de Deus semelhante a isso a segunda exortação no verso 2 pensai nas coisas lá do alto não nas que são aqui da terra quando Paulo diz isso ele não tá proibindo que a gente Pense nas coisas básicas da nossa humanidade eu tenho que pensar como é que eu vou pagar minhas contas no final do mês eu tenho que pensar como é que eu vou que
ônibus eu vou tomar daqui pro centro da cidade eu tenho que pensar de que maneira eu vou administrar uma crise doméstica lá ou de que maneira vou resolver um problema que meu filho tá tendo na escola então Paulo não tá pedindo pra gente deixar de ser humano aqui quando ele diz para pensar nas coisas do alto em vez de pensar nas coisas e daqui da terra o que ele está dizendo é que nós devemos olhar olhar para todas estas coisas sempre da perspectiva do céu olhar para o meu trabalho criação de filhos o meu lazer
o meu namoro a partir das Coisas do Alto pensar nelas Vou tomar uma decisão eu penso o que é que Cristo tem a dizer a respeito disso O que é que Deus tem a dizer a respeito disso O que é que a minha união com Cristo implica em tudo isso ou seja tudo que eu faço aqui e eu tenho que fazer mesmo um monte de coisa aqui nessa vida como ser humano mas esta coisas tê que ser feitas à luz da glória a luz da eternidade a luz da pessoa de Cristo Resumindo nós temos que
a nossa mente a nossa convicção os nossos pensamentos eles têm que ser cristocêntricos Senhor Jesus deve dominar o centro da minha vida e daí então saem todas as decisões que eu preciso tomar ele dá três razões aqui do verso de 1 a 4 para que nós tenhamos uma vida inteiramente volada pensamentos voltados emoções voltadas para a pessoa de Jesus a primeira a razão está aí no verso primeiro portanto se fostes ressuscitados juntamente com Cristo Buscai as Coisas do Alto esse se fostes ele tem força é uma construção na língua grega a a língua grega como
no português tem duas maneiras de expressar as frases condicional mais não é tem a condição a a condição de Fato e a condição de dúvida então isso aqui é uma condição de fato Paulo não tá duvidando portanto se vocês foram ressuscitados esse si aqui equivale a um já Você pode traduzir assim portanto já que fostes ressuscitados com Cristo não é uma condição de dúvida mas é uma condição de fato poderia ser traduzido dessa maneira eu creio que algumas versões mais modernas elas já usem dessa maneira porque do jeito que tá parece que Paulo tá expressando
dúvida né se se vocês já foram ressuscitados com Cristo mas não há dúvida nenhuma aqui ele tá dizendo já que vocês foram ressuscitados com Cristo então busquem as coisas do alto onde Cristo Vive assentado à direita de Deus então primeira razão pela qual eu tenho que buscar as coisas do alto é que eu já ressuscitei com Cristo quando Cristo morreu naquela Cruz eu fui incluído na sua morte por Deus há 2000 anos atrás e quando ele ressuscitou de entre os mortos eu fui incluído na sua ressurreição é dessa maneira que Deus nos salva ele nos
salva da mesma forma que nós nos perdemos como é que nós nos perdemos o nosso representante Adão caiu do Estado de graça em que ele foi criado quando Adão pecou ele precipitou-se a si mesmo e a toda a sua descendência todos aqu aques que ele representava Ou seja eu você o seu próximo meus filhos meus netos meus avós a humanidade toda estava em Adão quando Adão caiu precipitou a raça humana toda no pecado na corrupção e na condenação como é que Deus resolveu isso ele mandou outro Adão em quem tendo feito a coisa certa o
seu povo é perdoado ressurreto e salvo nós nos perdemos em Adão mas somos salvos em Cristo como isso aconteceu Deus incluiu na morte de Cristo e na sua ressurreição o seu povo então a morte de Cristo é a nossa e a ressurreição dele é a nossa ressurreição então com base nesse ato Redentor de Deus é que agora eu posso ser perdoado posso ser santificado e a razão pela qual eu tenho que pensar nas coisas do alto porque eu já ressuscitei com Jesus Cristo Já ressuscitei dos Mortos com Jesus Cristo Essa é a minha posição e
não somente ressuscitei a segunda razão que Paulo apresenta Mas eu também morri verso 2 pensai nas coisas do alto não nas que são da terra por quê verso 3 porque morrestes e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo em Deus eu não somente ressuscitei em Cristo por isso eu tenho que buscar as coisas do alto mas eu também morri com Cristo por isso eu tenho que pensar nas coisas do alto e não das que são daqui da Terra quando ele diz que a minha vida está oculta com Cristo em Deus Ele tá observando o
fato de que para o mundo não existe muita diferença entre nós que estamos unidos a Cristo na sua morte e ressurreição e os ímpios que se perdem Porque mesmo os ímpios eles eles trabalham como nós eles ah dirigem como nós eles criam seus filhos como nós eles nós Compartilhamos com a humanidade da vida comum então às vezes olhando de fora não dá para distinguir quem está em Cristo ou não porque há há não cristãos que são honestos que tem uma vida reta isso devido à graça comum Que Deus derrama sobre toda a humanidade Então essa
verdadeira vida que nós temos ela está por enquanto oculta em Cristo o mundo não reconhece a igreja ele não vê não conhece o povo de Deus Ah com certeza ou de maneira destacada na verdade eles tem uma opinião péssima sobre nós não é por conta dos motivos que nós conhecemos que TM sido dados aí dos escândalos financeiros e da mafama das imoralidades e enfim o mundo na verdade tem uma péssima opinião de nós a verdade é que isso que nós somos mortos com Cristo e ressurreto com ele isso está OC culto com e em em
Cristo da parte de Deus que é o que diz o verso 3 mas um dia isso vai mudar que é o terceiro argumento de Paulo no verso 4 quando Cristo que é a nossa vida se manifestar Ou seja quando Cristo vier a segunda vez e aí ele vem em Glória ele vem em Glória então vós também sereis manifestados com ele em glória aí o mundo de fato vai ver quem nós somos porque nós seremos ressurreto dentre os mortos transformados glorificados com o mesmo corpo da Ressurreição de Cristo olhando agora nós somos iguaizinhos às outras pessoas
do mundo porque essa vida está oculta em Cristo mas quando Cristo se manifestar o que nós somos então será Manifesto em Glória diante do mundo o mundo vai conhecer os filhos de Deus o mundo vai ver a igreja na sua glória o mundo vai ver os santos transformados redimidos ente libertos do pecado e dos efeitos do pecado mediante a ressurreição e aí então ah Deus será glorificado justificado diante do mundo e louvado pelo seu povo eternamente Então o que nós somos Aos olhos do mundo está oculto nós parecemos igualzinho ao mundo às vezes pior não
é mas quando Cristo se manifestar então nós nos manifestaremos com ele em Glória ponto de Paulo aqui nesses primeiros Versículos é nós estamos unidos a Cristo na sua morte e na sua ressurreição Esse fato não parece Óbvio por enquanto mas na segunda vinda de Cristo Essa realidade de quem somos realmente essa nova raça unida ao segundo Adão isso vai se manifestar com toda clareza naquilo que Paulo chama aqui de glória é o momento da glorificação quando tudo vai ficar claro Aqui você encontra um princípio que Paulo vai desenvolver no restante do capítulo 3 e 4
importante para nós observarmos e o que a gente já percebeu aqui é que os imperativos que Paulo coloca tipo Buscai as Coisas do Alto pensai nas coisas do alto eles são baseados em coisas que Deus fez geralmente o o modo verbal na na língua grega e também em português que é usado para descrever um fato é chamado o indicativo então o modo indicativo do verbo é usado para apontar para uma realidade o modo imperativo é o modo da ordem Então você vai ver que aqui bem como no restante do novo testamento especialmente em Paulo os
imperativos eles são baseados nos indicativos exemplificando você vocês morreram com Cristo isso é um indicativo portanto vivam como mortos para o pecado que é o imperativo o imperativo se baseia no indicativo por você morreu com Cristo Então viva de maneira digna de Cristo Então Deus manda que nós sejamos alguma coisa com base em algo que ele fez por nós e nesse sentido o cristianismo é completamente diferente de qualquer outra religião mas outr as religiões o imperativo vem primeiro ande direito e você se torna filho de Deus no cristianismo é o contrário Deus lhe fez seu
filho ande de maneira digna disso cristianismo é a religião da Graça Deus primeiro nos faz alguma coisa ele nos recebe ele nos adota ele nos perdoa e em seguida ele diz você agora vai viver de maneira digna disso nas outras religiões que são todas religiões meritórias O Fiel primeiro tem que fazer alguma coisa cumprir Um ritual ser moralista dar esmolas fazer caridade E então Deus no final vai dar recompensa para ele mas percebamos com clareza a dinâmica do cristianismo aqui todos os imperativos eles estão baseados em algum indicativo toda a ordem é baseada num fato
ou numa dádiva que Deus já realizou por nós e é isso que faz o cristianismo ser aquilo que ele é então vamos ver como como Paulo desenvolve isso aí a partir do verso 5 até o final do capítulo 3 nós vamos ver a as ordens para a santidade primeiro mortificando o pecado em nós depois depois com relação a vida com relação aos outros a vida na família e na sociedade vamos ver se a gente consegue cobrir tudo isso rapidamente então no verso 5 até o verso 11 nós temos a orientação de Paulo com base naquilo
que já aconteceu conosco para mortificar o pecado em nós leamos fazei pois morrer a vossa natureza terrena Por que pois o que que ele acabou de dizer antes vocês morreram com Cristo portanto façam morrer a natureza pecaminosa de vocês fazei pois morrer a vossa natureza terrena prostituição impureza paixão desejo maligno e avareza que é idolatria por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência ora nestas mesmas coisas andastes vós também noutro tempo quando vivías nelas agora porém despojai-vos igualmente de tudo isso Ira indignação maldade maledicência linguagem obscena do vosso
falar não mentais uns aos outros uma vez que vos revesti vos despistes do velho homem com seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento segundo a imagem daquele que o criou no qual não pode haver grego nem judeu circuncisão nem incircuncisão Bárbaro cita escravo livre porém Cristo é Tudo em todos vocês percebem essa dinâmica aqui vários imperativos mas todos eles ancorados naquilo que já Deus fez por nós a o primeiro imperativo dessa sessão está aí no verso 5 fazei morrer a vossa natureza terra fazer morrer literalmente mortificai a
vossa natureza terrena a natureza terrena aqui é usada no sentido pejorativo se refere a nossa natureza pecaminosa em contraste com a glória de Cristo que está sentado no alto e que está em toda sua perfeição e imortalidade ao contrário do meu salvador Jesus Cristo eu tenho uma natureza terrena ela é mortal ela é vulnerável e ela está manchada pelo pecado e essa natureza ela não é tirada na hora da conversão ela não é tirada não é nessa fase de agora que Deus tira essa natureza terrena de nós a natureza pecaminosa terrena ela permanece em nós
mesmo depois de convertidos mesmo depois que nós somos ah salvos pela graça mediante a fé e essa natureza é a origem de todos os pecados atuais que nós cometemos mesmo depois de crentes Então essa natureza ela precisa ser mortificada você precisa sufocá-la matá-la por assim dizer todo dia todo dia você tem que fazer morrer essa sua natureza terrena mas a base para você fazer isso como nós já vimos ontem não é a CESE que era pregada pelos falsos Mestres mas o fato de que eu já estou morto para o pecado mediante Jesus Cristo como ele
diz aqui no verso 3 morrestes e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus então eu já morri para o pecado portanto faça morrer sua natureza terrena não não é não é engraçado isso e Deus diz assim olha você já morreu pro pecado Então faça morrer sua natureza terrena ou seja com base nisso que Deus está dizendo eu vou agir contra o pecado é isso que significa tomar posse a o pessoal usa o termo tomar posse né paraas Promessas de prosperidade material né tome posse da Saúde tome posse da sua bênção tome posse da
sua prosperidade Tá mas na verdade o que você tem que tomar isso aqui é que é tomar posse Deus está dizendo você já morreu para o pecado você foi crucificado com Cristo Então tome posse disso e diga não ao pecado todo dia então a força que eu tenho para me negar a mim mesmo e negar ao pecado não é a força que eu encontro em mim na minha resolução ou no meu Caráter ou qualquer outra virtude que eu tenha porque eu não tenho mas a força para dizer não ao pecado vem dessa declaração de Deus
de que eu estou morto para o pecado mediante a fé em Cristo Jesus tem uma história a respeito de Agostinho que eu sempre gosto de contar que era interessante Agostinho é um pai da igreja e que se verteu já uma certa idade uns 40 anos e ele tinha vivido uma vida extremamente dissoluta e a graça de Deus o alcançou ele se tornou um cristão extraordinário Provavelmente o maior teólogo e Pensador do cristianismo no seu primeiro milênio e conta que uma vez ele estava lá em ipona a cidade dele andando na rua e de repente uma
ex-amante dele o reconheceu e começou a seguir ele na rua e disse Agustinho Agostinho ouviu a voz não é entendeu quem era e apertou o passo né e a mulher atrás Agostinho Agostinho né p pa andando a mulher gritou Agostinho sou eu ele se virou para trás e disse mas não sou eu aí ó foi embora né está morto ele se não é ele ele né Estou morto o velho Agostinho já era aqui é um novo Agostinho então não sei quem é a senhora com licença né meu bom dia Passar bem foi embora é um
exemplo simples né do que seria você tomar posse disso você morreu com Cristo para o pecado Então faça isso valer no dia a dia Viva como quem está morto para o pecado e não vivo para o pecado eu posso imaginar aqui uma outra situação Ah quando depois de o povo de Israel ter saído do Egito atravessado o mar vermelho imagina a figura né o o mar vermelho se abriu os israelitas atravessaram faraó do outro lado com seus exércitos Ah não puderam acompanhar quem tentou morreu afogado os israelitas agora de um lado agora completamente Livres depois
de 430 Anos de Escravidão um povo novo a uma nova realidade atravessar o mar vermelho e do lado de cá o antigo patrão Faraó representando todos aqueles séculos de escravidão imagine agora o faraó gritando voltem Vocês são meus escravos vocês nasceram debaixo do meu Império do meu poder são escravos a vida toda voltem para me servir agora imagine um Israelita lá do outro lado ouvindo a voz do antigo patrão ele se lança no mar atravessa o mar anado chega do outro lado se ajoelha diante de Faraó e presta obediência a Faraó parece ridículo não é
mas é exatamente isso que você faz toda vez que você peca porque Deus já disse você já atravessou o mar vermelho eu já libertei você o pecado não é mais o seu senhor você já morreu pro antigo patrão você não tem que obedecer você é livre em Cristo portanto faça morrer a velha natureza porque você já morreu com Cristo ele numera aqui cinco coisas cinco atos que são pertinentes da natureza pecaminosa primeiro prostituição segundo impureza terceiro paixão Lívia laiva quarto desejo maligno e o quinto que é avareza nomeado por Paulo como sendo idolatria os três
primeiros pecados aqui essas três primeiras expressões da natureza pecaminosa são na área da sexualidade prostituição a impureza é a palavra porneia a palavra mais ampla para na língua grega para todo tipo de impureza e paixão lava ou seja desejos ah impróprios com relação à outra pessoa isso aqui definiria bem a vida antiga era o que eles eram antes de terem morrido com Cristo para o pecado eles viviam em prostituição em impureza sexual e em desejos pecaminosos com relação a outras pessoas mas isso aqui já foi crucificado com Cristo isso então tem que ser mortificado diariamente
faça morrer esse desejo de se prostituir esse desejo de ver imoralidade de ver pornografia esses desejos que você tem por uma pessoa que não pode ser a a sua pessoa não pode então isso você tem que sufocar isso você tem que matar e é claro você só pode fazer isso tomando posse do que Deus já disse porque você já morreu para isso você já morreu para isso ele ainda fala de desejo maligno que é uma expressão muito geral todo tipo de desejo e mal má intenção o desejo de fazer o que não presta pelo motivo
errado e a avareza que é amor ao dinheiro e que é único pecado na Bíblia que é equiparado a idolatria é o único pecado na Bíblia equiparado a idolatria Porque de fato o rival de Deus é o dinheiro como Jesus disse você não pode servir a Deus e as riquezas Então as riquezas representam um Deus um ídolo que o homem ou vai servi-lo ou vai servi-lo a Deus por isso que avareza que é amor ao dinheiro é chamado na Bíblia de idolatria é o único pecado que tem esse nome não é que é equiparado ao
pecado de idolatria é avareza então estas coisas fazem parte da nossa natureza pecaminosa e elas têm que ser mortificadas com base na minha União na morte com o senhor Jesus Cristo e Paulo dá mais duas razões pra gente mortificar essas coisas primeira no verso 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência é por estas coisas que Deus vai derramar sua Ira no dia do juízo contra esses desobedientes vocês não são mais filhos da desobediência vocês eram filhos da O que que significa filhos da desobediência vocês eram filhos
daquele primeiro casal desobediente e vocês eram tão desobedientes como Adão e Eva Mas agora vocês morreram com Cristo e ressuscitaram com um novo Adão vocês não são mais filhos da desobediência vocês são filhos de Deus os filhos da desobediência eles vão receber a ira de Deus por praticarem coisas como essa prostituição imoralidade desejo lacio ah desejos maus paixão lava aliás e avareza É por essas coisas que Deus vai castigar essas pessoas aqui e no futuro no dia do juízo então não pratique estas coisas porque é por elas que Deus vai castigar os ímpios segunda razão
para você não praticar essas coisas mortificar tá no verso 7 ora nessas mesmas coisas andastes vós também noutro tempo quando vivías nelas estas coisas faziam parte do passado dos Colossenses que eram pagãos que não conheciam a Deus e viviam todo esse estilo de vida então isso era o que vocês faziam antes mas agora vocês estão Unidos a Cristo vocês foram salvos pelo Senhor Jesus morreram com ele portanto a vida de vocês tem que ser diferente vocês percebem como Paulo desenvolve em termos práticos tudo que ele disse na primeira parte da carta Senhor Jesus Ele é
da parte de Deus a minha Redenção a minha salvação nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência nele eu sou Perdoado sou adotado nele eu já venci o mundo venci o pecado Venci os principados e potestades mas o que que isso representa na prática representa na prática uma vida de mortificação da da vida pagã dos desejos malignos da vida de imoralidade da devassidão que caracteriza a um mundo sem Deus então é assim que nós devemos andar